O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quando vamos ter educação financeira na grade curricular?

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.648
Reações
65.239
Pontos
1.494
No paraná colocaram na grade curricular esse ano e o novo ensino médio que começa gradativo com o 1° ano no ano que vem, terá a matemática financeira como matriz curricular fora das matérias bases. Se junta a projeto de vida e Ciência e Tecnologia. Projeto do novo ensino médio.
 


Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.729
Pontos
503
Seria muito bom se certas matérias do ensino médio fossem substituídas por educação financeira e economia básica, mas sendo bem realista, eu não sei se no fim das contas faria tanta diferença, porque a molecada não ia levar a sério igual o resto que já é ensinado e no fim das contas esqueceria tudo ou nem aprenderia nada. Ainda assim, acho importante ter essas matérias na grade do ensino médio.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.094
Pontos
969
Não serve pra nada, aqui já tem o salário mínimo no art 7º da Constituição diz que ele garante tudo:

IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
ganhe mais do que gasta.

gaste menos do que ganha.
Estamos em um país onde a renda média per capita é R$ 995,00, abaixo do salário mínimo, mas um aluguel de kitnet na minha cidade custa R$ 800,00 (sem contar a energia e a conta do gás natural). E eu moro no interior, então, já imagine quanto é em SP.

Não adianta nada ficar contando moedinha ou cortando gastos se a ponta da renda não é trabalhada. Você pode ter 0 gastos, com 0 de renda, morar embaixo da ponte é caro.

Seria muito bom se certas matérias do ensino médio fossem substituídas por educação financeira e economia básica, mas sendo bem realista, eu não sei se no fim das contas faria tanta diferença, porque a molecada não ia levar a sério igual o resto que já é ensinado e no fim das contas esqueceria tudo ou nem aprenderia nada. Ainda assim, acho importante ter essas matérias na grade do ensino médio.

Ou porque o brasileiro ganha muito mal e não tem o que fazer em matéria de finanças.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.311
Reações
16.441
Pontos
1.439
Antes disso seria melhor ter noções de civilidade. Primeiro tem que virar gente pra depois aprender algo sobre finanças.
exatamente. acho isso muito mais importante, pois é uma base pra tudo.

alguns tem isso em casa e se dão muito bem por isso.

um exemplo é meu avô. estudou só até a quarta série mas tinha uma boa noção das coisas por causa dos pais.

resumindo. tem imóveis quitados, carro pra dar um rolé(mesmo com 80 e tantos anos ainda dirige bem) e dinheiro sobrando pra viver a aposentadoria tranquilo

não precisou de nenhum coachzinho q nao tem onde cair morto pedir pra ele investir em negocios arriscados pra se dar bem na vida.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.311
Reações
16.441
Pontos
1.439
Estamos em um país onde a renda média per capita é R$ 995,00, abaixo do salário mínimo, mas um aluguel de kitnet na minha cidade custa R$ 800,00 (sem contar a energia e a conta do gás natural). E eu moro no interior, então, já imagine quanto é em SP.

Não adianta nada ficar contando moedinha ou cortando gastos se a ponta da renda não é trabalhada. Você pode ter 0 gastos, com 0 de renda, morar embaixo da ponte é caro.



Ou porque o brasileiro ganha muito mal e não tem o que fazer em matéria de finanças.
exatamente.

fica dificil meter o dedo e mandar a pessoa fazer economia sendo q o salário mal está dando pra pagar a comida do mes.

na real acho isso ridiculo. esses coachzinhos da internet a maioria vive numa bolha.
 

Firedx

Veterano
Mensagens
91
Reações
154
Pontos
103
exatamente. acho isso muito mais importante, pois é uma base pra tudo.

alguns tem isso em casa e se dão muito bem por isso.

um exemplo é meu avô. estudou só até a quarta série mas tinha uma boa noção das coisas por causa dos pais.

resumindo. tem imóveis quitados, carro pra dar um rolé(mesmo com 80 e tantos anos ainda dirige bem) e dinheiro sobrando pra viver a aposentadoria tranquilo

não precisou de nenhum coachzinho q nao tem onde cair morto pedir pra ele investir em negocios arriscados pra se dar bem na vida.
Outros tempos
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.426
Pontos
1.053
Antes disso seria melhor ter noções de civilidade. Primeiro tem que virar gente pra depois aprender algo sobre finanças.

não é a escola que vai ensinar civilidade, isso vem de berço e do convívio social sadio.
escola deveria ensinar coisas práticas reais, como aula de direção, nadar, andar de bicicleta, trocar uma lâmpada, uma torneira, etc.

Estamos em um país onde a renda média per capita é R$ 995,00, abaixo do salário mínimo, mas um aluguel de kitnet na minha cidade custa R$ 800,00 (sem contar a energia e a conta do gás natural). E eu moro no interior, então, já imagine quanto é em SP.

Não adianta nada ficar contando moedinha ou cortando gastos se a ponta da renda não é trabalhada. Você pode ter 0 gastos, com 0 de renda, morar embaixo da ponte é caro.

Ou porque o brasileiro ganha muito mal e não tem o que fazer em matéria de finanças.

99% do que a pessoa precisa fazer na vida é isso que vc falou, aumentar a renda.
e 1% se resume a "ganhar mais do que se gasta", que é toda a educação financeira que a pessoa precisa pra vida inteira.

mas inventaram essa modinha de educação financeira para desviar do problema da baixa renda.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.166
Pontos
469
O currículo do novo ensino médio vai ter. Desejo realizado.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
A ideia é interessante, mas a questão prática de aplicá-la é complicado. Basta ver a questão da literatura no Brasil.

Um bom exemplo seria inseri-la no contexto, sendo em questões de matemática ou no meio de jogos (um banco imobiliário é um bom exemplo disso). Sim, é importante ter um mínimo de noção sobre o tema.

Além do que a questão de aumentar um patrimônio se resume em três situações básicas; ter/construir uma boa renda, zerar as dívidas ou deixá-las controláveis e viver num patamar abaixo do que pode. Vendo a situação do Brasil atual, poucas pessoas conseguem preencher os três requisitos por inúmeros fatores.
Obs: acho muito importante ter uma noção básica
 

VanGulic

Supra-sumo
Mensagens
316
Reações
522
Pontos
178
Tendo em vista que o MEC é uma piada, provavelmente nunca.
Mas eu trocaria fácil essas matérias inúteis de filosofia por matemática e educação financeira.
Se os moleques já estão saindo semianalfabetos do ensino médio (alguns até da faculdade, de administração e contábeis inclusive), como tirar filosofia poderia ajudar?
O que esses mlks tem que fazer é melhorar a capacidade de raciocínio, tal do senso crítico, a interpretação de texto e de mundo. Porque fazendo isso vai ser bem mais tranquilo tocar a vida. Melhor aprender os fundamentos do que aprender a declarar imposto de renda, que no ano posterior já estará diferente, isso aprende-se lendo um tutorial de 5 minutos... ah é, os mlks não sabem ler.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Juro q achei q já tivessem começado a colocar essa matéria nas escolas.
 

VanGulic

Supra-sumo
Mensagens
316
Reações
522
Pontos
178
Te ensinam 300 fórmulas, 2000 regras de português mas nunca te ensinam como funciona o cálculo do imposto de renda, como poupar dinheiro, como investir, como preservar uma boa condição financeira, o que é juros composto.. até quando braziu.
Qual a escola que você estudou onde não tem "juros" no conteúdo programático?
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.687
Reações
25.666
Pontos
1.374
Acho que não adianta. A gente não leva nem 10% do que aprende na escola. E sem necessidade a gente não aprende. Adulto só aprende coisas qdo realmente precisa. Então mesmo se com sei la, 14 anos a pessoa aprende sobre educação financeira, pra que reter isso se até no mínimo aos 18 ela ta garantida financeiramente pelos pais?

É que nem gente querendo que tenha educação sexual na escola, pra que? Não vai mudar nada. Os raros moleques que transam vão transar sem camisinha pq na hora do tesão um adolescente não pensa em mais nada. E o resto da molecada incel só vai aprender coisas q não vai ter utilidade ja que não transam nem que a vida deles dependesse disso.

Nem faculdade que vc escolhe basicamente oq quer aprender, alguém aprendeu mta coisa? Eu não lembro de mais nada do que fiz na faculdade. kkkk
E olha que eu ia todos os dias, não ficava em barzinhos e estudava mesmo. Imagine as pessoas que vivem em barzinhos e qase estouravam em faltas.

Então não da pra ser hipócrita e querer dar algo q a criançada não vai querer aprender. A gente só aprende mesmo de 2 formas: por necessidade extrema ou vontade própria por gostar de algo .... qdo é forçado a gente pode até decorar tudo pra passar, mas depois esquece. Duvido que alguém aqui saiba de cabeça calcular fatorial, matriz, lembre de análise morfológica, análise sintática, lembre das datas e acontecimentos da história do brasil e por ai vai.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.779
Pontos
1.839
Acho que a questão não é se adianta ou se os jovens tem interesse. Escola (deveria ser) é um conjunto de ciências diferentes que tendem a despertar aptidões nas pessoas. Alguma coisa que vocês aprenderam na escola define vocês como vocês são hoje.

Então, se vamos investir tempo da juventude e dizer que é importante eles saberem como as primeiras noções de genética surgiram estudando drosófilas, porque não podemos ensiná-los a não serem idiotas financeiros?

Não faz sentido.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
Normalmente educação financeira vem de família - "pai que sabe economizar, geralmente passa para o filho(a) essa disciplina"

Mas concordo - educação financeira na escola poderia ser um ramo da Matemática (apesar de envolver outras áreas) e ajudaria muito aqueles que não tem esta disciplina em casa, sem sombra de duvidas.

PS.: Juros Compostos eu aprendi no colégio :klingua
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Acho que a questão não é se adianta ou se os jovens tem interesse. Escola (deveria ser) é um conjunto de ciências diferentes que tendem a despertar aptidões nas pessoas. Alguma coisa que vocês aprenderam na escola define vocês como vocês são hoje.

Então, se vamos investir tempo da juventude e dizer que é importante eles saberem como as primeiras noções de genética surgiram estudando drosófilas, porque não podemos ensiná-los a não serem idiotas financeiros?

Não faz sentido.
O pior é que o que a escola mais faz é despertar desgosto dos alunos pelas coisas, imagine colocar educação financeira e a maioria começar a pegar raiva?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.779
Pontos
1.839
O pior é que o que a escola mais faz é despertar desgosto dos alunos pelas coisas, imagine colocar educação financeira e a maioria começar a pegar raiva?

Todo mundo gosta de dinheiro. Se a tendência da pessoa é ser Hippie...vai ser de qualquer jeito.
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.891
Reações
6.398
Pontos
353
Embora eu reconheça a importância da educação financeira, também faço coro ao pessoal que acredita que na escola não seria aproveitado. Gurizada quer nada com nada, uns poucos iriam realmente absorver o conteúdo. Tiro por exemplo eu próprio, fui criado por um pai mão fechada na questão financeira, e mesmo assim fui dar bola pra esse tipo de coisa perto dos 30 anos. Hoje em dia eu penso "ah, queria ter começado a poupar e investir mais cedo", mas a verdade é que nesse mais cedo eu não tinha cabeça, não tava pronto. O conhecimento sem maturidade não é valorizado devidamente.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
uns poucos iriam realmente absorver o conteúdo

Só por este fato eu já acho que vale - melhor poucos, do que nenhum!

Se for pensar que "poucos" adquirindo conhecimento não "vale ensinar" - então acaba com o ensino fundamental/medio/etc de vez :lolwtf, por que geral é assim.
fui criado por um pai mão fechada na questão financeira, e mesmo assim fui dar bola pra esse tipo de coisa perto dos 30 anos

Então, mas você não teria dado bola se não tivesse a influência do seu pai que plantou a "semente".

A questão toda é dar o conhecimento - com ele um dia você pode usar, sem ele você dificilmente vai sair de onde está.

O conhecimento sem maturidade não é valorizado devidamente.

Concordo plenamente que não é valorizado sem maturidade, mas sem o conhecimento você pode ter a maturidade que for que não vai fazer nada na vida.

Como falei acima - é a semente que fica lá, o dia que você for maduro o suficiente ela germina :kawaii
 
Ultima Edição:

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.891
Reações
6.398
Pontos
353
Só por este fato eu já acho que vale - melhor poucos, do que nenhum!

Se for pensar que "poucos" adquirindo conhecimento não "vale ensinar" - então acaba com o ensino fundamental/medio/etc de vez :lolwtf, por que geral é assim.


Então, mas você não teria dado bola se não tivesse a influência do seu pai que plantou a "semente".

A questão toda é dar o conhecimento - com ele um dia você pode usar, sem ele você dificilmente vai sair de onde está.



Concordo plenamente que não é valorizado sem maturidade, mas sem o conhecimento você pode ter a maturidade que for que não vai fazer nada na vida.

Como falei acima - é a semente que fica lá, o dia que você for maduro o suficiente ela germina :kawaii

Pois então, ñ tinha pensado por essa ótica, acredito q tens razão. Talvez o incentivo de educação financeira mais cedo aumentaria o número de possíveis sementes q germinariam mais adiante.
 
Topo Fundo