O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quanto é o mínimo que se deve ganhar para sair de casa?

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Saí de casa pra sofrer? Passar aperto? Gastar tudo que ganha com aluguel + despesas? Aí o cara chega nos 40 anos sem nenhum bem e sem nada?
Se o cara for herdar algum imóvel até entendo sair da casas dos pais e viver de aluguel, mas pra quem não tem nada? Melhor ficar na casa dos pais, economizando, sofrendo pouco e ir conquistando o patrimônio aos poucos do que ir pro aluguel logo na juventude e torrar todo o salário com coisas sem retorno, como o aluguel.
Se é apenas isso que sair da casa dos pais significa para você, concordo que você não deveria sair da casa dos seus pais.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
Não exagerou com mercado. Hoje em dia eu e meu esposo gastamos 350 reais por SEMANA com mercado. E olha q vamos nos produtos em promoção quando dá. E sem nada de luxos, só o básico msm. Como um outro user postou antes, pense bem antes de sair da casa dos seus pais pq o custo de vida tá muito alto em qualquer lugar do país.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Realmente. Mercado tá uma bica, principalmente para quem faz questão de algumas coisas como carne vermelha, amaciante de roupas, antitranspirante, papel folha dupla, etc.
 

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Pessoal aqui na verdade não quer sair de casa, quer a mãe lavando e passando e o pai pagando a maioria das contas...

Quer poder trabalhar ganhando pouco, chegando em casa e ter a janta feita para poder ir logo pro PC.

Tenho um amigo que é assim, engenheiro formado, 35 anos, namorada a 3 anos e vive na casa dos pais.

Tu deve morrer de inveja desse seu amigo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Eu e alguns amigos estávamos discutindo sobre isso aí ontem, não necessariamente na questão monetária (até pq eles tem condição de sair de casa sem nem precisar se formar).
Dois deles argumentavam que sairiam de casa assim que possível, enquanto eu e mais outro ficamos pendendo por ficar na casa dos pais por mais tempo. Pelo que percebi, a questão foi sobre a convivência no ambiente familiar, um dos que querem sair de casa tem uma família bem conservadora (ele apanha com 24 anos se chegar em casa minimamente alterado) e o outro também, porém um pouco menos, enquanto eu e o outro temos mais espaço em casa, podemos sair sem ser questionados (na medida do possível), e isso influência bastante a questão de querer ou não sair.

Em suma, acho que você deve pensar em mais do que o valor monetário, mesmo que você tenha dinheiro suficiente pra sair, vale realmente a pena você assumir toda esse ônus sem um bônus a altura?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
O maior ponto é essa questão da liberdade mesmo. Se a família tiver uma cabeça mais aberta nesse quesito, não há problema morar com os pais e ganhando o seu salário por um tempo (até mesmo comprando um imóvel para gerar renda ao invés de precisar morar nele até). Algo que ajuda também é morar em apartamento ou casa grande.

Isso de precisar morar só como obrigação é mais papo de tiozão.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.095
Reações
19.609
Pontos
1.124
Eu digo que para ter o mínimo de conforto/luxo possível e de 4k a 6k líquidos, nem tudo se resume a morar só, pq menos que isso vc sobrevive só, vivendo na penuria, falo isso pq vivo em grande capital, e sem ter carro.

Vai morrer uns 1,5k em contas no mínimo, aluguel e boletos e conta de luz e agua, então e variável.

E a inflação está subindo e está aumentando até no IRRF também está subindo e ficando cada vez mais caro.
 


Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203

Pq vc parece ser do tipo chato q fica falando q a vida não foi fácil e q hoje em dia ngm dá valor pra nada blá blá blá.
A vida não precisa ser difícil pra alguém aprender algo não, não viemos pra esse mundo pra sofrer. Se ele tem os pais dele pra ajudá-lo, sorte a dele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Pq vc parece ser do tipo chato q fica falando q a vida não foi fácil e q hoje em dia ngm dá valor pra nada blá blá blá.
A vida não precisa ser difícil pra alguém aprender algo não, não viemos pra esse mundo pra sofrer. Se ele tem os pais dele pra ajudá-lo, sorte a dele.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cara, você não sabe nada sobre minha vida para fazer esse tipo de comentário tosco.

Você erra ao achar que defendo que alguém precisa passar dificuldade para aprender algo.

O que defendo é que morar sozinho te ensina muito sobre responsabilidade. Isso acaba tendo reflexos na sua vida profissional e amorosa.

Ou você acha que é coincidência que muitos dos marmanjos que vivem com os pais tem subemprego e/ou são solteiro?
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Rapaz, eu me lembrando que achava quem ganha mais de 5k rico, quem ganha mais de 3k aqui já paga de pleyba.
Pode parecer loucura o que vou dizer, mas a pessoa não precisa morar no centro expandido de São Paulo, pouca gente mora na verdade.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.234
Reações
46.752
Pontos
1.934
Se é apenas isso que sair da casa dos pais significa para você, concordo que você não deveria sair da casa dos seus pais.
Claro que não deve ser apenas isso. Pressão, idade e querer independência/privacidade maioria das pessoas querem. O ponto aí é que vale um planejamento bom sim. Vai fazer uma put* diferença a médio prazo. Daquelas entre conseguir dar 50-100mil de entradae ter bala na agulha pra financiar por no máximo 5 anos num apê ou financiar por 20-30 anos quase sempre vivendo no zero-a-zero. Não entendo pra que se condenar a toa se juntar uma boa grana é uma opção.

Se o cara ta se sentindo mal, pode contribuir com as contas de casa. Divide entre os envolvidos o custo. Ainda sai mais barato q morar sozinho e vc nao ta parasitando ninguém.

Vcs que se matem na vida. Saí de casa com apê quitado, reforma dos sonhos, eu e a esposa super bem empregados em plena pandemia. Dívida zero, dor de cabeça zero, medo zero. Não deixei de ser menos responsável nem que corre menos pra conquistar as coisas. Só mais inteligente mesmo. Entendendo a oportunidade boa q tive. O q muita gente não tem infelizmente nesse país. Nego quer resetar a vida por uma questão de orgulho q é meio besta.

A idéia não é crescer o patrimônio pra próxima geração fazer crescer mais? Cara quer jogar no hard mesmo. Isso é ser "adulto" no Brasil :kpensa:kkk pa-ra-béns
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
Um pouco mais que o salário mínimo já dá, pega um kitnet.
Agora, obviamente se tu for classe média alta, acostumado a um padrão de vida “alto” proporcionado pelos seus pais, bairros X... pois aí tu vai sentir o baque no padrão de vida.

Vai viver apertado porém ganha um espaço só seu e privacidade... evidentemente se a boca não ficar ao lado da sua casa.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Claro que não deve ser apenas isso. Pressão, idade e querer independência/privacidade maioria das pessoas querem. O ponto aí é que vale um planejamento bom sim. Vai fazer uma put* diferença a médio prazo. Daquelas entre conseguir dar 50-100mil de entradae ter bala na agulha pra financiar por no máximo 5 anos num apê ou financiar por 20-30 anos quase sempre vivendo no zero-a-zero. Não entendo pra que se condenar a toa se juntar uma boa grana é uma opção.

Se o cara ta se sentindo mal, pode contribuir com as contas de casa. Divide entre os envolvidos o custo. Ainda sai mais barato q morar sozinho e vc nao ta parasitando ninguém.

Vcs que se matem na vida. Saí de casa com apê quitado, reforma dos sonhos, eu e a esposa super bem empregados em plena pandemia. Dívida zero, dor de cabeça zero, medo zero. Não deixei de ser menos responsável nem que corre menos pra conquistar as coisas. Só mais inteligente mesmo. Entendendo a oportunidade boa q tive. O q muita gente não tem infelizmente nesse país. Nego quer resetar a vida por uma questão de orgulho q é meio besta.

A idéia não é crescer o patrimônio pra próxima geração fazer crescer mais? Cara quer jogar no hard mesmo. Isso é ser "adulto" no Brasil :kpensa:kkk pa-ra-béns
Em nenhum momento nem você nem os que defendem ficar em casa mais tempo falam que o motivo é porque gostam dos pais e querem aproveitar o máximo de tempo a relação com eles neh?

Nada! Deixam bem claro que o negócio é fincaneiro mesmo, que o negócio é explorar os velhos até ter o seu próprio apartamento pago.

Crescer patrimônio? Sim, faz parte! Mas sério que esse é seu objetivo de vida? Deve ser mesmo.. para ter essa necessidade de arrotar um apartamento + reforma como se você fosse o único do fórum nessas condições.

Mas você não é o único, o TER é propriedade sob o SER pra muita gente.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.606
Reações
10.973
Pontos
753
Vamos aos cálculos:

roles 10x por mês contando que vc gaste em média 100 reais = 1k
comida almoço e janta = 1k
apartarmamento e condominio = 1,5k
internet, energia, água = 250

caaomtiver carro ainda trm a despesa de combustível, mas só olhando os gastos de cima uns 4k da.
 

Alchemist

Ser evoluído
Mensagens
43
Reações
110
Pontos
33
É cada uma que a gente lê...

Se for pensar só no custo x benefício, vai ficar igual os marmanjo aí achando que não tem problema o cara de 35 anos na casa dos pais.

Por mais que pareça pouca coisa, privacidade, liberdade e responsabilidade são coisas que só dá pra você saber como é bom quando sentir na pele.

Não tem nada haver com ficar pagando de adulto não. Muito pelo contrário, morar só é uma escolha pra você aproveitar fase jovem-adulta da sua vida com mais alegria. Além disso, você já adquire experiência e responsabilidade. Afinal, um dia você também vai ser o pai da casa.

Enviado de meu NX591J usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
É cada uma que a gente lê...

Se for pensar só no custo x benefício, vai ficar igual os marmanjo aí achando que não tem problema o cara de 35 anos na casa dos pais.

Por mais que pareça pouca coisa, privacidade, liberdade e responsabilidade são coisas que só dá pra você saber como é bom quando sentir na pele.

Não tem nada haver com ficar pagando de adulto não. Muito pelo contrário, morar só é uma escolha pra você a fase jovem-adulta da sua vida com mais alegria. Além disso, você já adquire experiência e responsabilidade para. Afinal, um dia você também vai ser o pai da casa.

Enviado de meu NX591J usando o Tapatalk

Estou prestes a sair da casa dos meus pais, aos 33 anos.
Queria ter saído muito antes, mas por algumas circunstâncias isso não foi possível.

Mas basicamente meus motivos para sair de casa é por tudo isso aí que vc disse.
 

Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
Pessoal aqui na verdade não quer sair de casa, quer a mãe lavando e passando e o pai pagando a maioria das contas...

Quer poder trabalhar ganhando pouco, chegando em casa e ter a janta feita para poder ir logo pro PC.

Tenho um amigo que é assim, engenheiro formado, 35 anos, namorada a 3 anos e vive na casa dos pais.
tá esperando a famosa hora do se estabilizar
o que nunca acontece na vida de alguém
 

Ounicologindisp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
307
Reações
52
Pontos
724
Depende da Cidade onde vc mora
Eu moro a 2 anos sozinho em Goiania e moro em um bairro proximo do meu trabalho e do Centro
Pago 800Rs de Aluguel, 100R$ de energia, 150R$ internet (fixa e movel),50R$ de Agua, Combustivel pelo menos um tanque de Alcool 180R$, eu gasto muito com Alimentação porque eu nao cozinho em casa so faço lanches
Com 2500R$ eu consigo empatar as contas, porem não consigo juntar grana para mais nada.
Porem eu acho que ate que eu vivo bem, tipo eu coleciono quadrinhos, compro alguns jogos de vez enquando, saio para beber 1-2 vezes por mes (nada muito exagerado), a questão é que não sobra grana para viajar, ou para querer trocar de carro, ou mesmo pagar um financiamento de imovel, se meu carro estraga ou eu tenho que trocar de celular eu fico apertado e tem que correr atras de fazer alguma grana extra (eu sou tecnico de informatica e as vezes faço Uber tambem) porem meu carro é de 2012 eu acho que ano que veem nao deve ser mais aceito nos APPs
Se eu ganhasse de 4mil para cima eu tenho certeza que eu estaria bem (carro mais novo e me preparando para sair do Aluguel)
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
eu gasto muito com Alimentação porque eu nao cozinho em casa so faço lanches
não consigo juntar grana para mais nada.
tipo eu coleciono quadrinhos,
compro alguns jogos de vez enquando,
saio para beber 1-2 vezes por mes (nada muito exagerado),
a questão é que não sobra grana para viajar, ou para querer trocar de carro, ou mesmo pagar um financiamento de imovel,
se meu carro estraga ou eu tenho que trocar de celular eu fico apertado
Se eu ganhasse de 4mil para cima eu tenho certeza que eu estaria bem (carro mais novo e me preparando para sair do Aluguel)

seu problema não é não ganhar 4k, são suas prioridades entende?
não é que não sobra grana para viajar, é que a grana que sobra você gasta comendo lanches, saindo para beber 2x por mês e trocando de celular por ex...

se você passar a ganhar 4k, via gastar ainda mais com essas coisas e não vai viajar de qualquer maneira.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.234
Reações
46.752
Pontos
1.934
É cada uma que a gente lê...

Se for pensar só no custo x benefício, vai ficar igual os marmanjo aí achando que não tem problema o cara de 35 anos na casa dos pais.

Por mais que pareça pouca coisa, privacidade, liberdade e responsabilidade são coisas que só dá pra você saber como é bom quando sentir na pele.

Não tem nada haver com ficar pagando de adulto não. Muito pelo contrário, morar só é uma escolha pra você aproveitar fase jovem-adulta da sua vida com mais alegria. Além disso, você já adquire experiência e responsabilidade. Afinal, um dia você também vai ser o pai da casa.

Enviado de meu NX591J usando o Tapatalk

pagar de adulto foi uma provocação boba mas com um fundo de vdd. O papo é justamente sobre tudo q envolve o ato de sair. Custo x benefício é uma importante consideração porque mostra suas habilidades de planejamento que impactam sua qualidade de vida. Afinal isso trás bastante consequências. Arrisco a dizer q isso define a velocidade com que vc pode ter sucesso estando sozinho (claro q não é garantido mas que aumenta ou diminui as chances isso vai).

Já cansei de ver amigo(a) q foram morar sozinhos mas q uma parte não cresce mentalmente, outros que não se tornam tão responsáveis ou maduros só pelo fato de terem saído de casa, outros com problemas psicológicos q escolhem sempre relacionamentos merdas, mal cuida da casa direito (essa é clássica ne) com pia sempre atolada de louça suja, cama q nunca passou por uma arrumação, ta há mais de 10 anos pobre mesmo vindo de família classe média-alta. Que diz viver o mundo, q "aproveita" essa independência. As únicas responsabilidades mesmo são os boletos que uns pagam tranquilamente e outros q penam um pouco pra quitar. Isso aí ta longe de ser grandioso e transformador.

E tem outro agravante. Maioria quer estar bem localizado e não mora exatamente sozinho por ser mto caro dependendo da região. Pra um moleque da faculdade ou recém formado a saída é rachar se não quer ficar na put* que o pariu. Maioria das minhas amigas sempre dividiram com irmã, prima, amiga de faculdade ou república com desconhecidas. Da pra aproveitar pra c***lho mesmo sqn.. no final só da pra ir ao motel ne? Fora quando o cara mora sozinho e o cantinho é um chiqueiro q dá vergonha de levar uma garota pra toca. Já vi mto ape de marmanjo em estado deplorável (para os meus padrões). Eu morei com meus pais sem abrir mão dos afazeres domésticos. Grande porcaria a tal responsabilidade e experiência ne?

Minha família, por exemplo, sofreu mto aqui no Brasil pela barreira linguistica. Hoje é mto mais tranquilo mas eu passei pelos B.O. juntos com eles no passado. Apesar dos meus pais serem ótimos comerciantes/empresários com o diálogo simples/básico, sofreram mto pra resolverem problemas mais complexos. Desde os meus 9 anos de idade era eu q tinha q atender todos os telefonemas, fazer ligações, fingir que era o meu pai pra atender operadoras pra resolver contratação, reparo ou cancelamento de tv a cabo, internet, telefone, pedir comida, marcar consulta, falar com médicos, bancos, renovação de CNH, reforma, ler e assinar contratos, etc. Ouso dizer q nunca vi um brasileiro da minha idade naquela época relatando fazer esse tipo de coisa na infância. Já fiquei no caixa da loja dos meus pais recebendo cheques para printar naquelas antigas máquinas q datilografava os valores, fiquei de segurança na porta, zelei pela fábrica para que meus pais pudessem viajar tranquilamente sem se preocupar. Para ELES aproveitarem um pouco a vida.

Acompanhei meus pais em todas as lojas pra negociar, explicar na língua nativa o que os vendedores empurravam pra eles. Desenvolvi malícia pra entender quando era ou não trambicagem junto com o meu pai na hora de comprar qualquer coisa. Desde apartamento, carro até uma air fryer. Acompanhei ele em cartórios, imobiliárias e escritórios de advocacia (resolver processos, assuntos embaçados com treta de fiador) tudo isso ainda no ensino fundamental e ensino médio. Até seguro de carro eu fiz quando nem tinha idade pra ter carta. Pior q meus pais poderiam ter feito tudo isso sozinhos, sabiam fazer essas coisas nos trancos e barrancos sem minha ajuda mas queriam que eu já soubesse me virar. Com meus 14-15 anos já podia resolver qualquer problema, lidar com diferentes pessoas adultas com o assunto q fosse.

E com relação a afazeres domésticos, desde os 12 cozinhei a própria comida umas 75% das vezes, sem q meus pais tivessem q se preocupar tanto com isso. Não tive avós por perto, vi meus tios pouquissimas vezes (nunca tive laços com os mesmos) e os meus pais trabalhavam pra c***lho então eu cuidava da casa, da própria comida (e da irmã). Eu sou muito grato e eles pela estrutura, amor e eles são mto gratos por tudo que pude fazer por eles tbm. Sempre ajudando e os protegendo dos desafios culturais e de comunicação com o mundo afora.

Tem pseudo adulto aí que se gaba q saiu cedo pra morar sozinho q não é nem metade do que sou nesse sentido. Da tal "experiência de adulto, vivência mundana". Eu que o diga... é cada coisa que a gente tem q ler viu....

Só pq o cara ta num apartamento sozinho pagando aluguel, luz e internet ta se achando fodao demais. Tao super estimando muito a capacidade do jovem brasileiro. Eu não botaria tanta fé assim que o cara seja exemplo de cidadão. Padrão de excelência kkk. Enfim.. volta no que falei. Ser inteligente, ter estratégia, Pensar a médio longo prazo, pessoalmente, acho mais importante. Com todas essa bagagem + guardar MTO dinheiro eu economizei uns 10-15 anos de perregue TOTALMENTE desnecessário. E sabem o q é pior? To morando sozinho (+esposa) pagando meus boletos, limpando a casa (nao tenho diarista), lavando roupas e fazendo a minha comida.... Grande m**** tudo isso aí. Mais importante hoje é saber q nao to no vermelho. Q sobra dinheiro pra poder guardar ao invés de sentar na privada e chorar. Uma dor de cabeça e preocupação a menos q vc pode oferecer aos seus pais, que eles sabem q vc nao ta passando necessidades é mto melhor do q vc sair de casa cedo e eles acharem q vc ta precisando receber cesta básica. Qual cenário dá mais desgosto?

Pela maneira como falam sobre aproveitar a vida parece q quem mora com os pais nem curte a vida mto menos transa :kkk . Comi mulher pra c***lho, viajei pra c***lho, sai pra c***lho com meus amigos nesse período. Não sei exatamente da privação q vcs tão falando aí. Tive privacidade. Ninguém segurou vela no mesmo quarto enquanto comia alguém
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.651
Reações
30.494
Pontos
1.253
Pela maneira como falam sobre aproveitar a vida parece q quem mora com os pais nem curte a vida mto menos transa :kkk . Comi mulher pra clho, viajei pra clho, sai pra c***lho com meus amigos nesse período. Não sei exatamente da privação q vcs tão falando aí. Tive privacidade. Ninguém segurou vela no mesmo quarto enquanto comia alguém

Então, mas aí depende muito da família, tenho amigos que os pais não deixam fazer nada (só faltam bater no pia de 22 anos) e outros que a mãe não fala nada nem se o muleque vomitar a casa toda.
Se a família for de boa, tu não tiver 5 irmãos pra dividir o quarto, até que não te poda muito, mas dependendo da família, tu não consegue fazer nada.
Inclusive a minha é um meio termo, ontem sai pra comer um hambúrguer, só falei que ia e tal, minha mãe ficou maluca quando chegou, me ligando 10x pra saber onde eu estava.



Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
Então, mas aí depende muito da família, tenho amigos que os pais não deixam fazer nada (só faltam bater no pia de 22 anos) e outros que a mãe não fala nada nem se o muleque vomitar a casa toda.
Se a família for de boa, tu não tiver 5 irmãos pra dividir o quarto, até que não te poda muito, mas dependendo da família, tu não consegue fazer nada.
Inclusive a minha é um meio termo, ontem sai pra comer um hambúrguer, só falei que ia e tal, minha mãe ficou maluca quando chegou, me ligando 10x pra saber onde eu estava.



Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
É bem parecido com minha situação aqui em casa.
Atualmente divido o quarto com meu irmão e me incomoda demais o fato dele ser extremamente desorganizado, sem falar que minha mãe é bem dessa forma como vc descreveu rs.
 
Topo Fundo