O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quanto é o mínimo que se deve ganhar para sair de casa?

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Cara eu diria que uns 4-5k, mas antes que me xinguem pelo valor deixa eu explicar direitinho:
  1. Sou de SP, um aluguel em area nobre aqui é no mínimo do mínimo uns 2000 reais (isso uma casa minúscula).
  2. Você vai simplesmente gastar toda sua renda todo mês? Ficar sempre com 0 de saldo? Eu acho que qualquer pessoa do mundo precisa investir parte da renda mensal para não se !@#!@#! no longo prazo, principalmente após os 40.
  3. Você está disposto a abandonar seus luxos ou simplesmente não ter nenhum? Pode parecer exagero mas jogo é luxo, ar condicionado é luxo, jantar ifood sem cozinhar é luxo, ter carro é luxo, jantar em restaurante normalmente é luxo, viajar é luxo e por ai vai.... (pense ainda nos móveis, cama, televisões, tudo que vai comprar e está sujeito a defeito / erro).
Se você imediatamente não pensa em investir nada e está disposto a viver sem nenhum exagero mesmo acredito que com uns 2500 - 3000 já seja "possível", mas vai viver contando tudo que consome, confortavelmente? Provavelmente uns 4 - 5k e ai pode investir de 500 a 1000 todo mês, para daqui uns 20 anos ter algo piso para descansar um pouco.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.222
Reações
46.736
Pontos
1.934
Bandeira vermelha aqui capital(aracaju) em dezembro, pico máximo de multiplicador de Kwh
2 chuveiros elétricos usando sem parar(temperatura 2 de 3) e sem piedade, 1 pc com uma rtx2080 24/7 ligado, 3 TVs, 2 arcoons 12kbtus, cooktop elétrico, tudo que é eletrodoméstico.


Para 2 pessoas e bateu 232 reais conta energia no pior caso.
300khw consumo.

Janeiro a bandeira já caiu para 200


Explicitado acima.

edit: dessa vez num percebi q tu tava me troslano xd
minha conta aqui em SP deu uns 230 reais tbm por volta dos 300Khw em SP capital. 2 pessoas

mas isso foi pq nunca usei tanto ar na minha vida. A conta normal na bandeira não vermelha em média é de 120 reais. E quase não usava ar mas dezembro e janeiro (e fevereiro tbm) ta fazendo calor pra cacete. Imagina em aracaju! E olha que aqui tenho 2 pcs regularmente ligados, tv com videogame, etc etc. O que ajuda é que chuveiro é gás e as luzes são 99% leds

to fazendo um projeto remotamente de uma casa da hora aí num condomínio grande em aracaju pra um promotor (agora não lembro se é promotor mesmo.. é alguma coisa grande na area)
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Tá maluco cara? Eu crio um tópico para ter ideia de valores para me organizar e sair no tempo certo e você vem falar para tomar vergonha na cara. Se você saiu de casa sem o mínimo planejamento o problema é seu, eu tenho um bom relacionamento com minha família e não preciso sair ganhando uma miséria pra passar perrengue.

você está certo! fica se aproveitando dos seus pais o quanto possível, nem que pra isso você precise baixar a cabeça e se submisso de vez em quando neh?

o importante mesmo é ter a roupa passada na gaveta e a geladeira sempre abastecida por alguém.

eu não te conheço, mas tenho certeza que você é gente boa por conversar em outros tópicos. não leve pro lado pessoal.

e não.. Joinville não é grande. Curitiba é grande... Joinville é uma cidade BEM pacata...
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.689
Reações
34.820
Pontos
903
você está certo! fica se aproveitando dos seus pais o quanto possível, nem que pra isso você precise baixar a cabeça e se submisso de vez em quando neh?

o importante mesmo é ter a roupa passada na gaveta e a geladeira sempre abastecida por alguém.

eu não te conheço, mas tenho certeza que você é gente boa por conversar em outros tópicos. não leve pro lado pessoal.

e não.. Joinville não é grande. Curitiba é grande... Joinville é uma cidade BEM pacata...
Acabei passando do ponto, foi mal. O que quis dizer é que não me vejo na necessidade de sair de casa sem ter algo consolidado só pelo desejo de independência, prefiro me garantir mais um pouco até lá, sou novo ainda e meus pais não vêem problema em eu ficar.
 

MaLaX360

Bam-bam-bam
Mensagens
1.032
Reações
419
Pontos
283
Cara mete o Loko 2 conto no bolso e bora viver, si não der faz uns bico a noite só não fica nessa vibe de querer viver as custa dos pais a vida toda!
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.222
Reações
46.736
Pontos
1.934
Cara mete o Loko 2 conto no bolso e bora viver, si não der faz uns bico a noite só não fica nessa vibe de querer viver as custa dos pais a vida toda!
o pessoal tem q pensar um pouco a longo prazo. Existe um equilíbrio q é importante saber a melhor hora pra sair sim. Isso vai definir mto se vc vai ficar nos perrengues ou vai viver com mais estratégia. Pagando a janta com almoço pode criar armadilhas q dificultam crescimento rápido. Hoje em dia não faz mto sentido como antigamente das as caras tão cedo. Pelo menos na capital de grande cidade (no meu caso SP) é complicado pra ter um espaço sozinho. Nego tem q dividir com desconhecido, pegar um lugar mto complicado (pq é longe, perigoso ou com sistema de transporte horrível)

ninguém ta falando em vida toda e o cara ta se propondo a sair. Se eu fosse pai, faria o cara pensar melhor, ter reservas, ter alguma grana pra se livrar de umas dores de cabeça desnecessária. Eu fiz isso, não me arrependo nem fui reprimido. Saldo? Apê quitado, lugar da hora, reformado, casado
e SEM a porra de dívidas. ZERO financiamento.

tudo q ganho posso guardar, investir e viajar. O pessoal jovem tem q parar de fazer as coisas sem pensar/planejar. Maioria nem tem educação financeira e acha q dá conta do recado e precisa passar um inferno q não precisava.

O OP ta mais q certo em analisar, estudar, viabilizar. Quem quer passar o perrengue desnecessário, problema é do cara q escolhe isso (e lamento pra quem não tem essa opção. Nem todo mundo tem essa chance)
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Acabei passando do ponto, foi mal. O que quis dizer é que não me vejo na necessidade de sair de casa sem ter algo consolidado só pelo desejo de independência, prefiro me garantir mais um pouco até lá, sou novo ainda e meus pais não vêem problema em eu ficar.
Seus pais nunca vão te falar nada.. a menos que você seja um total ingrato.

Eles vão pensar, vao comentar entre eles.. mas jamais vão te falar
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.689
Reações
34.820
Pontos
903
Seus pais nunca vão te falar nada.. a menos que você seja um total ingrato.

Eles vão pensar, vao comentar entre eles.. mas jamais vão te falar
Sei lá cara, eu falei em arranjar meu próprio cantinho e eles falaram que era muito cedo pra eu sair de casa, eles são bem de boa com isso
 

The Thin Red Line

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.374
Reações
10.280
Pontos
703
Seus pais nunca vão te falar nada.. a menos que você seja um total ingrato.

Eles vão pensar, vao comentar entre eles.. mas jamais vão te falar

Você deve ser um cara divertido nas festas hein...

3° post nesse topico julgando e metendo pedrada no op. Parece vizinha fofoqueira que gosta de ver a m**** no ventilador.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Sei lá cara, eu falei em arranjar meu próprio cantinho e eles falaram que era muito cedo pra eu sair de casa, eles são bem de boa com isso
Foi o que eu falei.

Você deve ser um cara divertido nas festas hein...

3° post nesse topico julgando e metendo pedrada no op. Parece vizinha fofoqueira que gosta de ver a m**** no ventilador.
Nada.. eu falo a verdade... goste você e o op ou não.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.886
Reações
27.904
Pontos
1.444
Se vc estiver sozinho, com 4k líquido vive "normal"... ap de um quarto, localidade média, água, luz, celular e internet, rango, ifood de vez em nunca, umas brejas por aí nuns botequinhos.
Para ter alguns mimos, uns 6k líquido já ajuda... dá pra levar umas minas no motel, pra comer um rango japa de vez em quando, fim do ano dá pra pegar uma praia suave...
Agora, na excelência da vida de solteiro vai precisar de uns 10k mesmo.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Cara não li o que os outros escreveram então se eu disser coisa repetida desconsidere. A resposta eh...depende, custo de vida da cidade, supermercado, até valor da água e luz varia de lugar pra lugar. Eu colocaria a fórmula mil reais além do teu aluguel, agora tu tem gasto anormais de energia, água etc? Uso muito intenso, aí sobe esse valor...eu gasto em internet, água e luz 250 e como tô sozinho.supermefcado da entre 600-750 então acho que eh por aí
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Acho engraçado esses caras que criticam quem acha que precisa de 4k+ pra viver bem numa capital, sem luxos mas com algum conforto

A vida não é só trabalhar, chegar em casa e bater p*nh*ta não, carai

Nego que consegue viver BEM com menos que isso em SP me ensina o caminho das pedras

Se for pra morar em quitinete e jantar miojo e esfiha do habibs, é melhor se estruturar melhor antes de sair de casa, NA MINHA OPINIÃO

MAS, levando em consideração o post do op, fica muito vago. Tem nego na OS que consegue viver com 1,5k (mas me pergunto que tipo de vida o cara leva), eu não conseguiria com menos de 4k
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.687
Reações
92.681
Pontos
1.353
Uma conta de 300kWh aqui em Curitiba vai custar uns 300 reais. 232 reais não paga nem a tarifa limpa, sem a bandeira e as taxas municipais.

Se eu contar só o meu PC, meu freezer, um ventilador vagabundo (porque eu não tenho AC aqui) e os eletro da cozinha, eu já chego perto do quanto você gasta.

No meu lote aqui tem a antiga casa da minha vó. Tem uma geladeira bem fraca lá. Ninguém mora lá, de vez em quando a gente liga uma luz ou uma televisão de tubo por pouco tempo e passamos um aspirador. E nós pagamos 70 reais de conta todo mês. Isso que pelo baixo consumo tem um monte de coisa que a gente não paga.

Energia no Brasil é uma das mais caras do Planeta cara ou tem algum problema nas instalações elétricas aí.

Moro em uma das fodendo cidades mais caras de morar no planeta, uso ar condicionado com frequência, secador de cama elétrico(esse gasta), máquina de lavar também é secadora, fogão IH cozinhando quase todo dia graças ao coronga, microondas, garrafa de água elétrica, "Pc gamer fica ligado o tempo todo quando tô em casa".
E minha conta chega no maximo a 200 reais convertidos (entre dezembro e janeiro que costuma vir mais caro).
O resto do ano fica em torno dos 100 reais.

Na fodendo região metropolitana de Tokyo.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.687
Reações
92.681
Pontos
1.353
Acho engraçado esses caras que criticam quem acha que precisa de 4k+ pra viver bem numa capital, sem luxos mas com algum conforto

A vida não é só trabalhar, chegar em casa e bater pnhta não, carai

Nego que consegue viver BEM com menos que isso em SP me ensina o caminho das pedras

Se for pra morar em quitinete e jantar miojo e esfiha do habibs, é melhor se estruturar melhor antes de sair de casa, NA MINHA OPINIÃO

MAS, levando em consideração o post do op, fica muito vago. Tem nego na OS que consegue viver com 1,5k (mas me pergunto que tipo de vida o cara leva), eu não conseguiria com menos de 4k

Cara, eu moro na porra da região mais cara de viver na porra do país que é altamente criticado por ser país caro de morar, até pelos próprios nativos.

E mesmo meu aluguel sendo quase 3000 reais por mês.
Eu vivo bem de boas com 5.5k reais, isso contando com o que eu gastava pra ir vadiar, e comida de verdade (nem cuplamen eu como).

E olha que gasto bem menos que a renda, não é a situação me obrigando a viver de rabibis.

Na cidade anterior eu gastava metade com aluguel e metade com mercado.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Cara, eu moro na porra da região mais cara de viver na porra do país que é altamente criticado por ser país caro de morar, até pelos próprios nativos.

E mesmo meu aluguel sendo quase 3000 reais por mês.
Eu vivo bem de boas com 5.5k reais, isso contando com o que eu gastava pra ir vadiar, e comida de verdade (nem cuplamen eu como).

E olha que gasto bem menos que a renda, não é a situação me obrigando a viver de rabibis.

Na cidade anterior eu gastava metade com aluguel e metade com mercado.
Não entendi se vc concorda ou discorda de mim

Mas vc tem 2,5k livres pras outras despesas, mesma coisa de quem paga 1,5k num aluguel decente em SP e ganha 4k por mês. Não te deve sobrar muita grana né?

A vida é hard pqp. Queria ganhar na loteria
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.687
Reações
92.681
Pontos
1.353
Não entendi se vc concorda ou discorda de mim

Mas vc tem 2,5k livres pras outras despesas, mesma coisa de quem paga 1,5k num aluguel decente em SP e ganha 4k por mês. Não te deve sobrar muita grana né?

A vida é hard pqp. Queria ganhar na loteria
Não sei, não moro em São Paulo.
Mas baseando nesses sites de comparação aí.
4k pra viver (não sobreviver) sozinho em São Paulo é um absurdo. Eu conseguiria viver com isso em Tokyo se quisesse.
Ou o custo de São Paulo é um dos mais caros do planeta.
Ou você gasta demais e não sabe.

Sinceramente eu tenho tendencias a acreditar que você não tem muita noção dos próprios gastos, o mais comum no Brasil.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Acho engraçado esses caras que criticam quem acha que precisa de 4k+ pra viver bem numa capital, sem luxos mas com algum conforto

A vida não é só trabalhar, chegar em casa e bater pnhta não, carai

Nego que consegue viver BEM com menos que isso em SP me ensina o caminho das pedras

Se for pra morar em quitinete e jantar miojo e esfiha do habibs, é melhor se estruturar melhor antes de sair de casa, NA MINHA OPINIÃO

MAS, levando em consideração o post do op, fica muito vago. Tem nego na OS que consegue viver com 1,5k (mas me pergunto que tipo de vida o cara leva), eu não conseguiria com menos de 4k
E outra, o cara tem que ter o pé de meia se não for concursado. O que mata a renda é o aluguel.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Energia no Brasil é uma das mais caras do Planeta cara ou tem algum problema nas instalações elétricas aí.

Moro em uma das fodendo cidades mais caras de morar no planeta, uso ar condicionado com frequência, secador de cama elétrico(esse gasta), máquina de lavar também é secadora, fogão IH cozinhando quase todo dia graças ao coronga, microondas, garrafa de água elétrica, "Pc gamer fica ligado o tempo todo quando tô em casa".
E minha conta chega no maximo a 200 reais convertidos (entre dezembro e janeiro que costuma vir mais caro).
O resto do ano fica em torno dos 100 reais.

Na fodendo região metropolitana de Tokyo.
Não sei como fica a comparação com outros países. Sei que aqui em Curitiba a energia está/estava 0,8 conto por kWh, sem contar a bandeira e a taxa municipal.

Se eu ligar um ar condicionado aqui por apenas duas horas por dia durante o mês eu já pago quase 50 reais sem contar a bandeira e a taxa municipal.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.687
Reações
92.681
Pontos
1.353
Não sei como fica a comparação com outros países. Sei que aqui em Curitiba a energia está/estava 0,8 conto por kWh, sem contar a bandeira e a taxa municipal.

Se eu ligar um ar condicionado aqui por apenas duas horas por dia durante o mês eu já pago quase 50 reais sem contar a bandeira e a taxa municipal.

Por kWh eu pago mais caro, convertido da 1 real.
E meu ar fica ligado o tempo todo no inverno e no verão (dentro do apartamento passa dos 45 fácil se não ligar o ar)
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Não sei, não moro em São Paulo.
Mas baseando nesses sites de comparação aí.
4k pra viver (não sobreviver) sozinho em São Paulo é um absurdo. Eu conseguiria viver com isso em Tokyo se quisesse.
Ou o custo de São Paulo é um dos mais caros do planeta.
Ou você gasta demais e não sabe.

Sinceramente eu tenho tendencias a acreditar que você não tem muita noção dos próprios gastos, o mais comum no Brasil.
nah, eu vivo bem mesmo e tô viajando

Se cortasse vários "luxos" da minha vida, viveria com uns 3k fácil
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Por kWh eu pago mais caro, convertido da 1 real.
E meu ar fica ligado o tempo todo no inverno e no verão (dentro do apartamento passa dos 45 fácil se não ligar o ar)
Então, é só questão de ver o consumo.

Um ar condicionado por aqui vai consumir uns 30kWh por mês pra cada hora média ligado por dia ao longo do mês. Meu PC ligado 24h consome 3,6kWh por dia, no mês ele consome 108 kWh. Um chuveiro elétrico, tomando um banho rápido por dia vai dar entre 20 e 30kWh. Uma geladeira consome entre 30 e 50 por mês.

No meu exemplo, só isso de consumo já da 190 reais de tarifa limpa, sem os adicionais.

É claro que nem todo mundo deixa o PC ligado 24/7, nem todo mundo vai ter ar condicionado e etc. Só que eu não imagino como é tão improvável assim alguém consumir 300 reais de conta de luz se o cara abusar um pouco mais de algumas coisas.

Lá no meu post original, eu ainda botei uma margem bem grande.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Sorte sua. Cidade linda e energia barata. Aqui em casa (DF) bate fácil nos 400 reais, com 3 pessoas, nos meses quentes. Janeiro, que quase não liguei ar condicionado, paguei R$ 384,02 de energia elétrica. Em Goiás é mais cara ainda.

Água? Pagamos 100% de tarifa de saneamento. Também gira na casa dos R$ 400,00. E não há vazamentos aqui em casa.
Aqui em casa a conta tem mes que vem mais de 1000 reais, 5 pessoas e 4 quartos com ar condicionado
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.182
Reações
44.442
Pontos
803
Depende das condições que você considera razoáveis para sair de casa. Para alguns um salário mínimo é o bastante, enquanto para outros pode ser que um salário de 4k líquido não baste.

Considerando as despesas que você citou e tendo em vista que alimentação encareceu absurdamente, acho que com 2,5k líquido dá pra custear tudo (isso num cenário de consumo para viver de forma digna, mas sem mordomias).
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.929
Pontos
503
Sem zoeira, com um salário mínimo pra morar em kitnet sozinho e tendo de fazer sua própria comida dá pra se virar.


Eu "sobrevivi" a isso tendo que racionalizar certos consumos, como tirar tomada do notebook com carga cheia (este dura mais de 4 horas em baixo consumo com pouca luminosidade); utilizo smartphone de forma racional com internet móvel pra quase tudo (não tinha banda larga, então usava mobile pra rodar em 360p, que não consome tanta coisa e é pré-pago, deixo o alto consumo pra fim de semana pagando R$5, algo assim, pra dois dias do fim de semana, mas só quando eu quiser navegar bastante).


Não tenho carro nem algum motor, só bike ou ando transporte público (como sou deficiente tenho passe livre); quando eu não faço comida própria, tenho costume de almoçar primariamente no Restaurante Popular; senão tiver como é ir no restaurante normal sem beber nada junto. Musculação eu pago na franquia Smart Fit, tem preço bom. Uso menos água e tomo banho gelado (é de boa pra mim). A noite eu cozinho e não é extravagante, dá pra apostar mais em ovos mexidos ou uma variação destes com carne de verdade também, como coxa de frango ou carne moída, normal, sem frescura com isso.


Galão de água eu costumo utilizar bastante mas também não é algo a se preocupar, porque levo comigo uma garrafa térmica e outras garrafas pra ir acumulando nos espaços públicos (academia, faculdade, clínicas, etc...)



Mas claro que isso tudo era possível porque eu era solteiro, como hoje estou em compromisso com uma pessoa, obviamente houve gastos a mais, mas a guria trabalha e colabora bastante com eu tendo rendimento mensal de fora por ser apenas estudante, então sinto que não houve tantos gastos assim considerando que ela também é firmeza com gasto, necessidades e prioridades.





Sei que alguns olharão de fora e pensar que estou passando maior perrengue. Pode até parecer, mas não passo. Se eu nem tô querendo saber de sucrilhos nem Preistataxion 5, então tá tudo de boa. Já nem gasto com jogos mesmo, eu baixo pirata e tá tudo certo



EDIT: moro num centro de uma cidade altamente urbanizada/industrializada. Creio que o custo de vida pra alugar ou habitar numa residência seja tão O.k quanto em cidades pequenas e de interior. A reclamação é da cidade ser poluida demais em som, do ar que se respira e com alto nível tóxico, gente estressada e tals, mas vamos acostumando que dá bom depois de alguns meses de adaptação. Vantagem é que tem muitas clínicas que aceitam convênio que a gente firma pagando pouco pra consultas odontológico e médico.


EDIT²: vejo galera pagando caro na energia. Normalmente, com gás eu costumo juntar muitos ovos pra cozinhar em vez ficar cozinhando poucos pra dias alternados, daí ponho ovos pra refrigerar. Tô dando essa dica pra exemplificar que uma boa atitude proporciona um equilíbrio de fatura mensal, em que não utilizo ar condicionado mas procuro encher a casinha com plantinhas e tals, pra amortecer o impacto do calor de fora pra dentro. Temos TV hd ready que consome bem pouca, coisa de 15w por hora em detrimento da Tv 4k que puxa até 400w por hora. Se fosse pra ter videogame, seria NS, que puxa até 15w por hora também, bem diferente do PS4 PRO e PCs gamer da vida que ultrapassam de 250w por hora.


Por isso falo, se for morar sozinho, considere todas as possibilidades pra ver se vai dar conta de fazer tudo sozinho, porque se for pra sair de casa brigado só pra ter maior sossego pagando aluguel, até diria que também é uma burrice. Melhor usar dinheiro do aluguel pra mais investimentos enquanto vai aturando aí... eu faria, mas como só estudo pra me formar...
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.021
Pontos
1.503
Não sei quanto o OP ganha, mas pela maioria das dicas aqui, melhor ficar mais uns 10 anos na casa dos pais até chegar num valor equivalente hoje a 5k para pensar em cair fora. Isso se um dia chegar lá, já que os salário estão cada vez mais achatados em até 2 mínimos.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
Sem zoeira, com um salário mínimo pra morar em kitnet sozinho e tendo de fazer sua própria comida dá pra se virar.


Eu "sobrevivi" a isso tendo que racionalizar certos consumos, como tirar tomada do notebook com carga cheia (este dura mais de 4 horas em baixo consumo com pouca luminosidade); utilizo smartphone de forma racional com internet móvel pra quase tudo (não tinha banda larga, então usava mobile pra rodar em 360p, que não consome tanta coisa e é pré-pago, deixo o alto consumo pra fim de semana pagando R$5, algo assim, pra dois dias do fim de semana, mas só quando eu quiser navegar bastante).


Não tenho carro nem algum motor, só bike ou ando transporte público (como sou deficiente tenho passe livre); quando eu não faço comida própria, tenho costume de almoçar primariamente no Restaurante Popular; senão tiver como é ir no restaurante normal sem beber nada junto. Musculação eu pago na franquia Smart Fit, tem preço bom. Uso menos água e tomo banho gelado (é de boa pra mim). A noite eu cozinho e não é extravagante, dá pra apostar mais em ovos mexidos ou uma variação destes com carne de verdade também, como coxa de frango ou carne moída, normal, sem frescura com isso.


Galão de água eu costumo utilizar bastante mas também não é algo a se preocupar, porque levo comigo uma garrafa térmica e outras garrafas pra ir acumulando nos espaços públicos (academia, faculdade, clínicas, etc...)



Mas claro que isso tudo era possível porque eu era solteiro, como hoje estou em compromisso com uma pessoa, obviamente houve gastos a mais, mas a guria trabalha e colabora bastante com eu tendo rendimento mensal de fora por ser apenas estudante, então sinto que não houve tantos gastos assim considerando que ela também é firmeza com gasto, necessidades e prioridades.





Sei que alguns olharão de fora e pensar que estou passando maior perrengue. Pode até parecer, mas não passo. Se eu nem tô querendo saber de sucrilhos nem Preistataxion 5, então tá tudo de boa. Já nem gasto com jogos mesmo, eu baixo pirata e tá tudo certo



EDIT: moro num centro de uma cidade altamente urbanizada/industrializada. Creio que o custo de vida pra alugar ou habitar numa residência seja tão O.k quanto em cidades pequenas e de interior. A reclamação é da cidade ser poluida demais em som, do ar que se respira e com alto nível tóxico, gente estressada e tals, mas vamos acostumando que dá bom depois de alguns meses de adaptação. Vantagem é que tem muitas clínicas que aceitam convênio que a gente firma pagando pouco pra consultas odontológico e médico.


EDIT²: vejo galera pagando caro na energia. Normalmente, com gás eu costumo juntar muitos ovos pra cozinhar em vez ficar cozinhando poucos pra dias alternados, daí ponho ovos pra refrigerar. Tô dando essa dica pra exemplificar que uma boa atitude proporciona um equilíbrio de fatura mensal, em que não utilizo ar condicionado mas procuro encher a casinha com plantinhas e tals, pra amortecer o impacto do calor de fora pra dentro. Temos TV hd ready que consome bem pouca, coisa de 15w por hora em detrimento da Tv 4k que puxa até 400w por hora. Se fosse pra ter videogame, seria NS, que puxa até 15w por hora também, bem diferente do PS4 PRO e PCs gamer da vida que ultrapassam de 250w por hora.


Por isso falo, se for morar sozinho, considere todas as possibilidades pra ver se vai dar conta de fazer tudo sozinho, porque se for pra sair de casa brigado só pra ter maior sossego pagando aluguel, até diria que também é uma burrice. Melhor usar dinheiro do aluguel pra mais investimentos enquanto vai aturando aí... eu faria, mas como só estudo pra me formar...
Quanto vc gastou pra fazer esse textão?
Chegou a calcular?
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.998
Reações
20.217
Pontos
954
Olha depende muito do lugar, custo de vida e sua forma de vida, eu solteiro me virava bem quando recebia 1600, morava em Jundiai q o custo de vida é uma m**** de caro, depois q comecei a ganhar o dobro disso mantive o padrão de vida e consegui desenrolar melhor e melhorar as coisas de casa, hj em dia casado, compramos uma chacara em Holambra para morar afastado de tudo e todos, pagando ela por mês, parece q virou merreca o salario, então, tem q analisar bem sua necessidade e se adaptar há ela, mas em um grosso, uns R$2,500 já seria tranquilo ao meu ver, pagando aluguel, é claro.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.040
Reações
17.745
Pontos
1.094
Parada é morar com os pais o max possível e juntar dinheiro pra um AP...se por acaso não gostar muito do AP que comprou, ou enjoar, ou for longe do trabalho, aluga e paga aluguel em outro lugar.

Isso supondo que a relação com os pais seja de boa, se vc tem pais ruins, que brigam, xingam, implicam, aí vc tem que se jogar no mundo do jeito que der mesmo
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.687
Reações
92.681
Pontos
1.353
nah, eu vivo bem mesmo e tô viajando

Se cortasse vários "luxos" da minha vida, viveria com uns 3k fácil

Pois é.
Gastos extras que cada um tem varia,
Não tem como dizer que é obrigatório.

Tem gente que não liga em comer podrão da esquina no lugar de hambúrguer gourmet, por exemplo.
Outros sabem cozinhar.

Eu mesmo gasto mais do que gastaria se entrasse em modo econômico.

Então, é só questão de ver o consumo.

Um ar condicionado por aqui vai consumir uns 30kWh por mês pra cada hora média ligado por dia ao longo do mês. Meu PC ligado 24h consome 3,6kWh por dia, no mês ele consome 108 kWh. Um chuveiro elétrico, tomando um banho rápido por dia vai dar entre 20 e 30kWh. Uma geladeira consome entre 30 e 50 por mês.

No meu exemplo, só isso de consumo já da 190 reais de tarifa limpa, sem os adicionais.

É claro que nem todo mundo deixa o PC ligado 24/7, nem todo mundo vai ter ar condicionado e etc. Só que eu não imagino como é tão improvável assim alguém consumir 300 reais de conta de luz se o cara abusar um pouco mais de algumas coisas.

Lá no meu post original, eu ainda botei uma margem bem grande.

Não compensa trocar os aparelhos não?
Por esse absurdo de gastos aí se pá compensa pagar prestação de aparelhos que gastam menos. :klolz
 
Ultima Edição:

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.349
Reações
13.432
Pontos
1.074
Fala aí cara, sou do Itaum e trabalho no Pereni, área industrial norte, pra cima do centro. Eu pensei nesses geminados, até já trabalhei construindo uns, mas acho que não daria certo pois detesto barulho e geminados de baixo padrão são colados uns nos outros, com parede de tijolo baiano em pé ainda, dá pra ouvir até o peido do vizinho. O foda do meu bairro é que é muito atingindo pelas enchentes, aí também da muito?
Teve a chuva no dia 31 agora em dezembro, 160mm no bairro
Eu pegaria algo no primeiro andar só por garantia
 
Topo Fundo