O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quanto é o mínimo que se deve ganhar para sair de casa?

Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
Pô, que frustrante saber que provavelmente não conseguiria sobreviver com meus R$ 1.400,00 por mês morando sozinho. To com 24 anos na cara e já to quase sendo chutado de casa pelos meus pais. Pelo jeito vou ter que agradar eles pra me aturarem mais um tempo :klol

Porém aqui na minha cidade acho que encontro alguma kitnet por uns 700,00, aí mais uns 300,00 em comida; dividir a internet com algum vizinho por uns 80,00; luz e água por mais uns 200; e ainda sobraria 100,00 pila pra gastar com o que quisesse kkkkkkkkkkk

Lógico que nessa conta não da nem pra pensar em incluir gastos com festas, mulheres, bebidas ...

Mas aí fica o questionamento: isso seria uma vida digna? quando tempo eu sobreviveria assim antes de me enforcar?

Mas sempre tem a opção de morar em uma republica com alguns universitários loucos, mas tem que ver se suportaria o stress e falta de privacidade. Dividir o AP com alguém é uma boa também, porém seria difícil encontrar alguém decente e que se desse bem, ainda mais se for arriscar viver em outra cidade. Ou então juntar uma grana e meter o pé pra fora do BR.
com esse salário da pra tu viver sim de aluguel cara, procura uma república com quartos individuais ou compartilhados, uma que tenha pelo menos 6 pessoas por ai, com mais de um banheiro e todo mobiliado, você consegue bastante republica pelo valor de 600 reais a 700 reais por ai, normalmente já vem internet, água e luz incluído no pacote, o resto você gasta com alimentação, mais rateio do botijão de gás, que não deve dar mais de 20 reais por pessoa e objetos de limpeza diário, tipo detergente, esponja de lavar louça, pano de chão, desinfetante pra banheiro, isso da pra ratear por uns 10 por pessoa.

quando as coisas melhorarem você aluga um apartamento pra morar sozinho, porém o valor aumenta mensalmente e as coisas apertam um pouco, mas nada de absurdo.
 

Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
SOBREVIVER com 1,4k você consegue sim.

VIVER não.
consegue viver de boa
eu sai da casa dos meus pais na época ganhava 1.2k e vivi tranquilo
as pessoas viajam, pensam que só da pra morar sozinho se o cara estiver realizado financeiramente, muitas vezes é rever o que você acaba gastando de maneira totalmente inútil.

o cara pode procurar repúblicas pra morar também.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
consegue viver de boa
eu sai da casa dos meus pais na época ganhava 1.2k e vivi tranquilo
as pessoas viajam, pensam que só da pra morar sozinho se o cara estiver realizado financeiramente, muitas vezes é rever o que você acaba gastando de maneira totalmente inútil.

o cara pode procurar repúblicas pra morar também.
Quando foi isso?
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Sai de casa ganhava um salário mínimo, hoje provavelmente ganhe mais que a maioria aqui da OS e tô ai vivo.
Quem fala que precisa de X ou Y não está pronto para a vida, já que para ele são necessários certos luxos para viver, o que não é uma verdade.
Tendo o que comer e onde morar já está de bom tamanho, ainda mais quem trabalha o dia inteiro.
 


Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
Sai de casa ganhava um salário mínimo, hoje provavelmente ganhe mais que a maioria aqui da OS e tô ai vivo.
Quem fala que precisa de X ou Y não está pronto para a vida, já que para ele são necessários certos luxos para viver, o que não é uma verdade.
Tendo o que comer e onde morar já está de bom tamanho, ainda mais quem trabalha o dia inteiro.
sim, exatamente isso mesmo
é que o brasileiro em geral se acostumou a se acomodar na casa dos pais e os próprios pais não incentivam o filho a viver sua vida depois dos 18 anos, pois eles querem continuar dando pitaco sobre sua vida e continuar tendo você nas asas deles, isso vem muito da questão de preocupação e falta de confiança e fora a questão psicológica de ter alguém pra mandar no dia-dia, acaba sendo uma válvula de escape ter alguém pra descontar os problemas.
o problema é que as pessoas querem ter os mesmos luxos da casa do papai e mamãe, quando forem morar sozinhos, isso você conquista com o tempo e a melhor coisa do mundo é conquistar as coisas sozinho e não ter ninguém pra torrar o saco.
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Pessoal, dá pra morar com 3.3k em SP capital? Quais bairros vocês recomendam? Um amigo me falou que com essa renda dá pra morar com dignidade na Freguesia do Ó, Limão, etc. Vocês concordam?

Edit: Vou morar sozinho, escala de trabalho 24/48, ou seja, da pra ter o "luxo" de poder pegar uma condução longa, pois vai ser apenas 3 vezes na semana, gostaria que levassem em conta essas informações também.
 
Ultima Edição:

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
sim, exatamente isso mesmo
é que o brasileiro em geral se acostumou a se acomodar na casa dos pais e os próprios pais não incentivam o filho a viver sua vida depois dos 18 anos, pois eles querem continuar dando pitaco sobre sua vida e continuar tendo você nas asas deles, isso vem muito da questão de preocupação e falta de confiança e fora a questão psicológica de ter alguém pra mandar no dia-dia, acaba sendo uma válvula de escape ter alguém pra descontar os problemas.
o problema é que as pessoas querem ter os mesmos luxos da casa do papai e mamãe, quando forem morar sozinhos, isso você conquista com o tempo e a melhor coisa do mundo é conquistar as coisas sozinho e não ter ninguém pra torrar o saco.
Não é que se acostumou com a comodidade, é devido a falta de oportunidades mesmo. Antes era até comum pegar o primeiro estágio/emprego logo no ensino médio, hoje é comum ter o primeiro estágio / emprego aos 20 e poucos anos. Não é luxo, mas entre viver no aperto ganhando uma mixaria ou viver com uma comodidade, mas na casas dos pais, o melhor é continuar morando com os pais. Com essa economia fodida, não adianta sair de casa para correr o risco de voltar meses depois, melhor é juntar uma grana e deixar pra tocar a vida quando tiver um pouco mais de estabilidade.
O que eu falei aqui foi o que muitos adultos / parentes passaram pra mim, que não adianta querer sair de casa logo no primeiro emprego, tem que aguardar uma estabilidade para poder finalmente sair.
 
Ultima Edição:

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Pô, que frustrante saber que provavelmente não conseguiria sobreviver com meus R$ 1.400,00 por mês morando sozinho. To com 24 anos na cara e já to quase sendo chutado de casa pelos meus pais. Pelo jeito vou ter que agradar eles pra me aturarem mais um tempo :klol

Porém aqui na minha cidade acho que encontro alguma kitnet por uns 700,00, aí mais uns 300,00 em comida; dividir a internet com algum vizinho por uns 80,00; luz e água por mais uns 200; e ainda sobraria 100,00 pila pra gastar com o que quisesse kkkkkkkkkkk

Lógico que nessa conta não da nem pra pensar em incluir gastos com festas, mulheres, bebidas ...

Mas aí fica o questionamento: isso seria uma vida digna? quando tempo eu sobreviveria assim antes de me enforcar?

Mas sempre tem a opção de morar em uma republica com alguns universitários loucos, mas tem que ver se suportaria o stress e falta de privacidade. Dividir o AP com alguém é uma boa também, porém seria difícil encontrar alguém decente e que se desse bem, ainda mais se for arriscar viver em outra cidade. Ou então juntar uma grana e meter o pé pra fora do BR.
Isso que eu penso... O minimo para se viver só, isso vivendo de aluguel de no máximo R$ 800, é uns R$ 2.500 ~ R$ 3.000, isso numa cidade não tão grande. O que adianta sair da casas dos pais pra ter que morar em uma república? Pagar R$ 400 pra dividir quarto com estranhos? Acho mais vantagem ajudar nas despesas de casa, morando com os pais, e ir juntando e se planejando para adquirir um imóvel próprio ou investir algo que proporcione uma possibilidade de independência...
Aproveitem a juventude pra juntar grana, é foda o cara gastar 50% ~ 60% do que ganha no aluguel, desse jeito vai ser foda financiar uma casa própria com o que sobra.
 

Fernando Collor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
3.721
Pontos
353
Não é que se acostumou com a comodidade, é devido a falta de oportunidades mesmo. Antes era até comum pegar o primeiro estágio/emprego logo no ensino médio, hoje é comum ter o primeiro estágio / emprego aos 20 e poucos anos. Não é luxo, mas entre viver no aperto ganhando uma mixaria ou viver com uma comodidade, mas na casas dos pais, o melhor é continuar morando com os pais. Com essa economia fodida, não adianta sair de casa para correr o risco de voltar meses depois, melhor é juntar uma grana e deixar pra tocar a vida quando tiver um pouco mais de estabilidade.
O que eu falei aqui foi o que muitos adultos / parentes passaram pra mim, que não adianta querer sair de casa logo no primeiro emprego, tem que aguardar uma estabilidade para poder finalmente sair.
a pessoa tem que se lascar pra se virar, não adianta só querer ficar no seu emprego, ir pra casa e achar tem que curtir, vai fazer bico no final de semana, dobra no trabalho, faz algum serviço rápido que pague 40 reais ou coisa do tipo, não adianta se acomodar e esperar um dia a situação financeira melhorar, muitas vezes a situação financeira não melhora tão rápido, ai você passa anos na casa do papai e mamãe e perde oportunidade de ver que se virar sozinho é muito mais gostoso que ficar na aba dos pais.
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.458
Reações
14.046
Pontos
453
Pessoal, dá pra morar com 3.3k em SP capital? Quais bairros vocês recomendam? Um amigo me falou que com essa renda dá pra morar com dignidade na Freguesia do Ó, Limão, etc. Vocês concordam?

Edit: Vou morar sozinho, escala de trabalho 24/48, ou seja, da pra ter o "luxo" de poder pegar uma condução longa, pois vai ser apenas 3 vezes na semana, gostaria que levassem em conta essas informações também.
Nessa faixa de salário, o ideal é Zona Norte. Verifique locais com probabilidade de causar enchente.
 

Vicent Vega

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.755
Reações
735
Pontos
619
Primeira coisa coragem na cara pq vai ser difícil segundo saia se tiver pelo menos um trampo já terceiro tente morar perto dos pais qualquer coisa da um pulo lá mais acho que 1k sozinho da pra viver num quitinete comendo Nissin mortadela sardinha e alguns enlatados
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
SP no mínimo 4k
Numa região boa, antes da pandemia, só de aluguel é uns 2k
Depois da pandemia, eu poderia morar em qualquer lugar, pq meu trampo é remoto e só precisaria ter internet boa e estável. Inclusive é meu plano pra poder sobrar mais grana por mês, morar num lugar mais barato e afastado.
Foi o q fiz quando cheguei nos 30 ( sim, sai de casa aos 30 anos quando meu salário passou dos 4k)
Antes disso era inviável, não sobraria nada.
Um exemplo: o meu aluguel, no centro de SP, custa 2400 q eu divido com minha Muié.Isso num AP de 42m2. Em Aracaju, cidade onde ela nasceu, o mesmo valor aluga um AP de 140m2. Fora o custo de vida menor lá. Tô quase me mudando já.

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Do que adianta de dizer que mora sozinho fora das casas dos pais para chegar no fim do mês no zero a zero? Acho mais vantajoso viver na casa dos pais, ajudando nas contas, tendo maior conforto e economizando cada centavo. Pense bem, compensa jogar fora boa parte do salário sem necessidade só para dizer que é "independente"?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.648
Reações
30.493
Pontos
1.253
Eu e alguns amigos estávamos discutindo sobre isso aí ontem, não necessariamente na questão monetária (até pq eles tem condição de sair de casa sem nem precisar se formar).
Dois deles argumentavam que sairiam de casa assim que possível, enquanto eu e mais outro ficamos pendendo por ficar na casa dos pais por mais tempo. Pelo que percebi, a questão foi sobre a convivência no ambiente familiar, um dos que querem sair de casa tem uma família bem conservadora (ele apanha com 24 anos se chegar em casa minimamente alterado) e o outro também, porém um pouco menos, enquanto eu e o outro temos mais espaço em casa, podemos sair sem ser questionados (na medida do possível), e isso influência bastante a questão de querer ou não sair.

Em suma, acho que você deve pensar em mais do que o valor monetário, mesmo que você tenha dinheiro suficiente pra sair, vale realmente a pena você assumir toda esse ônus sem um bônus a altura?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Do que adianta de dizer que mora sozinho fora das casas dos pais para chegar no fim do mês no zero a zero? Acho mais vantajoso viver na casa dos pais, ajudando nas contas, tendo maior conforto e economizando cada centavo. Pense bem, compensa jogar fora boa parte do salário sem necessidade só para dizer que é "independente"?
É esse tipo de raciocínio que faz homens de quase 30 anos ainda morarem na casa dos pais... :kkk
Na cabeça dele ainda sempre vai faltar alguma coisa para ser possível sair de casa, fazer faculdade X, ganhar Y, conquistar Z etc.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Do que adianta de dizer que mora sozinho fora das casas dos pais para chegar no fim do mês no zero a zero? Acho mais vantajoso viver na casa dos pais, ajudando nas contas, tendo maior conforto e economizando cada centavo. Pense bem, compensa jogar fora boa parte do salário sem necessidade só para dizer que é "independente"?
Errado você não está kkkkk

Só quando ganhar 8k que tem que sair

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
consegue viver de boa
eu sai da casa dos meus pais na época ganhava 1.2k e vivi tranquilo
as pessoas viajam, pensam que só da pra morar sozinho se o cara estiver realizado financeiramente, muitas vezes é rever o que você acaba gastando de maneira totalmente inútil.

o cara pode procurar repúblicas pra morar também.
Pessoal aqui na verdade não quer sair de casa, quer a mãe lavando e passando e o pai pagando a maioria das contas...

Quer poder trabalhar ganhando pouco, chegando em casa e ter a janta feita para poder ir logo pro PC.

Tenho um amigo que é assim, engenheiro formado, 35 anos, namorada a 3 anos e vive na casa dos pais.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Pessoal aqui na verdade não quer sair de casa, quer a mãe lavando e passando e o pai pagando a maioria das contas...

Quer poder trabalhar ganhando pouco, chegando em casa e ter a janta feita para poder ir logo pro PC.

Tenho um amigo que é assim, engenheiro formado, 35 anos, namorada a 3 anos e vive na casa dos pais.

E daí.

É você quem tá pagando as contas dele?
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Que caraios de freezer é esse que vcs tão falando? Como eu sei que o que tem em cima da minha geladeira é um congelador ou um freezer?
Se sua geladeira ter 2 portas, uma dela é do freezer.
Se sua geladeira tem apenas um porta com uma parte em cima que congela as coisas, isso é uma geladeira com congelador
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Pessoal aqui na verdade não quer sair de casa, quer a mãe lavando e passando e o pai pagando a maioria das contas...

Quer poder trabalhar ganhando pouco, chegando em casa e ter a janta feita para poder ir logo pro PC.

Tenho um amigo que é assim, engenheiro formado, 35 anos, namorada a 3 anos e vive na casa dos pais.
Sair de casa pra sofrer? Passar aperto? Gastar tudo que ganha com aluguel + despesas? Aí o cara chega nos 40 anos sem nenhum bem e sem nada?
Se o cara for herdar algum imóvel até entendo sair da casas dos pais e viver de aluguel, mas pra quem não tem nada? Melhor ficar na casa dos pais, economizando, sofrendo pouco e ir conquistando o patrimônio aos poucos do que ir pro aluguel logo na juventude e torrar todo o salário com coisas sem retorno, como o aluguel.
 
Ultima Edição:

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.646
Reações
10.041
Pontos
503
Do que adianta de dizer que mora sozinho fora das casas dos pais para chegar no fim do mês no zero a zero? Acho mais vantajoso viver na casa dos pais, ajudando nas contas, tendo maior conforto e economizando cada centavo. Pense bem, compensa jogar fora boa parte do salário sem necessidade só para dizer que é "independente"?
Nenhum pouco.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Até hj dou uma passada na casa dos pais. Melhor lugar Kkkkk.

Mas passei um sufoco danado, tive uma ajudinha financeira para ter o próprio canto no início hue. Também estou chegando na terceira década de vida, então eu considero aceitável em nível huezil.

Cada um vive uma realidade diferente

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Até hj dou uma passada na casa dos pais. Melhor lugar Kkkkk.

Mas passei um sufoco danado, tive uma ajudinha financeira para ter o próprio canto no início hue. Também estou chegando na terceira década de vida, então eu considero aceitável em nível huezil.

Cada um vive uma realidade diferente

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
Já tem 30+?
Aqui é um pouco comum morar com os pais até se casar/juntar.
Se eu fosse morar só, hoje, eu terminaria o mês no negativo, iria gastar o pé de meia que poupei.
Uma casa longe me obriga a ter moto/carro (o sol daqui é infernal, bicicleta a tarde ou pela manhã é tortura).
Um aluguel no centro é R$ 800~R$1k+, isso numa cidade que não tem nem 100k de habitantes.
Energia é cara, aqui em casa vem pouco mais de R$ 200, e nem temos AR-CONDICIONADO.
Água cara.

E olha que é no interior. Alugar uma casa e dividir com conhecidos e ter a privacidade quebrada? Prefiro continuar morando com meus pais.
 

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Aluguel em cortiço na periferia (com direito a baixaria de vez em quando): 650 reais
Transporte para o trabalho e para o centro (nos fds): 300
Água/luz/gas/internet/celular: 330
Mercado (comida, higiene e limpeza): 700
Cartão de crédito: 200
Poupança (10% do salário): 250
Gasto "livre mensal": 70

Total: 2500

Daria para tentar morar perto do trabalho e do centro, mas acho difícil encontrar algo até 950 reais hoje.
Dá pra substituir o transporte público por uma moto e ficar dentro dos 300 reais mensais, mas a manutenção teria que ser coberta com os 70 reais do gasto livre.

É isso. Com 2500 reais dá pra morar sozinho, mas com o orçamento bem controlado. Era justamente minha situação até 2018.

Não exagerou com mercado. Hoje em dia eu e meu esposo gastamos 350 reais por SEMANA com mercado. E olha q vamos nos produtos em promoção quando dá. E sem nada de luxos, só o básico msm. Como um outro user postou antes, pense bem antes de sair da casa dos seus pais pq o custo de vida tá muito alto em qualquer lugar do país.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
Caras, ganho razoavelmente bem e moro em SP.
Estou comprando um apartamento em um bairro bacana, onde gastarei com condomínio + as parcelas do financiamento do ap, cerca de 2k.

Sei que os gastos fixos (energia, água, internet e tv a cabo) devem chegar próximos a 1k, fora os gastos com alimentação, que devem chegar próximos a 800,00 por mês.
Sem falar ainda que tenho carro, então, estimo aí que vou gastar cerca de 4.500,00 a 5.000,00 por mês.

Acredito que se a pessoa ganhar cerca de 5k líquidos, já dê para viver razoavelmente bem.
Agora se a pessoa quiser viver na excelência, vai ter que ganhar aí cerca de 10k líquidos.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Já tem 30+?
Aqui é um pouco comum morar com os pais até se casar/juntar.
Se eu fosse morar só, hoje, eu terminaria o mês no negativo, iria gastar o pé de meia que poupei.
Uma casa longe me obriga a ter moto/carro (o sol daqui é infernal, bicicleta a tarde ou pela manhã é tortura).
Um aluguel no centro é R$ 800~R$1k+, isso numa cidade que não tem nem 100k de habitantes.
Energia é cara, aqui em casa vem pouco mais de R$ 200, e nem temos AR-CONDICIONADO.
Água cara.

E olha que é no interior. Alugar uma casa e dividir com conhecidos e ter a privacidade quebrada? Prefiro continuar morando com meus pais.
Tenho 29. Mas a verdade é que sim, é caro viver só. As coisas que tenho são simples, nada acima da média, até agora não pintei o cafofo e não mandei fazer uma área, tudo caro, dinheiro não sobra tanto kkk.Alguns amigos que tenho vivem de Aluguel e parecem ciganos, trocam de lugar toda hora.

Aqui não é EUA, onde arruma trabalho no dia seguinte. Aqui ficou desempregado, passa meses pra arrumar outro. Não é brincadeira

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 
Topo Fundo