O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Quanto ao Game Pass… Conhecemos o comportamento dos jogadores. Eles entram por cinco minutos e desistem.

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
20.694
Pontos
1.734
Jens Andersson diretor de designe de indiana jones and the great circle.

E isso é ótimo, uma grande maneira de testar um jogo. Normalmente, um console de sucesso vende entre 80 e 120 milhões de unidades (caso do PlayStation 4 ou Nintendo Switch). Consoles medianos ficam na faixa de 30 a 50 milhões (como o Xbox One) e os fracassos abaixo de 15 milhões (como o Wii U).

Agora pensa nos jogos, o attach rate médio é de 5 a 10 jogos por console durante toda a vida útil. Ou seja, um console que vende 100 milhões de unidades pode gerar algo como 500 milhões a 1 bilhão de cópias vendidas no total. A maioria dos títulos, porém, não passa de 1 a 2 milhões de cópias vendidas, e só grandes fenômenos como GTA, Mario, Zelda ou Call of Duty atingem dezenas de milhões.

E por que isso? Porque cada usuário tem um gosto muito específico e muitos não se interessam pela maioria dos gêneros, e ainda menos quando é preciso pagar caro por um jogo que talvez não agrade. Mesmo que haja curiosidade, o preço funciona como barreira para experimentar.

É aí que entra o Game Pass. Ele permite ao assinante "testar" qualquer jogo sem custo adicional. E sim, como disse o diretor de design de Indiana Jones:

““As for Game Pass… We know the behavior of players. They jump in for five minutes and they drop out.””

Só que isso não é uma crítica ao serviço, e sim uma observação de design, muitos usuários vão testar diversos títulos, jogar pouco tempo e largar. O desafio para os desenvolvedores é criar um sistema mais envolvente para segurar o jogador desde o início, sem deixar de oferecer profundidade a quem vai até o fim.

Ou seja, não é que os jogos do Game Pass sejam ruins ou que o serviço incentive apenas “testar e largar”. É justamente o contrário. o Game Pass abre espaço para que jogos que nunca seriam comprados por muitos ganhem uma chance de ser descobertos. Cabe ao desenvolvedor criar um ambiente mais chamativo para seu jogo prosperar.

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
36.099
Pontos
1.299
Eu falo isso a anos e sempre sou criticado, chegam a falar que sou "ista e personagem".

Será que um desenvolvedor da própria Microsoft afirmando faz os istas acreditarem? Ou ele é também é "ista e personagem"?

Quem ama o gamepass odeia jogar, isso não é opnião, isso é fato.

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
20.694
Pontos
1.734
Eu falo isso a anos e sempre sou criticado, chegam a falar que sou "ista e personagem".

Será que um desenvolvedor da própria Microsoft afirmando faz os istas acreditarem? Ou ele é também é "ista e personagem"?

Quem ama o gamepass odeia jogar, isso não é opnião, isso é fato.

Na verdade, o texto exposto aqui funciona mais como clickbait, ideal para personagens como você. O que Jens Andersson disse é que, com o Game Pass, o desenvolvedor precisa ter ainda mais atenção nos primeiros minutos de jogo. A apresentação inicial se torna crucial e se não for atraente, o jogador pode abandonar rapidamente. Isso não é uma condenação, mas sim um desafio de engajamento e algo natural em modelos de assinatura. Ao mesmo tempo, é também uma oportunidade que graças ao Game Pass, jogos que talvez nunca fossem comprados ganham a chance de ser descobertos por novos públicos.

RickSanchez

Bam-bam-bam
Reações
4.192
Pontos
353
a melhor funcionalidade que existe, entrar, ver que é ruim e dropar.

nada mais de comprar jogo para sustentar a indústria ou estúdio preguiçoso.
não era mais facil alugar 1 titulo por 6 ou 7 reais e testar ao invés de pagar 720 reais por ano?

o que acontece agora (não só no gamepass, até a plus extra) é um catálogo com centenas de jogos, e a pessoa não joga nenhum jogo, ou apenas testa o lançamento (pelo hype).

Isso já aconteceu na época do PS1, jogadores brasileiros viviam das locadoras no Snes/Mega, tinham 2 ou 3 fitas, e toda semana juntavam 2 reais para alugar na sexta 1 jogo até segunda. o PS1 possibilitou juntar 10 reais e comprar 3 jogos para sempre. o que fez com que tívessemos caixas de jogos em pouco tempo. Quando olhávamos a caixa, poucos jogos interessavam, a maioria era jogada por 10 min, e já estávamos com vontade de ir no camelo buscar mais.

hoje mesmo, assim a Plus deluxe, e os jogos que mais joguei, eu comprei a parte, porque eu queria.

Xenoblade

Mil pontos, LOL!
Reações
56.439
Pontos
1.003
Sem problemas da minha parte quanto a isso. Que esses jogadores continuem assinando o serviço e bancando o meu estado de bem-estar no Game Pass.

Só em 2025 o Game Pass já me garantiu (fora outros jogos que ainda podem ser anunciados até o final do ano):

- Ninja Gaiden 4;
- Ninja Gaiden 2 Black;
- The Elder Scrolls IV: Oblivion (remake);
- Clair Obscur: Expedição 33;
- Metaphor ReFantazio;
- Doom: The Dark Ages;
- Wuchang;
- Avowed;
- Lords of the Fallen;
- Resident Evil 3 (remake);
- The Outer Worlds 2;
- South of Midnight.

Ultima Edição:

11456

Mil pontos, LOL!
Reações
15.560
Pontos
1.334
Eu entro no game se for ruim dropo mesmo sem dó , alguns vou até o fim já fechei vários pelo gamepass

Link_1998

Lenda da internet
Reações
42.715
Pontos
1.599
Normal quando se tem um acervo muito grande praticamente sem custo específico por cada um dos itens, você automaticamente perde o valor da maioria das coisas, igual Netflix, spotify, ou mesmo com emulação. Não vejo nada de errado, se a pessoa se satisfaz assim vai de cada um.

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
20.694
Pontos
1.734
não era mais facil alugar 1 titulo por 6 ou 7 reais e testar ao invés de pagar 720 reais por ano?

o que acontece agora (não só no gamepass, até a plus extra) é um catálogo com centenas de jogos, e a pessoa não joga nenhum jogo, ou apenas testa o lançamento (pelo hype).

Isso já aconteceu na época do PS1, jogadores brasileiros viviam das locadoras no Snes/Mega, tinham 2 ou 3 fitas, e toda semana juntavam 2 reais para alugar na sexta 1 jogo até segunda. o PS1 possibilitou juntar 10 reais e comprar 3 jogos para sempre. o que fez com que tívessemos caixas de jogos em pouco tempo. Quando olhávamos a caixa, poucos jogos interessavam, a maioria era jogada por 10 min, e já estávamos com vontade de ir no camelo buscar mais.

hoje mesmo, assim a Plus deluxe, e os jogos que mais joguei, eu comprei a parte, porque eu queria.

Na real o Game Pass não funciona como uma “anuidade engessada”. A assinatura é mensal: tu paga só quando te interessa. Se em determinado mês não tiver nada que te chame atenção, é só cancelar e voltar quando aparecer algum lançamento ou título novo que valha a pena.

E o melhor é que, enquanto estiver ativo, nada impede de baixar vários jogos naquele mês, testar à vontade e conhecer títulos que talvez tu nunca teria comprado avulso. Se gostar, continua jogando; se não, parte para outro. Mas aqui entra o detalhe da postagem, o rapaz ali da Bethesda falava em como um dev pode atrair este usuario que está apenas testando o seu jogo, mas o pessoal deviou totalmente a discussão.

Ou seja, a lógica é diferente daquela época de “comprar 3 jogos no camelô e enjoar rápido”. Aqui a flexibilidade é justamente o diferencial, tu controla quando assina e quanto experimenta. O cenário está mais para as locadoras da década de 90.

Ultima Edição:

CrivesRaid

Bam-bam-bam
Reações
7.767
Pontos
453
O pior cenário para mim é o cara que compra um jogo e fica falando que o jogo é bom só para não assumir a m**** que ele fez.
Agora baixar jogo, jogar um pouco e largar, faço isso direto, tanto com jogos, séries e filmes.
Como tenho muitas opções, se não me entreter rápido, parto para uma nova tentativa. Meu tempo é escasso para ficar preso com coisas que não me divertem.

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.186
Pontos
503
Por isso acho fuleira quando Microsoft posta aqueles números contando jogadores do gamepass.

Não significa muita coisa, sendo que a maioria vai abrir o jogo e quitar depois de alguns minutos. E quando postam essa obviedade aqui pessoal fica irritado.

DocVooDoo

Lenda da internet
Reações
42.755
Pontos
1.689
O Gamepass pode ser visto de duas perspectivas diferentes mas que não estão erradas.

Realmente quando você tem um catálogo imenso de jogos a sua disposição, fica fácil você excluir rapidamente os jogos que não te agradam já que você tem a opção de testar o jogo, mas também gera a preguiça de se aprofundar nos jogos.

Ultima Weapon

Lenda da internet
Reações
34.909
Pontos
1.629
Preguiça e déficit de atenção, essa geração Tiktok é um caso a ser estudado. Não tem como saber se o jogo não melhora com o passar do tempo, é importante que a indústria assuma posições pra anular políticas que permitem que o cara pule de jogo pra jogo sem consequência alguma, começando com algum tipo de exigência de tempo mínimo em um single-player antes que a plataforma permita que troque por outro título e também proibir aquelas devoluções por arrependimento de jogos digitais, algo predatório pra indústria.

SagaOPC

Lenda da internet
Reações
45.521
Pontos
1.524
Melhor coisa que criaram, mas tem otario que acha que é melhor gastar 350 reais em jogos m**** e se obrigar a zerar e militar na internet pra não assumir a m**** que fez. Podem continuar aí com a Nintendo e Sony, enquanto isso vou ficar no Pc (pirataria) e gamepass mesmo

SagaOPC

Lenda da internet
Reações
45.521
Pontos
1.524
Preguiça e déficit de atenção, essa geração Tiktok é um caso a ser estudado. Não tem como saber se o jogo não melhora com o passar do tempo, é importante que a indústria assuma posições pra anular políticas que permitem que o cara pule de jogo pra jogo sem consequência alguma, começando com algum tipo de exigência de tempo mínimo em um single-player antes que a plataforma permita que troque por outro título e também proibir aquelas devoluções por arrependimento de jogos digitais, algo predatório pra indústria.
Não é geração tiktok não cara, eu, já tenho 40, acha que tenho tempo pra ficar dando chance pra ver se talvez o jogo melhore daqui 46383648 horas? Porra, tenho mais o que fazer e jogar do que ficar perdendo tempo e dinheiro com jogo m****...

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Reações
39.991
Pontos
1.053
Não é geração tiktok não cara, eu, já tenho 40, acha que tenho tempo pra ficar dando chance pra ver se talvez o jogo melhore daqui 46383648 horas? Porra, tenho mais o que fazer e jogar do que ficar perdendo tempo e dinheiro com jogo m****...

não cai nos trolls da internet.

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.951
Pontos
503
Mas vez ou outra entra salivando no tópico do Switch 2 na esperança de que o console tenha sido quebrado, vc é uma figura Saga. :klol

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
15.425
Pontos
1.439

Locadoras praticamente não existem mais. Contam-se nos dedos de uma mão as que ainda estão por aí.

Mas digamos que elas existissem em abundância. Fiz uma pesquisa sobre os preços cobrados por locação. Foram de 5 reais para jogos velhos de PS4, PS3, X360 e XOne, até 40 reais por Mario Kart para Switch 2. Preço médio: 20 reais. Por locação!!!

Game Pass custa 59,99 por mês. Três joguinhos alugados já pagariam pela assinatura.

Mas não acabou. Vamos lembrar como era a m**** de depender de locadoras, logo pulverizadas quando os jogadores tiveram acesso pleno e barato aos jogos, com a pirataria dos discos ópticos. Você tinha que se descolar à locadora. Trânsito, filas, tempo de vida gasto. E chegando lá, com sorte, haveria 2 ou 3 cópias de um lançamento; que dificilmente estariam lá. E qual o modelo justo? Reservar o jogo? Ou priorizar quem estava lá, in loco, esperando?

Ah, sim. Alugue dois jogos na sexta, devolva na segunda. Um final de semana inteirinho para jogar, hein? Talvez funcionasse para moleques vagabundos, em idade escolar. Para a maioria das pessoas é muito pouco tempo.

O modelo de locadoras morreu porque coisa melhor surgiu: ter o jogo pirata, pelo tempo que precisar. O modelo de jogos piratas foi severamente combatido, e qual o modelo vigente, com muitos dos benefícios de se ter um jogo por muito tempo? O Game Pass.

Ah, mas com o Game Pass não escolhemos os jogos, e eles saem de catálogo! Sim, mas com as locadoras também não escolhíamos o que estaria lá; isso era com o dono do estabelecimento. E se o jogo estragasse, o que era muito comum com discos, dificilmente seria reposto. Com o Game Pass ainda rola um bom desconto para comprar o que está saindo de catálogo.

Game Pass: centenas de jogos, lançamentos day one da maior publisher da atualidade (o que não é pouca coisa), disponíveis quando eu quiser, imediatamente, e por tempos generosos. Comparar com o modelo falido de locação é quase risível.

Ainda, em tempo, o que parece que muita gente esquece: ninguém é obrigado a assinar. Ninguém é obrigado a colocar o seu jogo lá. O modelo de aquisição e "se fode aí se o jogo for ruim" continua vigente.

Gosto do modelo da Steam. Joguei por algumas horas e não gostei? Meu dinheiro de volta. Coisa que, nos consoles, é bem mais dificultada, isso quando é possível... normalmente apenas em casos de jogos muito, mas muito quebrados. Mas ainda é um modelo que exige muito investimento, comparado ao de assinatura.

Estou velho demais para querer modelos que me demandem tempo, mais dinheiro e disponibilidade para jogar jogo b*sta. Se não me prendeu nas primeiras horas, que vá para o Inferno. Se melhorar com o tempo, estará ali no catálogo ou em promoção, para eu dar outra chance. Com o Game Pass joguei coisa boa que normalmente não compraria, como Cocoon, e não comprei porcaria após experimentá-lo (Metal Hellsinger), que eu estava no hype para adquirir.

Ah, as pessoas se perdem com tantas opções! Aí já é problema de cada um. Falta de disciplina, algum transtorno, que seja. Não é culpa da Microsoft.

Longa vida ao Game Pass.

Ataraxia

Zima Blue
VIP
Reações
61.536
Pontos
1.453
Normal. Se fazem isso com jogos comprados, imagine com serviço. Um serviço como Game Pass só é bom mesmo para um grupo nichado de jogadores, com gosto bem variado e que jogam muitos jogos no ano. Pra maioria, que é bem casual ou joga poucos jogos, comprar é mais interessante, ao meu ver.

RickSanchez

Bam-bam-bam
Reações
4.192
Pontos
353
Locadoras praticamente não existem mais. Contam-se nos dedos de uma mão as que ainda estão por aí.

Mas digamos que elas existissem em abundância. Fiz uma pesquisa sobre os preços cobrados por locação. Foram de 5 reais para jogos velhos de PS4, PS3, X360 e XOne, até 40 reais por Mario Kart para Switch 2. Preço médio: 20 reais. Por locação!!!

Game Pass custa 59,99 por mês. Três joguinhos alugados já pagariam pela assinatura.

Mas não acabou. Vamos lembrar como era a m**** de depender de locadoras, logo pulverizadas quando os jogadores tiveram acesso pleno e barato aos jogos, com a pirataria dos discos ópticos. Você tinha que se descolar à locadora. Trânsito, filas, tempo de vida gasto. E chegando lá, com sorte, haveria 2 ou 3 cópias de um lançamento; que dificilmente estariam lá. E qual o modelo justo? Reservar o jogo? Ou priorizar quem estava lá, in loco, esperando?

Ah, sim. Alugue dois jogos na sexta, devolva na segunda. Um final de semana inteirinho para jogar, hein? Talvez funcionasse para moleques vagabundos, em idade escolar. Para a maioria das pessoas é muito pouco tempo.

O modelo de locadoras morreu porque coisa melhor surgiu: ter o jogo pirata, pelo tempo que precisar. O modelo de jogos piratas foi severamente combatido, e qual o modelo vigente, com muitos dos benefícios de se ter um jogo por muito tempo? O Game Pass.

Ah, mas com o Game Pass não escolhemos os jogos, e eles saem de catálogo! Sim, mas com as locadoras também não escolhíamos o que estaria lá; isso era com o dono do estabelecimento. E se o jogo estragasse, o que era muito comum com discos, dificilmente seria reposto. Com o Game Pass ainda rola um bom desconto para comprar o que está saindo de catálogo.

Game Pass: centenas de jogos, lançamentos day one da maior publisher da atualidade (o que não é pouca coisa), disponíveis quando eu quiser, imediatamente, e por tempos generosos. Comparar com o modelo falido de locação é quase risível.

Ainda, em tempo, o que parece que muita gente esquece: ninguém é obrigado a assinar. Ninguém é obrigado a colocar o seu jogo lá. O modelo de aquisição e "se fode aí se o jogo for ruim" continua vigente.

Gosto do modelo da Steam. Joguei por algumas horas e não gostei? Meu dinheiro de volta. Coisa que, nos consoles, é bem mais dificultada, isso quando é possível... normalmente apenas em casos de jogos muito, mas muito quebrados. Mas ainda é um modelo que exige muito investimento, comparado ao de assinatura.

Estou velho demais para querer modelos que me demandem tempo, mais dinheiro e disponibilidade para jogar jogo b*sta. Se não me prendeu nas primeiras horas, que vá para o Inferno. Se melhorar com o tempo, estará ali no catálogo ou em promoção, para eu dar outra chance. Com o Game Pass joguei coisa boa que normalmente não compraria, como Cocoon, e não comprei porcaria após experimentá-lo (Metal Hellsinger), que eu estava no hype para adquirir.

Ah, as pessoas se perdem com tantas opções! Aí já é problema de cada um. Falta de disciplina, algum transtorno, que seja. Não é culpa da Microsoft.

Longa vida ao Game Pass.
você não entendeu o que quis dizer. não estou dando solução para isso. Estou analisando um FATO. Não existe loja de locação de games, as que existem, é mais pela visitação, quase um museu, não um negócio firme e os preços são de algo diferente.

criou um monte de contas, para comparar com o 720 por ano gasto com gamepass (e que logo vai aumentar).

apaga isso.

RickSanchez

Bam-bam-bam
Reações
4.192
Pontos
353
Ou seja, a lógica é diferente daquela época de “comprar 3 jogos no camelô e enjoar rápido”. Aqui a flexibilidade é justamente o diferencial, tu controla quando assina e quanto experimenta. O cenário está mais para as locadoras da década de 90.
e ai você fica sem jogar NADA?? porque o gamepass nada mais é que um serviço de aluguel... onde você não escolhe o que jogar, eles escolhem para você.

bróðir

Master Distiller
Reações
48.642
Pontos
2.184
nao acho gamepass ruim nao. e testar antes de comprar é válido. No escuro assim, custando mais de 400 reais ta dificil justificar arriscar assim...

talvez pq nao seja prioridade pq pago pra ver se é bom quando o whisky custa 600 kkk

Topo Fundo