O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quanto custa desenvolver um jogo atualmente?

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.320
Reações
745
Pontos
1.229
Pessoal, óbvio que temos os jogos de alto custo, como os GTA da vida, mas um jogo médio para o PS4/X1 custa quanto hoje? Digo isso pois vi uma reportagem no The Verge falando que enquanto o custo de muitos jogos fica acima de 1 milhão de dólares, jogos para Mobile e para o 3DS/Vita, tem custo próximo de 100 mil dólares, considerando que o Switch fica no meio, acredito que tenha custos menores de desenvolvimento. Um jogo como COD, BF, NIER, HORIZON, será que chegam a ultrapassar os 3 ou 4 milhões? Lembro que a Sega na época, sempre citava os altos custos do Shenmue (que se não me engano, chegou aos 10 milhões).
 
D

Deleted member 219486

Esses que você citou tirando o COD que é reciclagem acho que deve girar no mínimo uns 15 milhões de dólares, isso também depende se o estúdio já tem uma engine pronta que só vai alterando poucas coisas, se for do 0 o valor deve ser mais alto.
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
No PC com 150 dolares você consegue colocar um asset flip no steam, 100 para publicar na loja e 50 pelo asset pro Unity :knojo
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Fazer jogo não deve ter encarecido tanto, problema é o investimento em marketing...
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Mano, os caras gastam uma montanha de dinheiro pra fazer o jogo e depois uma montanha de dinheiro em publicidade.
Muito jogo tem mais gasto em publicidade do que pra fazer ele.

5 milhões tu faz um jogo meio "indie" desses de estúdio pequeno.
Tem kickstarter por ai de 5 milhões que nem isso os caras fizeram direito, isso que tou excluindo o picareta do Inafune.

Imagina um estúdio como a ND com uns 500 funcionarios, imagina quantos dolares ganha cada um, imagina quantos meses de salário são pagos até completar um jogo (2 ou 3 anos, 36 salarios pra cada), imagina o tanto de energia eletrica, aluguel e etc tem que pagar nesse tempo... é barato não.
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.442
Reações
6.282
Pontos
703
Amigo custa tantos milhões de dólares que um jogo pode quebrar uma empresa hoje em dia esses 3 e 4 milhões que você disse não paga nem a conta de luz.
Por isso foi bom a pirataria morrer nos consoles levando em conta os custos hoje em dia as thirds por varias vezes tem prejuízos de milhões de dolares e esse prejuizo só aumentaria, não é como na geração nes, snes e psx que já tinham prejuízos mas hoje em dia dado os valores poderia quebrar varias desenvolvedoras.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.841
Reações
21.099
Pontos
1.434
Um jogo como COD, BF, NIER, HORIZON, será que chegam a ultrapassar os 3 ou 4 milhões? Lembro que a Sega na época, sempre citava os altos custos do Shenmue (que se não me engano, chegou aos 10 milhões).
Só de produção com certeza um jogo AAA passa os 10kk. Vamos pensar no caso de Horizon, que é uma IP nova (ou seja, não tem muitos assets para ser reciclados, além de uma engine para se construir/refinar). Ele ficou quanto tempo em desenvolvimento? Uns 3 anos? Então são pelo menos 3x52 = 156 salários semanais por funcionário que ficou envolvido no projeto por esse tempo. Se um jogo desse tem, no mínimo, 20 pessoas trabalhando nele, numa média 1k/semana (média de 53k/ano, de acordo com o game industry career de 2016), você teria, só de salário, 3,1kk.

Uma equipe de 20 pessoas. Durante 3 anos.

Quanto maior a equipe, maiores os gastos. E isso pq não estamos considerando luz, aluguel, máquinas, custo de renderização, escritório, férias, encargos trabalhistas, impostos, otimização...

Jogos 'anuais', como COD, BF e Fifa deveriam ter um custo menor (pela reciclagem de assets), mas não duvido que seja tão alto ou maior, por terem colaboradores mais experientes (e mais caros), além de terem um escopo MAIOR que o de HZD, como por exemplo o MP, o equílibrio das armas/times, além do sugador de $$ que é o MARKETING.

PS: Lembrei onde tinha visto a equipe 'fixa' de 20 caboclos no HZD no https://nowloading.co/p/horizon-zero-dawn-production-costs/4216867 . O mesmo artigo disse que em momentos de pico o número de pessoas envolvida chegava a 250. Ou seja, só num mês de pico o gasto salarial era de 1 milhão de trumps.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.743
Reações
7.348
Pontos
453
Lembro que a Sega na época, sempre citava os altos custos do Shenmue (que se não me engano, chegou aos 10 milhões).
Shenmue custou quase 50 milhões para ser feito, foi o game mais caro da época.

Snap_Crab_No_Name_2017_7_27_16_36_52_No_00.jpg
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Bruxão 3 custou U$ 81 milhões para ser feito. E isso pq o salários da Polônia são mais baratos, se o jogo fosse feito nos EUA teria custado perto de U$ 100 milhões.

GTAV custou em torno de U$ 250 milhões entre produção e marketing.
 

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.320
Reações
745
Pontos
1.229
Mas estou falando dos custos de desenvolvimento, pois têm, jogos que gastam 5 milhões no jogo e 10 milhões em marketing...
Esses 50 milhões do Horizon já incluem o marketing?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Mas estou falando dos custos de desenvolvimento, pois têm, jogos que gastam 5 milhões no jogo e 10 milhões em marketing...
Esses 50 milhões do Horizon já incluem o marketing?
Agora voce ta tendo noção da "crise" dos games.

Na época do NES o Final Fantasy 1 nasceu em uma equipe pequena onde o pessoal se virava pra fazer um jogo simples.
No SNES a coisa ficou mais complicada mas nada demais.
PS1 negócio estrapolou custos pq agora os jogos eram 3D e tinham som com qualidade de CD, cinematics foda e tudo mais.
PS2 foi a ultima geração do gasto no "bom senso" embora nessa geração as equipes já estavam ficando maiores.
PS3 foi onde monte de estúdio morreu pq era "vai ou racha" e maioria rachou.

Se tu ganhar na megasena e decidir fazer um jogo, convertendo reais pra dolar... não da pra fazer um AAA fodão não.
E se fizer que garantia tem que ele vai se pagar pra tu recuperar o dinheiro investido E conseguir lucro?

Ao longo dos anos vimos o pessoal migrando pros portateis exatamente por isso, é mais barato fazer jogos lá.
Com a chegada do Switch os portateis morreram e agora só tem jogo de custo equivalente a um PS3 ou maior... e jogo de celular.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.768
Reações
26.492
Pontos
1.003
Mas tem que pensar que muito é do marketing.

Entretenimento não vende sem marketing
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Depende, esses com mapões, animações, vozes e tal é uma fortuna mesmo, pagar dezenas de programadores e artista por anos é brutal.
Mas tem estúdios pequenos que muitas vezes fazem bons jogos com relativamente pouco dinheiro, pode ver Wasteland 2 que foi feito com 3 milhões do kickstarter (bom, teve depois uma segunda versão melhorada com o dinheiro das vendas, mas o jogo já ficou jogável com 3 milhões).
Logo é aquele negócio, vai de 100 mil a 100 milhões o preço de um jogo, difícil de falar sem saber do que se trata.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.312
Reações
10.306
Pontos
503
Vc tem que incluir marketing na produção do jogo, pq não vai se vender sozinho.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Só de produção com certeza um jogo AAA passa os 10kk. Vamos pensar no caso de Horizon, que é uma IP nova (ou seja, não tem muitos assets para ser reciclados, além de uma engine para se construir/refinar). Ele ficou quanto tempo em desenvolvimento? Uns 3 anos? Então são pelo menos 3x52 = 156 salários semanais por funcionário que ficou envolvido no projeto por esse tempo. Se um jogo desse tem, no mínimo, 20 pessoas trabalhando nele, numa média 1k/semana (média de 53k/ano, de acordo com o game industry career de 2016), você teria, só de salário, 3,1kk.

Uma equipe de 20 pessoas. Durante 3 anos.

Quanto maior a equipe, maiores os gastos. E isso pq não estamos considerando luz, aluguel, máquinas, custo de renderização, escritório, férias, encargos trabalhistas, impostos, otimização...

Jogos 'anuais', como COD, BF e Fifa deveriam ter um custo menor (pela reciclagem de assets), mas não duvido que seja tão alto ou maior, por terem colaboradores mais experientes (e mais caros), além de terem um escopo MAIOR que o de HZD, como por exemplo o MP, o equílibrio das armas/times, além do sugador de $$ que é o MARKETING.

PS: Lembrei onde tinha visto a equipe 'fixa' de 20 caboclos no HZD no https://nowloading.co/p/horizon-zero-dawn-production-costs/4216867 . O mesmo artigo disse que em momentos de pico o número de pessoas envolvida chegava a 250. Ou seja, só num mês de pico o gasto salarial era de 1 milhão de trumps.

É bala pra c***lho. Pra arriscar em algo que pode naufragar igual o Titanic mesmo com todo mundo dizendo que não, é risco.
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.750
Reações
9.555
Pontos
948
Pior que eu quando era mais novo sonhava que se ganhasse na mega sena financiaria o desenvolvimento de um jogo.
Hoje vejo que torraria toda a "fortuna" num possível elefante branco kkkkk
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.888
Reações
13.635
Pontos
1.624
É muita grana, por isso muita dev japa não conseguiu acompanhar o desenvolvimento HD e hoje tem muito menos variedade (e muitos clones de games de sucesso) do que antes já que ninguém quer arriscar, poucas produtoras se dão ao luxo de tentar algo novo e quando tentam o orçamento é contido já que se falhar vai doer no bolso ...
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
Eu acho que basicamente o maior custo esta no salario dos funcionários, se vc tem 10 programadores recebendo 10 mil dolares por mes, e essa mesma equipe demora 12 meses para entregar um jogo, o custo fica em torno de 1 milhao e 200 mil dolares, fora o custo com a locação do imovel e coisas do tipo, deve passar de 1 milhao e meio
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Eu acho que basicamente o maior custo esta no salario dos funcionários
O maior custo de um indie é diferente de um jogo de grande orçamento. O gasto com publicidade chega a ser maior do que com o desenvolvimento todo.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.331
Reações
21.893
Pontos
1.109
Dá pra fazer excelentes jogos por 100 mil

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Bruxão 3 custou U$ 81 milhões para ser feito. E isso pq o salários da Polônia são mais baratos, se o jogo fosse feito nos EUA teria custado perto de U$ 100 milhões.

GTAV custou em torno de U$ 250 milhões entre produção e marketing.

perto de 100 não, teria custado proximo de 200 milhoes
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
Mas não entendo ainda esses valores de 50 a 100 milhões... O que o torna tão caro, se não tem (teoricamente) matérias primas (como no cinema que se tem seu construir uma casa do zero por ex)
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Mas não entendo ainda esses valores de 50 a 100 milhões... O que o torna tão caro, se não tem (teoricamente) matérias primas (como no cinema que se tem seu construir uma casa do zero por ex)

mão de obra especializada
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.082
Reações
30.447
Pontos
903
Eu acho que basicamente o maior custo esta no salario dos funcionários, se vc tem 10 programadores recebendo 10 mil dolares por mes, e essa mesma equipe demora 12 meses para entregar um jogo, o custo fica em torno de 1 milhao e 200 mil dolares, fora o custo com a locação do imovel e coisas do tipo, deve passar de 1 milhao e meio

Se for indie, é por aí mesmo... AAA, não.

Com 10 programadores ralando 8 horas por dia você consegue entregar um AAA em aproximadamente 50-70 anos. :kkk

O desenvolvimento de Resident Evil 6 envolveu 600 pessoas, e mesmo assim levou alguns anos pra ficar pronto.
 

[McR]-[PanThrO]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.408
Reações
6.783
Pontos
1.224
A coisa hoje ficou tão desproporcional que não tem jogo mais AA, aquele que voce diz que é MASSAVÉIO. Pq ou é indie ou é superprodução. Um jogo desses na casa dos milhões que nao se paga, consegue falir uma empresa facilmente. Vimos o declínio delas na época do ps360.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Kenshimx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.720
Reações
1.313
Pontos
249
Agora voce ta tendo noção da "crise" dos games.

Na época do NES o Final Fantasy 1 nasceu em uma equipe pequena onde o pessoal se virava pra fazer um jogo simples.
No SNES a coisa ficou mais complicada mas nada demais.
PS1 negócio estrapolou custos pq agora os jogos eram 3D e tinham som com qualidade de CD, cinematics foda e tudo mais.
PS2 foi a ultima geração do gasto no "bom senso" embora nessa geração as equipes já estavam ficando maiores.
PS3 foi onde monte de estúdio morreu pq era "vai ou racha" e maioria rachou.

Se tu ganhar na megasena e decidir fazer um jogo, convertendo reais pra dolar... não da pra fazer um AAA fodão não.
E se fizer que garantia tem que ele vai se pagar pra tu recuperar o dinheiro investido E conseguir lucro?

Ao longo dos anos vimos o pessoal migrando pros portateis exatamente por isso, é mais barato fazer jogos lá.
Com a chegada do Switch os portateis morreram e agora só tem jogo de custo equivalente a um PS3 ou maior... e jogo de celular.

Exatamente isso.. tah muito caro fazer jogos, qq um q seja.. eh um ramo de MUITO risco hj... 1kk $ dah p fazer um jogo indie bacana, mas limitado.. sem contar publicidade, soh produção..
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Por isso que a maioria dos jogos são multi hoje em dia, aumenta a base instalada e a possibilidade de venda.

Por isso que o Crowfunding virou tão popular. O risco é baixo pois o valor arrecadado é dividido entre milhares de pessoas, então se der m**** ninguém perde muito.
 
Topo Fundo