O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quase 20 anos de Xbox no mercado, seria a hora de outra companhia ocupar esse lugar?

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Ela fixou um sistema online robusto, enquanto o restante apenas olhava de longe.
Comprou vários estúdios e trouxe séries relevantes.
Podem falar o que for mas é um player muito bom de se ter no mercado. Vem forte com o game passa e agora o xcloud. Com as compras que a empresa fez nesta geração, parece que perceberam que não dá para se ter apenas jogos multi no seu console.

Diga-se de passagem uma empresa muito mais séria que a Sega enquanto tinha seus consoles.

Antes um mercado neste tripé que apenas com a Sony e Nintendo, elas não concorrem entre si.
Garanto que os preços da Sony seriam outro sem a MS.
Outro problema seria que o mercado de PC sofreria novamente caso a microsoft resolvesse sair do mercado de games. Ou vcs acham que muitos dos jogos que saem hoje pra pc não receberam ports apenas pelo uso de directx e direct3d?
O cara faz um jogo e pode portar pra pc e arcades graças a isso.

Eu creio que se a sony ficar apenas com a nintendo como player voltaremos a idade das trevas no pc
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.453
Reações
23.031
Pontos
803
o xbox ainda tem chance de fazer uma boa geração ?


Vocês menosprezam a repartição do Tio Nadela demais. Acho que ela tem chances de fazer boas gerações sim. Pelo menos se seguirmos o histórico pregresso. Tem 4 aspectos passíveis de análise aí, que eu negritei.

Comercialmente, a Microsoft, quer queira, quer não, é a terceira empresa de videogames mais bem sucedida de todos os tempos no mercado de Home Consoles, atrás somente de Sony e Nintendo.


Ela foi mais bem sucedida nesse departamento que outros pesos pesados, como Sega e Atari, e que os outros tantos tontos que se animaram a entrar nesse vespeiro, onde poeira, tamancos, pintos de borracha e gotas de sangue sobem até as nuvens, tão encrespadas são as brigas - 3DO Company, Bandai, NEC, SNK etc.


Em termos de relevância, ela não tem nem terá a mesma importância histórica duma Sony ou duma Nintendo, e provavelmente jamais gozará da mesma reputação que Sega, Sony e Nintendo têm como produtoras de jogos, mas seus consoles estão constantemente entre os melhores de suas gerações, justamente porque ela logra não deixá-los amargar escassez e fome.


Desde a entrada no mercado, a Microsoft trabalhou pra suportar os third parties ocidentais num nível pelo menos semelhante ao da Sony, o que fez seus videogames serem pelo menos iguais em qualidade de biblioteca aos da Nintendo (Gamecube vs XBox), quando não imensamente superiores (XBox 360 vs Wii; XBox One vs WiiU).


Com uma exceção relativa e questionável do XBox Original, jamais se comprou um XBox pra se ter um aparelho que pairou num Holomodor eterno e exasperante, aqueles videogames que têm poucos games, e amargam um lançamento importante, minguado e ocasional, a cada trimestre, como foram o Neo Geo, o PC Engine, o N64 e o WiiU por exemplo.


A Micro falha retumbantemente, como produtora de bons videogames, pelo menos em níveis não-relativos (não comparados ao concorrente vitorioso), muito menos que a Nintendo. A frase “o XBox ainda pode fazer uma boa geração” é, portanto, menos estatisticamente significante que aventar a mesma catástrofe para Nintendo, que, em quase 40 anos de mercado, só conseguiu soltar efetivamente dois videogames muito bons (o NES e o SNES).

Como softhouse, entretanto, a resposta seria mais negativa. Ela somente foi uma boa produtora de games na geração 360, quando inclusive superou a Nintendo em número de boas IPs, nas demais, embora ela tenha cintilado ocasionalmente, ficou bem atrás das concorrentes.


muitos gamers já dão a vitória antecipada para Sony nas próximas gerações, e têm bons motivos para acreditarem nisso, por exemplo a sony emplacou grandes jogos e está numa crescente, com o ps4 passando (ou quase) dos 100 milhões de unidades vendidas

Eu sei que as comparações com a Sony são inevitáveis, mas talvez não representem o elemento determinante da saída da Micro do mercado. Empresas menos profícuas e grandiosas sobrevivem também, desde que lucrem. É só olhar para o mercado de refrigerantes, por exemplo. Ou qualquer outro razoavelmente desregulado.

Acontece que o mercado de videogames tende naturalmente ao oligopólio (o que é raríssimo, mas já foi observado por teóricos pra por exemplo o mercado de redes elétricas, numa situação hipotética onde o fornecimento de energia fosse 100% privado). Por tender ao oligopólio, acabam ficando poucas empresas em evidência, e as comparações se reiteram. É aí que a Microsoft parece estar “se ferrando”, quando na verdade não está. A Brahma é comparada menos frequentemente à Heinecken, porque temos outras 600 marcas pra diluir embate por mindshare, de Glacial, Krill e Skin, a Antartica, Original e Skol, a Amstel, Stella e Budweisser. Ou raciocine com marcas de carro.

Comparar qualquer empresa nesse ramo de videogames com a Sony é roubada. Ela tem uma penetrância mercadológica maior que as demais, e desde sempre tem uma grande rede de parcerias com thirds, um imenso número de IPs first party e estúdios, criados desde sua alvorada no PS1, e construiu uma marca que está associada, quase como sinônimo, à própria coisa que ela representa.


Pegue por exemplo biblioteca first party nessa geração. Ambas têm duas séries de esporte anuais de alto orçamento (MLB e Forza), que se equivaleriam aproximadamente em termos de vendas e categoria. Dito isso, vamos para os demais jogos (estarei falando de categoria, e não de qualidade, pra evitar polêmicas):


1) Games Monumentais: a Sony vai fechar a geração com uma proporção numérica de algo como 3:1 em cima da Microsoft (God of War, Spiderman, Uncharted 4, Bloodborne, Uncharted The Lost Legacy, Horizon Zero Dawn, Death Stranding, Ghost of Tsushima, The Last of Us Pt II) VERSUS (Halo 5, Gears 4, Gears 5, Halo Infinity).


2) Games Grandes: a geração deve fechar com uma vantagem de 3:1 pra Sony (inFamous Second Son, Ratchet and Clank, Gran Turismo Sport, Killzone Shadowfall, Detroit: Become Human, Shadow of the Colossus Remake, The Order 1886, Astro Bot, Days Gone, Until Dawn, Dreams) VERSUS (Quantum Break, Killer Instinct, Sea of Thives, Ori)


3) Games Médios: algo como 3:1 pra Sony, talvez? (Wipeout Omega, The Last Guardian, Everybody’s Golf, Blood and Truth, Farpoint, Gravity Rush 2, RIGS, Tearway Unfolded, Firewall, Knack, Knack 2, Little Big Planet 3, Driveclub, Medievil, Concrete Genie, Iron Man VR, Everybody’s Gone to the Rapture, Déracine) VERSUS (Recore, Crackdown 3, Halo Wars 2, State of Decay 2, Zoo Tycoon, Kinect Sports, Bleeding Edge talvez?)


4) Games Pequenos: algo como 5:1 pra Sony (Bound, Flow, Helldivers, Dead Nation, Alienation, Resogun, Hohokun, Super Stardust, Nex Machina, PS VR Worlds, Entwined etc etc etc) VERSUS (Super Lucky’s Tales, Gears Tactics, Gears POP)


5) Parcerias com Thirds: acho que o que, 5:1, em jogos de todas as categorias, trazidos ao Ocidente ou produzidos aqui?

(Não se atenham à exatidão dos róis, fui escrevendo fluidamente, de cabeça, faltam games aí pros dois lados, é só pra pegar o jeitão)

Mas a Micro resiste, o que se deve, além de conseguir construir uma biblioteca boa com o grosso nos medalhões thirds, ao próximo quote que farei.

foram criados os programas polêmicos como play anywhere, Gamepass, e futuramente o Xcloud.

Esse é o principal papel e legado da Microsoft no mundo, não só nos videogames. Novas formas de fazer negócio. A Microsoft é uma empresa muito competente pra fazer negócio. Ela nunca foi nem nunca será a mais qualificada de todo o mercado em particularmente quase nada, mas vai sempre ganhar muito dinheiro, porque sabe lucrar. Seu maior legado nos videogames é, além de Halo, tentar expandir, no sentido quase estrito do negócio, novos mercados. Foi assim com a Live, com a estrutura de Dash do 360, com o Gamepass, vai ser assim com a XCloud, e assim ela vingará, não necessariamente no mercado de consoles, que ela pode e provavelmente vai largar antes de todo mundo, mas na geral.

Fora isso, ela tentará tirar um pouco dessa vantagem de biblioteca, que vem desde quando ela surgiu no mercado, com PS2 vs Xbox, com esses estúdios que comprou. De qualquer forma, tendo os medalhões thirds, ela está tranquila, mais que a Nintendo, mesmo não vencendo ou sendo a melhor.
 
Ultima Edição:

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.220
Reações
69.381
Pontos
2.059
Não. Por 2 motivos
Têm infinitamente mais dinheiro que os concorrentes e tem infinitamente mais tecnologia pra suportar e inovar.

Enquanto a geração PC existir a Microsoft vai investir em controles de mesas. A não ser que os consoles de mesa deixem se existir.
Inclusive, a Sony sim vem Segalizando como o que fez com o Vita


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Vocês menosprezam a repartição do Tio Nadela demais. Acho que ela tem chances de fazer boas gerações sim. Pelo menos se seguirmos o histórico pregresso. Tem 4 aspectos passíveis de análise aí, que eu negritei.

Comercialmente, a Microsoft, quer queira, quer não, é a terceira empresa de videogames mais bem sucedida de todos os tempos no mercado de Home Consoles, atrás somente de Sony e Nintendo.


Ela foi mais bem sucedida nesse departamento que outros pesos pesados, como Sega e Atari, e que os outros tantos tontos que se animaram a entrar nesse vespeiro, onde poeira, tamancos, pintos de borracha e gotas de sangue sobem até as nuvens, tão encrespadas são as brigas - 3DO Company, Bandai, NEC, SNK etc.


Em termos de relevância, ela não tem nem terá a mesma importância histórica duma Sony ou duma Nintendo, e provavelmente jamais gozará da mesma reputação que Sega, Sony e Nintendo têm como produtoras de jogos, mas seus consoles estão constantemente entre os melhores de suas gerações, justamente porque ela logra não deixá-los amargar escassez e fome.


Desde a entrada no mercado, a Microsoft trabalhou pra suportar os third parties ocidentais num nível pelo menos semelhante ao da Sony, o que fez seus videogames serem pelo menos iguais em qualidade de biblioteca aos da Nintendo (Gamecube vs XBox), quando não imensamente superiores (XBox 360 vs Wii; XBox One vs WiiU).


Com uma exceção relativa e questionável do XBox Original, jamais se comprou um XBox pra se ter um aparelho que pairou num Holomodor eterno e exasperante, aqueles videogames que têm poucos games, e amargam um lançamento importante, minguado e ocasional, a cada trimestre, como foram o Neo Geo, o PC Engine, o N64 e o WiiU por exemplo.


A Micro falha retumbantemente, como produtora de bons videogames, pelo menos em níveis não-relativos (não comparados ao concorrente vitorioso), muito menos que a Nintendo. A frase “o XBox ainda pode fazer uma boa geração” é, portanto, menos estatisticamente significante que aventar a mesma catástrofe para Nintendo, que, em quase 40 anos de mercado, só conseguiu soltar efetivamente dois videogames muito bons (o NES e o SNES).

Como softhouse, entretanto, a resposta seria mais negativa. Ela somente foi uma boa produtora de games na geração 360, quando inclusive superou a Nintendo em número de boas IPs, nas demais, embora ela tenha cintilado ocasionalmente, ficou bem atrás das concorrentes.




Eu sei que as comparações com a Sony são inevitáveis, mas talvez não representem o elemento determinante da saída da Micro do mercado. Empresas menos profícuas e grandiosas sobrevivem também, desde que lucrem. É só olhar para o mercado de refrigerantes, por exemplo. Ou qualquer outro razoavelmente desregulado.

Acontece que o mercado de videogames tende naturalmente ao oligopólio (o que é raríssimo, mas já foi observado por teóricos pra por exemplo o mercado de redes elétricas, numa situação hipotética onde o fornecimento de energia fosse 100% privado). Por tender ao oligopólio, acabam ficando poucas empresas em evidência, e as comparações se reiteram. É aí que a Microsoft parece estar “se ferrando”, quando na verdade não está. A Brahma é comparada menos frequentemente à Heinecken, porque temos outras 600 marcas pra diluir embate por mindshare, de Glacial, Krill e Skin, a Antartica, Original e Skol, a Amstel, Stella e Budweisser. Ou raciocine com marcas de carro.

Comparar qualquer empresa nesse ramo de videogames com a Sony é roubada. Ela tem uma penetrância mercadológica maior que as demais, e desde sempre tem uma grande rede de parcerias com thirds, um imenso número de IPs first party e estúdios, criados desde sua alvorada no PS1, e construiu uma marca que está associada, quase como sinônimo, à própria coisa que ela representa.


Pegue por exemplo biblioteca first party nessa geração. Ambas têm duas séries de esporte anuais de alto orçamento (MLB e Forza), que se equivaleriam aproximadamente em termos de vendas e categoria. Dito isso, vamos para os demais jogos (estarei falando de categoria, e não de qualidade, pra evitar polêmicas):


1) Games Monumentais: a Sony vai fechar a geração com uma proporção numérica de algo como 3:1 em cima da Microsoft (God of War, Spiderman, Uncharted 4, Bloodborne, Uncharted The Lost Legacy, Horizon Zero Dawn, Death Stranding, Ghost of Tsushima, The Last of Us Pt II) VERSUS (Halo 5, Gears 4, Gears 5, Halo Infinity).


2) Games Grandes: a geração deve fechar com uma vantagem de 3:1 pra Sony (inFamous Second Son, Ratchet and Clank, Gran Turismo Sport, Killzone Shadowfall, Detroit: Become Human, Shadow of the Colossus Remake, The Order 1886, Astro Bot, Days Gone, Until Dawn, Dreams) VERSUS (Quantum Break, Killer Instinct, Sea of Thives, Ori)


3) Games Médios: algo como 3:1 pra Sony, talvez? (Wipeout Omega, The Last Guardian, Everybody’s Golf, Blood and Truth, Farpoint, Gravity Rush 2, RIGS, Tearway Unfolded, Firewall, Knack, Knack 2, Little Big Planet 3, Driveclub, Medievil, Concrete Genie, Iron Man VR, Everybody’s Gone to the Rapture, Déracine) VERSUS (Recore, Crackdown 3, Halo Wars 2, State of Decay 2, Zoo Tycoon, Kinect Sports, Bleeding Edge talvez?)


4) Games Pequenos: algo como 5:1 pra Sony (Bound, Flow, Helldivers, Dead Nation, Alienation, Resogun, Hohokun, Super Stardust, Nex Machina, PS VR Worlds, Entwined etc etc etc) VERSUS (Super Lucky’s Tales, Gears Tactics, Gears POP)


5) Parcerias com Thirds: acho que o que, 5:1, em jogos de todas as categorias, trazidos ao Ocidente ou produzidos aqui?

(Não se atenham à exatidão dos róis, fui escrevendo fluidamente, de cabeça, faltam games aí pros dois lados, é só pra pegar o jeitão)

Mas a Micro resiste, o que se deve, além de conseguir construir uma biblioteca boa com o grosso nos medalhões thirds, ao próximo quote que farei.



Esse é o principal papel e legado da Microsoft no mundo, não só nos videogames. Novas formas de fazer negócio. A Microsoft é uma empresa muito competente pra fazer negócio. Ela nunca foi nem nunca será a mais qualificada de todo o mercado em particularmente quase nada, mas vai sempre ganhar muito dinheiro, porque sabe lucrar. Seu maior legado nos videogames é, além de Halo, tentar expandir, no sentido quase estrito do negócio, novos mercados. Foi assim com a Live, com a estrutura de Dash do 360, com o Gamepass, vai ser assim com a XCloud, e assim ela vingará, não necessariamente no mercado de consoles, que ela pode e provavelmente vai largar antes de todo mundo, mas na geral.

Fora isso, ela tentará tirar um pouco dessa vantagem de biblioteca, que vem desde quando ela surgiu no mercado, com PS2 vs Xbox, com esses estúdios que comprou. De qualquer forma, tendo os medalhões thirds, ela está tranquila, mais que a Nintendo, mesmo não vencendo ou sendo a melhor.

O problema é que o pessoal é 8 ou 80, tratam como se o Xone fosse a pior fase em todos os termos da Microsoft, sendo que vendeu cerca de 45 a 50 milhões, se isso é fase fim de mundo, imagina o que o WiiU foi então.

"porque pessoas compram Xbox One se não tem exclusivos de fato?" Pelo mesmo motivo que as pessoas compram PS4 pra jogar Fifa, isso sem contar que qualquer exclusivo de third que a Sony não tem a IP é certo que acaba saindo no... Microsoft Windows, portanto a razão para se ter um PS4 é até diminuta em comparação ao PS3.

Como você disse, o One tem os thirds, coisa que por exemplo, faltou no WiiU e representam a maior margem dos jogos, sei que vários vão falar que third num vale nada ou que os Exclusivos são muito mais bem feitos, mas nenhuma das 3 são fabricas de jogos que vão te entregar 3 jogos 7 a 10 toda semana.

Não é como a Sega que viveu em brigas interminaveis entre a japonesa e americana em relação ao Saturn, tanto que o Dreamcast nasceu disso (e como urgência também), mas ai já era tarde, a empresa tinha um problema maior, não tinha dinheiro. O caso da Microsoft foi algo que nunca chegou a esses níveis, mas que também já teve seus maus momentos (anuncio do Xone, divisão de jogos que estava a mercê da diretoria superior para investimento).
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.753
Pontos
503
A guerra é aqui agora?
A Sega saiu do mercado e tem viúva do Dreamcast a rodo mas Xbox é irrelevante porque vendeu 60% menos que PS4, Wii U vendeu 14 milhões e não vi um tópico assim ou teve? Se tiver upa aí.
Se o Xbox sobreviveu 3 gerações do jeito que está agora com mais de 10 estúdios ela vai sair? Com certeza, a MS tem a melhor rede online, o único console retrocompativel, jogos otimizados pro 4K, Game Pass, ótimo suporte no Brasil, ótimo suporte das thirds.
Aí vão dizer que não tem suporte japonês nem exclusivos decente, bom nessa parte eu falo da minha experiência, os jogos japoneses que comprei only PS4 foram Dragon Quest, KOF XIV, SFV e Nioh e olha que tem pra PC, o resto não ligo ou tem pra Xbox, Nier por exemplo comprei nele.
Já os exclusivos prefiro os do Xbox, zerei Gears 4 e 5 e fui jogar online, aí alguém vai falar: você gosta que xinguem sua mãe? No jogo tem a opção sem headset, mutar as crianças, basta eu escolher, Ori é um dos jogos mais lindos que joguei, na espera do próximo.
Miletei Quantum Break, jogo Killer Instinct direto, Sunset Overdrive é divertidíssimo, melhores jogos de corrida da geração, Halo eu jogo mais online que SP e é só a maior franquia do Xbox. Já no PS4 eu curto alguns poucos jogos, do jeito que o pessoal fala aqui parece que o console da Sony tem uns 80 exclusivos imperdíveis a mais. Não é a toa que tem gente que acha que 80% dos multiplataforma só tem pra PS4.
 


KillUiu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.581
Reações
678
Pontos
1.164
Nunca comprei um Xbox
E nunca tive vontade.

Acho que a Microsoft se limitou a apenas poucos exclusivos, e mesmo eles sem aquele super carisma que uma Nintendo tem.



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.425
Pontos
803
Já ficou puto? Calma, parceirinho. Não uso drogas.

E comprar não é jogar. Se a base tem 100 milhões, o jogo vende 10 milhões e só 50% tem troféu de zeramento, é que só uns 5 milhões zeraram o jogo. E a maioria nem 50% tem.

E novamente: só descubro se gosto se jogar. Não sou sonystinha que ativa o Sexto Sentido e é capaz de amar ou odiar jogos que nem jogou. :klol

Vou dizer então que odeio Death Stranding e amo Halo Infinite. Não precisa jogar, né? Aiai, sonystinhas...:kpensa

Caramba, tu investiga ID de todo mundo, és fera mesmo!
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.628
Reações
57.147
Pontos
1.003
Caramba, tu investiga ID de todo mundo, és fera mesmo!

Dica: Liga o PS4, vai em troféus. Agora vá até o troféu de zeramento de algum jogo. Pronto, lá está o percentual de todo mundo que conquistou aquele troféu, ou seja, zeraram o jogo. Não precisa ver a ID de "todo mundo". Mas fica aí o aprendizado.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Vocês menosprezam a repartição do Tio Nadela demais. Acho que ela tem chances de fazer boas gerações sim. Pelo menos se seguirmos o histórico pregresso. Tem 4 aspectos passíveis de análise aí, que eu negritei.

Comercialmente, a Microsoft, quer queira, quer não, é a terceira empresa de videogames mais bem sucedida de todos os tempos no mercado de Home Consoles, atrás somente de Sony e Nintendo.


Ela foi mais bem sucedida nesse departamento que outros pesos pesados, como Sega e Atari, e que os outros tantos tontos que se animaram a entrar nesse vespeiro, onde poeira, tamancos, pintos de borracha e gotas de sangue sobem até as nuvens, tão encrespadas são as brigas - 3DO Company, Bandai, NEC, SNK etc.


Em termos de relevância, ela não tem nem terá a mesma importância histórica duma Sony ou duma Nintendo, e provavelmente jamais gozará da mesma reputação que Sega, Sony e Nintendo têm como produtoras de jogos, mas seus consoles estão constantemente entre os melhores de suas gerações, justamente porque ela logra não deixá-los amargar escassez e fome.


Desde a entrada no mercado, a Microsoft trabalhou pra suportar os third parties ocidentais num nível pelo menos semelhante ao da Sony, o que fez seus videogames serem pelo menos iguais em qualidade de biblioteca aos da Nintendo (Gamecube vs XBox), quando não imensamente superiores (XBox 360 vs Wii; XBox One vs WiiU).


Com uma exceção relativa e questionável do XBox Original, jamais se comprou um XBox pra se ter um aparelho que pairou num Holomodor eterno e exasperante, aqueles videogames que têm poucos games, e amargam um lançamento importante, minguado e ocasional, a cada trimestre, como foram o Neo Geo, o PC Engine, o N64 e o WiiU por exemplo.


A Micro falha retumbantemente, como produtora de bons videogames, pelo menos em níveis não-relativos (não comparados ao concorrente vitorioso), muito menos que a Nintendo. A frase “o XBox ainda pode fazer uma boa geração” é, portanto, menos estatisticamente significante que aventar a mesma catástrofe para Nintendo, que, em quase 40 anos de mercado, só conseguiu soltar efetivamente dois videogames muito bons (o NES e o SNES).

Como softhouse, entretanto, a resposta seria mais negativa. Ela somente foi uma boa produtora de games na geração 360, quando inclusive superou a Nintendo em número de boas IPs, nas demais, embora ela tenha cintilado ocasionalmente, ficou bem atrás das concorrentes.




Eu sei que as comparações com a Sony são inevitáveis, mas talvez não representem o elemento determinante da saída da Micro do mercado. Empresas menos profícuas e grandiosas sobrevivem também, desde que lucrem. É só olhar para o mercado de refrigerantes, por exemplo. Ou qualquer outro razoavelmente desregulado.

Acontece que o mercado de videogames tende naturalmente ao oligopólio (o que é raríssimo, mas já foi observado por teóricos pra por exemplo o mercado de redes elétricas, numa situação hipotética onde o fornecimento de energia fosse 100% privado). Por tender ao oligopólio, acabam ficando poucas empresas em evidência, e as comparações se reiteram. É aí que a Microsoft parece estar “se ferrando”, quando na verdade não está. A Brahma é comparada menos frequentemente à Heinecken, porque temos outras 600 marcas pra diluir embate por mindshare, de Glacial, Krill e Skin, a Antartica, Original e Skol, a Amstel, Stella e Budweisser. Ou raciocine com marcas de carro.

Comparar qualquer empresa nesse ramo de videogames com a Sony é roubada. Ela tem uma penetrância mercadológica maior que as demais, e desde sempre tem uma grande rede de parcerias com thirds, um imenso número de IPs first party e estúdios, criados desde sua alvorada no PS1, e construiu uma marca que está associada, quase como sinônimo, à própria coisa que ela representa.


Pegue por exemplo biblioteca first party nessa geração. Ambas têm duas séries de esporte anuais de alto orçamento (MLB e Forza), que se equivaleriam aproximadamente em termos de vendas e categoria. Dito isso, vamos para os demais jogos (estarei falando de categoria, e não de qualidade, pra evitar polêmicas):


1) Games Monumentais: a Sony vai fechar a geração com uma proporção numérica de algo como 3:1 em cima da Microsoft (God of War, Spiderman, Uncharted 4, Bloodborne, Uncharted The Lost Legacy, Horizon Zero Dawn, Death Stranding, Ghost of Tsushima, The Last of Us Pt II) VERSUS (Halo 5, Gears 4, Gears 5, Halo Infinity).


2) Games Grandes: a geração deve fechar com uma vantagem de 3:1 pra Sony (inFamous Second Son, Ratchet and Clank, Gran Turismo Sport, Killzone Shadowfall, Detroit: Become Human, Shadow of the Colossus Remake, The Order 1886, Astro Bot, Days Gone, Until Dawn, Dreams) VERSUS (Quantum Break, Killer Instinct, Sea of Thives, Ori)


3) Games Médios: algo como 3:1 pra Sony, talvez? (Wipeout Omega, The Last Guardian, Everybody’s Golf, Blood and Truth, Farpoint, Gravity Rush 2, RIGS, Tearway Unfolded, Firewall, Knack, Knack 2, Little Big Planet 3, Driveclub, Medievil, Concrete Genie, Iron Man VR, Everybody’s Gone to the Rapture, Déracine) VERSUS (Recore, Crackdown 3, Halo Wars 2, State of Decay 2, Zoo Tycoon, Kinect Sports, Bleeding Edge talvez?)


4) Games Pequenos: algo como 5:1 pra Sony (Bound, Flow, Helldivers, Dead Nation, Alienation, Resogun, Hohokun, Super Stardust, Nex Machina, PS VR Worlds, Entwined etc etc etc) VERSUS (Super Lucky’s Tales, Gears Tactics, Gears POP)


5) Parcerias com Thirds: acho que o que, 5:1, em jogos de todas as categorias, trazidos ao Ocidente ou produzidos aqui?

(Não se atenham à exatidão dos róis, fui escrevendo fluidamente, de cabeça, faltam games aí pros dois lados, é só pra pegar o jeitão)

Mas a Micro resiste, o que se deve, além de conseguir construir uma biblioteca boa com o grosso nos medalhões thirds, ao próximo quote que farei.



Esse é o principal papel e legado da Microsoft no mundo, não só nos videogames. Novas formas de fazer negócio. A Microsoft é uma empresa muito competente pra fazer negócio. Ela nunca foi nem nunca será a mais qualificada de todo o mercado em particularmente quase nada, mas vai sempre ganhar muito dinheiro, porque sabe lucrar. Seu maior legado nos videogames é, além de Halo, tentar expandir, no sentido quase estrito do negócio, novos mercados. Foi assim com a Live, com a estrutura de Dash do 360, com o Gamepass, vai ser assim com a XCloud, e assim ela vingará, não necessariamente no mercado de consoles, que ela pode e provavelmente vai largar antes de todo mundo, mas na geral.

Fora isso, ela tentará tirar um pouco dessa vantagem de biblioteca, que vem desde quando ela surgiu no mercado, com PS2 vs Xbox, com esses estúdios que comprou. De qualquer forma, tendo os medalhões thirds, ela está tranquila, mais que a Nintendo, mesmo não vencendo ou sendo a melhor.
Tem esse post em .mobi pra poder ler bo Kindle?
 

Valcrist

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.148
Reações
4.872
Pontos
713
Ha alguns anos atras, estava para surgir um adversário a altura das gigantes de agora, mas infelizmente, devido a problemas internos causados por invejosos sonistas, nintendistas e caixistas, ele não conseguiu sobreviver ...

Rip in penis peace Zeebo
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
xisbóca sempre foi uma falhaçao de sucesso.

qualquer console sairia do mercado com as 3rl, mas essa é a microsoft e tem cheats absurdas.

3rl foi um problema fisico algo de fácil solução para uma empresa tão rica, o problema agora é complexo, a marca ta enfraquecida e parcialmente rejeitada, quando chega nesse ponto, geralmente não há mais volta.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Eu acho que a Microsoft vai fazer uma pressão absurda em cima da sony n
xisbóca sempre foi uma falhaçao de sucesso.

qualquer console sairia do mercado com as 3rl, mas essa é a microsoft e tem cheats absurdas.
Sony tem ylod, canhão de Papel do primeiro modelo de ps2 slim, E ps1 que gostava de ficar de pont cabeça.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
O primeiro xbox era um video-game acima dos outros da sua época. Realmente era algo luxuoso até, de alto nível. Faltou jogos, mas o console era bom(pra época). O 360 teve sucesso só pelas cagadas da Sony... console comum onde os jogos de destaque são apenas multiplataformas...

Xbox one é piada.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.425
Pontos
803
Dica: Liga o PS4, vai em troféus. Agora vá até o troféu de zeramento de algum jogo. Pronto, lá está o percentual de todo mundo que conquistou aquele troféu, ou seja, zeraram o jogo. Não precisa ver a ID de "todo mundo". Mas fica aí o aprendizado.

Obrigado mas prefiro fazer qualquer outra coisa que ficar fiscalizando...
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.628
Reações
57.147
Pontos
1.003
Obrigado mas prefiro fazer qualquer outra coisa que ficar fiscalizando...

Minha sugestão: Jogar. Estou jogando Gears 5 desde cedo e ó, legalzinho. A campanha até agora tá bem enrolada, então não estou achando isso tudo, mas deve melhorar. Minha expectativa está no multiplayer, que ainda testarei. No PS4 saiu o Concrete Genie, super exclusivo. É uma boa também.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.425
Pontos
803
Minha sugestão: Jogar. Estou jogando Gears 5 desde cedo e ó, legalzinho. A campanha até agora tá bem enrolada, então não estou achando isso tudo, mas deve melhorar. Minha expectativa está no multiplayer, que ainda testarei. No PS4 saiu o Concrete Genie, super exclusivo. É uma boa também.

Estou sem dinheiro para comprar o CG vou esperar baixar, ou tua exigência é que se jogue no lançamento?
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.628
Reações
57.147
Pontos
1.003
Estou sem dinheiro para comprar o CG vou esperar baixar, ou tua exigência é que se jogue no lançamento?

Exigência? Eu exijo nada. Só peço que a pessoa jogue o que ela diz ser bom ou ruim. Ajuda na credibilidade. Acho que é o mínimo, não é? Mas se prefere comentar sem jogar, é direito seu também. Só não vai ter credibilidade. Não que pareça se importar com isso.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Admiro quem tem coragem de passar a ID pra esse cara, nao iria ficar suspreso dele conseguir seu endereço e tentar te matar prq falou mal de Crackdown sem ter jogado ou por ter falado bem em excesso de TLoU ou algo do tipo.

Se a Sony e Nintendo tivessem saído ontem do mercado amanhã faria 2 dias.
Se a MS tivesse saido ontem do mercado iria parecer que saiu a 20 anos ou melhor, que nem entrou.
 

KevinDurant

Habitué da casa
Mensagens
218
Reações
303
Pontos
88
Videogames são "PCs capados". A diferença é q nos consoles da Sony e da Nintendo tem algumas coisas q o PC não tem (certos jogos de altissima qualidade que marcam cada uma das geraçoes q vao passando)


Xbox não. É um "PC capado" e ponto final!! "Ah mas eu gosto, eu prefiro" blz, ngm ta proibindo vc de gostar de um mero "pc capado". Mas eu fico pensando no cara q comprou um XoneX agora sendo q ja esta pra sair a nova geração. Se fosse um PC de verdade era só fazer uns remendos e vai levando. "PC capado" não.
Mais lucro a SEGA voltar
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Videogames são "PCs capados". A diferença é q nos consoles da Sony e da Nintendo tem algumas coisas q o PC não tem (certos jogos de altissima qualidade que marcam cada uma das geraçoes q vao passando).

Hã, mas e se o cara quiser jogar Forza Horizon 4 e não quer montar (ou investir em upgrades) um PC pra isso?
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Videogames são "PCs capados". A diferença é q nos consoles da Sony e da Nintendo tem algumas coisas q o PC não tem (certos jogos de altissima qualidade que marcam cada uma das geraçoes q vao passando)
Qualquer eletrônico com OS é um PC capado seguindo esse seu ponto de vista.
 

KevinDurant

Habitué da casa
Mensagens
218
Reações
303
Pontos
88
Ué, e PC poderoso é de graça?
E o XoneX é de graça?

Então me vê 3!! Só assim mesmo pra eu querer console da Microsoft.

Microsoft no ramo de games é msm coisa da Globo botar os caras do Globo Rural pra narrar a Copa. Sem logica. Um game não é um software aleatório. É pra quem sabe

Agr em 2019 comecei pra valer minha sala de jogos. Quero ter de tudo, só o Xbox q eu não preciso pq seria literalmente uma caixa pra ocupar espaço q poderia ser mt bem de algum console mais relevante OU uma edição de colecionador grande..tive Xbox 1 vez só e foi pra nunca ter msm.

Nada contra a Microsoft. Se o próximo videogame deles for diferente posso acabar comprando, mas não q eu confie em Ninja Theory (Hellblade e ofensa ao DMC) e Obsidians da vida.. E meu PC deve continuar recebendo as bombas dela - até de graça se eu quiser baixar jack sparrow. Muito provavelmente sera outra bomba de videogame na minha opiniao (atencao pra ultima palavra)
 
Topo Fundo