O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quase 4 milhões de trabalhadores com ensino superior não têm emprego de alta qualificação

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Quase 4 milhões de trabalhadores com ensino superior não têm emprego de alta qualificação
Estudo mostra que país tem mais trabalhadores com faculdade concluída do que ocupações que exigem curso ensino superior. Descompasso cresce desde o início de 2014, quando a crise econômica começou a dar os primeiros sinais.
Por Luiz Guilherme Gerbelli, G1
06/12/2019 07h00 Atualizado há 2 horas


97604
Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O Brasil não tem dado conta de absorver todos os trabalhadores que fazem uma graduação em postos de trabalhos adequados. Hoje, quase 4 milhões de brasileiros que cursaram faculdade não encontram uma profissão que exija a conclusão do Ensino Superior.
Atualmente, o Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade para 14,5 milhões de ocupações com exigência de curso de Ensino Superior. O levantamento foi realizado pela consultoria iDados, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
O número de trabalhadores com faculdade começou a superar a quantidade de vagas disponíveis no primeiro trimestre de 2014, quando a crise econômica começou a dar os primeiros sinais no país. Ao longo dos últimos anos, com o período recessivo e a lenta retomada, esse descasamento só aumentou.
"Muita gente está tendo de trabalhar fora da sua área de formação, está acontecendo um desencontro", diz Guilherme Hirata, pesquisador do iDados. "É um problema que tende a se agravar se a morosidade na economia continuar."

97605
Sobram trabalhadores, faltam vagas — Foto: Arte/G1

Sobram trabalhadores, faltam vagas — Foto: Arte/G1
Hoje, o país tem 12,4 milhões de desempregados, de acordo com a última divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a crise do mercado de trabalho e sem espaço no setor privado, muitos brasileiros partiram para o trabalho por conta própria e para a informalidade.
Formada em desenho industrial, Lívia Fumie Koreeda, de 34 anos, foi demitida de uma rede varejista em 2017. Sem emprego formal, decidiu abrir a sua própria empresa para trabalhar com freelancer. No primeiro ano, chegou a conseguir um rendimento mensal até superior ao que recebia no emprego anterior.
No segundo ano como freelancer, no entanto, o quadro mudou. Os rendimentos passaram a cair e ela passou a atuar como tatuadora. "A partir do segundo ano e meio é que a renda foi diminuindo e, então, tive de rever meu posicionamento e escolhas de como atuar no mercado", diz.
Hoje, Livia ganha menos do que recebia no emprego com carteira assinada. Da renda mensal, 70% ainda vem dos trabalhos que realiza na área de desenho industrial, e o restante tem como origem o que ganha como tatuadora. Nos próximos anos, o objetivo dela é inverter essa relação.

97606
Lívia passou a complementar a renda como tatuadora — Foto: Arquivo pessoal

Lívia passou a complementar a renda como tatuadora — Foto: Arquivo pessoal

Impacto na produtividade

A piora na qualidade do emprego traz uma série de consequências para a economia brasileira. Ela tem um impacto crucial na produtividade do país, por exemplo. O indicador é considerado fundamental para a melhora da atividade econômica e da renda da população brasileira.
Nos últimos anos, no entanto, com o emprego formal em queda, a produtividade brasileira está estagnada porque milhões de trabalhadores tiveram de recorrer a bicos e a trabalhos por conta própria para conseguir alguma renda. Com isso, passaram a agregar menos valor para a economia.
"O Brasil não tem criado ocupações sem setores dinâmicos há muito tempo. Então, há uma dificuldade para que as pessoas que se formam em profissões altamente qualificadas encontrem uma vaga equivalente", afirma o professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Naercio Menezes.
Embora os dados sejam negativos, cursar uma faculdade ainda é bastante vantajoso no país. Um trabalhador com mais anos de estudo sempre vai ter vantagem numa disputa por emprego, mesmo que a vaga não exija uma elevada qualificação. "Mesmo que o desemprego esteja afetando várias classes, ele ainda é menor entre quem tem ensino superior completo", afirma Naercio.
No Brasil, a taxa de desemprego é de 6% entre a população que tem ensino superior completo, de acordo com Naercio. Ela sobe para 14% no grupo que só cursou até o Ensino Médio.
Há uma diferença nos salários também. Quem tem faculdade ganha em média R$ 5 mil. A média de quem cursou ensino médio é de R$ 2 mil. "Esse diferencial salarial ainda é muito alto, o que mostra como a faculdade é importante", diz o professor do Insper.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.453
Pontos
1.763
É incrível como tem gente qualificada "trabalhando" de motorista Uber ou de outro APP de transporte.

Nos quase 2 anos que fui Uber, conheci muita gente com pós graduação, doutorado e mestrado trabalhando de Uber. Mas não como um complemento de renda, e sim como única fonte de renda.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.145
Reações
44.362
Pontos
803
Em Florianópolis peguei UBER com uma engenheira que não teve outra opção após as massivas demissões que a Odebrecht teve que fazer, além da óbvia dificuldade de ser admitida no mesmo cargo em outra empresa.

Deve ser um baque brutal no padrão de vida.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
É incrível como tem gente qualificada "trabalhando" de motorista Uber ou de outro APP de transporte.

Nos quase 2 anos que fui Uber, conheci muita gente com pós graduação, doutorado e mestrado trabalhando de Uber. Mas não como um complemento de renda, e sim como única fonte de renda.
Meu caso aqui.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 


tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.024
Reações
61.959
Pontos
2.059
Esse é o reflexo da banalização ("progressistas" diriam democratização) do diploma.

Faculdade não é pra todo mundo, quando todo mundo tem um canudo, ninguém tem canudo, ele perde o valor.

Hj pro cara se destacar ele precisa de um MBA, pós, doutorado e o escambau.. qdo vc pega um trampo o RH nem pede mais seu diploma, "f**a-se todo mundo tem"
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Diversos fatores:
a) Muitos fazendo graduações famosas por grana e status, mas sem se esforçara para melhorar na mesma. Isso sem contar o povo que consegue ter um bom emprego, mas odeia o que faz e até se mata como diversos médicos;
b) Demanda baixa na maioria das cidades brasileiras( federais inclusive) e os locais com disponibilidades de vagas oferecendo bem baixo;
c) Supervalorização do ensino superior. Inclusive, fico de cara como o pessoal faz vários sacrifícios para uma simples festa de formatura.

Obs: graduei-me em direito( mesmo contra minha vontade na época e larguei contábeis na federal por pressão dos meus pais) e afirmo: é a graduação que mais se encontra gente "bocó" no Brasil, talvez do mundo.
 

Cactuar

Supra-sumo
Mensagens
2.347
Reações
1.513
Pontos
183
O fato é que boa parte desse povo com diploma se formou daquele jeitão zuado, malemá sabendo o básico, também esquecem que a faculdade não é o fim, ou vc continua o aperfeiçoamento ou fica para trás, mesmo com diploma. Ainda junta-se a isso essa economia lixo do pais esse é o resultado
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
daqui de casa escuto todas as noites, pelo menos nas ultimas 2 semanas, barulho de fogos de artificio, que sao as as formaturas das trocentas uniesquinas que tem pela redondeza

ai so fico pensando, antes eram centenas de futuros concurseiros ai surgindo, agora sao centenas de novos motoristas de uber

triste realidade.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Faculdade não é pra todo mundo, quando todo mundo tem um canudo, ninguém tem canudo, ele perde o valor.

Hj pro cara se destacar ele precisa de um MBA, pós, doutorado e o escambau.. qdo vc pega um trampo o RH nem pede mais seu diploma, "f**a-se todo mundo tem"
É como eu sempre falo, virou o novo ensino médio essa porra, faz uns anos
Hj em dia o ensino médio escolar tem mais foco em passar num vestibular, ai o verdadeiro ensino médio começa nas faculdades
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
daqui de casa escuto todas as noites, pelo menos nas ultimas 2 semanas, barulho de fogos de artificio, que sao as as formaturas das trocentas uniesquinas que tem pela redondeza

ai so fico pensando, antes eram centenas de futuros concurseiros ai surgindo, agora sao centenas de novos motoristas de uber

triste realidade.
A diferença é que a questão dos concurseiros meio se tornou um objetivo de vida dos próprios pais, basta ver a quantidade de pessoas mais experientes querendo os filhos cursando direito( independente onde for o local) com o objetivo de obter um cargo público; diferente do Uber que virou mais uma questão de necessidade, mas diferente de uma opção pessoal.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
É incrível como tem gente qualificada "trabalhando" de motorista Uber ou de outro APP de transporte.

Nos quase 2 anos que fui Uber, conheci muita gente com pós graduação, doutorado e mestrado trabalhando de Uber. Mas não como um complemento de renda, e sim como única fonte de renda.
Triste realidade.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Normal. Na minha sala formou uma colega que falava "usucampeão" e não sabia a capital de Santa Catarina.
Esse é o grande lance. Tem muito cara bom desempregado mas a grande maioria é faca cega, eu sou eng é realmente tá um lixo o mercado, eu faço meus projetos por fora. Acho que esse lance de uber seja muito lixo, muito mal remunerado. Sem falar aqueles malucos que tem família boa, o mano entra na faculdade sem nem ao menos ter carteira de trabalho. Nunca trabalhou na vida, ai os caras saem da faculdade achando que vai arrumar super salários. Somente medicina da pra fazer isso, os demais tem que ter alguma experiência.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
O fato é que boa parte desse povo com diploma se formou daquele jeitão zuado, malemá sabendo o básico, também esquecem que a faculdade não é o fim, ou vc continua o aperfeiçoamento ou fica para trás, mesmo com diploma. Ainda junta-se a isso essa economia lixo do pais esse é o resultado
Eu fiz engenharia elétrica, no fim da faculdade tinha gente que não sabia o básico do básico, como por exemplo, usar um multimetro.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
É incrível como tem gente qualificada "trabalhando" de motorista Uber ou de outro APP de transporte.

Nos quase 2 anos que fui Uber, conheci muita gente com pós graduação, doutorado e mestrado trabalhando de Uber. Mas não como um complemento de renda, e sim como única fonte de renda.
Aqui em SP é a mesma coisa.

O lado """"bom"""" da crise é isso: Você consegue contratar profissionais altamente qualificados por um valor bem mais baixo que de costume.

Mas essas pessoas deveriam estar ganhando na área delas o que ganham com uber, isso sim mostra o quanto o país ta quebrado e ruindo: Sequer existe a vaga.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.867
Reações
104.799
Pontos
1.824
Eu enxergo da seguinte maneira, se o cara gostar do que faz e sempre procurar se atualizar, ele vai ter sim sua vaguinha no mercado de trabalho.
Existe um monte de médicos formados, mas que tratam seus clientes com um açougueiro trata um pedaço de bife.
Só vão por que "dá dinheiro", o mesmo deve caber para outras formações e não porque tem vontade/prazer de fazer aquilo.

Claro que o país falido atrapalha todo mundo, mas para mim a "vocação", também conta muito.
Não sei se o Brasil tivesse prosperando e que todos esses formados, que se formam achando que aquela área mudar a vida dele financeiramente, se estariam em uma situação tão diferente de hoje.
Se o cara quer fazer Educação Física e se ele gostar daquilo, ele vai se especializar e prosperar.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Eu conheço muita gente formada que é uma topeira. Namoral, quando estava nas minhas aulas de pós-graduação, tinham pessoas ali que cada vez que abriam a boca era pra falar m**** e eu pensava: Rapaz, se o mercado de trabalho estiver todo assim, eu to muito bem!

Sorte deles que eu sou empreendedor e trabalho por conta própria. Porque em qualquer reunião de trabalho com adversários como eles, não daria nem graça.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Eu conheço muita gente formada que é uma topeira. Namoral, quando estava nas minhas aulas de pós-graduação, tinham pessoas ali que cada vez que abriam a boca era pra falar m**** e eu pensava: Rapaz, se o mercado de trabalho estiver todo assim, eu to muito bem!

Sorte deles que eu sou empreendedor e trabalho por conta própria. Porque em qualquer reunião de trabalho com adversários como eles, não daria nem graça.
Aí é que vc se engana.

Sou empreendedor atualmente mas já trabalhei em muita empresa grande, cheia desse tipo de topeira.

Velhos, essas pessoas fazem de tudo para se dar bem na empresa, mas não trabalhando bem, mas sim puxando o tapete dos outros.

É uma puxação de tapete sem limites, todo mundo tentando te derrubar.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Eu conheço muita gente formada que é uma topeira. Namoral, quando estava nas minhas aulas de pós-graduação, tinham pessoas ali que cada vez que abriam a boca era pra falar m**** e eu pensava: Rapaz, se o mercado de trabalho estiver todo assim, eu to muito bem!

Sorte deles que eu sou empreendedor e trabalho por conta própria. Porque em qualquer reunião de trabalho com adversários como eles, não daria nem graça.

desculpe cortar seu barato, mas esta muito mal

essas pessoas nasceram com dom de falar tanto que inventam mentiras pra quebrar as pernas dos outros ou se ausentar de responsabilidade ou ganhar vantagem na empresa pra promocao.

Pra piorar, se a mente deles sao assim de tapados eh pq têm QI por parentes e que vai conseguir algo pra eles em alguma empresa, vao ganhar bem pois sempre tem um "trouxa" la que eh super esforçado e depende daquele emprego por ser o "forasteiro".
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Como se ser formado em faculdade garantisse alguma coisa.

Não garante que o sujeito é qualificado em porra nenhuma.

Não garante que vai arrumar emprego.

Cada um é responsável pela própria vida. Quem é bom constrói a própria vida, sai fora das estatísticas e caga pra elas. Quem é ruim chora e usa estatística pra desculpar suas próprias derrotas.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Aí é que vc se engana.

Sou empreendedor atualmente mas já trabalhei em muita empresa grande, cheia desse tipo de topeira.

Velhos, essas pessoas fazem de tudo para se dar bem na empresa, mas não trabalhando bem, mas sim puxando o tapete dos outros.

É uma puxação de tapete sem limites, todo mundo tentando te derrubar.
desculpe cortar seu barato, mas esta muito mal

essas pessoas nasceram com dom de falar tanto que inventam mentiras pra quebrar as pernas dos outros ou se ausentar de responsabilidade ou ganhar vantagem na empresa pra promocao.

Pra piorar, se a mente deles sao assim de tapados eh pq têm QI por parentes e que vai conseguir algo pra eles em alguma empresa, vao ganhar bem pois sempre tem um "trouxa" la que eh super esforçado e depende daquele emprego por ser o "forasteiro".

Vocês dois falaram quase a mesma coisa, o que eu não discordo.
Mas a minha referência mesmo era apenas ao grande número de pessoas com formação acadêmica, muitas vezes com pós, que são topeiras ambulantes. Eu não me referia ao comportamento "mau caráter" de pessoas dentro do ambiente corporativo.

Uma pessoa formada que é burra, é só burra mesmo.
Uma pessoa formada burra que tenta puxar o tapete dos outros ou subir de cargo por ser amigo do rei, é burra e mau caráter.

Eu estava apenas no primeiro exemplo. :kchapo
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Aí é que vc se engana.

Sou empreendedor atualmente mas já trabalhei em muita empresa grande, cheia desse tipo de topeira.

Velhos, essas pessoas fazem de tudo para se dar bem na empresa, mas não trabalhando bem, mas sim puxando o tapete dos outros.

É uma puxação de tapete sem limites, todo mundo tentando te derrubar.

O que mais tem são esses tipos. Eu já demiti vários. Alguns eram meus chefes.

Esse tipo de gente morre pela própria incompetência. E pela própria língua, no exato momento em que aparece alguém com peito pra comprar a briga e foder com o esquemão deles.

Seja esse alguém.

É divertido pra c***lho.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Uber tem mais engenheiro do que o CREA

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Se eles não tem CREA não são engenheiros.

Assim como quem não tem OAB não é advogado.

Por mais que adorem dizer que são. Por que não passam de uns merdas frustrados que se acham alguma coisa só por terem empurrado com a barriga um "ensino superior".
 
Topo Fundo