O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


quem envelheceu melhor: sonic ou mario?

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Sonic ainda não conseguiu se estabilizar em 3D, e defendo com unhas e dentes que qualquer apreço por Sonic Adventure é pura nostalgia por o Dreamcast ter inaugurado a sexta geração de consoles com alguns anos de antecedência. Eu lembro, pois eu estava lá, vi o Sonic Adventure e só faltei mijar nas calças. Com aqueles gráficos, aquela velocidade, aquela ambientação, fiquei em transe e não notaria nem o apocalipse. Tempos depois, tomei um banho de água fria com a quantidade de bugs e jogabilidade solta e instável.

Por outro lado, Sonic Colors é do c***lho, finalmente acertou a jogabilidade e colocou o ouriço num caminho promissor. Sonic Generations deu uma leve decaída, mas o jogo continuou bom. Sonic Lost World só joguei o demo, mas já me pareceu pior. De qualquer maneira, Sonic em 3D não está sem solução, basta evoluir a fórmula do Colors e Generations e centrar-se no que realmente importa: um jogo de plataforma com velocidade e qualidade. Fazer "missãozinha" ou ficar procurando colecionáveis escondidos é zueira pura, tira totalmente o foco do jogo.

Quanto ao Mario, já começou bem em 3D e manteve, no mínimo, uma qualidade decente. Por isso, digo que ele envelheceu melhor.

Se for pra comparar os primeiros jogos de Mario e Sonic, os clássicos, eu diria que dá empate. O Sonic antigo é competente mesmo hoje em dia, teve quem tentou copiar e fracassou, o jogo foi único na época e ainda tem potencial.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.249
Reações
26.551
Pontos
1.549
empate técnico sem dúvida...
só não podemos comparar os novos jogos né...ae o mario dispara...

O sonic perdeu o carisma quando abandonou o visual barrigudinho pra se tornar um caneludo humanóide.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.748
Reações
62.418
Pontos
1.253
Os Marios e Sonics empatavam na época do SNES/Mega em questão de envelhecer,mas quando saiu o Super Mario 64,o Mario entrou desenfreado,deixando Sonic pra trás.

Pode ver,até hoje utilizam a base do Super Mario 64 para os jogos 3D da série,de tão evoluída que ela foi para seu tempo,e de tão bem que envelheceu.
Já no Sonic,eles pegaram um bocado da série Adventure,mas tiveram que tentar refinar e mudar muitos quesitos - porque a fórmula não era tão boa e envelheceu muito mal - o que acabou resultando em jogos ruins (Sonic 06,Sonic Unleashed) ; e em 2 jogos bons (Sonic Colors e Sonic Generations),que obtiveram sucesso nisso.

No mais,aposto esse Sonic Boom aí vai ser um "Boom" realmente,infelizmente,mais uma bomba atômica da Sega.

[user]Arlindo Orlando[/user]
Excelente definição que você fez das duas séries.
Estendendo mais um pouquinho,digo que esse Sonic Generations é realmente um bom jogo ,mas nada de espetacular ou algo do tipo (até porque o jogo é minúsculo,e isso conta muito na hora de analisar),só um jogo que conseguiu reunir tudo que tinha de bom na série Sonic,sem inovar nem evoluir drasticamente nada.
 

crane1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
557
Reações
452
Pontos
514
Eu lembro, pois eu estava lá, vi o Sonic Adventure e só faltei mijar nas calças. Com aqueles gráficos, aquela velocidade, aquela ambientação, fiquei em transe e não notaria nem o apocalipse.
Cara, sentí a mesma sensação. haha E a hora que ví aquela baleia destruindo a plataforma de madeira enquanto o Sonic corria em direção a tela? Sou tão nostalgista que ao imaginar consigo lembrar direitinho a sensação. Bom demais!
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.229
Pontos
1.514
Se for considerado todos os jogos do Sonic do Mega Drive e dos 2 melhores Marios(Mario 3 e Mario World) da história digo com absoluta convicção:

NENHUM DELES ENVELHECEU, SENDO PORTANTO, ATEMPORAIS.

Aliás a maioria(senão todos) dos games novos não chegam no chinelo deles, é tamanha a superioridade destes clássicos que fazem que os games novos que pareçam envelhecidos.

Deveriam era pegá-los para inspiração e exemplo para criarem novos jogos, pois a maioria dos atuais perde em design, desafio, diversão e jogabilidade.



inclui os jogos do Master System que ninguém cita. São lindos ainda hoje!!!
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Essa imagem diz muita coisa.
Eu nem sei se foi lançado, mas não compraria esse jogo.
Pode ser que estou errado, sei lá , mas olhem como estão os personagens.








Pra mim Sonic é isso :

1402769697718.png

Dizem que quem tem barriga tem historia. No caso do Sonic, é uma verdade absoluta!

420611_572637769423664_1002873132_n.jpg
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Cara, sentí a mesma sensação. haha E a hora que ví aquela baleia destruindo a plataforma de madeira enquanto o Sonic corria em direção a tela? Sou tão nostalgista que ao imaginar consigo lembrar direitinho a sensação. Bom demais!

Sim, sim. Aquela parte foi uma boçalidade gráfica. Com aqueles gráficos, aquela velocidade e quantidade de detalhes... Nunca se tinha visto nada assim antes. Não tinha como ser imparcial com aquele jogo, num primeiro momento. Só que depois enjoou, você percebia as falhas dele. Até porque o Dreamcast não teve escassez de jogos bons. Foi uma época bem criativa por parte da Sega, só faltou maior polimento nos jogos. Jet Grind Radio, por exemplo, seria bem legal se tivesse uma jogabilidade mais refinada e menos trancada. Se bem que, naquelas condições, a Sega não estava com calma pra polir os jogos, o ideal era ganhar dinheiro o mais rápido possível.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Os Marios e Sonics empatavam na época do SNES/Mega em questão de envelhecer,mas quando saiu o Super Mario 64,o Mario entrou desenfreado,deixando Sonic pra trás.

Pode ver,até hoje utilizam a base do Super Mario 64 para os jogos 3D da série,de tão evoluída que ela foi para seu tempo,e de tão bem que envelheceu.
Já no Sonic,eles pegaram um bocado da série Adventure,mas tiveram que tentar refinar e mudar muitos quesitos - porque a fórmula não era tão boa e envelheceu muito mal - o que acabou resultando em jogos ruins (Sonic 06,Sonic Unleashed) ; e em 2 jogos bons (Sonic Colors e Sonic Generations),que obtiveram sucesso nisso.

No mais,aposto esse Sonic Boom aí vai ser um "Boom" realmente,infelizmente,mais uma bomba atômica da Sega.

[user]Arlindo Orlando[/user]
Excelente definição que você fez das duas séries.
Estendendo mais um pouquinho,digo que esse Sonic Generations é realmente um bom jogo ,mas nada de espetacular ou algo do tipo (até porque o jogo é minúsculo,e isso conta muito na hora de analisar),só um jogo que conseguiu reunir tudo que tinha de bom na série Sonic,sem inovar nem evoluir drasticamente nada.

Sonic Boom prefiro esperar pra ver o que sai. Afinal, não é a Sega que está produzindo, mas uma empresa que tem gente até da Naughty Dog dentro. O ruim da Sega é a preguiça, de achar que a vitória está ganha, sem se esforçar para continuar a evolução ou até mantê-la (foi assim com o Colors). Para ela, Sonic é dinheiro fácil. Triste, mas é verdade. Outro paralelo que traço é com o próprio Sonic Colors. Na época do jogo, li muito post dizendo que o Wii ia "receber lixo", enquanto o retorno do ouriço estava em Sonic 4 (ainda na parte 1). Não discordei, pois Sonic Colors aparentava ser horrível (com esse nome e vários amiguinhos alienígenas? Só pode ser bomba). No final das contas, Colors foi bem executado e Sonic 4 saiu capado e com jogabilidade travosa, além de fases cheias de mortes injustas. Ou seja, justamente o contrário do que todo mundo esperava.

Deste modo, prefiro esperar pra ver. Eu poderia aceitar a tese de que estão descaracterizando o Sonic em Sonic Boom, mas a Sega já faz isso há anos com esse ouriço "v1d4 l0k4" comedor de hot dog. Se a única "caracterização" for a sombra do que um dia Sonic foi, como um campeão à beira da morte, acho melhor apertar o botão do suicídio e recomeçar. Estou curioso pra ver como esse jogo novo vai se sair.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.748
Reações
62.418
Pontos
1.253
Sonic Boom prefiro esperar pra ver o que sai. Afinal, não é a Sega que está produzindo, mas uma empresa que tem gente até da Naughty Dog dentro. O ruim da Sega é a preguiça, de achar que a vitória está ganha, sem se esforçar para continuar a evolução ou até mantê-la (foi assim com o Colors). Para ela, Sonic é dinheiro fácil. Triste, mas é verdade. Outro paralelo que traço é com o próprio Sonic Colors. Na época do jogo, li muito post dizendo que o Wii ia "receber lixo", enquanto o retorno do ouriço estava em Sonic 4 (ainda na parte 1). Não discordei, pois Sonic Colors aparentava ser horrível (com esse nome e vários amiguinhos alienígenas? Só pode ser bomba). No final das contas, Colors foi bem executado e Sonic 4 saiu capado e com jogabilidade travosa, além de fases cheias de mortes injustas. Ou seja, justamente o contrário do que todo mundo esperava.

Deste modo, prefiro esperar pra ver. Eu poderia aceitar a tese de que estão descaracterizando o Sonic em Sonic Boom, mas a Sega já faz isso há anos com esse ouriço "v1d4 l0k4" comedor de hot dog. Se a única "caracterização" for a sombra do que um dia Sonic foi, como um campeão à beira da morte, acho melhor apertar o botão do suicídio e recomeçar. Estou curioso pra ver como esse jogo novo vai se sair.
Sim mas tu viu os vídeos?
Pelamor,tá ficando muito ruim pelo jeito,os personagens não param de falar como em Bubsy 3D,e o jogo parece morto,sem vida.
Depois se der dá uma olhadinha...

A versão de 3DS tá ficando melhor,mas nada demais tbm.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Sonic do mega drive e master e Mario do nes e snes empatam.

O Sonic foi foda especialmente no mega drive (a sega tb foi foda no mega drive tanto pelo console como pelos games dela), nessa época saíram desenhos animados do sonic e todo tipo de produto.

Ambos são soberbos mesmo hoje.

O problema do sonic foi a Sega. A sega depois do mega drive só fez m****, salvo raras exceções.

O ultimo jogo top da Sega, digo top e não apenas bom foi Shemue 2 para a época, e isso faz mais de 10 anos.....

Depois de 2001 lançou jogos muito bons, mas cada vez a qualidade cai mais. Hoje a Sega lança um ou outro jogo bom apenas. Nenhum jogo excelente e muito menos top ou got.

Sega foi top entre 86 e 95, depois disso foi caindo a cada ano. E ci cada vez mais.

Entre 86 e 95 foi o auge da Sega. Inicialmente eram os seu arcades e teve o apice entre 90 e 95 com arcades fodas e o mega drive.

A m**** começou com o Saturn mas ela ainda tinha força nos arcades. A partir dos anos 2002 a Sega perdeu a qualidade em produzir games e isso parece se agravar cada vez mais.

Sonic só vende bem hoje por causa de seu passado. A força que ele ainda tem hoje se deve ao seu passado apenas.

A sega na época do mega produziu dezenas de jogos muitos bons e uns 20 games top apenas no mega drive. Com o omega tinha menos apoio da hirds que o snes a Sega produziu bem mais games para o mega que a nintnedo para o snes.

E a maioria dos jogos da Sega parao mega eram bons tendo vários games tops além dos sonics, especialmente o Sor 1,2 e 3, os jogos da Dysney fantásticos, Monaco GP 1 e 2, Toe Jan 1 jogo criativo e foderoso, Revenge of Shinobi e Shinobi 3, Comix Zone, etc

Após 1995 e até hoje, quase 20 anos, a Sega produziu menor quantidade de jogos de qualidade, NEM MESMO 1/3 DE JOGOS TOPS que nos 07 anos do mega drive. put* que pariu se fude.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Sim mas tu viu os vídeos?
Pelamor,tá ficando muito ruim pelo jeito,os personagens não param de falar como em Bubsy 3D,e o jogo parece morto,sem vida.
Depois se der dá uma olhadinha...

A versão de 3DS tá ficando melhor,mas nada demais tbm.

Vi só uns videos rápidos de gameplay, ainda não vi a parte da história. Tens algum pra recomendar?
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Sem querer desmerecer Sonic Mario tem jogos bem mais "atemporais".

Compare Mario 3 com qualquer Sonic do MD ou Sonic Adventures com Mario 64.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
você está enganado
tumblr_n3bcymyRMk1ts7ql8o1_500.gif


E665A06BDDBA6DF5884DDF1EAA5A415993502279

Mas esse não é Sonic, cara. É o Sanic. É a redefinição de velocidade, adrenalina. Injustiça comparar. Esse jogo ainda não foi lançado, nem será, até o ser humano se mostrar digno de recebê-lo.

Ah tem um que mostra direitinho o gameplay,acho que é da Gamescom,ou da E3 2014.
Dps dá uma olhadinha aí.

Vi alguns dessa Gamescom. Até agora, não notei maior quantidade de falas que em jogos anteriores, nem aquelas piadinhas clássicas do Sonic. Sei lá, pelo o que vi, o jogo tem as partes de velocidade e umas partes de exploração. Se inspiraram no Adventure, eu acho. Se não for lotado de bugs, talvez até saia decente. Preciso conferir os trailers da E3 pra ver se não pioraram o jogo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vi alguns dessa Gamescom. Até agora, não notei maior quantidade de falas que em jogos anteriores, nem aquelas piadinhas clássicas do Sonic. Sei lá, pelo o que vi, o jogo tem as partes de velocidade e umas partes de exploração. Se inspiraram no Adventure, eu acho. Se não for lotado de bugs, talvez até saia decente. Preciso conferir os trailers da E3 pra ver se não pioraram o jogo.
É isso?




Detestei com todas as forças.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Após 1995 e até hoje, quase 20 anos, a Sega produziu menor quantidade de jogos de qualidade, NEM MESMO 1/3 DE JOGOS TOPS que nos 07 anos do mega drive. put* que pariu se fude.
Acho que ela continuou em grande forma até o fim do Dreamcast, esbanjando criatividade e qualidade.

A partir de então, sim, desandou como produtora.

Especificamente sobre o Sonic, ela nunca descobriu o que fazer com ele em um ambiente 3D.
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
Acho que ela continuou em grande forma até o fim do Dreamcast, esbanjando criatividade e qualidade.

A partir de então, sim, desandou como produtora.

Especificamente sobre o Sonic, ela nunca descobriu o que fazer com ele em um ambiente 3D.

Acho que voce nunca ouviu falar de um joguinho chamado sonic heroes
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.748
Reações
62.418
Pontos
1.253
meme-11613--e-o-demonio!.jpg


Mas não é só Sanic não.Tem também o Supra Mayro Bross e Supra Mayro Kratt:
Mayro.png

mqdefault.jpg

Vi alguns dessa Gamescom. Até agora, não notei maior quantidade de falas que em jogos anteriores, nem aquelas piadinhas clássicas do Sonic. Sei lá, pelo o que vi, o jogo tem as partes de velocidade e umas partes de exploração. Se inspiraram no Adventure, eu acho. Se não for lotado de bugs, talvez até saia decente. Preciso conferir os trailers da E3 pra ver se não pioraram o jogo.
Então são os da E3.
Vc precisa ver,os personagens não param de falar um minuto.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acho que voce nunca ouviu falar de um joguinho chamado sonic heroes
Conheci sim, joguei no PC com ótimos gráficos e ótima movimentação (já vi reclamarem que a versão PS2 não ficou boa, mas esta não joguei para concordar ou não).

Sonic Heroes é um bom jogo. Longe de ser memorável ou uma referência na indústria como um dia o mascote da Sega foi e deveria continuar sendo.
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
Conheci sim, joguei no PC com ótimos gráficos e ótima movimentação (já vi reclamarem que a versão PS2 não ficou boa, mas esta não joguei para concordar ou não).

Sonic Heroes é um bom jogo. Longe de ser memorável ou uma referência na indústria como um dia o mascote da Sega foi e deveria continuar sendo.

Então voce vai descartar esse jogo como 3d so porque não e memoravel o suficiente?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Então voce vai descartar esse jogo como 3d so porque não e memoravel o suficiente?
Não sou hater de Sonic, não. Ao contrário. Não disse que descartaria, disse que a Sega não descobriu o que fazer com ele.

Se ela consegue fazer algo apenas "Ok", sinal de que ainda não reencontrou a grandiosidade da franquia. E por isso continua procurando um caminho. Esse "novo" Sonic é reflexo disso e os traillers são desanimadores.
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
Não sou hater de Sonic, não. Ao contrário. Não disse que descartaria, disse que a Sega não descobriu o que fazer com ele.

Se ela consegue fazer algo apenas "Ok", sinal de que ainda não reencontrou a grandiosidade da franquia. E por isso continua procurando um caminho. Esse "novo" Sonic é reflexo disso e os traillers são desanimadores.

Nao ligo se sonic virar 3D ou não, vou continuar gostando dele, a sega fez um excelente trabalho no heroes e eu me diverti muitissimo com ele(joguei no ps2 e nunca joguei no pc).

A transição de 2D para 3D que começou com mario 64 influenciou mais negativamente do que positivamente nas franquias posteriores, ja perdi a conta de quantas franquias foram pro saco por causa dessa transição, alguem se lembra da afronta dos fas quando lançaram Megaman X7?
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
É isso?




Detestei com todas as forças.


Ah, esse eu não conhecia. Deu pra ver uma parte mais chatinha do jogo. Pelos videos anteriores, não pensei que haveria tanto combate. Ocorreu algo assim em Sonic Unleashed, com boas partes de velocidade, mas poucas, sendo o jogo mais focado em uma jogabilidade mais genérica com o lobisomem.

Enfim, Sonic não precisa ser 100% velocidade, mas esta deve estar presente em sua maioria. Acabei vendo muito combate no jogo. Combate não é ruim, mas aparentou ser mais delongado que o necessário, com vários inimigos genéricos. Poderiam deixar essas lutas bem mais esporádicas e se aproveitar de mecânicas específicas em cada uma delas (ou em grupos delas, pra não forçar tanto a criatividade), a fim de deixar as lutas com um ar menos superficial. Ou poderiam guardar esses momentos mais pros chefes.

Quanto às partes de plataforma pura, ainda assim poderiam imprimir mais dinâmica, tipo os jogos do Mario quando você sai correndo com tudo. Obviamente, o Mario não vai ser rápido como o Sonic, mas ainda assim você nota fluidez e celeridade. Ainda dá tempo de lapidar o jogo, pois, na minha opinião, os problemas são mais relacionados a uma jogabilidade genérica que a um conceito sem futuro.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.748
Reações
62.418
Pontos
1.253
Nao ligo se sonic virar 3D ou não, vou continuar gostando dele, a sega fez um excelente trabalho no heroes e eu me diverti muitissimo com ele(joguei no ps2 e nunca joguei no pc).

A transição de 2D para 3D que começou com mario 64 influenciou mais negativamente do que positivamente nas franquias posteriores, ja perdi a conta de quantas franquias foram pro saco por causa dessa transição, alguem se lembra da afronta dos fas quando lançaram Megaman X7?
Essa primeira parte do seu post tem um cheirinho de fanboy.

Negativo.
Isso aconteceu com algumas franquias porque Super Mario 64 era e é tão bom,mas tão bom,que ninguém conseguiu produzir um jogo ou copiar um à altura dele.
Então,problema é de quem não conseguiu criar ou copiar.
Mas surgiram muitos jogos bons de plataforma em 3D sim...Rayman 2,Crash,Banjo Kazooie,dentre outros.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.229
Pontos
1.514
agora tem que ver a interpretação aí do tópico!


Tem duas maneiras:


A primeira é pegar os jogos clássicos e dizer qual é o que ficou mais agradável hoje, tanto em gráficos quanto em jogabilidade. Pra mim, empate técnico.


A segunda é quem foi melhor ao longo dos anos, décadas... aí acho que o Mario ganha!
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Sonic ainda não conseguiu se estabilizar em 3D, e defendo com unhas e dentes que qualquer apreço por Sonic Adventure é pura nostalgia por o Dreamcast ter inaugurado a sexta geração de consoles com alguns anos de antecedência. Eu lembro, pois eu estava lá, vi o Sonic Adventure e só faltei mijar nas calças. Com aqueles gráficos, aquela velocidade, aquela ambientação, fiquei em transe e não notaria nem o apocalipse. Tempos depois, tomei um banho de água fria com a quantidade de bugs e jogabilidade solta e instável.

Por outro lado, Sonic Colors é do c***lho, finalmente acertou a jogabilidade e colocou o ouriço num caminho promissor. Sonic Generations deu uma leve decaída, mas o jogo continuou bom. Sonic Lost World só joguei o demo, mas já me pareceu pior. De qualquer maneira, Sonic em 3D não está sem solução, basta evoluir a fórmula do Colors e Generations e centrar-se no que realmente importa: um jogo de plataforma com velocidade e qualidade. Fazer "missãozinha" ou ficar procurando colecionáveis escondidos é zueira pura, tira totalmente o foco do jogo.

Quanto ao Mario, já começou bem em 3D e manteve, no mínimo, uma qualidade decente. Por isso, digo que ele envelheceu melhor.

Se for pra comparar os primeiros jogos de Mario e Sonic, os clássicos, eu diria que dá empate. O Sonic antigo é competente mesmo hoje em dia, teve quem tentou copiar e fracassou, o jogo foi único na época e ainda tem potencial.
Mas os bugs do adventure são perdoáveis, iguais aos problemas de câmera em Sunshine (que enchem o saco). Até Mario 64 tem uns momentos que jogando hoje deixam com aquela impressão de "podia ser melhor".

Acho que todos esses jogos antigos em 3D dependem muito da nostalgia para se manterem atuais. O que vale é que quando lançados foram muito bem sucedidos (os Mario 64/sunshine e os Sonic Adventure). Mario 64 porém é mais resistente ao tempo pois a formula da franquia (tudo bem simples e com design de fases muito mais caprichado) beneficia isso. Acho até que Mario foi mais fácil de migrar pro 3D exatamente pq tem uma formula mais universal, e se um dia inventarem uma nova maneira de fazer jogos será novamente uma das primeiras franquias tradicionais a fazer bem a transição. Já Sonic depende muito do impressionismo causado por sua velocidade, mas a coisa chegou num ponto que não da pra vc ficar aumentando a velocidade do personagem sem deixar o jogo impraticável pra maioria, pelo menos é o que acho.

O primeiro personagem clássico da Sega que deveria ter sido convertido pro 3D é o Alex Kid. Ele tem uma estrutura bem parecida com Mario (pelo menos o Miracle World tem, os outros são de qualidade bem controversa) e logo no Saturn já deveria ter tido uma nova chance.

Sonic é um personagem temporal demais, que nasceu para ser um jogo de Mega Drive com a função de Mario Killer, que contrastasse com o jogo da Nintendo em tudo, tipo uma pegadinha/provocação ou coisa do tipo. Tanto que ele ficou perfeito em Smash Bros, fazendo exatamente isso:klol
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.229
Pontos
1.514
Conheci sim, joguei no PC com ótimos gráficos e ótima movimentação (já vi reclamarem que a versão PS2 não ficou boa, mas esta não joguei para concordar ou não).

Sonic Heroes é um bom jogo. Longe de ser memorável ou uma referência na indústria como um dia o mascote da Sega foi e deveria continuar sendo.



compartilho da mesma opinião. Joguei no PC inclusive. Aliás não entendo porque não saiu pro Steam. Tenho a coleção completa do Sonic da era 3D (e os do Mega) mas não tem o Heroes. Tem até o primeiro Adventure que foi lançado porcamente no STEAM.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Acho que ela continuou em grande forma até o fim do Dreamcast, esbanjando criatividade e qualidade.

A partir de então, sim, desandou como produtora.

Especificamente sobre o Sonic, ela nunca descobriu o que fazer com ele em um ambiente 3D.



No Saturn começou a Decair. O Saturn não fez nenhum sonic.....

Várias conversões do Arcade como Daytona e Virtua Fighter ficaram bem inferiores.

Os grandes jogos e jogos tops diminuíram muito. No mega consigo citar uns 20 jogos tops e uns 40 jogos excelentes e muito bons da Sega.

No Saturn isso é muito menor. Games top foram uma meia dúzia de jogos com destaque para franquia panzer Dragon e uns 10 games muito bons.

No Dream como ele durou pouco teve menos ainda top games da Sega. No Dream jogo top da Sega foi apenas Sonics que voltaram a ser lançados e chamaram a atenção e Shemue 1 e 2. Aí teve mais uma meia dúzia de games muito bons da Sega e fim.

Após o Dream até hoje nenhum jogo considerado top a Sega lançou apenas uns games bons que cada vez vão ficando mais escassos.

O Apíce da Sega foi no fim dos ano 80 até o final da primeira metade dos anos 90 ou seja de 1988 até 1995 que coincide com o período em que o mega drive estava vigorando (mega até 95 teve vendas boas)
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Mas os bugs do adventure são perdoáveis, iguais aos problemas de câmera em Sunshine (que enchem o saco). Até Mario 64 tem uns momentos que jogando hoje deixam com aquela impressão de "podia ser melhor".

Acho que todos esses jogos antigos em 3D dependem muito da nostalgia para se manterem atuais. O que vale é que quando lançados foram muito bem sucedidos (os Mario 64/sunshine e os Sonic Adventure). Mario 64 porém é mais resistente ao tempo pois a formula da franquia (tudo bem simples e com design de fases muito mais caprichado) beneficia isso. Acho até que Mario foi mais fácil de migrar pro 3D exatamente pq tem uma formula mais universal, e se um dia inventarem uma nova maneira de fazer jogos será novamente uma das primeiras franquias tradicionais a fazer bem a transição. Já Sonic depende muito do impressionismo causado por sua velocidade, mas a coisa chegou num ponto que não da pra vc ficar aumentando a velocidade do personagem sem deixar o jogo impraticável pra maioria, pelo menos é o que acho.

O primeiro personagem clássico da Sega que deveria ter sido convertido pro 3D é o Alex Kid. Ele tem uma estrutura bem parecida com Mario (pelo menos o Miracle World tem, os outros são de qualidade bem controversa) e logo no Saturn já deveria ter tido uma nova chance.

Sonic é um personagem temporal demais, que nasceu para ser um jogo de Mega Drive com a função de Mario Killer, que contrastasse com o jogo da Nintendo em tudo, tipo uma pegadinha/provocação ou coisa do tipo. Tanto que ele ficou perfeito em Smash Bros, fazendo exatamente isso:klol

Jogo novamente muitos títulos em emuladores e tem cabimento: uma dose de nostalgia ajuda o jogo a se manter (às vezes, é necessário fazer vista grossa pra alguns defeitos). Por outro lado, não é 100% nostalgia. Caso contrário, nenhum jogador novato conseguiria gostar de um jogo antigo.

Na época, não tinha como falar mal de Sonic Adventure. Querendo ou não, o jogo tem seus méritos, inaugurou bem uma geração, tinha grande conteúdo, vários personagens jogáveis e uma reformulação da jogabilidade, sem deixar de lado elementos clássicos. Todavia, não penso que foi bem executado. Alguns bugs são sofríveis, sendo que gosto muito de citar os do Windy Valley. Passando um pouco o início da fase, tem um speed pad que te acelera pra que você caminhe por uma espiral de folhas. Acontece que, algumas vezes, você vai tão rápido (ou não tão rápido) que ou o Sonic cai fora desse trajeto ou não tem velocidade suficiente para subir e acaba caindo. Nesse momento, você não tem controle da jogabilidade, é muito rápido e o Sonic fica dando voltas, não há como acompanhar com o analógico do controle. Em outra ocasião, na mesma fase, quando dentro do tornado, você tem que bater em um bumper que te ricocheteia para outro, numa sequência deles. Se você não pular no exato centro do bumper (dica: use um homing attack), no final da sequência você bate numa pedra e cai no chão.

Ou seja, é como se a física do jogo não coadunasse com o design das fases. Lembra um pouco o Big Rigs (famoso kusoge), no qual você poderia acelerar seu caminhão até atingir a velocidade de bilhões de quilômetros e atravessar toda a construção poligonal do circuito. É o jogo não sabendo lidar com sua própria física. Em Sonic Adventure, era comum eu sentir que meu progresso era mais devido à sorte que à habilidade. Quando eu morria, não entendia por quê.

Quanto a Alex Kidd, achei uma boa tua ideia. Acontece que ele foi um mascote "fracassado", no aspecto comercial da coisa. Quando Sonic veio e deu lucro pra Sega, acho que a empresa pegou uma ideia doida sobre "Sonic = Lindo, perfeito, o único. Alex Kidd = Fracasso". Desde então, praticamente não vi mais o personagem ganhar os holofotes; no máximo, uma aparição em algum jogo. Quem sabe um jogo em 3D no Saturno, sem a concorrência do Sonic, pudesse reavivar o potencial do personagem. Mas como tu bem escreveste: o Sonic apareceu com o intuito de destronar o Mario. Acima de um bom personagem, ele era um garoto-propaganda, óbvio que os maiores esforços iriam pra ele. Até a Nintendo faz isso, pega um jogo original e adapta pros seus garotos-propagandas (ex: Star Fox Adventures, que antes era o Dinosaur Planet. Atualmente, quase que Splatoon vira jogo do Mario).
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Várias conversões do Arcade como Daytona e Virtua Fighter ficaram bem inferiores.

Só pra polemizar um pouco, o primeiro port que a Sega fez de arcade pra console que ficou quase 1:1 foi Ferrari 355 Challenge, só no Dreamcast (a versão de arcade tinha volante com embreagem e três monitores, mas acho que cobrar isso já seria demais). No Saturn pra baixo na maioria das vezes nem parecia que usavam a mesma engine, de tão diferente que os jogos ficavam. As versões caseiras geralmente perdiam tb na jogabilidade (que é o principal). Então nem acho que Daytona foi dos jogos que mais perdeu no port (perdeu muito, mas não mais que Super Monaco GP ou qualquer Outrun), já VF pra Saturn pelo menos manteve a jogabilidade com pouca perda (perdia-se mais quando se jogava em nível muito alto, mas ai qualquer port de fighting game naquela época costumava ser até pior nesse ponto).

Muito se mistifica a Sega antiga, mas a verdade é que nós não tínhamos parâmetro, pois na pratica se tirar a nostalgia a coisa muda bastante.

PS: Eu sei que os hardwares dos consoles dela antes do Dreamcast eram muito inferiores aos arcades, mas assim mesmo não muda o fato que os jogos perdiam muito nas conversões e ela poderia ter contornado isso. Pega Shadow Dancer de MD como exemplo, eles simplesmente refizeram o jogo inteiro (se bem que aquele o MD aguentaria... ironico, né?:klolz) e ficou, em minha opinião, melhor que o arcade.
 
Topo Fundo