O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quem foi a culpada pela decadência da Rare? A Nintendo, Microsoft ou a própria Rare? Microsoft jogou 400 milhões no Lixo?

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Aqui o pessoal tende a ter uma nostalgia pelas coisas, mas por exemplo Sea of thieves foi um bom sucesso mas nem e muito comentado. Esse de Kinect TB .

É justamente o contrário.

Sea of Thieves é o exemplo que se o jogo tem boas ideias vale a pena insistir na franquia por haver grandes chances de fazer sucesso.

O problema é que o caso do Sea of Thieves é exceção, a Microsoft é mais famosa por descartar.

Pega o exemplo que eu dei anteriormente, dentro da comunidade de jogos de luta Killer Instinct é considerado um dos melhores por ter um excelente netcode. Agora cadê a Microsoft pra promover o jogo?
 

Arqueiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.423
Reações
2.203
Pontos
1.219
É um consenso entre todos os jogadores, analistas, imprensa e desenvolvedores que a Microsoft tem o "toque de Midas reverso".

Pra quem não conhece, segundo a mitologia grega, tudo o que o Rei Midas tocava, virava ouro.


No caso da Microsoft, ocorre exatamente o contrário. Tudo o que ela toca, vira bost@.

Uma pena, possivelmente o próximo Doom será um game de serviços nota 6. Mas é algo previsível e já esperado.

No caso da Rare, foi o que aconteceu. O último clássico da Rare com a Big N (Star Fox Adventureds) foi o último jogo realmente bom dos caras. De lá pra cá, só mediocridade.
Minecraft vai muito bem obrigado

Sent from my LM-Q710.FGN using Tapatalk
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
Tirando Halo a Microsoft nunca conseguiu vender bem os seus exclusivos.

A Sony só foi aprender isso na geração passada quando começou a tornar o lançamento dos seus exclusivos grandes eventos.

As pessoas podem criticar a Nintendo por vários motivos, mas desde sempre ela soube vender bem todos os seus exclusivos.

Até quando não vendem tão bem são valorizados com status de "cult" agregando valor a marca Nintendo, por exemplo Earthbound e Eternal Darkness

Já a Microsoft não, além de não saberem vender os seus jogos também não conseguem agregar valor a marca com os que vendem pouco, então seguem nesse raciocínio de se vendeu pouco descarta e assim nunca conseguem emplacar nada.
Acho que você misturou muito as coisas.
Micro tem suas ip fortes. Por exemplo os Forza sempre são bem no marketing , notas e jogadores. Gears. Sea of thieves tbm teve muita repercussão que teve muitos jogadores.
Quantum break tbm pelo que lembro teve muia coisa na época ainda mais que foi algo que tinha a série no meio do jogo.
A Sony tem a Naughty dog e God of war que são verdadeiros arrasa quarteirões. A insominac agora acho que tá chegando perto. De resto tem muita coisa que o pessoal deixa passar. Nintendo TB. Zelda e Mário muito fortes.
O processo de cult nem e da empresa e sim dos jogadores. Eartbound passou batido por muita gente. Imagina a galera que comprou a fita nós anos 90 e hoje vale uma fortuna. E a franquia tá morta.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
É justamente o contrário.

Sea of Thieves é o exemplo que se o jogo tem boas ideias vale a pena insistir na franquia por haver grandes chances de fazer sucesso.

O problema é que o caso do Sea of Thieves é exceção, a Microsoft é mais famosa por descartar.

Pega o exemplo que eu dei anteriormente, dentro da comunidade de jogos de luta Killer Instinct é considerado um dos melhores por ter um excelente netcode. Agora cadê a Microsoft pra promover o jogo?
Jogo já tem 8 anos. Recebeu muito conteudo. E continua tendo gente pra jogar. Não fosse o pedofilo da Evo ia ter torneio lá. Acho mais um erro aí.
O problema de killer e que tem muitos jogos. Só mortal teve uns 2, sfv, guilty gear, dbz.
A mas tinha que ter um novo? Concordo. Por mim podiam colocar mais personagem que já ia estar bom. Game e muito bom até hoje
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu não vejo a maioria dos jogos da Rare fazendo sucesso no Xbox. Não sei nem se esses remakes de Crash e Spyro venderam bem. Quase sempre que vejo gente reclamando da Rare tende ser nintendista ou sonysta, caixistas dificilmente se incomodam. Até porque quem quer jogos com essa pegada da Rare provavelmente compra um Switch. Em lista de mais vendidos o que aparece no Xbox é tiro e esportes, dificilmente foge disso. Acho que nem os RPGs da empresa foram monstros em vendas, como Fable. Vamos ver o novo TES. Na dúvida, se ela quer lucrar com exclusivos, tem que colocar soldados realistas atirando em tudo e multiplayer.

A verdade é que hoje em dia a marca Xbox não tem identidade alguma.

Quando você pensa em Nintendo imagina jogos com level design incríveis, como Mario e Zelda.

Hoje quando você pensa em Sony imagina jogos AAA bem polidos com foco narrativo.

Já hoje quando você pensa em Microsoft imagina o que? Game Passs?

No passado o Xbox era famoso por trazer experiências do PC para os videogames, como multiplayers online e RPGs ocidentais. O problema é que boa parte desses jogos eram third parties e foram virando multiplataformas.

Depois a Bungie se tornou independente e a Microsoft ficou chupando o dedo vendo a sua única série de sucesso perder relevância e virar motivo de pidada.

Essa é a realidade da Microsoft, ficou dependendo muito de jogos third parties, com exceção de Halo, e quando chegou a hora dar alguma identidade para o seu videogame com exclusivos falhou.

Por isso eu digo que o problema não são as IPs da Rare, por exemplo Perfect Dark, Killer Instict e Kameo seriam boas apostas, não necessariamente precisa investir nos mascotes.

Essa inabilidade da Microsoft é tão óbvia que precisou comprar a Bethesda para tentar resgatar a identidade da marca Xbox com jogos de PC, tanto que achei uma excelente aquisição por causa disso, mas foi uma solução que ela achou fora e não dentro da empresa.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Acho que você misturou muito as coisas.
Micro tem suas ip fortes. Por exemplo os Forza sempre são bem no marketing , notas e jogadores. Gears. Sea of thieves tbm teve muita repercussão que teve muitos jogadores.
Quantum break tbm pelo que lembro teve muia coisa na época ainda mais que foi algo que tinha a série no meio do jogo.
A Sony tem a Naughty dog e God of war que são verdadeiros arrasa quarteirões. A insominac agora acho que tá chegando perto. De resto tem muita coisa que o pessoal deixa passar. Nintendo TB. Zelda e Mário muito fortes.
O processo de cult nem e da empresa e sim dos jogadores. Eartbound passou batido por muita gente. Imagina a galera que comprou a fita nós anos 90 e hoje vale uma fortuna. E a franquia tá morta.

A Sony aprendeu o caminho das pedras e achou o nicho dela.

Até jogos meia boca como Days Gone se tornam arrasa quarteirões.

Ghost of Tsushima que é um Assassin's Creed de samurai bem polido ganha status de melhor jogo da geração.

The Last Guardian que é um jogo com infinitos problemas tem a chancela de "cult".

Isso tudo é saber valorizar os seus exclusivos na hora de vendê-los.

Hoje tem muitas pessoas que compram Playstation só por causa dos exclusivos da Sony, isso não existe em relação a Microsoft, hoje o seu carro chefe é o Game Pass.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.179
Pontos
1.003
A verdade é que hoje em dia a marca Xbox não tem identidade alguma.

Quando você pensa em Nintendo imagina jogos com level design incríveis, como Mario e Zelda.

Hoje quando você pensa em Sony imagina jogos AAA bem polidos com foco narrativo.

Já hoje quando você pensa em Microsoft imagina o que? Game Passs?

No passado o Xbox era famoso por trazer experiências do PC para os videogames, como multiplayers online e RPGs ocidentais. O problema é que boa parte desses jogos eram third parties e foram virando multiplataformas.

Depois a Bungie se tornou independente e a Microsoft ficou chupando o dedo vendo a sua única série de sucesso perder relevância e virar motivo de pidada.

Essa é a realidade da Microsoft, ficou dependendo muito de jogos third parties, com exceção de Halo, e quando chegou a hora dar alguma identidade para o seu videogame com exclusivos falhou.

Por isso eu digo que o problema não são as IPs da Rare, por exemplo Perfect Dark, Killer Instict e Kameo seriam boas apostas, não necessariamente precisa investir nos mascotes.

Essa inabilidade da Microsoft é tão óbvia que precisou comprar a Bethesda para tentar resgatar a identidade da marca Xbox com jogos de PC, tanto que achei uma excelente aquisição por causa disso, mas foi uma solução que ela achou fora e não dentro da empresa.
Claro que tem: Gamepass, jogos de ação(tiro) e multiplayer. É o que a gente lembra na hora, e isso desde o 360. Alguem fala Xbox e você ja pensa em Halo, Forza e Gears. O que consigo notar é que o Xbox é tipo um PC de consolista. É pra pessoa que curte jogos que os pcistas curtem, mas não gosta de jogar em PC. O foda é que jogo de pc não tende a explodir de popularidade em consoles. Com os novos estúdios o Xbox vai voltar a ter esse estilo pcista. Todos esses estúdios novos, incluindo Bethesda, parecem ter bastante força no PC. Até os jogos que a Microsoft tem lançado ou vai lançar pra Xbox (sendo dela ou não): Wasteland 3, Flight Simulator, Gears Tactics, Phantasy Star Online 2, Halo Wars 2, Tell me Why, Sea of Thieves, State of Decay 2, STALKER 2, TES, Grounded e por aí vai. Tudo cheira a jogo de PC.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
A Sony aprendeu o caminho das pedras e achou o nicho dela.

Até jogos meia boca como Days Gone se tornam arrasa quarteirões.

Ghost of Tsushima que é um Assassin's Creed de samurai bem polido ganha status de melhor jogo da geração.

The Last Guardian que é um jogo com infinitos problemas tem a chancela de "cult".

Isso tudo é saber valorizar os seus exclusivos na hora de vendê-los.

Hoje tem muitas pessoas que compram Playstation só por causa dos exclusivos da Sony, isso não existe em relação a Microsoft, hoje o seu carro chefe é o Game Pass.
Eu acho que tu confundindo as coisas
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Claro que tem: Gamepass, jogos de ação(tiro) e multiplayer. É o que a gente lembra na hora, e isso desde o 360. Alguem fala Xbox e você ja pensa em Halo, Forza e Gears. O que consigo notar é que o Xbox é tipo um PC de consolista. É pra pessoa que curte jogos que os pcistas curtem, mas não gosta de jogar em PC. O foda é que jogo de pc não tende a explodir de popularidade em consoles. Com os novos estúdios o Xbox vai voltar a ter esse estilo pcista. Todos esses estúdios novos, incluindo Bethesda, parecem ter bastante força no PC. Até os jogos que a Microsoft tem lançado ou vai lançar pra Xbox (sendo dela ou não): Wasteland 3, Flight Simulator, Gears Tactics, Phantasy Star Online 2, Halo Wars 2, Tell me Why, Sea of Thieves, State of Decay 2, STALKER 2, TES, Grounded e por aí vai. Tudo cheira a jogo de PC.

Sim, mas há pouco tempo que a Microsoft está tentando voltar as origens comprando estúdios para ter exclusivos PC like.

A Microsoft sempre dependeu muito de console exclusive third parties, o maior exemplo disso é o Gears of War. Lembro dos tempos áureos quando Bioshock 1, Mass Effect e The Witcher 2 eram exclusivos do 360.

Justamente por essa falta de solidez, metade da geração do 360 e basicamente em toda a geração do Xbox One ela ficou bem perdida, tanto que isso se refletiu no lançamento do Xbox Series X sem nenhum exclusivo relevante.

As promessas que a Microsoft fez vão só começar a chegar só a partir de 2022.

E acho que essa aposta vai dar certo por estarem unificando o Xbox + PC Windows, então nada mais óbvio que trazer o que é popular no PC para o Xbox, como fizeram antigamente com o primeiro Xbox.

Mas nada disso vai adiantar se não aprender a vender as suas IPs, precisam tornar o lançamento de Doom, Dishonored e The Evil Within grandes eventos como a Sony aprendeu a fazer com os seus exclusivos e a Nintendo faz desde sempre.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.607
Reações
10.974
Pontos
753
Culpa totalmente da rare.

a nintendo foi esperta e viu que a Rare nso era mais a mesma e cagou para a venda dela para a Microsoft.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Mas esses dois joguetes alí parecem interessantes, na real...

Fiquei até com vontade de jogar esse Battletoads...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Fala uma empresa que deu certo com a Mic

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Turn10 e Playground.

Eu imagino que essas duas desenvolvedoras deram certo por ter um bom líder por trás para manter a qualidade dos profissionais.

Pra mim parece ser o que falta nos outros estúdios.

Vejo muita gente comentando que a Microsoft limita muito os seus estúdios, mas pra mim é justamente o contrário. Falta são bons líderes para comandá-los.

Pega o Gears 5 por exemplo, achei que conseguiram evoluir bastante em relação ao 4, até não vejo muito sentido ambos terem a mesma média no Metacritic, mas logo depois perderam o diretor da Coalition para a Blizzard. Agora já estou mais preocupado se vão conseguir continuar evoluindo a partir dai.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Turn10 e Playground.


Uma faz jogo de carro que um deu certo e transformaram em FIFA, só copy/paste. E o outro é praticamente o mesmo estúdio, só que agora de carro e divertido. Tirando Forza, tem nada na Mic que funcionou. E jogo de carro a Mic manda bem mesmo, mas ali você não precisa inventar nada, é algo que já existe, não precisa ter muita criatividade.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.641
Reações
57.179
Pontos
1.003
Uma faz jogo de carro que um deu certo e transformaram em FIFA, só copy/paste. E o outro é praticamente o mesmo estúdio, só que agora de carro e divertido. Tirando Forza, tem nada na Mic que funcionou
Claro que é copy/paste, é jogo de corrida. Só se colocarem aviões, motos, essas coisas. E já são 2 anos sem Forza, então já desfifou.

Halo e Gears funcionaram no 360.
 

BaronCrovaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
301
Reações
322
Pontos
248
Sea of Sanfona no começo era injogável,so acertou um pouco depois de anos. Foi motivo de gozação geral quando saiu.
Quem não se lembra do Kraken? kkkk
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Como já falaram, os últimos jogos da Rare na Nintendo foram de qualidade bem inferior ao que estavamos acostumados. A equipe estava se desfazendo e a Nintendo deve ter percebido isso e aceitou a venda pra Microsoft, durante a venda deve ter saído mais e mais gente.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
23.000
Pontos
803
Lembro de ter gostado muito de donkey Kong 64.
Mas é aquilo, esse é o tipo de jogo q tem q se ter .
O jogo tem um conteúdo absurdo.fora ter q usar os 5 primatas nas msm fase sendo q muitas tinha um diferencial pra cada 1.
Se for pra pegar no pé da rare por causa de jogo daquela época, então melhor escolher o hidden gen jet force no qual se tinha que praticamente platinar pra poder ver o final.
Numa época pre internet
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
A decadencia já tava acontecendo MESMO com a equipe original.
Banjo-Tooie é chato
Donkey Kong 64 é um saco
Star Fox Adventures é mediano
Grabbed by the Ghoulies também
Não, foi muuuito depois da era 64.
Banjo Tooie foi uma evolução do original, tem um feeling muito melhor que o primeiro, algo no nível DKC >>> DKC 2.
Fora que no final da vida do 64 ainda emplacaram Perfect Dark e Conker. Falar que naquela época já era ruim é loucura total.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.505
Pontos
2.082
Eu imagino que essas duas desenvolvedoras deram certo por ter um bom líder por trás para manter a qualidade dos profissionais.

Pra mim parece ser o que falta nos outros estúdios.

Vejo muita gente comentando que a Microsoft limita muito os seus estúdios, mas pra mim é justamente o contrário. Falta são bons líderes para comandá-los.

Pega o Gears 5 por exemplo, achei que conseguiram evoluir bastante em relação ao 4, até não vejo muito sentido ambos terem a mesma média no Metacritic, mas logo depois perderam o diretor da Coalition para a Blizzard. Agora já estou mais preocupado se vão conseguir continuar evoluindo a partir dai.

É reflexo de como a Microsoft lida com seus funcionários. Não tem dev fixo, apenas contratos que podem durar até 18 meses. Nisso tem uma rotação muito alta de desenvolvedores, e acaba tendo uma quantidade muito alta de devs recém formados, e os peixes grandes pulam fora do barco na primeira oportunidade que tiver.

A diretoria sabe que a grande maioria que trabalha em um dos estúdios deles é apenas por questões de currículo e portfólio, então não existe necessidade de manter funcionários permanentes. (É a mentalidade de boa parte das produtoras de AAA e startups, mas o assunto do tópico é a M$).
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.271
Reações
33.571
Pontos
1.399
Mais ou menos. O pessoal fala como se a Microsoft tivesse cagado pras IPs, mas a verdade é que elas simplesmente não geraram lucro. Tanto que a Rare foi fazer jogo de Kinect pro 360 e ele ainda se tornou o exclusivo de Xbox mais vendido da geração.


Kinect Adventures vendeu acima dos 20 milhões, enquanto o Halo mais vendido bateu uns 13. As outras franquias da empresa certamente vendiam bem menos, imagine as da Rare.

Aqui tem um artigo da Rare com a Ms:


Resumo:

"A Rare começou os seus trabalhos no primeiro Xbox e da maneira mais conturbada possível. O seu primeiro jogo publicado na empresa foi Grabbed by the Ghoulies, que acabou sendo massacrado pela crítica e teve baixíssimas vendas. Muitos consideram esse como o pior jogo já produzido pela empresa. Como segundo jogo, a Rare apostou em algo certo, e fez o remake do jogo Conker's Bad Fur Day, que recebeu a alcunha de Live & Reloaded. Porém, o jogo também teve um fraco desempenho comercial."

360 teve:

E deu ruim, a maioria flop. No One teve Battletoads: provável flop. Killer Instinct parece ter flopado também. Agora ela vai tentar de novo com Perfect Dark.

Usar as franquias antigas simplesmente não colou com os caixistas. O que deu certo foi Kinect e agora Sea of Thieves.

São jogos que não fazem o estilo do público do Xbox. Acho que nem o Ori explodiu em sucesso, lucro, tanto que colocaram os 2 no Switch.

E Astrobot é um mascote, ok, mas é nichado. O primeiro exige Vr e o atual é um jogo menor pra testar o Dualsense. Não teve um jogo super vendido e lucrativo. Xbox é ação
(de preferência tiro) realista com multiplayer.

E o Kinect se tornou o grande motivo de eu me desconectar da Microsoft. Eu e uma enorme parte da base consumidora do X360.

Nem sempre um game vai funcionar, mas ele acompanhado de vários outros vai construindo um portfolio que cria a identidade do console. Ah, Sea of Thieves é sucesso... quero ver quem um game assim incentivor a comprar o videogame.

Se focar somente nos games para seu público significa estar se limitando aos 50 milhões de usuários atuais, pois somente esses estão satisfeitos com o que acontece com a empresa. Na verdade é menos, porque nessas vendas estão incluídos os que se frustraram e vão pular do barco na Next Gen.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.328
Reações
16.533
Pontos
1.439
a nintendo sentiu q a rare ia cagar no pau e tirou a p*roca na hora certa.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.881
Reações
16.805
Pontos
503
Sei lá, tirando os Kinect Sports não tenho nada para reclamar da Rare, muito pelo contrário, fez jogos que simplesmente amei como:

Kameo: Elements of Power
kameo-elements-of-power-20051114022516524.jpg

Viva Piñata
viva-pinata-trouble-in-paradise.jpg

E Sea of Thieves
1-15.jpg

E se for para citar os que foram "terceirizados" como no caso do Battletoads, ainda tem a delicia suprema de Killer Instinct
ss_b950ed79f1d1371cd896d38fb0fa65e7a824de5b.1920x1080.jpg

Portando só consigo ver esse tópico como choro e nada além, reclamar até de jogo que nem se viu gameplay ainda é fim de carreira.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Não, foi muuuito depois da era 64.
Banjo Tooie foi uma evolução do original, tem um feeling muito melhor que o primeiro, algo no nível DKC >>> DKC 2.
Fora que no final da vida do 64 ainda emplacaram Perfect Dark e Conker. Falar que naquela época já era ruim é loucura total.

Quando vejo o Top 10 das vendas japonesas só com títulos Nintendo, porém menos variados do que se tinha no Nintendo 64, eu vejo o quanto a Rare faz muita falta !
 
Topo Fundo