O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quem já desenvolve, quem pretende e quem tem curiosidade?

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Desenvolver é interessante, quando eu tinha mais tempo disponivel, como trabalho em um provedor de internet, e vendo certas necessidades no nosso sistema, eu estava desenvolvendo um sistema novo, integrando o atual que já tinhamos, com recursos pra facilitar a minha vida e dos outros que trabalhavam nele, porem, como fiquei sem tempo, acabei jogando ele de lado.

mais é legal ver suas criações tomando forma, e você ver algo final. é muito gratificante

Melhor coisa que tem é criar algo do zero e depois ver sendo usado.
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
Tenho muita vontade em trabalhar na parte de áudio de games. Sei o básico do básico do básico (do básico) de Cubase, consigo enganar com o FL Studio, até consigo programar synths FM (como o DX7 e o Sytrus) e subtrativos. Mas sou um zero à esquerda nessa história de engines, programação e afins e, bom... não sou músico também, embora eu tente com algum afinco.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.506
Pontos
2.082
Tenho muita vontade em trabalhar na parte de áudio de games. Sei o básico do básico do básico (do básico) de Cubase, consigo enganar com o FL Studio, até consigo programar synths FM (como o DX7 e o Sytrus) e subtrativos. Mas sou um zero à esquerda nessa história de engines, programação e afins e, bom... não sou músico também, embora eu tente com algum afinco.

Alguem interessado na área de música para games é mais dificil de se encontrar do que nas outras áreas.

Você poderia focar em algo girando em torno do som e fazer algo bem simples. Existem vários jogos que fazem isso e são experiencias incriveis.
Se quiser umas referencias, passa no tópico do GD ou fale comigo
 

k6666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.972
Reações
7.691
Pontos
1.194
Não desenvolvo jogos (tenho interesse, mais como hobby também, desenvolvo soluções empresariais e web), mas dei uma olhada e tem um pessoal que tem curiosidade sobre a pasta e não conhece sobre programação e desenvolvimento. Achei que o mais cabível de postar sobre esse site seria aqui:

https://www.codingame.com/

Você aprende a programar em N linguagens diferentes, realizando resolução de diversos problemas. Uma coisa interessante para quem está aprendendo é a visualização do problema se resolvendo na sua frente, fora, as possíveis resoluções já colocadas por outros usuários ou mesmo pessoal do site mesmo.

Já passei para algumas pessoas que se interessam em programar, mas acharam difícil e elas acabaram pegando gosto pela coisa!

E para os curiosos, recomendo comprar no Steam: TIS-100.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.705
Reações
3.423
Pontos
1.289
É um dos sonhos de vida criar jogo. Quando sobrar tempo vou estudar com 3d (maya ou 3dmax), depois não sei se brinco no unreal 4 ou Unity. tenho umas ideias pra 2,5d e 3d.
Acho que a última vez que tentei voltar a estudar o assunto com com o tópico do @Macaco Louco sobre programação, mas aí vieram as prioridades :'(
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Desde meados do ano de 2013 e em alguns momentos de folga, estou tentando desenvolver um jogo para Mega Drive usando a ferramenta BasiEgaXorz (que utiliza a linguagem de programação BASIC). Não sei se conseguirei concluir o jogo, mas estou tentando e me divertindo muito.

Caso você tenha interesse em aprender BasiEgaXorz, é necessário saber programar e recomendo os tutoriais do fabickman no YouTube.
 


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.767
Reações
40.737
Pontos
1.053
Só no RPGmaker, rs. E me sentia um mestre dos códigos quando mexia no script do jogo e surtia o efeito desejado ao invés de dar pau em tudo. :klol

Pra mim a parte boa da criação é imaginar o universo, os personagens, inimigos, o sistema do jogo. E depois criar toda a parte visual dele pq eu adoro desenhar, tanto pixel art quanto arte digital.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Desde meados do ano de 2013 e em alguns momentos de folga, estou tentando desenvolver um jogo para Mega Drive usando a ferramenta BasiEgaXorz (que utiliza a linguagem de programação BASIC). Não sei se conseguirei concluir o jogo, mas estou tentando e me divertindo muito.

Caso você tenha interesse em aprender BasiEgaXorz, é necessário saber programar e recomendo os tutoriais do fabickman no YouTube.
Esse aí é um projeto que estou aguardando há tempos!! =D
E vc viu que saiu um Basic novo (aparentemente mais completo) pro Mega?
 

Axones

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.557
Reações
1.211
Pontos
639
Você era integrante do Gamux?

Eu fiz um curso no meu primeiro semestre de 2010 e tentei continuar em um dos projetos, mas acabei saindo por falta de tempo. Lembro de ter feito editor de mapas e o escambal durante um feirado prolongado enquanto a galera enchia a cara :klolz

Não estudei na Unicamp mas participei várias vezes dos eventos que a Gamux organizou lá. :)
Vcs já foram em algum campjam ou global game jam?

@Topic
Trabalho com programação e já fiz alguns joguinhos em 48 horas. (3 em html5 e 1 em c++, usando cocos2d)
Atualmente tenho estudado Unity, mas o que me desmotiva é a parte artística. Sou uma ameba nisso...

PS: Pra quem tá aprendendo unity, recomendo *muito* esse canal aqui. Ele também aborda programação básica pra iniciantes.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Não estudei na Unicamp mas participei várias vezes dos eventos que a Gamux organizou lá. :)
Vcs já foram em algum campjam ou global game jam?

@Topic
Trabalho com programação e já fiz alguns joguinhos em 48 horas. (3 em html5 e 1 em c++, usando cocos2d)
Atualmente tenho estudado Unity, mas o que me desmotiva é a parte artística. Sou uma ameba nisso...

PS: Pra quem tá aprendendo unity, recomendo *muito* esse canal aqui. Ele também aborda programação básica pra iniciantes.
Nunca participei dessas competições. Eu as vezes desenvolvo um ou outro jogo, mas eu prefiro desenvolver outros tipos de aplicações, até porque não sei nada de modelagem 3D.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Esse aí é um projeto que estou aguardando há tempos!! =D
E vc viu que saiu um Basic novo (aparentemente mais completo) pro Mega?

Muito obrigado pelo apoio! O desenvolvimento do jogo prossegue...

Também vi a outra ferramenta BASIC que estão desenvolvendo, mas preferi me manter no ambiente anterior e que eu já estou utilizando. Mas torço para que o novo ambiente seja bem legal.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Muito obrigado pelo apoio! O desenvolvimento do jogo prossegue...

Também vi a outra ferramenta BASIC que estão desenvolvendo, mas preferi me manter no ambiente anterior e que eu já estou utilizando. Mas torço para que o novo ambiente seja bem legal.
Dizem que é a mesma coisa que o BasiEgaXorz - mas com comandos novos e correções de coisas que não funcionavam no BEX.
 

pcmxms

Ser evoluído
Mensagens
58
Reações
106
Pontos
38
Eu estou a ponto de terminar meu primeiro jogo "comercial" agora. Antes disso, fiz clones de invaders em diversas linguagens (do basic ao C++, passando pelo petit computer) e um projeto que acabou não sendo finalizado (Prisiorrento!: baixe aqui: https://nonamefornow.itch.io/prisiorrento ). O jogo que estou finalizando é esse: https://nonamefornow.itch.io/sr Stick Nightmare (vejam o tópico e votem no steam, pls :) ).
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.371
Pontos
1.409
Alguem interessado na área de música para games é mais dificil de se encontrar do que nas outras áreas.

pelo que tenho ouvido por aí, um problema (que vem de cursos de game design) é muita gente subestimar a música, como se fosse algo menor ou quase decorativo.
você fez facul de game design, não? é por aí?

em todo caso, tenho conhecido uma boa galera da música aqui em sp. com o tempo vou falando sobre na pasta.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Estou fazendo dois jogos, ambos a ritmo de tartaruga e um asset para Unity que está bem mais avançado que os jogos. Na verdade, o framework que estou fazendo, já tá funcional, mas ainda faltam mais features e polir melhor.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Aprendi Unity estudando bastante e fazendo os tutoriais que eles disponibilizaram no site deles...

Foda agora eh achar tempo para começar algo para valer...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.558
Pontos
1.714
Aprendi Unity estudando bastante e fazendo os tutoriais que eles disponibilizaram no site deles...

Foda agora eh achar tempo para começar algo para valer...

Eu tô assistindo os vídeos (tanto da Unity quanto de um curso do Udemy) e indo testar na Unity

Com certeza é trabalhoso mas o inverno tá aí pra isso huehuehuehue Tempo não vai me faltar :klolz
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Eu tô assistindo os vídeos (tanto da Unity quanto de um curso do Udemy) e indo testar na Unity

Com certeza é trabalhoso mas o inverno tá aí pra isso huehuehuehue Tempo não vai me faltar :klolz

Boa... :klolz

Fui dar uma olhada no site da Unity agora e tiraram alguns tutoriais, tinha um que dava para fazer um MGS da vida com jogabilidade stealth e tudo, mas tem muita coisa boa la ainda... Recomendo começar por esse abaixo, eh bem simples e jah dah para aprender vários conceitos legais da engine...

https://unity3d.com/learn/tutorials/projects/survival-shooter-tutorial
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.558
Pontos
1.714

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.506
Pontos
2.082
pelo que tenho ouvido por aí, um problema (que vem de cursos de game design) é muita gente subestimar a música, como se fosse algo menor ou quase decorativo.
você fez facul de game design, não? é por aí?

em todo caso, tenho conhecido uma boa galera da música aqui em sp. com o tempo vou falando sobre na pasta.

Som é tratado como só uma etapa do processo, e não como um elemento de design.
É complicado, pois é dificil encontrar profissionais da área, sem falar que pagar alguém pra estar envolvido no projeto desde o início é inviável.

Pelo menos onde eu fiz faculdade de Design, o curso de música esta valorizando bastante o mercado de games e efeitos sonoros e tirando da cabeça da galera em fazer banda ou afins. Mas ainda falta integração nas universidades e consecutivamente no mercado em si (Pelo menos do contato que tive até então).
Muito fácil encontrar programadores e artistas, aqui nessa pasta mesmo só vi um falando que tem interesse em desenvolver a área sonora de games.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Fui programador hard-code por 11 anos, mas nunca tive vontade de programar jogos.

Nunca quis misturar minha diversão favorita com trabalho.

Hoje só lido com código jurídico, hard-code no more.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Eu estou estudando Game Maker. Pensei em Unity, mas no final de contas, Game Maker serve melhor para meu propósito, além de que achei mais tutorias para o GM. Tenho um jogo em fase de planejamento inicial, mas é um projeto de longa data. Um dos propósito deles é o aprendizado em si, então não tenho pressa. Não vou comentar nada por ora.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.371
Pontos
1.409
Som é tratado como só uma etapa do processo, e não como um elemento de design.
É complicado, pois é dificil encontrar profissionais da área, sem falar que pagar alguém pra estar envolvido no projeto desde o início é inviável.

Pelo menos onde eu fiz faculdade de Design, o curso de música esta valorizando bastante o mercado de games e efeitos sonoros e tirando da cabeça da galera em fazer banda ou afins. Mas ainda falta integração nas universidades e consecutivamente no mercado em si (Pelo menos do contato que tive até então).
Muito fácil encontrar programadores e artistas, aqui nessa pasta mesmo só vi um falando que tem interesse em desenvolver a área sonora de games.
seu primeiro parágrafo foi o que eu já ouvi de músicos por aí.
eu sou artista e tenho estudado design por conta, mas como também estudava música consigo entender melhor o funcionamento na prática. tenho vontade de, com o tempo, fazer o meio de campo com alguns músicos por aí em projetos que tenho pensado.

em todo caso, precisando de músicos, posso passar contatos de pessoas que trampam com games aqui em sp.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Só fui ver essa parte do fórum agora.

Sempre tive vontade de trabalhar na área de desenvolvimento de games, mas por acasos de vida acabei me formando em Química, porém ainda continuei com essa vontade.
Agora no final do ano me formo em análise e desenvolvimento de sistemas (foi mais para dar uma base mesmo, devido ao meu trampo não tinha como ir pro que realmente queria que era ciências da computação), infelizmente (ou felizmente) meu trampo atual é bom demais pra abandonar e seguir carreira na área de desenvolvimento, então vai acabar ficando mais por hobby mesmo.

Como quero fazer um RPG 2D e o tempo é meio escasso, to indo pro RPG Maker (inclusivo to adentrando mais em javascript pra isso).
O que mais me desanima é a parte gráfica, hoje em dia é difícil achar quem goste de trabalhar com pixel art, além dos preços geralmente serem bem maiores do que usando modelos 3D. Então no momento o projeto ta andando bem devagar (a ideia geral e o sistema base já tão todos prontos, to gastando o tempo agora em montar o GDD detalhado indo desde mapas até diálogos e árvores de decisão).
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.371
Pontos
1.409
já faz um tempo que eu tenho tentado entrar nessa área. comecei alguns projetos que não foram finalizados por conta do escopo ser grande, no momento estou quase conseguindo a demo de um, que já era pra estar pronta há tempos, mas tivemos problemas com programadores (a equipe é de 3: artista, músico e programador).

faço a arte e também o game design que, naturalmente, é obrigação de todos em uma equipe pequena.
vou tentar me especializar em pixel art. ainda não montei um portfolio, então, só vou mostrar essa aqui que é minha: :brbr

também deixo meu tumblr. só tem desenhos, nada em específico pra games ainda:
http://mastabi.tumblr.com/

na real ainda não sei se upo pixel art aí ou faço outro. com o tempo eu penso. por enquanto, vou tentar fazer um portfolio mesmo.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
E por último, minha criação mais recente, 6h de tutorias eis meu grand finale :
EXFHFxm.jpg

Ficou tão bom que me pergunto, fui eu mesmo
bacana, ta bem prifissional a imagem... mas o skinning não ta tão bom. principalmente na "barriga". olha como a fibra encolhe pros lados do elefante. tem q ajustar isso antes de texturizar po :P deixar a fibra uniforme em todo o modelo. a barriga é o problema mais obvio, mas compara o tamanho da fibra na perna com a do braço ou da cabeça.

aqui um video que pode ser util
 
Ultima Edição:

.N4n0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.156
Reações
1.822
Pontos
204
Eu tenho um projeto de um RPG que venho namorando a uns anos, mas nunca fico satisfeito! :klolz Sempre que eu penso em fazer os calculos de uma forma, eu vejo que é facil de abusar e recomeço do zero.
Eu sou dev então a parte do código e arquitetura vem mais fácil para mim, apesar de não ter educação formal em desenvolvimento de jogos.

O que eu preciso agora é criar vergonha na cara e começar a fazer clones de jogos conhecidos para pegar as manhas de implementação de state machines, transições e como ligar isso tudo com os asssets visuais. (Embora, estou pensando em fazer o meu primeiro jogo text based)
... O foda é eu parar de enrolar. Estou com 2 livros sobre testes e 1 sobre arquitetura pegando poeira aqui e não leio.:khelp
 

Paranoid93

Bam-bam-bam
Mensagens
1.678
Reações
2.000
Pontos
303
Perdi a conta da quantidade de vezes que sai da sala de aula pra ir ver tutorial de como fazer pixel art no Youtube. Eu tenho interesse em fazer um game plataforma com visual mais retro. Mas até agora não coloquei a mão na massa.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.884
Reações
230.202
Pontos
2.529
Eu tenho curiosidade em fazer um jogo, principalmente 2d, mas a maior dificuldade é o level design. Como fazer algo legal e desafiador ao mesmo tempo? Não apenas um pulador de objetos.

Já fiz um joguinho no rpg maker, até que foi legal.
 

Pcista sincero

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
14
Pontos
28
Oii eu gostaria de aprender programaçao começando com c++ alguem está passando pelo mesmo (ou interessado nisso) ou alguem poderia me ajudar nisso seila um level designer (amador ou só por divertimento)
 

pcmxms

Ser evoluído
Mensagens
58
Reações
106
Pontos
38
Oii eu gostaria de aprender programaçao começando com c++ alguem está passando pelo mesmo (ou interessado nisso) ou alguem poderia me ajudar nisso seila um level designer (amador ou só por divertimento)
Querer aprender a programar começando com c++ é como querer aprender física começando por quântica. Se você não sabe nada de nada de programação, comece com basic pra entender a lógica. Depois pegue algo mais sofisticado.
 

Jeovas

Bam-bam-bam
Mensagens
8.490
Reações
5.331
Pontos
434
Manjo de programação (sou programador, mas voltado à web), mas nada de desenvolvimento de jogos.

Gostaria de começar, mas focado em mobile. Pensei em algo tipo o Xamarin, mas não sei até que ponto ele é adequado para games.

O que os senhores recomendam?
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Som é tratado como só uma etapa do processo, e não como um elemento de design.
É complicado, pois é dificil encontrar profissionais da área, sem falar que pagar alguém pra estar envolvido no projeto desde o início é inviável.

Pelo menos onde eu fiz faculdade de Design, o curso de música esta valorizando bastante o mercado de games e efeitos sonoros e tirando da cabeça da galera em fazer banda ou afins. Mas ainda falta integração nas universidades e consecutivamente no mercado em si (Pelo menos do contato que tive até então).
Muito fácil encontrar programadores e artistas, aqui nessa pasta mesmo só vi um falando que tem interesse em desenvolver a área sonora de games.

eu curto mexer com a parte sonora, mas também, eu curto todas as etapas de fazer um jogo, né :ksafado
fiz a tirlha de um jogo q publiquei pra android uns anos atrás



e fiz tambem de um jogo que fiz muuuitos anos atras pra imagine cup



ignorem essa narração asquerosa e escutem só as musicas, por favor :kflame
 
Topo Fundo