O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quem lembra da época em que as engenharias eram as graduações do futuro no Brasil?

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.256
Reações
20.975
Pontos
1.739
O Brasil eh cíclico.. pra vc aproveitar a "profissão do futuro" vc já tem que tá preparado (formado) nela..

Quem pegou o boom da engenharia, fez muito dinheiro! Engenheiro fulero tirava 10k fácil... Recém formado ainda! Conheci vários assim!

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Eu lembro, tinha professores em engenharia (não civil) que diziam isso ae. No fim me graduei em engenharia, mas não exerço a profissão :klol

PS: Não, eu não fiz o curso por causa desses contos de que era a profissão do futuro, fiz porque achei interessante.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.022
Pontos
1.503
O fenômeno mais impressionante que presenciei foi com relação à engenharia civil. Foi MUITA gente que procurou esse curso quando estava em alta.

Engenharia civil responde por um em cada quatro diplomas da área de engenharia, produção e construção; veja o raio-x
Em 15 anos, número de formados anualmente em engenharia civil no Brasil quintuplicou; expansão se deu principalmente nas faculdades particulares.

Engenharia civil responde por um em cada quatro diplomas da área de engenharia, produção e construção; veja o raio-x | Guia de carreiras | G1 (globo.com)
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Isso ai é mais a evolução tecnológica+muita oferta de mão de obra do que a crise.

Logo logo TI vai entrar nessa.

Quem ficou estagnado, achou que faculdade ensina todo o necessário e bla bla bla, ta desempregado.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
O fenômeno mais impressionante que presenciei foi com relação à engenharia civil. Foi MUITA gente que procurou esse curso quando estava em alta.

Engenharia civil responde por um em cada quatro diplomas da área de engenharia, produção e construção; veja o raio-x
Em 15 anos, número de formados anualmente em engenharia civil no Brasil quintuplicou; expansão se deu principalmente nas faculdades particulares.

Engenharia civil responde por um em cada quatro diplomas da área de engenharia, produção e construção; veja o raio-x | Guia de carreiras | G1 (globo.com)
Civil ainda tem a questão de ficar entre as três ou cinco graduações com a maior nota de corte das universidades (na época, chegou a superar medicina na USP) e muitos olham para isso na hora de escolher uma graduação por puro ego, além dos próprios pais e professores os influenciando (ex: você tirou essa nota para entrar nesse curso que qualquer um entra?).

Conheço um pessoal que escolheu civil só por conta de ser a mais famosa.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.665
Reações
14.466
Pontos
503
Pessoas experientes já me falam à algum tempo, que engenharia é mais status hoje em dia. E o mais sensato é investir em um tecnologo ou até mesmo um técnico.

Na minha família tem um eletrotécnico que ganha 3.6 k fora as horas extras e os bicos que arruma por fora, o cara não tem muito estudo, um senai de base e uns cursos por fora, não investiu mais do que 10k, e já recuperou o investimento a médio prazo.

Enviado de meu SM-A107M usando o Tapatalk
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.891
Reações
55.007
Pontos
1.839
Mas o problema é a graduação ou a crise econômica em que o Brasil está afundado a mais de meia década? Na minha opinião é o país* que não colabora e não a formação em si.

*entenda-se por país a soma de vários fatores que acometem o Brasil, como políticas ruins, crises, falta de investimentos, etc.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.599
Reações
17.888
Pontos
749
Bizarro mesmo. Engenheiro desempregado virou algo comum.

Uma conhecida nem trabalha mais na área, estudou pra concurso e virou funça do IBGE, mas isso já tem um tempão.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.117
Pontos
1.769
Depois da lava jato, o senso comum que tomou conta nesse país é que investimento em infraestrutura é corrupção, por isso ninguém quer mais saber de engenheiros.
 
Topo Fundo