O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


quem manja de cálculo integral, dá uma olhada aqui

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
seguinte povo: estava resolvendo uns troços de física por aqui, e olhando algumas questões mais difíceis para treinar e tal. Então dei uma olhada na última prova do ITA. Lá tinha uma questão sobre um asteróide de ferro.

Não vou escrever tudo aqui porque não é necessário, mas basicamente ela fornece:

- o raio do asteroide (esferico)
- densidade do ferro.
- dizia que ele se encontra em repouso em relação a terra "quase no infinito", ou seja, muito longe, sem especificar uma distância certa.

Pede então para calcular a energia liberada em um impacto desse asteróide com a Terra.

OK, então pensei primeiro que se trata de uma questão de energia potencial gravitacional. E = mgh. A massa pode ser calculada facilmente pelos dados do problema e pela fórmula de volume da esfera.

A altura seria o "quase infinito" colocado no problema.
Mas o problema está no valor de "g", pois ele não é constante nesse caso. G=10 apenas na superfície do planeta, na medida que se afasta dele, "g" diminui de acordo com a fórmula:

g= (G * M) / D^2

sendo G a constante gravitação universal, M a massa da terra, D a distância até o centro da Terra.

Então, o problema é o seguinte: g varia. No começo, onde o asteroide está "quase no infinito", ela tende a zero. Na medida que se aproxima da Terra, aumenta, até chegar a 10 (no momento do impacto).

Deduzi que se traçar um gráfico de "g" em função da distância, ele seria uma curva que obedece a essa função:

f(x) = 10 / (x^2)

sendo x a distância medida em uma unidade onde o raio da terra vale "1".

OK, pela fórmula de energia potencial, multiplicamos a massa por "gh". No gráfico de g em função da distância, a área sobre a curva é o produto gh. Preciso então calcular a área sobre essa curva no intervalo de 1 até o infinito.

Só que... não me ensinaram integral/derivada na facul. Até sei um pouco por conta própria, e poderia calcular se a função fosse 10 * x^2 com um intervalo que não fosse o infinito, porém nesse caso, a função é 10/ x^2, ou seja 10 multiplicado pelo inverso de x^2, com intervalo até o infinito. Isso muda o modo como se calcula, ( acho ), e queria uma explicação de alguém aí de como se faz isso.

Sim, só por curiosidade mesmo, porque não preciso realmente aprender integral/derivada. E para conferir se o meu método de resolução está correto.

Nerdões do fórum, bora aí ajudar. :kpensa
 

Zilhu

Bam-bam-bam
Mensagens
3.253
Reações
15.977
Pontos
303
Eu li "quem manja de cálculo renal, dá uma olhada aqui"
Vim preparado pra contar sobre o triste dia que sofri de um no meio do metrô :kforever.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
olha cara pra resolve vc precisa acreditar apenas em vc mesmo pq a pessoa que acredita nela msma tudo pode e tudo vence
fikdik ai amg
abraçao
 

Francys

Bam-bam-bam
Mensagens
4.077
Reações
2.831
Pontos
299
seguinte povo: estava resolvendo uns troços de física por aqui, e olhando algumas questões mais difíceis para treinar e tal. Então dei uma olhada na última prova do ITA. Lá tinha uma questão sobre um asteróide de ferro.

Não vou escrever tudo aqui porque não é necessário, mas basicamente ela fornece:

- o raio do asteroide (esferico)
- densidade do ferro.
- dizia que ele se encontra em repouso em relação a terra "quase no infinito", ou seja, muito longe, sem especificar uma distância certa.

Pede então para calcular a energia liberada em um impacto desse asteróide com a Terra.

OK, então pensei primeiro que se trata de uma questão de energia potencial gravitacional. E = mgh. A massa pode ser calculada facilmente pelos dados do problema e pela fórmula de volume da esfera.

A altura seria o "quase infinito" colocado no problema.
Mas o problema está no valor de "g", pois ele não é constante nesse caso. G=10 apenas na superfície do planeta, na medida que se afasta dele, "g" diminui de acordo com a fórmula:

g= (G * M) / D^2

sendo G a constante gravitação universal, M a massa da terra, D a distância até o centro da Terra.

Então, o problema é o seguinte: g varia. No começo, onde o asteroide está "quase no infinito", ela tende a zero. Na medida que se aproxima da Terra, aumenta, até chegar a 10 (no momento do impacto).

Deduzi que se traçar um gráfico de "g" em função da distância, ele seria uma curva que obedece a essa função:

f(x) = 10 / (x^2)

sendo x a distância medida em uma unidade onde o raio da terra vale "1".

OK, pela fórmula de energia potencial, multiplicamos a massa por "gh". No gráfico de g em função da distância, a área sobre a curva é o produto gh. Preciso então calcular a área sobre essa curva no intervalo de 1 até o infinito.

Só que... não me ensinaram integral/derivada na facul. Até sei um pouco por conta própria, e poderia calcular se a função fosse 10 * x^2 com um intervalo que não fosse o infinito, porém nesse caso, a função é 10/ x^2, ou seja 10 multiplicado pelo inverso de x^2, com intervalo até o infinito. Isso muda o modo como se calcula, ( acho ), e queria uma explicação de alguém aí de como se faz isso.

Sim, só por curiosidade mesmo, porque não preciso realmente aprender integral/derivada. E para conferir se o meu método de resolução está correto.

Nerdões do fórum, bora aí ajudar. :kpensa

Então cara, é assim:

Na integral, você pode tirar a constante e multiplicar depois.
Integral de 10/X^2 é a mesma coisa que 10* Integral de(1/x^2).

Vai ficar 10 vezes a integral de 1/x^2.

Integral de 1/x^2 = -1/x dx.
10* (-1/x dx)= -10/x dx
Resposta = -10/x DX
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Então cara, é assim:

Na integral, você pode tirar a constante e multiplicar depois.
Integral de 10/X^2 é a mesma coisa que 10* Integral de(1/x^2).

Vai ficar 10 vezes a integral de 1/x^2.

Integral de 1/x^2 = -1/x dx.
10* (-1/x dx)= -10/x dx
Resposta = -10/x DX
vc manja ein cara, faz oq da vida alem de nao comer mulheres?
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Intervalo de integração com infinito é a chamada integral imprópria. Nem precisei enrolar muito, fazendo rapidinho aqui deu 10, usando a função que você deduziu.
 


Francys

Bam-bam-bam
Mensagens
4.077
Reações
2.831
Pontos
299
Intervalo de integração com infinito é a chamada integral imprópria. Nem precisei enrolar muito, fazendo rapidinho aqui deu 10, usando a função que você deduziu.
Realmente, dá 10 no final de tudo.

Você jogaria primeiro o maior valor na função acima (no caso, infinito) e depois jogaria o menor valor(no caso, 1).
E subtrairia um do outro.

-10/x quando x tende a infinito = 0
-10/x quando x tende a 1 = -10

0 - (-10) = 10
 

~San

Bam-bam-bam
Mensagens
1.064
Reações
1.541
Pontos
214
Não sei se pode fazer assim não, posso estar viajando mas acho que é assim:
t8ap0o.jpg
Ah, acho que errei colocando de infinito até 0 , acho que é o contrário, só o que muda é que no final fica positivo ao invés de negativo.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Já fui bom nisso.

Agora que terminei a faculdade já posso usar calculadora.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
OK, deu uma olhada em uma resolução da questão, e realmente o resultado bateu com esse método, fazendo que a área seria 10.

O curioso é que o método que usaram não tem nada a ver com integral... e nem entendi muito bem o que fizeram.

Mas enfim, usando a integral deu o mesmo resultado.

Como o valor da área é 10, na equação E=mgh :

E=m*10

sendo g=10 (coincidência?), então h=1

como fiz que 1 seria o raio da terra, então substitui o 1 na equação pelo raio da terra, e o resultado bate certinho na conta deles.
 

Sundayrose

Veterano
Mensagens
1.325
Reações
28
Pontos
124
me desculpem a ignorância, mas o criador do tópico disse ultima prova do ita, então deduzi que seja o vestibular. Mas se for vestibular não é meio estranho que a questão seja resolvida com conteúdo que não é estudado no ensino médio? Bom pelo menos na época, isso não era ensinado no segundo grau.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.953
Reações
30.891
Pontos
1.654
no passado (até a década de 70 mahomenos), a matemática do ensino médio chegava a integral e derivada.
 

Falconete

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
105
Pontos
44
Essa questão NÃO precisa de cálculo diferencial pelo que eu entendi.

Basicamente, para calcular o trabalho (variação de energia), vc de fato faz uma integral de linha. Porém, a força em questão é conservativa, logo, para saber a variação de energia, vc só precisa fazer uma diferença da energia potencial entre os dois pontos. Nesse caso, vc calcula a diferença de energia potencial com o raio da terra e com a distância no infinito (r ~infinito).
Por exemplo:
Energia potencial gravitacional:
U = -k/r

Note que isto conduzirá vc ao que os colegas fizeram acima.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Então cara, é assim:

Na integral, você pode tirar a constante e multiplicar depois.
Integral de 10/X^2 é a mesma coisa que 10* Integral de(1/x^2).

Vai ficar 10 vezes a integral de 1/x^2.

Integral de 1/x^2 = -1/x dx.
10* (-1/x dx)= -10/x dx
Resposta = -10/x DX

Faltou só a constante. Depois que você integra, surge uma constante. A resposta em rigor seria -10/x + C. E depois que você integra a diferença infinitesimal da variável sendo integrada (dx) deixa de existir, pois você as integrou.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Essa questão NÃO precisa de cálculo diferencial pelo que eu entendi.

Basicamente, para calcular o trabalho (variação de energia), vc de fato faz uma integral de linha. Porém, a força em questão é conservativa, logo, para saber a variação de energia, vc só precisa fazer uma diferença da energia potencial entre os dois pontos. Nesse caso, vc calcula a diferença de energia potencial com o raio da terra e com a distância no infinito (r ~infinito).
Por exemplo:
Energia potencial gravitacional:
U = -k/r

Note que isto conduzirá vc ao que os colegas fizeram acima.

Mas o problema é que g também é função da altura. Seu raciocínio se aplica a alturas pequenas, cuja variação de g é desprezível. O problema do asteroide envolve distâncias astronômicas, com g variando substancialmente, daí a necessidade de integrar. Acho que deu certo por coincidência.
 

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.066
Reações
17.464
Pontos
639
Tive prova de integral sexta, me fodi, semestre que vem é nois no calculo 2 de novo.
Fiquei até meio noiado depois da prova, fui ligar pra um amigo e liguei pra mim mesmo. Demorei uns 15s pra notar isso. :facepalm
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
valeu pela ajuda povo.

usando a integral funciona, como disse, a conta bateu certinho. Mas parece que também dá pra resolver sem usar integral, vi esse método aqui em um site:

09d.gif


por esse método foi dado que a energia potencial em situação em que g varia é dada por:

E = G * m * M / R

ou seja, é basicamente a equação da gravidade, só que ao invés de dividir por d^2 (distância ao quadrado), divide-se por R, sendo R o raio da Terra.

só não saquei de onde veio essa dedução aí...

seguindo essa fórmula, eles deduziram que E = m * g * R

Essa equação também se consegue usando a integral, como eu coloquei no post acima, pois a área sobre a curva no cálculo da integral é 10, logo o produto g * r pode ser dado por 10 * 1, sendo 1=raio da terra.

os dois jeitos funcionam, mas realmente não sei de onde tiraram essa expressão de que E=G*M*m/R ...... eu não conhecia essa equação para cálculo de potencial gravitacional, só sabia da expressão E = mgh. Imagino que seja isso que o Falconete quis dizer.
 

~San

Bam-bam-bam
Mensagens
1.064
Reações
1.541
Pontos
214
valeu pela ajuda povo.

usando a integral funciona, como disse, a conta bateu certinho. Mas parece que também dá pra resolver sem usar integral, vi esse método aqui em um site:



por esse método foi dado que a energia potencial em situação em que g varia é dada por:

E = G * m * M / R

ou seja, é basicamente a equação da gravidade, só que ao invés de dividir por d^2 (distância ao quadrado), divide-se por R, sendo R o raio da Terra.

só não saquei de onde veio essa dedução aí...

seguindo essa fórmula, eles deduziram que E = m * g * R

Essa equação também se consegue usando a integral, como eu coloquei no post acima, pois a área sobre a curva no cálculo da integral é 10, logo o produto g * r pode ser dado por 10 * 1, sendo 1=raio da terra.

os dois jeitos funcionam, mas realmente não sei de onde tiraram essa expressão de que E=G*M*m/R ...... eu não conhecia essa equação para cálculo de potencial gravitacional, só sabia da expressão E = mgh. Imagino que seja isso que o Falconete quis dizer.


Deduzi essa equação aí pela integral que eu mostrei uns posts atrás, acho que deve ser mais uma fórmula que sai de integral e eles colocam só a fórmula pra não precisar ensinar diferencial pra pessoas do ensino médio.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Depois de me fuder lindamente na prova de física 3 essa semana, sabe quando eu quero ver física denovo ? NUNCA
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Sugiro que vc estude a parte de gravitação newtoniana, pois qualquer material didático decente fala sobre energia potencial.

Neste link está basicamente o que eu disse (e outros confrades mostraram por cálculo) :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_gravitacional


sem querer ser arrogante, mas eu entendo perfeitamente tudo da física newtoniana, inclusive gravitação. Só não sabia que havia essa expressão para cálculo da potencial em situações onde g não é constante.

claro... é óbvio que deveria ter uma expressão já pronta para esse fim, eu apenas nunca tinha visto um exercício que usasse ela.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
Me senti 10x mais burro com esse tópico.

Vão se foderem
 

Falconete

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
105
Pontos
44
sem querer ser arrogante, mas eu entendo perfeitamente tudo da física newtoniana, inclusive gravitação. Só não sabia que havia essa expressão para cálculo da potencial em situações onde g não é constante.

Sem querer ofender, mas se vc não conhecia o potencial gravitacional, então deve estar longe de entender 'perfeitamente tudo da física newtoniana'. Eu mesmo, nunca digo que sei perfeitamente tudo sobre algo.

abraços.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.337
Pontos
1.253
Deduzi essa equação aí pela integral que eu mostrei uns posts atrás, acho que deve ser mais uma fórmula que sai de integral e eles colocam só a fórmula pra não precisar ensinar diferencial pra pessoas do ensino médio.
Todas as formulas vem de uma integral, mais é a integral vem da onde?
 

Negresco Newton

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
680
Reações
398
Pontos
814
sem querer ser arrogante, mas eu entendo perfeitamente tudo da física newtoniana, inclusive gravitação. Só não sabia que havia essa expressão para cálculo da potencial em situações onde g não é constante.

claro... é óbvio que deveria ter uma expressão já pronta para esse fim, eu apenas nunca tinha visto um exercício que usasse ela.

Isso sai da união entre a energia potencial e a lei da gravitação de Newton (no caso, minha):

F=G m.M / R²

Substituindo F pela força peso:

m.g = G m.M/R²
g=G M/R²

colocando esse g na Energia potencial e chamando a altura de R, fica E = G * m * M / R
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.337
Pontos
1.253
Negada me ajuda.
A equação X/X-1 tende a 1 certo? (4/5=1.2 10/9=1.11111)
Então ∞/∞-1 pela logica seria 1, ta certa essa conta?

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk 4
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.953
Reações
30.891
Pontos
1.654
Que eu saiba era limite e derivada. E ate hj algumas escolas particulares ainda ensinam no terceiro ano.


Tem razão, era limite e derivada!

o que já é mais do que o "roiz com fejaum" chamado regra de três que a maioria dos jovens de hoje não sabe fazer.:lolwtf
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Negada me ajuda.
A equação X/X-1 tende a 1 certo? (4/5=1.2 10/9=1.11111)
Então ∞/∞-1 pela logica seria 1, ta certa essa conta?

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk 4


acredito que sim.

mas acho que não pode afirmar que seria 1, e sim que tende a 1. Infinito não é um número, é uma ideia, e portanto operações que envolvem infinito não podem dar valores numéricos reais. Isso pode causar alguns paradoxos, como a divisão por zero.

No caso da divisão por exemplo, quando o denominador da fração tende a zero, o resultado da divisão tende ao infinito, mas isso não significa que dividir por zero seja igual a infinito, a divisão por zero é indefinida.
 
Topo Fundo