O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quem são e o que pensam os brasileiros que acreditam que a Terra é plana

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.755
Reações
133.986
Pontos
2.139
Quem são e o que pensam os brasileiros que acreditam que a Terra é plana
Mariana Alvim - @marianaalvim Da BBC Brasil em São Paulo

Image caption Para os terraplanistas, o planeta seria um disco e o céu, uma cúpula em formato circular | Ilustração: Raphael Salimena
"Globalista, Terraplanista ou neutro?". "Você consegue provar que a Terra é um globo, uma bola?". "Você tem conhecimento de que o Sol e a Lua estão próximos da nossa Terra e 'dentro' da nossa atmosfera, (ou no firmamento) e são menores, bem menores que a Terra?"

É com perguntas como estas que grupos brasileiros de "terraplanistas" - pessoas que acreditam que a Terra é plana - no Facebook avaliam a solicitação de entrada de um novo membro no fórum virtual. Na rede social, há pelo menos 30 grupos do tipo em português.

Há também diversas páginas sobre o tema no Facebook - a maior delas, "A Terra é plana", tem mais de 77 mil membros. Os terraplanistas também estão no YouTube, com vários canais dedicados a mostrar experimentos e discutir o que chamam de "falácias" dos "globalistas" - e versões alternativas para a explicação de fenômenos como fusos horários, estações e eclipses.

No final de agosto, os movimentos que negam o formato em globo da Terra ficaram em evidência nos Estados Unidos por apontarem supostas "falhas" nas explicações sobre o eclipse solar total que percorreu 113 quilômetros no país.

Apesar de discordâncias internas nestes grupos, em geral, os terraplanistas acreditam que a Terra é coberta pelo "firmamento", em formato de domo; Sol e Lua fariam seus percursos dentro deste espaço, e seriam corpos muito menores do que acreditam os "globalistas"; já a Antártida ocuparia as bordas do disco da Terra.

O heliocentrismo (o fato de que o Sol está no centro do Sistema Solar e que os planetas giram em torno dele), a existência do espaço sideral e até mesmo de uma força invisível como a gravidade são questionados - para eles, só não "voaríamos" do solo por características dos corpos, como densidade, flutuabilidade e magnetismo.

A gestão territorial internacional da Antártida, inclusive, seria uma prova, para os terraplanistas, de uma conspiração que impediria a revelação da "verdade".

Image caption Para os terraplanistas, a gravidade não existe e é substituída pela densidade dos corpos | Ilustração: Raphael Salimena
"O Tratado da Antártica é rigorosíssimo. Um turista não pode dormir na Antártica, por exemplo", disse por telefone, em entrevista à BBC Brasil, o eletrotécnico Bruno Alves, de 37 anos, proprietário do canal no YouTube "Mistérios do Mundo" e presidente do Centro de Pesquisas Terra Plana Brasil.

O grupo de pesquisas, criado recentemente, tem se reunido virtualmente, mas planeja um encontro offline em 2018 e expedições para fazer experimentos como os "testes de curvatura" - nos quais são usadas câmeras com alto grau de aproximação para "provar" que o horizonte seria sempre reto, independente da altura do observador. Para este e outros experimentos, há campanhas de crowdfunding que tentam angariar recursos.

"A cada dia temos ganhado mais adeptos, por nossos argumentos. Saímos da física teórica para a empiria. A verdade é que não podemos sentir, experimentar a teoria da Terra como um globo. Não temos como competir com a Nasa em investimentos, mas estamos fazendo pesquisa do nosso próprio bolso", diz Alves.

Nos grupos de terraplanistas aos quais a BBC Brasil teve acesso, alguns membros admitiram que estavam nos fóruns por curiosidade ou até para se divertir com as teorias conspiratórias ali fomentadas - mas reconheceram que a maioria dos participantes leva o assunto a sério.

Image caption Terraplanistas apontam para suposta conspiração envolvendo as agências espaciais e a mídia | Imagem: Reprodução/Facebook
Um deles é Milton TP, como é conhecido na internet o técnico de informática de 48 anos que administra o grupo de Facebook "Terra Plana Brasil Exclusivo". Morador do Rio Grande do Sul, Milton participa de ao menos cinco grupos como este e conta que a administração deles vem dando cada vez mais trabalho.

"As páginas estão aumentando, e quando as ideias são postas à prova, os ânimos ficam muito exaltados. Os globalistas acham que a gente não foi para a escola, que não temos conhecimento e somos facilmente enganados; sendo que é bem o contrário", diz Milton, que começou a se interessar pelo tema nos primórdios da internet, quando passou a ler sobre contestações da ida do homem à Lua.

O 'sistema'
Mundialmente, talvez a maior representação dos terraplanistas seja a Flat Earth Society ("Sociedade da Terra Plana"), que planeja uma conferência internacional em novembro nos Estados Unidos e denuncia os interesses do "sistema" na afirmação de que a Terra é um globo. Aliás, nos EUA há algumas pessoas famosas que já afirmaram publicamente que a Terra é plana, como os jogadores de basquete Shaquille O'Neal e Kyrie Irving.

Mas quem seria o "sistema"?

"Há famílias que detêm metade da riqueza do mundo. Como elas iriam controlar 7 bilhões de pessoas? É preciso um aparato filosófico, científico, educacional. Como individualizar as pessoas? Falando que somos poeira cósmica. Tudo para dividir, para enxergar próximo como adversário: é Fla-Flu, Palmeiras versus Corinthians. Se enxergássemos o outro, a união faria a força. E isso dá medo", aponta Alves, morador do município fluminense de Niterói.

Samuel Trovão, pseudônimo usado pelo administrador da página "A Terra é plana", também aponta para uma motivação financeira e ateia por trás do "sistema" - mas cita o nome daquele que talvez seja o maior alvo dos terraplanistas e principal promotor da teoria "globalista": a Nasa.

Image caption Para os terraplanistas, a constatação de que a Terra é um globo seria fruto de um complô | Ilustração: Raphael Salimena
"A Nasa é uma agência de efeitos especiais. Ela é uma pequena fatia do todo. Se não existe satélite, espaço, alguém ficou com bilhões. A motivação é sempre o dinheiro. Por outro lado, a teoria do globo exclui a ideia de Deus. O Big Bang nunca foi provado pelo método científico: ninguém consegue reproduzi-lo, observá-lo e medi-lo. Então, é uma teoria filosófica, e não científica", afirmou por telefone Trovão, que conta ter 35 anos e trabalhar também como técnico de informática.

A Nasa é uma agência de efeitos especiais.
'Samuel Trovão', administrador da página 'A Terra é plana'
Tanto Samuel como Milton preferiram não revelar seus sobrenomes pois dizem sofrer ameaças constantes.

Segundo a Flat Earth Society, a explicação mais aceita pelos terraplanistas é a de que as agências espaciais estão envolvidas em uma conspiração que "falsifica viagens e explorações espaciais". "Isso provavelmente começou durante a corrida espacial na Guerra Fria, onde a União Soviética e os Estados Unidos tinham a obsessão de derrotar um ao outro no espaço, ao ponto que cada um forjou suas conquistas", diz um texto no site da organização.

Matrix
Ao lado da Nasa e de outras agências espaciais, as escolas e a mídia são frequentemente apontadas pelos terraplanistas como perpetuadores da "farsa" sobre o globo. Grandes nomes da ciência como Einstein, Copérnico e Newton chegam a ser chamados de "mentirosos" e terem suas imagens expostas em memes. Enquanto isso, referências ao filme Matrix servem para valorizar o discurso dos terraplanistas.

"No filme Matrix, Mr. Smith tem a capacidade de possuir qualquer corpo em qualquer momento e isso geralmente acontece quando a 'Matrix' se sente ameaçada", diz uma postagem da página "A Terra é plana". "Esse exemplo é um reflexo da nossa realidade. Vamos supor que você está tomando um café em um restaurante e conversando com um amigo. Tudo está indo bem. Até você mencionar algo como 'sabia que a Terra é plana?' Observe o que acontece. Então surge Mr. Smith para substituir a pessoa que estava conversando contigo para te atacar, te zombar e ridicularizar porque esse tipo de informação é uma ameaça para a Matrix. A Matrix foi programada durante a época de formação das crianças e por causa da programação 'Mr. Smith', essas pessoas se tornam guardiões da Matrix, protetores do código, policiais do pensamento, reforçadores da doutrinação (...)."

Image caption Nos grupos e páginas de terraplanistas, memes põem a prova o conhecimento científico e informações veiculadas pela mídia | Imagem: Reprodução/Facebook
Segundo Bruno Alves e Samuel Trovão, parte significativa dos terraplanistas é criacionista (negam a teoria da evolução proposta por Darwin e explicam a origem do planeta e dos homens como criação divina).

A Sociedade Criacionista Brasileira, no entanto, procurou a BBC Brasil após a publicação desta reportagem para se posicionar sobre o assunto, classificando a defesa de que a Terra seria plana como uma "tese espúria" sem "qualquer apoio em textos bíblicos e muito menos em evidências verdadeiramente científicas".

Enquanto isso, Trovão afirma que boa parte dos terraplanistas acredita na Bíblia e em escrituras antigas, sem seguir uma religião específica.

"A descrição da Terra na Bíblia condiz com outras cosmologias. Egípcios, maias, gregos, romanos, incas, praticamente todas as civilizações extintas falavam em Terra plana. Estamos tentando reconstruir esses conhecimentos. Todo mundo que tenta provar que a Terra é um globo vira terraplanista, porque não tem prova. A única comprovação do globo seriam fotos da Nasa. Isso é fé, você está acreditando na teoria deles. Seja sua própria autoridade", sugere Trovão. "Existe uma bibliografia de mais de 150 livros sobre a Terra plana. O debate nunca morreu: ele foi ocultado e censurado."

Segundo Milton TP, para sustentar que a Terra é plana, "é preciso ser forte, pois são ideias que vão contra a maioria". Ele diz, por outro lado, que a forte concentração de profissionais que trabalham com informática dentre os terraplanistas - como os três que aparecem nesta matéria - não é por acaso:

"Estamos sempre buscando a lógica e o conhecimento. Se você olha as explicações para a incidência do Sol na Terra, a gravidade e em muitos outros pontos, há muita coisa que não fecha. A principal prova contra o globo é a própria falta de prova disso."

Milton diz que, diferente da internet, sua defesa da Terra plana não gera hostilidades em seu meio social - pelo contrário, segundo ele, sua mãe e um irmão concordam com este argumento.

"Minha mãe tem 82 anos, é do interior. A proximidade com a natureza sempre traz uma visão diferente das coisas, que a cidade não dá", afirma o administrador do "Terra Plana Brasil Exclusivo", para quem as teorias defendidas pela ciência fogem a um conhecimento empírico, sensível e natural. "Na escola a gente perguntava: como a água não cai da Terra? Isto porque essa explicação sobre a gravidade foge à lógica, ao nosso conhecimento natural, onde embaixo é embaixo e em cima é em cima".

O que diz a ciência
A ideia do formato em globo veio bem antes da Nasa. No livro Do Céu, o filósofo grego Aristóteles defendeu a esfericidade da Terra com base nas mudanças de configuração das estrelas dependendo da posição na Terra, na sombra circular de nosso planeta durante eclipses lunares e até na semelhança entre elefantes de regiões distantes.

Séculos mais tarde, entre 1519 e 1522, ao circunavegar o planeta, o português Fernão de Magalhães não apenas trouxe um forte argumento ao formato de globo do planeta como também abriu caminho para a descoberta de novas e mais rápidas rotas marítimas.

Image caption Foto da Nasa mostra a Terra e sua curvatura vistas da Estação Espacial Internacional | Foto: Nasa - divulgação
Depois vieram os enunciados pioneiros de Copérnico, Galileu, Kepler e Newton sobre a mecânica de posicionamento dos planetas no Sistema Solar. Newton previu um achatamento da Terra nos polos, além de ter publicado, em 1687, a Lei da Gravitação Universal.

A lei explica a influência gravitacional (a força de atração exercida entre as massas de dois objetos) entre corpos espaciais, como entre a Lua e a Terra e os planetas que compõem o Sistema Solar (orbitando ao redor do Sol). Segundo apontou Newton, dois corpos se atraem segundo uma força que é diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.

Já no que diz respeito à evolução, teoria consagrada com a obra de Charles Darwin A Origem das Espécies e contestada pelos criacionistas, evidências apontam para um longo processo adaptativo das espécies - percurso do qual fazem parte os seres humanos. Tal teoria, reforçada por evidências genéticas e geográficas, explica a variedade, adaptação e extinção de milhares de espécies ao longo dos milênios.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
Deve ser um bando de gente fazendo graça. Não consigo acreditar que tem tanta gente ignorante assim.

Se bem que...
 

Nebula

Bam-bam-bam
Mensagens
620
Reações
3.357
Pontos
283
Séculos de estudos e testes minuciosamente levantados e postos no papel por mentes brilhantes - muitas vezes perseguidas - pra chegar um bando de acéfalos em pleno século 21 jogando tudo pelo ralo e dizendo que a terra é plana...

Não importa quantas vezes eu me lembre da existência desses seres, isso nunca deixa de ser deprimente.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.696
Pontos
503
a0lgb9.jpg
 

edR

Habitué da casa
Mensagens
156
Reações
134
Pontos
78
Eu queria que me explicassem o vídeo do maior salto de paraquedas da historia que a Red Bull fez, onde claramente dá pra ver que a terra é redonda, de qualquer forma, os "terraplanistas" nao podem ser levados a sério

 


BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.757
Reações
9.568
Pontos
948
Curiosidade: o que diabos deu errado nos cursos de TI? Poxa, antes era o centro de nerds sedentos por conhecimento e leitura.

Hoje virou um ringue de conspiracionistas? Wtf.

Seria o efeito pós trilogia Matrix? Kkkkk

Enviado do servidor da Umbrella Corp usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.957
Pontos
1.454
Curiosidade: o que diabos deu errado nos cursos de TI? Poxa, antes era o centro de nerds sedentos por conhecimento e leitura.

Hoje virou um ringue de conspiracionistas? Wtf.

Seria o efeito pós trilogia Matrix? Kkkkk

Enviado do servidor da Umbrella Corp usando Tapatalk
acho que um pouco, mas sempre existiu uma parcela de "nerds" conspiracionaistas.
só que com a internet, eles conhecem pessoas que concordam e apoiam suas "teorias" os dando a impressão de que estão certos(e vivendo em uma bolha) aí acham cada vez mais que o mundo está conspirando contra eles.
 

:GUI:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.660
Reações
22.479
Pontos
614
As vezes a pessoa não nasceu, mais quer ser retardada.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.370
Pontos
1.599
Eu queria que me explicassem o vídeo do maior salto de paraquedas da historia que a Red Bull fez, onde claramente dá pra ver que a terra é redonda, de qualquer forma, os "terraplanistas" nao podem ser levados a sério
As câmeras usam lente fish eye, daí cria essa ilusão de que a terra é redonda. Deal with it. :kcool
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.011
Reações
105.764
Pontos
1.824
Porra velho, vários imagens/videos, youtube aí para conferir.
Os cara ainda querem dizer que essa poha é fake?
Até livestream tem dos cara trabalhando na estação espacial.




terra-plana.jpg
 

Twiki

Supra-sumo
Mensagens
303
Reações
1.068
Pontos
168
Foi por causa de gente assim que Galileu Galilei foi preso e quase terminou na fogueira.

A mais de 500 anos atrás.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.699
Reações
92.691
Pontos
1.353
Claro que a Terra é plana.
Esses dias mesmo fotografei a Lua de dia.
Se a terra fosse redonda a Lua era pra ter se escondido atrás da Terra durante o dia.
65316e151f73ecdc1466b12c94ea120a.jpg


Totalmente condizente com a terra plana.
tetando pelo bugtalk
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Recomendo assistirem uma opinião imparcial de um mestre em física.

 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
28.026
Pontos
1.044
Não sei se é redonda, plana, quadrada, retangular, oval, triangular, octogonado....só sei q tinha q ser exterminada e ser refeita.
 

Mynduim

Bam-bam-bam
Mensagens
8.700
Reações
27.806
Pontos
384
A Terra é plana, se fosse redonda sairíamos rolando.

v0fMnj1.png


Acho mais incrível que tem gente que se propõe a discutir com estes malucos/zoeiros.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.770
Pontos
1.344
eles crescem pq teorias da conspiração tendem a reforçar o sentimento de identidade. Acreditar nisso passa a ser uma parte de suas próprias personalidades. Deixando de ser 1 conhecimento e virando ideologia.

Nada fora leva-los pessoalmente pro espaço irá faze-los mudar de ideia.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Curiosidade: o que diabos deu errado nos cursos de TI? Poxa, antes era o centro de nerds sedentos por conhecimento e leitura.

Hoje virou um ringue de conspiracionistas? Wtf.

Seria o efeito pós trilogia Matrix? Kkkkk

Enviado do servidor da Umbrella Corp usando Tapatalk

Deve ter a ver com serem frequentadores dos chans
 

Poucas Transas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.168
Reações
13.108
Pontos
303
Enquanto isso, referências ao filme Matrix servem para valorizar o discurso dos terraplanistas.

"No filme Matrix, Mr. Smith tem a capacidade de possuir qualquer corpo em qualquer momento e isso geralmente acontece quando a 'Matrix' se sente ameaçada", diz uma postagem da página "A Terra é plana". "Esse exemplo é um reflexo da nossa realidade. Vamos supor que você está tomando um café em um restaurante e conversando com um amigo. Tudo está indo bem. Até você mencionar algo como 'sabia que a Terra é plana?' Observe o que acontece. Então surge Mr. Smith para substituir a pessoa que estava conversando contigo para te atacar, te zombar e ridicularizar porque esse tipo de informação é uma ameaça para a Matrix. A Matrix foi programada durante a época de formação das crianças e por causa da programação 'Mr. Smith', essas pessoas se tornam guardiões da Matrix, protetores do código, policiais do pensamento, reforçadores da doutrinação (...)."

Acho no mínimo engraçado o fato da maioria dos conspiracionistas adorarem citar o filme Matrix para descrever sua "luta contra o sistema".

Os indivíduos afirmam com soberba que existe uma conspiração envolvendo governo e mídia, e que eles são os iluminados que perceberam tudo, para em seguida citar um filme de Hollywood?

Me faz lembrar daqueles idiotas usando máscaras do filme V de Vingança produzidas em série na China, com mão de obra barata, afirmando que lutam contra o sistema capitalista. :facepalm
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.589
Reações
32.993
Pontos
1.048
Nunca li tanta besteira junta. Terra plana é meu ovo!!!!! Basta andar de avião ou helicóptero pra perceber que essas aeronaves voam em arco, não em linha reta. Pra quem não acredita que a terra é um globo, basta pegar um barco e navegar tanto faz se de oeste para leste ou vice-versa sempre seguindo o paralelo S60 pra ver se não vai terminar exatamente onde começou.

Essa turma tem que tomar surra de mangueira de jardim.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
 

Jonjon's Kimyo na Boken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.861
Reações
15.018
Pontos
684
Caralhooo
Terra plana é de cair o cu da bunda
Tenho a impressão que seja quem lá quem começou a levar esse assunto a tona em tempos recentes, o fez na zueira, com o propósito de realmente ter quem levasse a sério
E conseguiu entao.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo