O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quer desenvolver jogos no Brasil? Dicas para não fazer m**** (que nem eu)!

Status
Não está aberto para novas respostas.

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu quero avisar que a intenção não é desmotivar nem favorecer ninguém, estou tentando ser o mais neutro possível e ainda assim ser o mais claro e objetivo possível pra fazer todo mundo botar o pé no chão enquanto ainda dá tempo.
E sim, maioria das coisas aqui foram erros pessoais, mas varia de pessoa para pessoa e é pra servir de alerta para não dar com os burros na água, como foi meu caso!


Muitas pessoas, assim como eu, cresceram jogando vários jogos eletrônicos. Viram a evolução ao longo dos anos, novas tendências e principalmente remakes, remasters e jogos retrô. E sempre teve vontade de desenvolver jogos e talvez, assim como eu, viver disso. Tudo é lindo e maravilhoso, até o momento de terminar o curso, montar portfólio, e ir atrás de emprego até a hora de lembrar que, aqui é o Brasil.

De dois anos para cá, a mídia vem repetindo a história fajuta de que o desenvolvimento de jogos no Brasil está em alta. Estar, pode estar sim, mas mal e porcamente existe emprego. E isto pode fazer o pequeno sonho de se tornar desenvolvedor de jogos se tornar um grande pesadelo.

1- Inglês

É interessante notar que no Brasil, a grande parcela da população não sabe absolutamente nada de inglês, mesmo as escolas (públicas e privadas) ensinando o idioma mais usado no mundo, muita gente não consegue absorver quase nada da linga inglêsa e por isso, isto pode dificultar (as vezes dificultar muito) na hora de aprender a desenvolver jogos e, num caso mais complicado ainda, conseguir um emprego (Seja presencialmente ou remotamente) nos EUA, no Canadá ou na Austrália.

2- Emprego

Se você acha que vai terminar o curso/a faculdade e já conseguir um emprego/um estágio em até seis meses, procure outra coisa para estudar - o mercado de trabalho para desenvolvimento de jogos no Brasil ainda é nanico e ainda continuará nanico por pelo menos mais cinco anos. Além do mais é interessante notar que quase todas as vagas estão APENAS em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasilia.

E não, não pense que é simplesmente assim, vagas aparecem não menos que de 4 em 4 meses, e ainda terá que concorrer com pessoas do país inteiro que precisam de um salário razoavel, convenio médico e tudo mais para residir e trabalhar em uma destas cidades.

E se vocë não pode ou não quer se mudar para uma destas cidades, a coisa se complica mais ainda. Pois dependendo de todos os casos, não existe emprego na área e muita pouca gente está disposta a abrir um empreendimento na área fora de uma cidade onde se tenha uma estrutura dedicada a programação e cia...

Além do mais, para a pessoa viver mesmo de jogos, ela terá que se mudar para os EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul ou Austrália. E, obviamente, é preciso um senhor planejamento para se mudar de país. Não pense que você chegará lá em Nova York para desenvolver jogos e em um ano se estabilizar. Se mudar para uma casa nova, para um emprego novo, para uma escola nova é complicado, porque mudar de país NÃO SERIA? Primeiramente se você for para um país onde inglês não é o idioma principal, você precisará estudar o idioma do país, a cultura, o sistema trabalhista e tudo e muito mais. Lembre-se que no Japão e na Coreia do Sul as pessoas de lá não costumam "se misturar" com OCIDENTAIS e tem uma certa intolerância a imigrantes. (Porém nada brutalista comparado com países do oeste europeu)

3- Freelance e Home Office

A questão de freelancear e fazer home office é demasiadamente complicada e complexa.

A ideia de trabalhar em casa não é nada bonita quando vocë começa (Até porque se vocë acha que vai terminar o curso e seu primeiro projeto é desenvolver um mapa para a CAPCOM, vocë irá morrer na ilusão!), claro que é maravilhoso você não ter que acordar três da manhã para pegar o ônibus e chegar as seis da manhã numa empresa para trabalhar e só voltar no fim da noite. Claro que é genial você não ter que viver de junk food pois trabalha o dia inteiro e trabalha muito longe de casa. Mas ao mesmo tempo isso permite que a empresa te pague menos do que pagaria num presencial. Por isso, se pensou que irá ganhar mais de 900 a 2000 reais, pensou errado!

Freelance e Home Office no Brasil ganha mal. E não, não falo pela questão de ser brasileiro. Falo pelo fato de que (possivelmente, no inicio) você terá que fazer isso para as empresas brasileiras, e por isso, por mais que você faça um lindo trabalho, eles irão tentar te pagar com a menor quantia possível.

Por isso, se você realmente quer realmente trabalhar remotamente, terá que se contentar com pouco mesmo no começo até poder trabalhar remotamente para outros países.

4- Problemas Sociais e Políticos.

O mercado de jogos no Brasil, assim como na Europa, vive em um estado de perigo constante e apesar das evoluções no mercado, como a participação da Steam no Brasil e outros mais, ainda é um tabu que está muito, mas muito longe de ser quebrado. Claro que duas decadas atrás era bem mais complicado, pois por causa de um incidente num cinema, Duke Nukem 3D foi usado como modelo de mau exemplo aos jovens. Na década passada Bully foi banido por causa de sua temática. O MDB e outros partidos várias vezes tentaram criminalizar o mercado de jogos no Brasil (O Risco não só ainda existe como também foi cogitado em programas de TV anos atrás, nesta mesma década). As igrejas anglo-protestantes que veem o mercado de jogos como produtos do diabo...

Claro que o problema não está somente na política e na religião. Mas também está no Profissional/Empresarial.
Dependendo do setor que a pessoa trabalha (Como, por exemplo, metalurgica, administrativa, etc...) ela tem que, constantemente, se especializar dentro das áreas que a empresa trabalha.

O meu caso foi parecido, trabalhei 4,5 anos em uma rede de drogarias (No começo, trabalhava na manutenção, depois fui para a faxina, e em seguida virei vigilante) e fui demitido por DOIS motivos:
1. Por ter sido diagnosticado com Depressão (O Diagnóstico, foi em agosto de 2016, e fui demitido em junho de 2018) e a empresa aderiu a uma política de tolerância zero a doenças mentais.
2. Porque decidi estudar desenvolvimento de jogos e levei inumeros puxões de orelha do supervisor e do diretor para me especializar em farmácia (Ou como Balconista ou como Farmaceutico), constantemente eu era chamado de vagabundo na empresa.
3.A empresa está falindo em SP e RJ...


E não acaba por aí, as vezes sua família também fica louca com sua atitude de desenvolver jogos. Meus tios e minha prima mesmo falaram que eu deveria desistir pois eu teria que me mudar para poder garantir um salário e eu deveria ir para Biologia, Medicina, Odontologia, etc... Até cheguei a comprar briga com minha família por conta do estudo, pois meus pais concordavam e discordavam ao mesmo tempo. Achavam que era uma área ótima para trabalhar mas eram contra eu ir atrás de emprego pois era só em outra cidade que eu conseguiria - NÃO FAZ SENTIDO ISSO... NÃO FAZ SENTIDO NENHUM...

5. A Mídia


Toda vez que ouço/vejo a Globo falar de Jogos no Brasil quero puxar meus cabelos e quebrar a televisão. Como se já não bastasse a RecordTV enchendo o saco por conta do GTA e por conta daquele bendito caso de assassinato, a Globo parece que se aproveitou para distorcer mais ainda a coisa. "Brincadeira de Criança" e todo um linguajar infanto-juvenil é usado em materias do canal do Sr. Roberto Marinho, isto me dá a impressão de que é para dificultar mais ainda o mercado de trabalho para quem gosta de jogos. Além das inumeras pesquisas fajutas feitas em TV em relação ao desenvolvimento e comercio de jogos.

6. Expectativas muito altas e ideações utópicas.

Há pessoas que, assim como eu, já esperavam em menos de um ano após concluir o curso estarem contratadas em alguma empresa de jogos. Mas na pratica, a coisa é bem mais complicada do que se imagina.
Muita gente acha que após 8 cursos de Unreal Engine 4 pode criar um AAA de um ano para o outro, recrutar uma equipe e ainda assim não precisar fazer nada em troca.
Toda vez que vejo um post dizendo: "Iremos criar o GTA Brasileiro", me faz pensar que isso é uma piada roubada da South America Memes.
E sim, sei que existe o 171 em desenvolvimento, mas tenho meus motivos para achar que ele não tem o objetivo de ser o GTA Brasileiro...
Claro, tem gente que acha que todo mundo que monta um projeto, até mesmo o projeto mais simples do mundo, pode remunerar a pessoa.
Além do mais, tem outro problema/detalhe: Tem gente que acha que pode criar um Clone do My Summer Car ou do Need for Speed: High Stakes para celular e achar que no ano que vem vai ganhar R$10.000.
Sem falar na loucura de alguns instrutores, de falar que após o curso, a pessoa vai estar apta para trabalhar no mercado de jogos, sem ao menos dar instruções de como entrar.
Isto faz o desenvolvimento de jogos no Brasil soar e ser utópico demais.

Este tipo de ideação pode fazer você jogar seu tempo, seu dinheiro e, principalmente, sua saúde no lixo.

7. Falta de apoio e falta de colaboração.

Esta parte varia de pessoa para pessoa, mas no meu caso (e possivelmente de alguns) é o assunto mais importante deste texto: Você (possivelmente) não vai ter apoio (Em grande parte ou, no meu caso, totalmente). Eu perdi a conta de quantas vezes chamei amigos, colegas de trabalho e parentes para fazer um curso de desenvolvimento de jogos em 2015 na escola do meu bairro, não só porque seria uma experiência e tanto, mas eu ia ganhar um senhor desconto fazendo isso, e como eu pagava para trabalhar, eu precisava muito do desconto. Tive que fazer o curso a noite com mais duas pessoas e infelizmente dependia de ajuda de uma delas, pois eu estava COMEÇANDO a ficar desmotivado (Mais por razões pessoais do que por causa dos estudos).

Em 2016 foi a vez de eu fazer um EAD na Udemy em Unity 5. Mas a coisa foi muito mais complicada do que no presencial, além do mais, foi aí que a compra de brigas com a família e com a empresa começou: Fui desencorajado pela empresa pelos motivos que citei acima, desentendiemntos familiares todo fim de semana, minha avó (Que tem alzheimer) me atrapalhava e eu tinha que falar pra ela que eu estava estudando, colava um aviso na porta do quarto. Nada funcionou. Fiz o curso "na coxa" por falta de colaboração e só terminei em setembro do ano passado pois eu tinha sempre que voltar no inicio pois sempre acontecia algo e as vezes tinha acessos de raiva.

Por conta disso tudo e dos desentendimentos, perdi meu emprego na Drogaria e estou pagando aluguel para minha própria família. E só estou pagando porque se não vou para a rua.

-

Com isso, é fácil concluir que desenvolver jogos no Brasil é um trabalho de parto e tem mais obstaculos que o esperado.

Neste caso, sobram APENAS SETE opções:


1. Desistir de desenvolver jogos e trabalhar em setores administrativos, setores da saúde ou outros.
2. Montar um pé de meia para mudar de país.
3. Montar um pé de meia para se mudar para SP, Campinas, BH, Brasilia e Florianópolis.
4. Encher um cofre de metal com senha para empreender na área.
5. Estudar apenas como se fosse um curso exclusivamente para fins pessoais, como se fosse um cursinho para fazer pão de batata ou um curso artesanal (A mais saúdavel das opções).
6. Estudar áreas como Marketing, Arte, etc... e tentar se integrar a desenvolvimento mais tarde.
7. Apostar todas as suas fichas para no futuro trabalhar remotamente para empresas estrangeiras.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Ser indie? Explica melhor porque até onde eu saiba, tudo aqui é indie...
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Trabalhar solo ou com alguns amigos. Começar algo você ao invés de procurar um emprego.

Edit: pra ser mais claro, fazer isso no tempo extra, não considerar isso como o seu ganha pão.

Só um ásiatico conseguiria trabalhar solo.
Os amigos é a parte mais dificil mesmo... Ninguém no meu diabo de cidade se interessa em estudar isso.
Quer estudar medicina, biologia, farmácia...
Sou lobo solitário nesse setor...
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Só um ásiatico conseguiria trabalhar solo.
Os amigos é a parte mais dificil mesmo... Ninguém no meu diabo de cidade se interessa em estudar isso.
Quer estudar medicina, biologia, farmácia...
Sou lobo solitário nesse setor...

Não precisa ser asiático. Nem programação precisa saber mais hoje em dia pra fazer algo sozinho.
Quais são suas skills, mais especificamente? Se for pra fazer algo sozinho, qual parte você não conseguiria?
 


toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Programação e enredo. Só.



Todo o resto.

Eu também sou programador. Acho que é mais facil pra quem sabe programar e nao fazer o resto que pra quem sabe outras coisas mas não sabe programar.
Enfim, porque não faz alguns projetos pequenos com arte de programador mesmo ou assets free? Eu estou fazendo isso esse ano pra aprender o máximo que puder. Espero ano que vem começar um projeto maior.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Outra coisa é que pra formar um time não precisa ser da sua cidade. Dá pra achar gente em comunidades online no facebook, reddit, aqui na pasta mesmo e etc.
Participar de game jams também ajuda bastante nisso.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu entendo o seu drama e com certeza não é nada fácil. O Brasil por ser um país atrasado, pudera estar atrasado também nisso, e não apenas nas oportunidades de emprego e empresas fazendo jogos por aqui, mas a mentalidade das pessoas ainda é do século XX.

MAS, as coisas estão melhorando. Recentemente li uma matéria onde mais de 1000 jogos foram produzidos no Brasil nos últimos 3 anos, isso mesmo, mais de 1k, sendo que a grande maioria deles são jogos realmente pequenos e quase todos destinados para o público de celular.

Talvez ainda estejamos longe de ter uma empresa ao porte de uma Rockstar, Nintendo, Sony, Blizzard, etc. embora já temos cursos locais, faculdade e até uma certa atenção de empresas como a Unity e a Epic olhando para o mercado de desenvolvimento nacional.

Inglês é importante para a área de T.I. em geral, é tão fundamental que eu não consigo ver alguém trabalhando nessa área sem ao menos conseguir se virar no idioma, é compulsório, tem que saber e pronto. Todo o material que eu tenho aqui em programação e desenvolvimento de jogos em geral é em inglês, com excessão de um modelagem em ZBrush que foi feito por um brasileiro.

Github é uma boa ferramenta para divulgação de material da pessoa, serve como um portfólio se a pessoa souber utilizar. Vale muito a pena. Eu mesmo desenvolvi alguns assets para uso pessoal na Unity e estou querendo divulgá-los no Git, farei isso quando eu voltar pro PC. Utilize como o toadynho falou, principalmente Github, Reddit e Twitter, são as 3 melhores redes para gamedev, eu já vi e conheci projetos de várias pessoas usando principalmente essas 3.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Eu já vi jogos bons desenvolvidos por uma única pessoa, aliás alguns costumam apresentar trabalhos na BGS. Não precisa ser asiático pra fazer algo legal mesmo que sozinho.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.891
Reações
14.506
Pontos
1.013
Eu já vi jogos bons desenvolvidos por uma única pessoa, aliás alguns costumam apresentar trabalhos na BGS. Não precisa ser asiático pra fazer algo legal mesmo que sozinho.
Fazer sozinho exige um trampo descomunal. É praticamente perder a vida social.
Outra coisa é que pra formar um time não precisa ser da sua cidade. Dá pra achar gente em comunidades online no facebook, reddit, aqui na pasta mesmo e etc.
Participar de game jams também ajuda bastante nisso.
Até hoje não sei como funciona o reddit. Tenho Twitter, Facebosta, Gab e Reddit. Tem um tutorial de como funciona aquela joça?
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.249
Reações
50.180
Pontos
1.539
Só um ásiatico conseguiria trabalhar solo.
Os amigos é a parte mais dificil mesmo... Ninguém no meu diabo de cidade se interessa em estudar isso.
Quer estudar medicina, biologia, farmácia...
Sou lobo solitário nesse setor...

o cara que fez stardew valley trabalhou sozinho...
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Outra coisa é que pra formar um time não precisa ser da sua cidade. Dá pra achar gente em comunidades online no facebook, reddit, aqui na pasta mesmo e etc.
Participar de game jams também ajuda bastante nisso.

Conte-nos mais... se interessou e chegou a participar de algum time por rede social, reddit e etc.?
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Eu trabalho com TI a 12 anos e já vi muita gente querer ir pra essa área e desistir, ou começaram a desenvolver jogos mobile e hoje trabalham com mobile, mas aplicativos de empresas grandes, aqui mesmo onde eu trabalho tem (Sou de BH). Hoje mexo na área de teste de software que é muito negligenciada, ainda mais nos jogos, dá pra ver por bugs bobos que aparecem nos jogos de hoje em dia.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.937
Pontos
453
No Brasil o mercado duro, eu mesmo sempre penso em desistir, já que a area de TI paga bem melhor ,alem de ser mais ampla.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Conte-nos mais... se interessou e chegou a participar de algum time por rede social, reddit e etc.?

Atualmente sou solo, mas as vezes peço ajuda pra uns amigos.
No reddit vc pode tentar o /r/gameDevClassifieds/
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Domingo passado eu fui encarrar a linguagem Go que, até então, eu nunca tinha programado nela e só tinha ouvido falar há cerca de 3 anos. Foi uma excelente experiência que pretendo compartilhar aqui com vocês.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Domingo passado eu fui encarrar a linguagem Go que, até então, eu nunca tinha programado nela e só tinha ouvido falar há cerca de 3 anos. Foi uma excelente experiência que pretendo compartilhar aqui com vocês.

Eu estava pensando em usar, mas nem consegui instalar os pacotes no Linux Maqui. (Me senti um fracasso). Nas ferias tentarei conhecer mais sobre a linguagem.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu estava pensando em usar, mas nem consegui instalar os pacotes no Linux Maqui. (Me senti um fracasso). Nas ferias tentarei conhecer mais sobre a linguagem.

Eu curti bastante. Vou criar um tópico sobre ela ainda hoje falando um pouco desse contanto inicial com a linguagem. Para instalar é bom se ater ao padrão sugerido pelo Google, formando um único local para o seu workspace que, geralmente, é na sua $HOME/go . Setando a sua workspace, o resto a toolchain da linguagem consegue achar tudo, baixar libs thirds, gerar o seus pacotes e programas, tudo bem pr[atico.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu curti bastante. Vou criar um tópico sobre ela ainda hoje falando um pouco desse contanto inicial com a linguagem. Para instalar é bom se ater ao padrão sugerido pelo Google, formando um único local para o seu workspace que, geralmente, é na sua $HOME/go . Setando a sua workspace, o resto a toolchain da linguagem consegue achar tudo, baixar libs thirds, gerar o seus pacotes e programas, tudo bem pr[atico.

Acho que eu estava fazendo de uma maneira errada mesmo.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
eu "desenvolvo" só como hobby. não ganho nada além da extrema satisfação de ver minhas visões ganhando forma.

desenvolver também é uma palavra um pouco forte. eu to trabalhando faz 4~5 anos num mod de doom, e faz uns 2 em um servidor privado de ragnarok online

ontem e hoje fiz esses 3 npcs (questiline incompleta, faltando a maior branch dela que vai incluir mais 2 npcs, mas ja ta funcional do começo ao fim em uma das branches.)
Código:
// Irana quest controller
prontera,128,184,0    script    Sign    835,{
if (getgmlevel() >= 80) {
    mes "This is the irana quest controller. What do you want to do?";
    menu "Change $iranaquest",A1,"Debug .iranabusy",A2,"Nothing",NOTHING;

    NOTHING:
    end;

    A1:
    mes "input new $iranaquest value. 99 changes her to a trader permanently";
    mes "currently at: " +$iranaquest;
    input $iranaquest;
    next;
    mes "changed to: " +$iranaquest;
    end;

    A2:
    mes "input new .iranabusy was reset to 0. You can talk to her normally now.";
    set .iranabusy, 0;
    end;

}

    else{
    mes "This is a sign";
    }
}

// Irana Card Captor (card for OCA trader)
prontera,135,188,0    script    Aspiring Card Captor    612,{

//Make a quest for this girl where she dreams of being a card captor but has no cards, and if you help her start off by giving her 3 OCAs, she gets a whisper card from it and asks you to trade it with her friend for a "less scary card", but doesn't want you to tell she's creeped out by the whisper card, so you have to think up of an excuse. her friend is super happy with the card and gives you a raydric card in return, since she has both. Irana doesn't like the raydric card either and when the quest is done. You have a conversation with her and depending on your answers you get to keep either the whisper or the raydric card and she changes to the card trader she is below.


//message strcharinfo(0),strcharinfo(0) +": Why the long face?";
//messsage (where the message should appear, in this case the calling player),(printing the player name on the message) + ": message"


function irana_talk {
mes "[ ^FF77AA"+.irananame$+"^000000 ]";
mes .currentline$;
npctalk ""+ .irananame$ +": "+.currentline$;
next;
}


function player_talk {
mes "[ "+strcharinfo(0)+" ]";
mes .currentline$;
message strcharinfo(0),strcharinfo(0) +": "+.currentline$;
next;
}




if (.iranabusy == 1){
Mes "She's busy talking to someone else...";
end;
}

switch($iranaquest){                         //switch $iranaquest ====================================================
.iranabusy =1;
//$iranaquest = 0

//
case 0:                                     //iranaquest case 0; ================================================================
.irananame$ = "Shy Girl";

if(!sex){
emotion e_shy;
.currentline$ = "Um... Hello miss. C-can i help you?"; irana_talk;


}
else{
emotion e_shy;
.currentline$ = "Um... Hello mister. C-can i help you?"; irana_talk;
}

//Menu "Why the long face?",STEP1A1,"*Leave girl alone*",STEP1A2; ----- replace all menus for promtps because it can handle cancel presses (case 255)

prompt "Why the long face?:*Leave girl alone*";
switch(@menu){Case 1:  goto STEP1A1;   Case 2:  .currentline$ = "Hey! Hey... don't leave me..."; goto SOBBYE;  Case 255:  .currentline$ = "You're so mean..."; irana_talk;  goto SOBBYE;}

STEP1A1:
.currentline$ = "Why the long face?"; player_talk;

.currentline$ = "Umm, it's nothing."; irana_talk;
.currentline$ = "It can't be nothing. Come on, what's up?"; player_talk;
.currentline$ = "It's just that... That all my friends are Card Captors..."; irana_talk;
.currentline$ = "So?"; player_talk;
emotion e_sob,
.currentline$ = "i want to be a Card Captor too! But i don't have any cards... And no one will help me."; irana_talk;

//Menu "No one? Try me.",STEP1B1,"Oh, that's rough.",STEP1B2;
prompt "No one? Try me.:Oh, that's rough.";
switch(@menu){ Case 1:  goto STEP1B1;   Case 2:  goto STEP1B2;  Case 255:  .currentline$ = "You're so mean..."; irana_talk;  goto SOBBYE; }

STEP1B2:
.currentline$ = "Oh, that's rough."; player_talk;
.currentline$ = "Uhum..."; irana_talk;
.currentline$ = "Aw, i wish i could be a card captor..."; irana_talk;
.iranabusy = 0; end;

STEP1B1:
.currentline$ = "No one? Try me."; player_talk;
.currentline$ = "Y-You mean... You would help me?"; irana_talk;
.currentline$ = "That's kinda my job as an adventurer."; player_talk;
emotion e_crwd;
.currentline$ = "Really? YAY!"; irana_talk;
.currentline$ = "So, what i can i do for you?"; player_talk;
.currentline$ = "I'm not sure... All i know is that i need 3 starter cards to be considered a card captor."; irana_talk;
.currentline$ = "I guess i could arrang---"; player_talk;
.currentline$ = "But they can't be just any card! There's a... a... "; irana_talk;
.currentline$ = "like a thing that they give you so you get a fair start!"; irana_talk;
.currentline$ = "A.... 'thing'... Oookaaay..."; player_talk;
.currentline$ = "If it's not too much trouble, could you please go to geffen and talk to my friend?"; irana_talk;
.currentline$ = "She's the best, she'll know exactly what to do!"; irana_talk;
.currentline$ = "Her name is Lina."; irana_talk;
.currentline$ = "Geffen? Talk to Lina. Got it."; player_talk;
emotion e_thx;
if(sex){
.currentline$ = "Thank you so much, mister! I'm counting on you!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Thank you so much, miss! I'm counting on you!"; irana_talk;
}
$iranaquest = 1;
.iranabusy = 0; end;

case 1:                                     //iranaquest case 1; ================================================================
.irananame$ = "Shy Girl";
.currentline$ = "Oh, hello!"; irana_talk;
.currentline$ = "Is something wrong?"; irana_talk;
.currentline$ = "What was i doing again?"; player_talk;
.currentline$ = "You told me you would go to Geffen and talk to my friend Lina!"; irana_talk;
.currentline$ = "Oh. Yes, i remember. I'll do that."; player_talk;
emotion e_thx;
if(sex){
.currentline$ = "Thank you so much, mister!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Thank you so much, miss!"; irana_talk;
}
.iranabusy = 0; end;
end;

Case 2:
.irananame$ = "Shy Girl";
.currentline$ = "Hey..."; player_talk;

if(sex){
emotion e_shy;
.currentline$ = "He-Hello mister"; irana_talk;
}
else{
emotion e_shy;
.currentline$ = "Um... Hello miss."; irana_talk;
}


.currentline$ = "How was it? Did you learn anything?"; irana_talk;
.currentline$ = "I realized we've not been properly introduced."; player_talk;
.currentline$ = "Uh... ummm..."; irana_talk;
.currentline$ = "I'm "+ strcharinfo(0) + ". What's your name? "; player_talk;
.irananame$ = "Irana";
.currentline$ = "Umm, i'm Irana! Pleased to meet you!"; irana_talk;
.currentline$ = "Irana, huh? That's a pretty name."; player_talk;
.currentline$ = "Th-Thank you! I like your name too!"; irana_talk;
.currentline$ = "So... did you learn anything about how to become a card captor?"; irana_talk;
.currentline$ = "Not really, your friend wouldn't talk to me unless i gave her your name."; player_talk;
.currentline$ = "You came back just for that? I'm so sorry!"; irana_talk;
.currentline$ = "It's okay. I should be going"; player_talk;

if(sex){
.currentline$ = "Good luck, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}

else{
.currentline$ = "Good luck, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.iranabusy =0;
$iranaquest = 3;
end;


Case 3:
.irananame$ = "Irana";
if(sex){
.currentline$ = "Hello, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Hello, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.currentline$ = "Hi, Irana!"; player_talk;
.currentline$ = "We're friends now, aren't we?"; irana_talk;
.currentline$ = "Yes, we are friends!"; player_talk;
emotion e_heh;
.currentline$ = "*giggles*"; irana_talk;
.currentline$ = "I should go talk to your friend in Geffen."; player_talk;

if(sex){
.currentline$ = "Good luck, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}

else{
.currentline$ = "Good luck, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.iranabusy =0;
end;


Case 4:
.irananame$ = "Irana";
if(sex){
.currentline$ = "Hello, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Hello, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.currentline$ = "Hi Irana."; player_talk;
.currentline$ = "I learned how to become a card captor."; player_talk;
.currentline$ = "Yay!"; irana_talk;
.currentline$ = "What do i have to do?"; irana_talk;
.currentline$ = "You'll need to find three 'old card albuns', then Lina will give you an official Captor Seal"; player_talk;
.currentline$ = "What? But... but!"; irana_talk;
.currentline$ = "I know... those albuns are super expensive and rare."; player_talk;
.currentline$ = "Oh no, what am i going to do?"; irana_talk;
.currentline$ = "Well..."; player_talk;

Case 5:
.irananame$ = "Irana";

if ($iranaquest == 5){
.currentline$ = "You're back!"; irana_talk;
.currentline$ = "Hi!"; player_talk;
.currentline$ = "What do you think i should do about the three old card albuns?"; irana_talk;
}

$iranaquest = 5;



prompt "I could get them for you:Don't worry, i'll help you figure something out.:I need some time to think this through.";
switch(@menu){Case 1:  goto ILLBUY;   Case 2:  ; goto YOUTRADE; Case 3: goto GIMMETIME; Case 255:  .currentline$ = "I thought we were friends!"; irana_talk;  goto SOBBYE;}

ILLBUY:
.currentline$ = "Old card albuns might be super expensive, but i just so happen to be super-rich!"; player_talk;
.currentline$ = "Really? You don't look it."; irana_talk;
.currentline$ = "Hey!"; player_talk;
.currentline$ = "Does that mean you'll just buy me them, just like that?"; irana_talk;
.currentline$ = "I guess it does!"; player_talk;
.currentline$ = "*Starts sobbing*"; irana_talk;
emotion e_sob;
.currentline$ = "WAAAAAAAAAAHHHHHHHHH!"; irana_talk;
emotion e_sob;
.currentline$ = "Wh- wh- what did i do?"; player_talk;

if(sex){
.currentline$ = "I love you, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "I love you, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.currentline$ = "No one has ever been so kind to me in my entire life!"; irana_talk;
//emotion strcharinfo(0), e_shy;
.currentline$ = "I'm glad you're happy, but this is a bit embarrassing..."; player_talk;
.currentline$ = "Hic... Okay. But..."; irana_talk;
.currentline$ = "I get it. We're friends, remember? No need to thank me!"; player_talk;
.currentline$ = "Now where's that smile?"; player_talk;
.currentline$ = "*Smiles*"; irana_talk;
.currentline$ = "That's better."; player_talk;
.currentline$ = "I better get going then! Now, where was it again that i've seen it being sold before?"; player_talk;
.currentline$ = "There's a street dealer way north of the prontera fountain who sells them!"; irana_talk;
.currentline$ = "Yes, that was it! Thanks."; player_talk;
.currentline$ = "*Giggles*"; irana_talk;
emotion e_heh;
.iranabusy =0;
$iranaquest = 10;

end;

YOUTRADE:
.currentline$ = "Don't worry, i'll help you figure something out."; player_talk;
.currentline$ = "You're right! I shouldn't panic over this! Lina would rise to the occasion, and so should i!"; irana_talk;
.currentline$ = "Now we're talking!"; player_talk;
$iranaquest = 6;
.iranabusy =0;
end;

GIMMETIME:
.currentline$ = "I need some time to think things through."; player_talk;
.currentline$ = "I'll get back to you when i have thought of something, okay?"; player_talk;
.currentline$ = "I-i guess i can wait."; irana_talk;
.currentline$ = "Don't worry about me! Do what you have to do!"; irana_talk;
.currentline$ = "We'll always be friends!"; irana_talk;
.iranabusy =0;
end;


// Give two Options:
// 1: Straight buy the OCAs and give her
// 2: Say you don't have enough money and help her trade her way to three OCAs with two of her friends.
// and you can postpone it by saying "ill think of something and come back to you".
end;


Case 6:
.currentline$ = "You've reached case 6. End of the line for now. This quest is still work in progress"; player_talk;
.currentline$ = "The other branch is ready though. You can just bring her the 3 OCAs to complete this quest."; player_talk;
.currentline$ = "Rewinding questline to before the choice..."; player_talk;
$iranaquest = 5;
.iranabusy =0;
end;

Case 10:
.irananame$ = "Irana";
if(sex){
.currentline$ = "Hello, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Hello, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.currentline$ = "Hi there, Irana!"; player_talk;
.currentline$ = "I've been thinking... Are you sure you want to do this?"; irana_talk;
.currentline$ = "I mean, it IS a lot of money, i'm sure you have other things going on..."; irana_talk;
.currentline$ = "Do you really want to get me 3 OCAs on your own?"; irana_talk;

prompt "I gave you my word!:To be honest...:Sorry, gotta go!";
switch(@menu){Case 1:  goto STILLBUY;   Case 2:  ; goto GIVEUPBUY; Case 3: goto G2G; Case 255:  .currentline$ = "O-ok... I'll be here!"; irana_talk;  goto SOBBYE;}





STILLBUY:
.currentline$ = "I gave you my word. I can just back out now..."; player_talk;

if(countitem(616) >= 4){
.currentline$ = "Hehe! Look at all of these!"; player_talk;
.currentline$ = "Wow! "+countitem(616) + " Of them? You're really good at this!"; irana_talk;
.currentline$ = "Don't underestimate the power of an adventurer!"; player_talk;
goto GIVE3OCAS;
}

switch(countitem(616)){

case 0:
.currentline$ = "Leave it to me!"; player_talk;
.currentline$ = "Wow! You are SO reliable!"; irana_talk;
.currentline$ = "You're the best!"; irana_talk;
.currentline$ = "Thank you, thank you."; player_talk;
.currentline$ = "I'll be waiting here, then!"; irana_talk;
.currentline$ = "Do your best!"; irana_talk;
.currentline$ = "I will! Bye!"; player_talk;
.currentline$ = "Bye!"; irana_talk;

.iranabusy =0;
end;


case 1:
.currentline$ = "I even managed to get one of them already!"; player_talk;
.currentline$ = "Already? That's great news!"; irana_talk;
.currentline$ = "Don't worry, leave it to me!"; player_talk;
if(sex){
.currentline$ = "Thanks, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Thanks, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.iranabusy =0;
end;



case 2:
.currentline$ = "Look! Two of them!"; player_talk;
.currentline$ = "YAY! Just one more to go!"; irana_talk;
.currentline$ = "Yep! Don't you worry, leave it to me!"; player_talk;
if(sex){
.currentline$ = "Thanks, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Thanks, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.iranabusy =0;
end;




Case 3:
.currentline$ = "And guess what?"; player_talk;
.currentline$ = "TADA~!"; player_talk;
.currentline$ = "You have all 3 of them!!! YAY!"; irana_talk;
.currentline$ = "Here, 3 old card albums! Take them."; player_talk;
goto GIVE3OCAS;



GIVEUPBUY:
.currentline$ = "Yeah... I didn't want to dissapoint you, but i think i bit a bit more than i could chew"; player_talk;
.currentline$ = "*Smiling* Don't worry! Your thoughts are what counts!"; irana_talk;
.currentline$ = "But we're back to square one now."; player_talk;
.currentline$ = "I guess..."; irana_talk;
.currentline$ = "But it's okay! I'm sure we'll figure something out!"; irana_talk;
.currentline$ = "That's the spirit!"; player_talk;
.iranabusy = 0;
$iranaquest = 5;
end;



G2G:
.currentline$ = "Don't worry. We'll figure something out."; player_talk;
.currentline$ = "Gotta go now, i'll come back for you!"; player_talk;
.currentline$ = "Ok! Bye!"; irana_talk;
.iranabusy = 0;
end;


GIVE3OCAS:
.currentline$ = "Here, 3 old card albums! Take them."; player_talk;
delitem 616,3;
if(sex){
.currentline$ = "Thank you so much, mister "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
else{
.currentline$ = "Thank you so much, miss "+ strcharinfo(0) + "!"; irana_talk;
}
.currentline$ = "My dream can finally come true now!"; irana_talk;
.currentline$ = "Hey, don't sweat it. It was my pleasure!"; player_talk;
.currentline$ = "We will always be friends! I love you!"; irana_talk;
.currentline$ = "Take care, kid. You have a bright future ahead of you!"; player_talk;
.currentline$ = "Bye! Thanks for everything!"; irana_talk;
$iranaquest = 99;
.iranabusy = 0;
end;
}


case 99:                                    //iranaquest case 99; Trader ========================================================
// IRANA TRADER --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.iranabusy =0;
mes "[ ^FF77AAIrana^000000 ]";
mes "Hi! I'm Irana, a very active Card Captor!";
next;
mes "[ ^FF77AAIrana^000000 ]";
mes "Care to contribute to my quest of expanding my deck? I'll give a random card back to every third card i'm given!";
mes "I've been given " + .cardsgiven + " cards so far since last time!.";


TRADE01:
 
    prompt "I'm in!:What? No!"; switch(@menu){Case 1:  goto SELL01; Case 2:  goto NODEAL1; Case 255: mes "[ ^FF77AAIrana^000000 }"; mes "Aw, don't leave me hanging!";end;}
    end;
    SELL01:
    next;
        mes "[ ^FF77AAIrana^000000 ]";
        mes "Great! What will you give me? I'm so excited! ";
     
        getinventorylist;
        for (; .@i < @inventorylist_count; .@i++) {
            if(getiteminfo(@inventorylist_id[.@i],2) == 6){
            .@items[.@count] = @inventorylist_id[.@i];
            .@menu$ = .@menu$ + getitemname(@inventorylist_id[.@i]) + ":";
            .@count++;
            }
         
        }
     
        .@select1 = select(.@menu$) - 1;
        delitem .@items[.@select1],1;
        .cardsgiven++;
     
         
        next;
        mes "[ ^FF77AAIrana^000000 ]";
        mes "Yay! Thank you very much!";
 
        if(.cardsgiven > 2){
        next;
        mes "[ ^FF77AAIrana^000000 ]";
        mes "And since this is the third card i was given, here's a gift to you!";
        getitem 616,1;
        .cardsgiven = 0;
        }
        end;

 
     

    NODEAL1:
    next;
    mes "[ ^FF77AAIrana^000000 }";
    mes "Aw! I was hoping to increase my collection...";
 
    end;
     


}

SOBBYE:
emotion e_sob;
.iranabusy = 0;
end;

}











// Lina Card Captor
geffen,82,72,4    script    Lina Card Captor    611,{

function lina_talk {
mes "[ ^77AAFFLina^000000 ]";
mes .currentline$;
npctalk "Lina: "+.currentline$;
next;
}

function player_talk {
mes "[ "+strcharinfo(0)+" ]";
mes .currentline$;
message strcharinfo(0),strcharinfo(0) +": "+.currentline$;
next;
}

if (.rude){
    .currentline$ = "Sorry, i don't talk to rude people."; lina_talk;
    .currentline$ = "Nothing short of you bringing me a bouquet and apologizing will change that now."; lina_talk;
 
        if(countitem(744)>0){
            prompt "I'm sincerely sorry:(lie)I'm... Sorry.:You're not worth it.";
            switch(@menu){Case 1:  goto SORRY1;   Case 2:  goto SORRY2;  Case 3:  goto YOUSUCK; Case 255: .currentline$ = "That's right, go away!"; lina_talk;}
     
            SORRY1:
            delitem 744,1;
            .currentline$ = "I apoligize for my rude behavior earlier. Here's a bouquet."; player_talk;
            .currentline$ = "I hope we can put this behind us."; player_talk;
            .currentline$ = "Oh! That's actually very considerate of you."; lina_talk;
            .currentline$ = "Sorry i misjudged you. We're ok now!"; lina_talk;
            .currentline$ = "Good!"; player_talk;
            .rude = 0;
            end;
     
            SORRY2:
            delitem 744,1;
            .currentline$ = "You said you wanted flowers? Here they are."; player_talk;
            .currentline$ = "Are you bribing me? This doesn't sound like an apology"; lina_talk;
            .currentline$ = "I'm just trying to get on your good side."; player_talk;
            .currentline$ = "Well, you did go through the trouble of getting me this..."; lina_talk;
            .currentline$ = "Eh, i'm not one to hold a grudge. I guess i can forgive you."; lina_talk;
            .rude = 0;
            end;
         
            YOUSUCK:
            .currentline$ = "Why should i give you flowers? I didn't even do anything!"; player_talk;
            .currentline$ = "Go away!"; lina_talk;
            .currentline$ = "*whispering* b*tch."; player_talk;
            npctalk "*Luckily, she didn't hear that*";
            end;
        }
    end;
    }


switch($iranaquest){

 
    case 0:
    .currentline$ = "Such a beautiful day, wouldn't you agree?"; lina_talk;
    end;
 

    case 1:
    .currentline$ = "Excuse me, miss. Are you Lina?"; player_talk;
    .currentline$ = "Oh! Hello. Yes i am. Do you need something?"; lina_talk;
    .currentline$ = "I've talked to a little girl in prontera who wishes to become a card captor."; player_talk;
    .currentline$ = "She's a little lost, so i came to ask of you how is it that she can become one."; player_talk;
    .currentline$ = "That's great! Being a card captor is such a thrill!"; lina_talk;
    .currentline$ = "I'll gladly help if i can!"; lina_talk;
    .currentline$ = "What's the little girl's name?"; lina_talk;

    prompt "Oh fuck, what was it again?:I... I forgot to ask!:It was... Sa...kura?";
    switch(@menu){Case 1:  goto LINA2A1;   Case 2:  goto LINA2A2;  Case 3:  goto LINA2A3; Case 255: goto RUDE;}
 
    LINA2A1:
    .currentline$ = "Oh fuck, what was it again?"; player_talk;
    emotion e_omg;
    .currentline$ = "What was that? Oh my god you're so rude!"; lina_talk;
    .currentline$ = "I'm sorry, that was a slip of my tongu---"; player_talk;
    .currentline$ = "Sorry, i don't talk to rude people."; lina_talk;
    .currentline$ = "Nothing short of you bringing me a bouquet and apologizing will change that now."; lina_talk;
    .currentline$ = "Ugh."; player_talk;
    .currentline$ = "I heard that!"; lina_talk;
    .rude = 1; 
    end;
 
    LINA2A2:
    .currentline$ = "I... I forgot to ask!"; player_talk;
    .currentline$ = "Hah. You're really helping a little girl you don't even know by name?"; lina_talk;
    .currentline$ = "Should i call the police?"; lina_talk;
    .currentline$ = "She said she's your friend! She clearly looks up to you!"; player_talk;
    .currentline$ = "I'm sorry, but i can't help you if you don't even know her name."; lina_talk;
    .currentline$ = "Who knows what you're up to."; lina_talk;
    .currentline$ = "Come back to me with her name and we'll talk."; lina_talk;
    .currentline$ = "So you're gonna make me go back to prontera just to ask her name?"; player_talk;
    .currentline$ = "Yes."; lina_talk;
    .currentline$ = "*Sigh*. Okay. I'll be back with her name."; player_talk;
    $iranaquest = 2;
    end;
 
    LINA2A3:
    .currentline$ = "It was... Sa...kura?"; player_talk;
    .currentline$ = "No it was not! I don't know anyone by that name."; lina_talk;
    .currentline$ = "But... Sakura card captors!"; player_talk;
    .currentline$ = "What is that? Never heard of it."; lina_talk;
    .currentline$ = "Look, i can't help you if you can't even tell me her name."; lina_talk;
    .currentline$ = "Who knows what you're up to."; lina_talk;
    .currentline$ = "Fair enough, i guess. I'll go ask her."; player_talk;
    .currentline$ = "I'll be waiting here."; lina_talk;
    $iranaquest = 2;
    end;
 
    RUDE:
    .currentline$ = "Leaving in the middle of a conversation? RUDE!"; lina_talk;
    .rude = 1;
    end;
 
 
    case 2:
    .currentline$ = "Hello."; lina_talk;
    .currentline$ = "Hi."; player_talk;
    .currentline$ = "Did you get her name?"; lina_talk;
    .currentline$ = "Whose?"; player_talk;
    .currentline$ = "The girl from prontera you said wanted to become a card captor"; lina_talk;
    .currentline$ = "I said that?"; player_talk;
    .currentline$ = "That's not very funny. Go ask her name and come back to me."; lina_talk;
    .currentline$ = "Yes, Ma'm!"; player_talk;
    end;
 
    end;
 

 
 
    Case 3:
    .currentline$ = "Hello."; lina_talk;
    .currentline$ = "Hi."; player_talk;
    .currentline$ = "Did you get her name?"; lina_talk;
    .currentline$ = "Yes, yes i did!"; player_talk;
    .currentline$ = "It's Irana!"; player_talk;
    .currentline$ = "..."; lina_talk;
    .currentline$ = "What?"; player_talk;
    .currentline$ = "I don't know any Iranas..."; lina_talk;
    .currentline$ = "OH, COME ON!"; player_talk;
    emotion e_heh,
    .currentline$ = "*Giggle* Oh you, i'm just pulling your leg!"; lina_talk;
    .currentline$ = "Of course i know her, she's like my best friend!"; lina_talk;
    .currentline$ = "Hunf."; player_talk;
    .currentline$ = "Okay, so Irana finally worked up the courage huh. That's good to hear."; lina_talk;
    .currentline$ = "Courage to do what?"; player_talk;
    .currentline$ = "Well, you see. That girl couldn't talk to strangers."; lina_talk;
    .currentline$ = "That's why i'm trying to force her to. You can't really be a card captor if you can't talk to strangers."; lina_talk;
    .currentline$ = "The whole 'it can't be just any card' deal is something i made up so she would ask someone for help."; lina_talk;
    .currentline$ = "In reality all she needs is 3 distincts cards to begin. It can be any card"; lina_talk;
    .currentline$ = "Ok."; player_talk;
    .currentline$ = "Anyway, let's not break the spell. She's just so cute when she's struggling to better herself!"; lina_talk;
    .currentline$ = "So, what should she get?"; player_talk;
    .currentline$ = "To be fair, the ideal way to start a deck is to get three completely random cards."; lina_talk;
    .currentline$ = "That way it's fair for everyone."; lina_talk;
    .currentline$ = "Tell her that if she manages to get 3 'old card albums' i'll give her an official Captor seal."; lina_talk;
    .currentline$ = "Aren't those like... super expensive and rare?"; player_talk;
    .currentline$ = "It wouldn't be fun if it was easy. It was the same for me."; lina_talk;
    .currentline$ = "My senior did this exact same thing to me. I'm just keeping the tradition."; lina_talk;
    .currentline$ = "Ok. I'll talk to her."; player_talk;
    emotion e_no1,
    .currentline$ = "Thank you! It was a pleasure knowing you! Good luck on your journey!"; lina_talk;
    .currentline$ = "Bye!"; player_talk;
    $iranaquest = 4;
    end;
 
 
 
    //If no case applies:
 
    case 4:
    .currentline$ = "You're a good person, helping Irana like that."; lina_talk;
    .currentline$ = "May you find hapiness in your journey!"; lina_talk;
    end;
    }
 
 
} // End Lina Card Captor







// OCA Buyer
prontera,124,212,4    script    Anti-Gambling Agent    933,{

.@obbprice = 15000;
.@opbprice = 30000;
.@ocaprice = 125000;

mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
mes "Hello, young one.";
next;


mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
mes "Did you gambling is a sure-way to lose money?";
next;


mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
mes "But you don't have to take the bet. I'll take any Old blue boxes, Old Purple boxes or Old Card Albuns you have.";
next;

mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
mes "Prices are as follows:";
mes "^0000CCOBB:^000000 " + .@obbprice + "z";
mes "^AA00AAOPB:^000000 " + .@opbprice + "z";
mes "^888888OCA:^000000 " + .@ocaprice + "z";


STARTTRADE:

    menu "Take my Blue boxes!", SELLOBB,"Take my Purple boxes!",SELLOPB,"Take my Card Albuns!", SELLOCA,"Bye, weirdo!",BYEWEIRDO;
 
    SELLOBB:
    next;
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "How many Old Blue Boxes do you want to trade in?";
     
        input .@qobb;
        if (.@qobb < 1){
            goto BYEWEIRDO;
        }
     
        if (countitem(603) >= .@qobb ){
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You'll get " + .@qobb*.@obbprice + " zeny for that as compensation. Is that okay?";
            menu "It's ok. Take them.",DEALOBB,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
         

            DEALOBB:
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            delitem 603,.@qobb;
            set zeny, zeny +(.@qobb * .@obbprice);
             end;
        }
        else{
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "" + .@qobb +" OBBs? You only have " +countitem(603)+" of them. Do you want to sell them all for a total of "+ countitem(603)*.@obbprice +"?";
        menu "It's ok. Take them.",SELLALLOBB,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
     
        SELLALLOBB:
        next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            set zeny, zeny +(countitem(603) * .@obbprice);
            delitem 603,countitem(603);
         
            end;
        }
     
     
     
     
    SELLOPB:
    next;
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "How many Old Purple Boxes do you want to trade in?";
     
        input .@qopb;
        if (.@qopb < 1){
            goto BYEWEIRDO;
        }
     
        if (countitem(617) >= .@qopb ){
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You'll get " + .@qopb*.@opbprice + " zeny for that as compensation. Is that okay?";
            menu "It's ok. Take them.",DEALOPB,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
         

            DEALOPB:
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            delitem 617,.@qopb;
            set zeny, zeny +(.@qopb * .@opbprice);
            end; 
        }
     
        else{
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "" + .@qopb +" OPBs? You only have " +countitem(617)+" of them. Do you want to sell them all for a total of "+ countitem(617)*.@opbprice +"?";
        menu "It's ok. Take them.",SELLALLOPB,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
     
        SELLALLOPB:
        next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            set zeny, zeny +(countitem(617) * .@opbprice);
            delitem 617,countitem(617);
         
            end;
        }
     
         end;

 
     
     
    SELLOCA:
    next;
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "How many Old Card Albuns do you want to trade in?";
     
        input .@qoca;
        if (.@qoca < 1){
            goto BYEWEIRDO;
        }
     
        if (countitem(616) >= .@qoca ){
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You'll get " + .@qoca*.@ocaprice + " zeny for that as compensation. Is that okay?";
            menu "It's ok. Take them.",DEALOCA,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
         

            DEALOCA:
            next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            delitem 616,.@qoca;
            set zeny, zeny +(.@qoca * .@ocaprice);
            end; 
        }
     
        else{
        mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
        mes "" + .@qoca +" OCAs? You only have " +countitem(616)+" of them. Do you want to sell them all for a total of "+ countitem(616)*.@ocaprice +"?";
        menu "It's ok. Take them.",SELLALLOCA,"I think i'll keep them.",BYEWEIRDO;
     
        SELLALLOCA:
        next;
            mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
            mes "You're doing the right thing, kid. I'm proud of you. Here's your money.";
            set zeny, zeny +(countitem(616) * .@ocaprice);
            delitem 616,countitem(616);
         
            end;
        }
     
        end; 
     

    BYEWEIRDO:
    next;
    mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
    mes "You're taking a bet that never pays!";
    end;
 
    NOTENOUGH:
    next;
    mes "[ ^004488Anti-Gambler^000000 ]";
    mes "That's more than you have there. Let's try this again.";
    goto STARTTRADE;
     end; 
}

putz da um trabalho do cão escrever um npc desses, sendo q da pra completar essa quest em tipo 3 minutos se vc for objetivo e ja tiver os itens.
tudo isso só pra eu mesmo e alguns poucos amigos que vão na minha lan de vez enquando. Mas vale a pena, me divirto tanto fazendo isso quanto jogando o jogo lá.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Fazer sozinho exige um trampo descomunal. É praticamente perder a vida social.

Na verdade é perder a vida (de um modo geral) mesmo, até trabalho (Meu caso, misturado com a Depressão, acarretou na minha demissão), a saúde (Quase morri em novembro por causa do acumulo de estresse, antidepressivos que me fez engordar rapidamente, excesso de estudo, exploração trabalhista, não tava dando nem para conciliar um quarto disso), a paz (Minha familia não sabe respeitar limites, quase sempre interrompendo estudos), etc....

Tomei vergonha na cara e desisti de investir em ciência e tecnologia (A não ser que eu me mude para outro país), e larguei a ideia besta de ficar jogando jogos AAA em notebook (Fode a vida util da bateria, CPU e GPU, agora só ALGUNS indies e jogos velhos mesmo), comprei um Xbox 360 Super Slim, um PSVita e um JXD S5800 pra mim.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Porra, descreveu qualquer carreira aí cara

Todo mundo se fode muito até conquistar seu lugar ao sol. Também só comecei a ganhar dinheiro depois de 5 anos de formado. A vida é hard, mesmo.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo