O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Questão de concurso, acho que a banca errou.. confiram

ddevil

Ser evoluído
Mensagens
92
Reações
11
Pontos
29
Bom dia colegas, acho que vou entrar com recurso pois a questão ficou muito duvidosa, confiram:

Pergunta 3 -
Podemos dizer que a busca pelo conhecimento científico envolve algumas etapas como:

l. Especulação sobre o que deu certo e o que não deu certo.
ll. Delimitação de um problema para se estudar.
lll. Teste de hipótese, isto é, confrontação entre dados coletados e hipótese formulada.
lV. Discriminação dos resultados, caso a hipótese seja verdadeira.

Estão incorretas as afirmações:
a.Apenas as afirmações III e IV.
b.Apenas a afirmação IV.
c.Apenas as afirmações II e III.
d.Apenas as afirmações I e II.
e.Nenhuma das alternativas estão corretas.

Quais seriam a resposta de vcs? Grato desde já.
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Creio que a b (afirmativa IV) está incorreta...

I - Embora com um texto "estranho", especular sobre o próprio processo, faz parte
II - Claro
III - Para ser elevado a categoria de conhecimento científico, este tem que ser passível de refutação,
IV - Somente se for verdadeira?

Oque acham? Faz tempo que não leio nada sobre metodologia científica.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Também acho que seja a letra b

lV. Discriminação dos resultados, caso a hipótese seja verdadeira.


Qual foi a resposta da banca, OP?
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
I. Especular, por mais inadequado que soe, faz parte do início de qualquer case. "Dar certo" é uma expressão extremamente relativa e não-objetiva, o que já não condiz com afirmações científicas. FALSO.
II. Fenômenos físicos são compostos por inúmeros fatores naturais. Sem delimitação de escopo e premissas, qualquer estudo daria voltas infinitas em torno de nada. VERDADEIRO.
III. Experimentação é um dos pilares deste processo todo. Ninguém lança um remédio sem extensos testes, por exemplo. VERDADEIRO.
IV. A expressão "discriminar resultados" é totalmente não-objetiva. Talvez detectar outliners em seu experimento? Classificar dados em "bons", "ruins"? E se o experimento não possibilitar esta filtragem? Ainda assim eu chutaria VERDADEIRO pela essência desta b*sta de texto.
 


Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
l. Especulação sobre o que deu certo e o que não deu certo. FALSO. Não se faz isso em pesquisa.

ll. Delimitação de um problema para se estudar. VERDADEIRO. Toda pesquisa tem escopo e assunções.

lll. Teste de hipótese, isto é, confrontação entre dados coletados e hipótese formulada. VERDADEIRO. Um exemplo é o chamado blind test.

lV. Discriminação dos resultados, caso a hipótese seja verdadeira. FALSO. São os resultados que falseiam a hipótese, não o contrário (o famoso mudar o experimento para produzir resultados que confirmem uma hipótese).

Eu marcaria letra e).
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
l. Especulação sobre o que deu certo e o que não deu certo. FALSO. Não se faz isso em pesquisa.

ll. Delimitação de um problema para se estudar. VERDADEIRO. Toda pesquisa tem escopo e assunções.

lll. Teste de hipótese, isto é, confrontação entre dados coletados e hipótese formulada. VERDADEIRO. Um exemplo é o chamado blind test.

lV. Discriminação dos resultados, caso a hipótese seja verdadeira. FALSO. São os resultados que falseiam a hipótese, não o contrário (o famoso mudar o experimento para produzir resultados que confirmem uma hipótese).

Eu marcaria letra e).
Mas daí seria nenhuma correta? Ficou paradoxal a tua conclusão.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Mas daí seria nenhuma correta? Ficou paradoxal a tua conclusão.
Agora entendi a confusão:

Leiamos o que diz a opção e):
e.Nenhuma das alternativas estão corretas.

O texto fala em "alternativas", referindo-se às outras letras (a-d). Não se refere às afirmações. Portanto, sim, reitero que seja a letra e) a alternativa correta.

É necessário ficar atento às cascas de banana.
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
também acho que é a E, agora que eu vi que é a alternativa incorreta pra escolher..acho a II e III verdadeiras..
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Agora entendi a confusão:

Leiamos o que diz a opção e):
e.Nenhuma das alternativas estão corretas.

O texto fala em "alternativas", referindo-se às outras letras (a-d). Não se refere às afirmações. Portanto, sim, reitero que seja a letra e) a alternativa correta.

É necessário ficar atento às cascas de banana.
Entendi. Daí sim concordo contigo.
 

ddevil

Ser evoluído
Mensagens
92
Reações
11
Pontos
29
Bom dia pessoal, desculpe a demora.. acertou quem escolheu LETRA "D". Realmente uma questão bem boba, ou melhor "pega" bobo, simples porém pegadinha.. as alternativas II, III e IV são corretas porém pelo enunciado da questão "alternativa incorreta".
Gratos a todos e não cabe recurso. Abs
 

Anexos

  • Clipboard011.jpg
    Clipboard011.jpg
    162,1 KB · Visualizações: 23

Menino do Computador

Habitué da casa
Mensagens
131
Reações
275
Pontos
63
Ja deixei de entrar nas vagas por causa de questão assim. Da margem a marcar mais de uma alternativa.

Eu marcaria E e provavelmente a banca colocaria outra coisa.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Bom dia pessoal, desculpe a demora.. acertou quem escolheu LETRA "D". Realmente uma questão bem boba, ou melhor "pega" bobo, simples porém pegadinha.. as alternativas II, III e IV são corretas porém pelo enunciado da questão "alternativa incorreta".
Gratos a todos e não cabe recurso. Abs
Se a afirmação II está correta, como a opção D pode ser a certa, já que nessa opção tanto as afirmações I e II estariam incorretas? Não entendi. Nesse caso, a opção correta seria a E.
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Se a afirmação II está correta, como a opção D pode ser a certa, já que nessa opção tanto as afirmações I e II estariam incorretas? Não entendi. Nesse caso, a opção correta seria a E.
verdade, se for isso mesmo é pra anular a questão:kzonzo
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Se a banca for o CESPE a resposta é a que ele escolher, e f**a-se o mundo exterior.

E outras bancas também estão indo nessa PALHAÇADA de escolher as respostas das questões.
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Letra E ?
Edit: Mano! QUE b*sta DE QUESTÃO! A resposta correta é a E pois, como o enunciado pede as afirmativas incorretas, então é incorreto dizer que todas estão erradas!

Hhahahahahahha cara... isso tem que caber recurso! Tava na parte de raciocínio lógico matemático? Dupla negativa?
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Letra E ?
Edit: Mano! QUE b*sta DE QUESTÃO! A resposta correta é a E pois, como o enunciado pede as afirmativas incorretas, então é incorreto dizer que todas estão erradas!

Hhahahahahahha cara... isso tem que caber recurso! Tava na parte de raciocínio lógico matemático? Dupla negativa?
É mesmo hein..então alguma entre A e D também teria que estar correta, não é isso?
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Pessoal, cuidado com as cascas de banana. Quem formulou a questão quis criar uma confusão. No caso entre "alternativas" e "afirmativas". São coisas diferentes na questão.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.589
Reações
8.788
Pontos
764
MAs se nenhuma das alternativas está correta , logo a E tbm não está correta.

Faltou um “acima”, eu tentaria recurso.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
MAs se nenhuma das alternativas está correta , logo a E tbm não está correta.

Faltou um “acima”, eu tentaria recurso.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk
Não é necessário o acima pois a frase de refere ao todo. Poderia ser a alternativa A, por exemplo (é possível que exista mais de um modelo de prova).

Outro ponto é que a sua afirmação tem um problema grave, já que o que a questão pede para indicar quais afirmativas são falsas, não quais alternativas. No caso da E, ela se refere especificamente a alternativas, invalidando o seu argumento.

Outro ponto é que, mesmo que a alternativa E se referisse às afirmativas, o que não é o caso, seria a única verdadeiramente falsa, já que das quatro, apenas uma das afirmativas assim o é.
 
Topo Fundo