O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RAÍZES GAME MUSIC - JAPÃO

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.495
Pontos
1.299
Caras como eu queria ter conhecido o Japão da década de 80 iniciozinho de 90, era simplesmente fodástico! O melhor dos animes, Jaspion, sentais, tecnologia, videogames e música reunidos num só lugar. Já virou idéia fixa e antes de morrer tenho que visitar aquela ilha, fonte das melhores recordações da infância!
Como todos sabem o nihon é um celeiro de músicos brilhantes, e certamente como retrogamers a maioria das nossas OST's preferidas foram criadas por compositores japoneses, assistindo alguns vídeos de música nipônica do finalzinho da década de 70 e decorrer dos anos 80, é que me dei conta de como as trilhas dos jogos foram fortemente influenciadas pelos estilos musicais mais populares do momento, e que esse foi um fator determinante para que o Japão ocupasse a vanguarda das game music nas gerações 8/16 e 32 bits.

Por exemplo o album Casiopea de 1979, aparenta ter sido a clara inspiração das trilhas de Gran Turismo ou Ridge Racer


Aqui o mesmo grupo numa fenomenal performance, conheço várias trilhas da SEGA com um feeling super parecido.:rox


Outra fantástica, mais arcade que isso impossível.


Puro 16 bits em 1979!:kwow


Super bonus curtam aí a belíssima voz da cantora Maria Takeuchi :kpaixao


Em suma a game music japonesa floresceu num período extremamente prolífico da música popular do país, o que aliado a já conhecida virtuose e criatividade dos músicos locais, contribuiu decisivamente para a produção dos mais marcantes chiptunes para videogames de todos os tempos. :kkong

Se alguém tiver mais contribuições agradeço! :kjoinha
 
Ultima Edição:

OmegaRider

Bam-bam-bam
Mensagens
949
Reações
2.339
Pontos
433
Sempre quando ouço T-SQUARE, Casiopea e Yellow Magic Orchestra, sempre me vem a mente as músicas de games. Impressionante a qualidade musical dos japoneses.

Deixo aqui essa do T-SQUARE, talvez uma das mais conhecidas:



Os caras lançam álbum novo praticamente todo ano. Vale a pena ouvir !
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Como eu desconhecia Casiopeia???? Genial, amei :kpaixao
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
Olham só como sou doente sobre isso:

CDs originais:
Y8gpW9p.jpg


DVDs:
huFnTmy.jpg

*Estes DVDs não são originais. Shows originais são caríssimos, mais caros que um jogo de lançamento.

Laserdiscs:
jTGE5KQ.jpg
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.050
Reações
34.944
Pontos
1.054
Aqui o mesmo grupo numa fenomenal performance, conheço várias trilhas da SEGA com um feeling super parecido.:rox


Seu mundo muda quando vc descobre que aquela música genérica nº 47 de um jogo de corrida 3D japonês aleatório pra fliperama dos anos 90, é na verdade uma música de uma banda japonesa feita nos anos 80.

AXRsNEF.gif
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.495
Pontos
1.299
Olham só como sou doente sobre isso:

CDs originais:
Y8gpW9p.jpg


DVDs:
huFnTmy.jpg

*Estes DVDs não são originais. Shows originais são caríssimos, mais caros que um jogo de lançamento.

Laserdiscs:
jTGE5KQ.jpg

Coisa bonita! Coisa formosa!

Agradeço muito as contribuições de todos! Minha abordagem é completamente casual, baseada em minhas observações, só dei uma pincelada bem superficial, portanto estejam completamente à vontade para discorrer a fundo sobre a história das bandas, trilhas, discografia, músicos etc..

Não era só em músicas orientais que as chiptunes japonesas eram baseadas, o famoso Yuzo Koshiro buscou inspiração nas famosas trilhas de John Williams (Star Wars/Indiana Jones) ao compor seus temas em Actraiser, o resultado é memorável.





 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
A música da primeira fase do Rolling Thunder 3 é claramente um "plágio" do Megalith do T-Square:



 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.495
Pontos
1.299
A música da primeira fase do Rolling Thunder 3 é claramente um "plágio" do Megalith do T-Square:





Será que alguém da banda trabalhou na composição do jogo?

Vejo uma certa semelhança em alguns trechos desse brilhante tema


Com esta famosa OST
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
Não tenho conhecimento se o Masato Honda (compositor do Megalith) liberou o tal plágio.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.240
Pontos
1.003
Qual o nome daquela cantora japonesa q pra um rpg cantou musica em pt-br? msm sem saber muito
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.413
Reações
7.757
Pontos
453
Lembrei destes artigos por causa do tópico:
http://passagemsecreta.com/musicas-excepcionais-para-jogos-horrendos-rastan-saga-ii/
http://passagemsecreta.com/25-anos-de-zuntata-transgressora-banda-de-game-music-da-taito/

Qual o nome daquela cantora japonesa q pra um rpg cantou musica em pt-br? msm sem saber muito
Você sabe qual é o jogo? Houveram dois cds musicais de Final Fantasy, com musicas do jogo cantadas pela Risa Ohki. Há musicas em diferentes idiomas, incluindo o Português.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.039
Reações
4.157
Pontos
994




Lockman eito metaru herosus pura coincidência né?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Belíssimo tópico. É daqueles em que não tenho como contribuir, só agradecer a oportunidade de aprender.
Conhecimento zero sobre as músicas japonesas.

Muito interessante ver - e ouvir - a fonte que inspirava as trilhas dos jogos que marcaram nossa infância.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Tem esse maluco que faz um som bom demais e algumas músicas parecem muito musicas de jogo de luta




 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.495
Pontos
1.299
Não podemos esquecer também da influência da música tradicional japonesa, games como Goemon e Samurai Shodown certamente beberam dessa fonte aqui.



 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Caras como eu queria ter conhecido o Japão da década de 80 iniciozinho de 90, era simplesmente fodástico! O melhor dos animes, sentais, tecnologia, videogames e música reunidos num só lugar. Já virou idéia fixa e antes de morrer tenho que visitar esse país!
Como todos sabem o nihon é um celeiro de músicos brilhantes, e certamente como retrogamers a maioria das nossas OST's preferidas foram criadas por compositores japoneses, assistindo alguns vídeos de música nipônica do finalzinho da década de 70 e decorrer dos anos 80, é que me dei conta de como as OSTs dos jogos foram fortemente influenciadas pelos estilos musicais mais populares do momento, e que esse foi um fator determinante para que o Japão ocupasse a vanguarda das OST's nas gerações 8/16 e 32 bits.

Por exemplo o album Casiopea de 1979, aparenta ter sido a clara inspiração das trilhas de Gran Turismo ou Ridge Racer


Aqui o mesmo grupo numa fenomenal performance, conheço várias trilhas da SEGA com um feeling super parecido.:rox


Outra fantástica, mais arcade que isso impossível.


Puro 16 bits em 1979!:kwow


Super bonus curtam aí a belíssima voz da cantora Maria Takeuchi :kpaixao


Em suma a game music japonesa floresceu num período extremamente prolífico da música popular do país, o que aliado a já conhecida virtuose e criatividade dos músicos locais, contribuiu decisivamente para a produção dos mais marcantes chiptunes para videogames de todos os tempos. :kkong

Se alguém tiver mais contribuições agradeço! :kjoinha

Esse album da miharu foi produzido pelo Haruomi Honoso, nem sabia. Por isso é bom também
 

JotaceKM

Mil pontos, LOL!
Mensagens
870
Reações
1.702
Pontos
1.094
Konami Kukeiha Club(コナミ矩形波倶楽部 konami kukeiha kurabu, lit. "Konami Square Wave Club", referring to square waves used in chiptunes in the 1980s) is Konami's sound team. It is often confused with 矩形波倶楽部 (Kukeiha Club), Konami's in-house band that has released albums consisting of their studio performances. They are primarily responsible for the sound and music in the majority of Konami video games. One of their best known works is the soundtrack to Genso Suikoden — the majority of the material being composed by member Miki Higashino (Miki-Chan). Motoaki Furukawa (main arranger and guitarist) has been known to perform live with members not part of the in-house band, credited under "Konami Kukeiha Club". For example, disc 1 of the Konami All Stars: The Senryo-Bako Heisei 4 Nen Ban album (KICA-1053~55) is titled "Konami Kukeiha Club Live in Tōkyō."










 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Serve uma raiz ocidental que influenciou (ou, se quiser interpretar de outra forma, plagiou) um game japonês?

 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Lembrei de um grupo musical que eu gosto muito: T's MUSIC (a discografia deles está incompleta no link, no entanto). Eles fizeram a trilha sonora do Lords of Thunder do PC-E/Mega CD, Final Fight CD e Willy Wombat do Saturn. A música dos dois últimos me lembra muito o que foi mostrado no primeiro post do tópico.


 
Topo Fundo