O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rafinha Bastos pergunta: Você é realmente Charlie?

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
"Je suis Charlie". Você é Charlie? É mesmo? Então me diga uma coisa: onde estava você quando eu tive meu DVD "A Arte do Insulto" censurado, em 2012? E quando perdi processos judiciais? Quando 300 pessoas picharam frases de ódio e destruíram a porta do meu bar, onde você estava?

Onde você estava quando eu perdi papéis no cinema? E quando eu deixei de ter programas na televisão? O que você era quando eu tentava falar sobre liberdade de expressão, mas era tachado de arrogante, prepotente e babaca? Onde você estava? Eu senti falta de você.

Agora que você se manifestou em prol da liberdade de expressão, deixa eu te contar uma coisa. O que eu vivi foi um momento muito confuso. Quatro piadas minhas foram colocadas fora de contexto e isso quase afundou a minha carreira. Tudo isso ocorreu por um simples motivo: eu não pedi desculpas.

E sabe por que eu não me desculpei? Porque acredito que o humorista deve ser livre para arriscar, questionar e provocar. Se eu pedisse desculpas por cada tentativa, em dois meses eu estaria domesticado. Nunca mais eu te surpreenderia. Diria somente aquilo que você queria ouvir. Eu seria querido, amado e totalmente infeliz.

Naquela época –em 2011–, ninguém estava disposto a conversar comigo sobre a tal liberdade de expressão. Todos só queriam saber quanto dinheiro eu estava perdendo, o que eu achava do "CQC", se eu convidaria a cantora Wanessa Camargo para ir ao meu programa e blá-blá-blá. Cheguei a ir ao "Roda Viva", da TV Cultura, para debater o tema e até lá a conversa se resumiu a essas curiosidades bobas. Foi desesperador.

Quase quatro anos depois, colegas franceses do jornal satírico "Charlie Hebdo" são cruelmente assassinados dentro da Redação do semanário. Eles acreditavam que eram livres para provocar.

Agora estou vendo você com essa camiseta com os dizeres "Je suis Charlie" (eu sou Charlie, em francês). Que legal. Você chegou tarde, mas ainda chegou a tempo. Talvez se eu tivesse levado um tiro na cabeça, você teria aparecido antes, mas, tudo bem, o que importa é que você veio.

Sabe, durante um bom tempo, o que eu mais ouvi foi: "Rafinha, o problema das piadas que te deram dor de cabeça é que elas não foram engraçadas. Simples".

Primeiro: É um crime analisar um texto feito para o palco com base em uma transcrição no papel. É como ler o roteiro de um filme pornográfico. Na reportagem tendenciosa do jornal, a sua leitura não vai reconhecer "timing" muito menos a ironia do humorista.

Segundo: As piadas ruins e boas nascem absolutamente do mesmo lugar. Nascem da experimentação. Do risco. Para chegar numa piada boa é obrigatório passar por algumas ruins. Esse é o processo.

Um comediante com medo de errar é como um jogador de futebol com medo de chutar a bola. É o fim.

Para os cartunistas do "Charlie Hebdo" a palavra "medo" não fazia parte do vocabulário. Foram provocadores que não deixaram nem que o risco da morte os calassem. Foram loucos que lutaram pela liberdade de expressão até as últimas consequências.

Suas mortes provocaram uma discussão mundial e permitiram que algumas pessoas entendessem melhor o que eu venho tentando dizer há, pelo menos, quatro anos.

Seja bem-vindo de volta. Eu estava com saudades.


Folha de São Paulo


----------------------


Ultimamente tenho achado esse cara um porre, mas hoje tenho de concordar com boa parte do que ele diz no texto, a hipocrisia nas ultimas semanas correram a mil...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.819
Pontos
2.529
Eu sou charlie, mas charlie brown.


E o Rafinha falou que estaria domesticado, mas acontece que ele já está;
 

Virgin Superstar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.500
Reações
7.251
Pontos
384
Nosssaaa.. to comovido aqui gente... q peninha, a carreira dele quase foi destruída e agora ele tá com raivinha pq tão defendendo franceses e não defenderam ele.

Conta tudo pra sua mãe rafinha!
 

Paranoid93

Bam-bam-bam
Mensagens
1.678
Reações
2.000
Pontos
303
Lixo de comediante, só ganhou fama por causa das "piadas polêmicas" (sem graça) que faz por isso ninguém liga.
 


TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Eu sou Charlie, Charlie Sheen.....drogado, como prostitutas e não comia o bebê.
186429-charlie-sheen-039-s-bizarre-rant.jpg
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Eu acho "essa liberdade d expressão" uma hipocrisia da porra.

Tudo tem um Limite. Esses caras que vestem as camisas com esses dizeres são hipócritas do c***lho , mas tudo bem são só extremistas , "terroristas" quem vão dar algum crédito? Puff...
Se criticassem minha religião ainda mais da forma que fizeram eu ficaria puto(mas claro não faria nada.) O erro foi o extremismo ,o fanatismo é até que ponto isso pode ser uma ameaça ao mundo inteiro , principalmente estes grupos.

O que eles fizeram foi errado mas os extremistas foram mais errados ainda por terem praticado esse ato.
Agora querer vim bancar de "vitima" , liberdade de expressão é o c***lho?VSF.
 

GAMEXR BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.605
Reações
3.067
Pontos
734
Totalmente comparável o fato dele nunca ter sido um comediante engraçado que conseguiu destruir sua própria carreira com uma piada infame, com o paradigma do cerco da liberdade de expressão através de um ato terrorista que ceifou a vida de 12 pessoas. Ele só esta certo no fato que as pessoas são hipócritas, defendem as coisas quando são convenientes.
 

eduardo2011

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.664
Reações
3.769
Pontos
794
Esse cara que se diz humorista é tao idiota quanto os cartunistas. imbecis que aproveitam a liberdade de expressão para ofender os outros, sem graça nenhuma
 

Dlq

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.200
Reações
31.877
Pontos
694
Meus cálculos apontam que 79,53% dos que tão grita GE ÇUI CHARLÊ acham que o Charlie é um dos mortos no tiroteio.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.324
Pontos
2.184
Segundo: As piadas ruins e boas nascem absolutamente do mesmo lugar. Nascem da experimentação. Do risco. Para chegar numa piada boa é obrigatório passar por algumas ruins. Esse é o processo.

Excelente. Eu não sou fã do Rafinha mas defendia ele antes. Não por ele e sim pela liberdade de se expressar mesmo. Ainda mais uma pessoa que trabalha com a criação, algo horrível de se fazer num país chamado Brasil. Aqui não há espaço para erros.
Mas a partir de hoje eu passo respeitar ele demais. Baita texto.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.953
Reações
30.891
Pontos
1.654
Nada a ver uma coisa com a outra, e bem oportunista esse cara trazer o tema pro furacao pessoal dele assim
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Nossa parece uma reza dizer antes de falar bem do texto: eu não gosto do Rafinha, eu não curto o rafinha, não sou fã do rafinha e bla bla bla.
Eu gosto do cara como pessoa e humorista, não me sinto inferior em nada em dizer isso.
O que eu não gostei foi da piada do bebê... mas todo mundo erra não?
 

RBP94

Habitué da casa
Mensagens
199
Reações
326
Pontos
88
Ele tocou num ponto que poderia ser melhor explorado em outro sentido: Enquanto rola um monte de m**** na África (como por exemplo o que tem acontecido na Nigéria mais recentemente), o pessoal só se foca em Je Suis Charlie, simplesmente pq é uma frase que pega e serve pra ser usada em camisa, banner e o c***lho a 4. No fim as pessoas não tão nem aí pros franceses que morreram nesse atentado, e se importam menos ainda com os nigerianos. O que interessa é aproveitar o momento, a onda.
 

Cadelão

Bam-bam-bam
Mensagens
4.455
Reações
4.796
Pontos
344
quandta inocenscia. as pessosas so kerem fazer o que ta na moda. ta na moda ser o charles ai. eh bonitto eh lndo eh comovente. entao elas viram o charles. vcs ainda ficamdsicutindo essas besteiras. vao se fuderem. amo vcees
 

Vorpal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.142
Reações
11.006
Pontos
1.069
Gosto do Rafinha, ainda mais quando vi o tal DVD na época proibido de ser vendido. O cara manda bem, é carismático, no youtoba ele tem no canal dele vários projetos legais, é um comediante muito acima da média (melhor que Gentilli e toda a turma da Zorra Bostal)
 

moskandre

Bam-bam-bam
Mensagens
9.182
Reações
5.859
Pontos
414
Gostei de um stand up dele que fui.
Perto das piadas do jornal as dele são light
 

chessgx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.621
Reações
2.928
Pontos
319
Je suis mundo em que pessoas não matem as outras pelo que elas escrevem mesmo.
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
Onde tem liberdade de expressão também tem liberdade de se ofender. Teve a liberdade de falar o que não devia? Se prepare pra levar uns petelecos depois, porra. :kclassic
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Parte da premissa falsa de que quem se importa com uma coisa também tem que se importar com outra teoricamente similar.

A verdade é que ninguém se importa com o que acontece com ele.
 

gutow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.261
Reações
946
Pontos
259
O cara é um comediante ruim, parece ser um porre como pessoa, fez uma cagada sem tamanho ofendendo os outros... E fica se fazendo de vítima?

Esse cara é um babaca que acha que o mundo gira ao redor do umbigo dele.
 

:GUI:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.660
Reações
22.479
Pontos
614
Acho que muita gente ficou indiguinada, comovida ou revoltada pelos assassinatos e os motivos para tal.
 

Virgin Superstar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.500
Reações
7.251
Pontos
384
Eu acho "essa liberdade d expressão" uma hipocrisia da porra.

Tudo tem um Limite. Esses caras que vestem as camisas com esses dizeres são hipócritas do c***lho , mas tudo bem são só extremistas , "terroristas" quem vão dar algum crédito? Puff...
Se criticassem minha religião ainda mais da forma que fizeram eu ficaria puto(mas claro não faria nada.) O erro foi o extremismo ,o fanatismo é até que ponto isso pode ser uma ameaça ao mundo inteiro , principalmente estes grupos.

O que eles fizeram foi errado mas os extremistas foram mais errados ainda por terem praticado esse ato.
Agora querer vim bancar de "vitima" , liberdade de expressão é o c***lho?VSF.

Acho q tem extremismo e fanatismo em ambos os lados. Tantos os que matam quanto os que levantam bandeiras de liberdade de expressão a qualquer custo. Como vc mesmo disse, tudo tem um limite.

Ele tocou num ponto que poderia ser melhor explorado em outro sentido: Enquanto rola um monte de m**** na África (como por exemplo o que tem acontecido na Nigéria mais recentemente), o pessoal só se foca em Je Suis Charlie, simplesmente pq é uma frase que pega e serve pra ser usada em camisa, banner e o c***lho a 4. No fim as pessoas não tão nem aí pros franceses que morreram nesse atentado, e se importam menos ainda com os nigerianos. O que interessa é aproveitar o momento, a onda.

Por aí.. egocentrismo total. O texto é só eu, eu, eu, eu, eu. É um texto só sobre ele. Pra falar do martírio que ele passou. Um mártir coitado.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Rafinha não perde uma oportunidade pra chorar também né.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
É diferente criticarem membros radicais de uma religião que é um dos maiores antros de intolerância mundo afora e fazer piadas babacas sobre temas totalmente superficiais que, no final, só serviu pra constranger quem tava quieto na boa.

Tem gente que precisa aprender que Liberdade não é um direito e sim uma responsabilidade. Se o humorista tiver o direito de dizer o que quer as pessoas tb deveriam ter o de enfiar um murro na fuça dele, pois ninguém é obrigado a ouvir m**** de graça e nem todo mundo tem saco ou afinidade com retórica sarcástica e pedante.
 

michael.cls

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.443
Reações
5.831
Pontos
1.194
Não entendo a dificuldade que a "imprensa" (se é que se pode incluir o Rafinha Bastos nisso) tem em entender que a liberdade de expressão foi PERFEITAMENTE utilizada nesse caso. Rafinha Bastos usou sua liberdade de expressão, se excedeu, e por isso foi punido pela sociedade, quer perdendo processos ou papeis no cinema e tv, simples assim! É exatamente como deve funcionar em uma democracia! Mas eles querem uma liberdade de expressão em possam fazer tudo sem punições, querem um direito absoluto que irá sobrepujar todos os outros, simplesmente não entendem que a lei e a sociedade sempre tentarão punir todos os excessos, pra se proteger do que ela considera nocivo. O ataque ao Charlie Hebdo é repugnante, pois é uma resposta desproporcional e covarde a um jornal que deveria ser punido, já que vivia de fazer provocações baratas e extremamente ofensivas, mas deveria se punido nas formas previstas em nossa sociedade, ou seja, assim como ocorreu com Rafinha Bastos. A violência é um excesso que a sociedade repudia, daí os protestos, as pessoas não necessariamente concordam ou gostam das publicações do Charlie.
 
Topo Fundo