O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RAID funciona com SSD's de modelos diferentes?

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Pessoal, tudo bem com vocês?

Dúvida é a seguinte, atualmente possuo um SSD Samsung EVO 850 de 256GB que já está comigo a alguns anos, mas ele está chegando no limite da capacidade dele e estou tendo a oportunidade de trazer um SSD e um HD de fora com um parente, sei que o dolar não está favorável mas eu fiz umas comparações e no Brasil esse SSD e um HD novo de uns 3TB está o DOBRO até o TRIPLO do valor mesmo com a conversão.

Estou estudando trazer um novo Samsung EVO 860 (que é o modelo novo, o meu é o 850) e queria saber, se eu formatar o meu 850 de 256GB, é possível fazer um RAID com os dois? Juntar o de 256GB (atual) mais o de 500GB (ou 1TB, estou vendo qual vou trazer).

Dessa forma eu teria um unico DRIVE um C: com a soma da capacidade dos dois SSDs, sei que nesse método de RAID os arquivos são compartilhados, então se um SSD for para o brejo eu perco tudo no outro certo? Nunca fiz RAID, ainda é uma tecnologia utilizada?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
funcionar funciona, mas faria mais sentido você comprar um SSD Samsung Evo 970 NVME de 500 gb.

ou outro NVME de boa qualidade, tem vários.

É muito mais efetivo que raid de SSD SATA. Depois você vende, ou então passa esse SSD sata que tem pra algum para o PC de algum parente.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
funcionar funciona, mas faria mais sentido você comprar um SSD Samsung Evo 970 NVME de 500 gb.

ou outro NVME de boa qualidade, tem vários.

É muito mais efetivo que raid de SSD SATA. Depois você vende, ou então passa esse SSD sata que tem pra algum para o PC de algum parente.

Ero, entendi mais ou menos, eu não conhecia esse EVO 970, fui pesquisar e parece um pente de memória como assim? É um novo SSD? Funciona identico ao meu SATA porem ele vai em alguma PCI-EXPRESS?

Não tá caro, apenas 15 dolares a mais do que o 860, veja:




não sei responder, só sei que vc tem que comprar o mais caro que tiver e me dar o antigo

HEUHEUEHEUHE palhaço
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.337
Reações
10.962
Pontos
1.409
Ero, entendi mais ou menos, eu não conhecia esse EVO 970, fui pesquisar e parece um pente de memória como assim? É um novo SSD? Funciona identico ao meu SATA porem ele vai em alguma PCI-EXPRESS?

Não tá caro, apenas 15 dolares a mais do que o 860, veja:






HEUHEUEHEUHE palhaço

ele usa SLOT M2. salvo engano os SSD mais recentes tão todos vindo nesse formato agora. minha placa mãe tem um slot desse, é bem dificil de encontrar, os engates são pequenos. 20 segundos de pesquisa no google pelo modelo da sua MOBO + M2 SLOT resultou nisso aqui:
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Ero, entendi mais ou menos, eu não conhecia esse EVO 970, fui pesquisar e parece um pente de memória como assim? É um novo SSD? Funciona identico ao meu SATA porem ele vai em alguma PCI-EXPRESS?

Não tá caro, apenas 15 dolares a mais do que o 860, veja:






HEUHEUEHEUHE palhaço


procure o slot m.2 na sua placa, que com certeza ela tem, pelo menos um.

atualmente não faz sentido comprar o Samsung Sata, porque o preço deles tá muito proximo do NVME. Que é umas 4~5 vezes mais rápido.

sata ainda faz sentido para SSDs mais baratos.
 


Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
Cara, comprei 2 desses nos EUA mês passado. Melhor custo benefício entre os NVMe e tem capacidade enorme, detona qualquer SSD SATA, mesmo em Raid. Ele perde em velocidades de leitura constante (arquivos muito grandes) para outros NVMe gen3 mas é pau a pau com os mais caros em todo o resto. Estou muito satisfeito e recomendo DEMAIS!

Quando comprei estava por U$185, mas o preço ainda vale muito.

https://www.newegg.com/intel-660p-series-2tb/p/N82E16820167461?Description=intel 660p 2tb&cm_re=intel_660p_2tb--20-167-461--Product
91450
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
ele usa SLOT M2. salvo engano os SSD mais recentes tão todos vindo nesse formato agora. minha placa mãe tem um slot desse, é bem dificil de encontrar, os engates são pequenos. 20 segundos de pesquisa no google pelo modelo da sua MOBO + M2 SLOT resultou nisso aqui:


procure o slot m.2 na sua placa, que com certeza ela tem, pelo menos um.

atualmente não faz sentido comprar o Samsung Sata, porque o preço deles tá muito proximo do NVME. Que é umas 4~5 vezes mais rápido.

sata ainda faz sentido para SSDs mais baratos.


put* m****, isso que dá ficar por fora do mundo da tecnologia, como to sumido dos PCS um tempo eu to bem desatualizado, juro que vocês me deram uma aula, eu não conhecia esse M2, fui estudar um pouco e realmente é gritante a diferença deles, eu jurava que os SSDs SATA3 iriam evoluir a ponto do valor por GB ficasse igual ao de um HD, mas não, vejo que hoje o esquema é ter um bom M2 e um HD para armazenar e abandonar os antigos SATA3.

Dei uma olhada aqui pelo gabinete e achei o lugar, nunca tinha reparado, é normal apenas 1 slot certo, pois não achei outro.

Pensei em gastar um pouco mais e pegar um de 1TB já.



Cara, comprei 2 desses nos EUA mês passado. Melhor custo benefício entre os NVMe e tem capacidade enorme, detona qualquer SSD SATA, mesmo em Raid. Ele perde em velocidades de leitura constante (arquivos muito grandes) para outros NVMe gen3 mas é pau a pau com os mais caros em todo o resto. Estou muito satisfeito e recomendo DEMAIS!

Quando comprei estava por U$185, mas o preço ainda vale muito.

https://www.newegg.com/intel-660p-series-2tb/p/N82E16820167461?Description=intel 660p 2tb&cm_re=intel_660p_2tb--20-167-461--Product
Visualizar anexo 91450

Obrigado pela dica, vou estudar eles!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
put* m****, isso que dá ficar por fora do mundo da tecnologia, como to sumido dos PCS um tempo eu to bem desatualizado, juro que vocês me deram uma aula, eu não conhecia esse M2, fui estudar um pouco e realmente é gritante a diferença deles, eu jurava que os SSDs SATA3 iriam evoluir a ponto do valor por GB ficasse igual ao de um HD, mas não, vejo que hoje o esquema é ter um bom M2 e um HD para armazenar e abandonar os antigos SATA3.

Dei uma olhada aqui pelo gabinete e achei o lugar, nunca tinha reparado, é normal apenas 1 slot certo, pois não achei outro.

Pensei em gastar um pouco mais e pegar um de 1TB já.





Obrigado pela dica, vou estudar eles!

o Evo 970 plus é top de SSD hoje (tem o 970 pro também, mas esse é mais indicado para servidores, mas usuário comum não faz diferença).

existem outras marcas com desempenho similar, mas não sei se teriam a mesma durabilidade da samsung.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
o Evo 970 plus é top de SSD hoje (tem o 970 pro também, mas esse é mais indicado para servidores, mas usuário comum não faz diferença).

existem outras marcas com desempenho similar, mas não sei se teriam a mesma durabilidade da samsung.

Estava lendo sobre essas 3 versões agora, o PRO é mais recomendado para servidores, tem o EVO e o EVO PLUS, eu vi uns foruns gringos aqui do pessoal falando para ir no Normal pois a diferença é minima e não compensa o valor a mais cobrado pelo PLUS.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Estava lendo sobre essas 3 versões agora, o PRO é mais recomendado para servidores, tem o EVO e o EVO PLUS, eu vi uns foruns gringos aqui do pessoal falando para ir no Normal pois a diferença é minima e não compensa o valor a mais cobrado pelo PLUS.

sim, isso é verdade, eu tenho o 970 normal.

Duvido que iria ver diferença no plus.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
sim, isso é verdade, eu tenho o 970 normal.

Duvido que iria ver diferença no plus.

Unica coisa são esses dados que achei, você sabe como e aonde seria visível e notável essa diferença entre eles, digo, jogando, copiando arquivo, bootando S.O, em qual ocasião essa diferença a mais do PLUS seria válida?

  • 970 Evo
r= 3500mb/s
w= 2500mb/s
  • 970 Evo Plus
r= 3500mb/s
w= 3300mb/s
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.337
Reações
10.962
Pontos
1.409
Unica coisa são esses dados que achei, você sabe como e aonde seria visível e notável essa diferença entre eles, digo, jogando, copiando arquivo, bootando S.O, em qual ocasião essa diferença a mais do PLUS seria válida?

  • 970 Evo
r= 3500mb/s
w= 2500mb/s
  • 970 Evo Plus
r= 3500mb/s
w= 3300mb/s
transferindo um monte de arquivos de um SSD pra outro. em aplicações o volume baixo de tráfego n deixam notar diferença perceptivel nesses volumes. vai ser coisa de em vez de acontecer em 0.01 segundo, acontecer em 0.03 segundo ou coisa assim. se a transferência for pela internet ou HD, msm que seja grande, n vai ter diferença pq a velocidade de leitura do HD ou da sua banda de internet já vai capar o writing do HD. então só mesmo transferindo arquivos grandes entre 2 SSD no mesmo computador que vejo essa diferença sendo usada de jeito que dê diferença na experiência do usuário.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
transferindo um monte de arquivos de um SSD pra outro. em aplicações o volume baixo de tráfego n deixam notar diferença perceptivel nesses volumes. vai ser coisa de em vez de acontecer em 0.01 segundo, acontecer em 0.03 segundo ou coisa assim. se a transferência for pela internet ou HD, msm que seja grande, n vai ter diferença pq a velocidade de leitura do HD ou da sua banda de internet já vai capar o writing do HD. então só mesmo transferindo arquivos grandes entre 2 SSD no mesmo computador que vejo essa diferença sendo usada de jeito que dê diferença na experiência do usuário.

Saquei, no meu caso acho que vou vender o SSD atual, vou ficar apenas com o novo de 500GB que já me atende perfeitamente, hoje o de 256GB chegou no limite por conta de alguns jogos como WOW que prefiro no SSD do que no HD, ou seja, o de 500GB vai me atender por bons anos ainda, não tem necessidade do de 1TB.

Vou no 970 normal mesmo, não compensa o PLUS, uma economia de uns 170 reais pelas minhas contas. Valeu galera!

OBS: Acham válido eu vender o atual de 256GB ou deixo ele na maquina para agregar em mais 256GB?
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Só garanta que o M2 da sua mobo suporta pci-e, preferencialmente x4. Tem slots M2 que só suportam Sata e daí dá na mesma que comprar um SSD Sata (do tamanho de hd de note). Existem SSDs M2 que são só Sata tb (no caso, não são NVME).
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Só garanta que o M2 da sua mobo suporta pci-e, preferencialmente x4. Tem slots M2 que só suportam Sata e daí dá na mesma que comprar um SSD Sata (do tamanho de hd de note). Existem SSDs M2 que são só Sata tb (no caso, não são NVME).

Boa dica, entrei rapidamente no site da minha MOBO e logo na pagina principal tem uma foto, e ali mostra 32Gb/s M.2 x4 Support, então acredito que suporte sim.

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170-PRO/
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Boa dica, entrei rapidamente no site da minha MOBO e logo na pagina principal tem uma foto, e ali mostra 32Gb/s M.2 x4 Support, então acredito que suporte sim.

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170-PRO/

Suporta sim, vai fundo. Eu mesmo to segurando uma grana pra pegar um 970 tb... é o que falta pra terminar esse upgrade que comecei, um SSD NVME bruto e uma placa de video mais parruda. To querendo ir full amd dessa vez, de olho na 5700XT.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda.

Ja chegou e já instalei o bixano. Confesso que foi super fácil a instalação dele, o complicado foi instalar o Windows... acreditem.. não e igual aos satas convencionais, tive que desabilitar algumas funções na BIOS envolvendo LEGACY e UEFI, estudar um pouco sobre MBR e GPT pois não instalava nem ferrando, quando fui pesquisar vi que o método de instalação do windows nele e um pouco diferente, mas ta ótimo!

Obrigado a todos!

 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.088
Reações
9.450
Pontos
1.454
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda.

Ja chegou e já instalei o bixano. Confesso que foi super fácil a instalação dele, o complicado foi instalar o Windows... acreditem.. não e igual aos satas convencionais, tive que desabilitar algumas funções na BIOS envolvendo LEGACY e UEFI, estudar um pouco sobre MBR e GPT pois não instalava nem ferrando, quando fui pesquisar vi que o método de instalação do windows nele e um pouco diferente, mas ta ótimo!

Obrigado a todos!


RAID sempre tem umas dores pra lidar - raro é quando não ocorre nada hahahah

Fiz RAID0 em HD's uma vez e jurei pra mim que nunca mais faria (perdeu a sincronia e perdi tudo) - agora com SSD talvez eu considere novamente um dia.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Amigos, voltando o tópico, dúvida..

Eu tenho um HD WD de 2.5TB que uso a alguns anos já e comprei recentemente um do mesmo modelo porem de 4TB.

Ou seja, eu tenho um F: de 2.5TB e um G: de 4TB.

Eu uso os dois basicamente para storage relacionado a filmes e jogos, a parte de música, fotos e etc eu deixo sempre no meu SSD secundário de 250gb ou no meu primário que comprei com a ajuda de voces nesse tópico.

Portanto sinceramente, o objetivo desses dois HDS é guardar filmes e alguns jogos, para não ficar com dois drives separados, pensei em fazer RAID, portanto, nunca fiz isso, e vi que no meu caso seria o RAID0 que vai juntar e somar os dois, porem os dados são divididos na gravação, se eu perder 1 HD eu perco tudo, mas eu ganho em velocidade tbm.

Porem estava lendo que os RAIDs sempre limitam ao drive com menor capacidade, portanto, se eu fizer o RAID0 com meu 2.5TB e o de 4TB eu pela lógica teria um total de 6.5TB disponíveis, mas pelo o que andei lendo, ele vai me dar apenas 5TB, pois seria o drive de 2.5TB x 2, ou seja, o que acontece com esse 1.5GB que desapareceu?

Se for assim, compensava mais eu ter comprado um de 3TB, ai em vez de eu ter 5.5TB eu vou ter apenas 5TB perdendo
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Amigos, voltando o tópico, dúvida..

Eu tenho um HD WD de 2.5TB que uso a alguns anos já e comprei recentemente um do mesmo modelo porem de 4TB.

Ou seja, eu tenho um F: de 2.5TB e um G: de 4TB.

Eu uso os dois basicamente para storage relacionado a filmes e jogos, a parte de música, fotos e etc eu deixo sempre no meu SSD secundário de 250gb ou no meu primário que comprei com a ajuda de voces nesse tópico.

Portanto sinceramente, o objetivo desses dois HDS é guardar filmes e alguns jogos, para não ficar com dois drives separados, pensei em fazer RAID, portanto, nunca fiz isso, e vi que no meu caso seria o RAID0 que vai juntar e somar os dois, porem os dados são divididos na gravação, se eu perder 1 HD eu perco tudo, mas eu ganho em velocidade tbm.

Porem estava lendo que os RAIDs sempre limitam ao drive com menor capacidade, portanto, se eu fizer o RAID0 com meu 2.5TB e o de 4TB eu pela lógica teria um total de 6.5TB disponíveis, mas pelo o que andei lendo, ele vai me dar apenas 5TB, pois seria o drive de 2.5TB x 2, ou seja, o que acontece com esse 1.5GB que desapareceu?

Se for assim, compensava mais eu ter comprado um de 3TB, ai em vez de eu ter 5.5TB eu vou ter apenas 5TB perdendo
Um conselho:

Esqueça RAID.

É melhor ter os drives separados e acessar eles do que um só em RAID, que se der pau.........

Basta criar dois links no Desktop ou no Acesso Rápido do Windows Explorer para eles e acessar quando quiser.

Eu acho um risco desnecessário fazer RAID só por causa dos drives separados.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Um conselho:

Esqueça RAID.

É melhor ter os drives separados e acessar eles do que um só em RAID, que se der pau.........

Basta criar dois links no Desktop ou no Acesso Rápido do Windows Explorer para eles e acessar quando quiser.

Eu acho um risco desnecessário fazer RAID só por causa dos drives separados.

Sim, esse é o risco do RAID, eu entendo, a questão que sinceramente, em anos que tenho de PC pessoal e de T.I, acho que um HD deu pau comigo uma unica vez, a não ser que o ato do RAID faça isso acontecer com mais facilidade, ai já não sei kkk
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Um conselho:

Esqueça RAID.

É melhor ter os drives separados e acessar eles do que um só em RAID, que se der pau.........

Basta criar dois links no Desktop ou no Acesso Rápido do Windows Explorer para eles e acessar quando quiser.

Eu acho um risco desnecessário fazer RAID só por causa dos drives separados.

Rapaz faço raid-0 aqui de dois SSDs e nunca deu pau (2x 840 EVO), esses devem ter mais ou menos uns 45TB de escrita cada um, sempre ligados em raid-0, rara exceção que liguei separados, acho que só liguei assim pra atualizar o firmware mesmo.

7c7Anotao20191108123535.png


Agora uma coisa é certa, o raid-0 de ssd 840 EVO é bem inferior ao 970 PRO em todas tarefas, tipo quando vai preparar/verificar os arquivos no steam, no m2 é rápido até pra jogos acima de 100GB, no raid de ssds percebe que apesar de infinitamente superior ao HD, é visível a diferença pro m2.


ada38bSSDsBenchs20162.jpg
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Rapaz faço raid-0 aqui de dois SSDs e nunca deu pau (2x 840 EVO), esses devem ter mais ou menos uns 45TB de escrita cada um, sempre ligados em raid-0, rara exceção que liguei separados, acho que só liguei assim pra atualizar o firmware mesmo.

7c7Anotao20191108123535.png


Agora uma coisa é certa, o raid-0 de ssd 840 EVO é bem inferior ao 970 PRO em todas tarefas, tipo quando vai preparar/verificar os arquivos no steam, no m2 é rápido até pra jogos acima de 100GB, no raid de ssds percebe que apesar de infinitamente superior ao HD, é visível a diferença pro m2.


ada38bSSDsBenchs20162.jpg

A questão é que o user quer fazer com HDs convencionais, que são mais propensos a erros de leitura e escrita sem contar o tamanho deles e a quantidade de dados que tem em cada um no caso do user.

Imagine um pau no RAID e ter uma chance altíssima de perder 3 ou 4 TB de dados.....

Com os HDs separados como estão hoje no caso dele a chance de perda é relativamente menor e se houver não se perde tudo.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
A questão é que o user quer fazer com HDs convencionais, que são mais propensos a erros de leitura e escrita sem contar o tamanho deles e a quantidade de dados que tem em cada um no caso do user.

Imagine um pau no RAID e ter uma chance altíssima de perder 3 ou 4 TB de dados.....

Com os HDs separados como estão hoje no caso dele a chance de perda é relativamente menor e se houver não se perde tudo.

Aí é foda mesmo, raid-0 com HD de backup é pedir pra perder arquivo.


.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.014
Reações
3.167
Pontos
1.239
Obrigado amigos pelas dicas!

Vou manter os HDs separados mesmo!
 
Topo Fundo