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RAM 1500 chega ao BR no 2° semestre com motor diesel

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#1
Importada dos EUA, picapona custará acima de R$ 200.000 e ocupará segmento superior a Hilux e cia. Boa notícia é que permitirá uso de CNH tipo B


RAM 1500 está a caminho do Brasil (Divulgação/Ram)

A FCA bateu o martelo e vai vender a quinta geração da RAM 1500 no Brasil a partir do segundo semestre de 2019, importada dos Estados Unidos. QUATRO RODAS conversou com executivos da fabricante durante os preparativos para o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, e confirmou que a decisão de levar a picapona ao país já foi tomada.


Preços da picapona devem começar em cerca de R$ 200.000 (Divulgação/Ram)

Até o motor está definido: será o V6 3.0 turbo diesel – já conhecido de outros modelos da FCA, incluindo o Jeep Grand Cherokee e a própria RAM 1500 geração 4 -, acoplado sempre a câmbio automático de oito marchas. Maior do que Toyota Hilux, Chevrolet S10 e afins, a RAM 1500 é grandalhona para os padrões brasileiros: 5,91 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Com isso, ficará isolada no segmento de picapes médias-grandes.

Modelo será vendido em configuração “crew cab” com caçamba menor (Divulgação/Ram)

Para termos ideia do absurdo dessas dimensões, o Renault Kwid possui em comprimento total apenas 1 cm a mais do que sua distância entre eixos… Ou seja: haja cuidado na hora de manobrá-la. Ainda assim, a 1500 tem uma grande vantagem vantagem sobre a prima 2500, já oferecida em nosso país: é um “comercial leve”, portanto, pode ser dirigida por quem tem CNH tipo B e não tem restrições de circulação em ambientes urbanos. A 2500 exige carteira da categoria C.


FCA ainda não definiu quais versões da 1500 serão oferecidas, o que influencia inclusive o desenho da grade (Divulgação/Ram)

Por isso mesmo os executivos da FCA nutrem boas expectativas quanto ao produto, embora não revelem quanto esperam vender. Preços devem ficar na faixa de R$ 200.000 a R$ 250.000, logo abaixo dos R$ 264.990 cobrados pela 2500. Única pendência é que a RAM V6 3.0 EcoDiesel ainda não está disponível nem nos EUA. O propulsor, o de menor capacidade cúbica de toda a gama da 1500, está recebendo atualizações para ficar um pouco mais forte – atualmente rende 240 cv de potência e 58 mkgf de torque – e eficiente.

Ela tem a oportunidade de picar mais potente que a VW Amarok V6 (até 245 cv) e a Mercedes Classe X (258 cv), que podem ser consideradas concorrentes em potencial, apesar do tamanho menor. Lançamento deve ocorrer nos próximos meses para o consumidor americano, junto com toda a linha 2020 da picape.


A depender da versão, RAM 1500 traz “telaça” de 12 polegadas estilo tablet no painel (Divulgação/Dodge)

Entre as tecnologias que devem ser aplicadas ao V6 turbo diesel, pois foram aplicadas às demais usinas, está o sistema híbrido leve conhecido como eTorque (não confundir com o motor 1.8 E.torQ, da própria FCA), que inclui start-stop e um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 48 volts, a fim de economizar combustível nas arrancadas. Capacidades de carga ainda são desconhecidas nessa configuração, mas a RAM 1500 certamente terá tração 4×4 e poderá carregar mais de 1 tonelada na caçamba, até para estar legalmente apta a usar o diesel como combustível. Picape será importada sempre na opção crew cab, uma variante de cabine dupla que oferece espaço maior no habitáculo e, como consequência, uma caçamba um pouco menor.
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SOU MAIS A HILUX, O MOTOR É FORTE ALÉM DE NÃO QUEBRAR NUNCA, SEM CONTAR QUE É MAIS BARATA E NÃO PERCO NADA NA REVENDA...
 


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#2
SOU MAIS A HILUX, O MOTOR É FORTE ALÉM DE NÃO QUEBRAR NUNCA, SEM CONTAR QUE É MAIS BARATA E NÃO PERCO NADA NA REVENDA...
Como você faz pra não perder nada na revenda?

unica vantagem da hilux é essa ilusão de que não quebra nunca e não desvaloriza, enquanto isso a toyota vai lucrando ao ofertar um carro sem tecnologia agregada
 
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#6
Como você faz pra não perder nada na revenda?

unica vantagem da hilux é essa ilusão de que não quebra nunca e não desvaloriza, enquanto isso a toyota vai lucrando ao ofertar um carro sem tecnologia agregada
O que um trabalhador rural quer é resistência, manutenção fácil e pouca quebra. Por isso muita gente voltou a comprar a Hilux porque a S10, Frontier, Ranger, Amarok, L200 e Ram davam muito mais problemas ou ficavam muito tempo paradas por causa de falta de peças. Vai pagar mais numa Hilux pelada? Vai, mas o prejuízo vai ser muito menor do que o carro quebrar a noite no meio da estrada de terra.

Não é a tôa que os hatchs e sedãs japoneses, principalmente honda e toyota, vendem muito mais do que os próprios carros americanos nos EUA, o que fez até a FORD passar vergonha e desistir de competir.
 
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#7
De fato a Hilux é um tanque de guerra. O argumento da diferenças de preço compensar a teórica maior necessidade de manutenção da concorrência não se sustenta para quem usa a picape para trabalhar: carro parado é dinheiro perdido.

Além disso, na minha experiência pessoal, as concessionárias da Toyota erram menos. E a mecânica simples da Hilux ajuda. Não é sofisticada, não é a mais confortável, mas é a mais confiável.

Eu, se fosse comprar picape, compraria uma Ranger. Mas não preciso de picape para trabalhar. E essa RAM... Coisa linda de Deus!
 
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#8
Meu pai teve uma Hilux, comprou a top de linha em 2013, pagou 130k nela, rodou 150.000km e nunca teve um defeito, vendeu depois de 4-5 anos por 100k.
A Hilux pode não ter tanta tecnologia, porém, como mencionaram, no quesito de revenda e durabilidade ela é imbatível, ele pegou a Fiat Toro que em 2 anos e 80.00km já perdeu mais que a Hilux (pagou 130k tb e hoje vejo a maioria dos anúncios entre 90k e 100k) além de dar constantes dores de cabeça.

Eu espero que a RAM não sofra com a qualidade FCA e seja bem durável, pq é uma pickup muito bacana.
 

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