Ah, pode crer, eh uma boa mesmo. E aquele laudo cautelar, compensa? Um amigo comprou um jaguar com esse laudo.
Acho que o laudo cautelar é o mínimo. Ele não vai te dizer se o carro está ruim de mecânica, mas vai evitar que você compre carro que já teve passagem por leilão, que tenha histórico de sinistros (enchente, batidas mais fortes, por exemplo), que tenha multas em outros estados, que tenha algum impeditivo pra fazer seguro, etc
O que eu faria seria o seguinte:
Gostou de um carro? Dá uma conferida no Olho No Carro. É um site que por uns 30 reais já te informa muita coisa em relação ao histórico do carro. Esta é uma primeira análise que eu faço até antes de ir em outra cidade ver um carro que me interessou em fotos de internet.
Se gostou do resultado do Olho no Carro, aí pagaria um laudo cautelar de empresas como a Supervisão. Vai ter informar se a pintura é original, verificar a existência de reparos estruturais significativos, vai verificar se os pontos de identificação (chassis, motor, vidros, etc) são originais, etc..
Se o carro passou nestas avaliações, aí é hora de partir pra uma verificação do estado da mecânica mesmo. Procurar alguma oficina que ofereça o serviço de fazer uma checkagem geral no carro pra ver o estado do motor, câmbio, se tem vazamentos, se tem algum desgaste, etc. Basicamente, procurar problema no carro em questão de funcionamento (mecânica, elétrica, etc), porque o estrutural já foi verificado a este ponto.
Basicamente, acho que este seria um pré-compra. Como eu falei, tem empresas como o Carchase que fazem tudo isto pra você (no carro que você indicar ou até procuram um carro por você). Mas eles cobram por isto, claro.