O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'RaspBerry Pi 3+ RGB': A receita definitiva para RetroGaming com qualidade no RPi?

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Olá pessoal!

Gostaria de criar este tópico para discutirmos algo que venho procurando e planejando faz um bom tempo, mas apenas agora acredito que irá se concretizar. As premissas são simples (na teoria) e consistem na criação da receita definitiva para um setup para RetroGaming que seja o mais autêntico possível, com a melhor qualidade possível e com um bom custo-benefício. Já tentei diversas opções, desde o XBOX original até o Nintendo Wii, mas até agora nenhuma dessas rotas me deixou satisfeito da maneira que gostaria. Importante ressaltar que a minha idéia é utilizar TVs de tubo e não lidar com upscalers (como o Framemeinster, por exemplo). Lembrando também que eu sei que o ideal seria plugar o Hardware original diretamente em um PVM/BVM, mas estamos tentando criar um setup minimalista aqui.

No entanto, acredito que tenha encontrado uma excelente maneira de curtirmos nossos queridos jogos eletrônicos com as diretivas abordadas acima. Falarei sobre o setup atual que possuo, do projeto que já está em andamento e que pretendo desenvolver junto de vocês e das opções possíveis. Com ele, vamos poder jogar sistemas desde Atari2600 até o Dreamcast (não, não rodará Sega-Saturn), com qualidade excepcional. Para tal, vamos precisar primeiramente de um RaspBerry Pi 3b+ e um cartão SD (eu recomendo obter um com no mínimo 64GB de armazenamento). Este será o core do nosso setup, possui um bom poder de processamento e diversas opções para input de controllers dos mais diversos. Após isso, precisaremos de uma TV de Tubo (CRT). Me atrevo a dizer que qualquer uma serviria, mas se for possível encontrar uma Sony WEGA/Trinitron, uma JVC D-Series ou uma Toshiba Face, melhor, desde que possuam a entrada 'Vídeo Componente'. A opção ideal mesmo, no entanto, seria utilizar um monitor PVM ou BVM, mas a diferença de preço não é justificável para todos. Isso é algo que podemos discutir, inclusive.

Bom, esta é a base do nosso projeto. Agora começaremos com os acessórios para transformar esses objetos simples em unidades intergaláticas de entretenimento absoluto. O método que mais utilizamos durante a infância para plugar a maioria dos consoles foi o 'Vídeo Composto' (aquele cabo amarelo, vermelho e branco). O sinal de vídeo trafega apenas pelo cabo Amarelo, enquanto os outros dois trazem áudio. Sendo a maneira mais prática e barata de se transmitir imagem, ela é também a que tem a menor qualidade (ganhando apenas do espartano cabo RF). Como a idéia é prezar pela qualidade da experiência que iremos ter, vamos utilizar RGB (sendo via Vídeo Componente ou SCART) para transmitir a imagem para nós, que separa as cores e as transmite por cabos de vídeo separados. Para isso vamos utilizar um acessório chamado de 'RGB-Pi'. Esta maravilha consegue o tão cobiçado RGB através da GPIO do Raspie, criando uma saída de vídeo SCART para nós. Ele possui o seu próprio sistema operacional e já é um produto bem testado e confiável para o seu propósito.

Para os afortunados que possuem um PVM, BVM ou alguma rara TV com entrada SCART, só seria necessário adquirir um cabo SCART para conectar o RGP-PI ao monitor diretamente. Para os outros mortais, será necessário mais um passo, que consiste em adquirir um adaptador de SCART para Vídeo Componente. Este adaptador vai pegar o sinal vindo do cabo SCART e irá entregá-lo via vídeo componente para a TV.

*edit
Surgiu a opção de usar o incrível 'RetroTINK Ultimate', uma opção que não usei anteriormente pois estava fora de estoque fazia muito tempo. Certamente é a mais simples e trás o melhor custo-benefício dentre as outras opções. Se você puder, vá de RetroTINK!
*

E este é o setup. Podemos usar controllers USBs de preferência ou as versões dos próprios consoles. A Buffalo faz réplicas USB de excelente qualidade.


Então as opções ficam as seguintes;

1) Usando uma CRT via Vídeo Componente:

* RaspBerryPi 3b plus -> RGP-Pi -> Adaptador SCART2Component -> CRT = FELICIDADE EXPLOSIVA!

Investimento por volta dos R$1000,00.


2) Usando um PVM/BVM via SCART:

* RaspBerryPi 3b plus -> RGP-Pi -> PVM/BVM = SUPER FELICIDADE EXPLOSIVA!

Investimento por volta dos R$1800,00.


3) Usando uma CRT e o RetroTINK Ultimate via Vídeo Componente (A opção mais custo benefício!):

* RaspBerryPi 3b plus + RetroTINK Ultimate -> CRT = MEGA FELICIDADE EXPLOSIVA!


Bom, espero que essas informações possam ajudar quem está com dúvidas e com busca por um setup com essas especificações.
Agradeço desde já o espaço.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Bacana. Eu já estava querendo pegar um raspberry para testar com CRT, depois dessa deu mais ânimo.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Cara, não iria de RPI3 não, lag grande e falta de força para muita coisa… Melhor outros arms com maior poder de fogo como o udroid. Ou um PC mini itx e gpu conversores vga/componente/rca.

Mas, acho que a solução definitiva para retrogaming, mais viável, suporte 16bits para baixo praticamente perfeito, e com custo relativamente baixo é o wii da massa, só jogar com um classic controler e está feito. Até mesmo o PSP é mais viável no caso de jogatina portátil.
Eu estou indo para o lado do console original e flashcard.
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Cara, não iria de RPI3 não, lag grande e falta de força para muita coisa… Melhor outros arms com maior poder de fogo como o udroid. Ou um PC mini itx e gpu conversores vga/componente/rca.

Mas, acho que a solução definitiva para retrogaming, mais viável, suporte 16bits para baixo praticamente perfeito, e com custo relativamente baixo é o wii da massa, só jogar com um classic controler e está feito. Até mesmo o PSP é mais viável no caso de jogatina portátil.
Eu estou indo para o lado do console original e flashcard.


Concordo, o Wii funciona bem, mas, para quem já tem um Raspberry Pi e um monitor CRT com vídeo componente, é uma ótima opção. Se eu não estivesse atrás de minimalismo, provavelmente iria usar FlashCards também, via cabos retrovision-hd.
 


seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Quando eu estava empolgado, usava meu retrobox (note i3, 4gb de ram, video intel, com Linux+kms+retroarch) ligado em um conversor do paraguai na tv de tubo, rodava de tudo, muito bom por sinal. Como nem todos tem saco para fazer isso no notebook, eu recomendaria o Wii como o @spyblack citou. No mais, hoje uso meu pc mesmo com bastante filtro do @Papangu e é só alegria.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Pode não ser a melhor solução, mas já ultrapassa o Wii. A vantagem do Wii sempre foi a possibilidade de usar 240p + CRT (componente)... Em qualidade de emulação, no geral, inferior ao Pi.

Input Lag no Pi é o mesmo em TV CRT e controle com cabo? Acredito q não. Wii pode ser mais vantajoso não só por emulação... Mas se considerar só emulação, não é melhor q o Pi.
 

JefKingConan

Supra-sumo
Mensagens
22
Reações
45
Pontos
183
eu acho o raspberry pi é muito bom para projetos acadêmicos em eletrônica, agora para retrogaming as box tv android supera em muito ele em questão de hardware e custo do produto q é muito variados,
 

Mr.Zurkov

Habitué da casa
Mensagens
204
Reações
336
Pontos
63
achava q rpi era bom pra retro mas no fim

so uso pra teste como controlador de dominio com o raspbian e file sharing aqui no trabalho
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Pode não ser a melhor solução, mas já ultrapassa o Wii. A vantagem do Wii sempre foi a possibilidade de usar 240p + CRT (componente)... Em qualidade de emulação, no geral, inferior ao Pi.

Input Lag no Pi é o mesmo em TV CRT e controle com cabo? Acredito q não. Wii pode ser mais vantajoso não só por emulação... Mas se considerar só emulação, não é melhor q o Pi.
Cara, o lag sempre vai existir se a saída não mudou, se for hdmi para crt vai ter muuuito lag, se for rgb+conversores para crt o lag vai ser menor, mesmo assim o wii tem o menor lag nesse quesito. E se tratando de retrogaming, precisamos ver os consoles que vão ser emulados, a estabilidade e tempo de resposta no que o wii emula para mim é muito bom, além de ter toda a plataforma a disposição para jogar, usar os controles originais com adaptadores, como o próprio Kade e o retroconsole+.
Mas é que nem bunda, o Pi é um ótimo aparelho, mas para mim não para retrogaming como a maioria aqui da pasta gosta, de qualidade.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
O Pi é um bom aparelho, a questão é que quem compra hoje já compra no limite.
Por um lado, é bom porque você sabe exatamente o que tá comprando, mas por outro é aquilo ali. O que rodaria nele já roda e o que ainda não roda, pode esquecer.

Se você é um cara que gosta de ver desenvolvimento, não é o caminho.

Jetson Nano custa 99 doletas. Há boards com ARM usando A73 já, claro que são mais caras, entretanto.

https://www.96boards.org/products/ce/

O Pi é uma receita barata, mas muito, mas muito longe de qualquer coisa que dê pra chamar de "definitiva".
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Pode ser uma escolha barata, mas definitava...somente se sua definição de "definitivo" é gastar pouco e ter um resultado meia boca.
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.325
Reações
29.312
Pontos
1.054
eu acho o raspberry pi é muito bom para projetos acadêmicos em eletrônica, agora para retrogaming as box tv android supera em muito ele em questão de hardware e custo do produto q é muito variados,
Concordo. Até por isso investi em uma TV box
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Concordo. Até por isso investi em uma TV box
Tv box também é um resultado relativo, pq fica sempre atrelada ao android que está rodando nela, se a comunidade porta algum mais novo você tem coisas melhoradas para ele, se não porta você fica limitado ao android que está rolando nela.
Acho que a melhor receita para retrogaming ainda é wii, ou o console original mais flashcards, principalmente se você pensa em jogar consoles dos anos 90, a maioria tem um monte de solução para jogar nas tvs modernas, além do preço do flashcard compensar demais, um sd2snes por exemplo é bem caro, mas equivale ao preço de alguns cartuchos, e você vai ter todo o romset a disposição.

Não penso assim ao se tratar de neogeo, ele roda na maioria dos consoles que roda emuladores, e existem "N" coletâneas do ps2 para frente com seus principais jogos.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
A solução definitiva pra retrogaming é.... ligar, sentar e jogar.
Todo o resto é doença.

Verdade... Já disse isso aqui uma vez... A gente se preocupa tanto como vai jogar que a diversão de jogar propriamente dita, acaba se anulando...

O cara tá todo felizão lá jogando seu Super Metroid no emulador, mas qualé, emulador não é a experiência pura, ai faz o que ? Vai atrás de um Super Nintendo original. De posse do aparelho, agora falta a fita? Pirata? Não né... Flashcard, também não!! Tem que ser a fita original, e de preferência USA, pq oras, eu jogava num SNES e não no Super Famicom... Bele agora!! Já da pra jogar!!! Não perai... Pô, mas jogar SNES original com fita original nessas TVs atuais é zuado. Faz o que? Vai atrás de uma tubão. Quando vai jogar, ele percebe que um cabo da Retrovision vai deixar as imagens muito melhores, faz o que? Vai atrás do cabo... Chegando o cabo vai lá jogar e descobre o que? Ahhh.. meu SNES não é o 1Chip que tem as imagens melhores...

É uma doença sim, algo que não acaba nunca... E sabe o que é pior? A maioria de nós jogava Super Nintendo via RF numa TV de tubo na infância bem do tempo das cavernas, alguns até em PB e com fita piratona... Então atrás de que experiência se busca? Nem nos tempos de infância jogavámos da maneira que o jogo foi projetado. Será que alguém chegou a jogar? É algo a se pensar... E como o amigo falou, dai pra neura é um pulo.

Meu post não é contra o criador do tópico, deixo isso bem claro. Também acho o RPI muito bacana pra emulação, foi apenas pra dar um toque, pois isso acontecia muito comigo, chegar ao ponto de colocar duas TVs lado a lado pra achar o pixel mais perfeito, e o jogo lá paradão, na primeira fase, sem jogar...

É isso..

Um abraço.

M.Vinicius
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Então;

Várias das coisas que eu falei vão ser relativas mesmo, pois tentei deixar o texto mais genérico, mas preferências vão ser sempre isso, preferências.
O propósito desse setup é de se conseguir jogar diversos consoles, prezando pela qualidade e custo-benefício, focando nas gerações 8, 16 e 32-bits. O propósito do tópico foi dar uma idéia para quem quer minimizar (tanto por espaço ou por questões financeiras) seu canto de jogatinas, mas que quer uma qualidade extra. Certamente que um Super Nintendo plugado com cabos A/V em uma TV qualquer já é suficiente para jogar e se divertir para caramba, mas isso, além de óbvio, não foi a idéia do post.

Essas idéias todas não são a melhor e universal maneira de se jogar, apenar uma idéia interessante de se jogar, propondo uma qualidade excelente sem ter que colocar um cabo RGB para cada console que se tenha, sendo até agora uma das melhor que encontrei. O custo de se comprar flashcards e mods/cabos para extrair RGB dos consoles que é possível emular com esse setup é infinitamente maior, mas certamente sensacional, sem dúvidas.
No entanto, concordo com o argumento que para a maioria das pessoas, provavelmente um Nintendo Wii com Retroarch já traria resultados bons, e pensando bem, talvez é o que eu recomendaria para alguém que viesse me perguntar sobre uma central de jogatina retro.

Em relação à isso ser uma "doença", creio que tem pessoas que realmente exageram e extrapolam este fato, fazendo a busca pela subjetiva "perfeição" o objeto da sua felicidade ou diversão, e não mais a jogatina em si, algo que é bem comum entre entusiastas dos games high end para PC, por exemplo. Entretanto, dizer isso de quem simplesmente almeja uma qualidade melhor de um produto (no nosso caso, os retrogames) é no mínimo, extremo. Se a idéia disso tudo é ampliar a apreciação pelos jogos que gostamos, não vejo problema algum em se investir algum tempo nisso. A linha entre isso tudo, devo admitir, é realmente tênue, mas a generalização, por outro lado, é também algo perigoso.

Enfim, assim que tiver com o meu RGB-Pi em mãos, posto algumas fotos aqui para quem estiver interessado em fazer algo parecido também.

Atenciosamente;
Leo.
 

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
580
Reações
894
Pontos
293
GroovyMame e placa de video ati rodando o driver pra crt por enquanto é a melhor solução. Mas sinceramente não quero gastar mais de mil reais em um pc só pra rodar isso.
 

CAP Systems

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.607
Reações
1.942
Pontos
909
Amigos, alguém saberia me ensinar como colocar jogos antigos de PC (DOS) no Recallbox ou Retropie pro Raspberry? Não consigo achar as palavras chaves corretas pra encontrar isso
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Tv box também é um resultado relativo, pq fica sempre atrelada ao android que está rodando nela, se a comunidade porta algum mais novo você tem coisas melhoradas para ele, se não porta você fica limitado ao android que está rolando nela.
Acho que a melhor receita para retrogaming ainda é wii, ou o console original mais flashcards, principalmente se você pensa em jogar consoles dos anos 90, a maioria tem um monte de solução para jogar nas tvs modernas, além do preço do flashcard compensar demais, um sd2snes por exemplo é bem caro, mas equivale ao preço de alguns cartuchos, e você vai ter todo o romset a disposição.

Não penso assim ao se tratar de neogeo, ele roda na maioria dos consoles que roda emuladores, e existem "N" coletâneas do ps2 para frente com seus principais jogos.
Não tenho Pi, mas tenho Wii tbm. E gosto tanto do Wii pra emulação quanto a maioria da pasta. E sei q apesar de ótima, a emulação de SNES não é tão boa assim com jogos "chipados" (super fx, por exemplo... Yoshi Island... Eu percebo uma diferença razoável). Nem um dos 2 sistemas são realmente de alta qualidade para emulação. Porém são ótimos sistemas, satisfatórios para a maioria. Da pra se divertir sem problema, sem notar mta coisa, só sendo mais chato mesmo.

Mas pra ter uma experiência mto próxima do original, só no PC. Não necessariamente os desktops convencionais... Tem os Intel NUCs da vida e etc.
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
É mto bom "só jogar e se divertir". É como fazíamos antigamente, né?! Ngm ligava para esses detalhes... Talvez os japoneses...

Mas é mto bom tbm conversar sobre isso, testar e descobrir outras possibilidades. Um assunto q adoro, emulação, é sempre legal ver alternativas

N entendo mto a galera q fica revoltada com esse tipo de conversa. "Só jogar e se divertir", hoje, soa pra mim como o sujeito q carrega a ROM e joga com a tela em widescreen e sem nenhum filtro CRT. Com um mínimo de esforço e tempo, a melhoria é absurda. Só q claro, se o sujeito se diverte assim, q seja feliz. Mas é mta babaquice se revoltar com esse tipo tópico.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
Eu jogava Castlevania SOTN do PSP, mas como não tenho cooler, o Raspberry Pi 3 (versão normal) esquentava e as vezes dava uns "slow downs", mesmo assim eu jogava tranquilamente.
Sobre emular SNES, nunca percebi essa diferença discrepante em relação ao original.
Hoje uso como PC e pelo preço, vale muito a pena (e roda o KODI sem travar).
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Verdade... Já disse isso aqui uma vez... A gente se preocupa tanto como vai jogar que a diversão de jogar propriamente dita, acaba se anulando...

O cara tá todo felizão lá jogando seu Super Metroid no emulador, mas qualé, emulador não é a experiência pura, ai faz o que ? Vai atrás de um Super Nintendo original. De posse do aparelho, agora falta a fita? Pirata? Não né... Flashcard, também não!! Tem que ser a fita original, e de preferência USA, pq oras, eu jogava num SNES e não no Super Famicom... Bele agora!! Já da pra jogar!!! Não perai... Pô, mas jogar SNES original com fita original nessas TVs atuais é zuado. Faz o que? Vai atrás de uma tubão. Quando vai jogar, ele percebe que um cabo da Retrovision vai deixar as imagens muito melhores, faz o que? Vai atrás do cabo... Chegando o cabo vai lá jogar e descobre o que? Ahhh.. meu SNES não é o 1Chip que tem as imagens melhores...

É uma doença sim, algo que não acaba nunca... E sabe o que é pior? A maioria de nós jogava Super Nintendo via RF numa TV de tubo na infância bem do tempo das cavernas, alguns até em PB e com fita piratona... Então atrás de que experiência se busca? Nem nos tempos de infância jogavámos da maneira que o jogo foi projetado. Será que alguém chegou a jogar? É algo a se pensar... E como o amigo falou, dai pra neura é um pulo.

Meu post não é contra o criador do tópico, deixo isso bem claro. Também acho o RPI muito bacana pra emulação, foi apenas pra dar um toque, pois isso acontecia muito comigo, chegar ao ponto de colocar duas TVs lado a lado pra achar o pixel mais perfeito, e o jogo lá paradão, na primeira fase, sem jogar...

É isso..

Um abraço.

M.Vinicius

Aonde assino??

Acho bacana o pessoal testar vários equipamentos para extrair o melhor, porém estou na onda do RPI.... Não tenho mais paciência e tempo pra ficar ligando consoles etc etc.... Isso porque já deixo ligado 4 consoles na sala.... Mas é foda, aquela sexta a noite que você está "morto de cansaço" e quer o NES.... Vou tirar a pohaaa do console da caixa??.. não.. tacale RPI e tchau

Mas em relação ao tópico, se eu tivesse ainda no gás da melhor imagem/definição, pegaria uma PVM
 

zeppelinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
543
Reações
730
Pontos
789
TV de tubo > Nintendo WII
TV LCD > Nintendo WIIU

Ideal, ideal mesmo é um mini pc tipo intel NUC. Atende até os mais exigentes.
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Graças a quantidade significativa de pessoas aqui que falaram sobre o Nintendo Wii neste tópico, resolvi pesquisar mais sobre o estado do console atualmente e descobri algumas novidades bem interessantes. Existem melhorias sendo feitas aos emuladores que datam este ano, ou seja, a comunidade está extremamente ativa. Peguei o Nintendo Wii que estava sendo usado apenas para jogos de GameCube e vou começar um projeto mais simples com ele, que talvez supra as necessidades que faltavam na época que testei ele para este propósito, alguns anos atrás.

Irei comprar um cabo vídeo componente, plugá-lo diretamente na minha Toshiba FACE '21 e instalar os emuladores mais atualizados. Assim que fizer isso, mostro o resultado aqui para vocês. Talvez a central de emulação mais custo-benefício, ainda contando com uma boa qualidade, seja um Nintendo Wii bem configurado com um cabo vídeo componente e um bom adaptador de controllers. No final das contas, este tópico talvez verse sobre uma boa maneira de fazer o setup para o RaspBerry Pi especificamente.

Veremos.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
É mto bom "só jogar e se divertir". É como fazíamos antigamente, né?! Ngm ligava para esses detalhes... Talvez os japoneses...

Mas é mto bom tbm conversar sobre isso, testar e descobrir outras possibilidades. Um assunto q adoro, emulação, é sempre legal ver alternativas

N entendo mto a galera q fica revoltada com esse tipo de conversa. "Só jogar e se divertir", hoje, soa pra mim como o sujeito q carrega a ROM e joga com a tela em widescreen e sem nenhum filtro CRT. Com um mínimo de esforço e tempo, a melhoria é absurda. Só q claro, se o sujeito se diverte assim, q seja feliz. Mas é mta babaquice se revoltar com esse tipo tópico.

Não sei se esse post foi pra mim, mas acredito que sim.

Eu apenas exemplifiquei uma neura que acontece com muitos gamers de hoje em dia. Além disso frisei que acontecia a mesma coisa comigo. Agora em momento algum me revoltei com o tópico ou a opinião de cada um, foi tipo um desabafo de uma pessoa que passou anos querendo extrair a melhor qualidade de um hardware, deixando o software de lado...

Agora, cada um joga do jeito que achar melhor, e do jeito que mais se divertir, quem sou eu pra julgar ou me revoltar com a opinião e gosto de algum user daqui.

Abraços.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.865
Reações
1.282
Pontos
859
Eu usei um Raspberry Pi 3b+ pra fazer um Neo Geo X. To satisfeito com o resultado, ligando em uma TV CRT com Video Composto. Fiz aquela configuração pra deixar em 240p e gostei muito da imagem. Essa foi a alternativa q fiz pra jogar Neo Geo AES, os outros eu tenho o console mais Flashcard.

Agora essa neura por RGB eu sei lá hein, como já disseram aqui isso vira uma doença.
Sinceramente não gosto da imagem em RGB. Meu irmão está montando um setup com o PVM q ele deu muita sorte de conseguir, e eu vendo a imagem eu não gostei. Sim a qualidade é muito boa, imagem muito limpa e nítida, cores muito fodas, porém jogando nele me parece muito com a imagem de um emulador ligado naqueles monitores antigos de tubo.
E outra coisa muito importante, ninguém jogava desse jeito, nem na europa q era padrão SCART jogava assim, pq o SCART q vinha com o console era o normal.

Eu prefiro meu video composto com a tv bem configurada, dessa forma sim me lembra a época.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Não sei se esse post foi pra mim, mas acredito que sim.

Eu apenas exemplifiquei uma neura que acontece com muitos gamers de hoje em dia. Além disso frisei que acontecia a mesma coisa comigo. Agora em momento algum me revoltei com o tópico ou a opinião de cada um, foi tipo um desabafo de uma pessoa que passou anos querendo extrair a melhor qualidade de um hardware, deixando o software de lado...

Agora, cada um joga do jeito que achar melhor, e do jeito que mais se divertir, quem sou eu pra julgar ou me revoltar com a opinião e gosto de algum user daqui.

Abraços.
Certo. Falei mais de uma maneira geral mesmo... Porém a minha referência nem foi o seu post, é mais pra quem se revolta (e as vezes até xinga, como houve em outro tópico) pq a galera conversa sobre esses detalhes. Nada mais. De boa.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Já testei aqui com um 3B+, o input lag é muito grande, a experiência retro fica broxante demais.

Eu ja usei um na TV e no montor que tenho na assinatura, no monitor ele fica muito bom mas na TV dava pra perceber o lag
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.969
Pontos
1.003
Verdade... Já disse isso aqui uma vez... A gente se preocupa tanto como vai jogar que a diversão de jogar propriamente dita, acaba se anulando...

O cara tá todo felizão lá jogando seu Super Metroid no emulador, mas qualé, emulador não é a experiência pura, ai faz o que ? Vai atrás de um Super Nintendo original. De posse do aparelho, agora falta a fita? Pirata? Não né... Flashcard, também não!! Tem que ser a fita original, e de preferência USA, pq oras, eu jogava num SNES e não no Super Famicom... Bele agora!! Já da pra jogar!!! Não perai... Pô, mas jogar SNES original com fita original nessas TVs atuais é zuado. Faz o que? Vai atrás de uma tubão. Quando vai jogar, ele percebe que um cabo da Retrovision vai deixar as imagens muito melhores, faz o que? Vai atrás do cabo... Chegando o cabo vai lá jogar e descobre o que? Ahhh.. meu SNES não é o 1Chip que tem as imagens melhores...

É uma doença sim, algo que não acaba nunca... E sabe o que é pior? A maioria de nós jogava Super Nintendo via RF numa TV de tubo na infância bem do tempo das cavernas, alguns até em PB e com fita piratona... Então atrás de que experiência se busca? Nem nos tempos de infância jogavámos da maneira que o jogo foi projetado. Será que alguém chegou a jogar? É algo a se pensar... E como o amigo falou, dai pra neura é um pulo.

Meu post não é contra o criador do tópico, deixo isso bem claro. Também acho o RPI muito bacana pra emulação, foi apenas pra dar um toque, pois isso acontecia muito comigo, chegar ao ponto de colocar duas TVs lado a lado pra achar o pixel mais perfeito, e o jogo lá paradão, na primeira fase, sem jogar...

É isso..

Um abraço.

M.Vinicius
Sinceramente não acho que deva ser também tão "largado", sempre é bom buscar uma qualidadezinha nas coisas ainda mais agora que podemos
Apesar de eu não ficar na doença eu gosto de um emulador mais bem feitinho tipo um BeetlePSX, um filtro CRT legal
Queria até botar uma CRT na minha mesa, talvez futuramente porque eu acho muito legal de usar tbm...
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Sinceramente não acho que deva ser também tão "largado", sempre é bom buscar uma qualidadezinha nas coisas ainda mais agora que podemos
Apesar de eu não ficar na doença eu gosto de um emulador mais bem feitinho tipo um BeetlePSX, um filtro CRT legal
Queria até botar uma CRT na minha mesa, talvez futuramente porque eu acho muito legal de usar tbm...

Não. Largado também não. Todo mundo gosta de qualidade. Como eu disse é a neura que preocupa...

Eu hoje em dia ligo meu NT numa LED, uso um controle sem fio da 8BitDo e bora jogar... Não tenho mais CRT, PVM, Cabo, Controle original.... Ponto.

Mas como eu disse, foi a decisão que tomei. O importante é cada um fazer o que o deixa feliz.
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Pessoal;

Novidades sobre o Nintendo Wii. Consegui organizar os emuladores e agora jogos de PC Engine CD e Sega CD funcionam perfeitamente. O único problema que estou enfrentando é em relação aos controllers. Alguém sabe alguma maneira de plugar controllers USB ou se existe algum bom adaptador multiplataforma? Tenho um adaptador de Playstation->GameCube apenas, mas gostaria de saber se há mais opções. Segunda-Feira irei adquirir cabos vídeo componente, daí relato por aqui o que achei do setup.


Leo.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.725
Reações
13.724
Pontos
803
aqui eu uso o dual shock 3 ligado via cabo usb no wii, nao curto muito ele mas eh o unico que tenho (o do x360 nao funfa)

nao sei se os controles do 8bitdo vem com cabo usb e se sao compativeis com o wii, senao comprava na hora
 
Topo Fundo