O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Raspberry Pi 4 anunciado e já disponível! - Quad A72 1.5Ghz, 1/2/4GB RAM, Dual HDMI, 4k@60, USB 3.0, Gigabit LAN, 2.4/5 Ghz Wifi, BT 5.0 e etc.

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
Aproveitando o topico, é verdade que a MALI desse Odroid nao consegue ter aceleraçao completa no Linux ? Vi um cara comentando isso que por enquanto apenas no Android da pra tirar todo proveito dela

Até agora, sim

E parece que vai ficar assim. Contudo, a gen mais nova das Malis já tem driver sendo trabalhado!
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.249
Reações
26.552
Pontos
1.549
$75 estava custando até o ano passado, agora subiu o preço da placa N2, na versão 4gb sai por quase 90 dólares nessa loja ameridroid.

Vc pediu para eles declararem valor mais baixo no pacote, foi taxado?

mVyA8ga.jpg
só ficar de olho q sempre tem promoções...
o bom q essa loja manda no frete economico q foge do radar da receita...eu comprei 16gb da memoria pra ele (tipo ssd)
eu fui taxado pq comprei na loja da coreia, e veio por DHL,
a parada lançou na 4a, 5a tava aqui pq o entregador disse q não tinha ninguem em casa kkkkkk
achei q só os correios faziam isso
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
pessoal vendo preço de coisas no exterior ai, toma cuidado. pelo que eu saiba, n tá vindo voo de carga quase. periga comprar e receber só ano que vem. recomendo pesquisar bem pra ver se tá chegando antes de fazer a compra.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
pois é comprei um raspberry pi 4gb pouco antes da crise, chegou a uns tempos atras certinho e talz, sd card, comprei um ssd tambem

porem um teclado e um case que comprei 2 semanas depois não muda o status desde que comprei, nada de chegar no brasil deve fazer uns dois meses

quem comprar de fora agora é uma aposta muito grande, primeiro que o dolar ta estourado depois que mal da pra saber quando que vão enviar
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409

Review do 8gb. Como falei, 8gb eh overkill. n tem mto uso com essa cpu. soh pra quem for usar de desktop e abrir coisa pra cacete nele.
Quando sera que vem um RPi5 hein? ta pra fazer um ano do lançamento do 4 ja...
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703

Review do 8gb. Como falei, 8gb eh overkill. n tem mto uso com essa cpu. soh pra quem for usar de desktop e abrir coisa pra cacete nele.
Quando sera que vem um RPi5 hein? ta pra fazer um ano do lançamento do 4 ja...


Vai ter muita gente caindo no conto dos 8gb pra usar como desktop ainda mais agora como o RPI OS oficial que foi lançado, se a CPU gargala nao vai ser a RAM que vai dar folga pra poder navegar e outros afins

Nao lembro se foi aqui que falaram que o RPI 4 meio que foi lançado antes do previsto devido a concorrencia com outras plaquinhas do tipo, o RPI 5 acredito q iriam subir um pouco mais o clock e deixar padrao 2/4gb, 4 portas USB 3.0 talvez e nada mais, um diferencial grande nele acredito que vai demorar (se sair), na teoria quem tem a versão de 4gb nao precisa se preocupar por um bom tempo
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Vai ter muita gente caindo no conto dos 8gb pra usar como desktop ainda mais agora como o RPI OS oficial que foi lançado, se a CPU gargala nao vai ser a RAM que vai dar folga pra poder navegar e outros afins

Nao lembro se foi aqui que falaram que o RPI 4 meio que foi lançado antes do previsto devido a concorrencia com outras plaquinhas do tipo, o RPI 5 acredito q iriam subir um pouco mais o clock e deixar padrao 2/4gb, 4 portas USB 3.0 talvez e nada mais, um diferencial grande nele acredito que vai demorar (se sair), na teoria quem tem a versão de 4gb nao precisa se preocupar por um bom tempo
acho que um eventual Pi5, além do que vc falou ai, talvez possa ter entrada pra SSD M2. E torço pra um upgrade bacana na GPU, mas vendo o histórico, como do 1 ao 3 era td videocore IV e só no 4 mudaram pro VI, acho dificil...
se for só up de clock e + 2 USB 3.0, eu overclocko o meu Pi4 aqui que pra mim vai dar na mesma. tô usando em stock e sei que ele pega ai uns 2100mhz... ainda tem lenha pra queimar haha.

Mas justamente por isso, eu duvido que um Pi5 seja só uma versão com mais clock e mais USB 3.0... iria ter que ter algum bom atrativo, se n eles vão só chamar de Pi4 B+ ou coisa assim, como fizeram no Pi3.
Acho que o que dá pra esperar é o M2, e um negócio mais parrudo em cpu e gpu... ram tá mto cedo pra moverem pra DDR5... acho que ainda não vão conseguir fazer algo mto melhor por 35 dólares mesmo. O que imagino que daria sim pra fazer, é um Pi Zero2 com poder similar o Pi3. Isso seria bem interessante tbm. aqueles projetinhos de gameboy iriam conseguir rodar até ps1 e eu finalmente teria um uso bom pra telinha de 3.5 que tenho parada aqui haha
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.821
Reações
7.539
Pontos
453
Mais novidades do Vulkan

Vulkan update: now with added source code
Today we have a guest post from Igalia’s Iago Toral, who has spent the past year working on the Mesa graphic driver stack for Raspberry Pi 4.

It is almost five months since we announced the Vulkan effort for Raspberry Pi 4. It was great to see how many people were excited about this, and today we would like to give you a status update on our progress over these last months.

When we announced the effort back in January we were at the point of rendering a coloured triangle, which required only minimal coverage of the Vulkan 1.0 API in the driver. Today, we are passing over 70,000 tests from the Khronos Conformance Test Suite for Vulkan 1.0 and we have an implementation for a significant subset of the Vulkan 1.0 API.

Progress so far, in pictures

While I could detail here all the features that we have implemented, I am sure that list would get long and boring very quickly for most of you. So, instead, we would like to show you our progress through pics taken from a bunch of the popular Vulkan demos by Sascha Willems running on Raspberry Pi 4:

rpi4_sascha_willems_demo_1-500x281.png


rpi4_sascha_willems_demo_2-500x281.png
rpi4_sascha_willems_demo_3-500x281.png

rpi4_sascha_willemd_demo_4-500x281.jpg


Hopefully that is more entertaining than a feature checklist and will help you visualize better where we are now compared to January’s coloured triangle.

Before you get too excited though, while these demos are nice, they are still a far cry from actual games and applications. We still have a lot of work to do before the driver can handle these more complex workloads. Even some of Sascha’s demos don’t run yet, whether because of driver bugs or unimplemented Vulkan features. We still have a lot of work ahead of us.

Next up

I would also like to give you an overview of some of the things we will be working on in the coming months:

Our first priority is to support the basic Vulkan 1.0 feature set. This will involve, at least, supporting compute shaders, input attachments, texel buffers, storage images, pipeline caches, and multisampling. There are some other features that we need to support in Vulkan 1.0, such as robust buffer access etc, but those are probably the largest ones we are currently missing.

Once we are feature-complete we will probably move focus to CTS conformance, which will be all about bugfixing, and making sure we handle spec corner cases. And once we are close to conformance, the driver should hopefully be stable and robust enough that we should probably start testing actual Vulkan applications and games to drive further bugfixing work.

Finally, there will be a lot of performance tuning and optimization work that we will probably tackle in the last stages of development.

So as I said before, we still have a long way to go!

Moving development to an open repository

Before we end this post, I would also like to share another important piece of news: starting today, we are moving development of the driver to an open repository. You can find instructions on how to build and install the driver here. I know this is something that many of you have been asking for, and I am sorry that it took us a few months to get here. But I think that now that we have a more stable driver infrastructure in place, and we don’t feel like we are constantly making large changes every other day, development should be a lot friendlier to external contributors than it may have been a few months ago.

So that’s everything we wanted to share today – I hope you are still excited about Vulkan and looking forward to future updates. In the meantime, if you have questions or are interested in contributing to the driver, join us on irc.freenode.net, #videocore channel.



A atualização futura do kernel para 5.4 no sistema Raspberry Pi OS 64 bits + Vulkan estável e driver kms full deve dar um boost expressivo nos emuladores com suporte ao Vulkan.

Agora é só esperar ficar pronto. :ksnif
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Mais novidades do Vulkan

Vulkan update: now with added source code
Today we have a guest post from Igalia’s Iago Toral, who has spent the past year working on the Mesa graphic driver stack for Raspberry Pi 4.

It is almost five months since we announced the Vulkan effort for Raspberry Pi 4. It was great to see how many people were excited about this, and today we would like to give you a status update on our progress over these last months.

When we announced the effort back in January we were at the point of rendering a coloured triangle, which required only minimal coverage of the Vulkan 1.0 API in the driver. Today, we are passing over 70,000 tests from the Khronos Conformance Test Suite for Vulkan 1.0 and we have an implementation for a significant subset of the Vulkan 1.0 API.

Progress so far, in pictures

While I could detail here all the features that we have implemented, I am sure that list would get long and boring very quickly for most of you. So, instead, we would like to show you our progress through pics taken from a bunch of the popular Vulkan demos by Sascha Willems running on Raspberry Pi 4:

rpi4_sascha_willems_demo_1-500x281.png


rpi4_sascha_willems_demo_2-500x281.png
rpi4_sascha_willems_demo_3-500x281.png

rpi4_sascha_willemd_demo_4-500x281.jpg


Hopefully that is more entertaining than a feature checklist and will help you visualize better where we are now compared to January’s coloured triangle.

Before you get too excited though, while these demos are nice, they are still a far cry from actual games and applications. We still have a lot of work to do before the driver can handle these more complex workloads. Even some of Sascha’s demos don’t run yet, whether because of driver bugs or unimplemented Vulkan features. We still have a lot of work ahead of us.

Next up

I would also like to give you an overview of some of the things we will be working on in the coming months:

Our first priority is to support the basic Vulkan 1.0 feature set. This will involve, at least, supporting compute shaders, input attachments, texel buffers, storage images, pipeline caches, and multisampling. There are some other features that we need to support in Vulkan 1.0, such as robust buffer access etc, but those are probably the largest ones we are currently missing.

Once we are feature-complete we will probably move focus to CTS conformance, which will be all about bugfixing, and making sure we handle spec corner cases. And once we are close to conformance, the driver should hopefully be stable and robust enough that we should probably start testing actual Vulkan applications and games to drive further bugfixing work.

Finally, there will be a lot of performance tuning and optimization work that we will probably tackle in the last stages of development.

So as I said before, we still have a long way to go!

Moving development to an open repository

Before we end this post, I would also like to share another important piece of news: starting today, we are moving development of the driver to an open repository. You can find instructions on how to build and install the driver here. I know this is something that many of you have been asking for, and I am sorry that it took us a few months to get here. But I think that now that we have a more stable driver infrastructure in place, and we don’t feel like we are constantly making large changes every other day, development should be a lot friendlier to external contributors than it may have been a few months ago.

So that’s everything we wanted to share today – I hope you are still excited about Vulkan and looking forward to future updates. In the meantime, if you have questions or are interested in contributing to the driver, join us on irc.freenode.net, #videocore channel.



A atualização futura do kernel para 5.4 no sistema Raspberry Pi OS 64 bits + Vulkan estável e driver kms full deve dar um boost expressivo nos emuladores com suporte ao Vulkan.

Agora é só esperar ficar pronto. :ksnif

finalmente um update de software que me deixa animado hehehe, será que vai rolar PSP em velocidade normal até nos jogos mais pesados agora? e PS2, talvez? acho que GC/XBOX e WII já seria pedir demais kkkk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Pi - Fev/2012
Pi 2 - Fev/2015
Pi 3 - Fev/2016
Pi 4 - Fev/2019

Considerando a variação - um proximo modelo deve vim em até 3 anos. :lolwtf

Tirando que estão "milkiando"o 4 com a versão de 8GB, eu aposto algo mais próximo de 3 anos de intervalo.
talvez não saia um 5 agora... mas um 4+ ou algo assim com um clock mais elevado deve sair. os 8gb sem isso são elefante branco, e o que o Pi4 mostrou é que msm sem mudar nada, a capacidade de OC desse chip é absurda. deve sair alguma coisa intermediária eu imagino.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Aproveitando, alguem sabe se ja saiu uma img pronta do retropie 4.6? Achei só uma com jogos Arcade... Vlw!
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
talvez não saia um 5 agora... mas um 4+ ou algo assim com um clock mais elevado deve sair. os 8gb sem isso são elefante branco, e o que o Pi4 mostrou é que msm sem mudar nada, a capacidade de OC desse chip é absurda. deve sair alguma coisa intermediária eu imagino.

Também aposto num 4+ com algum tipo de melhoria (FinFET, talvez) ano que vem.

Há quase 1 ano, rolou essa entrevista: https://www.tomshardware.com/amp/reviews/raspberry-pi-eben-upton-ama,6206-2.html

Pular de 28 pra 16nm só no RPi5, pelo jeito mas o FinFET ele só falou que não rolava no momento pelo custo, que deve ter barateado bastante.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Também aposto num 4+ com algum tipo de melhoria (FinFET, talvez) ano que vem.

Há quase 1 ano, rolou essa entrevista: https://www.tomshardware.com/amp/reviews/raspberry-pi-eben-upton-ama,6206-2.html

Pular de 28 pra 16nm só no RPi5, pelo jeito mas o FinFET ele só falou que não rolava no momento pelo custo, que deve ter barateado bastante.
será que vão sair do 28nm assim tão rápido? ficaram em 40nm 6 anos pô... acho que pelo menos o rpi5 deve ser 28 ainda... ele mesmo fala em ficar 5 anos com 28nm. E eu acho bem improvável n sair um Pi5 até 2024 haha. espero estar certo, pq ficar com reedição de Pi4 esse tempo todo vai ser brochante.
sobre finfet, tive que pesquisar no google o que é isso haha. parece um tipo de transistor mais rápido que o convencional, então imagino que deve melhorar bem a performance. A minha dúvida é: quanto, em média, ele eleva a performance frente aos transistores "normais"?

Aproveitando o post, tava pensando aqui... quando um Pi bem melhor que o 4 sair, devo pegar tbm. e ai vou ter o Pi4 sobrando... sei que dá pra fazer cluster de Pi pra melhor performance... minha dúvida é: esses clusters tem que ser das mesmas versões do RPi? ou pode ser um cluster com um pi zero w, um pi 4 e um pi 3, por exemplo?
Meu Pi3 antigo, reaproveitei num smart mirror. Mas não tenho ideia do que faria com o Pi4 qnd substituir o bicho.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
será que vão sair do 28nm assim tão rápido? ficaram em 40nm 6 anos pô... acho que pelo menos o rpi5 deve ser 28 ainda... ele mesmo fala em ficar 5 anos com 28nm. E eu acho bem improvável n sair um Pi5 até 2024 haha. espero estar certo, pq ficar com reedição de Pi4 esse tempo todo vai ser brochante.
sobre finfet, tive que pesquisar no google o que é isso haha. parece um tipo de transistor mais rápido que o convencional, então imagino que deve melhorar bem a performance. A minha dúvida é: quanto, em média, ele eleva a performance frente aos transistores "normais"?

Aproveitando o post, tava pensando aqui... quando um Pi bem melhor que o 4 sair, devo pegar tbm. e ai vou ter o Pi4 sobrando... sei que dá pra fazer cluster de Pi pra melhor performance... minha dúvida é: esses clusters tem que ser das mesmas versões do RPi? ou pode ser um cluster com um pi zero w, um pi 4 e um pi 3, por exemplo?
Meu Pi3 antigo, reaproveitei num smart mirror. Mas não tenho ideia do que faria com o Pi4 qnd substituir o bicho.

Bom, as coisas estão andando mais rápido do que o de hábito no mundo ARM então não é tão absurdo assim pensar num Pi5 em 16nm :klolz

Sobre o cluster, salvo engano tem que ser o mesmo modelo sim.

Pi4 tu pode montar um servidor de mídia maroto. Bota aquele HAT da Nanosound e profit!
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
A AMD não tinha anunciado uma parada dessas com gpu tbm?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Bom, as coisas estão andando mais rápido do que o de hábito no mundo ARM então não é tão absurdo assim pensar num Pi5 em 16nm :klolz

Sobre o cluster, salvo engano tem que ser o mesmo modelo sim.

Pi4 tu pode montar um servidor de mídia maroto. Bota aquele HAT da Nanosound e profit!
ah, estão? tem algum link sobre isso? curto ler, mas n manjo nada de fontes dessas coisas. bom saber que pelo menos nos ARM os caras tão conseguindo ganhos de performance, pq a sensação no x86 é de coisa estagnada (apesar dos ryzen serem uma brisa de inovação nesse marasmo, eu com o meu 1600 não tenho a menor intenção de trocar tão cedo - n acho que vale a pena ainda).

Sobre servidor de midia, vc diz tipo plex? pq se for, eu já uso ele pra isso haha. acho que pro meu uso o hat é desnecessário, pois toco toda midia nele no home theater da sala. se o cluster tem que ser com os mesmos modelos lascou, vou ter que achar utilidade nova pra ele então... pq pegando um Pi5, vai assumir as funções do 4: nextcloud e media server.
não consigo pensar em nada que poderia usar ele... só - talvez - montar algum emulador móvel, usando a telinha de 3.5 touch que tenho aqui. seria interessante, pq com a resolução cabaço da telinha, ia emular bem mta coisa mais pesada. mas n sei como ele seria em consumo... pq se for montar algo assim pra bateria durar uma hora é foda.
fico googleando projeto de Pi e infelizmente n tenho visto nada novo mto chamativo, os projetos são os mesmos do Pi3, Pi2 e tal, só rodam mais rápido. unica coisa que o Pi4 abriu a mais de possibilidade foi: novos emuladores, rodar midia 4k e conseguir usar uma experiência de desktop decente. O resto foi fazer melhor o que já fazia antes msm.

Vi um projetinho de pen plotter pro Pi0 que achei interessante, mas fui ver a performance do negócio e é bem fraquinha. linhas bem tortas e tal. ai fui pesquisar algo mais bem acabado, e já vira mó treco complexo com motor, correia, haste de metal... é basicamente uma impressora 3D que em vez de imprimir, desenha.
Enfim, queria ver alguns projetinhos que só o Pi4 conseguisse fazer. tava animado com isso qnd lançou, agora tô meio decepcionado que n apareceu mta coisa haha
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.821
Reações
7.539
Pontos
453
finalmente um update de software que me deixa animado hehehe, será que vai rolar PSP em velocidade normal até nos jogos mais pesados agora? e PS2, talvez? acho que GC/XBOX e WII já seria pedir demais kkkk
Deve melhorar um pouco PSP e outros emuladores mais leves, PS2, GC/XBOX e WII acho que nem no Pi 5 vai rodar eles com boa performance.

O Eta Prime fez um vídeo sobre uma nova placa SBC ($399,00) parruda lançada pela Nvidia, GC roda em full speed em 1080p, acho que não vamos ver algo desse nível com preço na faixa de $50,00 nos próximos 3 ou 4 anos.

 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
ah, estão? tem algum link sobre isso? curto ler, mas n manjo nada de fontes dessas coisas. bom saber que pelo menos nos ARM os caras tão conseguindo ganhos de performance, pq a sensação no x86 é de coisa estagnada (apesar dos ryzen serem uma brisa de inovação nesse marasmo, eu com o meu 1600 não tenho a menor intenção de trocar tão cedo - n acho que vale a pena ainda).

Sobre servidor de midia, vc diz tipo plex? pq se for, eu já uso ele pra isso haha. acho que pro meu uso o hat é desnecessário, pois toco toda midia nele no home theater da sala. se o cluster tem que ser com os mesmos modelos lascou, vou ter que achar utilidade nova pra ele então... pq pegando um Pi5, vai assumir as funções do 4: nextcloud e media server.
não consigo pensar em nada que poderia usar ele... só - talvez - montar algum emulador móvel, usando a telinha de 3.5 touch que tenho aqui. seria interessante, pq com a resolução cabaço da telinha, ia emular bem mta coisa mais pesada. mas n sei como ele seria em consumo... pq se for montar algo assim pra bateria durar uma hora é foda.
fico googleando projeto de Pi e infelizmente n tenho visto nada novo mto chamativo, os projetos são os mesmos do Pi3, Pi2 e tal, só rodam mais rápido. unica coisa que o Pi4 abriu a mais de possibilidade foi: novos emuladores, rodar midia 4k e conseguir usar uma experiência de desktop decente. O resto foi fazer melhor o que já fazia antes msm.

Vi um projetinho de pen plotter pro Pi0 que achei interessante, mas fui ver a performance do negócio e é bem fraquinha. linhas bem tortas e tal. ai fui pesquisar algo mais bem acabado, e já vira mó treco complexo com motor, correia, haste de metal... é basicamente uma impressora 3D que em vez de imprimir, desenha.
Enfim, queria ver alguns projetinhos que só o Pi4 conseguisse fazer. tava animado com isso qnd lançou, agora tô meio decepcionado que n apareceu mta coisa haha

Você usando no Home, vale dar uma conferida lá o/

 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Galerinha, sobre emulação na Pi, gostaria de saber qual vocês julgam o melhor jogo para testar input lag? Juro que não consigo notar. Pelo menos, não como algo inerente da placa ou do RetroArch. Conforme já escrevi aqui no fórum, todas as variações de input lag que notei foram em relação a display. Tenho uma TV LCD meia-boca da Sony, ponho no modo game e é só correr para o abraço. Fica lindo. Já meti um run-ahead pra ver se noto algo diferente, mas nada.

Por outro lado, já testei minha Pi em uma Panasonic de entrada, daquelas bem simples, e notei um pequeno lag. Essa TV nem tem modo game. Se eu tiver oportunidade, testarei nela novamente, daí ativo o run-ahead e vejo como ele se sai.

Recentemente, vi um vídeo gringo e nos comentários rolou um chororô sobre input lag em televisor LCD e, sério, isso nunca foi complicado pra mim. Desde que o RetroArch atingiu determinado padrão, consigo bons resultados só com as configurações padrão. Na televisão, ativo o modo game. E só. Isso tanto no desktop, quanto na Pi. Estou com um notebook doado e quero testar se o RetroArch dele dá input lag na minha TV. Quando eu fizer, posto aqui os resultados.

Fico pensando se o problema é comigo, se meu cérebro é lento e não consigo notar, mas sempre fiz testes com a trilogia Donkey Kong Country, naquelas fases de "carrinho nos trilhos". Aquilo é dificílimo jogar com lag, e nem nessas situações consigo notar. Será que essa turma não está tentando puxar alguma lembrança distorcida da infância?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Você usando no Home, vale dar uma conferida lá o/

50 dólares? pô, é o preço do Pi kkk. e brinks a parte, uso o wifi pra conectar na TV, n cabo. está longe rs. acho que n funciona do jeito que as coisas tão setadas aqui. Mas real, não acho que vale essa grana toda. Só que eu sou bem pouco exigente com qualidade de som haha, ligo mesmo é pro subwoofer e audio ao menos 5.1, o resto nem noto kkkk
Deve melhorar um pouco PSP e outros emuladores mais leves, PS2, GC/XBOX e WII acho que nem no Pi 5 vai rodar eles com boa performance.

O Eta Prime fez um vídeo sobre uma nova placa SBC ($399,00) parruda lançada pela Nvidia, GC roda em full speed em 1080p, acho que não vamos ver algo desse nível com preço na faixa de $50,00 nos próximos 3 ou 4 anos.


porra, gpu volta em plaquinha ARM é um estupro. n sei quanto custa em dólares a brincadeira, mas pelo preço que achei no ML (1400 reais - mas só achei versão de 4gb de RAM) tá tipo o dobro do preço do Pi4 de 4gb. deve ser algo perto de uns 100 dólares.
Eu até compraria, o foda é suporte né. roda ubuntu hj, mas vai saber como vai ser pra conseguir setar as coisas nisso amanhã ou depois.
se tivesse o suporte e a comunidade do Pi, já tava encomendando o meu desse ai.
EDIT: vi aqui, o que tá 1400 no ML é uma versão de desenvolvimento que tem todas configurações piores. só percebi agora haha. achei o preço retail do brinquedo em dólar. 399 USD. tá louco, dá pra botar 5 Pi4 4gb em cluster nesse preço ai haha
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
Galerinha, sobre emulação na Pi, gostaria de saber qual vocês julgam o melhor jogo para testar input lag? Juro que não consigo notar. Pelo menos, não como algo inerente da placa ou do RetroArch. Conforme já escrevi aqui no fórum, todas as variações de input lag que notei foram em relação a display. Tenho uma TV LCD meia-boca da Sony, ponho no modo game e é só correr para o abraço. Fica lindo. Já meti um run-ahead pra ver se noto algo diferente, mas nada.

Por outro lado, já testei minha Pi em uma Panasonic de entrada, daquelas bem simples, e notei um pequeno lag. Essa TV nem tem modo game. Se eu tiver oportunidade, testarei nela novamente, daí ativo o run-ahead e vejo como ele se sai.

Recentemente, vi um vídeo gringo e nos comentários rolou um chororô sobre input lag em televisor LCD e, sério, isso nunca foi complicado pra mim. Desde que o RetroArch atingiu determinado padrão, consigo bons resultados só com as configurações padrão. Na televisão, ativo o modo game. E só. Isso tanto no desktop, quanto na Pi. Estou com um notebook doado e quero testar se o RetroArch dele dá input lag na minha TV. Quando eu fizer, posto aqui os resultados.

Fico pensando se o problema é comigo, se meu cérebro é lento e não consigo notar, mas sempre fiz testes com a trilogia Donkey Kong Country, naquelas fases de "carrinho nos trilhos". Aquilo é dificílimo jogar com lag, e nem nessas situações consigo notar. Será que essa turma não está tentando puxar alguma lembrança distorcida da infância?

Via de regra usam o Punch Out do NES pra testar. Alternativamente, Mega Man 2.

Mas, essa do carrinho do DKC (no meu caso, DKC2) eu mesmo já usei e é um bom teste mesmo.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Via de regra usam o Punch Out do NES pra testar. Alternativamente, Mega Man 2.

Mas, essa do carrinho do DKC (no meu caso, DKC2) eu mesmo já usei e é um bom teste mesmo.

Já li sobre essa do Punch-Out, mas como foi um jogo que pouquíssimo joguei na época, não vou saber se está de acordo ou não. Todavia, Mega Man 2 eu conheço. Existe algum detalhe específico desse jogo no qual o pessoal foca? Ou basta ver se o personagem responde bem aos comandos? Vou tentar ver se o jogo controla bem em relação à minha época de TV tubão.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.522
Pontos
1.714
Já li sobre essa do Punch-Out, mas como foi um jogo que pouquíssimo joguei na época, não vou saber se está de acordo ou não. Todavia, Mega Man 2 eu conheço. Existe algum detalhe específico desse jogo no qual o pessoal foca? Ou basta ver se o personagem responde bem aos comandos? Vou tentar ver se o jogo controla bem em relação à minha época de TV tubão.

Como tu conhece MM2, fica mais fácil

É fazer especialmente os saltos pelos buracos e talz. Timing era tudo ali né.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.724
Reações
13.718
Pontos
803
Galerinha, sobre emulação na Pi, gostaria de saber qual vocês julgam o melhor jogo para testar input lag? Juro que não consigo notar. Pelo menos, não como algo inerente da placa ou do RetroArch. Conforme já escrevi aqui no fórum, todas as variações de input lag que notei foram em relação a display. Tenho uma TV LCD meia-boca da Sony, ponho no modo game e é só correr para o abraço. Fica lindo. Já meti um run-ahead pra ver se noto algo diferente, mas nada.

Por outro lado, já testei minha Pi em uma Panasonic de entrada, daquelas bem simples, e notei um pequeno lag. Essa TV nem tem modo game. Se eu tiver oportunidade, testarei nela novamente, daí ativo o run-ahead e vejo como ele se sai.

Recentemente, vi um vídeo gringo e nos comentários rolou um chororô sobre input lag em televisor LCD e, sério, isso nunca foi complicado pra mim. Desde que o RetroArch atingiu determinado padrão, consigo bons resultados só com as configurações padrão. Na televisão, ativo o modo game. E só. Isso tanto no desktop, quanto na Pi. Estou com um notebook doado e quero testar se o RetroArch dele dá input lag na minha TV. Quando eu fizer, posto aqui os resultados.

Fico pensando se o problema é comigo, se meu cérebro é lento e não consigo notar, mas sempre fiz testes com a trilogia Donkey Kong Country, naquelas fases de "carrinho nos trilhos". Aquilo é dificílimo jogar com lag, e nem nessas situações consigo notar. Será que essa turma não está tentando puxar alguma lembrança distorcida da infância?

roda o 240p suite

Lag.gif


la tem um lag test, se estiver acima de 6ms ta muito ruim

pra efeito de comparacao rodando no bsnes no windows com runahead fico entre 2.7 e 3.2ms com um 8bitdo m30, que esta otimo pra mim.

mas no geral sempre teste um shmup, se vc morrer facil logo no inicio eh o input lag alto. PCSx2 jogar gradius V beira o impossivel por causa disso hehe
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
roda o 240p suite

Lag.gif


la tem um lag test, se estiver acima de 6ms ta muito ruim

pra efeito de comparacao rodando no bsnes no windows com runahead fico entre 2.7 e 3.2ms com um 8bitdo m30, que esta otimo pra mim.

mas no geral sempre teste um shmup, se vc morrer facil logo no inicio eh o input lag alto. PCSx2 jogar gradius V beira o impossivel por causa disso hehe

Primeiramente, muito obrigado pela sugestão. Desconhecia que esses testes também faziam isso. Experimentei aqui e gostei da forma de testar. Pode não ser perfeita, mas é prática, rápida e permite realizar vários retestes com valores comparativos entre eles.

Dito isso, testei Super Nintendo e Nintendinho. Comecei pelo meu notebook, utilizando o RetroArch no sistema Linux Mint 19.3, versão Flatpak, configurações padrão. Tive resultados similares aos seus, sem run-ahead. Quando habilitei o run-ahead, não notei diferença significativa no Super Nintendo, mas os resultados foram mais favoráveis pro Nintendinho. O curioso é que, na minha percepção, não houve diferença, mas os números acusaram que houve. Fiz vários testes pra confirmar e foi isso.

Posteriormente, testei na minha televisão LCD Sony Bravia, um modelo básico (não é dos caros), no modo de imagem para games, utilizando minha Raspberry Pi 3B+ com o sistema Batocera Linux, sem configuração adicionais para latência. Os resultados foram similares, porém os números de input lag foram um pouco maiores pra televisão, orbitando entre 3 e 5 frames. Com run-ahead, deu uma melhorada e não passou de 2 frames. Mais uma vez, não consegui perceber a diferença, mas os números foram esses.


Creio eu que, para pessoas mais sensíveis a input lag, o run-ahead é maravilhoso, pois é fácil de configurar e bastou a configuração mais leve (1 frame) para melhorar algo. No entanto, mesmo assim ele é pesado, e não é todo hardware ou emulador que consegue utilizá-lo sem comprometer a performance. Se eu tivesse potência pra utilizar, eu utilizava, porque não vi nada desabonador, embora eu não tenha percebido algo na prática. Talvez eu esteja com o cérebro lento mesmo.

Testei com o Mega Man 2, num teste mais tradicional, e a performance padrão do Raspberry Pi pareceu boa. Eu gostaria de testar com um console mini, pois é deles que vejo gringo reclamar. Alguém tem prática com isso?
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Importante lembrar que ainda há muito espaço para refinar o software do Rasp4 antes do lançamento do 5 e com isso dá para ganhar alguma performance e estabilidade. Vou esperar o dólar baixar, já estou guardando dinheiro para isso, e vou comprar um PI da versão mais parruda.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
O ETA Prime que os colegas tavam comentando trouxe esse fim de semana um video sobre Gentoo no PI 4 também, como gosto de testar as distros dei uma testadinha aqui

Funciona show de bola, é um pouco ruim de instalar novos softwares mas é uma distro (modificada) já bem completa, com muitos programas, única dificuldade que estou tendo é em arrumar o audio, mas no geral é a melhor distro que testei até agora no raspberry pra quem quiser usar como desktop

Youtube ainda é totalmente um "no-go" 720p funciona e olha lá, acho esquisito isso pois acredito que o PI 4 tem poder suficiente pra rodar numa boa, ta faltando o detalhe de melhores drivers, pra algo que já está quase 1 ano no mercado já era pra ter sido resolvido
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Esse rasperry é um mini pc pra rodar diversos emuladores? Ou dá pra jogar games?
é um PC miniatura que roda linux e a maioria das coisas que qualquer linux rode. Infelizmente, jogos no linux não são algo mto fácil de rodar. E a arquitetura é ARM, a mesma de celulares. Não x86/x64 como pcs de mesa.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.231
Reações
25.268
Pontos
1.004
é um PC miniatura que roda linux e a maioria das coisas que qualquer linux rode. Infelizmente, jogos no linux não são algo mto fácil de rodar. E a arquitetura é ARM, a mesma de celulares. Não x86/x64 como pcs de mesa.
linux? vish estou vendo que se eu fosse um proprietario desse aparelho ia ficar sem saber usar. Já que em PC normal eu sempre fui adepto do windows. E já vi falarem que linux é um sistema bastante complicado de usar.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
linux? vish estou vendo que se eu fosse um proprietario desse aparelho ia ficar sem saber usar. Já que em PC normal eu sempre fui adepto do windows. E já vi falarem que linux é um sistema bastante complicado de usar.
Instalando um raspbian (debian para raspberry) fica bem tranquilo de se usar. Vai ter um ou outro command line. É comum o pessoal usar ele para emulação com o Retro pie ou Recalbox, ou como media center usando Kodi. É tudo interface visual e a instalação é tranquila, só formatar o sd card no PC e plugar no raspberry.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
O ETA Prime que os colegas tavam comentando trouxe esse fim de semana um video sobre Gentoo no PI 4 também, como gosto de testar as distros dei uma testadinha aqui

Funciona show de bola, é um pouco ruim de instalar novos softwares mas é uma distro (modificada) já bem completa, com muitos programas, única dificuldade que estou tendo é em arrumar o audio, mas no geral é a melhor distro que testei até agora no raspberry pra quem quiser usar como desktop

Youtube ainda é totalmente um "no-go" 720p funciona e olha lá, acho esquisito isso pois acredito que o PI 4 tem poder suficiente pra rodar numa boa, ta faltando o detalhe de melhores drivers, pra algo que já está quase 1 ano no mercado já era pra ter sido resolvido
O problema dessas distros é que não incluem o driver da GPU e isso foi uma coisa que me deixou meio puto, nem a canonical colocou no Ubuntu, aí boa parte das distros baseadas nela ficam desfalcadas. Por exemplo, eu não consegui reproduzir nenhum video desse ETA Prime a respeito de aceleração de hardware porque ela simplesmente não existe nas distros que ele supostamente usa.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
linux? vish estou vendo que se eu fosse um proprietario desse aparelho ia ficar sem saber usar. Já que em PC normal eu sempre fui adepto do windows. E já vi falarem que linux é um sistema bastante complicado de usar.
o linux do raspberry é bem user friendly. eu tbm n era de usar linux mas navego nele numa boa. o mais dificil é se acostumar com o jeito de instalar as coisas, pq vc n baixa e dá dois cliques né haha. mas pra internet, musica e tal, é bem sossegado. e pra instalar as coisas, vc procura no google e acha tutorial pra td. essa é a parte boa do raspberry. é mto comum e tem mto usuário. a comunidade é enorme e td que vc precisa, encontra no google.
 
Topo Fundo