O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Raspberry Pi 4 anunciado e já disponível! - Quad A72 1.5Ghz, 1/2/4GB RAM, Dual HDMI, 4k@60, USB 3.0, Gigabit LAN, 2.4/5 Ghz Wifi, BT 5.0 e etc.

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Não dá pra ligar, mas dá pra tirar da suspensão através de Wake on Lan. Só não sei se o Raspberry Pi suporta isso.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
sim, mas que vantagem se leva nisso? kkkk digo, n deve ter lá grandes diferenças de consumo entre idle e suspenso. se eu fosse bolar um esquema de ligar e desligar Pi remotamente, simplesmente colocaria uma tomada smart nele. ai usaria a smarthome pra ligar e desligar. afinal plugou na tomada ele já inicia, n é que nem PC que ainda depende de apertar botão. pra quem já tem casa smart, o custo adicional é baixo. uns 30 reais na tomada smart só.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.849
Reações
10.500
Pontos
1.069
sim, mas que vantagem se leva nisso? kkkk digo, n deve ter lá grandes diferenças de consumo entre idle e suspenso. se eu fosse bolar um esquema de ligar e desligar Pi remotamente, simplesmente colocaria uma tomada smart nele. ai usaria a smarthome pra ligar e desligar. afinal plugou na tomada ele já inicia, n é que nem PC que ainda depende de apertar botão. pra quem já tem casa smart, o custo adicional é baixo. uns 30 reais na tomada smart só.
Na verdade eu falei m****, dá pra ligar o PC com WOL :klol

Isso é mais aplicável em servidores, onde o consumo ligado é altíssimo.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Na verdade eu falei m****, dá pra ligar o PC com WOL :klol

Isso é mais aplicável em servidores, onde o consumo ligado é altíssimo.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
eu até tenho um rednode rodando no Pi4 que poderia fazer isso. mas com ele desligado n teria o servidor rodando. então de toda forma, vc teria que ter algum PC ou algo capaz de rodar o servidorzinho ligado né? n manjo mto de WOL, eu uso esse rednode só pra ligar e desligar o monitor do Pi pelo google home usando o IFTTT.
acho mais fácil a tomada hahaha.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Boas novas amigos, lançaram uma case nova com botões para desligar, ligar e resetar com segurança. E de bônus vem com heatsink e cooler integrado:



Só o preço que é salgado, $25.




Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Caraio, que negócio bem projetado.
 

joyzao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.655
Reações
423
Pontos
809
Me desculpem se já foi respondido... Eu tenho um rasp pi 3, to pensando de pegar a pi 4, 4gb... O que me dizem sobre a emulação? Tá bem superior em comparação ao pi 3? Tá rodando ''bem'' o n64?

O que me dizem?

Grato
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Boas novas amigos, lançaram uma case nova com botões para desligar, ligar e resetar com segurança. E de bônus vem com heatsink e cooler integrado:



Só o preço que é salgado, $25.




Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Bonito, lembra um pouco o Master 1
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.849
Reações
10.500
Pontos
1.069

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.849
Reações
10.500
Pontos
1.069
Boas novas, o Raspberry Pi 4 agora suporta OpenGL 3.1ES e o suporte para o Vulkan começou a ser desenvolvido :rox

Vamos notar uma boa evolução na emulação de vários consoles com o suporte ao Vulkan.


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Vou testar hoje uma imagem completona do Rasp4 , para os interessados se chama DamasoNostalgiaTrip, são 128Giga de emulação, com capa e video-preview dos jogos... se "der bom", volto para postar minhas impressões.

Estou utilizando o Pi4 de 2 Giga de Ram.

Se for contra as regras, só me avisar que eu apago.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.620
Pontos
1.053
Peguei um pi 4 4gb. So esperando sair esses emuladores e retropie proprio
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Boas novas, o Raspberry Pi 4 agora suporta OpenGL 3.1ES e o suporte para o Vulkan começou a ser desenvolvido :rox

Vamos notar uma boa evolução na emulação de vários consoles com o suporte ao Vulkan.


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Deve melhorar a questão de drawcalls, mas não conte com nada demais. A GPU continua sendo uma desgraça.
Tudo o que roda vai rodar melhor, mas o que não roda vai continuar não rodando.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.717
Reações
13.714
Pontos
803
se tivesse uma forma de implementar o runahead no Rpi 4 seria excelente pelo preço,

ja que o mister fpga (de10 nano) com esse dolar alto fica dificil pegar um
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.620
Pontos
1.053
Ainda não tem lançamento oficial mas os devs já soltaram umas imagens preliminares, que a galera tá usando.
Eu vi na Net uns caras jogando lakka com isso, mas como não tem versão oficial acho que e só preliminar mesmo. Vi que tem um a imagem já com reteopiw pra ele, quando chegar o meu quero testar com o saturn Bomberman
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.849
Reações
10.500
Pontos
1.069
com runahead habilitado? pq eu sei q o retropie unofficial ja tem ha tempos mas o interessante seria essa parte do latency ai
Run ahead tem a ver com o Retroarch, independe do Retropie.

Na teoria qualquer Pi suporta desde que foi implementado no Retroarch, mas só no Pi 4 roda bem com run ahead.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.620
Pontos
1.053
Tava vendo aqui tem como diferenciar e saber se e o 4 gb RAM mesmo.
Tentei ver por esse vídeo e não aparece as mesmas coisa

 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.448
Pontos
1.454
Chegou o meu, so falta os cabos e o micro hdmi.
Incrivel como e tao pequeno

Fico imaginando se fosse feito na menor litografia que tem no mercado - seria um pen drive :klol, só não chega a tanto por conta das conexões (USB3, HDMI, etc)
 
Ultima Edição:

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.884
Reações
14.487
Pontos
1.013
Boas novas amigos, lançaram uma case nova com botões para desligar, ligar e resetar com segurança. E de bônus vem com heatsink e cooler integrado:



Só o preço que é salgado, $25.




Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Tá salgado mesmo. Vou esperar abaixar o preço.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Galera, finalmente comprei meu pi 4, deve chegar em 1,5 mes mas mesmo assim já estou pesquisando

vai ser utilizado como basicamente um desktop, como gosto muito de ficar fuçando em tudo tava curioso demais pra mexer em algum raspberry, já que nunca tive contato com nenhum

minha dúvida maior é a seguinte, vi que muita gente diz que é importante atualizar o firmware pra ele rodar mais frio, por exemplo, quero testar primeiramente o raspian, então eu vou, atualizo o firmware pelo terminal do raspian, mas se eventualmente eu quiser colocar um lubuntu ou um manjaro, preciso atualizar de novo?

essa treta do firmware é facil de instalar? quero fazer OC nele tambem, ele não tem "bios" né? só pelo sistema é possível fazer OC?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Galera, finalmente comprei meu pi 4, deve chegar em 1,5 mes mas mesmo assim já estou pesquisando

vai ser utilizado como basicamente um desktop, como gosto muito de ficar fuçando em tudo tava curioso demais pra mexer em algum raspberry, já que nunca tive contato com nenhum

minha dúvida maior é a seguinte, vi que muita gente diz que é importante atualizar o firmware pra ele rodar mais frio, por exemplo, quero testar primeiramente o raspian, então eu vou, atualizo o firmware pelo terminal do raspian, mas se eventualmente eu quiser colocar um lubuntu ou um manjaro, preciso atualizar de novo?

essa treta do firmware é facil de instalar? quero fazer OC nele tambem, ele não tem "bios" né? só pelo sistema é possível fazer OC?
Eu sei que OC tinha como fazer normal pelo próprio menu do frontend dos emuladores lá, eu só nunca consegui (nem quis na verdade) porque toda vez ele alegava que minha fonte de energia era ruim pra isso
Não sei se com outros sistemas é diferente
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.018
Reações
5.636
Pontos
1.164
Como está o Pi4? Ja tem algum frontend de emuladores pronto disponivel? Qual vcs estao usando atualmente?
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.812
Reações
7.529
Pontos
453
Como está o Pi4? Ja tem algum frontend de emuladores pronto disponivel? Qual vcs estao usando atualmente?
Oficial até agora só tem o Lakka.

Retropie, ReacalBox, ainda não tem lançamentos oficiais, essa migração dos aplicativos está bem lenta, já faz quase 1 ano que saiu o Rpi 4 e além dos frontends de emuladores há diversos programas populares no Rpi 3 que ainda não receberam ports oficiais para o Rpi 4.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.018
Reações
5.636
Pontos
1.164
Oficial até agora só tem o Lakka.

Retropie, ReacalBox, ainda não tem lançamentos oficiais, essa migração dos aplicativos está bem lenta, já faz quase 1 ano que saiu o Rpi 4 e além dos frontends de emuladores há diversos programas populares no Rpi 3 que ainda não receberam ports oficiais para o Rpi 4.
Vish, falta investirem grana nos caras, acabei comprando o pi4 e ja me arrependendo... Kkk
Esse Lakka aceita o receptor dp Xbox 360 nativamente? Vou pesquisar ele depois, funcionando os emu até n64 e mame perfeitamente, ta tranquilo.

Enviado de meu S10 usando o Tapatalk
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=aea1c935-52fd-4537-93b9-d5921a689bc1

Vale a pena , ou acha mais barato?Na gringa ta 350 reais, fora iof e cotação do dolar variante poderia chegar a 400. sera´que vale?

O preço está bom, mas tome cuidado com a fonte, que vi que apenas a original é confiável.


Tava vendo aqui tem como diferenciar e saber se e o 4 gb RAM mesmo.
Tentei ver por esse vídeo e não aparece as mesmas coisa



Deve ter algum jeito de ver no sistema operacional ou via software, mesmo que visualmente não seja possível.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Não usem o Lakka, tem imagem do Retropie pronta customizada pro Rasp 4, postei acima e venho trazer minha experiência.

Tudo prontinho, do início ao fim, todos os jogos com capa e video preview.
Praticamente todas as Roms funcionando.

Emulador de DreamCast está muito bom.
Emulador de PSP impressiona.
Emulador de 64 na medida do possível por ser linux.

Configurações facilitadas para Joystick.
Utilizei meus Dual Shocks sem nenhum dificuldade.

A única coisa que precisa ser feita antes de aproveitar é setar a resolução interna da emulação, visto que o sistema se adequa ao dispositivo conectado, no meu caso, uma TV 4k, fica injogável nessa resolução.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.812
Reações
7.529
Pontos
453
Vish, falta investirem grana nos caras, acabei comprando o pi4 e ja me arrependendo... Kkk
Esse Lakka aceita o receptor dp Xbox 360 nativamente? Vou pesquisar ele depois, funcionando os emu até n64 e mame perfeitamente, ta tranquilo.

Enviado de meu S10 usando o Tapatalk
Teria que testar o receptor para controle sem fio e ver se não necessita de driver compatível, teve um user que estava usando o DS3 do PS3 via cabo usb, parece que o Bluetooth do pi4 não é retro compatível com padrões mais antigos.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.812
Reações
7.529
Pontos
453
pi4 News

Agora o pi4 vai ter uma nova versão da PCB que corrige o conector de energia USB-C

RASPBERRY PI SLIPS OUT NEW PCB VERSION WITH USB C POWER FIX
February 23 2020

When the Raspberry Pi people release a fresh model in their line of fruity single board computers, it’s always an event of great interest. The Raspberry Pi 4 brought some significant changes to the formula: they moved to mini micro HDMI and USB-C power sockets, for instance. The early adopters who scored one of those Pi 4s were in for a shock though, if they had all but the most basic USB C power cables the device wouldn’t power up. Now the Register has news that they have slipped out with little fanfare an updated version of the board containing a fix for this problem.

Our colleague Maya Posch delved deeply into the USB C specification and delivered a pithy analysis at the time which demonstrated that the fault lay with the configuration of the sense resistors used by intelligent USB C power sources to determine what power to supply. For the addition of a single surface mount resistor the problem need never have existed, and we’re guessing that’s how they fixed it.

There’s no need to despair should you have one of the older boards, though. They will still work as they always have done with the so-called “dumb” power supplies and cables, and meanwhile we’re sure that future Pi boards will have had a lot of attention paid to their USB power circuitry.


The updated SBC also includes the following changes:
  • WLCSP SD card voltage switch has been to the top side of the board to minimise the risk of damage.
  • Silkscreen tweaks to reduce solder bridging in manufacture.
The new revision remains the same price as the original Raspberry Pi 4. The Pi Foundation is not selling the new revision as a distinct SKU, either.


UEFI support on Pi 4

Raspberry Pi 4 Strides Towards ServerReady Status via SBBR-Compliant UEFI Firmware Effort

A firmware project designed to bring the Raspberry Pi 4 to Server Base Boot Requirement (SBBR) compliance is now in v1.1.

A community effort to get the low-cost yet surprisingly powerful Raspberry Pi 4 single-board computer "ServerReady" is bearing fruit, releasing an open-source Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) and Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) firmware compatible with Arm's Server Base Boot Requirement (SBBR) specification.

Launched in 2014, Arm's Server Boot System Architecture specification (SBSA), followed four years later by the Server Base Boot Requirement, acts as the company's effort to deal with one of the major hurdles to getting a toehold in the server market: fragmentation. Traditionally, Arm boards have required custom-made operating system images, often loaded with proprietary binary-blobs, and when a vendor stops supporting a board so too does the operating system support disappear. Under SBSA, compliant boards would be guaranteed to boot unmodified operating systems using only upstream code — just as in the x86 world.

Typically, SBBR compliant Arm boards don't come cheap, aimed as they are at the server market. A community-driven effort to bring compliance to the popular Raspberry Pi family of single-board computers, though, is showing real promise with its latest releases for the surprisingly powerful yet low-cost Raspberry Pi 4.

In a project update first spotted by CNX Software, the "Pi4 Firmware Task Force" working on the effort to bring SBBR compliance to the board has released version 1.1 of a functional UEFI and ACPI firmware — though developer Pete Batard warns that the project is still in a very early stage of development, and is far from feature-complete.

"This is very much a continuation of the original Raspberry Pi (3B/3B+) support in TianoCore, but with bigger goals and bigger stakes," the team behind the effort explain. "The Pi 3 UEFI is a classic EBBR [Embedded Base Boot Requirement] implementation, capable of booting 64-bit Arm (AArch64 aka arm64) operating systems with explicit Raspberry Pi 3B/3B+ support. This includes FreeBSD, NetBSD and various Linux distros via Device Tree, and Microsoft Windows 10 via non-standard ACPI.

"The Pi 4 UEFI is aiming at full compliance with SBBR for running 64-bit Arm (AArch64 aka arm64) operating systems that are part of the ServerReady ecosystem. This includes stock FreeBSD, NetBSD, Microsoft Windows 10 and Linux distributions which boot via standard ACPI and expect an SBSA-compliant system. Arm ServerReady ensures that Arm-based infrastructure works out-of-the-box with off-the-shelf, offering seamless interoperability with standard operating systems, hypervisors, and software.

"In simple terms," the team continues, "with SBBR your favorite Linux distro ISO or other OS will boot without needing a custom kernel. You might need drivers for specific I/O like on-board networking, but at its core the system will be usable with standard USB devices and HDMI video, enough to get on the network or do basic development. Because ServerReady might mean certain functionality is not available due to non-compliance (e.g. explicit PCIe), the Pi 4 UEFI will still support booting all your favourite 64-bit Raspberry Pi 4 OSes EBBR-way with Device Tree."

More information on the project is available on the official website, while the source code is available on GitHub under a permissive BSD 3-Clause licence.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
pi4 News

Agora o pi4 vai ter uma nova versão da PCB que corrige o conector de energia USB-C

RASPBERRY PI SLIPS OUT NEW PCB VERSION WITH USB C POWER FIX
February 23 2020

When the Raspberry Pi people release a fresh model in their line of fruity single board computers, it’s always an event of great interest. The Raspberry Pi 4 brought some significant changes to the formula: they moved to mini micro HDMI and USB-C power sockets, for instance. The early adopters who scored one of those Pi 4s were in for a shock though, if they had all but the most basic USB C power cables the device wouldn’t power up. Now the Register has news that they have slipped out with little fanfare an updated version of the board containing a fix for this problem.

Our colleague Maya Posch delved deeply into the USB C specification and delivered a pithy analysis at the time which demonstrated that the fault lay with the configuration of the sense resistors used by intelligent USB C power sources to determine what power to supply. For the addition of a single surface mount resistor the problem need never have existed, and we’re guessing that’s how they fixed it.

There’s no need to despair should you have one of the older boards, though. They will still work as they always have done with the so-called “dumb” power supplies and cables, and meanwhile we’re sure that future Pi boards will have had a lot of attention paid to their USB power circuitry.


The updated SBC also includes the following changes:
  • WLCSP SD card voltage switch has been to the top side of the board to minimise the risk of damage.
  • Silkscreen tweaks to reduce solder bridging in manufacture.
The new revision remains the same price as the original Raspberry Pi 4. The Pi Foundation is not selling the new revision as a distinct SKU, either.


UEFI support on Pi 4

Raspberry Pi 4 Strides Towards ServerReady Status via SBBR-Compliant UEFI Firmware Effort

A firmware project designed to bring the Raspberry Pi 4 to Server Base Boot Requirement (SBBR) compliance is now in v1.1.

A community effort to get the low-cost yet surprisingly powerful Raspberry Pi 4 single-board computer "ServerReady" is bearing fruit, releasing an open-source Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) and Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) firmware compatible with Arm's Server Base Boot Requirement (SBBR) specification.

Launched in 2014, Arm's Server Boot System Architecture specification (SBSA), followed four years later by the Server Base Boot Requirement, acts as the company's effort to deal with one of the major hurdles to getting a toehold in the server market: fragmentation. Traditionally, Arm boards have required custom-made operating system images, often loaded with proprietary binary-blobs, and when a vendor stops supporting a board so too does the operating system support disappear. Under SBSA, compliant boards would be guaranteed to boot unmodified operating systems using only upstream code — just as in the x86 world.

Typically, SBBR compliant Arm boards don't come cheap, aimed as they are at the server market. A community-driven effort to bring compliance to the popular Raspberry Pi family of single-board computers, though, is showing real promise with its latest releases for the surprisingly powerful yet low-cost Raspberry Pi 4.

In a project update first spotted by CNX Software, the "Pi4 Firmware Task Force" working on the effort to bring SBBR compliance to the board has released version 1.1 of a functional UEFI and ACPI firmware — though developer Pete Batard warns that the project is still in a very early stage of development, and is far from feature-complete.

"This is very much a continuation of the original Raspberry Pi (3B/3B+) support in TianoCore, but with bigger goals and bigger stakes," the team behind the effort explain. "The Pi 3 UEFI is a classic EBBR [Embedded Base Boot Requirement] implementation, capable of booting 64-bit Arm (AArch64 aka arm64) operating systems with explicit Raspberry Pi 3B/3B+ support. This includes FreeBSD, NetBSD and various Linux distros via Device Tree, and Microsoft Windows 10 via non-standard ACPI.

"The Pi 4 UEFI is aiming at full compliance with SBBR for running 64-bit Arm (AArch64 aka arm64) operating systems that are part of the ServerReady ecosystem. This includes stock FreeBSD, NetBSD, Microsoft Windows 10 and Linux distributions which boot via standard ACPI and expect an SBSA-compliant system. Arm ServerReady ensures that Arm-based infrastructure works out-of-the-box with off-the-shelf, offering seamless interoperability with standard operating systems, hypervisors, and software.

"In simple terms," the team continues, "with SBBR your favorite Linux distro ISO or other OS will boot without needing a custom kernel. You might need drivers for specific I/O like on-board networking, but at its core the system will be usable with standard USB devices and HDMI video, enough to get on the network or do basic development. Because ServerReady might mean certain functionality is not available due to non-compliance (e.g. explicit PCIe), the Pi 4 UEFI will still support booting all your favourite 64-bit Raspberry Pi 4 OSes EBBR-way with Device Tree."

More information on the project is available on the official website, while the source code is available on GitHub under a permissive BSD 3-Clause licence.
eu ando bem curioso imaginando o que será do Pi5. O Pi 4 em mtas coisas é como um Pi 1. Pq é o primeiro com processador dessa tecnologia de 28nm. Do 1 ao 3, td que fizeram foi melhorar a performance dna mesma litografia. e sairam de um Pi1 fraquinho pra um Pi3 que é mto superior em termos de processamento. Imagina só um ganho da mesma proporção entre o Pi4 e o Pi6... como é só melhora da arquitetura existente, imagino que deve sair bem mais rápido que o intervalo entre o 3 e o 4.
 

Darkdogz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
777
Reações
902
Pontos
814
eu ando bem curioso imaginando o que será do Pi5. O Pi 4 em mtas coisas é como um Pi 1. Pq é o primeiro com processador dessa tecnologia de 28nm. Do 1 ao 3, td que fizeram foi melhorar a performance dna mesma litografia. e sairam de um Pi1 fraquinho pra um Pi3 que é mto superior em termos de processamento. Imagina só um ganho da mesma proporção entre o Pi4 e o Pi6... como é só melhora da arquitetura existente, imagino que deve sair bem mais rápido que o intervalo entre o 3 e o 4.

Se o salto mantiver a proporção tem a possibilidade de se tornar um produto com alto apelo comercial, vai valer a pena para muitas aplicações em empresas, não sei o que aconteceria com o RPi
 
Topo Fundo