- Mensagens
- 21.368
- Reações
- 19.949
- Pontos
- 1.434
Já estou percebendo isso: estou jogando Nioh 2 na versão PS5 e ele tem loadings super rápidos, menos de 2 segundos. Só que como é um game de PS4 que portaram para o PS5 eles não mudaram as telas de loadings. Mantiveram as telas com textos (dicas/informações) e a necessidade de apertar "x" para voltar ao game da tela de loading. Essas telas com textos e apertar botão para voltar ao jogo não fazem sentido algum mais. Agora serão telas pretas que piscam ou animações contextualizadas que deixam tudo mais dinâmico, como estão fazendo muito bem nesse R&C e já vimos em Demon's Souls Remake, Miles Morales e Returnal.
O SSD permite que o console encha a RAM em 2 a 4 segundos, em suma, ele seria capaz de carregar qualquer cenário do zero neste tempo, não importa que tipo de game seja, mundo aberto, linear, com mais detalhes ou menos, tudo não passa de dado e o que interessa é a capacidade de move-los do disco para a RAM onde ele será trabalhado.
Só que tem uma aspecto de software envolvido, a forma como os dados são lidos e que algoritmo de descompressão é usado está programado no código, por isso o SSD só ser a realmente utilizado por games programados com ele em mente e ignorando a existência de HD comum em alguma versão.
Na geração que está vindo leitura deixará de ser gargalo, a velocidade de mudança de cenário vai ser limitada pelos cálculos envolvendo os dados e não seu transporte em si.