O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Conforme o prometido e para que não fique as denuncias vãs e sem coerência sem sustentação, relato ai abaixo algumas das agressões provocadas pelo estabilizador em geral às fonte dos PC´em geral e fontes dos mais diferentes equipamentos eletro-eletrônicos..

Cansei de tanto explicar essa questão e desse modo preferi fazer um tópico a respeito. Sei não é um assunto novo, mas a insistência e a desconfiança se isso é real ou não, redundaram nessa matéria ai de baixo...
Espero seja útil..

De um modo bastante simples, sem muito aprofundamento, vou tentar lhe explicar as três principais agressões feitas pelo estabilizador à fonte de alimentação do PC:

Inicialmente há que conceituar o que o estabilizador faz, como faz, como age..
Um estabilizador nada mais é do que uma chave seletora de um de alguns taps (tomadas de saída) de um transformador ou de um autotransformador. Veja ai abaixo uma simplificação dessa topologia.
Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg


Desse modo, é simples de se ver que o nome estabilizador não é a melhor definição para o mesmo, sendo que o mais correto seria seletor de tensão, cuja função é a de escolher dentre as tensões disponíveis a que se encontra mais próximo de 115 Volts AC, por exemplo. Para fazer essa seleção é natural e esperado que essa chave seletora saia de uma posição, e somente depois, passado um tempo, curto até, atraque, faça contato com outra posição de saída, pois se não der esse espaço de tempo haverá sobreposição de tensões de diferentes valores e isso significaria colocar a saída em curto circuito.. Sabido desse princípio de operação vamos ao que interessa...

1ª Agressão:
Ao ter que desligar de uma das saídas para logo após tomar a outra saída, passado um tempo, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC. Esse tempo entretanto é curto o bastante para que a tensão dos capacitores da fonte não chegue a valores tão baixos assim que desarme seu PC. Cai a tensão sim sobre esses capacitores mas não a ponto de desligar seu PC.
Veja ai uma ausência de tensão dessas numa passagem de seleção típica de um estabilizador.. O famoso Tlec. Essa dai é a visão de um ciclo da senóide da rede elétrica.

ImagemdeumTlecdoestabilizador.jpg


Se olharmos as características de uma fonte qualquer, lá nas especificações, se pode ver que seus capacitores são dimensionados para aguentar o tempo de um ciclo, 16 a 17 mili segundos aproximadamente segurando seu PC numa boa...
Veja ai e pode procurar em qualquer outra boa fonte pela mesma característica..
Holduptimedasfontes.jpg


Aquele tempo ali acima, visto no osciloscópio representa mais ou menos cerca de meio ciclo, talvez um pouco menos de distúrbio nessa alimentação da fonte, na hora do chaveamento da seletora do estabilizador, de modo que os capacitores não estarão descarregados totalmente, mas a ponto de ficar....

Até ai nada de mais, a chave seletora está trocando de posição para busca de uma tensãozinha melhor um pouco, enquanto isso sua fonte está sem escada e pendurada no pincel...
Agora é que vem o problema... Fontes de alimentação, quando você as liga, ao chegar em seu PC para fazê-lo trabalhar, tem uma partida estressante demais, pois seus capacitores estarão completamente descarregados. Essa corrente de carga dos capacitores eletrolíticos tem um nome, se chama inrush current, ou corrente de partida.
As fontes tem obrigatoriamente um dispositivo destinado a limitação dessa corrente de partida para que elas, essas correntes de partida, não assumam valores catastróficos e danosos para toda a etapa de entrada da fonte. Esse dispositivo se chama termistor, e tem um funcionamento muito simples e fácil de entender. Ele é um NTC (Negative Temperature Coeficient). Ou seja, traduzindo, ele é um componente resistivo que tem um coeficiente de resistência negativo, ou seja temperatura aumenta, a resistência diminui. Os termistores normais das fontes costumam ter uma resistência de 10 a 20 ohms quando em temperatura ambiente, reduzindo para menos de 1 ohm quando se aquece...

Ora, ao ligar a fonte o termistor está na temperatura ambiente e se tem desse modo um resistor de 10 a 20 Ohms em série com a alimentação e desse modo é capaz de limitar a corrente de carga dos capacitores da fonte. Ao passar essa corrente por dentro do termistor ele se aquece e durante o funcionamento normal da fonte ele é na verdade um resistor de menos de 1 Ohm que em nada atrapalha a fonte... Acontece que ele, para esfriar toma um tempo de no mínimo 1 minuto, senão mais.
Algum de vocês já ouviram alguma vez a recomendação de que, ao desligar algum aparelho eletro-eletrônico se esperasse, se desse um tempo para somente então liga-lo novamente. Pois justo esse tempo se destina ao resfriamento do termistor, para que no novo religamento ele possa estar lá cumprindo a função do mesmo..
Veja agora a inrush current típica de uma fonte. (são dados técnicos possíveis de serem encontrados no site das fontes quando o fabricante é lá coloca os dados).
Inrushcurrenttpico.jpg


Veja ai... Essa fonte consultada garante uma corrente menor que 80 Amperes na hora da partida.. Eis ai a explicação daqueles TUUUM que acontecem ao ligar uma fonte.. Se ela estiver alimentada por um estabilizador por um no-break vocês sentirão que eles vão certamente se peidar para fornecer essa corrente dai.. O estabilizador, se mais fraco um pouco, vai metralhar alguns tlecs, pois não aguenta essa corrente dai..
Já vi muitos no-breaks mais simples abrirem as pernas ou nem sequer partir quando da ligada da fonte...

Isso tudo por causa da necessidade de carregar os capacitores da fonte, e mesmo com o protetor trabalhando, o termistor, que estava frio, ela, a fonte exige e exige muito na retomada da energia em função da tarefa árdua de carregar os capacitores..
Mas voltando a linha de raciocínio da explicação do porque o estabilizador atrapalha a fonte.. É fácil de concluir agora...
Se sabe que os capacitores, na comutação da chave seletora do estabilizador, não se descarregam até o fim, e isso é bom, um ponto positivo, mas em compensação tem um outro tremendamente negativo, nosso conhecido termistor, cuja função é limitar a corrente de entrada, que leva mais de minuto para se esfriar e voltar a ser operacional, estará tendo somente 8 mili segundo para tal. É isso mesmo, somente 0,008 segundos. Ou seja, o termistor estará fora dessa dai. A fonte e toda a sua etapa de entrada, seus filtros seus diodos tudo isso vai tomar uma corrente muito forte, mas muito forte mesmo, tão logo a chave seletora do estabilizador aportar no tap escolhido para fornecer tensão ao seu PC. Ou seja é uma porrada e tanto... Nem o fabricante especificou a fonte para isso, uma porrada em cada tlec do estabilizador. Ou seja, as fontes aguentam pois são muito boas... É por isso que se queima tantas fontes de PC por ai. Tem um estabilizador na frente.
As fontes de TV, do som, do game, não queimam tanto assim. Vai ver se elas tem estabilizador antes delas??? É claro que não...
Éssa é a primeira agressão do estabilizador a fonte de seu PC. Cada Tlec uma porrada fantástica... Alta corrente..


2ª Agressão:
Já se viu que a corrente que passa na hora do Tlec do estabilizador é power, muito mais alta que a corrente normal de uso da fonte, pois se destina a recarregar os capacitores já com tensão bem mais baixa, e sem contar com o prestimoso auxílio do termistor, pois esse estará fervendo (de raiva) ..
Agora vou pedir que vocês que já estudaram isso pelo menos algum dia no colégio se recordem daquilo que lá vimos pelo nome de FCEM ou Força Contra Eletro-Motriz, que aparecia em um indutor no momento em que se cortasse a corrente elétrica que nele passava...
Quem não se lembrar visualize ai um livrinho de sacanagem no bom sentido, aqueles de dar choque... Uma pilha de 1,5 Volts , um indutor e um chispador, ou cigarra, ou campainha qualquer abrindo e fechando a corrente em cima do indutor são suficientes para gerar surtos de tensão de 60 a 100 Vezes maior que a tensão da pilha... É a FCEM.. Lembrem de como é gerada a faísca nas velas do motor do automóvel, é pela abertura de um indutor (bobina) e ai se consegue gerar surtos de tensão da ordem de 15 a 30 Mil volts, a partir dos 12 Volts da bateria do automóvel..
Ou seja: corrente, indutor, e abertura de circuito... É tudo isso que é necessário para geração de surtos de tensão..

- Mas indutor não é uma bobina de fio enrolada, assim como o transformador do estabilizador??? SIM....
- E abertura de circuito, não é aquilo que a chave seletora faz??? SIM..

Necessito dizer mais alguma coisa agora que vocês acabaram de conhecer uma excelente máquina de gerar surtos de tensão??? O estabilizador...

Não.. Pois vou lhe mostrar um desses surtos então.. Ai está, tem um valor próximo aos mil volts e se dá exatamente na abertura da chave , nunca no fechamento..

12EspriosdealtatensoReduzido-1.jpg


Se vocês repararem a tensão de saída, depois da comutação, é um pouco mais baixa, pois a decisão naquela hora, da lógica do estabilizador, foi a de reduzir uns 6 volts na saída do mesmo. Viram o pico sobreposto ao semiciclo negativo da rede elétrica. Esse foi o surto de tensão gerado pela abertura da chave seletora do estabilizador... Se essa alimentação fosse de 220 Volts o valor instantâneo daquele valor negativo da forma de onda da senóide da rede, no exato instante aonde o surto foi gerado seria de 220 x raiz de 2 = 311 Volts. Fica fácil de ver que o tamanho do pico gerado tem uma tensão de mais ou menos o tamanho da tensão pico-a-pico da rede de 220 Volts. Desse modo, o valor pico a pico ai seria de 622 Volts que somados aos 311 da tensão da rede dariam lá bem perto dos 1.000 Volts... Direto para a sua fonte de alimentação, sem coisa nenhuma na frente, nem sequer o fusível do próprio estabilizador... nada, nada, diretasso para a sua fonte segurar...

Esse, os picos de tensão, os surtos de tensão gerados pelo estabilizador, na hora da abertura de sua chave seletora, é a segunda agressão do estabilizador a fonte...


3ª Agressão:

É sabido que a ordem de grandeza de tempo necessário para que um estabilizador corrija a variação que ele porventura tenha sentido na rede elétrica é da ordem de 30 a 50 mili segundos. Vamos ver nas especificações???
Tempoderespostadoestabilizador.jpg


Veja ai menor ou igual a 3 ciclos de rede. O ciclo de rede de 60 Hz tem um tempo de 1/60 = 0,01666 segundos. Três desses ciclos terão um tempo total de 50 mili segundos... Esse é o tempo necessário para o estabilizador corrigir a tensão de saída, segundo seu processo de escolha e seleção de uma tensão melhorzinha para seu PC...

Ora, uma fonte dessas de PC não raramente trabalha na frequência de 50 Khz e conseguirá retroalimentar e corrigir as suas saídas como devem ser, independentemente de que você tenha ligado um chuveiro, que a luz tenha piscado ou por causa do aumento repentino de corrente pedido pela GPU pois chegou a hora de processar uma grande explosão na tela...
Bem, o ciclo dessa fonte tem uma duração de 1/50000 = 0,00002 segundos ou 20 micro segundos..
Pois é isso dai, em 20 micro segundos a sua fonte seja ela genérica ou super moderna de marca, recuperará e disponibilizará para seu PC as tensões de modo correto.
Então, quando o evento perturbador da energia acontecer, digamos a ligada do chuveiro, a fonte corrigirá tudo ai em seu PC em 20 micro segundos, reajustando a largura dos pulsos aplicados ao transistor de entrada de modo a compensar a queda da tensão provocada pelo ligamento do chuveiro.. Isso em 20 micro segundos..
Passados outros 2500 tempos iguais a esses mesmos 20 micro segundos, portanto chegando ao tempo de 50 mili segundos após o ligamento do chuveiro, o estabilizador metido de pato a ganso, vai lá e retoca a tensão e coloca mais ou menos 6 volts para colaborar com a tarefa que lhe foi atribuída...
Ao fazer essa miséria, a fonte, detetando a subida desses 6 volts vai lá, e em 20 micro segundos refaz a correção e tudo fica bem..
Desse modo, e de um modo muito simplista, se a fonte estivesse sozinha, no ligamento do chuveiro ela teria que trabalhar uma vez, para corrigir..
Com o estabilizador ajudando, ela terá que trabalhar duas vezes... E assim vai... Essa é a terceira agressão do estabilizador a fonte, ou seja, é decretada que sua fonte terá que trabalhar em dobro necessite ou não...

Poderia colocar ai uma série de outros problemas derivados da adoção do estabilizador , mas não de toda a culpa dele... Cito o maior e mais comum deles... A enorme maioria dos estabilizadores que estão por ai no parque de PC's desse Brasil são estabilizadores de 300 VA de capacidade de entrega, a alimentar máquinas com fontes comuns de baixa ou média eficiência, em PC´s com 200 a 250 watts de demanda. Além do PC colocam lá, no estabilizador o monitor e sei lá mais o que. Se fizer as contas de modo correto estarão demandando mais de 600 VA de um estabilizador que foi projetado para fornecer somente 300 VA. Pronto para atear fogo na casa...

Finalizando e para alegrar o ambiente, dizia um colega (miptzi) numa visão tão bem realista quanto humorada do estabilizador ..

Estabilizador é igual a zagueiro gordo... Chega sempre atrasado e quando vai ajudar o goleiro levantar, após ter tomado o gol, ainda pisa no saco do mesmo...

Espero ter dado uma visão clara do que realmente pega com relação a convivência do estabilizador com a fonte, sem "achismos" e de uma maneira simples e ao mesmo tempo sem deixar de lado a visão técnica da coisa..

Quanto a decisão de usar ou não o estabilizador, cabe a cada um, afinal a grana é vossa.
Eu, se quiserem saber, tem mais ou menos 15 a 20 anos que não os uso mais...

Quanto aquelas histórias de que o tio do primo do vizinho usa e nunca... e coisas do tipo.. me poupem. Os trato bem e em altíssimo nível a ponto de me dar o trabalho de responder de modo consistente o que foi solicitado... Ou seja, contravenenos que venham mas no mesmo nível e não sem embasamento algum..

Luiz André Faller, 21/05/2009

Abraço...
 
Ultima Edição:

mIrc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.731
Reações
44
Pontos
774
Muito bom o texto, amigo lfaller

Então não existe no mercado um estabilizador q tenha um tempo de resposta mais rápido ou algo do tipo?!

Já vi mts estabilizadores, bem caros por sinal, com selo do inmetro.Não existe nenhuma marca confiável?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Muito bom topico, deixou bem claro pra galera o mal que essas pragas fazem

Vou até salvar aqui pra mostrar pro pessoal que ainda duvida disso.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.904
Reações
39.330
Pontos
2.044
Há um bom tempo o meu pc vai ligado diretão na tomada, a 220v.
 

gelsoncroft

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.426
Reações
6.586
Pontos
1.184
Muito boa a matéria comecei a ler mas nao acabei, mas amanhã termino , vlw pela postagem ;)
 


lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
mIrc;4649144 disse:
Muito bom o texto, amigo lfaller

Então não existe no mercado um estabilizador q tenha um tempo de resposta mais rápido ou algo do tipo?!

Já vi mts estabilizadores, bem caros por sinal, com selo do inmetro.Não existe nenhuma marca confiável?

Existem.. Veja ai alguns estabilizadores profissionais:
http://www.logmaster.com.br/?gclid=CMfzmq_TzpoCFQKaFQod_E4k2Q
http://www.tecnicontrol.com.br/site/produtos.asp?id=3
http://www.elohimenergia.com.br/prod_energy_blue.html

São estabilizadores profissionais, destinados a um outro nicho de trabalho, de necessidade de regulação da ordem de +- 1%..
Seu PC se tiveres uma fonte com PFC ativo e colocares a mesma a operar em 127 VAC, toleraria uma varição de 90 a 264 VAC, isto é uma variação de -29% até + 108%, para que estabilizar???

Os estabilizadores profissionais usam correção linear, tem um tempo bem menor de correção, atingindo 0,008 segundos (8 mili segundos) ainda lentos mais muito mais toleráveis do que 50 mili segundoss. Usam de comutação a semicondutores e não reles, mas usualmente tem preços de duas a 10 vezes o preço de seu PC... Definitivamente não são feitos para uso no PC, e sim em laboratórios, em suporte a vida, em aplicações aonde a tolerância da tensão AC necessite ficar entre +-1%, não no seu PC...

Os estabilizadores feitos para uso em PC´s são totalmente desnecessários, são prejudiciais.. Mais vale investir em uma boa fonte, de preferência com PFC ativo, e, para proteção de preferência equipar sua casa com DPS e réguas de distribuição com proteção e filtros internos, de boa qualidade..

Abraço...
 

m45t3r

Habitué da casa
Mensagens
5.050
Reações
1
Pontos
56
Já tinha abandonado os estabilizadores a algum tempo (deve fazer uns 2 anos) graças a outro tópico teu. Só sabia do terceiro caso, os outros dois são novidades para mim, e mais motivos para não usar essa desgraça.

Enfim, ainda uso por falta de tomadas em casa. Mas ficou só no modem, roteador e caixas de som. Ou seja, tudo de pequeno valor. Meu PC e monitor já estão a muito tempo direto na tomada. Até o próximo mês vou ver se pego o APC Surge Protector e acabo com essa porcaria de uma vez.
 

dmearim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.041
Reações
31
Pontos
994
Então devemos usar apenas uma boa régua (filtro de linha)?
 

vangelismm

Supra-sumo
Mensagens
4.483
Reações
4
Pontos
199
Tenho uma duvida a um bom tempo, como os estabilizadores ou ate as fontes corrigem as tensões baixas? Tiram essa energia extra de onde?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Metal God;4649156 disse:
Há um bom tempo o meu pc vai ligado diretão na tomada, a 220v.

Eu ligo tudo aqui diretão e é 220 tambem...

Vou comprar um transformador pra me livrar de vez desses estabilizadores
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
m45t3r;4649348 disse:
Enfim, ainda uso por falta de tomadas em casa.
Uma régua de proteção, além de proteger realmente e de fato, supre essa difucukdade sua de ligar todos esses elementos dai, mais sua escova de dentes elétrica, a cadeira elétrica[karrepio] e a torradeira...


vangelismm;4649437 disse:
Tenho uma duvida a um bom tempo, como os estabilizadores ou ate as fontes corrigem as tensões baixas? Tiram essa energia extra de onde?
Energia não se cria, estas certo, se transforma. No caso do estabilizador é pela relação de espiras do enrolamento secundário .. Por exemplo, se no primário com, digamos só por exemplo tenha 100 espiras, e aplicares nele 100 volts e no secundário ele tenha 125 espiras, lá nesse secundário aparecerão nesse caso 125 Volts, compreendeste, é uma relação de transformação.. lembra da primeira figura do estabilizador, aquela chave seletora nessa hora estaria tomando mais espiras, estaria lá no topo do secundário, na última espira.....

No caso das fontes o que vale é a transferência de energia pela tensão média, na modulação por PWM.. (modulação por largura de pulso) de uma freqüência elevada, que permite fazer transformadores bem menores que nas baixas frequências (60 Hz)..
Desse modo a tensão ou o ajuste ou a recuperação da tensão é ajustada pela variação da largura desse pulso..
Não é muito fácil de passar esse conceito do ajuste da tensão por PWM, mas se quiseres simular como isso acontece, mecha ai nesse simulador a vontade e você vai conseguir alterar a tensão de saída justamente regulando a largura do pulso.. Veja.. http://www.ipes.ethz.ch/ipes/PWMsimpel/e_pwmsimpel.html

Modifique a largura do pulso e verás que com isso vais controlar a tensão Uavg (tensão média resultante...)

De cara você vai ver que se no estabilizador o ajuste é por passos, por pulos, como sapo que nã tem embreagem, e a cada passo se agrega ou se tira cerca de 6 a 10 Volts, o ajuste de largura de pulso além de não ser aos pulos e sim linearmente variado, assumindo todos os valores intermediários, o ajuste é completamente maior, podendo variar de 0,1 até quase 1,0, ou seja, poderia assumir ou corrigir qualquer tensão... Na prática as limitações são menores um pouco mas o suficiente para poder operar em qualquer tensão desde 90 VAC até os 264 VAC, como todo o eletro-eletrônico moderno, de faixa ampla de alimentação. A tensão pela qual o seus circuitos são alimentados não variam, seja qual for sua tensão AC da entrada. É fora de série. Você em sua casa está repleto desses equipamentos, seu monitor, seu TV de plasma, o DVD, o PC, os carregadores do celular.. Nada mais disso é necessário se olhar a faixa de alimentação... é só ligar na tomada.. Na sua placa traseira está escrito Input 100~240VAC ( se sabe que existe ai ainda +-10% de tolerância o que leva a tensão de fato a poder variar de 90 a 264VAC... Estabilizar para quê???? Verdadeira besteira, só para o fabricante e o vendedor de estabilizador poderem sobreviver, e além disso o fabricante de fontes, pois o que queima de fontes por acusa desse cara dai o estabilizador é brincadeira...)

Abraço...
 
Mensagens
37
Reações
0
Pontos
6
Não cheguei a ler a matéria, mas essa critica vale também para os NoBreaks eu suponho, correto?

Infelizmente eu não posso retirar o meu NoBreak onde eu moro ou vou ter meu PC ferrado pois estou em final de rede e vive tendo surto de tensão fudido aqui. Acredito ter pegado um NoBreak bom da APC 1200VA.

Até hoje não tive problemas maiores e já bastante tempo uso NoBreaks nos meus PC's.. (já passarma três gerações pela minha mão), pelo menos não problemas perceptiveis.

Hoje o meu velho P3 800Mhz está diretão na tomada só com um filtro de linha da SMS.

O micro do meu irmão está diretão na tomada.

O meu mais novo está neste NoBreak 1200va.

Recomenda eu tirar o NoBreak desse meu micro mais novo? Ou esse da APC não oferece maiores riscos?
 

VgVg

Bam-bam-bam
Mensagens
4.535
Reações
398
Pontos
224
Hmm, mas então é melhor (+ seguro?) usar o pc sem estabilizador?

Na verdade eu nem sei direito pra que se usa, eu sei que meu pai não deixa tirar porque, diz ele, é pra segurança... lol, nunca tinha parado pra pensar nisso, mas acho que não sei a real significancia de um estabilizador :lol

(Hmm tirando que dá pra ligar também 500 coisas nele... tá 4~6 coisas heh)
 

m45t3r

Habitué da casa
Mensagens
5.050
Reações
1
Pontos
56
lfaller;4649572 disse:
Uma régua de proteção, além de proteger realmente e de fato, supre essa difucukdade sua de ligar todos esses elementos dai, mais sua escova de dentes elétrica, a cadeira elétrica[karrepio] e a torradeira...
Eu sei, mas eu vou tirar esse estabilizador aqui quando fizer algo definitivo. Não quero gastar duas vezes, e se perder algo por causa do estabilizador não vai ser algo tão crítico também.

Como eu disse, até o fim do mês devo comprar um APC Surge Protector e me livrar de vez dessa porcaria.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Estou No Hotel;4649591 disse:
Não cheguei a ler a matéria, mas essa critica vale também para os NoBreaks eu suponho, correto?

Infelizmente eu não posso retirar o meu NoBreak onde eu moro ou vou ter meu PC ferrado pois estou em final de rede e vive tendo surto de tensão fudido aqui. Acredito ter pegado um NoBreak bom da APC 1200VA.
Vale sim por essas razões dai enquanto a energia estiver presente, pois esse no-break, no bonito nome de "interativo" esconde uma palavra que os fabricantes já estão tentando evitar que é estabilizador, mas se sabe é a mesma coisa.. Ser interativo com a rede é o mesmo que ter um estabilizador incorporado...

Estou No Hotel;4649591 disse:
Recomenda eu tirar o NoBreak desse meu micro mais novo? Ou esse da APC não oferece maiores riscos?

Analise você mesmo:
Tai as características de proteção e filtragem de seu no-break.. Principalmente que você reconhece que ai onde vives a energia é rica em surtos de tensão...

No-break APC 1200VA:
Proteodono-breakAPC1200.jpg


Mesmo tipo de característica de uma boa régua de proteção e filtro da própria APC: Veja ai: http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1105&osCsid=gq0nmn062ma5ugs7v76hr1k7t4
Mas mostro só para comparar...
CaractersticadaproteoP8T3V.jpg


Acho que não vou ter que eu comparar, mas só te dou a dica.. A proteção tem proteção para F-N, F-T e N-T, filtro de ótima qualidade que o no-break nem tem, e se comparares os quatrocentos e cinquenta Joules de capacidade de absorção de energia de exceção do no-break contra os mil e setecentos Joules da régua de proteção notarás que, mesmo boa a proteção contra surtos do no-break, é muito inferior aquela da régua de proteção.. (4 vezes pior em capacidade de absorção de energia contida em surtos de tensão...)
E veja, estou comparando produtos do mesmo fabricante, APC.

Devo te dizer ainda que sim o no-break te dá uma condição que ninguém mais te dá, que é de suprir algum tempo de energia quando a tomada te falta... Mas isso tem um custo..
O custo de stress da fonte quando o no-break estiver gerando uma forma de onda retangular, definitivamente longe de ser a melhor forma de onda para sua fonte, que seria a mesma da tomada, uma forma de onda senoidal pura e não essa falcatrua de senóide por aproximação, um nome bonito que o pessoal de mkt das empresas adota para que achemos que nosso no-break é senoidal com o é a rede elétrica... Danosa para a fonte. Se eu tivesse aqui na minha config um no-break, jamais teria ele estabilizador internamente e seria com certeza gerador de senóide pura e não essa forma de onda retangular dai... Essa forma de onda retangular nem deveria ser chamada de forma de onda mas sim de "forma hedionda"
Formasdeonda.jpg


Usaria um no-break desses simples dai somente se fosse para segurar menos de minuto, o suficiente para salvar meu trabalho no PC e cair fora.... Desse modo, para mim, de nada vale esses no-breaks de onda retangular ter uma autonomia de 20 a 30 minutos de energia... Detestaria ter que usá-la, estressaria a fonte do PC...

Problema... No-breaks senoidais puros podem custar mais caro que seu PC... Por isso não os tenho...

Abraço...
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
mas então é seguro usar direto na tomada? vou começar a fazer assim tbm O.o,alias aqui o estabilizador está liguado a uma régua,acho que ligarei o pc apenas na régua.Quem usa direto ai, já tão usando tempo assim?
 

grapeJuice

Bam-bam-bam
Mensagens
2.732
Reações
507
Pontos
224
Está data que você colocou é referente somente ao dita que foi postado aqui né?
Porque já li exatamente esse tutorial em outro fórum, por sinal, até com os mesmos erros de escrita (que não atrapalham em nada), e mesma fotos. Caso não, tem o mesmo conteúdo, que é muito bom.
Enfim, por preguiça continuo usando estabilizador.
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
kct! [karrepio]

eu eu que pensava que o estabilizador protegia o pc daquelas malditas quedas de energia, mas não... faz é fuder ainda mais o bixo. [kzangado]

mas enfim, filtro de linha é mais "seguro" ou é a mesma zica?
 

Cavalelero Jedi

Habitué da casa
Mensagens
569
Reações
46
Pontos
99
Muito bom tópico, depois que li tirei meu micro do estabiliazador e liguei dieto em uma regua qu tenho.

Tenho algumas duvidas. Li que foi dito que o no-break causa o mesmo mal que um estabiliazador. Mas eu estava pensando em comprar um pra quando por um motivo acabar a energia eletrica.

O que acontece é o seguindo aqui onde moro basta o tempo fechar e qua as vezes cai a anergia eletrica e volta logo em seguida, da aquelas famosas "piscadas". Nesse caso não seria bom eu ter um no-break pra desligar o computador com segurança?

Abraços!!!
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Novamente indico um tópico de leitura imprescindível, chamado As doenças Elétricas e seus Remédios

Sem entender que por default, o normal, o standard é você ligar seu PC da mesma forma que liga o televisor, ou seu note... Não tem diferença alguma. Quem foi que incutiu na cabeça de vocês que um ou outro necessita de tratamento especial, ou diferente???

Pensando nisso, se pode ter doenças derivadas de problemas locais, geográficos e coisas do tipo que podem infernizar a eletricidade na sua casa, por exemplo, cai toda a hora e nem meu trabalho nem tampouco o jogo consigo salvar..
Essa é uma doença e sem dúvida alguma o no-break é a solução. Mas isso não significa que ele é a solução para tudo.. Se a tensão oscilar muito e eu colocar um no-break, ele vai braviamente segurar cada oscilação maior, mesmo que de apenas 15 segundos, até que lá pela queda de número 30, no mesmo dia, todas de pequena duração, sua bateria se vai e você não terá nem mel nem porongo, não terá como usar seu PC, mesmo com no-break flamente, novinho em folha. Remédio muito bom para uma doença usado sem racional algum para outra... Mais ou menos como usar o coquetel anti AIDS para curar hemorróidas..

Então entenda em primeiro lugar se tens ou não uma problema, uma real doença.. Depois busque a melhor solução para esse problema e não sai comprando quimioterapia para gripe suina...

Isso é tudo muito simples, racional e científico.. Seu PC não vai durar nem um mili segundo a mais se você entubar o mesmo com uma régua e também, um módulo isolador que segura um no-break tendo depois dele um estabilizador e um guarda chuvas... E com muita segurança te digo, vai é durar muito menos desse modo. Remédios para doenças elétricas tem geralmente efeitos colaterais, não é homeopatia, acaba provocando alguma kakaka ai...
Abraço...
 
Ultima Edição:

Cavalelero Jedi

Habitué da casa
Mensagens
569
Reações
46
Pontos
99
Não sei voce entendeu direito quando eu disse "as famosasa piscadas" eu quiz dizer como se diz no popular "acabar a força"... tipo o computador ou qualquer outro eletrodomestico desliga e liga logo em seguida com intervalo de tempo pequeno.

Então seu pensei no no-break para o seguinte, quando acontecer esse tipo de coisa eu conseguir desligar o computador ou salvar meu trabalho.

Ps: Eu coloquei sua dica de leitura em favoritos é que ainda não li.
 

Callisto555

Habitué da casa
Mensagens
735
Reações
82
Pontos
84
Nossa cara, valeu por esse tópico!

Esses dias eu sai atrás de um estabilizador na Sta. Efigênia, e ainda bem que não encontrei nenhum que me agradou. Sempre tive minhas dúvidas, e agora resolvi ficar com o meu filtro de linha mesmo.

Agora, o problema é que as vezes a energia aqui cai e volta em poucos segundos, só isso que me preocupa, e o no-break parece ter o mesmo problema do estabilizador então.

Holy crap![kong]
 

dmearim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.041
Reações
31
Pontos
994
Olha, se faz mal ou não, meus estabilizadores salvaram diversos aparelhos quando deu um problema na caixa de força aqui na rua.
Todos os aparelhos eletrônicos que estavam direto na tomada queimaram, só os que estavam no estabilizador se salvaram.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.920
Reações
56.902
Pontos
2.164
Foda é arranjar tanta tomada no mesmo lugar. 1 pro pc, 1 pro monitor, 1 pro HT, 1 pro modem, 1 pra impressora, 1 pro router e 1 pro telefone, por isso que eu não tenho opção. :(
 

Wolfwood

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.555
Reações
47
Pontos
1.169
Vaynard;4650332 disse:
Foda é arranjar tanta tomada no mesmo lugar. 1 pro pc, 1 pro monitor, 1 pro HT, 1 pro modem, 1 pra impressora, 1 pro router e 1 pro telefone, por isso que eu não tenho opção. :(
Filtros de linha servem pra isso. Tem réguas com mais de 8 tomadas. Não tem desculpa...

Como o Faller falou pra mim em outro toico que criei sobre isso, você pode comprar tomadas, prende-las em um pedaço de madeira e ligar suas coisa que é melhor que isso... :-D

Claro, prefiro comprar um filtro de linha... :D

E o meu PC, desde que meu estabilizador quase pegou fogo do meu lado, tá ligado no 220V. Se nem filtro de linha.

Só uso o estabilizador nos aparelhos que são 110V, como no meu modem e no switch que coloquei a pouco tempo.

Só preciso comprar um filtro de linha pra por no outro PC, e nesse aqui meu, na verdade.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
dmearim;4650322 disse:
Olha, se faz mal ou não, meus estabilizadores salvaram diversos aparelhos quando deu um problema na caixa de força aqui na rua.
Todos os aparelhos eletrônicos que estavam direto na tomada queimaram, só os que estavam no estabilizador se salvaram.
Muitos estabilizadores já tem proteção contra surtos elétricos. Aliás, segundo norma brasileira, os estabilizadores comercializados após a introdução da nova normatização, a partir de 2008, necessitam obrigatoriamente vir equipados com elementos de proteção, o que não era obrigatório antes e sistematicamente suprimido nos estabilizadores principalmente naqueles mais econômicos..
Muito provavelmente o que salvou seus equipamentos tenha sido a proteção interna desses aparelhos, e não a função de estabilizar inerente ao mesmo, essa totalmente desnecessária e prejudicial, por pelo menos 3 mecanismos, como expus no início do tópico..

Não sou contra nenhum elemento de proteção. Esses elementos de proteção e filtragem mesmo que colocados dentro de uma caixa de sapatos furada serão eficazes na remoção, na limitação dos surtos de tensão.

O erro muitas vezes está na não avaliação do que se está colocando para proteger nossos equipamentos.. O nome filtro de linha ou régua de tomadas, por sí só, não é suficiente para dar proteção alguma se lá dentro dele não contiver os elementos necessários para a adequada proteção e filtragem.
Comparemos dois elementos chamados de filtro de linha/régua de proteção e vocês entenderão do que falo.. Coloco também um ou dois impressos de controle de dois estabilizadores anteriores a norma, só para saber o que você comprava ao longo dos anos, em nome da segurança... Vou me permitir nem entrar no mérito de quem fabrica o que. A idéia é só mostrar que tem produtos e produtos no mercado...

Régua de proteção, praticamente uma extensão. Protege menos que um guarda chuvas furado. Note a ausência total de qualquer elemento de proteção. É consistida de plástico, lata, uma chave e um fusível;
Reguadeproteoefiltrodelinhaverdadei.jpg


Régua de proteção, filtro de linha com todos elementos necessários a uma boa proteção. São 9 varistores, são dois elementos de proteção térmica, dois indutores, capacitor e mini-disjuntor;
ProteoefiltrodaAPC.jpg



Placas de alguns estabilizadores aos quais você bem pode ter confiado a proteção de seu PC. Absolutamente nenhum elemento de proteção... ZERO..
06_PlacalgicaReduzido.jpg


9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg


Ou seja, dai aprendemos duas importantes lições:
- Nem todo filtro/proteção consegue lhe entregar real proteção e filtragem;
- Nem todo estabilizador ai na planta desse imenso Brasil, quem sabe ai na sua casa, tem capacidade ou condições de proteger coisa alguma. Esses dois ai mostrados protegem tanto quanto a extensão mostrada ai acima, na primeira foto...


O _rau_ , colega batalhador de muitos fóruns, colocou um tópico aonde ele reuniu tudo o que conseguiu de boas revisões internas das principais réguas de proteção/filtros de linha a venda nesse Brasil. Vale a consulta antes de comprar..
Veja ai: Avaliações e fotos de filtros de linha

Desse modo a avaliação de que seus equipamentos com estabilizador sobreviveram e outros na tomada direto não, pode ser verdadeira e acredito que seja, mas não consegue ter o caráter científico de abalizar o estabilizador como sendo indispensável para a tarefa que uma boa régua de proteção faria e até com mais propriedade que o estabilizador e sem os contras que esse apresenta, todos pacientemente arrolados no tópico..


Vaynard;4650332 disse:
Foda é arranjar tanta tomada no mesmo lugar. 1 pro pc, 1 pro monitor, 1 pro HT, 1 pro modem, 1 pra impressora, 1 pro router e 1 pro telefone, por isso que eu não tenho opção. :(
A sua falta de imaginação beira a incredulidade.. Veja ai que se é para não ter proteção alguma, como provavelmente lhe é conferido pelo seu estabilizador, essa extensão de tomada, a venda nos super-mercados, e quem sabe até mesmo na "budega da esquina" faz tanto quanto seu estabilizador e sem sequer mentir, pois é dita pelo fabricante extensão. Não promete nada pois assim como seu estabilizador, não consegue cumprir...
Extensocomtomadas.jpg

Não tenho a foto, mas tem dessas ai com 8 tomadas...

Infelizmente pensar para alguns dói!

Abraço..
 

promotor2004

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.012
Reações
3.769
Pontos
1.259
Olá Faller, você recomenda os modulos isolodares estabilizados? Esses aparelhos fornecem uma boa proteção para equipamentos eletrônicos? Obrigado.
 

dmearim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.041
Reações
31
Pontos
994
lfaller;4650573 disse:
Muitos estabilizadores já tem proteção contra surtos elétricos. Aliás, segundo norma brasileira, os estabilizadores comercializados após a introdução da nova normatização, a partir de 2008, necessitam obrigatoriamente vir equipados com elementos de proteção, o que não era obrigatório antes e sistematicamente suprimido nos estabilizadores principalmente naqueles mais econômicos..
Muito provavelmente o que salvou seus equipamentos tenha sido a proteção interna desses aparelhos, e não a função de estabilizar inerente ao mesmo, essa totalmente desnecessária e prejudicial, por pelo menos 3 mecanismos, como expus no início do tópico..



Infelizmente pensar para alguns dói!

Abraço..

Cara, eu agradeço as explicações.
Você teria algum bom produto para nos inidicar a fim de proteger nossos aparelhos?

Abraço !!
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.551
Reações
12.305
Pontos
1.449
Tenho um estabilizador bom lá em casa, e um dia desses deu uma queda de energia rapida la em casa, que até o pc chego a reiniciar, mas por incrivel que pareça o meu ps3 e a tv que são ligados nesse estabilizador bom não reiniciaram, continuaram firme e fortes... e não é no-break...

Eu não tenho nada contra a estabilizadores, só que tem que ser um potente... to usando um bem fraco no meu pc, e qualquer piscada de luz ele ja reinicia...
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
Ótimo tópico.

Eu já havia feito uma cópia dele aqui há um tempo atrás com os devidos créditos pois é um assunto muito importante.

Eu já aposentei meu estabilizador hehehe
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
lfaller;4649320 disse:
Os estabilizadores feitos para uso em PC´s são totalmente desnecessários, são prejudiciais.. Mais vale investir em uma boa fonte, de preferência com PFC ativo, e, para proteção de preferência equipar sua casa com DPS e réguas de distribuição com proteção e filtros internos, de boa qualidade..

Abraço...

Eu = leigo.
Você quer dizer Dispositivo de Proteção de Surto com essa sigla, certo?
Vejo muitos usados na área de telecom, que é a qual eu trabalho (mas só faço infra de civil).

Cara, aproveitando que vc mandou bem na matéria, seria bacana nos dar uma idéia do que podemos projetar para nossa casa para dispensar estabilizadores e deixar a eletrica mais segura.
 
Topo Fundo