O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(Recomendação) Mini PC para Emulação Retro

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.891
Reações
2.946
Pontos
719
Prezados,

gostaria de sugestões para montar um Mini PC com o menor tamanho e custo possível com a intenção de rodar emuladores e jogos de Master System, NES, Mega Drive, SNES, Saturn, PS1, N64, Dreamcast, PS2, GameCube e Xbox.

Peço recomendações dos mestres pois estou totalmente por fora desse mundo, inclusive com indicação de melhor controle (que suponho que seja o do Xbox One) para jogar essas belezinhas.

Obrigado desde já.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Meio off, mas... Xbox?

Já está prestando sua emulação? Um tempo atrás fui testar e desanimei.
 

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.891
Reações
2.946
Pontos
719
Meio off, mas... Xbox?

Já está prestando sua emulação? Um tempo atrás fui testar e desanimei.

Eu vi meio que de passagem que na metade de 2018 já estavam conseguindo fazer algo decente... mas não fui atrás pra ver...
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@Drommajin

Controle de Xbox não é legal para emulação de consoles mais antigos, mas é um excelente controle. Prefira os de PSX. Se não encontrar um usado em bom estado, foque num bom clone dele. Se fizer questão de controles sem fio, um Dualshock 4 é muito melhor que um controle de Xone, devido ao seu excelente D-pad. Também tem muita gente importando os controles da 8bitdo. Tem uns modelos muito bonitos e dizem funcionar bem. Só precisa ver se haverá lag imput considerável porque em hardware sem fio, para emulação, o conjunto inteiro precisa se equivaler, para evitar atrasos comprometedores.

Quanto ao hardware, se de fato precisa cobrir emulação de Dreamcast, Saturno e PS2, vai precisar de uma placa de vídeo dedicada. Não precisa ser nenhuma coisa cara da vida. Emulação exige mais do processador em praticamente todo o processo de emulação e a gpu é mais pra renderização, sendo necessária para resoluções mais altas e corrigir alguns "bugs poligonais".

Se vai montar mini PC, desses tipo Raspberry, tenha em mente que eles não são poderosos o suficiente para emular consoles mais recentes, como os que você mencionou. Mas se for montar PC desktop comum, qualquer hardware de no mínimo 10 anos já emula praticamente tudo. Só precisa decidir antes se quer peças novas ou usadas e depois focar no tamanho do gabinete, lembrando que peças no formato mini itx atual é absurdamente caro.

Mas é possível encontrar alguma coisa mais antiga no Mercado Livre, peças usadas que atende bem pra a maioria dos sistemas de videogames. A questão ainda será a placa de vídeo que pode fazer faltar em algum momento e normalmente, mini PCs mais básicos nem suporta GPU. Além disso, se decidir por comprar um PC mini itx, evite a todo custo os modelos com processador fixo na placa mãe.

Decida primeiramente o tipo de equipamento que você quer. Assim fica mais fácil efetuar pesquisas mais certeiras no que quer comprar e o quanto está disposto a gastar.
 
Ultima Edição:

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Pegando carona nessa cauda de cometa no tópico... :klingua

Gostei muito da aquisição do Atari Flashback. Ligo, ele carrega rapidamente a tela com as capinhas de jogos, o filtro HD já vem por default e é deveras satisfatório, consigo colocar os jogos que não estão incluídos na memória no cartão SD... Enfim, é praticamente um plug and play clássico. :kjoinha

Mas o que eu realmente gostaria é um "Arcade Flahsback". Algo que eu possa ligar e jogar rapidamente, sem passar por telas de inicialização, carregamento, login na rede, atualizações, etc... Praticamente um Capcom Arcade Cabinet sem ter que aturar o ritual de inicialização do PS3. :viraolho

Qual a melhor opção? O Raspberry mesmo? Algum modelo específico? A ideia é rodar os primórdios até os beat´em up clássicos dos primórdios noventistas. Existem alguma coisa meio que pronta nesse sentido? :kpensa
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Prezados,

gostaria de sugestões para montar um Mini PC com o menor tamanho e custo possível com a intenção de rodar emuladores e jogos de Master System, NES, Mega Drive, SNES, Saturn, PS1, N64, Dreamcast, PS2, GameCube e Xbox.

Peço recomendações dos mestres pois estou totalmente por fora desse mundo, inclusive com indicação de melhor controle (que suponho que seja o do Xbox One) para jogar essas belezinhas.

Obrigado desde já.
Então, pra começar, se você quer algo que rode o Xbox original bem, só existem 3 opções: o próprio Xbox original, o 360 e o One/X, a emulação de Xbox ainda está engatinhando e ainda vai demorar muito para se tornar satisfatória. Os consoles 8/16 bits e o PS1 rodam sem problemas na grande maioria dos PCs e o Raspberry Pi a partir do 3, N64 já não roda bem no Pi (ha promessa de ele rodar a maioria dos jogos no novo Pi 4, mas ainda estão trabalhando nele) e a maioria dos jogos roda bem na maioria dos PCs, mas há jogos que vão requerir maquinas mais parrudas, como os da Rare e Factor 5. Saturn é uma maquina complexa que também requer no minimo um PC mediano atual. Dreamcast e GameCube/Wii tem emuladores bem otimizados que vão rodar a grande maioria dos jogos em PCs um pouco mais fracos, mas ainda e recomendado ter pelo menos um PC mediano para os jogos mais difíceis de emular. PS2 já é um caso mais difícil pois há um grande numero de jogos que rodam bem em maquinas medianas mas também ha um bom numero de jogos mais difíceis de emular que vão cobrar uma maquina mais potente.
Sobre as recomendações, se sua maior preocupação é preço, um PC usado com um i3/i5/i7 a partir da 5/6 geração é sua melhor escolha, como esse mostrado no vídeo, o problema é que obviamente esses PCs virão em gabinetes parrudos que vão ocupar um bom espaço e talvez você precise trocar alguns componentes.


Sobre a melhor opção de custo/tamanho, montar um Mini PC com a APU AMD Athlon 200GE é sua melhor escolha:
 


CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Pegando carona nessa cauda de cometa no tópico... :klingua

Gostei muito da aquisição do Atari Flashback. Ligo, ele carrega rapidamente a tela com as capinhas de jogos, o filtro HD já vem por default e é deveras satisfatório, consigo colocar os jogos que não estão incluídos na memória no cartão SD... Enfim, é praticamente um plug and play clássico. :kjoinha

Mas o que eu realmente gostaria é um "Arcade Flahsback". Algo que eu possa ligar e jogar rapidamente, sem passar por telas de inicialização, carregamento, login na rede, atualizações, etc... Praticamente um Capcom Arcade Cabinet sem ter que aturar o ritual de inicialização do PS3. :viraolho

Qual a melhor opção? O Raspberry mesmo? Algum modelo específico? A ideia é rodar os primórdios até os beat´em up clássicos dos primórdios noventistas. Existem alguma coisa meio que pronta nesse sentido? :kpensa
Pro seu caso, um Raspberry Pi 3 seria mais do que suficiente, os únicos jogos dessa época com os quais ele teria alguns problemas seria os 2 Killer Instinct, fora isso, sem problemas. Sei que tem várias lojas que montam gabinetes Arcade/Tabletops com Pis, mas a qualidade varia bastante e a maioria cobram preços absurdos por esses gabinetes/Tabletops, a melhor opção seria comprar Arcade Pads e fazer vc mesmo;
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Pro seu caso, um Raspberry Pi 3 seria mais do que suficiente, os únicos jogos dessa época com os quais ele teria alguns problemas seria os 2 Killer Instinct, fora isso, sem problemas. Sei que tem várias lojas que montam gabinetes Arcade/Tabletops com Pis, mas a qualidade varia bastante e a maioria cobram preços absurdos por esses gabinetes/Tabletops, a melhor opção seria comprar Arcade Pads e fazer vc mesmo;

Eu achei no ML "fliperamas portáteis" na faixa dos 500 biroliros. Preço razoável por algo que já vem montado e pronto para uso. O único problema é ser multiplataforma. Não tenho interesse, por exemplo, em jogos de Neo Geo, Master System, Game Boys e etc...

Sabe dizer se é possível customizar um desses?
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Eu achei no ML "fliperamas portáteis" na faixa dos 500 biroliros. Preço razoável por algo que já vem montado e pronto para uso. O único problema é ser multiplataforma. Não tenho interesse, por exemplo, em jogos de Neo Geo, Master System, Game Boys e etc...

Sabe dizer se é possível customizar um desses?
Sim, o sistema de um Pi fica dentro de um cartão SD, e aí se for do seu gosto você pode tirar ele, colocar no seu PC e manter/colocar apenas os emuladores e ROMs do seu gosto, também é possível instalar temas do seu gosto, mas aí você teria que pesquisar pra ver o que tem disponível;
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.667
Reações
14.408
Pontos
1.064
O próprio Xbox (original) já não emula boa parte destes sistemas?
Falo sem muito conhecimento pois nunca pesquisei muito sobre ele, mas já li relatos de pessoas que apontavam ele como um dos melhores consoles para emulação de outros sistemas.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
O próprio Xbox (original) já não emula boa parte destes sistemas?
Falo sem muito conhecimento pois nunca pesquisei muito sobre ele, mas já li relatos de pessoas que apontavam ele como um dos melhores consoles para emulação de outros sistemas.

O Xbox clássico emula muito bem até o arcade (CP1, CPS2 e Neo Geo). De PS1 pra cima não fica bom.
 
Topo Fundo