O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Recomendações de cursos e tutoriais de composição musical

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.835
Pontos
453
Olá, pessoal! Uma das maiores barreiras - se não a maior - que ando enfrentando enquanto faço meu jogo solo é em relação a composição musical e gostaria de pedir ajuda aos amigos desenvolvedores e músicos do fórum para aprender a desenvolver faixas musicais de games profissionalmente pois confesso que estou bem perdida em relação a onde começar, mesmo lendo, vendo e ouvindo coisas sobre o assunto. Quando fiz a versão alfa do meu projeto, Electro Doll Kiraya, pude somente contar somente com o meu ouvido e ferramentas musicais simples (Beepbox e derivados), no entanto, gostaria muito de aperfeiçoar o meu conhecimento musical pois estou bastante insatisfeita com os meus resultados.

Desde já, extremamente agradecida!

Tokyo Blade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.583
Pontos
944
Asha já tentou usar as IAs para ver como ficam,tipo UDIO, SUNO e ElevenLabs?
Udio até no modo grátis se não me falha a memória a música criada ou efeito e sua, já a SUNO e ElevenLabs vc tem que assinar para vc poder usar comercialmente o que vc criou nessas plataformas e tem a ferramenta FL Studio de criação de músicas que é muito completa e vc cria no seu pc e são suas as criações, mas é caro a licença (na black friday do ano passado estava no preço de 1200 reais)
Alguns exemplos dessas IAs que eu acho que deve ser o que vc procura fazendo uma busca no youtube:

no4mat

Habitué da casa
Reações
226
Pontos
68
Eu gostei das músicas (confesso que não gostei muito de um efeito de som dali do jogo mesmo), mas sempre dá pra trabalhar mais. Se você fez de ouvido, quer dizer que a parte mais difícil, de criação, já é bem promissora.
Às vezes eu invento de fazer músicas no estilo de jrpgs antigos, o que é quase um dungeon synth, como essa aqui (as cenas fiz no rpg maker 2k3):

Chego a diminuir a qualidade para um estilo lofi proposital.
Como que eu faço: uso o guitar pro (que é costume meu antigo) para criar uma partitura com vários instrumentos. Aí exporto o arquivo .midi e importo no FL Studio, colocando instrumentos virtuais (VSTs) dos mais diversos. Na internet você consegue achar todo tipo de plugin pra usar, muitos gratuitos! Aí eu começo a editar o som em si com plugins tipo da Waves e outros. Essa última parte é mais complicadinha, porque você precisa entender um pouco, mas não é nenhuma impossibilidade. Agora, de cabeça, é difícil eu puxar exatamente como eu faço, mas você mexe nos agudos, graves, corta frequências que podem estar incomodando, coloca reverb e pode usar filtros (eu gosto de um, acho que é k-tape, que é um plugin da waves que simula o "calor" da aparelhagem analógica antiga).

Claro que de profissional isso não tem nada, é mais por hobby mesmo.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.835
Pontos
453
Asha já tentou usar as IAs para ver como ficam,tipo UDIO, SUNO e ElevenLabs?
Udio até no modo grátis se não me falha a memória a música criada ou efeito e sua, já a SUNO e ElevenLabs vc tem que assinar para vc poder usar comercialmente o que vc criou nessas plataformas e tem a ferramenta FL Studio de criação de músicas que é muito completa e vc cria no seu pc e são suas as criações, mas é caro a licença (na black friday do ano passado estava no preço de 1200 reais)
Alguns exemplos dessas IAs que eu acho que deve ser o que vc procura fazendo uma busca no youtube:
Agradeço muito a ajuda, Tokyo Blade! No entanto, prefiro não usar IA quando o assunto é produção criativa (pessoalmente, acho que parte da graça de se aprender e criar algo é fazer tudo do zero, com seu próprio esforço). Eu queria dar uma olhada no FL Studio mas o preço dessa licença realmente espanta o meu bolso...

Eu gostei das músicas (confesso que não gostei muito de um efeito de som dali do jogo mesmo), mas sempre dá pra trabalhar mais. Se você fez de ouvido, quer dizer que a parte mais difícil, de criação, já é bem promissora.
Às vezes eu invento de fazer músicas no estilo de jrpgs antigos, o que é quase um dungeon synth, como essa aqui (as cenas fiz no rpg maker 2k3):

Chego a diminuir a qualidade para um estilo lofi proposital.
Como que eu faço: uso o guitar pro (que é costume meu antigo) para criar uma partitura com vários instrumentos. Aí exporto o arquivo .midi e importo no FL Studio, colocando instrumentos virtuais (VSTs) dos mais diversos. Na internet você consegue achar todo tipo de plugin pra usar, muitos gratuitos! Aí eu começo a editar o som em si com plugins tipo da Waves e outros. Essa última parte é mais complicadinha, porque você precisa entender um pouco, mas não é nenhuma impossibilidade. Agora, de cabeça, é difícil eu puxar exatamente como eu faço, mas você mexe nos agudos, graves, corta frequências que podem estar incomodando, coloca reverb e pode usar filtros (eu gosto de um, acho que é k-tape, que é um plugin da waves que simula o "calor" da aparelhagem analógica antiga).

Claro que de profissional isso não tem nada, é mais por hobby mesmo.

Muito obrigada! Acho que sei qual efeito você está mencionando (o som de quando os inimigos são destruídos?). Após algumas críticas, resolvi que vou trocá-lo por outro som na versão final. E sim, as músicas foram feitas de ouvido, com a ajuda de algumas dicas básicas de teoria musical que vi em um tutorial do Beepbox.

Parabéns pelo seu trabalho (gostei muito da música, sou fã de trilhas sonoras estilo retrô) e te agradeço por compartilhar o seu processo. Uma pergunta: É necessário algum conhecimento prévio para se usar o Guitar Pro?

no4mat

Habitué da casa
Reações
226
Pontos
68
Agradeço muito a ajuda, Tokyo Blade! No entanto, prefiro não usar IA quando o assunto é produção criativa (pessoalmente, acho que parte da graça de se aprender e criar algo é fazer tudo do zero, com seu próprio esforço). Eu queria dar uma olhada no FL Studio mas o preço dessa licença realmente espanta o meu bolso...

Muito obrigada! Acho que sei qual efeito você está mencionando (o som de quando os inimigos são destruídos?). Após algumas críticas, resolvi que vou trocá-lo por outro som na versão final. E sim, as músicas foram feitas de ouvido, com a ajuda de algumas dicas básicas de teoria musical que vi em um tutorial do Beepbox.

Parabéns pelo seu trabalho (gostei muito da música, sou fã de trilhas sonoras estilo retrô) e te agradeço por compartilhar o seu processo. Uma pergunta: É necessário algum conhecimento prévio para se usar o Guitar Pro?
Obrigado!
Isso, o som quando eles são destruídos. Mas vejo que tem bastante potencial se começar a lidar com essa parte de música. Você toca algum instrumento?
Eu uso o guitar pro porque eu tenho conhecimento em violão/guitarra, aí eu acho fácil me organizar por lá ao invés de compor colocando as notas certinhas no pentagrama. Eu até aprendi essa parte quando fazia aula, mas acho mais fácil assim. Então é mais indicado para quem já tem algum conhecimento em tablaturas de guitarra. Acredito que haja formas mais práticas em outros cenários. Esse foi só o jeito que me adaptei.

Às vezes você consegue achar pela internet tablaturas do guitar pro ou mesmo partituras de outros programas mais refinados com músicas de jogos tipo Mega Man, aí vai reparando como que eles constroem os acordes, as progressões, os instrumentos etc. Isso deve ajudar bastante.

Zariel

Bam-bam-bam
Reações
250
Pontos
228
Nos anos 90 tive um teclado Yamaha, e já sabia muita coisa de teoria musical e composição das revistas de teclado populares na época.

Em 1999 com o MTV Music Generator para Playstation, foi quando comecei minhas composições musicais digitais...ainda tenho 3s memory cards com elas, e muitas delas fiz novas versões usando DAWs como eJay, Fruity Loop(FL Studio) e Caustic 3.

Hoje em dia ainda costumo criar as musicas para minhas animações e jogos. Entretanto, devido a falta de tempo para criar games, prefiro focar mais na arte e programação, então muitas vezes costumo usar musicas de assets que acho interessantes.

Minhas dicas para quem quer criar musicas para games, são 3 fatores primordiais:
  • 1-Teoria Musical
    • Importante saber o funcionamento do Som(Vibrações Harmónicas), seus timbres, escala harmónica, Ritmo, noção basica de partitura e composição
  • 2-Referencias
    • Referencia musical é primordial para quem precisa de ajuda em criar musicas para seu jogo inspirando em jogos parecidos com o seu, ou de musicas que gosta que podem ser tanto de games, ou das populares que gosta e ouve no seu dia a dia.
    • Nessa parte, deve também decidir que tipo de clima as fases de seu game terão, e imaginar qual tipo musica se encaixaria melhor nelas.
    • Além disso, deverá definir e se basear em generos musicais como Chiptunes, Synthwaves, Lo-Fi, Dance, Techno, Reggae instrumental tipo SKA, Sinfonias, etc.
  • 3-Treino
    • Para instrumentos fisicos, isso demanda muito tempo e dedicação. (Exercicios especificos para as mãos, e execução de partituras)
    • Para compor usando DAWs no computador, também demanda tempo e dedicação, mas bem menos do que usando um instrumento fisico. (o treino aqui, é se acostumar com as ferramentas do software até domina-lo)
    • Deve focar numa DAW que atenda todos os requisitos do estilo musical que escolheu (Eu uso com mais frequencia o Caustic 3, pois posso criar Chiptunes e Synthwaves de forma facil com ele...e as vezes ainda faço alguma musica usando FL Studio)

Vou deixar alguns videos a respeito de teoria musical e composição que podem te ajudar:

Depois vejo se encontro mais alguns vídeos interessantes sobre composição musical para games nos meus favoritos, e posto aqui no tópico.

Agora sobre o Caustic 3 que uso para compor musicas dos meus games, ele é uma DAW gratuita e completa para PC, mas trial para uso em Smartphones, porém a licença para torna-lo FULL é muito barata. Obs: O site oficial não existe mais, porém da pra baixar numa versão salva do Web Archive.

Caustic 3 Download

O que posso adiantar é que a interface da versão PC é a mesma usada no smartphone aonde o foco é o Touch, por isso demora um tempo para se acostumar usando só o mouse...mas depois que acostumar, verá que se torna facil compor e masterizar suas musicas no Caustic.

Aqui tem alguns exemplos legais de musicas feitas com ele:

Falow!!!

Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
42.763
Pontos
1.048
@Asha como ex-músico que sou, como você quer produzir musica pro seu jogo, você não precisa exatamente saber tocar um instrumento, mas precisa saber pelo menos as notas musicais e seus semi-tons e como funciona uma tablatura (muitos programas atuais de composição permitem usar tablaturas ao invés de partituras).

Uma boa forma de começar a treinar isso é tentar criar um loop simples de bateria/percussão, pois nesse primeiro momento você só vai treinar ritmo sem melodia. A melodia vai ser um segundo momento, onde você por exemplo, vai escolher um som de teclado e vai brincar com as notas pra ver o que sai. Por último você vai entrar no que importa pra um produto final, que é o arranjo e harmonia, que é combinar diversos sons/instrumentos em ritmos e compassos distintos de forma coesa.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.835
Pontos
453
Galera, agradeço demais pelo toque de vocês no assunto. Como mencionei, acho que a área musical é muito mais complicada do que qualquer outra parte da criação de um jogo...
Obrigado!
Isso, o som quando eles são destruídos. Mas vejo que tem bastante potencial se começar a lidar com essa parte de música. Você toca algum instrumento?
Eu uso o guitar pro porque eu tenho conhecimento em violão/guitarra, aí eu acho fácil me organizar por lá ao invés de compor colocando as notas certinhas no pentagrama. Eu até aprendi essa parte quando fazia aula, mas acho mais fácil assim. Então é mais indicado para quem já tem algum conhecimento em tablaturas de guitarra. Acredito que haja formas mais práticas em outros cenários. Esse foi só o jeito que me adaptei.

Às vezes você consegue achar pela internet tablaturas do guitar pro ou mesmo partituras de outros programas mais refinados com músicas de jogos tipo Mega Man, aí vai reparando como que eles constroem os acordes, as progressões, os instrumentos etc. Isso deve ajudar bastante.
Ano passado, eu estava aprendendo a tocar Ukulele e Piano, indo bem longe neles. Porém, larguei os dois para me dedicar a desenhar - meu hobby principal - e confesso que já esqueci muitas coisas. Eu ainda tenho as minhas apostilas e exercícios, no entanto, então vou ver se os revisito para me ajudar nessa parte do desenvolvimento.

@Zariel Seu post me ajudou demais para iniciar os estudos! Extremamente agradecida pelos vídeos e dicas.:ksorriso

Em 1999 com o MTV Music Generator para Playstation, foi quando comecei minhas composições musicais digitais...ainda tenho 3s memory cards com elas, e muitas delas fiz novas versões usando DAWs como eJay, Fruity Loop(FL Studio) e Caustic 3.
Eu vi muitos desses softwares de criação de música nos consoles e portáteis quando era mais jovem, da época do SNES ao Nintendo DS. O primeiro que lembro ter mexido foi o Mario Paint, onde você podia fazer musiquinhas simples. Não lembro se você podia salvá-las, entanto.

Hoje em dia, não lembro de nenhum outro lançamento de DAWs para videogames tirando o KORG Gadget do Switch. Com o PC tendo mais opções, acho que perceberam que não vale a pena fazer algo dedicado para eles.

@Piga
Uma boa forma de começar a treinar isso é tentar criar um loop simples de bateria/percussão, pois nesse primeiro momento você só vai treinar ritmo sem melodia. A melodia vai ser um segundo momento, onde você por exemplo, vai escolher um som de teclado e vai brincar com as notas pra ver o que sai. Por último você vai entrar no que importa pra um produto final, que é o arranjo e harmonia, que é combinar diversos sons/instrumentos em ritmos e compassos distintos de forma coesa.
Foi mais ou menos assim que criei as músicas do jogo no Beepbox de ouvido. "Cantava" a música que eu tinha em mente, batia com a mão na mesa para criar um ritmo e depois passava tudo para o programa, escolhendo as notas e os instrumentos mais adequados. No entanto, devido aos meus últimos resultados terem sido terríveis, estou recorrendo a opções mais profissionais.

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Parabéns por esse jogo, Asha (não sabia que você desenvolvia jogos, aliás).

Já indicaram o FL Studio, e eu reforço isso, você só vai ter de tirar um tempinho pra entender a interface e funcionalidades dele. Dentre softwares de produção musical, ele talvez seja um dos menos complicados. Mas acho que também vale a pena pesquisar por coisas mais simples e gratuitas (se você prefere não obter ele de graça). Dai tem fórums dedicados a produção digital de musica mundo afora, e valem a pena nesse caso.

Você pode dispensar usar músicas criadas por AI, e acho válido. Mas acho recomendável tirar duvidas com AI sobre questões técnicas e musicais (exatamente como as que você tem). Interagir em fóruns tem seu papel, mas as vezes você consegue obter o mesmo tipo de informação com AI de forma mais ágil.

E não sei se entendi direito se você também está procurando dicas puramente musicais, de composição, etc... Mas se também é o caso, pense no seu jogo de forma literal quando for compor musicas para ele. Pensa nos gráficos, na imagem que ele tem, no que você está buscando criar com ele, enfim... Como você quer que ele soe?

Compor em si não tem uma fórmula única, você vai ter que desenvolver seu caminho, talvez. Mas registrar ideias para músicas é tão importante quanto quaisquer outros tipos de ideias. Veio uma melodia na cabeça, uma batida, uma linha de baixo? Registra, grava uma "demo" no celular, nem que seja com a boca. Depois você pode compor o resto da música em torno disso.
Ou então, quando estiver usando um software comece bolando bases simples, o esqueleto da música, e com o tempo vá incrementando isso. Particularmente, acho que jogos desse tipo combinam com melodias marcantes, mesmo que sejam simples. Preferencialmente, a trilha deve estar no mesmo nível de qualidade do resto, mas você pode obter isso com músicas simples (e tal abordagem é até recomendável, já que você está começando a explorar esse lado do jogo).

Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
42.763
Pontos
1.048

Já indicaram o FL Studio, e eu reforço isso, você só vai ter de tirar um tempinho pra entender a interface e funcionalidades dele. Dentre softwares de produção musical, ele talvez seja um dos menos complicados. Mas acho que também vale a pena pesquisar por coisas mais simples e gratuitas (se você prefere não obter ele de graça). Dai tem fórums dedicados a produção digital de musica mundo afora, e valem a pena nesse caso.

Você pode dispensar usar músicas criadas por AI, e acho válido. Mas acho recomendável tirar duvidas com AI sobre questões técnicas e músicais (exatamente como as que você tem). Interagir em fóruns tem seu papel, mas as vezes você consegue obter o mesmo tipo de informação com AI de forma mais ágil.

E não sei se entendi direito se você também está procurando dicas puramente musicais, de composição, etc... Mas se também é o caso, prioritariamente, pense no seu jogo de forma literal quando for compor musicas para ele. Pensa nos gráficos, na imagem que ele tem, no que você está buscando criar com ele, enfim... Como você quer que ele soe?

Compor em si não tem uma fórmula única, você vai ter que desenvolver seu caminho, talvez. Mas registrar ideias para músicas é tão importante quanto quaisquer outros tipos de ideias. Veio uma melodia na cabeça, uma batida, uma linha de baixo? Registra, grava uma "demo" no celular, nem que seja com a boca. Depois você pode compor o resto da música em torno disso.
Ou então, quando estiver usando um software comece bolando bases simples, o esqueleto da música, e com o tempo vá incrementando isso. Particularmente, acho que jogos desse tipo combinam com melodias marcantes, mesmo que sejam simples. Preferencialmente, a trilha deve estar no mesmo nível de qualidade do resto, mas você pode obter isso com músicas simples (e tal abordagem é até recomendável, já que você está começando a explorar esse lado do jogo).
Acho que a complicação de compor músicas para jogos é não poder ficar num estilo de música somente. Nesse ponto a pessoa tem que ser musicalmente eclética, ouvir de tudo e saber casar com o que o jogo pede. A composição também vai precisar ser estruturada de forma que o loop seja possível. Quanto menor o tempo da música mais difícil compor ela é. Só ver os produtores musicais de jingles e comerciais, tendo 1 min ou menos pra compor algo que expresse o que tá na tela. Tenso.

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Acho que a complicação de compor músicas para jogos é não poder ficar num estilo de música somente. Nesse ponto a pessoa tem que ser musicalmente eclética, ouvir de tudo e saber casar com o que o jogo pede. A composição também vai precisar ser estruturada de forma que o loop seja possível. Quanto menor o tempo da música mais difícil compor ela é. Só ver os produtores musicais de jingles e comerciais, tendo 1 min ou menos pra compor algo que expresse o que tá na tela. Tenso.
:
Como compositora (assim como você) entendo tais considerações. O bom é que hoje em dia pelo menos estamos bem munidos tecnologicamente, o que já facilita a vida da Asha ou de qualquer um que esteja se envolvendo na área.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.835
Pontos
453

Você pode dispensar usar músicas criadas por AI, e acho válido. Mas acho recomendável tirar duvidas com AI sobre questões técnicas e musicais (exatamente como as que você tem). Interagir em fóruns tem seu papel, mas as vezes você consegue obter o mesmo tipo de informação com AI de forma mais ágil.

E não sei se entendi direito se você também está procurando dicas puramente musicais, de composição, etc... Mas se também é o caso, pense no seu jogo de forma literal quando for compor musicas para ele. Pensa nos gráficos, na imagem que ele tem, no que você está buscando criar com ele, enfim... Como você quer que ele soe?

Obrigada pelo elogio e dicas, DreamCPS! EDK é na verdade o meu primeiro jogo. Eu fiz esse alpha como projeto de conclusão do curso de desenvolvimento de jogos que me matriculei há uns anos atrás e decidi tocá-lo para frente como solo dev. Quando finalizá-lo, pretendo lançá-lo como freeware no itch.io.

Não gosto de usar AI para realizar trabalhos criativos - principalmente de natureza comercial - porém sou aberta a utilizá-la como uma ferramenta para tarefas simples como, por exemplo, restaurar uma imagem antiga ou com qualidade ruim. Nunca usei ChatGPT e afins para tirar dúvidas (principalmente por já ter visto complicações que vieram disso) mas vou considerar a dica!

E não sei se entendi direito se você também está procurando dicas puramente musicais, de composição, etc...
Resumidamente, procuro dicas de como dar os primeiros passos para aprender a compor. Há tantos tutoriais, termos musicais e técnicas na internet que fiquei com bastante dúvidas em relação a onde começar.

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Obrigada pelo elogio e dicas, DreamCPS! EDK é na verdade o meu primeiro jogo. Eu fiz esse alpha como projeto de conclusão do curso de desenvolvimento de jogos que me matriculei há uns anos atrás e decidi tocá-lo para frente como solo dev. Quando finalizá-lo, pretendo lançá-lo como freeware no itch.io.

Não gosto de usar AI para realizar trabalhos criativos - principalmente de natureza comercial - porém sou aberta a utilizá-la como uma ferramenta para tarefas simples como, por exemplo, restaurar uma imagem antiga ou com qualidade ruim. Nunca usei ChatGPT e afins para tirar dúvidas (principalmente por já ter visto complicações que vieram disso) mas vou considerar a dica!

Resumidamente, procuro dicas de como dar os primeiros passos para aprender a compor. Há tantos tutoriais, termos musicais e técnicas na internet que fiquei com bastante dúvidas em relação a onde começar.
:
Certo, Asha. Eu penso que música é a parte que você pode deixar por último nesse tipo de projeto. Não sei em que ponto de desenvolvimento seu jogo está, mas fica bem mais prático compor quando ele já estiver mais ou menos pronto, por que é o próprio jogo que te dá base para compor. Também, você correrá menos risco de compor coisas que não combinam com o produto final, se deixar pra compor depois. Mas enfim, o projeto é seu, e caso queira seguir com a parte musical agora...

... Tem um elemento básico relacionado a composição musical que não me parece ter sido muito discutido nesse tópico: timbre. Você já pensou com calma sobre que tipos de sons quer usar para criar suas músicas? Você pensa em manter algo na linha do que já usou, quer algo mais Snes, algo mais Mega Drive... ? Ou instrumentos reais?

Antes de começar a compor é fundamental você determinar isso. Os timbres/instrumentos que você usa são como a paleta de cores que você escolhe para pintar um quadro, por exemplo.

Sei que você gosta do Mega, e se caso você queira recriar uma sonoridade daquele tipo, o mais óbvio é experimentar o sintetizador Yamaha DX-7. O chip de som do Mega era meio que uma versão miniatura desse synth. Com esse instrumento e uma bateria eletronica você pode criar musicas completas.

Estou deixando abaixo uns links com versões virtuais do DX-7 e da Roland 808 (uma drum machine bem importante dos anos 80), caso queira dar uma brincada.

E se tiver mais questões, dá um toque.

Ultima Edição:
Topo Fundo