O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MMarchesan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.582
Reações
905
Pontos
964
Se a placa estiver ligada as lanes do processador sim. Os Ryzen têm 24 lanes: 16 para a placa de vídeo, 4 para o NVMe e 4 para o chipset. Se for colocado em algum slot PCI-E que compartilha lanes com o processador irá dividir essas 4 que vão para o NVMe. Aí poderá ter duas coisas rodando em x2 ao invés de o NVMe rodando em x4. Existem outras lanes do chipset que rodam em PCI-E 2.0 mas aí depende da placa mãe. No seu caso é possível haver interferência da placa de rede e aí vale a pena mudar o slot PCI-E da placa para ver se o NVMe aparecerá como x4 e se não mudar nada tirar a placa de rede para ver se aparecerá os x4.

Experimentei tirar a placa de rede aqui e seguiu a mesma coisa, vou dar mais uma fuçada na bios depois pra ver se acho algo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Noctua Pending Fanless Processor Cooler Pictured
by Hilbert Hagedoorn on: 12/21/2020 08:41 AM | source: FanlessTech | 10 comment(s)
Noctua Pending Fanless Processor Cooler Pictured

Noctua has been working on a Fanless Passive CPU Cooler for a long time now, in fact back in 2019 on Computex the first words on that had been shared.

Back then a 1.5 kg cooler passive (with no fans) would be able to offer 120W of cooling or 180W with a silent fan. Back then the prototype incorporated support for both AM4 and LGA 115x sockets even possible to cool a Core i9-9900K under load at the time.

It seems Noctua has plans to commercially release the passive cooler H1 next year and new photos have recently been shared at @FanlessTech and would see volume production in the next few months. The photo, well it's not much .. but it is something.


Isso deve ser um monstro. 120W sem cooler.

o meu lucifer v2 dissipa 65w sem cooler e já é um monstro, tenho que medir bem para trocar de gabinete, memórias e até a mobo (se o pcie 16x ficar muito perto do processador dá problema). Imagina essa criatura? Se brincar, usar na vertical vai precisar de apoio fixando no gabinete
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Experimentei tirar a placa de rede aqui e seguiu a mesma coisa, vou dar mais uma fuçada na bios depois pra ver se acho algo.
Veja na BIOS. Se estivesse em casa te mostraria onde fica a parte específica para determinar a geração do PCI-E e a largura de banda. Se tirou a placa você tem que ter todas as lanes liberadas para ter x4.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
o meu lucifer v2 dissipa 65w sem cooler e já é um monstro, tenho que medir bem para trocar de gabinete, memórias e até a mobo (se o pcie 16x ficar muito perto do processador dá problema). Imagina essa criatura? Se brincar, usar na vertical vai precisar de apoio fixando no gabinete
Procure pelos protótipos. Gigantes.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Procure pelos protótipos. Gigantes.

Olhei aqui, parece ser tão maior, mas deve ser um pouco mais largo, deve ter mais problema com a pcie e dissipador de vrm que o meu lucifer.

Agora, o meu é pesado, 1079g com o fan (desconta 143g). Esse daí tem 50% a mais de peso... acho que as fins são realmente mais largas, não deve ser só impressão da foto, para justificar o peso maior.

Para dar uma ideia do que esperar, as dimensões do meu 140×136×168mm

não to conseguindo anexar imagens no tópico, vai o link mesmo
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Olhei aqui, parece ser tão maior, mas deve ser um pouco mais largo, deve ter mais problema com a pcie e dissipador de vrm que o meu lucifer.

Agora, o meu é pesado, 1079g com o fan (desconta 143g). Esse daí tem 50% a mais de peso... acho que as fins são realmente mais largas, não deve ser só impressão da foto, para justificar o peso maior.

Para dar uma ideia do que esperar, as dimensões do meu 140×136×168mm

não to conseguindo anexar imagens no tópico, vai o link mesmo
Haja espaço.
 


GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Ajudem aí pessoal, pufavô:

1º = Comprei 2x8GB Corsair Vegeance LPX a 3000MHz. Na foto que segue, elas não estão trabalhando a 3000MHz né? Vou ter que ligar o XMP na b450m steel legend, é isso?

Visualizar anexo 160319


2º = É possível clonar um SSD NVMe na b450m Steel Legend pra outro SSD NVMe já que a placa tem dois slots? A ideia era clonar e usar no slot principal para m.2 mesmo sem ser aquele próximo dos SATA. Só conectaria os dois juntos pra fazer a clonagem usando o EaseUS e depois usaria 1 só no slot principal PCI-E, da pra fazer isso de boa? E não, não uso nenhuma porta SATA da mobo...
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.139
Pontos
453
Ajudem aí pessoal, pufavô:

1º = Comprei 2x8GB Corsair Vegeance LPX a 3000MHz. Na foto que segue, elas não estão trabalhando a 3000MHz né? Vou ter que ligar o XMP na b450m steel legend, é isso?

Visualizar anexo 160319


2º = É possível clonar um SSD NVMe na b450m Steel Legend pra outro SSD NVMe já que a placa tem dois slots? A ideia era clonar e usar no slot principal para m.2 mesmo sem ser aquele próximo dos SATA. Só conectaria os dois juntos pra fazer a clonagem usando o EaseUS e depois usaria 1 só no slot principal PCI-E, da pra fazer isso de boa? E não, não uso nenhuma porta SATA da mobo...

Sim, entre na bios, veja as opções de XMP e escolha um perfil. Na minha b450m aparecem dois perfis, mas são praticamente iguais.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Sim, entre na bios, veja as opções de XMP e escolha um perfil. Na minha b450m aparecem dois perfis, mas são praticamente iguais.

Antes de ligar o XMP tava assim:

160546



Depois de ligar o XMP, ficou assim:

160547


A DRAM Voltage acho que tá em 1.35, será que ta bom?
Deixa o XMP ligado assim mesmo ou tento mexer nessas latências?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Ajudem aí pessoal, pufavô:

1º = Comprei 2x8GB Corsair Vegeance LPX a 3000MHz. Na foto que segue, elas não estão trabalhando a 3000MHz né? Vou ter que ligar o XMP na b450m steel legend, é isso?

Visualizar anexo 160319


2º = É possível clonar um SSD NVMe na b450m Steel Legend pra outro SSD NVMe já que a placa tem dois slots? A ideia era clonar e usar no slot principal para m.2 mesmo sem ser aquele próximo dos SATA. Só conectaria os dois juntos pra fazer a clonagem usando o EaseUS e depois usaria 1 só no slot principal PCI-E, da pra fazer isso de boa? E não, não uso nenhuma porta SATA da mobo...
É isso aí, o só ativar o perfil XMP como fez.

O segundo slot M.2 é SATA.

- 1 x Soquete Ultra M.2 (M2_1), suporta módulo M.2 PCIe M Key tipo 2242/2260/2280 até Gen3 x4 (32 Gb/s) (com CPU Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb/s) (com APU Athlon série e Raven Ridge 2)**

- 1 x Soquete M.2 (M2_2), suporta módulos M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 6.0 Gb/s
O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
É isso aí, o só ativar o perfil XMP como fez.

O segundo slot M.2 é SATA.

- 1 x Soquete Ultra M.2 (M2_1), suporta módulo M.2 PCIe M Key tipo 2242/2260/2280 até Gen3 x4 (32 Gb/s) (com CPU Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb/s) (com APU Athlon série e Raven Ridge 2)**

- 1 x Soquete M.2 (M2_2), suporta módulos M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 6.0 Gb/s
O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

Valeu, mestre!
Então dá pra colocar o segundo NVMe no slot SATA, clonar o primeiro no segundo e então depois de clonado colocar este para ser usado no slot principal de boa né?
Porque estou pensando em pegar um NVMe de 512GB ou maior, aí faço essa artimanha rs
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Valeu, mestre!
Então dá pra colocar o segundo NVMe no slot SATA, clonar o primeiro no segundo e então depois de clonado colocar este para ser usado no slot principal de boa né?
Porque estou pensando em pegar um NVMe de 512GB ou maior, aí faço essa artimanha rs
Não porque o slot de baixo é SATA. É outro barramento. Você pode tanto instalar um SSD SATA na porta 3 das entradas SATA ou usar no slot M.2 de baixo um SSD M.2 SATA. Contudo, NVMe só no slot de cima.

Este é um M.2 NVMe que usa o barramento PCI-Express 3.0.


Já este é um M.2 que usa o barramento SATA


São parecidos mas não são a mesma coisa.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Não porque o slot de baixo é SATA. É outro barramento. Você pode tanto instalar um SSD SATA na porta 3 das entradas SATA ou usar no slot M.2 de baixo um SSD M.2 SATA. Contudo, NVMe só no slot de cima.

Este é um M.2 NVMe que usa o barramento PCI-Express 3.0.


Já este é um M.2 que usa o barramento SATA


São parecidos mas não são a mesma coisa.

Ahhh agora saquei! Muito obrigado!!
Tem alguma dica então pra futuramente eu fazer um upgrade de SSD NVMe com maior capacidade usando o PCI-E?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Ahhh agora saquei! Muito obrigado!!
Tem alguma dica então pra futuramente eu fazer um upgrade de SSD NVMe com maior capacidade usando o PCI-E?
Instale o sistema do zero mesmo. Só faça um backup do que é importante.

Se for comprar por aqui espere uma boa promoção e o mais provável é encontrar um ADATA XPG com preços razoáveis. Se for importar, o Asgard AN3 é um monstrinho e com bom preço.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Minha árvore de Natal chegou rs

Ganhei bons frames no Warzone. Agora tô feliz com meu Ryzen 3600.

yBQEbHv.jpg[img]
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.139
Pontos
453
Antes de ligar o XMP tava assim:

Visualizar anexo 160546



Depois de ligar o XMP, ficou assim:

Visualizar anexo 160547


A DRAM Voltage acho que tá em 1.35, será que ta bom?
Deixa o XMP ligado assim mesmo ou tento mexer nessas latências?

Voltagem tá suave.
Se quiser mexer nas latências, tem dois programas que auxiliam muito, o Thaipoon burner e o Ryzen Dram Calculator. O primeiro é para gerar um arquivo .html que será usado no segundo (de forma bem resumida).
Esse video é longo, mas logo no início é mostrado como se usa os programas.




Minha árvore de Natal chegou rs

Ganhei bons frames no Warzone. Agora tô feliz com meu Ryzen 3600.

yBQEbHv.jpg[img]

Tu acha que um WC muito overpower para o ryzen 3600? como é o nível de ruído?

Tenho um gammaxx 400 e já estou ficando louco com o sobe-desce da ventoinha até pra coisas corriqueiras como abrir um navegador, isso que já fiz curva personalizada na bios e diminuiu bastante a ocorrência. Ele está em 4200MHz a 1,3V, menos que isso trava.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Voltagem tá suave.
Se quiser mexer nas latências, tem dois programas que auxiliam muito, o Thaipoon burner e o Ryzen Dram Calculator. O primeiro é para gerar um arquivo .html que será usado no segundo (de forma bem resumida).
Esse video é longo, mas logo no início é mostrado como se usa os programas.






Tu acha que um WC muito overpower para o ryzen 3600? como é o nível de ruído?

Tenho um gammaxx 400 e já estou ficando louco com o sobe-desce da ventoinha até pra coisas corriqueiras como abrir um navegador, isso que já fiz curva personalizada na bios e diminuiu bastante a ocorrência. Ele está em 4200MHz a 1,3V, menos que isso trava.
Se desligar o core boost ele para de fazer isso.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Voltagem tá suave.
Se quiser mexer nas latências, tem dois programas que auxiliam muito, o Thaipoon burner e o Ryzen Dram Calculator. O primeiro é para gerar um arquivo .html que será usado no segundo (de forma bem resumida).
Esse video é longo, mas logo no início é mostrado como se usa os programas.






Tu acha que um WC muito overpower para o ryzen 3600? como é o nível de ruído?

Tenho um gammaxx 400 e já estou ficando louco com o sobe-desce da ventoinha até pra coisas corriqueiras como abrir um navegador, isso que já fiz curva personalizada na bios e diminuiu bastante a ocorrência. Ele está em 4200MHz a 1,3V, menos que isso trava.

Difícil dizer pq eu não tenho muita sensibilidade com ruído de ventoinha não. Geralmente quando jogo, é de fone, então não me incomoda. Mas a ventoinha que uso pro AIO é uma bem simples. Porém se teu problema é o ruído, eu acho que vale mais a pena vc pensar em comprar uma ventoinha silenciosa pro teu air.

Aqui tô com sorte no Ryzen 5 3600, porém preciso testar mais. Ele é de Setembro desse ano, então tem binagem melhor.

Se desligar o core boost ele para de fazer isso.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
Pior que não para. O Ryzen 3600 realmente trabalha assim, oscilando dezenas de vezes em um segundo só a voltagem.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Difícil dizer pq eu não tenho muita sensibilidade com ruído de ventoinha não. Geralmente quando jogo, é de fone, então não me incomoda. Mas a ventoinha que uso pro AIO é uma bem simples. Porém se teu problema é o ruído, eu acho que vale mais a pena vc pensar em comprar uma ventoinha silenciosa pro teu air.

Aqui tô com sorte no Ryzen 5 3600, porém preciso testar mais. Ele é de Setembro desse ano, então tem binagem melhor.


Pior que não para. O Ryzen 3600 realmente trabalha assim, oscilando dezenas de vezes em um segundo só a voltagem.
Aqui eu só desliguei o boost no meu 3600. Tô com o cooler master hyper 212 turbo.

Silêncio total agora.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Aqui eu só desliguei o boost no meu 3600. Tô com o cooler master hyper 212 turbo.

Silêncio total agora.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
Pra mim, desligar o PB não mudou qualquer coisa. Mas ainda tô em fase de teste.
 
Ultima Edição:

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.139
Pontos
453
Difícil dizer pq eu não tenho muita sensibilidade com ruído de ventoinha não. Geralmente quando jogo, é de fone, então não me incomoda. Mas a ventoinha que uso pro AIO é uma bem simples. Porém se teu problema é o ruído, eu acho que vale mais a pena vc pensar em comprar uma ventoinha silenciosa pro teu air.

Aqui tô com sorte no Ryzen 5 3600, porém preciso testar mais. Ele é de Setembro desse ano, então tem binagem melhor.


Pior que não para. O Ryzen 3600 realmente trabalha assim, oscilando dezenas de vezes em um segundo só a voltagem.

O barulho em si não me incomoda, desde que se mantenha constante. Quando jogo tb uso fone, e o gabinete fica embaixo da mesa, então até o coil whine da placa de video não é problema. O pepino é essa subida e descida rápida do giro do cooler.

Aqui eu só desliguei o boost no meu 3600. Tô com o cooler master hyper 212 turbo.

Silêncio total agora.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk

O boost já desliguei há algum tempo (o precision boost overdrive), deu uma boa melhorada, mas não parou por completo. O único jeito que consegui foi retirar o OC e desativar tb o core performance boost, mas aí é capar desempenho.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
O barulho em si não me incomoda, desde que se mantenha constante. Quando jogo tb uso fone, e o gabinete fica embaixo da mesa, então até o coil whine da placa de video não é problema. O pepino é essa subida e descida rápida do giro do cooler.



O boost já desliguei há algum tempo (o precision boost overdrive), deu uma boa melhorada, mas não parou por completo. O único jeito que consegui foi retirar o OC e desativar tb o core performance boost, mas aí é capar desempenho.
Então, pq vc não edita o perfil? Ou até mesmo escolhe uma rotação fixa? Sinceramente não vejo necessidade desse vai e vem também não, eu deixo minhas ventoinhas todas, exceção da placa de vídeo mesmo (que é hiper silenciosa), travadas numa rotação específica.

Se sua placa mesmo editando mantém inconstante, vc pode usar o speedfan pra isso. Não tem melhor.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.758
Reações
4.827
Pontos
1.194
Eh galera, Pensei que ia postar aqui super feliz com minha compra, mas deu m****... Terabyte envio apenas 2 itens, dos 3 da nota e sim, não veio o mais importante. To num stress absurdo com eles, pois agora eles dizem que preciso ver com a transportadora, e adivinhem? A transportadora dizem que preciso ver com eles!

O foda eh que tá uma loucura as entregas de final de ano, eu eu já havia prometido aqui para um amigo a venda da minha 1660Ti ele precisa com urgência para dar de natal um PC Gamer pro filho. meu to mto chateado =( desde ontem email-telefone-mensagem-chat e os c***lho com eles lá...

Edit: Boa Noticia! (eu acho) não perderam, o item está na terabyte, agora to negociando uma entrega expressa na faixa =D
 
Ultima Edição:

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.139
Pontos
453
Então, pq vc não edita o perfil? Ou até mesmo escolhe uma rotação fixa? Sinceramente não vejo necessidade desse vai e vem também não, eu deixo minhas ventoinhas todas, exceção da placa de vídeo mesmo (que é hiper silenciosa), travadas numa rotação específica.

Se sua placa mesmo editando mantém inconstante, vc pode usar o speedfan pra isso. Não tem melhor.

A placa é de boa, a inconstância é com a ventoinha do gammaxx 400. Acostumei com o 2400g, nem percebia mais o cooler.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A placa é de boa, a inconstância é com a ventoinha do gammaxx 400. Acostumei com o 2400g, nem percebia mais o cooler.
Então, mas vc pode ajustar a rotação do cooler do processador também. Até limitar. Dá pra criar menos perfis, pra não variar tanto, etc.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Difícil dizer pq eu não tenho muita sensibilidade com ruído de ventoinha não. Geralmente quando jogo, é de fone, então não me incomoda. Mas a ventoinha que uso pro AIO é uma bem simples. Porém se teu problema é o ruído, eu acho que vale mais a pena vc pensar em comprar uma ventoinha silenciosa pro teu air.

Aqui tô com sorte no Ryzen 5 3600, porém preciso testar mais. Ele é de Setembro desse ano, então tem binagem melhor.


Pior que não para. O Ryzen 3600 realmente trabalha assim, oscilando dezenas de vezes em um segundo só a voltagem.

Como vc faz pra ver de que mês o processador é?
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Bom galera, para quem ainda possa ter duvida sobre chaves do Windows e sua durabilidade. Terminei de perder a minha que tinha conseguido quando migrei do Windows 7 validado pirata, ou seja, era uma chave originalíssima! Troca de placa-mãe revoga a chave que você tenha e daí terá que comprar outra. Já tinha feitos outros upgrades diversos sem nenhum problema, mas com a troca da placa-mãe levou embora a chave que tinha. Comprei uma daquelas do ML espero que dure bastante.
 
Topo Fundo