Não sei se esse é o tópico mais adequado pra esse relato, mas eu vinha tendo problemas com minha configuração há algum tempo já(no meio dos jogos a tela ficava preta e as ventoinhas da GPU iam pra 100%), que a princípio pensei se tratar da GPU, pois quando a reincaixava no slot em uma posição específica voltava a funcionar, porém após um tempo voltava a ocorrer. Tinha feito de tudo já, trocado posição de pino de alimentação, deitado o gabinete na horizontal e desparafusado a GPU do gabinete... Comprei até suporte pra ela achando que estava empenada(que funcionou por um tempo, até eu voltar a ter os mesmos problemas na semana passada).
Pois bem, recentemente tive a oportunidade de testar todos os componentes em outra placa-mãe, e rodou tudo liso. Testei ainda duas GPUs diferentes na minha mobo e não funcionaram. Ou seja, o problema é na bendita da MOBO(B450 Tomahawk MAX), muito provavelmente relacionado aos slots PCI-E(não funciona em nenhum dos dois).
Já entrei em contato com a MSI pra realizar o RMA. Me passaram(em inglês) o contato de uma oficina em Varginha. Enviei um email pra eles mas ainda não me responderam.
Alguém já teve experiência com o RMA da marca? É tranquilo ou a chance de ter dor de cabeça é alta?
De todo modo, no medo de demorar ou dar m**** com o RMA, já comprei uma Asus ROG Strix B550 na Kabum. Torcer pra essa não me deixar na mão também. Olhando pelo lado positivo, agora ao menos já tenho suporte a PCI-E 4.0(e um VRM melhor também, aparentemente).
Uma lição que estou tirando disso tudo, é não ter preconceito com marca. Embora, dadas as circunstâncias, a conclusão mais lógica fosse de fato problema na GPU, por ser da Zotac, eu já estava meio que dando por certo(embora torcendo para que não, pois uma GPU high-end hoje em dia tá custando um rim). No fim das contas a pobre coitada nada tinha a ver com isso, e foi uma peça de uma marca aparentemente confiável a culpada.