O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Uma dúvida besta, o monitor trabalha melhor em sua resolução nativa? exemplo:

Full HD em monitor Full HD fica melhor do que um 4K configurado pra Full HD? Alguém já fez esse teste com telas do mesmo tamanho?
Já fiz na casa de um amigo meu. 4k em Full HD fica bem melhor que resolução nativa do Full HD. Melhora muito mesmo. Fica lindo e até comparado com monitor de tamanho similar (foi um 29 ultra contra 27 wide), sinceramente não muda muita coisa não. Muita gente compra placa nível 2080TI em monitor 1080p@144Hz visando jogar AAA em 4k@60FPS e nos competitivos online manter altíssimas taxas e uma resolução decente feito 1080p, sendo nativa.
 
Ultima Edição:

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.566
Reações
16.331
Pontos
553
Uma dúvida besta, o monitor trabalha melhor em sua resolução nativa? exemplo:

Full HD em monitor Full HD fica melhor do que um 4K configurado pra Full HD? Alguém já fez esse teste com telas do mesmo tamanho?
Em jogos como pubg tu consegue colocar até 20% a mais na resolução mudando uma opção simples nas configurações do jogo e já fica bem mais bonitão... Imagina subir pra 4k em um monitor Full HD...
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
1.681
Pontos
253
@rodrigoxm49 e @Tassadar_ Eu devo ter me expressado mal, mas de qualquer muito obrigado pela resposta, bom saber disso. Mas a dúvida era sobre downscale, tipo ter um monitor 4K, mas não ter GPU e CPU suficiente pra rodar jogos nesta resolução e baixar pra 1080p. Aí queria saber se nesse caso o downlscale do 4k fica igual ou o 1080p nativo fica melhor.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
@rodrigoxm49 e @Tassadar_ Eu devo ter me expressado mal, mas de qualquer muito obrigado pela resposta, bom saber disso. Mas a dúvida era sobre downscale, tipo ter um monitor 4K, mas não ter GPU e CPU suficiente pra rodar jogos nesta resolução e baixar pra 1080p. Aí queria saber se nesse caso o downlscale do 4k fica igual ou o 1080p nativo fica melhor.
Cara, eu creio que para que você não observe um visual muito ruim, tenha que adotar uma distância enorme. Eu não conselho. Downscale especialmente de resolução não fica muito legal não.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.617
Pontos
753
Uma dúvida besta, o monitor trabalha melhor em sua resolução nativa? exemplo:

Full HD em monitor Full HD fica melhor do que um 4K configurado pra Full HD? Alguém já fez esse teste com telas do mesmo tamanho?

se vc tiver um monitor nativo 4k ou 1440p, e colocar um jogo em 1080p, vai ficar horrível.
imagem toda borrada.

no caso de TV, algumas 4k ainda ficam ótima em resoluções menores.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Uma dúvida besta, o monitor trabalha melhor em sua resolução nativa? exemplo:

Full HD em monitor Full HD fica melhor do que um 4K configurado pra Full HD? Alguém já fez esse teste com telas do mesmo tamanho?

Bom eu tive monitor 4k por mais de 2 anos e te falo.
No monitor 4k se você setar Full HD a imagem fica uma m****.
Já em uma boa TV isso não acontece tanto pq a Tv faz o upscaling, coisa que o monitor não faz.

Então se a meta é rodar em full HD, melhor um monitor Full HD mesmo.
 


TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Senhores,

Vou trocar minha fonte para pegar uma RTX30xx, o que é melhor:

EVGA 850w 80 Plus Bronze semi modular (tá em promoção agora por 699)

XPG 750W 89 Plus Gold full modular (tá 850, mas tem promoções para 650 -700 com alguma regularidade)

Essas ne pareceram o melhor CxB, a xpg inclusive tem 10 anos de garantia, mas sei lá, não conheço bem nenhuma das duas.
 

kapricorn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.318
Reações
2.003
Pontos
984
Pessoal sabido,

Tô querendo trocar só minha placa de vídeo atualmente, até porque é o que a grana talvez permita.

Minha configuração é:

i7-4770
Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz
Placa Mãe Asus B85M-E/BR
Fonte XFX 750W

Tô querendo trocar minha GTX 770 2GB por uma Radeon 5600 XT 6GB ou uma RTX 2060 6GB.

Queria saber se vocês acham que o gargalo vai ser muito bruto e quanta fé eu botaria nessa build para os próximos anos... Tipo, eu terei que trocar tudo eventualmente, mas quão eventualmente? rsrs
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Pessoal sabido,

Tô querendo trocar só minha placa de vídeo atualmente, até porque é o que a grana talvez permita.

Minha configuração é:

i7-4770
Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz
Placa Mãe Asus B85M-E/BR
Fonte XFX 750W

Tô querendo trocar minha GTX 770 2GB por uma Radeon 5600 XT 6GB ou uma RTX 2060 6GB.

Queria saber se vocês acham que o gargalo vai ser muito bruto e quanta fé eu botaria nessa build para os próximos anos... Tipo, eu terei que trocar tudo eventualmente, mas quão eventualmente? rsrs
Tem SSD? se não compre um, aumente essa memoria para 2x8, 4x4 o que for mais fácil e barato, 5600XT e RTX 2060 vai ficar legal, gargalo sempre tem, se não joga multiplayer on-line esse I7 deve segurar 60fps por algum tempo ainda.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Dúvida de periférico cabe aqui também?

Pergunta. Eu jogo CSGO competitivo.

Existe algum estudo que correlaciona qual a melhor condição entre sensibilidade do mouse no jogo e DPI do mouse?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Pessoal sabido,

Tô querendo trocar só minha placa de vídeo atualmente, até porque é o que a grana talvez permita.

Minha configuração é:

i7-4770
Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz
Placa Mãe Asus B85M-E/BR
Fonte XFX 750W

Tô querendo trocar minha GTX 770 2GB por uma Radeon 5600 XT 6GB ou uma RTX 2060 6GB.

Queria saber se vocês acham que o gargalo vai ser muito bruto e quanta fé eu botaria nessa build para os próximos anos... Tipo, eu terei que trocar tudo eventualmente, mas quão eventualmente? rsrs
Terá um ganho imenso. Lá no futuro você faz o resto do upgrade.
 

José Vitor

Veterano
Mensagens
669
Reações
317
Pontos
113
Consigo copiar um ssd inteiro pra outro? Aproveitar tudo que já tá instalado + o SO, para um outro ssd sem incompatibilidades?

Uma máquina é Intel a outra é amd

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Consigo copiar um ssd inteiro pra outro? Aproveitar tudo que já tá instalado + o SO, para um outro ssd sem incompatibilidades?

Uma máquina é Intel a outra é amd

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Sim. Macrium Reflect Free. Com certa distância, o melhor.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Pessoal sabido,

Tô querendo trocar só minha placa de vídeo atualmente, até porque é o que a grana talvez permita.

Minha configuração é:

i7-4770
Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz
Placa Mãe Asus B85M-E/BR
Fonte XFX 750W

Tô querendo trocar minha GTX 770 2GB por uma Radeon 5600 XT 6GB ou uma RTX 2060 6GB.

Queria saber se vocês acham que o gargalo vai ser muito bruto e quanta fé eu botaria nessa build para os próximos anos... Tipo, eu terei que trocar tudo eventualmente, mas quão eventualmente? rsrs
Processador com certeza vai te limitar logo ali na frente, mas GPU vai te dar um bom tempo de folga. É um excelente up, espere algo talvez parecido com o que vc viveu com a GTX770 se passou essa gen inteira com ele. CPU que posso te garantir não passar do ano que vem sem massivos e insuportáveis gargalos.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Até quanto quer pagar? Dependendo de como for consegue uma RX 5600 XT.
Caramba, não tinha visto o quote.

Então, eu venderia a minha RX 580 e venderia também uma R7 350 que tenho aqui num PC antigo. Eu ia deixar ela lá pra usar na sala, mas desde que comprei esse meu novo PC não usei, é vacilo deixar parada. Adicionaria também uns 800 reais, por aí.

No caso queria saber até que modelo vale o UP, porque com relação a preços eu sei que a todo momento muda. O que daria certo sem o Ryzen 5 2600X meu dar gargalo?
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Ah, outra coisa, eu tava até animado com o Series S, mas dependendo é mais jogo eu upar a placa gráfica mesmo, né?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Ah, outra coisa, eu tava até animado com o Series S, mas dependendo é mais jogo eu upar a placa gráfica mesmo, né?
Do que comprar um hardware mais fraco é. Para quem está comprando do zero, sem PC e carece de recursos pode até ser uma opção.

Essa sua placa segura qualquer coisa até uma 2070 Super ou 5700 XT.

Você tem de opções

RX 5600 XT da Sapphire por R$1949 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114792

RTX 2060 por R$2159 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113181

RX 5700 XT por R$2522 https://www.terabyteshop.com.br/pro...-d-8gb-gddr6-256bit-90-ga18zz-00uanf-open-box

RTX 2060 Super por R$2749 https://www.pichau.com.br/hardware/...-super-mini-8gb-gddr6-256-bits-zt-t20610e-10m

Se for olhar preço, a 5600 XT está saindo mais em conta é uma boa placa do nível da 2060. A RX 5700 XT é bem parruda e eu tenho uma inclusive. Quando se compara preço vemos que sai mais em conta do que a 2060 Super que é inferior.

Portanto aí depende do quanto quer gastar. Se quiser mais performance, mais memória e maior tranquilidade pagando o preço mais justo possível é a RX 5700 XT que está com um preço muito bom.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Do que comprar um hardware mais fraco é. Para quem está comprando do zero, sem PC e carece de recursos pode até ser uma opção.

Essa sua placa segura qualquer coisa até uma 2070 Super ou 5700 XT.

Você tem de opções

RX 5600 XT da Sapphire por R$1949 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114792

RTX 2060 por R$2159 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113181

RX 5700 XT por R$2522 https://www.terabyteshop.com.br/pro...-d-8gb-gddr6-256bit-90-ga18zz-00uanf-open-box

RTX 2060 Super por R$2749 https://www.pichau.com.br/hardware/...-super-mini-8gb-gddr6-256-bits-zt-t20610e-10m

Se for olhar preço, a 5600 XT está saindo mais em conta é uma boa placa do nível da 2060. A RX 5700 XT é bem parruda e eu tenho uma inclusive. Quando se compara preço vemos que sai mais em conta do que a 2060 Super que é inferior.

Portanto aí depende do quanto quer gastar. Se quiser mais performance, mais memória e maior tranquilidade pagando o preço mais justo possível é a RX 5700 XT que está com um preço muito bom.
Valeu pela ajuda. Não vou comprar no momento mas é bom saber as opções legais que eu posso ter. Vou juntar pra poder pagar à vista e quem sabe até esperar uma promo boa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Valeu pela ajuda. Não vou comprar no momento mas é bom saber as opções legais que eu posso ter. Vou juntar pra poder pagar à vista e quem sabe até esperar uma promo boa.
Então fique de olho em todas elas e na 2070 Super também. Quando for comprar, a que estiver com melhor custo-benefício será a escolhida.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.617
Pontos
753
Dúvida de periférico cabe aqui também?

Pergunta. Eu jogo CSGO competitivo.

Existe algum estudo que correlaciona qual a melhor condição entre sensibilidade do mouse no jogo e DPI do mouse?

tem que ver oq os pro players usam: https://prosettings.net/cs-go-pro-settings-gear-list/
não sei como funciona exatamente no cs go, visto que jogam em proporção 4:3.

mas é preferência sua tbm, geralmente dpi baixo(entre 400~800) com mousepad grande é o "padrão".
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.879
Reações
3.287
Pontos
703
Olá tetas ,acho que é a primeira vez que posto na pasta Pc.

Direto ao ponto , preciso de um PC pro filho estudar e jogar.

A intenção é ele rodar Full HD essa geração atual , em um monitor de 20.

Achei um PC no Olx e gostaria da opinião de vcs.

Se possível me recomendem algo com valor máximo de 2k...

Muito obrigado desde já .
5fbad3a932471dd5bc544402e980aa40.jpg


Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Olá tetas ,acho que é a primeira vez que posto na pasta Pc.

Direto ao ponto , preciso de um PC pro filho estudar e jogar.

A intenção é ele rodar Full HD essa geração atual , em um monitor de 20.

Achei um PC no Olx e gostaria da opinião de vcs.

Se possível me recomendem algo com valor máximo de 2k...

Muito obrigado desde já .
5fbad3a932471dd5bc544402e980aa40.jpg


Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
Para mim não vale. O i5 é capenga hoje em dia e ficará preso a uma placa mãe bem antiga H81 ou B85 provavelmente. A placa de vídeo é fraquíssima e tem apenas 8Gb de RAM. Se o cara negociar abaixar quem sabe possa valer mais a pena se puder colocar mais memória e um SSD.

Às vezes vale a pena tentar ver como ficaria montar algo incluindo algumas peças vindo da China.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Olá tetas ,acho que é a primeira vez que posto na pasta Pc.

Direto ao ponto , preciso de um PC pro filho estudar e jogar.

A intenção é ele rodar Full HD essa geração atual , em um monitor de 20.

Achei um PC no Olx e gostaria da opinião de vcs.

Se possível me recomendem algo com valor máximo de 2k...

Muito obrigado desde já .
5fbad3a932471dd5bc544402e980aa40.jpg


Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk

Tá mais ou menos, só fazendo uma configuração nova com alguns itens do ali express:
R$ 500 - Placa mãe AM4 A320
R$ 500 - CPU Ryzen 5 1600af - 500 +- (ALI)
R$ 200 - 2x Memória ram 4gb 2400mhz +- (ALI)
R$ 300 - SSD 256 gb
R$ 150 - Gabinete Simples
R$ 300 - Fonte EVGA 450w 80 plus bronze

Isso dá 2220, ainda vai faltar a placa de vídeo, Você pode por exemplo trocar o Ryzen 5 1600 por um APU, tipo o Ryzen 5 2400g por um 100 ou 200 a mais, vai ser pior que a GTX 1050 para jogos, mas é um pc todo novo, com SSD e que vai rodar esses jogos que o cara listou.

Dá uma olhada nesse tópico: https://forum.outerspace.com.br/ind...ez-só-te-sobre-dinheiro-pra-apu.543745/unread
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Galera, preciso de indicações de um teclado foda. Pode até ser com fio, mas gostaria que tivesse teclado multimídia (com botão play e skip).

Valeu.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Eu usava um Logitech K270 há anos. Sempre me atendeu bem. Sem fio, bateria dura + de ano.

Esses tempos eu resolvi testar teclado mecanico, mas queria também algo mais compacto, sem fio também e possibilidade de usar em vários dispositivos ao mesmo tempo... aí fui atrás daqueles 60% que tão na moda. Depois de ver vários reviews, optei pelo Blitzwolf BW-KB1. Até ia fazer um mini-review dele aqui na OS, mas ainda não tive tempo. Por enquanto ainda to acostumando com o layout dele que é um pouquinho diferente do que estou habituado, mas a digitação nele é muito massa. Não sei se é pq eu nunca tinha usado um teclado mecanico antes, mas to achando extremamente confortável. Além do fato de pode usar com outros dispositivos com 2 toques, que me ajuda bastante quando quero alternar do meu desk pro note do trabalho por exemplo. E claro, não podia faltar o RGB pra dar mais uns fps.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Btw, existe algum teclado com trackpad que não sejam como aqueles da Microsoft e da Logitech que matam o numpad e diminuem as setas?
6dc62845-08e2-44de-9111-183232b5f27b.jpg

Logitech-teclado-de-toque-sem-fio-k400-plus-com-touchpad-embutido-para-tvs-conectadas-internet.jpg

Eu usava um Logitech K270 há anos. Sempre me atendeu bem. Sem fio, bateria dura + de ano.

Esses tempos eu resolvi testar teclado mecanico, mas queria também algo mais compacto, sem fio também e possibilidade de usar em vários dispositivos ao mesmo tempo... aí fui atrás daqueles 60% que tão na moda. Depois de ver vários reviews, optei pelo Blitzwolf BW-KB1. Até ia fazer um mini-review dele aqui na OS, mas ainda não tive tempo. Por enquanto ainda to acostumando com o layout dele que é um pouquinho diferente do que estou habituado, mas a digitação nele é muito massa. Não sei se é pq eu nunca tinha usado um teclado mecanico antes, mas to achando extremamente confortável. Além do fato de pode usar com outros dispositivos com 2 toques, que me ajuda bastante quando quero alternar do meu desk pro note do trabalho por exemplo. E claro, não podia faltar o RGB pra dar mais uns fps.
Eu tenho um desse que uso na PC que veio com um mouse M185. Muito bom também. Parece um pouco com o da Microsoft mas as teclas são mais altas.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Olá tetas ,acho que é a primeira vez que posto na pasta Pc.

Direto ao ponto , preciso de um PC pro filho estudar e jogar.

A intenção é ele rodar Full HD essa geração atual , em um monitor de 20.

Achei um PC no Olx e gostaria da opinião de vcs.

Se possível me recomendem algo com valor máximo de 2k...

Muito obrigado desde já .
5fbad3a932471dd5bc544402e980aa40.jpg


Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
Se seu objetivo é morrer com esse PC - parece inconcebível para muitos aqui, mas como também trabalho com isso e conheço realidades completamente diferentes da minha, sei que é comum e inclusive maioria disparada das demandas -, até que não está tão ruim. Embora ache que talvez você consiga achar coisa melhor nessa faixa de preço se mora em um grande centro. Exemplo ao invés da 1050ti, uma RX470 ou RX570. Mas esse PC vai ser suficiente para os jogos atuais, superando os consoles PS4 e Xbox One, além de muito superior - sem qualquer comparação mesmo - a qualquer APU atual. Então se vai morrer com PC, não tem a menor possibilidade ou nem quer fazer qualquer UP futuramente, esse PC é uma escolha muito mais sábia e inteligente que montar um kit com 3400G ou 3200G (que já vem com vídeo integrado, mas muito fracos e só servem pra rodar 720p e ainda assim, dependendo do jogo, com frames baixíssimos).
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
RX 5600 XT por R$1899

Também tem a impressão de que essas placas nessa faixa vão manter os preços? Eu acho que se baixarem, ao menos esse ano, será ali na faixa dos 10% do valor e olhe lá. Acho que não chega nem nisso.

To tentado a pegar a 5600XT há meses...

Ainda assim, vou esperar uma Asus ou outra marca. Gigabyte é complicado. Passaram três na minha mão e as três com o mesmo problema pra manter o clock base ou boost mesmo a 75C/80C.

E tem também as GTX2060 saindo a 2099. DLSS e tal. Frete 60 reais mais caro que a 5600XT.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/...Nj7SOoXLxCFBE4Doold6yrPsehp2YWFBoC-zIQAvD_BwE
 

Daniel Roza

Bam-bam-bam
Mensagens
332
Reações
827
Pontos
278
Eu usava um Logitech K270 há anos. Sempre me atendeu bem. Sem fio, bateria dura + de ano.

Esses tempos eu resolvi testar teclado mecanico, mas queria também algo mais compacto, sem fio também e possibilidade de usar em vários dispositivos ao mesmo tempo... aí fui atrás daqueles 60% que tão na moda. Depois de ver vários reviews, optei pelo Blitzwolf BW-KB1. Até ia fazer um mini-review dele aqui na OS, mas ainda não tive tempo. Por enquanto ainda to acostumando com o layout dele que é um pouquinho diferente do que estou habituado, mas a digitação nele é muito massa. Não sei se é pq eu nunca tinha usado um teclado mecanico antes, mas to achando extremamente confortável. Além do fato de pode usar com outros dispositivos com 2 toques, que me ajuda bastante quando quero alternar do meu desk pro note do trabalho por exemplo. E claro, não podia faltar o RGB pra dar mais uns fps.
Estou de olho nesse teclado da Blitzwolf, tu comprou ele em qual switch?
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Pessoal tenho uma dúvida que deve ser de noob mas é pq nunca precisei usar. Qual o ganho que eu posso ter e em qual situação é recomendado aumentar o clock da GPU e VRAM?
 
Topo Fundo