O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Tem uma grande parcela da população que se diverte como pode, nem todos tem grana sobrando pra gastar com PC, infelizmente :T

Concordo plenamente. Eu me divertia mais jogando SNES, N64 com seus incríveis 320p, 480p do que me divirto hoje. Diversão é muito relativo e nunca esteve ligado à qualidade gráfica, pelo menos para mim.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Concordo plenamente. Eu me divertia mais jogando SNES, N64 com seus incríveis 320p, 480p do que me divirto hoje. Diversão é muito relativo e nunca esteve ligado à qualidade gráfica, pelo menos para mim.
Mas é que esses consoles no lançamento tinham gráficos incríveis comparados aos anteriores, né? Os saltos eram enormes. E impressionaram bastante. Eu lembro do FIFA 94. Negócio absurdo aquilo comparado com o que eu jogava antes rsrs.

Mas desde os PS2, existem certos saltos, são notórios, mas nem de perto de sair de modelos de dezenaas de polígonos para milhares rsrs.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Oq é melhor, b450 tomahawk max ou b450 asus rog strix-f ?
E alguem sabe se as 2 tem garantia internacional?
 
Ultima Edição:


brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.963
Pontos
453
Que loucura, acabaram de entregar meu 3600 comprado na Pichau. Chegou agora, nove e meia da noite, fiquei até com receio de abrir a porta.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.810
Reações
5.940
Pontos
959
Bom dia amigos posso tirar uma duvida aqui pra não poluir o fórum ?
Sou leigo e gostaria de saber se eu deixo o V Sync ativado .
Quando um jogo é muito pesado é melhor desativar ?
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Bom dia amigos posso tirar uma duvida aqui pra não poluir o fórum ?
Sou leigo e gostaria de saber se eu deixo o V Sync ativado .
Quando um jogo é muito pesado é melhor desativar ?
O que eu sugeriria é se inteirar um pouco sobre como teu computador renderiza imagens do jeito mais básico (double buffering), qual o problema que isso causa (tearing) e depois as tecnologias que se desenvolveu pra atacar o problema (vsync, freesync/gsync, fast sync/enhanced sync etc) e suas desvantagens.

Não digo isso pra ser chato, mas isso não é bem uma questão com resposta única justamente por ser um pouco complexo mesmo, e no fim das contas vai depender das capabilidades do teu hardware (monitor, gpu, etc), tua sensibilidade a tearing/input lag, e do jogo que tu tá jogando.

Mas pra responder tua pergunta, em geral num jogo "pesado" em que o fps varia por exemplo entre 40~70 num monitor de 60Hz, sempre que o fps cair abaixo dos 60 o Vsync vai travar o próximo frame, efetivamente capando o fps em 30. Nos momentos acima de 60 vai funcionar normal e evitar o tearing. Em ambos os casos ele vai adicionar input lag.

Eu desativaria o Vsync, nesse caso.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
O que eu sugeriria é se inteirar um pouco sobre como teu computador renderiza imagens do jeito mais básico (double buffering), qual o problema que isso causa (tearing) e depois as tecnologias que se desenvolveu pra atacar o problema (vsync, freesync/gsync, fast sync/enhanced sync etc) e suas desvantagens.

Não digo isso pra ser chato, mas isso não é bem uma questão com resposta única justamente por ser um pouco complexo mesmo, e no fim das contas vai depender das capabilidades do teu hardware (monitor, gpu, etc), tua sensibilidade a tearing/input lag, e do jogo que tu tá jogando.

Mas pra responder tua pergunta, em geral num jogo "pesado" em que o fps varia por exemplo entre 40~70 num monitor de 60Hz, sempre que o fps cair abaixo dos 60 o Vsync vai travar o próximo frame, efetivamente capando o fps em 30. Nos momentos acima de 60 vai funcionar normal e evitar o tearing. Em ambos os casos ele vai adicionar input lag.

Eu desativaria o Vsync, nesse caso.

Talvez você tenha mencionado o Vsync Adaptável. Esse funciona exatamente dessa forma. Se o setup tem condição de rodar acima de 60FPS, ele trava em 60FPS. Se não, ele trava em 30FPS. Aliás, é a técnica de consoles para passar a sensação de fluidez mesmo com frames baixíssimos. O custo disso é um imenso e indesejável input lag adicionado.

Agora o Vsync voncencional é de outro jeito. Exemplo de um painel com atualização de 60Hz, que ainda é o mais comum. Quando os frames caem de 60, digamos 40FPS, o jogo mantém os 40FPS, porém vai adicionando mais e mais input lag a cada frame abaixo de 60FPS produzido. O lado bom é que não tem o tearing, aquele corte cretino da imagem, mas se a 60FPS o input lag adicionado é incômodo e bem perceptível, abaixo disso vai ficando mais e mais. Porém sem o teraing, como mencionando, e não trava em 30FPS não. Mantém os frames normalmente.

O melhor dos mundos é quando ou o Fast Sync da nVidia ou o Enhanced Sync da AMD funcionam bem. Aí você libera os frames, tem o benefício de não adicionar input lag por conta do buffer e ainda convive com a quase total ausência de tearing.

Bom dia amigos posso tirar uma duvida aqui pra não poluir o fórum ?
Sou leigo e gostaria de saber se eu deixo o V Sync ativado .
Quando um jogo é muito pesado é melhor desativar ?
Se vc o leigo, sendo curto e direto: mantenha o Vsync ligado mesmo. Para leigos ou casuais - não sei se é seu caso - só há benefícios práticos.
 
Ultima Edição:

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.963
Pontos
453
Troquei de ryzen 5 2400g para 3600, refiz o pequeno OC das memórias para o que usava antes (setei os timings manualmente), mas a escrita achei muito baixa, e a latência em ns aumentou tb, alguém teria ideia do que houve?
Tenho 4 pentes, comprei 2x4GB Kingston Hyperx 2400 (foi o que pude comprar na época) e meses depois mais 2x4GB.

Placa mãe MSI b450m pro-vdh

146375
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Preciso de uma dica de SSD.

Estava esperando um tempo para pegar um SSD de 1TB mas acho que não vai dar mais para esperar não, hehe.

Quero um M.2 de pelo menos 2GB/s, no AliExpress tem algum que preste ?

Achei esse aqui :


Preço tá bão ? R$ 570 por 1TB.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Preciso de uma dica de SSD.

Estava esperando um tempo para pegar um SSD de 1TB mas acho que não vai dar mais para esperar não, hehe.

Quero um M.2 de pelo menos 2GB/s, no AliExpress tem algum que preste ?

Achei esse aqui :


Preço tá bão ? R$ 570 por 1TB.
Peguei esse aí, mas o preço acho que tá salgado. O @antonioli pagou 480. Eu paguei 510. Isso coisa de um mês e meio atrás ou algo do tipo.

Performance dele mais alta que os M2 baratos nacionais. Aqui tá coisa linda. Meu Breakpointzão que antes levava mais de 2 minutos entre abrir e finalmente jogar, agora fica pronto em menos de 1 minuto. Recmendo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Preciso de uma dica de SSD.

Estava esperando um tempo para pegar um SSD de 1TB mas acho que não vai dar mais para esperar não, hehe.

Quero um M.2 de pelo menos 2GB/s, no AliExpress tem algum que preste ?

Achei esse aqui :


Preço tá bão ? R$ 570 por 1TB.
Eu paguei R$480 e pouco com cupom do aliexpress, da loja e essas paradas. Por R$570 está caro com certeza. Sabe que o dia dos solteiros é em 11/11 e aí que vêm as promoções fortes. Aguarde até lá porque deve pegar algo com um preço melhor, seja um KingDian desses como o meu ou até um Asgard AN3 (azul) que mete mais de 3000Mb/s de leitura.

Para jogar é uma maravilha. Os jogos entram rápido e os loadings são ínfimos. Tem jogo que nem tem loading. Mas espere um pouco até 11/11 ou até pelo menos mostrarem promoções (às vezes colocam os preços dos produtos antes dizendo que estarão garantidos aqueles mesmos preços em 11/11).

Troquei de ryzen 5 2400g para 3600, refiz o pequeno OC das memórias para o que usava antes (setei os timings manualmente), mas a escrita achei muito baixa, e a latência em ns aumentou tb, alguém teria ideia do que houve?
Tenho 4 pentes, comprei 2x4GB Kingston Hyperx 2400 (foi o que pude comprar na época) e meses depois mais 2x4GB.

Placa mãe MSI b450m pro-vdh

Visualizar anexo 146375
Use o taiphoon burner para saber os dados de suas memórias e a dram calculator for ryzen para colocar esses dados e achar os melhores timmings para a frequência que deseja.

Oq é melhor, b450 tomahawk max ou b450 asus rog strix-f ?
E alguem sabe se as 2 tem garantia internacional?
A Tomahawk é conhecida por ser uma das melhores em termos de VRM mas essa ASUS é a mais refinada no sentido de ter chip de rede Intel e chip de áudio Realtek S1220A. Mas tem que observar porque dependendo do preço não pegaria nenhuma das duas e sim uma B550 que são muito parrudas, mesmo as mais modestas.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Eu paguei R$480 e pouco com cupom do aliexpress, da loja e essas paradas. Por R$570 está caro com certeza. Sabe que o dia dos solteiros é em 11/11 e aí que vêm as promoções fortes. Aguarde até lá porque deve pegar algo com um preço melhor, seja um KingDian desses como o meu ou até um Asgard AN3 (azul) que mete mais de 3000Mb/s de leitura.

Para jogar é uma maravilha. Os jogos entram rápido e os loadings são ínfimos. Tem jogo que nem tem loading. Mas espere um pouco até 11/11 ou até pelo menos mostrarem promoções (às vezes colocam os preços dos produtos antes dizendo que estarão garantidos aqueles mesmos preços em 11/11).

Show, eu tô ligado que suas dicas são ótimas e me ajudam pra carai.

Vou ficar de olho nesses 2 então.

Eu sei que no momento não vou usar 100% desses 2~3GB/s porém preciso de espaço, daí comprar um SSD 1TB sata nem compensa nesse momento.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Show, eu tô ligado que suas dicas são ótimas e me ajudam pra carai.

Vou ficar de olho nesses 2 então.

Eu sei que no momento não vou usar 100% desses 2~3GB/s porém preciso de espaço, daí comprar um SSD 1TB sata nem compensa nesse momento.
Não vale. Não sei a razão, mas os NVMe lá custam o mesmo dos SATA M.2 ou SATA normalzão. Como a placa tem um slot para NVMe aproveite e use ele mesmo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Não vale. Não sei a razão, mas os NVMe lá custam o mesmo dos SATA M.2 ou SATA normalzão. Como a placa tem um slot para NVMe aproveite e use ele mesmo.

Mas olha só que legal... A Kingdian não está enviando mais para o Brasil.

Provavelmente uma galera comprou o negócio e reclamou que não chegou para eles, daí estornaram o pagamento e ficaram com o SSD, já vi isso acontecer bastante no eBay.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Mas olha só que legal... A Kingdian não está enviando mais para o Brasil.

Provavelmente uma galera comprou o negócio e reclamou que não chegou para eles, daí estornaram o pagamento e ficaram com o SSD, já vi isso acontecer bastante no eBay.
Não creio. Os produtos estavam chegando rápido demais.

Aliás, acabei de ver e está normal no site. Estão enviando para o Brasil.
 

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Bom senhores, vamos lá...

Montei meu PC com o auxílio desse mesmo tópico e mto do @antonioli fazem uns 5/6 anos, com a seguinte config:

  • Mobo GA-H97N-WIFI mini ITX
  • i5 4460
  • 8GB Kingston 1333 CL9
  • GTX 970 PNY
  • HD 500GB
  • Combo Driver BluRay + DVDRW
  • Fonte Corsair CX450m
  • Gabinete CoolerMaster Elite 130

Já troquei:
  • 8GB por 16GB KANMEIQi 1600 CL11 (Aliexpress)
  • HD por 2 SSD:
  1. Samsung EVO (acho q é o 860) 250GB
  2. KingSpec 500GB (Aliexpress)

Essa semana chega o Xeon E3 1270 V3 (Aliexpress). Queria o i7 4790, mas não rolou pelo preço... Infelizmente.

Tenho 3 perguntinhas:

1. Eu tenho aqui em casa um SSD KingDian de 1TB. Vale a pena trocar os dois atuais só por esse de 1TB? Ter dois HDs é legal, mas é meio chato... Ter um só seria mais cômodo, eu acho.

2. Queria trocar tb a fonte pq ela não tem o cabo correto para a 970, tenho q usar o adaptador. Uso desde sempre e nunca tive problemas, mas sei lá, como to fazendo upgrades, trocaria ela tb já pensando na próxima GPU.

3. E, falando em GPU, vale a pena fazer um Upgrade hoje, sei lá, pra uma 2060? Tem uns jogos que minha 970 não aguenta 60fps em fullHD Ultra... Tava pensando em esperar chegar essas novas 3070 e as BigNavi pra pegar uma seminova, minha esperança é que os preços de usados caiam. Jogo numa TV 4K e não preciso de mais que 60fps. Gosto de jogar com tudo ligado no ultra!

Abraços!
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.565
Reações
16.312
Pontos
553
Mas olha só que legal... A Kingdian não está enviando mais para o Brasil.

Provavelmente uma galera comprou o negócio e reclamou que não chegou para eles, daí estornaram o pagamento e ficaram com o SSD, já vi isso acontecer bastante no eBay.
Que foda man... Tenho vários SSDs da kingdian
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Acabei de ver e agora foi, que bizarro!
Ufa, já estava me sentindo culpado aqui rs. Porque tive que entrar numa disputa com eles de um SSD Sata que vendi e o comprador alegou (enviando vídeos) que estava defeituoso. Ganhei a disputa tem uns 20 dias, mas o alegante sumiu depois que mencionei que só entregaria o dinheiro dele de volta depois dele me entregar o SSD supostamente defeituoso (acreditei que estava mesmo pelos vídeos, embora não tenha visto um teste ideal.

É foda pq nego tenta passar a perna de toda forma.

Ao vender, até pra facilitar a venda e dar uma garantia, eu avisei que tinha me arrependido e que se desse problema poderia lutar no Aliexpress e o cara se aproveitou disso e tentou ganhar em cima. Foda. Pelo menos é o que parece, pois sumiu. Nem me procurou mais.
 
Ultima Edição:

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Que foda man... Tenho vários SSDs da kingdian
Ufa, já estava me sentindo culpado aqui rs. Porque tive que entrar numa disputa com eles de um SSD Sata que vendi e o comprador alegou (enviando vídeos) que estava defeituoso. Ganhei a disputa tem uns 20 dias, mas o alegante sumiu depois que mencionei que só entregaria o dinheiro dele de volta depois dele me entregar o SSD supostamente defeituoso (acreditei que estava mesmo pelos vídeos, embora não tenha visto um teste ideal. É foda pq nego tenta passar a perna de toda forma. Eu avisei que tinha me arrependido e que se desse problema poderia lutar no Aliexpress e o cara se aproveitou disso e tentou ganhar em cima. Foda. Pelo menos é o que parece, pois sumiu. Nem me procurou mais.

Deve ter sido um bug temporário.

Enfim, peguei um Asgard AN3 de 1TB, sei que está um pouco salgado mas não estou afim de esperar o fim de ano porque começa a atrasar tudo, daí preferi agora mesmo, ainda mais que fazem 6x sem juros, tá suave.

BR é foda cara... Tá sempre querendo passar a perna.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Bom senhores, vamos lá...

Montei meu PC com o auxílio desse mesmo tópico e mto do @antonioli fazem uns 5/6 anos, com a seguinte config:

  • Mobo GA-H97N-WIFI mini ITX
  • i5 4460
  • 8GB Kingston 1333 CL9
  • GTX 970 PNY
  • HD 500GB
  • Combo Driver BluRay + DVDRW
  • Fonte Corsair CX450m
  • Gabinete CoolerMaster Elite 130
Já troquei:
  • 8GB por 16GB KANMEIQi 1600 CL11 (Aliexpress)
  • HD por 2 SSD:

  1. Samsung EVO (acho q é o 860) 250GB
  2. KingSpec 500GB (Aliexpress)
Essa semana chega o Xeon E3 1270 V3 (Aliexpress). Queria o i7 4790, mas não rolou pelo preço... Infelizmente.

Tenho 3 perguntinhas:

1. Eu tenho aqui em casa um SSD KingDian de 1TB. Vale a pena trocar os dois atuais só por esse de 1TB? Ter dois HDs é legal, mas é meio chato... Ter um só seria mais cômodo, eu acho.

2. Queria trocar tb a fonte pq ela não tem o cabo correto para a 970, tenho q usar o adaptador. Uso desde sempre e nunca tive problemas, mas sei lá, como to fazendo upgrades, trocaria ela tb já pensando na próxima GPU.

3. E, falando em GPU, vale a pena fazer um Upgrade hoje, sei lá, pra uma 2060? Tem uns jogos que minha 970 não aguenta 60fps em fullHD Ultra... Tava pensando em esperar chegar essas novas 3070 e as BigNavi pra pegar uma seminova, minha esperança é que os preços de usados caiam. Jogo numa TV 4K e não preciso de mais que 60fps. Gosto de jogar com tudo ligado no ultra!

Abraços!
Eu não mexeria na fonte. Usando um adaptador confiável (é realmente muito simples, AWG básico o fio e tal) não há qualquer problema e 450W sendo fonte de qualidade como essa, dá conta de muita configuração. Acho que só vale a pena trocar o dia que você realmente precisar. Pegar uma RTX3070 ou coisa do tipo.

Sobre o upgrade de vídeo, sim, vale a pena pegar uma RTX2060 ou 5600XT se a ideia for 1080p. A 970 é um pouquinho mais fraca que a RX470 que tive. E mesma coisa que você, vários jogos já não estava aguentando 60FPS desde o ano passado. Fiquei entre um monitor Freesync e placa de vídeo, mas aí decidi pela placa de vídeo mesmo. 5600XT foi o melhor investimento que fiz tem anos.

Agora se pretende 4k, realmente vai precisar buscar as 3070 pra cima mesmo. Ultra nessa resolução é complicado até pra ela rs.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Deve ter sido um bug temporário.

Enfim, peguei um Asgard AN3 de 1TB, sei que está um pouco salgado mas não estou afim de esperar o fim de ano porque começa a atrasar tudo, daí preferi agora mesmo, ainda mais que fazem 6x sem juros, tá suave.

BR é foda cara... Tá sempre querendo passar a perna.
Doerá seu coração quando chegar 11/11 e ver os preços :klolz

Bom senhores, vamos lá...

Montei meu PC com o auxílio desse mesmo tópico e mto do @antonioli fazem uns 5/6 anos, com a seguinte config:

  • Mobo GA-H97N-WIFI mini ITX
  • i5 4460
  • 8GB Kingston 1333 CL9
  • GTX 970 PNY
  • HD 500GB
  • Combo Driver BluRay + DVDRW
  • Fonte Corsair CX450m
  • Gabinete CoolerMaster Elite 130
Já troquei:
  • 8GB por 16GB KANMEIQi 1600 CL11 (Aliexpress)
  • HD por 2 SSD:

  1. Samsung EVO (acho q é o 860) 250GB
  2. KingSpec 500GB (Aliexpress)
Essa semana chega o Xeon E3 1270 V3 (Aliexpress). Queria o i7 4790, mas não rolou pelo preço... Infelizmente.

Tenho 3 perguntinhas:

1. Eu tenho aqui em casa um SSD KingDian de 1TB. Vale a pena trocar os dois atuais só por esse de 1TB? Ter dois HDs é legal, mas é meio chato... Ter um só seria mais cômodo, eu acho.

2. Queria trocar tb a fonte pq ela não tem o cabo correto para a 970, tenho q usar o adaptador. Uso desde sempre e nunca tive problemas, mas sei lá, como to fazendo upgrades, trocaria ela tb já pensando na próxima GPU.

3. E, falando em GPU, vale a pena fazer um Upgrade hoje, sei lá, pra uma 2060? Tem uns jogos que minha 970 não aguenta 60fps em fullHD Ultra... Tava pensando em esperar chegar essas novas 3070 e as BigNavi pra pegar uma seminova, minha esperança é que os preços de usados caiam. Jogo numa TV 4K e não preciso de mais que 60fps. Gosto de jogar com tudo ligado no ultra!

Abraços!
Cara, ótimo processador. Pelo que vi tem um preço razoável e é praticamente o i7 4790 mesmo. 100MHz a menos de clock base e boost só.

Up bacana de processador e de memória. Sobre os SSDs aí é contigo. Vale a pena você fazer um teste de velocidade para ver quem se sai melhor. Pode deixar o Samsung com o Windows e uns programinhas e usar o KingDian de 1Tb para todo o resto.

Sua fonte tem qualidade e tem dado conta. Não precisa trocar ela por causa de cabo. Como o colega falou acima, vale um upgrade de vídeo sim para uma 2060 ou 5600 XT. Os preços oscilam entre R$1700 e R$2000 para placas novas. Tem que ficar de olho ou para pegar uma boa promoção ou então se realmente venderem usada abaixo desses R$1700.
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Talvez você tenha mencionado o Vsync Adaptável. Esse funciona exatamente dessa forma. Se o setup tem condição de rodar acima de 60FPS, ele trava em 60FPS. Se não, ele trava em 30FPS. Aliás, é a técnica de consoles para passar a sensação de fluidez mesmo com frames baixíssimos. O custo disso é um imenso e indesejável input lag adicionado.

Agora o Vsync voncencional é de outro jeito. Exemplo de um painel com atualização de 60Hz, que ainda é o mais comum. Quando os frames caem de 60, digamos 40FPS, o jogo mantém os 40FPS, porém vai adicionando mais e mais input lag a cada frame abaixo de 60FPS produzido. O lado bom é que não tem o tearing, aquele corte cretino da imagem, mas se a 60FPS o input lag adicionado é incômodo e bem perceptível, abaixo disso vai ficando mais e mais. Porém sem o teraing, como mencionando, e não trava em 30FPS não. Mantém os frames normalmente.
Hmm, não sei, do site da nvidia (https://www.nvidia.com/en-us/geforce/technologies/adaptive-vsync/technology/):
Nothing is more distracting when gaming than frame rate stuttering and screen tearing. Stuttering occurs when frame rates fall below the VSync frame rate cap, which is typically 60 frames per second, matching the 60Hz refresh rate of most monitors and screens. When frame rates dip below the cap VSync locks the frame rate to the nearest level, such as 45 or 30 frames per second. As performance improves the frame rate returns to 60.

[...]

NVIDIA's Adaptive VSync fixes both problems by unlocking the frame rate when below the VSync cap, which reduces stuttering, and by locking the frame rate when performance improves once more, thereby minimizing tearing.

Mas é, não é exatamente o que eu falei, mas a questão é que não é possível exibir 40fps em um monitor com refresh em 60Hz. Pode ser que na média sejam exibidos 40 quadros, mas vai ser com um judder de acordo com a proporção entre fps e refresh.

Com vsync ativo, ou tu tem ou não tem o próximo frame pronto a ser exibido. Se não tiver, vai ter uma travada de (pelo menos) um refresh. É como se estivesse alternando entre 60 Hz e 30 Hz (ou menos!), na medida em que se tem frames renderizados. Se o fps se mantiver em 40 vai seguir com judder, independente de latência. O que corrige essa questão é G-Sync/Freesync. Ou limitar o fps.

Aí pode ser que em consoles ou certas implementações de vsync se limite em 30 fps quando não consegue sustentar os 60. Não deixa de ser um "vsync adaptável", mas não é o "Adaptive VSync (TM)" da nvidia.

Se vai ficar melhor ou pior aí depende se são pequenas quedas pra baixo do refresh rate ou se fica bastante tempo abaixo. Isso na minha opinião, é claro.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.628
Reações
10.607
Pontos
753
Eu peguei o kingdian de 512gb mesmo, pois foi oq o bolso permitiu no momento.
Já está pra chegar no brasil, mas o dissipador tá em Indaiatuba já, lol.

@antonioli aliás, como que coloca esse dissipador? peguei o mesmo do seu
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Pessoal, meu note deu um problema na tela e levei na assistência técnica, me informaram que será necessário trocá-la. Eles ofereceram duas opções: uma tela nova, ou uma usada. A usada tá 200 mais barato. Acham que compensa? Ou é melhor a nova?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Hmm, não sei, do site da nvidia (https://www.nvidia.com/en-us/geforce/technologies/adaptive-vsync/technology/):


Mas é, não é exatamente o que eu falei, mas a questão é que não é possível exibir 40fps em um monitor com refresh em 60Hz. Pode ser que na média sejam exibidos 40 quadros, mas vai ser com um judder de acordo com a proporção entre fps e refresh.

Com vsync ativo, ou tu tem ou não tem o próximo frame pronto a ser exibido. Se não tiver, vai ter uma travada de (pelo menos) um refresh. É como se estivesse alternando entre 60 Hz e 30 Hz (ou menos!), na medida em que se tem frames renderizados. Se o fps se mantiver em 40 vai seguir com judder, independente de latência. O que corrige essa questão é G-Sync/Freesync. Ou limitar o fps.

Aí pode ser que em consoles ou certas implementações de vsync se limite em 30 fps quando não consegue sustentar os 60. Não deixa de ser um "vsync adaptável", mas não é o "Adaptive VSync (TM)" da nvidia.

Se vai ficar melhor ou pior aí depende se são pequenas quedas pra baixo do refresh rate ou se fica bastante tempo abaixo. Isso na minha opinião, é claro.
FPS é uma média, bicho. Frames per second. Evidentemente que a forma de encapsular esses frames vai depender de todo o sistema e do método de sincronização. Ou até de não utilizar um método de sincronização.

Sei bem e exatamente como a taxa de atualização em um painel. Particularmente é um assunto que realmente domino relativamente bem, até por isso nunca uso Vsync rs. Não há como odiar mais essa forma de sincronização como eu odeio. Uso vários outros métodos, depende de cada jogo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.171
Pontos
2.599
Eu peguei o kingdian de 512gb mesmo, pois foi oq o bolso permitiu no momento.
Já está pra chegar no brasil, mas o dissipador tá em Indaiatuba já, lol.

@antonioli aliás, como que coloca esse dissipador? peguei o mesmo do seu
Ele vem com duas thermal pads. O mais grosso é o branco e o mais fino é o cinza.

Sugiro pegar o dissipador e colocar em baixo a thermal pad cinza e em cima a branca. Você vai colocar a thermal pad cinza em baixo e encaixar ali o NVMe. Depois, vai encaixar a branca na parte de cima e deslizar a parte superior do dissipador. Ele é basicamente encaixado sendo deslizado. É por isso que se for colocar duas thermal pads brancas, terá dificuldade para fechar porque ficará tão preenchido lá dentro que ficará difícil de deslizar. Aqui verá exatamente o processo


Pessoal, meu note deu um problema na tela e levei na assistência técnica, me informaram que será necessário trocá-la. Eles ofereceram duas opções: uma tela nova, ou uma usada. A usada tá 200 mais barato. Acham que compensa? Ou é melhor a nova?
Depende de qual é o seu notebook, de quanto custará cada tela e tal. Minha mãe tinha um novinho e meu pai vacilou e quebrou a tela. Aí trocou por uma nova e até melhor. Era uma tela fosca e pegou uma glossy.
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Depende de qual é o seu notebook, de quanto custará cada tela e tal. Minha mãe tinha um novinho e meu pai vacilou e quebrou a tela. Aí trocou por uma nova e até melhor. Era uma tela fosca e pegou uma glossy.

É um Compaq, bem simplão, que estou usando para estudar. A nova sai por 500 e a usada por 300.
 

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Eu não mexeria na fonte. Usando um adaptador confiável (é realmente muito simples, AWG básico o fio e tal) não há qualquer problema e 450W sendo fonte de qualidade como essa, dá conta de muita configuração. Acho que só vale a pena trocar o dia que você realmente precisar. Pegar uma RTX3070 ou coisa do tipo.

Sobre o upgrade de vídeo, sim, vale a pena pegar uma RTX2060 ou 5600XT se a ideia for 1080p. A 970 é um pouquinho mais fraca que a RX470 que tive. E mesma coisa que você, vários jogos já não estava aguentando 60FPS desde o ano passado. Fiquei entre um monitor Freesync e placa de vídeo, mas aí decidi pela placa de vídeo mesmo. 5600XT foi o melhor investimento que fiz tem anos.

Agora se pretende 4k, realmente vai precisar buscar as 3070 pra cima mesmo. Ultra nessa resolução é complicado até pra ela rs.

Cara, ótimo processador. Pelo que vi tem um preço razoável e é praticamente o i7 4790 mesmo. 100MHz a menos de clock base e boost só.

Up bacana de processador e de memória. Sobre os SSDs aí é contigo. Vale a pena você fazer um teste de velocidade para ver quem se sai melhor. Pode deixar o Samsung com o Windows e uns programinhas e usar o KingDian de 1Tb para todo o resto.

Sua fonte tem qualidade e tem dado conta. Não precisa trocar ela por causa de cabo. Como o colega falou acima, vale um upgrade de vídeo sim para uma 2060 ou 5600 XT. Os preços oscilam entre R$1700 e R$2000 para placas novas. Tem que ficar de olho ou para pegar uma boa promoção ou então se realmente venderem usada abaixo desses R$1700.

Nossa, eu não sabia dessa parada do adaptador, todo mundo que vejo condena usar isso... Mas eu uso o que veio na própria fonte e comprei uma de qualidade justamente pra não ter problema, então acho q tô de boas! E to mais tranquilo tb hehe...

Mto bom saber tb sobre o processador, acho q vai dar uma sobrevida no meu setup. Agora é trocar o processador, nunca fiz isso, mas vamo q vamo! Tenho q comprar uma pasta térmica e vou usar o cooler box do i5. Acho q aguenta!

Sobre os SSDs acho q vou fazer isso mesmo, colocar o de 1TB como segundo e deixar o Samsung pro sistema... Bom q não precisarei mexer mto.

Agora, a Placa de Vídeo (item de maior dúvida devido PREÇO) eu vi uns testes da 2060, não me empolguei mto... vou esperar o lançamento da 3060 pra ver qual é, tá logo ali! Se ela vier nuns 350 dólares e tiver mesmo o mesmo desempenho duma 2080, vai ser ela. Tô mto de olho no Ray Tracing e principalmente no DLSS! Se bobear dá pra chegar nos 4K com DLSS... Já joguei em 4K na minha TV e tenho q admitir, fica mto lindo!! E tem as novas da AMD tb, vamos ver se eles apresentam algo que impressione!

E tomara q minha fonte aguente isso tudo, aí vai ser SUCESSO!! HAHAHA...

Obrigado, senhores! Sempre prontos e mto prestativos a ajudar! VCs são FOD*!! :rox
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Nossa, eu não sabia dessa parada do adaptador, todo mundo que vejo condena usar isso... Mas eu uso o que veio na própria fonte e comprei uma de qualidade justamente pra não ter problema, então acho q tô de boas! E to mais tranquilo tb hehe...

Mto bom saber tb sobre o processador, acho q vai dar uma sobrevida no meu setup. Agora é trocar o processador, nunca fiz isso, mas vamo q vamo! Tenho q comprar uma pasta térmica e vou usar o cooler box do i5. Acho q aguenta!

Sobre os SSDs acho q vou fazer isso mesmo, colocar o de 1TB como segundo e deixar o Samsung pro sistema... Bom q não precisarei mexer mto.

Agora, a Placa de Vídeo (item de maior dúvida devido PREÇO) eu vi uns testes da 2060, não me empolguei mto... vou esperar o lançamento da 3060 pra ver qual é, tá logo ali! Se ela vier nuns 350 dólares e tiver mesmo o mesmo desempenho duma 2080, vai ser ela. Tô mto de olho no Ray Tracing e principalmente no DLSS! Se bobear dá pra chegar nos 4K com DLSS... Já joguei em 4K na minha TV e tenho q admitir, fica mto lindo!! E tem as novas da AMD tb, vamos ver se eles apresentam algo que impressione!

E tomara q minha fonte aguente isso tudo, aí vai ser SUCESSO!! HAHAHA...

Obrigado, senhores! Sempre prontos e mto prestativos a ajudar! VCs são FOD*!! :rox
i7 não chega a esquentar tanto mais que o i5 não. Na verdade é o mesmo CPU com clock um pouco mais elevado e HT liberado. Mas um cooler box é complicado hoje que esses CPUs batem 70%~90% com facilidade, talvez seja interessante pensar numa solução definitiva. Tem estado tão barato...

E a placa é aquilo. Se a ideia é ir de 4k, segura a onda e espera mesmo o que vem por aí. 2060 não dá pra 4k.
 
Topo Fundo