O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.629
Reações
10.609
Pontos
753
Galera, me ajudem aqui. Esse é o meu PC no momento:

Placa-mãe: Asus Prime A320M-K
Processador: Ryzen 5 2600X com cooler box
RAM: 2x 8GB DDR4 3000MHz
Armazenamento: HD de 1 Tera + SSD 250GB
Fonte: Thermaltake Smart Series 500W
Placa de vídeo: Zotac GTX 1070Ti

O que valeria a pena trocar no momento?

Estou insatisfeito com o desempenho desse PC em jogos competitivos. PUBG e COD Warzone, por exemplo, estão dando stutter, tempo dos quadros ruins etc. Pior que o uso tanto do CPU como da placa gráfica não passam de 40%.

Um cara aqui que tem um PC "semelhante" (i7 7700K + GTX 980Ti + 16GB RAM) está com um desempenho melhor que o meu, e o principal, uma estabilidade MUITO maior. Só que ele tem uma placa-mãe ROG Z270... Daí o PC dele usa os componentes em até 70% em algumas áreas no PUBG, por exemplo.

Será que é a minha placa-mãe que está limitando meu PC? O cooler box?

Vale a pena investir nele ou tentar um UP mais pra frente de processador + placa-mãe juntos?
placa mãe não afeta desempenho, não no seu caso.

desinstala o driver de video usando o ddu em modo de segurança, e instala o último que tiver no site da nvidia
verifica se as memórias estão rodando a 3000 mhz; acho que vale um teste delas em 2666mhz tbm
instalou o ultimo driver de chipset do processador?
reseta a bios tbm
está usando o modo de energia ryzen?
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Fiz mais uns testes agora antes de ir dormir, aparentemente o problema está na questão da CPU. Coloquei o MSI e Rivatuner pra acompanhar e agora até que eu vi a GPU batendo uns 75% de uso. A CPU que não passa dos 35% de jeito nenhum.

Daí quando estou "sozinho" andando pelo mapa chega a bater uns 170 de FPS, mas quando tem muitos jogadores próximos cai pra uns 80, e com travadinhas. Fiquei de olho no processador e ele estava dando umas caídas de 35% pra uns 20% quando dava essas travadinhas...

Eu agora não cheguei a colocar as porcentagens de todos os núcleos pra ver não, só o processador em geral, então não sei se tem algum batendo 100% e dando gargalo, mas acho que não é o caso pois outro dia estava monitorando todos e apenas uns 2 se aproximavam de uns 80% de uso.

@Falkner
Estou usando um modo de energia criado via CMD, "Desempenho Máximo".

@Edit
Ah, e outra, estava tendo essas travadas também no CS, que é um jogo leve e que pega mais CPU.

Deve ser algo relacionado à isso.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Galera, me ajudem aqui. Esse é o meu PC no momento:

Placa-mãe: Asus Prime A320M-K
Processador: Ryzen 5 2600X com cooler box
RAM: 2x 8GB DDR4 3000MHz
Armazenamento: HD de 1 Tera + SSD 250GB
Fonte: Thermaltake Smart Series 500W
Placa de vídeo: Zotac GTX 1070Ti

O que valeria a pena trocar no momento?

Estou insatisfeito com o desempenho desse PC em jogos competitivos. PUBG e COD Warzone, por exemplo, estão dando stutter, tempo dos quadros ruins etc. Pior que o uso tanto do CPU como da placa gráfica não passam de 40%.

Um cara aqui que tem um PC "semelhante" (i7 7700K + GTX 980Ti + 16GB RAM) está com um desempenho melhor que o meu, e o principal, uma estabilidade MUITO maior. Só que ele tem uma placa-mãe ROG Z270... Daí o PC dele usa os componentes em até 70% em algumas áreas no PUBG, por exemplo.

Será que é a minha placa-mãe que está limitando meu PC? O cooler box?

Vale a pena investir nele ou tentar um UP mais pra frente de processador + placa-mãe juntos?
Seus jogos ficam no hd de 1tb? Se sim.
Pega um cristal disk e faz o teste de performance nele, tb aconselho a desfragmentar o hd.
Eu tinha uma 1070ti tb, quando eu jogava street 5, toda vez que o akuma dava aquele especial com explosão de fogo, dava um stutter de quase 2 segundos.
Eu ficava puto pra c***lho, suspeitei do hd e comprei um ssd nvme com leitura de 3500mb e escrita de 3000, transferi todos os jogos da steam pra ele, eu testei e a mágica aconteceu, zero stutter.
Era a porra do hd de 5400rpm avacalhando os jogos e o meu hd era novo na epoca.
Hd pra jogos aqui nunca mais.
Mas de inicio eu pensei de vender a placa achando que tava com algum problema, mudei de driver, fiz um monte de bagulho e nada, só restou o hd na duvida.


Fiz mais uns testes agora antes de ir dormir, aparentemente o problema está na questão da CPU. Coloquei o MSI e Rivatuner pra acompanhar e agora até que eu vi a GPU batendo uns 75% de uso. A CPU que não passa dos 35% de jeito nenhum.

Daí quando estou "sozinho" andando pelo mapa chega a bater uns 170 de FPS, mas quando tem muitos jogadores próximos cai pra uns 80, e com travadinhas. Fiquei de olho no processador e ele estava dando umas caídas de 35% pra uns 20% quando dava essas travadinhas...

Eu agora não cheguei a colocar as porcentagens de todos os núcleos pra ver não, só o processador em geral, então não sei se tem algum batendo 100% e dando gargalo, mas acho que não é o caso pois outro dia estava monitorando todos e apenas uns 2 se aproximavam de uns 80% de uso.

@Falkner
Estou usando um modo de energia criado via CMD, "Desempenho Máximo".

@Edit
Ah, e outra, estava tendo essas travadas também no CS, que é um jogo leve e que pega mais CPU.

Deve ser algo relacionado à isso.

O foda dessas placas a320 é que não dá pra fazer overclock, pq ai vc tb sanava essa duvida.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Seus jogos ficam no hd de 1tb? Se sim.
Pega um cristal disk e faz o teste de performance nele, tb aconselho a desfragmentar o hd.
Eu tinha uma 1070ti tb, quando eu jogava street 5, toda vez que o akuma dava aquele especial com explosão de fogo, dava um stutter de quase 2 segundos.
Eu ficava puto pra c***lho, suspeitei do hd e comprei um ssd nvme com leitura de 3500mb e escrita de 3000, transferi todos os jogos da steam pra ele, eu testei e a mágica aconteceu, zero stutter.
Era a porra do hd de 5400rpm avacalhando os jogos e o meu hd era novo na epoca.
Hd pra jogos aqui nunca mais.
Mas de inicio eu pensei de vender a placa achando que tava com algum problema, mudei de driver, fiz um monte de bagulho e nada, só restou o hd na duvida.
Estavam até umas duas semanas atrás, daí passei eles pro SSD. Mas cheguei a fazer o teste e a saúde do HD está 100%.

Já estou com quase certeza que é algo relacionado ao processador, não sei se a fonte está fraca, se é a placa-mãe ou até mesmo o cooler box que não deixa ele subir mais a frequência pra não passar dos 72°C.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Estavam até umas duas semanas atrás, daí passei eles pro SSD. Mas cheguei a fazer o teste e a saúde do HD está 100%.

Já estou com quase certeza que é algo relacionado ao processador, não sei se a fonte está fraca, se é a placa-mãe ou até mesmo o cooler box que não deixa ele subir mais a frequência pra não passar dos 72°C.
Sobre o hd, não é saude, seria a performance, a velocidade dele em teste de transferencias.
O foda dessas placas a320 é que não dá para fazer overclock pra tu tirar essa duvida.
Tu não tem algum colega com processador mais forte e que tenha um placa nvidia pra tu testar e ele testar a sua placa no pc dele?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.181
Reações
175.490
Pontos
2.234
Pior que eu formato o PC constantemente. Na real eu até tiro uma grana formatando pra algumas pessoas às vezes. Nesse caso o PC está bem otimizado.

Então, o cooler eu estou cogitando trocar mesmo, pegar um daqueles grandes, tinha até um que o @LucianoBraga recomendava direto, mas esqueci o modelo :/

Já a fonte, qual você(s) me recomendariam? Pode ser até uma mais forte pra um futuro upgrade.




Real, eu sei que é normal o PC não ficar com 100% de uso na CPU e placa de vídeo, mas o jogo dando altos stuttenring e tanto CPU como placa de vídeo em 30%, no máximo 40% é osso.

Gammax 200T ou 400.
 


billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Já estou com quase certeza que é algo relacionado ao processador, não sei se a fonte está fraca, se é a placa-mãe ou até mesmo o cooler box que não deixa ele subir mais a frequência pra não passar dos 72°C.

Aposto mais na fonte e depois na mobo. A temperatura está bem dentro do que o processador consegue trabalhar normalmente, pois o limite dos Ryzen 2xxx é de 95 graus.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.629
Reações
10.609
Pontos
753
hmmm como é o 2600x, pode ser que o vrm esteja esquentando muito
como é a circulação de ar do seu gabinete?
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
hmmm como é o 2600x, pode ser que o vrm esteja esquentando muito
como é a circulação de ar do seu gabinete?
Deixo ele sem tampa lateral, a uns 15 cm da parede e ele só tem uma ventoinha na parte de trás.

A tampa lateral é daquelas de vidro temperado, lembro que quando usei ela com uma RX 580 faltava o PC levantar voo de tanto barulho. :klol
 

Extrusor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.139
Reações
2.243
Pontos
453
Pessoal não sei se aqui é o tópico correto mas não achei outro, alguém pode indicar uma base com coller pra notebook boa? Os leds desses coller pode ser desligados? Se fosse uma base com coller e aquela "mesinha" junto seria melhor ainda, valeu.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.532
Reações
5.261
Pontos
403
Fiz mais uns testes agora antes de ir dormir, aparentemente o problema está na questão da CPU. Coloquei o MSI e Rivatuner pra acompanhar e agora até que eu vi a GPU batendo uns 75% de uso. A CPU que não passa dos 35% de jeito nenhum.
Sem relação uma coisa com a outra. Uso de CPU é mais terrivelmente irrelevante para o seu problema. Causalidade é nula.

Vc não chegou a responder qual resolução você está jogando. Está limitando os frames?

Pelo que vi sua temperatura está ótima. Vc mencionou algo perto dos 70C, salvo engano. Sem o que se preocupar.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Sem relação uma coisa com a outra. Uso de CPU é mais terrivelmente irrelevante para o seu problema. Causalidade é nula.

Vc não chegou a responder qual resolução você está jogando. Está limitando os frames?

Pelo que vi sua temperatura está ótima. Vc mencionou algo perto dos 70C, salvo engano. Sem o que se preocupar.
Respondi sim, jogo em 1920X1080. Não limito os frames, cheguei a fazer alguns testes com frames limitados e também não resolveu muito.

A questão do processador é que ele não passa de um certo uso, por exemplo, uns 35%, e tem hora que dá umas quedas pra 20%, e é justamente aí que vem as travadas.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.532
Reações
5.261
Pontos
403
Respondi sim, jogo em 1920X1080. Não limito os frames, cheguei a fazer alguns testes com frames limitados e também não resolveu muito.

A questão do processador é que ele não passa de um certo uso, por exemplo, uns 35%, e tem hora que dá umas quedas pra 20%, e é justamente aí que vem as travadas.
Pelo baixo uso de GPU, não sendo driver (imagino que já tenha tentado vários), pode ser alguma coisa limitando o CPU sim. Já viu se o clock atinge o esperado? Se durante essas quedas, há redução do clock ou coisa do tipo?
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Uma dúvida: Se eu instalar essa AX 210 Pro no slot pci da B450M Steel Legend não tem perigo da pci principal (da VGA) perder o x16 e trabalhar a x8 não né?
São duas coisas separadas?

Dá uma olhada no manual, mas muito provavelmente elas não compartilham a mesma via pci-e. Geralmente rola do nvme desabilitar algum sata. Eu uso uma AX200 e numa placa A320 (que é bem mais simples) e nunca tive problemas de performance em jogos.
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
Boa tarde pessoal
Já encontraram a CPU 10400 e a mb ASRock B460M PRO4 com um preço bacana?
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
4.727
Pontos
703
Está valendo a pena pegar um H100X da Corsair por uns 450~500 reais pra usar em um 5600X?

Edit:
Acabei pegando um MA410P mesmo, vendo melhor não é como se eu fosse precisar de um WC com radiador de 240mm pra rodar um 5600X.
 
Ultima Edição:

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
Repetidor/extensor/sei lá o quê de Wi-Fi funciona ou é só gasto de dinheiro?
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.837
Reações
6.401
Pontos
704
Repetidor/extensor/sei lá o quê de Wi-Fi funciona ou é só gasto de dinheiro?

Eu tenho um aqui e até que funciona sim.
Ele cria um outro SSID que, por sua vez, se conecta ao ponto principal do wi-fi, e o efeito prático é uma extensão do sinal do wi-fi.
Nada a reclamar por enquanto.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
Eu tenho um aqui e até que funciona sim.
Ele cria um outro SSID que, por sua vez, se conecta ao ponto principal do wi-fi, e o efeito prático é uma extensão do sinal do wi-fi.
Nada a reclamar por enquanto.
Qual modelo?
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.837
Reações
6.401
Pontos
704
Ele precisa ligar no modem com cabo ou ele pega e distribui wi-fi mesmo?

Se bem me lembro, tem que ligar com o cabo só pra fazer a configuração inicial (qual ponto de acesso vai conectar, qual vai ser o SSID), depois é só ligar o repetidor numa tomada que fique dentro do alcance de sinal do wi-fi principal e ele funciona como um roteador independente.
Não tenho certeza se tem como fazer a configuração só pelo wi-fi.
 

peakles

Habitué da casa
Mensagens
301
Reações
258
Pontos
98
Olá pessoal! Estou montando um PC para meu filho (vai fazer 9 anos). Por enquanto ele só joga Roblox (kkk), mas imagino que no futuro deve começar a querer coisas mais pesadas. Eu queria um PC pra ele fazer as aulas online, editar vídeos pra YouTube, etc. mas que fosse uma configuração que durasse um tempo e que, querendo posso fazer um upgrade mais facilmente no futuro (tipo colocar uma placa de vídeo, coloquei onboard por enquanto porque imagino que não seria necessária uma placa agora).

Por enquanto a config tá assim:

Fonte Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze - MPE-4501-ACAAB-WO

SSD Adata XPG SX6000 Lite 256GB M.2 2280 NVMe

Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3600MHz

Gabinete Gamer Mancer Ultraflow Mesh

estou atrás de placa-mãe e processador de até uns R$1900.

pensei em pegar uma placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 mas não sei se é uma boa e tô em dúvida sobre o processador.

Se alguém tiver dicas, agradeço demais!!

Abraço!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.532
Reações
5.261
Pontos
403
Olá pessoal! Estou montando um PC para meu filho (vai fazer 9 anos). Por enquanto ele só joga Roblox (kkk), mas imagino que no futuro deve começar a querer coisas mais pesadas. Eu queria um PC pra ele fazer as aulas online, editar vídeos pra YouTube, etc. mas que fosse uma configuração que durasse um tempo e que, querendo posso fazer um upgrade mais facilmente no futuro (tipo colocar uma placa de vídeo, coloquei onboard por enquanto porque imagino que não seria necessária uma placa agora).

Por enquanto a config tá assim:

Fonte Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze - MPE-4501-ACAAB-WO

SSD Adata XPG SX6000 Lite 256GB M.2 2280 NVMe

Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3600MHz

Gabinete Gamer Mancer Ultraflow Mesh

estou atrás de placa-mãe e processador de até uns R$1900.

pensei em pegar uma placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 mas não sei se é uma boa e tô em dúvida sobre o processador.

Se alguém tiver dicas, agradeço demais!!

Abraço!
Memória não sei quanto vai ficar, mas um módulo só não é uma escolha muito boa, especialmente usando o vídeo integrado. Pode comprar 2x8GB de 2666Mhz pra cima e estará super bem servido já. CPU ideal pelo que falou é o 3400G ou o algum 4xxxG, mas nem sei em que pé anda a disponibilidade destes.

Placa-mãe ideal é tentar alguma B550 justamente porque pensa em upgrade lá na frente. Por ser uma placa-mãe mais recente, a probabilidade dela encarar os Ryzen que forem saído é sempre maior.Mas se apertar, vai atrás de uma B450, como a que citou, que já permite até os Ryzen 5xxx, que são excelente e de certo processadores definitivos para os próximos 5~8 anos.
 

peakles

Habitué da casa
Mensagens
301
Reações
258
Pontos
98
Memória não sei quanto vai ficar, mas um módulo só não é uma escolha muito boa, especialmente usando o vídeo integrado. Pode comprar 2x8GB de 2666Mhz pra cima e estará super bem servido já. CPU ideal pelo que falou é o 3400G ou o algum 4xxxG, mas nem sei em que pé anda a disponibilidade destes.

Placa-mãe ideal é tentar alguma B550 justamente porque pensa em upgrade lá na frente. Por ser uma placa-mãe mais recente, a probabilidade dela encarar os Ryzen que forem saído é sempre maior.Mas se apertar, vai atrás de uma B450, como a que citou, que já permite até os Ryzen 5xxx, que são excelente e de certo processadores definitivos para os próximos 5~8 anos.

é, pensei sobre a questão dos pentes da ram, de repente faço isso mesmo. valeu.

sobre o cpu, faz muita diferença um Ryzen 5 3400G (1300 reais) para um Ryzen 3 PRO 3200GE (R$700 reais)? é quase o dobro do preço, mas não sei o 3 3200GE já daria pra jogar tranquilo por um tempo, ainda mais pensando que ele ainda não joga coisas pesadas... ou se vouter de trocar em breve, aí faria sentido investir um pouco mais logo...

brigadão!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Quase caí na promofake da kabum, 299 com frete, tá 244 na Amazon frete prime.

Nem deve ser promofake a Amazon é que aos pouquinhos tá começando a colocar artigos desse setor com preços espetaculares. Essas lojas que dominam o mercado nacional há tempos com suas práticas abusivas vão começar a ter o que merecem logo, logo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.532
Reações
5.261
Pontos
403
é, pensei sobre a questão dos pentes da ram, de repente faço isso mesmo. valeu.

sobre o cpu, faz muita diferença um Ryzen 5 3400G (1300 reais) para um Ryzen 3 PRO 3200GE (R$700 reais)? é quase o dobro do preço, mas não sei o 3 3200GE já daria pra jogar tranquilo por um tempo, ainda mais pensando que ele ainda não joga coisas pesadas... ou se vouter de trocar em breve, aí faria sentido investir um pouco mais logo...

brigadão!
Para o uso que vc mencionou, eu economizaria e pegar sim o Ryzen 3200. O fato de ter 4 threads não é limitador para o vídeo integrado (mesma performance praticamente do Vega 8 para oVega 11) e também não é um limitador para as tarefas de uma criança. Vale a economia pra depois lá na frente, quando quiser, pegar um CPU mais forte e uma placa. Até porque tanto 3200G quanto 3400G são fracos para jogos com vídeo dedicado. Bem fracos. Claro que o 3200G beeeeem mais fraco.

Resumindo, pro destino que será dado a esse PC, Ryzen 3200G ou 3400G dariam na mesma.
 
Topo Fundo