O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Recomendo vivamente esse documentário: como a Arkane Studios desenvolveu Prey.

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
O canal Noclip fez um documentário muito legal sobre o jogo Prey entrevistando desenvolvedores.

Pra mim talvez seja o segundo melhor jogo que joguei na geração passada, realmente fiquei embasbacado pela ambição que a Arkaine teve ao desenvolvê-lo, só o mimic, o poder transformar em qualquer objeto e a gloo cannon já colocam vários jogos no chinelo no quesito criativo, porém nele existem vários outros pontos positivos que poderia ficar enumerando aqui.

Atualmente vejo muita gente reclamando que as desenvolvedoras tem arriscado cada vez menos e que não aproveitam os hardwares para implementarem uma física interessante nos jogos, Prey tem tudo isso e muito mais.

Mas apesar de toda a qualidade que tem por algum motivo não teve bons reviews e as vendas foram baixas, chega a ser triste ver o diretor do jogo comentando sobre isso no documentário.

Por fim, estou aqui fazendo a minha parte para recomendar o documentário para quem jogou e também quem não jogou, quem sabe assim o jogo possa atiçar a curiosidade de algumas pessoas.

Arkaine é foda! :kjoinha

 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.582
Pontos
1.553
Fiquei com um pouco de preguiça de ver. Mas vou tentar.

Minha experiência com o prey não foi tão empolgante quanto o Dishonored

O principal motivo para não gostar muito do jogo eram os inimigos. O colocanto deles, a forma e como eles se moviam eram muito imprevisíveis e frustrante.

Dropei o jogo com uma s 10 e poucas horas
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.489
Pontos
2.082
Arkane é um monstro. O estúdio ocidental que mais mais gosto da atualidade.

O fato deles serem um estúdio AAA produzindo Immersive Sims é impressionante. PRINCIPALMENTE hoje em dia.

O nível de produção nos levels dos seus jogos, em especial do Prey, é simplesmente insano. Eles fazem parecer como se fosse um local real, mas sem esquecer que se trata de um videogame, como outros AAAs costumam fazer.

Como fala no vídeo: Ou você gosta deles, ou você não jogou.

Será um daqueles estúdios, assim como a Ion Storm e Looking Glass, que daqui 20 anos, anos depois de ter falido, o reconhecimento virá.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.227
Reações
4.129
Pontos
453
jogo maravilhoso
até ia comprar em mídia física por ter experimentado no mendigo pass e gostado
mas tinha saído do catalogo
zerei com pena por ter terminado
é longo e eu queria que fosse mais
talvez eu tente jogar de novo no xbox one x ou no series x pra fazer as missões secundárias que falhei
e com melhorias nos loadings exagerados :kawaii
fico triste de ler os istas criticando esse estúdio da bugthesda
jogo bom merece ser elogiado, independente da produtora/dona
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.627
Reações
57.145
Pontos
1.003
Joguei duas horinhas no Gamepass e droppei. Infelizmente, nada no jogo me agradou. A mjnha paciência pra exploração e puzzles em jogos beira a zero, e esse é tipo Control, feito pra você se perder a cada 2 minutos. Se lançarem uma versão com setinha te guiando ao objetivo e "God Mode" pra não tomar dano, eu jogarei com todo o prazer. Mas com esse defeito fica injogável.
 

timeprossecutor

Bam-bam-bam
Mensagens
935
Reações
3.045
Pontos
433
Joguei duas horinhas no Gamepass e droppei. Infelizmente, nada no jogo me agradou. A mjnha paciência pra exploração e puzzles em jogos beira a zero, e esse é tipo Control, feito pra você se perder a cada 2 minutos. Se lançarem uma versão com setinha te guiando ao objetivo e "God Mode" pra não tomar dano, eu jogarei com todo o prazer. Mas com esse defeito fica injogável.

Defeito seria se tivesse setinha. Chega de setinha em todo jogo.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.685
Reações
25.656
Pontos
1.374
O mundo é dividido em quem jogou Prey e viu o quanto ele é magnifico e quem não jogou muito e dropou pq não é shooter desmiolado.

Eu tinha dropado esse jogo umas 3x pq ia com expectativas erradas e pra ser sincero, o começo é bem chatinho.

Mas depois que joguei mais e fechei posso afirmar com toda certeza que é um dos melhores jogos que ja joguei na vida. Tirando a narrativa, é melhor que o bioshock, bem melhor.

E eu ja tinha visto esse video do noclip, alias qlq video desse canal é ótimo. É fascinante ver que não tem só level designer, mas level architects. E faz sentido, pq o level design e a arquitetura desse jogo é impressionante.

Quem nunca jogou só vou resumir oq é esse jogo: Action adventura mistura de Immersive Sim com metroidvania. O jogo tem armas e combate, mas NÃO é o foco. Só ver os reviews desse jogo do steam pra ver o quanto esse jogo é amado.



Deveria se chamar "Como estragamos Prey", transformaram um shooter frenético e psicodélico numa cópia paradona de Bioshock.

Deveria chamar como transformamos um shooter genérico frenético em um dos melhores jogos de todos os tempos.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Assistirei!

E o canal do NoClip é sensacional! Recomendo o do Demon's Souls que assisti recentemente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Arkane é um joia nesse mar de estúdios cada vez mais inseguros e formatados. Assisti o documentário essa semana e tive um misto de tristeza pela recepção do jogo, e ainda mais admiração pelo que os caras conseguiram criar em termos de qualidade.

Infelizmente a gente vive numa época em que, como já disseram aí, o que faz sucesso é só joguinho com uma caralhada de setas. Os jogadores estão cada vez mais preguiçosos…
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Deveria se chamar "Como estragamos Prey", transformaram um shooter frenético e psicodélico numa cópia paradona de Bioshock.
Você deveria assistir o documentário. Eles próprios comentam que o jogo é muito mais System Shock 3 - cópia de Bioshock HAHAHAHA, put* m****, cada coisa que se lê - do que algo próximo do Prey original, e explicam o motivo disso. É decisão que veio de cima e não tem absolutamente nada a ver com o estúdio. A Bethesda que enfiou a marca “Prey” guela abaixo nesse projeto que já estava em desenvolvimento previamente.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.685
Reações
25.656
Pontos
1.374
Melhor causador de sono que joguei nos últimos anos, dropei na metade da segunda jogada, até tem uma história legal, mas a jogabilidade é péssima e arrastada.

Metroid Prime é considerado uma obra prima e pode sofrer as mesmas criticas que prey. Combate mais ou menos e história fraca/nula. Depende de como você encara o jogo e quais suas expectativas. A diversão do jogo é como entrar numa sala q vc não tem acesso, vc usa poder pra virar uma caneca e entra pela janela, vc usa as flechas de espuma pra apertar o botão dentro da sala, vc cria uma escada com a GLOO e entra pelo teto, vc hackeia a senha, vc procura onde ta a senha, vc invade o computador remotamente e de la abre a porta, vc coleta objetos do cenario pra fazer plataformas pra entrar pelo teto... Essa é a graça do jogo, a liberdade, os trocentos poderes q vc pode usar, como vc escolha em acessar tais areas que são inacessiveis, voltar numa area com um poder novo e poder finalmente entrar numa sala nova, etc

O combate não é foco, os inimigos são mais ou menos mesmo e as armas não são de FPS até pq vc ta numa estação de pesquisa, todas as armas q vc pega tinham uma função ali real, por isso não tem sniper, metralhadoras e coisas do tipo.

Claro ninguem é obrigado a se divertir com todos os jogos, tem gente que odeia MGS, Zelda, Metroid Prime, GoW, Uncharted, Last of Us, Forza, etc... é o caso de o jogo não ter clicado com vc, mas a culpa é sua e não do jogo. Mesma coisa que eu for jogar Super Smash Bros com expectativa de ser um Street Fighter, logicamente iria me decepcionar.

Arkane é um joia nesse mar de estúdios cada vez mais inseguros e formatados. Assisti o documentário essa semana e tive um misto de tristeza pela recepção do jogo, e ainda mais admiração pelo que os caras conseguiram criar em termos de qualidade.

Infelizmente a gente vive numa época em que, como já disseram aí, o que faz sucesso é só joguinho com uma caralhada de setas. Os jogadores estão cada vez mais preguiçosos…

Felizmente o jogo fez mais sucesso devido ao boca a boca dos jogadores. Pq o marketing não foi bom e pra fuder a IGN deu 4 pro jogo por causa de um bug. Ai foram anos de carinho pra criar um put* jogo, indo pro ralo. Qdo procura reviews desse jogo no youtube tb são poucos, mas os que tem não cansam de elogiar. Teve um de um youtuber que adoro (worthabuy) que é mtu dificil jogo agradar ele, e o cara disse que esse jogo ta no nivel do HL2.

E espero que o Deathloop me divirta tanto quanto o Prey e Dishonored 2. Pq ta bem dividida as opiniões, tem mta gente amando e mta gente dizendo que o jogo é chato. Mas eu confio na Arkane.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Você deveria assistir o documentário. Eles próprios comentam que o jogo é muito mais System Shock 3 - cópia de Bioshock HAHAHAHA, put* m****, cada coisa que se lê - do que algo próximo do Prey original, e explicam o motivo disso. É decisão que veio de cima e não tem absolutamente nada a ver com o estúdio. A Bethesda que enfiou a marca “Prey” guela abaixo nesse projeto que já estava em desenvolvimento previamente.
Velho, até entendo, mas pra mim o jogo foi bem chatinho, aquelas partes fora da nave em gravidade zero foram um porre. A única coisa que realmente gostei foi você poder explorar livremente o cenário e fazer sua própria progressão, de resto o jogo foi um porre, e admito que só comprei por causa do nome Prey, mas não sabia dessa putyaria da Bethesda ter enfiado a marca no jogo. Mas nada muda o fato que pra mim o jogo foi chato.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Metroid Prime é considerado uma obra prima e pode sofrer as mesmas criticas que prey. Combate mais ou menos e história fraca/nula. Depende de como você encara o jogo e quais suas expectativas. A diversão do jogo é como entrar numa sala q vc não tem acesso, vc usa poder pra virar uma caneca e entra pela janela, vc usa as flechas de espuma pra apertar o botão dentro da sala, vc cria uma escada com a GLOO e entra pelo teto, vc hackeia a senha, vc procura onde ta a senha, vc invade o computador remotamente e de la abre a porta, vc coleta objetos do cenario pra fazer plataformas pra entrar pelo teto... Essa é a graça do jogo, a liberdade, os trocentos poderes q vc pode usar, como vc escolha em acessar tais areas que são inacessiveis, voltar numa area com um poder novo e poder finalmente entrar numa sala nova, etc

O combate não é foco, os inimigos são mais ou menos mesmo e as armas não são de FPS até pq vc ta numa estação de pesquisa, todas as armas q vc pega tinham uma função ali real, por isso não tem sniper, metralhadoras e coisas do tipo.

Claro ninguem é obrigado a se divertir com todos os jogos, tem gente que odeia MGS, Zelda, Metroid Prime, GoW, Uncharted, Last of Us, Forza, etc... é o caso de o jogo não ter clicado com vc, mas a culpa é sua e não do jogo. Mesma coisa que eu for jogar Super Smash Bros com expectativa de ser um Street Fighter, logicamente iria me decepcionar.
Na boa, mas nem tem como comparar com Metroid. Os jogos da Samus te divertem do começo ao fim, dão uma empolgação danada e ainda possuem uma variedade de inimigos e desafios única. Prey tem corredores e mais corredores lotados de apenas três inimigos base, e quase sempre a forma de derrotar eles é a mesma, só o Goliath (quando aparece) que te proporciona um desafio mais refinado.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Não consigo gostar dos games dessa empresa. Não animei em zerar nenhum game que ela fez. Seja os Dishonored 1 e 2 ou o Prey.

Para mim os Portal 2, Titanfall 2, Doom 3 Ressurection of Evil, Half Life 2, Halo 2, Halo 3 ODST, Halo 5, Singularity, Bulletstorm, Metro Last Light, Wolfenstein The New Order e The Old Blood, Brothers In Arms Hell's Highway, Cod 4, Cod 5, MW 2, MW Reboot, Black OPS 1 e 2, Ghost e etc.. são todos mil vezes melhores. Zerei todos esses games com gosto. Me prenderem do início ao fim.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Não consigo gostar dos games dessa empresa. Não animei em zerar nenhum game que ela fez. Seja os Dishonored 1 e 2 ou o Prey.

Para mim os Portal 2, Titanfall 2, Doom 3 Ressurection of Evil, Half Life 2, Halo 2, Halo 3 ODST, Halo 5, Singularity, Bulletstorm, Metro Last Light, Wolfenstein The New Order e The Old Blood, Brothers In Arms Hell's Highway, Cod 4, Cod 5, MW 2, MW Reboot, Black OPS 1 e 2, Ghost e etc.. são todos mil vezes melhores. Zerei todos esses games com gosto. Me prenderem do início ao fim.
Tu citou uma caralhada de jogos que não tem absolutamente nada a ver com os da Arkane. :klolz É tipo eu falar “nossa, joguei Metal Gear ontem e odiei. Achei Zelda bem melhor” só porque os dois têm câmera em terceira pessoa.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.627
Reações
57.145
Pontos
1.003
Arkane é um joia nesse mar de estúdios cada vez mais inseguros e formatados. Assisti o documentário essa semana e tive um misto de tristeza pela recepção do jogo, e ainda mais admiração pelo que os caras conseguiram criar em termos de qualidade.

Infelizmente a gente vive numa época em que, como já disseram aí, o que faz sucesso é só joguinho com uma caralhada de setas. Os jogadores estão cada vez mais preguiçosos…

Não é que os jogadores estão preguiçosos, e sim que não têm paciência ou tempo dadas as circunstâncias da vida. Jogo desse gênero é inevitavelmente nicho, que nem esses jogos "rogue". Não que seja ruim, só é, como eu disse, nicho.

A pessoa trabalha o dia inteiro, chega em casa a noite, faz mais algumas coisas e vai sentar para jogar. Ela não vai ter saco pra ficar explorando cada pedacinho do jogo, "descobrindo o que é pra fazer", resolvendo puzzle, tendo a paciência pra entender a proposta. E a culpa nem é da pessoa. Talvez ela, em outras circunstâncias, gostaria muito de jogar algo assim, mas com uma rotina corrida e ampla diversidade de afazeres, é mais fácil jogar algo "direto ao ponto" e "burro" a algo que exige toda uma "imersão". Tanto que os jogos mais populares por aí são os multiplayers. Se a pessoa tiver meia horinha pra jogar, ela consegue se divertir online e descontrair, mas se ela quiser jogar 6h seguidas, idem.

Isso tanto é real que eu divido meus jogos em: jogos de dia de semana, jogos de final de semana e jogos para férias. Jogos pra dia de semana são esses que não exigem muita dedicação, tempo ou envolvimento. Um multiplayer que você joga sem levar muito a sério, jogos de campanhas de até 15, 20h, indies. Em final de semana eu pego jogos um pouco mais longos ou que exigem mais atenção. Por exemplo, Returnal eu só jogo em finais de semana, porque é um jogo que exige mais. Tem que perder todo um tempo farmando, upando arma, escolhendo a melhor forma de abordar os inimigos. Tem que estar com a cabeça calma pra não cometer erros bobos ou rushar o boss sem antes deixar a personagem forte o suficiente. Então um final de semana tranquilo é o ideal pra jogar algo assim. E tem jogos pra férias, que eu considero aqueles jogos colossais, gigantes. Eu amo Persona 5, mas eu jamais jogaria Persona 5 em "condições" normais, com seus textos infinitos e mais de 100h de campanha. É jogo pra quando eu estiver de férias, e olhe lá, porque dependendo do que você faz nas férias, nem consegue zerar. Yakuza Like a Dragon eu tentei zerar nas minhas férias de maio, não consegui, agora só ano que vem, provavelmente. Prey é desses jogos que eu teria que pegar em finais de semana ou em férias.

Mas claro, essa é a minha organização. Acredito que pra outras pessoas seja parecido. Se eu tivesse o tempo livre e a paciência que tinha na adolescência, daria mais chances a jogos assim. Hoje eu não tenho paciência. Se o jogo fica colocando puzzle, te fazendo "descobrir o que é pra fazer", querendo que você perca horas explorando mapa, perder horas matando inimigo genérico pra grindar/farmar ou te fazendo voltar pra checkpoint de 1h atrás eu já vazo logo. Só não fiz com Returnal porque eu realmente tô curtindo muito o jogo, embora esteja jogando aos poucos.
 
Ultima Edição:

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Tu citou uma caralhada de jogos que não tem absolutamente nada a ver com os da Arkane. :klolz É tipo eu falar “nossa, joguei Metal Gear ontem e odiei. Achei Zelda bem melhor” só porque os dois têm câmera em terceira pessoa.

Eu citei essa quantidade toda justamente para o pessoal ver como eu sou eclético. Mesmo todos sendo FPS aí tem vários games com propostas diferentes. Entre eles o Maravilhoso, Sensacional Portal 2.

Assim os Arkanetes não ficam falando de quem não gosta dos games deles é porque gostam só de um tipo de FPS. Que não entendem a sua proposta e blá, blá, blá.

Jogos dessa empresa são bem chatinhos. Nunca me prenderam.
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Não é que os jogadores estão preguiçosos, e sim que não têm paciência ou tempo dadas as circunstâncias da vida. Jogo desse gênero é inevitavelmente nicho, que nem esses jogos "rogue". Não que seja ruim, só é, como eu disse, nicho.

A pessoa trabalha o dia inteiro, chega em casa a noite, faz mais algumas coisas e vai sentar para jogar. Ela não vai ter saco pra ficar explorando cada pedacinho do jogo, "descobrindo o que é pra fazer", resolvendo puzzle, tendo a paciência pra entender a proposta. E a culpa nem é da pessoa. Talvez ela, em outras circunstâncias, gostaria muito de jogar algo assim, mas com uma rotina corrida e ampla diversidade de afazeres, é mais fácil jogar algo "direto ao ponto" e "burro" a algo que exige toda uma "imersão". Tanto que os jogos mais populares por aí são os multiplayers. Se a pessoa tiver meia horinha pra jogar, ela consegue se divertir online e descontrair, mas se ela quiser jogar 6h seguidas, idem.

Isso tanto é real que eu divido meus jogos em: jogos de dia de semana, jogos de final de semana e jogos para férias. Jogos pra dia de semana são esses que não exigem muita dedicação, tempo ou envolvimento. Um multiplayer que você joga sem levar muito a sério, jogos de campanhas de até 15, 20h, indies. Em final de semana eu pego jogos um pouco mais longos ou que exigem mais atenção. Por exemplo, Returnal eu só jogo em finais de semana, porque é um jogo que exige mais. Tem que perder todo um tempo farmando, upando arma, escolhendo a melhor forma de abordar os inimigos. Tem que estar com a cabeça calma pra não cometer erros bobos ou rushar o boss sem antes deixar a personagem forte o suficiente. Então um final de semana tranquilo é o ideal pra jogar algo assim. E tem jogos pra férias, que eu considero aqueles jogos colossais, gigantes. Eu amo Persona 5, mas eu jamais jogaria Persona 5 em "condições" normais, com seus textos infinitos e mais de 100h de campanha. É jogo pra quando eu estiver de férias, e olhe lá, porque dependendo do que você faz nas férias, nem consegue zerar. Yakuza Like a Dragon eu tentei zerar nas minhas férias de maio, não consegui, agora só ano que vem, provavelmente. Prey é desses jogos que eu teria que pegar em finais de semana ou em férias.

Mas claro, essa é a minha organização. Acredito que pra outras pessoas seja parecido. Se eu tivesse o tempo livre e a paciência que tinha na adolescência, daria mais chances a jogos assim. Hoje eu não tenho paciência. Se o jogo fica colocando puzzle, te fazendo "descobrir o que é pra fazer", querendo que você perca horas explorando mapa, perder horas matando inimigo genérico pra grindar/farmar ou te fazendo voltar pra checkpoint de 1h atrás eu já vazo logo. Só não fiz com Returnal porque eu realmente tô curtindo muito o jogo, embora esteja jogando aos poucos.
Talvez esses jogos possam ter uma "elevação íngreme" no começo, eu acho. Ao meu ver, pelo menos, depois que os jogos da Arkane engrenam, não exigem 20% do que você citou aí. O problema pra tu poderia ser romper essa primeira barreira. As coisas tendem a fluir bem.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.627
Reações
57.145
Pontos
1.003
o jogo tem indicação sim
e ao contrário do que você imagina, às vezes tem até demais
talvez tu tenha largado muito cedo
Sim, larguei bem no início. Mas eu creio que a maioria das pessoas droppem os jogos no início, realmente.

Talvez esses jogos possam ter uma "elevação íngreme" no começo, eu acho. Ao meu ver, pelo menos, depois que os jogos da Arkane engrenam, não exigem 20% do que você citou aí. O problema pra tu poderia ser romper essa primeira barreira. As coisas tendem a fluir bem.

Por serem diferentes, devem causar um certo estranhamento e não agradar tão o "grande público", imagino. Mas isso eu já notei na maioria dos jogos atuais, pra dizer a verdade. As primeiras horas sempre são meio maçantes, até o jogo engrenar. Se não tiver paciência, você larga mesmo. Lembro do Doom Eternal, que eu sempre acho o início terrível de chato, mas quando você pega os upgrades e todas as armas, o jogo fica maravilhoso.

Claro, há exceções. Deathloop me cativou já nas primeiras horas.
 

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
Fico desapontado com a humanidade quando vejo esses jogos com ação exacerbada que "pegam na sua mão" e te guiam pelo jogo todo como se vc fosse um desmiolado. É triste ver esses jogos abobalhados, com level design porco arrastando multidões, e Prey, que é um clássico instantâneo, ficando nas sombras. Melhor jogo da Arkane que joguei até agora, não o considdero apenas um excelente game, mas uma belissima obra de ficção cientifica.

Espero que a MS dê total suporte e liberdade criativa pra esse studio, mesmo que sejam jogos restritos ao PC e Xbox eu torço muito pra Arkane despontar com jogos de qualidade e quem sabe produzir outro jogo com essa tematica System Shock.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.188
Reações
44.448
Pontos
803
Prey é realmente um excelente jogo. Um dos melhores que joguei nesse ano.
 
Topo Fundo