Vi algumas pessoas comentando que droparam Prey logo no início, particularmente eu recomendo que deem uma segunda chance.
Assim como já comentei em outros tópicos eu comecei a dropar jogos cada vez menos quando passei a me programar para jogá-los, se estou atolado de trabalho não vou começar a jogar um Persona 5, tendo apenas 1 hora para jogar por dia vou achar um saco ficar apenas lendo diálogos durante a jogatina.
Digo isso porque Prey é um jogo que a imersão desempenha um papel fundamental, então a minha recomendação é tentar começar a jogá-lo num dia calmo e que tenha tempo livre.
A parte inicial dele até o escritório tem esse papel de imergir o jogador naquele universo, mas é a partir dali que o jogo realmente começa.
E graças a essa imersão que criaram depois o tempo vai passar voando, pois os ambientes do Prey são muito verossímeis e realmente passam a impressão que você realmente está sozinho preso dentro de uma nave no meio do espaço, os ambientes não dão aquela sensação de videogame, tanto que não existem paredes invisíveis dentro da nave, o jogo te oferece ferramentas para se chegar em qualquer lugar ali dentro, então se pensar um pouco fora da caixa poderá conseguir itens valiosos antes da hora.
Lembro de uma vez que naquele momento do jogo uma porta estava trancada, acho que por falta de energia, então resolvi com a Gloo Cannon subir em uns canos para ir até o teto que era alto pra caramba e chegando lá fui recompensado com uma escotilha para a sala trancada. A maioria dos jogos não te dão essa liberdade para explorar os cenários e muito menos te recompensam por isso, não deixam o jogador pensar fora da caixa, e a genialidade do Prey reside no fato que eu tenho certeza que existe outra forma de entrar naquela sala que hoje eu desconheço.
Outro exemplo, o Lor’themar Pomposo comentou que achou o início difícil, e realmente é, a saída que encontrei na primeira vez que joguei foi a de atrair os inimigos até as turrets.
Eu decidi ver o vídeo que o
@Radamanthys Wyvern recomendou do worthabuy e nele o youtuber comenta que achou um pouco frustrante atirar nos humanos sob hipnose por precisar gastar muitas balas, o mais engraçado disso tudo é que como não queria matá-los decidi usar a arma elétrica e apenas com um tiro você os tira do comando do alien.
São essas descobertas que tornam Prey esse jogo tão maravilhoso, toda vez que leio sobre o jogo descubro coisas novas "quer dizer que eu posso fazer isso?", "assim posso entrar naquela sala?" e por ai vai.
Vira e mexe escuto desenvolvedores comentando que no "Red Dead Redemption 2 você vai ter muita liberdade", no "
Cyberpunk você vai ter muita liberdade" etc, no final nenhum deles realmente cumprem essas promessas, no Red Dead Redemption 2 se você tenta emboscar os inimigos por trás da game over. Enquanto isso no Prey, dentro daquele confinamento, a Arkeine oferece várias ferramentas para o jogador ter total liberdade na hora de explorar a nave do jeito que quiser. Quer ser hacker? Toma. Quer ser burucutu? Toma. Quer ser alienígena? Toma. Quer ser engenheiro? Toma. Quer ser um ninja? Toma. E por ai vai. Em nenhum momento você vai tomar um game over por ter escolhido um determinado estilo de jogo, todos são viáveis.
Durante boa parte da aventura no Prey não tentava empurrar objetos pesados por estar acostumados com a maioria dos jogos atuais onde não existe física e tudo é feito de titânio, então ficou na minha cabeça que só investindo em força poderia fazer isso, ai no meio da aventura descubro que podia explodir extintores para empurrar objetos pesados, na hora fiquei me sentindo um idiota por não ter tentado o óbvio e ter deixado de pegar muitos itens importantes.
No início queria apenas ajudar quem teve dificuldade de passar das primeiras horas do Prey, mas parece que acabei me estendendo um pouco.
Realmente sou fascinado por esse jogo e poderia ficar horas e horas escrevendo sobre o quanto a minha experiência foi incrível, justamente por isso queria que outras pessoas o jogassem para quem sabe ter uma experiência tão boa quanto a que eu tive.