Posso estar errado, mas tem 2 tipos de SAF ao meu ver
-
Empresa que visa lucro, isso com venda de jogadores, mas com bom desempenho esportivo (não necessariamente títulos) de forma que a torcida traga receitas com socio-torcedor, ingresso, licenciamentos etc... e lucro as vezes requer investimento pra ter retorno.
-
Empresa que visa divulgar a marca, as vezes o foco da empresa não é no futebol, é investir no futebol mas também usar o nome e participações do time para divulgar a marca, ainda mais marcas associadas a esportes ... e as vezes o sucesso nos esportes também traz lucro no esporte
Digo isso porque ainda acredito que de certa forma os times do Red Bull visam lucro pela marca, então eles podem ter uma perda dentro do orçamento de marketing da marca, que ajude a trazer certo sucesso esportivo, ano passado eles ficaram perto do topo do Brasileiro e esse ano eles realmente estão abaixo.. mas vamos ver a janela, não acho que o caso deles é uma SAF "Safada"
Pior é time que tem SAF que nem tinha dinheiro e fez emprestimo para arrecadar o time, ai a chance de lucro não será muito com sucesso esportivo... os torcedores do Vasco com a 777 que o digam