O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rede (LAN) lenta - Como melhorar? [+Ajuda]

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
Galera, eu to com um problema aqui que já tentei de todo jeito que me veio a cabeça resolver e não consegui. Vou explicar a configuração da minha rede:

85575
Pois bem, entrando no roteador eu enxergo tudo. consigo conectar tranquilo por VNC, SSH e afins. inclusive o compartilhamento de arquivos do windows entre PC e notebook funciona tbm. O problema é a VELOCIDADE.
Nessa configuração acima, o pico de velocidade que alcanço é 6mib/s nas transferências. Mas o normal é ficar em 3mib/s. (isso transferindo arquivos pelo filezilla ou usando o client do nextcloud pra sincronizar arquivos - rodo um servidor nextcloud no Pi4) no compartilhamento de arquivos do windows então é uma tristeza. a velocidade fica em kbps, nem MB chega.
Fiz o teste de velocidade pelo speedtest (tenho 120mb da virtua) e o teste bate os 120mbps de download. Usando um conversor de mbps pra mib/s, dá pra ver que se tá nessa velocidade, tá passando pelo menos 14mib/s pelo cabo quando uso o teste de velocidade. Quando faço o teste pelo Pi (que tá com gargalo por causa do powerline 10/100) bate 45mbps, ou seja, pelo menos 5,5mib/s.
Já no Notebook a transferencia de arquivos pelo windows com o PC fica baixissima e conectando no Pi pra sincronizar arquivos pelo Nextcloud, fica em 3mib/s independente de onde eu esteja e do sinal do wifi.
Resumindo: eu me conecto mais rápido à internet que a minha própria rede! ¬¬
Quando percebi isso, fiz testes. tirei o powerline e coloquei o Pi do lado do roteador ligado por cabo. Ai a velocidade no Nextcloud aumentou, oscilando entre 3 e 10mib/s. Pelo Filezilla, a velocidade trava em 21mib/s. Considerando que desse jeito a conexão é TODA gigabit (pi no roteador no PC) isso ainda me parece absurdamente baixo. No Nextcloud esses valores ainda estão abaixo do limite de 100mbps!

Já tentei tudo que pude imaginar... verificar se os HDs estão msm usando USB 3.0 no Pi, pela velocidade com que consegui transferir arquivos entre os 2 HDs, impossivel ser USB 2.0... ver se o problema era o powerline, que até melhorou um pouco mas definitivamente não resolveu. tentei trocar os cabos tbm, no caso de ser algum cabo ruim... sem diferença nenhuma. tentei ver se havia alguma configuração no roteador que poderia ser o problema, sem sucesso...isso tá me irritando demais, cada vez que vou passar pro nextcloud um jogo pra deixar lá, é como se tivesse baixando da internet com essa lerdeza. fica horas sincronizando.

Alguém tem uma luz? eu pensei em comprar um switch gigabi pra ver se melhorava... mas depois que percebi que msm com td conectado no roteador gigabit aqui, continuava essa lerdeza (conectei só pra testar, já que é pouco prático pra mim deixar as coisas perto do roteador) desisti da ideia...
ficaria feliz demais se conseguisse uma média de uns 20mib/s no nextcloud... mas n tenho a menor ideia de como chegar lá. n sei por onde começar....

TLDR: Como eu faço pra ter uma velocidade decente na minha rede? tá transferindo arquivos em média a 3 Mib/s. Transfere mais rápido pela internet as vezes.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.100
Reações
47.739
Pontos
2.009
Tem n fatores que influenciam a velocidade da rede interna. Velocidade da placa de rede (se 10/100 ou 10/100/1000) se a placa é onboard ou offboard, velocidade do HD, categoria do cabo (esqueça isso pelo wi-fi, powerline, etc) e também o switch (se 10/100 ou 10/100/1000), e ainda o througput do roteador.

Eu já tive LAN aqui de todo jeito e digo que pra usuário comum não vale a pena esquentar com isso.

Eu mesmo tendo switch gerenciável (categoria small business), cabos top que eu mesmo crimpei, placas de rede gigabit, etc.. ainda sim fico limitado por uma coisa ou outra nas transferências pela rede.

Mas te digo que a melhor forma de testar a velocidade é pelo iperf.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
Tem n fatores que influenciam a velocidade da rede interna. Velocidade da placa de rede (se 10/100 ou 10/100/1000) se a placa é onboard ou offboard, velocidade do HD, categoria do cabo (esqueça isso pelo wi-fi, powerline, etc) e também o switch (se 10/100 ou 10/100/1000), e ainda o througput do roteador.

Eu já tive LAN aqui de todo jeito e digo que pra usuário comum não vale a pena esquentar com isso.

Eu mesmo tendo switch gerenciável (categoria small business), cabos top que eu mesmo crimpei, placas de rede gigabit, etc.. ainda sim fico limitado por uma coisa ou outra nas transferências pela rede.

Mas te digo que a melhor forma de testar a velocidade é pelo iperf.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
eu usei o Iperf aqui, ele dá 100mb usando o powerline, com o Pi4 direto no roteador, dá 1 gb. Mas a transferência fica a 3mib/s mesmo assim.
Como eu já tinha mexido em tudo, menos no roteador, fiz outro teste aqui. Peguei um roteador velho que tenho, pluguei PC e Pi nele, e pluguei ele no roteador da net. internet funcionando sem problemas, e ai a transferência de arquivos pelo filezilla foi o tempo todo no teto do padrão 10/100 do roteador (11,2mib/s). Animado, configurei o nextcloud pro novo IP e testei. ficou na maior parte do tempo oscilando entre 6 e 8 mib/s.
No geral, isso n é problema pra mim. mas pra sincronizar arquivos grandes no NAS que tá correndo no meu Pi é frustrante demais. Agora que já confirmei que com um roteador no meio a coisa melhora, tô cogitando pegar um switch gigabit só pra conectar essas coisas. tá 80 reais no ML (Switch 5p Gigabit Mesa Tp-link Tl-sg1005d 10/100/1000 Mbps ). Acha que vai melhorar mais ainda que o roteador 10/100 aqui? ou será que é jogar dinheiro fora? se conseguisse uns 20mib/s no nextcloud eu já tava satisfeito hahaha
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.100
Reações
47.739
Pontos
2.009
eu usei o Iperf aqui, ele dá 100mb usando o powerline, com o Pi4 direto no roteador, dá 1 gb. Mas a transferência fica a 3mib/s mesmo assim.
Como eu já tinha mexido em tudo, menos no roteador, fiz outro teste aqui. Peguei um roteador velho que tenho, pluguei PC e Pi nele, e pluguei ele no roteador da net. internet funcionando sem problemas, e ai a transferência de arquivos pelo filezilla foi o tempo todo no teto do padrão 10/100 do roteador (11,2mib/s). Animado, configurei o nextcloud pro novo IP e testei. ficou na maior parte do tempo oscilando entre 6 e 8 mib/s.
No geral, isso n é problema pra mim. mas pra sincronizar arquivos grandes no NAS que tá correndo no meu Pi é frustrante demais. Agora que já confirmei que com um roteador no meio a coisa melhora, tô cogitando pegar um switch gigabit só pra conectar essas coisas. tá 80 reais no ML (Switch 5p Gigabit Mesa Tp-link Tl-sg1005d 10/100/1000 Mbps ). Acha que vai melhorar mais ainda que o roteador 10/100 aqui? ou será que é jogar dinheiro fora? se conseguisse uns 20mib/s no nextcloud eu já tava satisfeito hahaha

Esse nextcloud é o que ?

Bom, tu ta comparando a velocidade que tu transferia no wi fi agora com a cabeada né ?

De qualquer forma eu creio que o que limita aí são as portas usb do PI, que não tem a mesma velocidade de uma sata da vida.

Já tive esses switchs menores aí e achei que melhorou pouca coisa, mas é melhor ter tudo cabeado e no mesmo switch do que passar por vários outros nós diferentes ou por wi fi.

Se a grana não for pesar acho que até vale a pena sim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
Esse nextcloud é o que ?

Bom, tu ta comparando a velocidade que tu transferia no wi fi agora com a cabeada né ?

De qualquer forma eu creio que o que limita aí são as portas usb do PI, que não tem a mesma velocidade de uma sata da vida.

Já tive esses switchs menores aí e achei que melhorou pouca coisa, mas é melhor ter tudo cabeado e no mesmo switch do que passar por vários outros nós diferentes ou por wi fi.

Se a grana não for pesar acho que até vale a pena sim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
nextcloud é um programa opensource que funciona como um "dropbox". ele sempre esteve no cabo, em todas instalações que fiz. wifi é ruim demais. ele tava transferindo a 3mib/s mesmo detectando a rede gigabit com conexão 1,0gb. Agora, que tá limitado em porta 10/100 do roteador, tá transferindo a 11. Esses roteadores de empresa de internet são mesmo um lixo, meu deus do céu.
Sobre as portas do Pi, acho que não. o Raspberry Pi4 tem USB 3.0, pelo que vi o limite é 5gbps de transferência. td bem que se n me engano é compartilhado entre as portas e a ethernet. Mas ainda assim, o gargalo maior é a rede imagino... mesmo o mais podre dos HDs 3.0 deve funcionar melhor que cabo de rede kkkkk
a ideia é deixar:
ROTEADOR DA NET > SWITCH GIGABIT > PI 4 e PC
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.100
Reações
47.739
Pontos
2.009
nextcloud é um programa opensource que funciona como um "dropbox". ele sempre esteve no cabo, em todas instalações que fiz. wifi é ruim demais. ele tava transferindo a 3mib/s mesmo detectando a rede gigabit com conexão 1,0gb. Agora, que tá limitado em porta 10/100 do roteador, tá transferindo a 11. Esses roteadores de empresa de internet são mesmo um lixo, meu deus do céu.
Sobre as portas do Pi, acho que não. o Raspberry Pi4 tem USB 3.0, pelo que vi o limite é 5gbps de transferência. td bem que se n me engano é compartilhado entre as portas e a ethernet. Mas ainda assim, o gargalo maior é a rede imagino... mesmo o mais podre dos HDs 3.0 deve funcionar melhor que cabo de rede kkkkk
a ideia é deixar:
ROTEADOR DA NET > SWITCH GIGABIT > PI 4 e PC

Não tá ruim 11 Mb/s não. Se tu pegar os 100 megabits e dividir por 8 vai dar 12.5 Mb/s, e tu tá bem perto disso.

Eu apostaria na velocidade da usb sim.
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
Não tá ruim 11 Mb/s não. Se tu pegar os 100 megabits e dividir por 8 vai dar 12.5 Mb/s, e tu tá bem perto disso.

Eu apostaria na velocidade da usb sim.
pois é, pra 10/100 tá ótimo. quero ver se esse aproveitamento se sustenta no gigabit. vou comprar o switch e testar aqui. atualizo o tópico qnd tiver testado. Mas acho que 20MB/s é factível se conectar por gigabit. vamos ver.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.100
Reações
47.739
Pontos
2.009
pois é, pra 10/100 tá ótimo. quero ver se esse aproveitamento se sustenta no gigabit. vou comprar o switch e testar aqui. atualizo o tópico qnd tiver testado. Mas acho que 20MB/s é factível se conectar por gigabit. vamos ver.

A gigabit deve bater mais que isso.

Aqui bate 100mb/s transferindo pelo protocolo smb.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
upando aqui pra dar update:
instalei o switch, e agora a velocidade em ftp bate 24mib/s, no nextcloud oscila entre 5 e 15mib/s. deu uma melhorada legal, mas ainda longe do que deveria ser. essa diferença deve vir de algum outro gargalo nada relacionado com a rede. talvez o USB como vc mencionou.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
O nextcloud tem uma limitação por dependendo de qual versão do PHP vc usa no seu raspbian.

O proprio programa te informa se ele tá limitado ou não e te explica como fazer pra aumentar o limite de velocidade. Vai na página web dele em Settings > Overreview e se tiver algum problema vai aparecer escrito em vermelho lá e com link já pro Wiki deles pra habilitar tudo certinho.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
O nextcloud tem uma limitação por dependendo de qual versão do PHP vc usa no seu raspbian.

O proprio programa te informa se ele tá limitado ou não e te explica como fazer pra aumentar o limite de velocidade. Vai na página web dele em Settings > Overreview e se tiver algum problema vai aparecer escrito em vermelho lá e com link já pro Wiki deles pra habilitar tudo certinho.
eu n vou lembrar agora quais eram os avisos, mas fui corrigindo um a um seguindo tutoriais. qnd entro nessa tela agora fica verde dizendo que passou nos testes. imagino que sim, tenha um gargalo do sistema ai. mas referente a diferença de 22mb do ftp e os 5 minimos nele. ainda tem ai uns 77mb faltando que devem ser outra coisa.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Depois que ligou o roteador velho ligou novamente o power line? Eu tenho exatamente o mesmo kit que você e percebo que quando há muita movimentação na rede (intensidade ou muitas requisições) ele simplesmente cai. Acredito que o powerline não consiga administrar bem situações de mais demanda, da mesma forma que roteadores vagabundos não conseguem.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
10.955
Pontos
1.409
Depois que ligou o roteador velho ligou novamente o power line? Eu tenho exatamente o mesmo kit que você e percebo que quando há muita movimentação na rede (intensidade ou muitas requisições) ele simplesmente cai. Acredito que o powerline não consiga administrar bem situações de mais demanda, da mesma forma que roteadores vagabundos não conseguem.
ele continua na tomada, mas só como repetidor wifi, n uso tanto assim não.
olha de cair conexão nunca aconteceu comigo. mas como o tópico deixa claro, o limite de tráfego nele tava bem abaixo do que deveria ser...
 
Topo Fundo