O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Referências em Final Fantasy IX

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
Aê, pessoar!


Vasculhando na Internet eu achei um tópico de um fórum listando algumas referências de Final Fantasy IX para os jogos antigos da série. Como todo bom jogador de RPG sabe, o IX é uma homenagem aos primórdios e a toda a franquia FF.

Como não vi nenhum tópico especificamente sobre isso aqui e o sistema de buscas do fórum não está ajudando muito, resolvi reproduzir o tal post.

O link original é esse http://www.players.com.br/forum/lofiversion/index.php?t109749.html e o autor usa o nick Masαmune.



_____________________________________________________________________________________________________

No Uol, quando ainda fazíamos a Revista RPG, esse texto faria parte de uma matéria especial sobre FFIX junto com um review, entrevistas sobre o jogo, etc. Mas a edição nunca chegou a sair, ainda que essa matéria estivesse pronta. Eu achei ela por aqui e resolvi dar uma revisada e postar essa parte de referências aqui e no SS, onde foi postado já, originalmente.

FFIX teve inúmeras referências ao passado da série que foram perdidas com traduções ruins. Aqui haverão algumas delas, porém outras devem ainda estar perdidas. Se alguém souber de outra que não tem aqui, poste ai XD Essa lista é baseada numa do site FF Compendium com algumas pequenas adições.

PS: Obviamente possui alguns spoilers! Nada grave, contudo.

[FFI] A mais óbvia: Garnet usa um tradicional manto de White Mage em sua fuga do castelo no começo do jogo.

9garnet.jpg


[FFI] Garland, governante de Terra, é ninguém menos que o próprio vilão de mesmo nome, de FF I. Mikoto diz: “Garland já tentou dominar o ciclo das almas uma vez, mas falhou”. Ela se refere aos acontecimentos de FF I. Assim, é possível que Terra seja o mundo do primeiro Final Fantasy num futuro distante.

Garland1.gif

Garland-1.gif

O vilão em FFI e FFIX

[FFI] Os quatro chefes que você encontra em Memoria (Marilis, Kraken, Tiamat e Lich), denominados “Chaoses” (e não “Fiends”, como foram chamados na versão americana de FFI), são as mesmas quatro bestas que enfrentamos no primeiro jogo da série. Em FFIX, elas ainda aparecem como espécies de guardiões da passagem para Terra, o que dá maior ênfase à possibilidade deste mundo ser o mesmo de FFI.

Lich.gif
Kary.gif
Kraken.gif
Tiamat.gif

lich-gba.gif
kary-gba.gif
kraken-gba.gif
tiamat-gba.gif

lich-1.gif
maliris.gif
kraken-1.gif
tiamat-1.gif

Os Chaoses (Leech, Marilith, Kraken e Tiamat) em suas versões NES e GBA, para FFI, e versão PSX, para FFIX.

[FFI] A dungeon denominada Mount Gulug é um erro de tradução. O certo é Mount Gulg, que também existe em FFI. Até a música é um remix da original, a partir de um certo momento.

200px-Mt_Gulg.png


[FFI/IV/Tactics] Rat Tail, encontrado em Treno, era um item importante de FFI. Também existe em FFIV e FF Tactics.

[FFI/III/IV/V] Os quatro espelhos do Ipsen´s Castle fazem referência aos quatro cristais (existentes em FFs anteriores). Os elementos são os mesmos: Terra, Vento, Água e Fogo.

[FFI/III] Desvendando o segredo do Eidolon Wall, verá que o verdadeiro nome de Garnet é Sara e sua mãe verdadeira se chama Jane. Sara é uma princesa de FFI e Jane é sua mãe. Sara também é o nome de uma princesa em FFIII.

Sara-Front.gif

Sara, em FFI

Sara-Battle.gif

Sara, em FFIII

[FFI] Zidane tem que pegar três poções que estão descritas no Motoya´s Book para desfazer o feitiço em Cid. Motoya é uma bruxa de FFI e este é seu livro de feitços.

Matoya-Front.gif

Matoya, cujo tema é um dos mais fodas da série inteira

[FFI] Cornelia, protagonista da peça “I want to be your canary”, é o mesmo nome da primeira cidade de FFI (Corneria).

coneria.png

Entrada da primeira cidade da série, Corneria/Cornelia

[FFI/IV/V] A saudação dos anões de Conde Petit, Hali-Ho, existe também em FFI, IV e V.

[FFI/III/IV] Já o item Une´s Mirror pertencia a Dr. Unne, de FFI, ou mesmo Unei de FFIII. Neste item está gravado “o corpo pode padecer, mas o espírito continua”. São as últimas palavras de Unei, antes de você ser forçado a matá-lo. Igualmente, são as últimas palavras de Zemus, em FFIV.

Unei-Battle.gif
Unne-Front.gif

Unei e Unne

[FFII] Hilda, esposa do rei Cid, é o nome da rainha de Fynn em FFII.

Hilda-Front.gif

Hilda, em FFII

FFIX_Hilda.jpg

Hilda, em FFIX


[FFII] Ramuh conta uma história para Dagger em Pinacle Rocks. Trata-se da história de Joseph e Nellie, de FFII.

Josef-Status.gif

Joseph

Josef-Walk-Front.gif
Nelly-Walk-Front.gif

Jospeh e Nellie

[FFII] O comentário do item Protection Bell é assinado por Minu (MinWu), de FFII.

Minwu-Status.gif

MinWu

[FFII] O castelo de Garland chama-se Pandemonium, assim como o último castelo de FFII.

[FFIII] A airship de Garland, “Invencible”, tem o mesmo nome de um Airship de FFIII.

Invincible-Left.gif

Invencible, em FIII

[FFIII] Em Treno, há o item “Doga´s Artifact”. Referência a Doga, de FFIII.

Doga-Battle.gif

Doga

[FFIII] Na vila dos Black Mages, tem um gramofone que toca uma bela melodia ao estilo 8bits. A música é “Let me know the truth”, de FFIII.

[FFIV] O velho que lhe dá a espada Excalibur em troca do item Magical Fingertip é o próprio ferreiro anão Kokkuro (ou Kokkol), de FFIV. Comprove falando com o dono da Inn de Daguerreo antes de entregar-lhe o item.

4kokkuro-o.gif

Kokkuro, em FFIV

[FFIV] Em Cleyra, o príncipe Puck é atacado por um Antlion. Uma das sacerdotisas comenta que o Antlion é dócil normalmente. A mesma cena acontece em FFIV, desta vez com o príncipe Edward.

antlion.jpg

Príncipe Edward e o Antlion

02tcx.png

Príncipe Puck e o Antlion

[FFIV] Zhorn e Thorn são inspirados em Palom e Porom, de FFIV. O ataque deles é muito semelhante ao “Twin”, efetuado por estes dois.

Palom-Victory.gif
Porom-AttackL.gif

Os inconfundíveis Palom e Porom

[FFIV] O Hilda Garde I é similar ao airship Big Whale, de FFIV.

[FFIV] Em FFIV, Namingway era um cara que podia mudar seu nome. Em FFIX, pode-se fazer o mesmo com o Namingway Card (que tem estampado o sprite do personagem clássico).

Hummingway1-Walk-Front.gif
098.png

Namingway, em FFIV, e o seu card, em FFIX

[FFIV] Em Lindblum você pode encontrar (ao ler uma placa) a “Polom´s Action Figure Shop”, numa referência inequívoca a pequena White Mage de FFIV (desde que Polom e Porom em japonês dá no mesmo).

[FFIV] O sobrenome do Cid é Fabool, numa referência a cidade de Fabul, lar do Yang de FFIV.

[FFIV] MUITO difícil de perceber essa: As três estátuas na praça central de Alexandria são as Magus Sisters (Cindy, Mindy e Sandy) de FFIV. Mas há quem diga que é só impressão.

Sandy.gif
Cindy.gif
Mindy.gif

Sandy, Cindy e Mindy

[FFIV/Tactics] Em Treno, no CD4, você pode jogar cards com 10 pessoas no estádio. Um deles se chama Gilbert, que é o nome original de Edward, (de FFIV). Esta referência é estranha: há entre eles uma pessoa denominada “Worker #9”. Teria relação com Worker #7 e #8 de FF Tactics?

[FFIV/V/Tactics] Três referências sobre Freya: Uma de suas lanças se chama “Kain´s Lance”. Kain é um Lancer de FFIV. Dragon´s Crest, um dos golpes dela, é um item que você recebe após derrotar Shinryuu em FFV. Por fim, Reis, uma dragonkin de FF Tactics, é homenageada no golpe “Reis´s Wind”.

face-reis2.gif

Reis

[FFV] A verdadeira identidade do mané que você vez por outra encontra no jogo, Allewey Jack, é ninguém menos que o jovem (e ainda fraco) viajante das dimensões de FFV, Gilgamesh, que ainda se despede de você dizendo que “um dia será poderoso e famoso”. O mesmo ainda faz aparições relevantes em FFVIII, FFXI, FFXII e FFXII: Revenant Wings.

Gilgameshffvm.gif

Tio Gilga em FFV

180px-Gilgamesh9.png

Gilgamesh como o ladrão Allewey Jack


[FFV] Esta pede que encontre a Excalibur II (o item mais difícil de obter na série) para ser conferida. Bem, consiga a espada em Memoria e ela terá uma carta endereçada a “Brother Gil” (Gilgamesh). Para quem não tem saco pra conseguir o item, segue a carta:

"To Brother Gil: Bro, I found the sword, like you told me.
But there were two. One of 'em had a lame name, something II.
It was a dingy, old thing with flashy decorations, something you'd probably like.
So I went with Excalipur. I'll be back after I find the Tin Armor."


Enfim, referência direta a batalha contra Gilgamesh e sua arma, em FFV.

[FFV] O chefe secreto da biblioteca de Alexandria, Tantarian, é o mesmo encontrado na Ancient Library de FFV, o Byblos. Byblos era um monstro/livro cuja forma mudava de acordo com a página em que ele estava aberto. No caso, vemos no IX, com o Tantarian, as formas referentes às páginas 64 (um demônio azul) e 256 (uma máscara) deste livro.

200px-Tantarian.gif

Tantarian

byblos.jpg

Byblos, em FFV. Não consegui foto das formas que aparecem no IX, mas fica aí a ideia


[FFV] O chefe final, Necron, tem seu design irrefutavelmente inspirado em Necrophobia, de FFV.

necron.gif
Necrophobe.gif

Necron e Necrophobia

[FFV] A rainha Stella, de Treno, pode ser uma referência a Stella, de FFV. Possivelmente uma coincidência.

[FFV] O recém nascido chocobo, na Black Mage Village, recebe o nome de Bobby Corwen. As duas letras inicias de cada palavra formam o nome “Boco”, o chocobo de Bartz, em FFV.

FFIX-Chocobo.jpg

Bobby Corwen

[FFV] Boco, o chocobo de FFV, tem seu próprio card com seu sprite estampado. O mesmo pode-se dizer do airship de FFV.

Card099.png


[FFV/VI] O item Magical Fingertip, que pode ser obtido no leilão de Treno, é referente a Gogo (V e VI) cujo talento era criar marionetes que pareciam vivas.

[FFV] Os espelhos que liberam as armas lendárias de FFV possuem inscrições que lembram àquelas existentes nos espelhos de Ipsen´s Castle:

"One rests with the souls of the past, protected by the earth/My power is protected under the shaking ground."
"One is in an island shrine, protected by the wind/My power is protected by a tornado."
"One is in a place deeper than the floor of the sea, protected by flame/My power is protected high atop a fiery mountain."
"And the last behind a waterfall, protected by water/My power is protected underwater, surrounded by the earth."

As incrições em FFV e FFIX, respectivalmente

[FFVI] Em Lindblum, você pode encontrar um velho senhor chamado Locke.

[FFVI] O eidolon Madeen seria, na verdade, uma referência a Maduin de FFVI. O “Madain” de Madain Sari faz referência a isso também. Corriqueiras discrepâncias de tradução.

Maduin-Summon.gif
FFIX_Madeen.png

Maduin e Madeen

[FFVI] O segundo mundo que visitamos no jogo, Terra, geralmente é considerado apenas uma referência ao nome do primeiro mundo, Gaia. Mas alguns creditam a escolha do nome à protagonista de FFVI, de mesmo nome.

[FFVI] No FFVI japonês, o “Limit Break” de Terra se chama Trance. Trance é o nome dos "limits" de FFIX.

[FFVII] Numa das ATEs da Evil Forest, a banda do Tantalus toca a música “Rufus Welcoming March”, de FFVII. Isso, aquela musiquinha inconfundível da parada de recepção ao Rufus.

[FFVII] Depois da destruição de Alexandria, um Knight of Pluto está paquerando uma garota denominada “Flower Girl”. Ela lhe dirá que ele é maravilhoso, mas não tem muita personalidade. Enfim, Aeris e Cloud ^^. Vale lembrar que os Knights of Pluto lembram muito os soldados da Shinra, sendo que Cloud era um deles.

[FFVII] Esta é famosa: a Buster Sword de Cloud está exposta em uma loja de armas de Lindblum. Ao vê-la, Zidane dirá: “Lembro de um cara de cabelo espetado que usava uma destas”.

zidanecloud.jpg


[FFVII] O item “Kupo Nut” é proveniente do mini game “Mog House”, de FFVII.

[FFVII/VIII] Essa é clássica, olha o que Zidane fala no final do jogo: “No cloud, no squall shall hinder us”.

20t.png



Referencias de IX em outros jogos da série:

[FFX] O mesmo tom musical que começa a peça “I want to be your canary” também inicia o campeonato de Blitzball, em FFX.

[FFX] Biran e Yenke Ronzo chegam a dizer que farão uma estátua de Yuna, porém com um chifre na testa. Acredita-se que esta fala seja uma possível referência a Eiko Carol e aos demais summoners de IX, que possuem um chifre (Yuna, chifre na testa, summoner. You got it XD).

[FFX] A estátua no centro de Luca lembra o formato do castelo de Alexandria, podendo ser uma possível referência.

[FFX-2] Benero aparece como o Al Bhed sendo entrevistado por Shelinda.

[FFX-2] Numa referência a Cinna, também temos aqui um NPC que reclama por partir sem seu martelo favorito.

[FFXI] No XI, o Cid está apaixonado por uma moça chamada Hilda. Cid e Hilda são um casal em FFIX, como é bem sabido.

[FFXII] Uma mulher em Archades falará de uma performance realizada pelos “Mummers of Tantalus”. em alusão ao famoso grupo de artistas ladinos de FFIX.

[FFXII] Existem inúmeros monstros cujos nomes fazem referência aos episódios anteriores da série em FFXII, mas destaco um por ter recebido certo destaque em FFIX: Gizamaluke, que dá nome a uma das dungeons do jogo, está presente em FFXII.

[FFTA] A Excalibur II também existe em Tactics Advance.

[FFTA] Um dos nomes aleatórios que você pode receber em FFTA é Hildegard (Hilda Garde é o primeiro airship de IX).

[FFTA2] Numa das missões, pode-se encontrar chocobos com nomes familiares. Entre eles, Bobi (de Bobby Corwen) e Choco, ambos de FFIX.

[FFCC] Em Crystal Chronicles, moogles são responsáveis pela correspondência, como em IX.

[FFCC] Artemicion e Stiltzkin, dois inconfundíveis moogles de FFIX, podem ser encontrados em jogos da série FFCC.

Stiltzkin.jpg
130px-Ff9_artemicion.jpg

Stiltzkin e Artemicion, em FFIX

130px-Ffcc-artemecion.jpg
155px-Ffccartwork_stiltzkin.jpg

E na série Crystal Chronicles

[FFI Remake] Vá ao Level B10 no Lifespring Grotto. Eis os que falam:

tantaluss.jpg


Referência clara ao grupo Tantalus, de IX. Tinha outra foto de uma falando que iria fazer teste para Cornelia na peça I want to be your canary, mas perdi a foto XD

Bônus: Brasil em Final Fantasy XD

samba.jpg


[FFI Remake] Alguns dos nomes aleatórios que você pode receber neste remake: Baku, Blank, Puck, Marcus, Cinna, Tot, Mikoto, Ruby, Sarina e Sara. Todos de FFIX.

[FFI Remake] Em Whisper Wind Cove, uma criança perguntará onde estão seus Tetra Master Cards e outra se você viu seu boneco de Trance Kuja.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
zidanecloud.jpg


Eu reparei nessa fala quando rejoguei há alguns meses.

Melhor que essa é a fala do personagem principal de Crimson Gem Saga.
Ele vê a espada do Cloud encostada num canto de uma loja e diz algo do tipo "Putz, quem usaria uma espada desse tamanho?".
 

trukgames

Veterano
Mensagens
1.244
Reações
152
Pontos
109
The Overtaker;5144922 disse:
zidanecloud.jpg


Eu reparei nessa fala quando rejoguei há alguns meses.

Melhor que essa é a fala do personagem principal de Crimson Gem Saga.
Ele vê a espada do Cloud encostada num canto de uma loja e diz algo do tipo "Putz, quem usaria uma espada desse tamanho?".

Legal o tópico Brneo, ja ta favoritado :D
E Tio Over, onde fica essa loja? Fiquei curioso, rsrsrsr
Ta longe no Crimsongem? Parou de comentar no tópico de RPGs...
Pra variar, empaquei em outro labirinto, eita joguinho que gosta de labirintos :risada:
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
trukgames;5145141 disse:
Legal o tópico Brneo, ja ta favoritado :D
E Tio Over, onde fica essa loja? Fiquei curioso, rsrsrsr
Ta longe no Crimsongem? Parou de comentar no tópico de RPGs...
Pra variar, empaquei em outro labirinto, eita joguinho que gosta de labirintos :risada:

Essa loja era em algum lugar no comecinho.
Na cidade onde todo mundo tá morto, acho... não tenho certeza.

Parei naquela dungeon que se você erra a porta volta do começo, sabe?

Só volto a jogar ele quando cansar de Dissidia.
E isso acho que vai demorar, hein...
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
Bah cara outro dia tava jogando o remake do ff1 do gba ai lutei contra o Garland e pensei "eu j ouvi esse nome antes".
“No cloud, no squall shall hinder us”.(muito luco isso. HEHE)
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
M.A.V;5146040 disse:
Bah cara outro dia tava jogando o remake do ff1 do gba ai lutei contra o Garland e pensei "eu j ouvi esse nome antes".
“No cloud, no squall shall hinder us”.(muito luco isso. HEHE)

[COLOR="Navy"]Quando eu joguei, nem liguei um ao outro. Mas faz muito tempo também. Achei legal essa possibilidade do IX e FFI partilharem o mesmo universo.[/COLOR]
 


Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
Esse tópico devia ir pro Consoles.

Mas o jogo já é meio véio, mano. Lá no Consoles eles só sabem discutir dos jogos que têm um polígono de diferença entre as versões de 360 e PS3, falando que isso é um absurdo e que a versão com um polígono a menos é uma m****.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
Mas o jogo já é meio véio, mano. Lá no Consoles eles só sabem discutir dos jogos que têm um pixel de diferença entre as versões de 360 e PS3 e que isso é um absurdo.

Nao é um pixel, é um polígono. ;D

É que aqui o tópico está fadado ao fracasso.
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
Ok, eu mudo pra polígono e você atualiza o seu quote pra versão 2.0 do meu post.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
Brneo;5149383 disse:
Mas o jogo já é meio véio, mano. Lá no Consoles eles só sabem discutir dos jogos que têm um polígono de diferença entre as versões de 360 e PS3, falando que isso é um absurdo e que a versão com um polígono a menos é uma m****.

Concordo...
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
So achei a aparição do gilgamesh muito chocha no ff9.
Ele devia ser um grande chefão como nos outros jogos. hehe
 

Shoma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.425
Reações
372
Pontos
1.054
Que legal!
Interessante demais isso. Várias referências divertidas.
Deu vontade de jogá-lo novamente.
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244

Sério, às vezes eu tenho medo daquele lugar. :p

So achei a aparição do gilgamesh muito chocha no ff9.
Ele devia ser um grande chefão como nos outros jogos. hehe

Achei uma referência legal. Mas é estranho pensar que ele era só um juvenil criado a base de leite com pera e Ovomaltino. Ele podia aparecer na forma fodônica também como uma summon aleatória, igual no VIII. Para um viajante dimensional isso não deve ser problema.

Que legal!
Interessante demais isso. Várias referências divertidas.
Deu vontade de jogá-lo novamente.

Verdade, eu também. Tinha até chegado no 2º CD um tempo atrás, mas dá vontade de recomeçar de novo e procurar todas essas referências bacanudas. Eu mesmo reparei em poucas...
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.323
Reações
20.933
Pontos
1.489
Quando joguei FF9 tinha percebido algumas relações com os antigos, mas não achei que teriam tantas.
A parte do "No Squall No Cloud" é épica :-D
 

esquisitofilosofo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.872
Reações
373
Pontos
829
Sério, às vezes eu tenho medo daquele lugar. :p



Achei uma referência legal. Mas é estranho pensar que ele era só um juvenil criado a base de leite com pera e Ovomaltino. Ele podia aparecer na forma fodônica também como uma summon aleatória, igual no VIII. Para um viajante dimensional isso não deve ser problema.



Verdade, eu também. Tinha até chegado no 2º CD um tempo atrás, mas dá vontade de recomeçar de novo e procurar todas essas referências bacanudas. Eu mesmo reparei em poucas...

Poxa vida! Que nostalgia! Bem, adorei a sua iniciativa de compartilhar essa jóia rara concosco. eu gostaria de pedir aos amigos outerspacianos o link (pode ser por via MP e ajudo a repassar de fato!) do jogo FFIX. Eu fiquei puto[kzangado] porque minha iso do 3cd não passa da animação mais bela que tão cedo não será superada: a luta entre os gigantes Alexander e Bahamuth! Fora isso minha iso já vem com um salve point no último chefão e na animação tá dando leg original de cópia de cd em peśsimo estado de conservação". Resumindo; eu tô fudido. Alguém me ajuda a encontrar uma ISO que preste?
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
Eu vi em um site que o joguinh de cartas do ff9 é meio que uma "evolução" do jogo do ff8, isso é verdade?????
 

Shoma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.425
Reações
372
Pontos
1.054
M.A.V;5156290 disse:
Eu vi em um site que o joguinh de cartas do ff9 é meio que uma "evolução" do jogo do ff8, isso é verdade?????

Cara, deve ser, hein! Ou sou ruinzão no card game do 9.
Lembro q no FF8 eu peguei todas as cartas do game.
Já no FF9 achei o game mais difícil, mas muito mais difícil. E desencanei de colecionar todas as cartas no 9.
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
Cara, deve ser, hein! Ou sou ruinzão no card game do 9.
Lembro q no FF8 eu peguei todas as cartas do game.
Já no FF9 achei o game mais difícil, mas muito mais difícil. E desencanei de colecionar todas as cartas no 9.

Final fantasy 8 e 11 são os unicos ff que não jogei então não sei como é o jogo no 8 mas no 9 é bem legal.
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
The Overtaker;5156486 disse:
No 9 não tem como pegar todas as cartas.
Da sim so que a maioria das cartas lendarias so da pra consegui em mini-games como o de chocobo.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
M.A.V;5156525 disse:
Da sim so que a maioria das cartas lendarias so da pra consegui em mini-games como o de chocobo.

Não dá, não.
Em algumas situações você precisa escolher entre algumas cartas.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Muito bacana o tópico Brneo, isso tudo só reforça a tese de que todos os FF se passam no mesmo universo, só que em épocas diferentes.
 

Brneo

Bam-bam-bam
Mensagens
6.451
Reações
174
Pontos
244
Poxa vida! Que nostalgia! Bem, adorei a sua iniciativa de compartilhar essa jóia rara concosco. eu gostaria de pedir aos amigos outerspacianos o link (pode ser por via MP e ajudo a repassar de fato!) do jogo FFIX. Eu fiquei puto[kzangado] porque minha iso do 3cd não passa da animação mais bela que tão cedo não será superada: a luta entre os gigantes Alexander e Bahamuth! Fora isso minha iso já vem com um salve point no último chefão e na animação tá dando leg original de cópia de cd em peśsimo estado de conservação". Resumindo; eu tô fudido. Alguém me ajuda a encontrar uma ISO que preste?

Onde vc pegou a ISO? Acho que o jeito mais fácil é ir nos torresmos da vida. Eu até sei de um lugar onde dá pra pegar por partes, mas é traduzido pra português.

Eu vi em um site que o joguinh de cartas do ff9 é meio que uma "evolução" do jogo do ff8, isso é verdade?????


Não sei se é bem uma evolução, já que os dois jogos foram feitos na mesma época, mas devem ter alguma relação. Os dois são fodas, de qualquer modo.

E os card games desses dois estão entre os melhores minigames de RPGs. Fato. Deviam ter mantido variações da idéia nos jogos de PS2...



Muito bacana o tópico Brneo, isso tudo só reforça a tese de que todos os FF se passam no mesmo universo, só que em épocas diferentes.

Valeu. Mas, cara, acho que dizer que são todos do mesmo universo é um pouco demais... Tem mundos completamente diferentes um do outro em tudo. Geografia, conceitos, cultura, origem das coisas...

Lendo as referências e mesmo pelo vilão, dá pra perceber uma ligação muito forte do FFIX com o I. Se é o caso, faz completo sentido, já que o IX é uma homenagem aos jogos "old school".

A única ligação comprovada é entre os FF's passados em Ivalice. Também existe uma especulação sobre uma conexão entre o X e o VII devido a umas poucas semelhanças e uma declaração do roteirista dos dois jogos, mas nada comprovado também.
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
The Overtaker;5156657 disse:
Não dá, não.
Em algumas situações você precisa escolher entre algumas cartas.

Cara eu e um amigo meu ja pegamos todas.
Derepente tu chegou a ter mais de 100 cartas ai tem que deletar as que sobram(sendo que são 100 tipos de cartas diferentes , so pode ter 1 de cada.)
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
Cara eu e um amigo meu ja pegamos todas.
Derepente tu chegou a ter mais de 100 cartas ai tem que deletar as que sobram(sendo que são 100 tipos de cartas diferentes , so pode ter 1 de cada.)

Não tem como.
Não seja mentiroso.

E não tem nada a ver com deletar as cartas.
Em algumas situações você tem que escolher entre cartas.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
~tambem tem byblos em final fantasy tactics
é um tipo comum de inimigo, mas tem
Byblos-Guard-SW.gif
 

Shoma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.425
Reações
372
Pontos
1.054
The Overtaker;5156486 disse:
No 9 não tem como pegar todas as cartas.

Isso é uma pena.
Foi muito show ter a coleção toda no 8.

M.A.V;5156525 disse:
Da sim so que a maioria das cartas lendarias so da pra consegui em mini-games como o de chocobo.

Humm... se não me engano tinha cartas exclusivas assim no 8 tb, ou pelo menos conversando com a pessoa certa na hora certa.

The Overtaker;5156657 disse:
Não dá, não.
Em algumas situações você precisa escolher entre algumas cartas.

Isso é uma pena. [2]

M.A.V;5161813 disse:
Cara eu e um amigo meu ja pegamos todas.
Derepente tu chegou a ter mais de 100 cartas ai tem que deletar as que sobram(sendo que são 100 tipos de cartas diferentes , so pode ter 1 de cada.)

Eu lembro disso de q tinha um limite de espaço pra guardar as cartas.

The Overtaker;5162000 disse:
Não tem como.
Não seja mentiroso.

E não tem nada a ver com deletar as cartas.
Em algumas situações você tem que escolher entre cartas.

Acabram as esperanças mais uma vez.
O cardgame do 9 é mais pra jogar mesmo, por isso deve ser até mais complicado q o anterior.
Mas é uma pena não ter o fator coleção igual ao 8.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
É, Shoma, esse esquema de carregar só 100 cartas realmente existe, mas não é ele que te impede de pegar todas as cartas. São os momentos onde ou é uma ou outra, manja?

Rejoguei FF9 no PSP esses dias e tava empolgadão pra completar o deck, mas quando vi isso até desencanei do joguinho.
 

M.A.V

Habitué da casa
Mensagens
849
Reações
2
Pontos
94
The Overtaker;5172722 disse:
É, Shoma, esse esquema de carregar só 100 cartas realmente existe, mas não é ele que te impede de pegar todas as cartas. São os momentos onde ou é uma ou outra, manja?

Rejoguei FF9 no PSP esses dias e tava empolgadão pra completar o deck, mas quando vi isso até desencanei do joguinho.

Que loucura, mas que eu peguei eu peguei (palavra de escoteiro).
Mas faz um tempo que não jogo o 9 derrepente tem algum jeitinho que não to lembrando.:kongpositivo:
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
M.A.V;5181475 disse:
Que loucura, mas que eu peguei eu peguei (palavra de escoteiro).
Mas faz um tempo que não jogo o 9 derrepente tem algum jeitinho que não to lembrando.:kongpositivo:

Cheater!
 

SS_Snake

Lenda da internet
Mensagens
32.107
Reações
19.754
Pontos
1.704
Brneo disse:
A única ligação comprovada é entre os FF's passados em Ivalice. Também existe uma especulação sobre uma conexão entre o X e o VII devido a umas poucas semelhanças e uma declaração do roteirista dos dois jogos, mas nada comprovado também.

A ligação entre Spira e o mundo de FFVII não fica só no backstage não - claro, também não é comprovada! É tema de conversa com o Shinra em FFX-2, no finzinho do jogo... Comentando sobre as profundezas do Farplane (próximo a onde se encontra o Vegnagun) ele nota a grande quantidade de energia natural e começa a imaginar usos pra ela...

Claro, é pra levar só como easter egg, né. Uma brincadeira até no nome do personagem (Shinra). Mas realmente, encontrei trechos da entrevista do Kitase e Nomura, e eles dizem que o espírito da coisa era esse mesmo. Shira tenta sem sucesso extrair energia Mako do Farplane (o que seria algo idêntico ao Lifestream, com pyreflies e tudo) e dali a alguns anos (1000, no caso) eles conseguiriam realizar tal façanha em outro planeta (Gaia, FFVII). Não sei o quão verídica é essa entrevista.

Bem, ambos tem airships movidas a tecnologia antepassada desconhecida, né - a de FFX, esqueci o nome, e a Shera do Dirge of Cerberus. Mas continuo encarando como easter egg.
 
Topo Fundo