O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Referencia] Estudo de Hitboxes(BoxColliders) de games Arcades de luta.

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
[Referencia] Estudo de Hitboxes(BoxColliders) de games Arcades de luta.

-Fonte de referencia para quem quer saber como usar de forma pratica Box colliders para jogos de luta
-Estudo de games clássicos de Luta e Beat 'em up

Obs: Na descrição do segundo vídeo, há o link para baixar o MAME com Script LUA e ativar nas ROMS do Emulador o Hitboxes que deseja estudar






Caso conheça algum vídeo, com estudo de Hitboxes, poste no tópico!

Falow!!!
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Fiz um gameplay de Final Fight usando uma versão do MAME com Script LUA para mostrar as caixa de colisões(Hitboxes). e tentei analisar algumas mecânicas do game. Uma boa referencia para desenvolvimento de jogos ou apenas mera curiosidade mesmo. (Mais detalhes de como baixar o MAME com Script LUA na descrição do vídeo)



Falow!!!
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Um jeito legal de aprender e testar isso é brincando com mugen. Eu cheguei a criar um ou dois chars de mugen há uns 15 anos atrás e tinha até editor visual pra definir os hitboxes pra cada frame.
 

DanielMoura

Supra-sumo
Mensagens
9
Reações
71
Pontos
183
Tem também a engine Hamoopi, projeto nacional concorrente ao mugen, que permite estudar hitboxes com facilidade.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
Deve ter algum mal entendido nas hitboxes programadas ou essa falha é proposital mesmo, porque sempre acontece de golpes com a espada não pegar no andore e você se ferrar se isso acontece na corrida dele... e isso acontece com outros inimigos e bosses tbm. Só a faca acerta os inimigos confiavelmente.

Vou baixar esse script aí e averiguar. Aliás bom vídeo.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Deve ter algum mal entendido nas hitboxes programadas ou essa falha é proposital mesmo, porque sempre acontece de golpes com a espada não pegar no andore e você se ferrar se isso acontece na corrida dele... e isso acontece com outros inimigos e bosses tbm. Só a faca acerta os inimigos confiavelmente.

Vou baixar esse script aí e averiguar. Aliás bom vídeo.

Valew!!!

Sim, realmente da impressão que a espada não é tão eficaz como a faca na mão de Cody...mas a resposta pode estar na diferenças em suas animações(do Cody), pois embora o keyframe do hit final serem os mesmos, nos acertos da espada e da faca...os frames de antecipação são diferentes e com timing diferentes também

A faca tem um frame de antecipação de apenas 3 quadros na taxa de 60 FPS, e não tem recuo depois do golpe. Ou seja da 18 milissegundos até o quadro final de hit...é muito rápido mesmo, nem precisa ativar o turbo para apelar com a faca, é imbatível!

Já a espada tem um frame de antecipação 11 quadros na mesma taxa de 60 FPS, também não tem recuo depois do golpe, ou seja da 66 milissegundos até o quadro de hit, demora cerca de 3 vezes mais que a faca pra acertar o inimigo, nesse tempo é possível ser atingido pela corrida do Andore ou dos Gordões.

Entretanto, tem muita roubalheira na CPS1...pois Assim como é em SF2, ghost n goblins, e em Final Fight a IA pode ficar mais rápida se você estiver com todas as vidas e com a energia cheia, independente da dificuldade que a máquina estiver...Pois como sabemos, o intuito dos Fliperamas era vender mais fichas e tentar tirar o jogador a qualquer custo dependendo do tempo que está com uma ficha só jogando...E se tratando de Capcom, sabemos que ela se dedicava bastante em fazer suas maquinas roubarem ao seu favor.

E é por isso, assim como os Japoneses costumam jogar com turbo ativado, não é vergonha nenhuma jogarmos também com o turbo ativado, e o botão de cheat(sair de agarrões) também ativado(Esse botão de Cheat se não me engano, implementaram depois, e não me lembro se foi a própria Capcom que o fez...mas no arcade original não tinha, só implementaram pelo fato dos inimigos que usam agarrões, apelarem demais nesse golpe)


Falow!!!
 


Topo Fundo