O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reflexões sobre o ESPIRITISMO...

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
Tenho um grande amigo de trabalho que é espírita e possui certa mediunidade. Eu como já gosto, sempre proponho bate papos que envolvam a filosofia da vida, morte e espiritualidade.

Estávamos conversando sobre as coisas que acontecem na vida que parecem pré destinadas, porém EU não creio em destino. Creio em coincidências, acaso.

Ele explicou que, quando jovem, foi convidado por outro amigo a ir na casa de uma garota que ele estava dando uns pegas, mas ele negou, relutou até que , de tanto o amigo insistir, ele foi.
Lá ele conheceu a irmã da menina com quem seu amigo ficava e....são casados até hoje. Na época ele tinha 16 anos e hoje tem 62. Sorte ? Coincidência ? Acaso ? Destino ? Eu creio em sorte e acaso.

Eu creio piamente que o universo joga dados. Mas nossas conversas vão mais a adiante. A um nível mais elevado.

Discutimos a história de um padre que praticava a caridade para idosos e crianças e o mesmo morreu num trágico acidente de carro, onde morreu carbonizado. Eis que levanto a mesma questão : Coincidência ? Acaso ? Destino ?

Cristãos e evangélicos dirão que "Deus sabe o que faz e sabe a hora certa de convocar seus filhos para missões ainda mais especiais no reino dos céus..."
Espíritas, como meu amigo diz "em alguma de suas vidas passadas ele tinha um débito e hoje pagou por isso. Isso está dentro da espiação, reparação."

Porra, então quer dizer que eu não escolho estar aqui nesse universo e mesmo quando estou eu tenho que pagar juros de contas feitas lá em 1600 antes de Cristo ?

Vamos avanças um pouco mais no debate.

Cadê o Deus TODO PODEROSO no ato da tragédia de Brumadinho ? Cadê o esse Deus na Síria ou na Venezuela ?

Por fim, agora num nível mais que elevado : se o universo surgiu do BIG BANG (para uns), o que era antes do BIG BANG ? Uns dizem que o "antes" era Deus.....

E quem criou Deus ? E quem criou o criador de Deus e assim retrosucessivamente.

Sinta-se a vontade e sem filtros.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Eu entendo tudo como muito louco e que há regras, quais são? Nascemos, o que não temos a certeza quando afinal somos considerados vivos desde que somo célula viva? Há discussão de estar vivo mas parece não existir quanto a morte. Então a única certeza da regra é a morte?

Tapatalk.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Acredito mais na Força do Star Wars que nisto. deve ser por isto que esta religião só existe no Brasil... nao dá pra engolir nada disso ai.
Já li de tudo a respeito, são inúmeras contradições, escritos de teor altamente racista do Kardec, explicações sem sentido, furos nos livros de Chico Xavier, erros históricos e mesmo a suposição que isto é um tipo de "ciência" já lhe tira o credito.
Sim, os espiritas dizem que isto nao é religião mas é ciência! É impossível lhes defender quando falam disto.

A fraude do Chico Xavier com Otilia Diogo foi exposta há mais de 40 anos, convenientemente ninguém falou mais disto. E também naquela época que eles tinham a mania de "materializar espiritas", depois que inventaram as cameras full HD isso acabou! Estranho...
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.825
Reações
11.227
Pontos
909
Não vou entrar no mérito da sua pergunta, que versa até pouco sobre espiritismo, mas especialmente sobre a justiça de se expiar no presente dívidas passadas por outro ente ou mesmo sobre como funcionariam os desígnios divinos.

Mas recomendo se inteirar sobre cosmologia. Com esse conhecimento, verá que uma questão sobre o que vem antes do Big Bang equivale a perguntar o que fica ao norte do Pólo Norte. Ou mesmo sobre como um conceito aparentemente inconcebível como a infinitude do universo (do universo mesmo, não do universo observável) é plausível.

Por vezes, suposições relativamente embasadas como a possibilidade de vivermos em uma realidade simulada, num universo holográfico ou a possibilidade da existência de diversas versões de si próprio graças ao arranjo finito de partículas (ainda que extraordinariamente grande, acabariam por se repetir) num universo infinito parecem até mais fantásticas do que aquelas existentes na religião. Mas são hipóteses plausíveis com o conhecimento atual.

Destino haveria se o universo fosse determinístico. No entanto, aparentemente é probabalístico. Ao menos de acordo com ciência, o acaso reina.

E honestamente, não sou suficientemente qualificado em filosofia para lidar com a questão de como as coisas existem sem um criador. Apenas existem. Até porque dizer que Deus criou a si pressupõe um "antes", onde, novamente, algo incrivelmente mais complexo surgiu do nada. É um raciocínio circular.

PS.: Em tempo: reconheço o valor da fé para quem a segue, e não sou o tipo de agnóstico que tenta convencer os outros de que estou certo. Apenas aponto o que pode ser evidenciado pelo método científico, nada mais.
 
Ultima Edição:

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
Eu vejo o mundo e o universo como quem joga uma camisa molhada de suor após uma partida de futebol dentro de um armário escuro e úmido, e poucas horas depois nascem fungos e bactérias mais evidentes.

Voilá ! Vida ! Quem criou essa vida ? Eu com meu suor ? O ambiente úmido e escuro propício ? Toda a condição ou simplesmente Deus ?

As vítimas de Brumadinho, Síria e Venezuela ? Devem ter pecados pesados no passado. Os caras da Chapecoense ? Os mamonas ? Ayrton Senna ?

"Deus, onde estás que não responde ?"

 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
SE, por um acaso, meu amigo espírita estiver certo em suas convicções que nós somos espíritos do passado, vindo de outras vidas, que estamos nessa para reparar ou pagar algo que deixamos pendente no passado, quando eu desencarnar eu vou chegar lá em cima metendo o dedo na cara do responsável pois não é cabível meu eu de hoje ser responsável por Napoleão ter assassinado centenas de pessoas. Por um hebreu ter matado vários inimigos em meio a guerra. Por um neandertal ter massacrado outra tribo. Não é justo.

Irei me rebelar e vou optar ser um demônio ou coisa do tipo pois .....cadê o espírito de justiça ?

Porquê João de Deus passava a mão nas mina mas operava sem anestesia e sem dor ? Não "linka" as coisas sabe ?!
 


Cinite

Bam-bam-bam
Mensagens
430
Reações
229
Pontos
478
O que entendo é que, não é todo mundo que já 'viveu outras vidas suficientes' para vir fazer somente o bem
Tem quem venha fazer o mal, e se não pagar nessa vida, irá pagar na outra
Quando a pessoa não cumpre o papel, para o umbandista (não sei certo para o espiritismo, mas conheço mais da umbanda), o espirito retrocede e pode vir até em outras formas na próxima vida. Quando o espirito consegue cumprir o papel, aprende com erros passados e tal, ele se eleva a outro nível no plano espiritual.
Não sou umbandista nem conheço muito a fundo a religião, me considero atualmente agnóstico, mas procuro pesquisar sobre elas e até já visitei, e das que já fui foi a que mais me despertou interesse.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Porquê João de Deus passava a mão nas mina mas operava sem anestesia e sem dor ? Não "linka" as coisas sabe ?!

Não confunda "no fundo de barra funda com barra no fundo da bunda". Hipnose pode e É usada como alternativa a anestesia em procedimentos cirúrgicos, não é necessário fé pra aceitar esse fato, nada tem a ver com mediunidade. E João de Deus, embora seja um charlatão do c***lho, não é um zé qualquer.

No post original você parece pular de galho em galho, o que estamos discutindo aqui? Pra "ir mais longe" eu preciso saber pelo menos o que você está dizendo.

Sobre "destino": acho que sua confusão está em entender se existe ou não livre arbítrio, certo? Afinal, dessa resposta se deriva a natureza e o teor de "deus".

Vamos supor que não exista "destino". O que existe, então? Cada ponto infinitesimalmente pequeno do universo está intrinsecamente ligado a todo o resto, estando sujeito as consequências dessa "microfísica", em maior ou menor grau. Você concorda com isso? Cada molécula de água na atmosfera terrestre tem o estiramento de suas ligações sendo afetado pela radiação infravermelha proveniente do sol, por exemplo, e isso afeta sua temperatura. Pra onde quer que olhemos, encontraremos semelhantes relações, concorda? É importante saber se você concorda ou não, porque aceitando que sim, eu lhe pergunto: e seus pensamentos e vontades? Bom, ou você acredita que dentro da sua cabecinha existe a GRANDE EXCEÇÃO do universo, o grande milagre absoluto, sendo você o próprio Deus, que escolhe viver como "dá na telha" (e também tem que acreditar ser o senhor dos próprios pensamentos), ou o livre arbítrio não passa de um absurdo mal fundamentado.

Antes de dar "um passo a frente" e ir mais longe, pulando de galho em galho, eu sugiro você começar a estudar a sério alguma religião (pode ser a ciência, também serve).

Eu posso parecer um velho louco agora, mas todas as suas indagações são respondidas no primeiro capítulo do primeiro livro, da primeira parte da bíblia. Todas as religiões vieram do mesmo lugar, então qualquer livro serve.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Eu tinha um amigo espirita que um dia me levou na biblioteca para me mostrar uns livros espiritas lá (sei lá porque a escola tinha esse tipo de livro). Desde então associo espiritismo a fraude descarada porque os livros eram ridículos, o tal do ectoplasma era obviamente algodão.

Tinha um primo também que virou espirita e começou a falar coisas delirantes sobre vidas passadas etc, o detalhe é que ele teve que ser internado por estar usando drogas.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
bem, sua pergunta parece até ter pouco a ver com espiritismo

sei mto pouco, mas até onde sei me parece incompatível ser cristão e espírita (como é o caso da minha tia), porque essa história de reencarnação não tem nenhuma base bíblica. e posso estar enganado mas parece que Cristo já disse que se nasce e se morre só uma vez, e que a ressurreição para a vida eterna só ocorrerá na segunda chegada de Jesus. acabei de ler os 4 evangelhos, mas obviamente nao os memorizei e qndo li nao estava preocupado em absorver essa informação em específico


quanto a esses questionamentos do tipo "onde está Deus na Síria?", é o tipo de pergunta que os teólogos já estão fartos de responder e certamente responderiam mil vezes melhor do q eu.
o q eu consigo dizer a respeito é q mtas vezes tentamos aplicar uma lógica humana a Deus, que não é humano, mas sim o criador.
já dei esse exemplo aqui no forum... se vc pegar um cachorro, ele nao vai entender lhufas das coisas q fazemos. pq q a gente fica sentado 10h por dia na frente de uma tela em vez de correr atras de uma bola? pq a gente se importa tanto se outros machos copulam com uma femea com quem ja estamos copulando? pq a gente usa roupas quando está quente? pq um humano q tem casa, comida e família resolve matar outro humano ou, mais confuso ainda, se matar?
mesmo q vc aprenda a falar cachorrês e explique para ele, ele nao vai entender, pq ele é um cachorro e seu cérebro a limitado.

mas nós, humanos, estamos no ápice da capacidade mental aqui na Terra então nos acostumamos a pensar que podemos entender tudo. mas como podemos compreender as ações de um Deus que é eterno e tudo sabe? pra mim esse é o maior erro teológico ao longo de várias gerações e diversas religiões: querer entender Deus usando a lógica humana
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
...mas nós, humanos, estamos no ápice da capacidade mental aqui na Terra

Estamos ? Porquê ? Porque somos capazes de construir foguetes, computadores e resolver equações matemáticas ?

Isso nos faz "superiores" as outras raças e espécimes ao nosso redor ?

Essa indagação se assemelha muito aquela "Como você sabe que não está sonhando ?"
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Primeiro ponto, se não falho o BIG BANG sequer é a hipótese mais aceita no meio cientifico.

Segundo ponto, mal entendemos o nosso universo, logo pensar em outros eu vejo como loucura.

Terceiro ponto, causo ou destino é na verdade carma e essa Lei se processa fora do conceito de tempo, ou seja no sempre.

Por aí é um começo.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
Primeiro ponto, se não falho o BIG BANG sequer é a hipótese mais aceita no meio cientifico.

Segundo ponto, mal entendemos o nosso universo, logo pensar em outros eu vejo como loucura.

Terceiro ponto, causo ou destino é na verdade carma e essa Lei se processa fora do conceito de tempo, ou seja no sempre.

Por aí é um começo.

Aceito porém não defendo o BIG BANG, mas fiquei curioso por saber da possibilidade dele não ser a hipótese mais aceita no meio científico. E qual seria por acaso ? Adão e Eva ? Estou sendo sério e sem sarcasmo.

Nos resumir a entender e explorar, mesmo que filosóficamente somente e apenas nosso universo é válido ? Transcender é preciso, acho eu.

Acaso/destino = carma. Três termos inventados por nós para denominar algo. Mas concordo com o conceito de "sempre" fora do tempo/espaço.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Eu sinceramente não pesquisei a fundo, mas existe a hipótese da supercordas, mas não sei o que ela diz hoje e suas reformas.

Conheço só a das ciências ocultas que dizem ser o tempo e o espaço como cordas que ao torcerem e vibrar criam os plano da realidade.

Sobre os planos eu criei um tópico usando o conceito teosófico, você pode ler ele e se tiver dúvida com termos perguntar.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/a-constituiÇÃo-oculta-do-homem.540722/

Não se apegue aos termo, pois são do sânscrito.

Em relação a transcender lhe pergunto, você vive em paz aqui? Resolveu ou ajuda a resolver os problemas daqui? Compreende?

Carma é = a ação e reação fora das dinâmicas do tempo e espaço. Sim são só termos...
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.825
Reações
11.227
Pontos
909
Primeiro ponto, se não falho o BIG BANG sequer é a hipótese mais aceita no meio cientifico.
Aceito porém não defendo o BIG BANG, mas fiquei curioso por saber da possibilidade dele não ser a hipótese mais aceita no meio científico. E qual seria por acaso ? Adão e Eva ? Estou sendo sério e sem sarcasmo.

Nesse caso específico, você falha. Não há outra hipótese alternativa entre meios científicos sérios para a gênese do universo em que vivemos. Nem precisa acreditar em mim, basta fazer uma breve pesquisa a respeito. Certo que não sou especialista em cosmologia, mas como entusiasta do tema, posso afirmar isso com segurança.

A teoria concorrente, o Modelo de Estado Estacionário, já teve seus defensores no início do século passado, mas hoje em dia é largamente desacreditada.

Para ser justo, quando a ideia surgiu - basicamente um corolário do fato de que os corpos celestes se afastam por meio da expansão do espaço em si ao longo do tempo -, despertou bastante ceticismo. Mas isso foi há mais de 50 anos*, quando se tratava de fato novo. Hoje em dia, é um postulado mais que consolidado. Nesse campo, o conhecimento avança a passos largos. Muitos nem tem ideia, mas até os anos 30 do séc. XX, boa parte da comunidade científica pensava que o universo se restringia à Via Láctea (leia sobre o Grande Debate).

O que gera (alguma) controvérsia atualmente é sobre exatamente o que aconteceu momentos depois do Big Bang... para saber mais, leia sobre Inflação Cósmica, hipótese mais aceita atualmente para justificar a uniformidade da radiação cósmica de fundo por todo o universo observável.

EDIT.: Na verdade, a primeira observação de que o universo podia ser traçado a partir de um único ponto ao se reverter a tendência de expansão vem desde 1927. Ver artigo da Wikipedia sobre o tema (em inglês), que traz diversas fontes.

EDIT2.: Parece que o tema é mais complexo do que penso. Haveria, sim um antes do Big Bang, mas não da forma como pensamos.
 
Ultima Edição:

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
fico imaginando se não estamos nós em um grande aquário de formigas...no caso...aquário de humanos...
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Nesse caso específico, você falha. Não há outra hipótese alternativa entre meios científicos sérios para a gênese do universo em que vivemos. Nem precisa acreditar em mim, basta fazer uma breve pesquisa a respeito. Certo que não sou especialista em cosmologia, mas como entusiasta do tema, posso afirmar isso com segurança.

Para ser justo, quando a ideia surgiu - basicamente um corolário do fato de que os corpos celestes se afastam por meio da expansão do espaço em si com o tempo -, despertou bastante ceticismo. Mas isso foi há mais de 50 anos, quando se tratava de fato novo. Hoje em dia, é um postulado mais que consolidado. Nesse campo, o conhecimento avança a passos largos. Muitos nem tem ideia, mas até os anos 30 do séc. XX, boa parte da comunidade científica pensava que o universo se restringia à Via Láctea (leia sobre o Grande Debate).

O que gera (alguma) controvérsia atualmente é sobre exatamente o que aconteceu momentos depois do Big Bang... para saber mais, leia sobre Inflação Cósmica, hipótese mais aceita atualmente para justificar a uniformidade térmica do universo observável.

Grato pela abordagem, a informação que tenho advêm do meu professor de tópicos contemporâneos de física, segundo ele que é pesquisador de astronomia essa seria a realidade para quem está no campo. Comecei a faculdade a pouco...

Como não tenho fontes e argumento da autoridade descarto, fareia uma pesquisa detida do assunto. Podes indicar fontes?
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.825
Reações
11.227
Pontos
909
Grato pela abordagem, a informação que tenho advêm do meu professor de tópicos contemporâneos de física, segundo ele que é pesquisador de astronomia essa seria a realidade para quem está no campo. Comecei a faculdade a pouco...

Como não tenho fontes e argumento da autoridade descarto, fareia uma pesquisa detida do assunto. Podes indicar fontes?

Claro. A Scientific American é um veículo de divulgação bem decente, assim como o Space.com. Hoje em dia, pela praticidade e didatismo, vejo muito o canal PBS Spacetime no Youtube (por vezes, é bastante complexo para leigos). E há vídeos excelentes no canal Kurzgesagt; não se engane pelo estilo 'engraçadinho' dos vídeos; trata assuntos bastante intrincados com uma clareza sem precedentes. Eis um exemplo, precisamente sobre o Big Bang:

 
Ultima Edição:

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Deus existe, mas não há destino, punição de outras vidas e nem capitalização de bençãos!

Com a vinda de Cristo toda a justiça já foi feita... Viva somente para adorar a Deus!

Contudo isso não o livrará de doenças, mazelas ou tristezas, assim como um canalha pode ser ateu, rico cheio de saúde e feliz!

Deus não é prêmio, Deus não sorteia, ele é o que é, e o segue quem quer e única exclusivamente por amor a Ele...

É nisso que creio!

T+
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
Sim
Entre outras coisas, claro. Abstração é uma delas.



Sim
Sério mesmo que você acha ? Por esse mero e simples parâmetro ? O fato de golfinhos não terem dedos, não saberem confeccionar celulares de tela fina e resolver cálculos absurdos os torna primitivos ???

Nós somos a única raça que toma leite de outra raça já na idade adulta.
Nós poluímos o ar que respiramos, a água que bebemos, mentimos para tirar vantagem, matamos se preciso for, e não para nos alimentar.
Usurpamos, ameaçamos, ocultamos, somos cruéis boa parte das vezes por motivo torpe, banal.
Mas somos o topo da cadeia alimentar pois .....fabricamos tablets com Wi-Fi e gorila Glass

Não estou provocando. Apenas "estressando" o assunto.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
Não estou provocando. Apenas "estressando" o assunto.

Fique à vontade, isso é bacana até



Sério mesmo que você acha ? Por esse mero e simples parâmetro ? O fato de golfinhos não terem dedos, não saberem confeccionar celulares de tela fina e resolver cálculos absurdos os torna primitivos ???

Não é "mero e simples parâmetro". Ser capaz de criar e entender abstrações, principalmente abstrações como O TEMPO, é algo surreal, que tomamos como banal pois já é comum no nosso cotidiano. Entender a lógica argumentativa então, é bastante complexo. O que acontece é q humanos estão acostumados a certa coisas a ponto de fazerem elas parecerem banais, entao parece q nao é algo tao especial assim. Mas é.

Golfinhos e todos os outros animais sao inferiores por causa disso. Não entendem abstrações, nao desenvolvem culturas, tampouco sao capazes de desenvolver conhecimento técnico.

Ou, se voce preferir uma abordagem cristã: Deus nos fez à sua imagem e nos concedeu controle sobre os outros animais e ponto final.

Nós somos a única raça que toma leite de outra raça já na idade adulta.
E daí? Sinceramente achei um exemplo bem "nada a ver".

Nós poluímos o ar que respiramos, a água que bebemos, mentimos para tirar vantagem, matamos se preciso for, e não para nos alimentar.
Usurpamos, ameaçamos, ocultamos, somos cruéis boa parte das vezes por motivo torpe, banal.

E você só acha isso ruim pq é capaz de compreender abstrações como Bem e Mal. Você coloca o exemplo "matamos se preciso for" como uma questão ruim, coisa q nenhum outro animal pensa. Nenhum animal capaz de matar deixa de faze-lo pq "acha moralmente ruim". O proprio fato de fazer um argumento moral já denota sua superioridade a outros animais.

Alias, na Bíblia a queda do humano de seu estado inocente se dá ao comer o fruto proibido. E voce sabe qual o efeito do fruto proibido? Era dar o conhecimento do Bem e do Mal.
E eis uma peculiaridade humana: nós conhecemos o Bem e o Mal, mesmo que existam discordâncias entre nós de o que se enquadra entre essas categorias, nós somos os únicos que as têm. Animais não possuem a categoria Bem e Mal.

Mas somos o topo da cadeia alimentar pois .....fabricamos tablets com Wi-Fi e gorila Glass

Estamos no topo muito antes disso. Estamos no topo porque podemos caçar qualquer animal que quisermos. Ou seja... acho que desde que inventemos as lanças.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
E eis uma peculiaridade humana: nós conhecemos o Bem e o Mal, mesmo que existam discordâncias entre nós de o que se enquadra entre essas categorias, nós somos os únicos que as têm. Animais não possuem a categoria Bem e Mal.

Sequestre o filhote de uma mãe gorila e veja se ela não saberá a diferença entre BEM e MAL.

Mas gostei muito de seus argumentos. Bom é papear isso num boteco tomando cerveja.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Sequestre o filhote de uma mãe gorila e veja se ela não saberá a diferença entre BEM e MAL.

Mas gostei muito de seus argumentos. Bom é papear isso num boteco tomando cerveja.

Essa questão do Bem e Mal é ligada a capacidade da mente de Pesar Medir e Contar, todavia aspectos esses que existem incipientes nos animais; não saberia precisar se como uma inteligência instintiva ou emocional, pois, todo o instinto e emoção são entrelaçados tendo o seu fim como ato ou sensação.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.067
Reações
8.525
Pontos
1.059
Cara, o titulo do topico não ta muito certo, essas questões não são tanto quanto o espiritismo.

Mas bom vamos la responder algumas perguntas?
"Porra, então quer dizer que eu não escolho estar aqui nesse universo e mesmo quando estou eu tenho que pagar juros de contas feitas lá em 1600 antes de Cristo ? "

Você não esta aqui pra pagar com juros contas feitas lá em 1600 antes de cristo, esta aqui para aprender e evoluir. Se continuar cometendo os mesmos erros de 1600 antes de cristo, vai precisar voltar, para aprender e não cometer mais esse erro.

"Cadê o Deus TODO PODEROSO no ato da tragédia de Brumadinho ? Cadê o esse Deus na Síria ou na Venezuela ? "
Esse Deus esta nos esperando em um plano inacessivel para nós, e não tem nada a ver com a tragedia em Brumadinho, ou a Siria ou Venezuela, esses acontecimentos são de responsabilidade humana, erro dos humanos, que devemos aprender e deixar de cometer.

"As vítimas de Brumadinho, Síria e Venezuela ? Devem ter pecados pesados no passado. Os caras da Chapecoense ? Os mamonas ? Ayrton Senna ? "
Não necessariamente, essas pessoas foram vidas que foram interrompidas antes do momento, por erros humanos.

"não é cabível meu eu de hoje ser responsável por Napoleão ter assassinado centenas de pessoas. Por um hebreu ter matado vários inimigos em meio a guerra. Por um neandertal ter massacrado outra tribo. Não é justo. "
Você como um individuo não é tido como responsavel por isso tudo, a não ser que tenha sido uma dessas pessoas. Nós somos individuos, com aprendizado individual em nosso espirito. Existem muitos erros que são compartilhados por muitas pessoas, mas elas aprendem e corrigem esse erro em seu proprio tempo.

"Eu tinha um amigo espirita que um dia me levou na biblioteca para me mostrar uns livros espiritas lá (sei lá porque a escola tinha esse tipo de livro). Desde então associo espiritismo a fraude descarada porque os livros eram ridículos, o tal do ectoplasma era obviamente algodão. "
Existem espiritas e espiritas, infelizmente alguns realmente usam da crença para poder fazer coisas, outras pessoas sustentam um centro espirita do proprio bolso, para poder ajudar, educar e ter discussões sobre a crença.

"sei mto pouco, mas até onde sei me parece incompatível ser cristão e espírita (como é o caso da minha tia), porque essa história de reencarnação não tem nenhuma base bíblica. "

Ser "cristão" e espirita ser incompativel? Bom, depende do que considera ser cristão.
No espiritismo, Jesus cristo é um espirito evoluido que encarnou para poder nos ajudar a tomar o proximo passo na evolução. Assim como outros lideres espirituais também ja fizeram, e crêe-se que sejam também espiritos evoluidos

O resumo bem simples é, não seja cuzão, e entenda porque não quer ser cuzão, e você vai evoluir.

Peace!
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
acho q tudo é aleatorio; bondade, destino, moral, deus, paraiso, inferno, ETs... tudo coisa criada pelo ser humano para n se sentir sozinho e acalmar o sofrimento q é nossa existencia


E quem criou Deus ? E quem criou o criador de Deus e assim retrosucessivamente.

os crentes sempre vao falar q deus é o todo, sempre existiu. porem quando se fala q o universo sempre existiu la vem eles escandalizados "ainn isso n pode, tudo q existe tem q ter um criador!!1!!!" kkkkkk é uma b*sta discutir isso com eles

videos bonus:



 
Ultima Edição:

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.555
Reações
64.099
Pontos
1.494
O ponto estranho no espiritismo com relação a pagar algo que fazemos no passado é se basear em um princípio ideal de vida. Seria como existisse uma lei divina onde determinadas ações são consideradas erradas. Cada época é diferente e princípios éticos e determinadas ações podem estar inseridas dentro de um contexto. Se as leis hoje são todas criadas por humanos, o processo do certo é errado é conforme as leis e ordem de cada país, como eu estou sendo punido por algo "espiritual" baseada em princípios criado pelo homem?
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Tenho um grande amigo de trabalho que é espírita e possui certa mediunidade. Eu como já gosto, sempre proponho bate papos que envolvam a filosofia da vida, morte e espiritualidade.

Estávamos conversando sobre as coisas que acontecem na vida que parecem pré destinadas, porém EU não creio em destino. Creio em coincidências, acaso.

Ele explicou que, quando jovem, foi convidado por outro amigo a ir na casa de uma garota que ele estava dando uns pegas, mas ele negou, relutou até que , de tanto o amigo insistir, ele foi.
Lá ele conheceu a irmã da menina com quem seu amigo ficava e....são casados até hoje. Na época ele tinha 16 anos e hoje tem 62. Sorte ? Coincidência ? Acaso ? Destino ? Eu creio em sorte e acaso.

Eu creio piamente que o universo joga dados. Mas nossas conversas vão mais a adiante. A um nível mais elevado.

Discutimos a história de um padre que praticava a caridade para idosos e crianças e o mesmo morreu num trágico acidente de carro, onde morreu carbonizado. Eis que levanto a mesma questão : Coincidência ? Acaso ? Destino ?

Cristãos e evangélicos dirão que "Deus sabe o que faz e sabe a hora certa de convocar seus filhos para missões ainda mais especiais no reino dos céus..."
Espíritas, como meu amigo diz "em alguma de suas vidas passadas ele tinha um débito e hoje pagou por isso. Isso está dentro da espiação, reparação."

Porra, então quer dizer que eu não escolho estar aqui nesse universo e mesmo quando estou eu tenho que pagar juros de contas feitas lá em 1600 antes de Cristo ?

Vamos avanças um pouco mais no debate.

Cadê o Deus TODO PODEROSO no ato da tragédia de Brumadinho ? Cadê o esse Deus na Síria ou na Venezuela ?

Por fim, agora num nível mais que elevado : se o universo surgiu do BIG BANG (para uns), o que era antes do BIG BANG ? Uns dizem que o "antes" era Deus.....

E quem criou Deus ? E quem criou o criador de Deus e assim retrosucessivamente.

Sinta-se a vontade e sem filtros.
Você ta querendo questionar uma religião com argumentos sistemáticos? Não é assim que funciona amigo.

Pra nós humanos realmente alguém criou alguma coisa que depois criou alguma coisa e assim por diante. Mas quem te disse que a logica espiritual é a mesma?

Na religião as coisas não precisam ser explicadas ou fazer sentido, simplesmente as pessoas tem fé.

E sobre o parágrafo que você diz que não escolhemos estar aqui e vamoe sofrer de qualquer forma, na verdade o espiritismo prega que quando estamos em espírito escolhemos nossa próxima vida cientes de quanto vamos "pagar pelos pecados anteriores do espírito".

Obs, hoje não sigo essa religião, mas já segui e tenho muito respeito e admiração por ela.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.496
Pontos
1.359
Tenho pessoas muito próximas familia mesmo espíritas, evangélicas e católicas e não vou falar da religião em si, mas da visão dessas pessoas estou generalizando e podem ter pessoas assim, mas as que eu convivo são assim:

  1. Evangelicas, são as mais bitoladas e religiãofobicas, se você não é evangelico é um b*sta e vai pro inferno, só gostam dos irmãos, se não é irmão não encosta que pega AIDS, querem pregar sempre e toda vez te convidam pra ir na igreja
  2. Espiritas, são os mais tranquilos não se importam com as religiões dos outros, cada um faz o que quiser da vida
  3. Catolicos, só tem religião pra falar que não é a toa
Então podem falar o que for dos Espiritas, mas pelo menos vejo eles como os mais moderados
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Tenho pessoas muito próximas familia mesmo espíritas, evangélicas e católicas e não vou falar da religião em si, mas da visão dessas pessoas estou generalizando e podem ter pessoas assim, mas as que eu convivo são assim:

  1. Evangelicas, são as mais bitoladas e religiãofobicas, se você não é evangelico é um b*sta e vai pro inferno, só gostam dos irmãos, se não é irmão não encosta que pega AIDS, querem pregar sempre e toda vez te convidam pra ir na igreja
  2. Espiritas, são os mais tranquilos não se importam com as religiões dos outros, cada um faz o que quiser da vida
  3. Catolicos, só tem religião pra falar que não é a toa
Então podem falar o que for dos Espiritas, mas pelo menos vejo eles como os mais moderados
3 verdades que ninguém pode negar.

E sobre os espíritas, esse ponto eu acho que faz toda a diferença, cada um sabe o que faz da sua vida, se é da religião ou não isso não importa e eles vão te ajudar numa necessidade.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
Sequestre o filhote de uma mãe gorila e veja se ela não saberá a diferença entre BEM e MAL.

E não vai saber mesmo. O fato de ela querer defender sua prole nada tem a ver com Bem e Mal, simplesmente por instinto.

Tanto que nao faz mto tempo uma criança acabou caindo na jaula de um gorila nos EUA, e o gorila atacou a criança. Pq? Criança absolutamente inofensiva. Oras, pq não faz diferença ao gorila se o humano é um adulto querendo roubar seu filhote ou uma criança incapaz de fazer qualquer coisa ruim com ele. Não existe um conceito de "legítima defesa" ou "homicídio" para um gorila. Não estou a par das interações dos primatas mas ACHO EU q se um gorila matar outro gorila para procriar com sua fêmea, ngm tá nem aí, nao é visto como algo ruim. Eles sequer tem um conceito como "assassinato".
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.496
Pontos
1.359
3 verdades que ninguém pode negar.

E sobre os espíritas, esse ponto eu acho que faz toda a diferença, cada um sabe o que faz da sua vida, se é da religião ou não isso não importa e eles vão te ajudar numa necessidade.
Eu não sou de nenhuma das 3, e também não sou Ateu, sou atoa, outra coisa que vejo é que os espiritas querem ajudar mais ao próximo não importando quem o próximo seja

Não sigo nenhuma religião então não acredito e nem deixo de acreditar em nenhuma das 3 citadas, mas se fosse pra escolher pela média do caráter das pessoas que eu conheço a espírita ganharia fácil
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
O Cristianismo é ainda pior para justificar o problema do mal, Leibniz dizia apenas que este era o melhor mundo possível, Schopenhauer afirmava ser o pior mundo possível em resposta a esta afirmação e eu concordo com ele, Voltaire zombou de Leibniz por causa do seu otimismo exagerado com o livro Cândido, dentro da teodiceia as explicações são extremamente densas e complexas, já li algumas, até a Súmula Teológica, mas sei lá, eu não consigo ser um crente sem sentir ódio deste Deus, como diria Galdino, não sou ateus, só não simpatizo com Deus, se for para ser um religioso assim melhor ser agnóstico, mas ainda continuo na jornada de busca.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
- O espiritismo diz que nós estamos nesse mundo para evoluir espiritualmente e melhorar. Se trata sobre se você errou aprender com seus e não errar novamente isso é a expiação e a provação. Expiação significa que Deus dá o perdão dos pecados àqueles que se arrependem deles e se reconcilia com o pecador. Provação é quando Deus testa as pessoas com alguma prova.
- As tragédias que você citou e acontecimentos que você citou aconteceram por culpa do homem. O que Deus têm a ver com isso? Deus agora tem culpa que a fiscalização foi falha.
- As desgraças no mundo começaram quando o homem nunca mais seguiu os mandamentos de Deus. O adultério por exemplo. Quantas desgraças acontecem por causa do adultério. Mortes, decapitações, esquartejamentos. Assaltos. Quantas pessoas morrem por roubar. Por isso se chamam pecados capitais. Deus não tem nada com isso
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
Por fim, agora num nível mais que elevado : se o universo surgiu do BIG BANG (para uns), o que era antes do BIG BANG ? Uns dizem que o "antes" era Deus.....

E quem criou Deus ? E quem criou o criador de Deus e assim retrosucessivamente.

Sinta-se a vontade e sem filtros.

É isso que deixa os cientistas putos, segundo a teoria do big bang, não tem mais como saber o que veio antes.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo