O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reforma da Previdência - é tudo isso msm?

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Nem se cobrassem todas as dívidas do INSS o rombo seria sanado, tampouco evitaria a geração de novas dívidas. Tomara que ninguém dependa financeiramente de você, pois sua noção de economia é ridícula. É o bêbado que entrega a mesa de jantar pra comprar cachaça, ao contrário de economizar na bebida.
Ridículo é o governo fazer festa com o dinheiro público e depois querer resolver o rombo da dívida pública precarizando a aposentadoria dos mais pobres.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Uns pontos válidos que vale a pena ressaltar:
1° Todos os civis terão teto de aposentadoria (Políticos, juízes, promotores etc...)
2° A aposentadoria está extremamente quebrada. Mesmo que se cobrasse as dividas das empresas não bancária nem um ano de déficit.
3° Fazendo cálculos simples, se uma pessoa recebe um salário mínimo ela teria que dar 40% do salário para receber um salário mínimo por mês por 17 anos(Perto da expectativa de sobrevida). No nosso modelo atual com 8% em 40 anos só dá para uns 3,5 anos. O resto é déficit.

4° Mas nossa olha como a previdência do Chile é ruim e blá blá, lá no Chile eles contribuem com 10% do salário. Com 10% não paga aposentadoria mesmo.

5° "Ahhh, mas o governo tem que dar um jeito e blá blá blá", bom, ele tá dando:
Previdência consumirá em 2019 três vezes mais recursos que saúde, educação e segurança juntos, prevê governo

6° Aposentadoria é algo caro, não dá para o governo tirar dinheiro da cartola, ele vai pegar dinheiro de outras áreas. Cabo, é simples assim. A do Chile tem seus problemas, mas não tira dessas áreas vitais.

7° Se não reformar em poucos anos a previdência quebra. Aí das duas uma: Ou vão aumentar impostos absurdamente, ou vão deixar de pagar, como já aconteceu no rio de janeiro. Porque dinheiro não vem do mundo mágico da política, na verdade é você pagando.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Ridículo é o governo fazer festa com o dinheiro público e depois querer resolver o rombo da dívida pública precarizando a aposentadoria dos mais pobres.

Esse é o custo de acreditar no estado agigantado. Agora que o rombo está aí, não há receita mágica que pague sem que os envolvidos tenham que arcar com os prejuízos.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Esse é o custo de acreditar no estado agigantado. Agora que o rombo está aí, não há receita mágica que pague sem que os envolvidos tenham que arcar com os prejuízos.
Estão há anos com essa história de diminuir o tamanho do estado, de cortar gastos e direitos e as coisas só estão piorando. Estado mínimo é balela.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.364
Pontos
2.599
Ridículo é o governo fazer festa com o dinheiro público e depois querer resolver o rombo da dívida pública precarizando a aposentadoria dos mais pobres.
Que piada é essa. Quem gerou o aumento de gastos foi o partidão ao longo de longos anos. Quem cagou para reformar a previdência com seriedade foi o partidão durante os longos anos. Quem roubou como nunca detonando empresa pública, desempregando um monte de gente como efeito disso e destruiu o país foi o partidão.

E nem sequer se deu ao trabalho de ler a reforma para falar besteira. Por não ler e fazer questão de não se informar não tem ideia de que quem ganha mais pagará mais e quem ganha menos pagará menos e quem se aposenta mais cedo (e ganha mais) terá que trabalhar o mesmo tempo de quem ganha menos (e recebe menos).

Se depender de gente como você estaremos em um abismo que nunca terá fim.
 


Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
Passando só pra doar 20 centavos e dois lembretes.

1 - Esse projeto de reforma previdenciária não é um tema político, é um problema demográfico, estatístico e de formação de capital. Simples assim, não cabe debate ideologizado, ponto.

O modelo previdenciário adotado no país há quase 80 anos é uma pirâmide invertida que só funciona com uma ''pirâmide'' demográfica com muitos jovens a trabalhar/contribuir e assim bancar os aposentados, sejam federais, municipais ou estaduais.

Esse formato de pirâmide demográfica ''jovem'', uma asa delta com a ponta pra cima, já não existe mais, pelo menos desde 2010, o Brasil está chegando ao patamar dos países europeus e norte-americanos rapidamente. Porém, sem enriquecer, cercado de vizinhos problemáticos pra completar o bagaço.

O modelo do INSS e demais pensões estatais faliu. Simples assim, não é que vai ou não se reerguer, ele já é insolvente, e sobretudo, insolúvel.

O Brasil não voltará a ter empregos fartos e de baixa qualificação, que mesmo deduzindo baixos valores, pela sua escala, suportava um número ''n'' vezes menor de aposentadorias, e muito menos uma relação, um ''ratio'' de jovens/velhos que sustente-se com esse modelo ''redistributivo'' (onde a geração atual financia a aposentadoria da geração anterior e assim sucessivamente ao longo do tempo).

Com isso não há o que berrar, protestar, ou coisa do tipo. É inevitável, já é realidade, e é demográfico e matemático. Finito est.

2 - No fórum já tem um outro tópico sobre o mesmo assunto, se a moderação considerar adequado, poderia fundir os dois tópicos.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Você acha que o rombo da previdência surgiu em 2016, com a posse do Temer? Você só pode estar de brincadeira...
E ele ainda acredita que o PT não achava essencial a reforma trabalhista e da previdência. Mesmo tendo vídeos provando isto neste mesmo tópico.
Fanatismo é tenso.
O país começou em 2003 e acabou em 2016.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Temer fez a reforma trabalhista, privatizou, cortou gastos e estamos na mesma m**** ou até pior
As reformas do temer foram o suficiente para deixar de corremos para o abismo que estavamos indo. Enquanto os índices na época Dilma só pioravam, com o temer eles pararam de cair e voltaram a crescer lentamente.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
E ele ainda acredita que o PT não achava essencial a reforma trabalhista e da previdência. Mesmo tendo vídeos provando isto neste mesmo tópico.
Fanatismo é tenso.
O país começou em 2003 e acabou em 2016.
Eu mesmo falei que acho necessário a reforma da previência, mas uma reforma que realmente atinja os verdadeiros privilegiados do país: Políticos, judiciário e militares. Para de inventar bobagem.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
E ele ainda acredita que o PT não achava essencial a reforma trabalhista e da previdência. Mesmo tendo vídeos provando isto neste mesmo tópico.
Fanatismo é tenso.
O país começou em 2003 e acabou em 2016.

E olha que o PT fez mini reformas que tiveram amplo apoio do congresso. Mas agora que são oposição, meu Deus, “tão tiranu os deretcho dus póbri”
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu mesmo falei que acho necessário a reforma da previência, mas uma reforma que realmente atinja os verdadeiros privilegiados do país: Políticos, judiciário e militares. Para de inventar bobagem.

Já foi dito milhares de vezes que essa previdência atinge os privilegiados colocando todos no RGPS, mas parece que você insiste em não entender.

Qual seria a sua reforma ideal? Pergunta na boa.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Então pra vocês essas reforminhas mixurucas já dão ao Brasil o status de “estado mínimo”? É sério isso?

Senhor amado...
Não configura estado mínimo, mas simplesmente não houve melhora no país.


Já foi dito milhares de vezes que essa previdência atinge os privilegiados colocando todos no RGPS, mas parece que você insiste em não entender.

Qual seria a sua reforma ideal? Pergunta na boa.

Uma reforma ideal seria uma que não mexesse com os mais pobres ou até aumentasse os benefícios deles, classe média só séria afetada se ganhar acima de 10 mil por mês e o cortar geral dos ricos.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Eu mesmo falei que acho necessário a reforma da previência, mas uma reforma que realmente atinja os verdadeiros privilegiados do país: Políticos, judiciário e militares. Para de inventar bobagem.
Na verdade as tuas opiniões soam contra qualquer tipo de reforma mas não pela reforma em si, não é pela necessidades etc, apenas por causa dos envolvidos.
Tipo os taxistas reclamando do Uber. Claramente queriam a proibição do Uber, e momentaneamente até conseguiram em algumas cidades, mas alegavam que na verdade só queriam evitar uma 'concorrência desleal e danosa pro público'. Também não era uma opinião técnica.
Porém, pra infelicidade dos taxistas, dava pra ler na entrelinhas o que queriam..
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Vcs ficam dando trela pra militonto que nem sabe se é dia ou noite, o cara provavelmente é um estudante de federal que nunca sequer entregou um curriculum na vida e tá aí pagando de entendedor de previdência e geração de emprego, puro NPC.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Uma reforma ideal seria uma que não mexesse com os mais pobres ou até aumentasse os benefícios deles, classe média só séria afetada se ganhar acima de 10 mil por mês e o cortar geral dos ricos.

Velho, sua previdência não reforma nada. Ela só intensifica o estado de insolvência. Não tem como você reduzir o déficit reformando uma parcela de menos de 5% do público.

Veja o video dessa materia explicando as alíquotas:

 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Velho, sua previdência não reforma nada. Ela só intensifica o estado de insolvência. Não tem como você reduzir o déficit reformando uma parcela de menos de 5% do público.

Veja o video dessa materia explicando as alíquotas:

Você me perguntou como séria uma reforma I.D.E.A.L. e eu respondi, eu sei que não vai acontecer. O que eu faço questão é que cortem os privilégios dos políticos, judiciário e militares, sem isso sou contra até o fim.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.874
Reações
14.770
Pontos
1.054
Você me perguntou como séria uma reforma I.D.E.A.L. e eu respondi, eu sei que não vai acontecer. O que eu faço questão é que cortem os privilégios dos políticos, judiciário e militares, sem isso sou contra até o fim.

cara onde que vc não entendeu que essas classes que vc cita terão teto e tempo de previdencia IGUAL A VC E A MIM , onde que vc não entende isso cara ? todo mundo esta falando nesses 2 pontos e vc continua insistindo que não prejudicar a classe que vc odeia


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Previdência é um problema sério. Até governos de esquerda sabem disso. Basta ver o caso do governo da Bahia.
Não tem jeito: ou aumenta a idade mínima com alíquota progressiva justa conforme rendimentos, ou até daria pra manter a idade mínima atual, mas com alíquotas de contribuição previdenciárias mais agressivas, o que, a curto prazo, seria um mau caminho.
Contudo, o pessoal não quer uma coisa, nem outra. Porém quer que o problema seja resolvido. Aí fica complicado.

A única coisa que está pendente, até o presente momento, é a questão dos militares. Sabemos que é uma parcela ínfima do regime, mas eles têm que entrar também, com sacríficio, pelo menos, proporcional aos outros setores que recebem aposentadorias generosas. Dar o exemplo. Ainda mais agora que fazem parte de forma ativa do governo. Sem exemplo, fica complicado de convencer a população de que essa reforma é mais que necessária.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
cara onde que vc não entendeu que essas classes que vc cita terão teto e tempo de previdencia IGUAL A VC E A MIM , onde que vc não entende isso cara ? todo mundo esta falando nesses 2 pontos e vc continua insistindo que não prejudicar a classe que vc odeia


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição


TODOS TERÃO TETO IGUAL DO INSS DE 5.000 E POUCO quem quiser ganhar mais irá para previdencia privada
todos terão o aumento de tempo de contribuição
O projeto ainda nem foi votado e vocês já estão dando como certo que todo mundo vai ter um teto igual. Vocês não devem viver no Brasil.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
O projeto ainda nem foi votado e vocês já estão dando como certo que todo mundo vai ter um teto igual. Vocês não devem viver no Brasil.

Ninguém está dando como certo. Estamos apenas discutindo o projeto em si, enquanto você está fazendo um exercício de futurologia raso.

Enquanto você se negar a se informar, não tem como levar a sua visão a sério. Esse papinho hater só mostra que você tem profunda dificuldade de analisar um bom projeto mesmo que seja da sua oposição política. Nesse caso, o Bolsonaro pode propor até a aprovação da cura do câncer gratuita que você ainda será contra.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Ninguém está dando como certo. Estamos apenas discutindo o projeto em si, enquanto você está fazendo um exercício de futurologia raso.

Enquanto você se negar a se informar, não tem como levar a sua visão a sério. Esse papinho hater só mostra que você tem profunda dificuldade de analisar um bom projeto mesmo que seja da sua oposição política. Nesse caso, o Bolsonaro pode propor até a aprovação da cura do câncer gratuita que você ainda será contra.
Estou tão informado que sei que o Rodrigo Maia ainda não recebeu o projeto da previdência dos militantes, não tem como levar à sério esse projeto se ele ainda nem foi apresentado.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.248
Reações
50.175
Pontos
1.539
Ridículo é o governo fazer festa com o dinheiro público e depois querer resolver o rombo da dívida pública precarizando a aposentadoria dos mais pobres.

me diz uma coisa, como que está precarizando a aposentadoria dos mais pobres? Os mais pobres vão pagar uma aliquota menor, quem vai pagar mais e se aposentar depois são os mais ricos, fora que acaba com a aposentadoria especial para parlamentar.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
O governo anterior sabotou em 1998, a primeira tentativa de reformar a previdência, era pra as idades de aposentadoria serem menores do que a proposta hoje, e o rombo seria bem menor.

E recriou 2 estatais inúteis que consomem bilhões do orçamento todos os anos, que não eram nem pra existir.

Mas o importante é que o rombo só passou a 'existir' de 2016 em diante, tá serto.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.906
Reações
39.339
Pontos
2.044
O governo anterior sabotou em 1998, a primeira tentativa de reformar a previdência, era pra as idades de aposentadoria serem menores do que a proposta hoje, e o rombo seria bem menor.
Faltando um voto para passar a idade mínima em 1998, o deputado Germano Rigotto, do PMDB, votou contra. Depois, alegou que foi sem querer, que errou ao apertar os botões. Em tese, o próprio governo se sabotou, à época. O PT era contra, como era contra tudo, na era FHC, mas a idade mínima não passou em 1998 por culpa do próprio governo FHC.
Mas o importante é que o rombo só passou a 'existir' de 2016 em diante, tá serto.
Rombo não há, porque o Ministério da Saúde e Assistência Social, dentro do qual está o INSS, é superavitário. No entanto, todo ano precisa tirar dinheiro bom do bolso (e deixar de investir uma boa grana em hospitais, por exemplo), pra pagar as contas do INSS. A longo prazo, isso vira um problema. Hoje, ainda dá conta, por isso o argumento da esquerda, mas, a longo prazo, quebra. Os contrários à reforma não estão errados quando falam que não há déficit/rombo, mas não conseguem ver que isso a longo prazo não é sustentável. Se todo mês eu preciso pegar dinheiro da poupança pra pagar conta, um dia a poupança seca.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Só sei de uma coisa, que maioria dos imundos que vão votar contra a reforma são do PT, PCdoB, Psol etc, inclusive que receberam votos dos NPC que estão entre nós aqui no fórum.

A reforma pode ser a melhor coisa do mundo, mas esse pessoal torce contra os Brasileiros.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Só sei de uma coisa, que maioria dos imundos que vão votar contra a reforma são do PT, PCdoB, Psol etc, inclusive que receberam votos dos NPC que estão entre nós aqui no fórum.

A reforma pode ser a melhor coisa do mundo, mas esse pessoal torce contra os Brasileiros.
Nem brasileiros são esse povo, escória humana, você acha que eles ligam para alguém? Tomara que não tenham filhos para não ter esse desgosto parentesco e nem que façam os sofrer sob essa ideologia de m****.

Sent from my Mi A1 using Tapatalk
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
A reforma da previdência é importante para a nossa nação.

Mas a mudança que mais anseio é a mudança nas leis de execuções penais. Aliás, já passou da hora já.

Espero que esse projeto que o Moro vai trazer, vingue. Pq senão, não sei se teremos sucessores comprometidos com a adequação da realidade atual da sociedade em que vivemos.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
A reforma é necessária, fato. Porém há muita injustiça no texto atual. Por exemplo, um minerador teria que trabalhar o mesmo tempo que um gerente de banco que fica o dia todo em escritório com ar condicionado.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
É nossas horas que todos vocês devem deixar de lado o lado partidário que gosta/idolatra/morre e tudo mais para se conscientizar que estão mexendo numa coisa que vai afetar a grande maioria daqui do fórum. Portanto, essa briguinha idiota que os políticos tentam alimentar entre direita vs esquerda, entre mortadela vs coxinha e por aí vai, só favorecem a eles que sempre terão as vantagens.

Dito isso, vamos aos fatos:


A reforma da previdência é um dos tripés da chamada Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a Assistência Social.

As contribuições são pagas por todos os setores. Então:
  • empresas contribuem sobre o lucro (CSLL) e pagam a parte patronal da contribuição sobre a folha de salários (INSS);
  • trabalhadores contribuem sobre seus salários (INSS);
  • e toda a sociedade contribui por meio da contribuição embutida em tudo o que adquire (COFINS).
Temos, atualmente, a DRU (Desvinculação de Receita da União). Que nada mais é que um repasse que está se fazendo de forma probatória do dinheiro que iria ser destinado exclusivamente à previdência para outras áreas (inclusive, a título de pagamento da dívida pública, percebe a loucura aqui?!).

Pelo site oficial do governo temos a seguinte informação:

"A Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. A principal fonte de recursos da DRU são as contribuições sociais, que respondem a cerca de 90% do montante desvinculado.
Criada em 1994 com o nome de Fundo Social de Emergência (FSE), essa desvinculação foi instituída para estabilizar a economia logo após o Plano Real. No ano 2000, o nome foi trocado para Desvinculação de Receitas da União.
Na prática, permite que o governo aplique os recursos destinados a áreas como educação, saúde e previdência social em qualquer despesa considerada prioritária e na formação de superávit primário. A DRU também possibilita o manejo de recursos para o pagamento de juros da dívida pública."

Acontece que a DRU era para ser uma medida provisória já que na época que ela foi criada o Brasil tinha um superávit favorável e permitia sem nenhum tipo de exoneração a veiculação desses recursos para outras áreas. No entanto, o prazo de entendeu muito e em 2015, nosso lindo governo teve a proeza de aumentar a sua alíquota dos 20% para 30%, segundo a PEC 87/2015 (link).

Então, você já como bom cara inteligente que é logo pensa: Porra, Lands, tão tirando até 30% da grana na previdência e depois vem reclamar de rombo?

A coisa não para por aí:

A prorrogação da suspensão da DRU para 2023 (link) é uma estratégia para forçar uma situação calamitosa e criar justificativas falsas para a reforma, ou melhor, uma reforma que poderia ser feita mas que poderia beneficiar ou onerar menos os que mais dependem da seguridade social. O mais engraçado é que a mídia tradicional pouco se fala nisso ou insiste em bater o martelo em coisas que o governo poderia fazer para ajustar o rombo fiscal.

Em 1996, o governo através da Lei Kandir (link), meus caros outerspacianos, deixou que latifundiários pagassem até 50 bilhões de reais anuais aos cofres públicos. A lei foi vendida com o slogan de "Exportar é o que importa". :kfeliz A questão que a lei apenas ajudou aos grandes proprietários de terras e os pequenos e médios produtores não tiveram acesso ao recurso, mais um mecanismo fraudulento de exoneração fiscal.

A coisa não para por aí (Parte II):

Através de um documento 253 páginas (link oficial do governo). É apresentado um relatório com informação de 450 bilhões de reais que não foram pagos à previdência por empresas privadas.

Segundo esse documento, temos:

"Segundo o relatório da CPI, as empresas privadas devem R$ 450 bilhões à previdência e, para piorar a situação, conforme a Procuradoria da Fazenda Nacional, somente R$ 175 bilhões correspondem a débitos recuperáveis."

"Esse débito decorre do não repasse das contribuições dos empregadores, mas também da prática empresarial de reter a parcela contributiva dos trabalhadores, o que configura um duplo malogro; pois, além de não repassar o dinheiro à previdência esses empresários embolsam recursos que não lhes pertencem — alegou."
"É importante destacar que a previdência social brasileira não é deficitária. Ela sofre com a conjunção de uma renitente má gestão por parte do governo, que, durante décadas: retirou dinheiro do sistema para utilização em projetos e interesses próprios e alheios ao escopo da previdência; protegeu empresas devedoras, aplicando uma série de programas de perdão de dívidas e mesmo ignorando a lei para que empresas devedoras continuassem a participar de programas de empréstimos e benefícios fiscais e creditícios; buscou a retirada de direitos dos trabalhadores vinculados à previdência unicamente na perspectiva de redução dos gastos públicos; entre outros”, resume Hélio José em seu relatório."

A coisa não para por aí (Parte III):

Mais de 27 milhões de brasileiros estão na informalidade não contribuindo para a previdência. Uma hora essas pessoas vão recorrer à Seguridade Social, seja por programas de Assistência Social ou mesmo programas de saúde (SUS).

O Brasil perdoa a dívida de centenas de empresas milionárias e bilionárias, sempre com a desculpa que deve-se ao máximo salvar os empregos dos trabalhadores. Porém, essas dívidas perdoadas remetem a um rombo anual na ordem superior a 100 bilhões de reais. Se alguma forma esse dinheiro fosse pago, teríamos um superávit ainda maior e uma tranquilidade fiscal sem precedentes.

Paulo Guedes, o Guru da economia que tá matando mais de 800 velhinhos por suicídio ao ano no Chile

O objetivo da privatização é torná-la muito parecida com a privatização que ocorreu no Chile, que, diferentes da brasileira é a de capitalização. O objetivo é eliminar a contribuição patronal, criar alternativas com a previdência privada em forma de capitalização.

Essas mudanças foram feitas no Chile ainda na era Pinochet, sendo hoje já comprovado que o sistema de capitalização lá deu muito errado. A maioria dos idosos estão se aposentando com poucos meios de sustentos. O Chile é, também em proporção, o país com a maior quantidade de idosos na ativa, devido a precarização do sistema de privatização e a necessidade de uma renda complementar por parte da grande maioria dos idosos. Paulo Guedes foi um dos responsáveis pela reforma tributária no Chile.

No Brasil, enquanto temos disparidades como o caso do Ministro da Ciência, Marcos Pontos, que sofre um processo por improbidade administrativa e por ter montado empresas de origem estranhas, o mesmo se aposentou aos 43 anos de idade. Isso mesmo, 43 anos de idade, praticamente a idade de um moderador daqui do fórum. Vejamos:

"Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, se aposentou – ou “foi para a reserva”, como determina a legislação em caso de militares – aos 43 anos, um mês depois de retornar de sua famosa missão ao espaço, em 2006. Sua excelente saúde lhe permitiu emendar o fim da carreira militar com o início de uma profícua atividade como palestrante. Nesses treze anos, antes de entrar para a política, Pontes também se tornou coach, consultor e autor de livros de autoajuda. Sua realidade é distante daquela idealizada pela legislação que diz que os militares, na situação de inatividade, têm o dever de “disponibilidade para o serviço” até a morte, mesmo sujeitos a “sacrifícios dos interesses pessoais”.

Falando em militares, por que essa demora em apresentar uma solução para os mesmos?

O governo intencionalmente deixará para os 45 do segundo tempo para entregar a proposta de reforma dos militares. Mudanças teremos, mas essa demora já deixa claro que os militares não largarão assim o osso dos privilégios.

"No caso dos militares, porém, como a expectativa do subgrupo nunca havia sido mensurada, o mesmo argumento, até agora, estava ausente do debate. A “ilha de Suécia”, entretanto, ajuda a explicar a participação do segmento militar em 47% no rombo do sistema de Previdência do funcionalismo público no país. De 2017 para 2018, o aumento na despesa só com militares foi superior a 16%, passou de 37,7 bilhões de reais para 43,9 bilhões, segundo dados do Tesouro Nacional. No caso dos aposentados no setor privado, o déficit aumentou 7%. Embora os militares neguem esse percentual com uma série de argumentações sobre as especificidades da carreira, a expectativa de vida ou a de sobrevida (usada nos sistemas de Previdência e no cálculo, por exemplo, do fator previdenciário) resiste acima das peculiaridades."

Portanto, é muito estranho essa demora do governo em apresentar um projeto à previdência dos militares.

A coisa não para por aí (Parte IV):

Deve-se existir a reforma da previdência? Sim. Contudo que corte privilégios e as anomalias que hoje existem. Os poderes têm a onde recorrer, e por isso a seguridade para eles sempre vão, na prática, funcionar de uma forma diferente.

Um dos motivos dessa reforma além de forçar com o passar do tempo o brasileiro a pegar a uma previdência de capitalização é também pagar o tão famigerado juros da dívida pública.

Só para ficar claro e objetivo aqui:

  • Em 2015, o Brasil gastou 501 bilhões de reais, que corresponde a cerca de 8,5% do PIB com, provavelmente 75 mil pessoas.
  • Enquanto no mesmo ano, o Brasil gastou com a Previdência cerca 430 bilhões de reais e beneficiou diretamente mais de 27 milhões de pessoas (sendo alguns ainda com as chamadas super aposentadorias). Se somar essas pessoas com os membros de suas famílias, esse número pode, inclusive, ultrapassar 40 milhões de pessoas.
Ou seja, não precisa ser um génio para perceber que poucos receberam tão muito e muitos receberam tão pouco, tudo por causa das taxas de juros. Essa taxa Selic que o governo mantem um patamar médio de 14%, o Governo tem que controlar a liquidez da economia. Então, parte importante da dívida é feita com operações compromissadas que são lançamentos de títulos públicos que são vendidos em leilões pelo Tesouro, pelo Banco Central (títulos do tesouro) e, para controlar o câmbio também.

Finalização:

É difícil acreditar que teremos uma reforma ampla e justa que beneficie a população e não crie distorções. Temos que ficar encima do governo para uma reforma justa, é nessa hora que temos que deixar opiniões ideológicas de lado e partir com dados para as coisas que são reais.
 
Topo Fundo