O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Regras do fórum Outer Space

Status
Não está aberto para novas respostas.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Regras de postagem no fórum OuterSpace

1. Das opiniões e fatos relatados no fórum:

a. Ao postar, considere o fato de que cada vez que você posta uma opinião qualquer, se torna responsável por ela e eventualmente pode ser cobrado por ela. No entanto, uma coisa é discutir as opiniões divergentes, outra é provocar ou perseguir outro usuário por conta das suas opiniões. Respeitem uns aos outros, e a moderação não precisará intervir.
b. Se você revela um fato qualquer da sua vida, saiba que eventualmente alguém pode usar esse dado contra você. Seja discreto e proteja a sua identidade da forma que julgar adequada. A moderação não vai interceder se você for cobrado por um fato pessoal que relatou ou uma opinião que tenha emitido, exceto em casos que julgar abusivos - leia-se como abusivo, por exemplo, o uso de um fato narrado para atingir um desafeto.
c. Todo o conteúdo que você postar no fórum é responsabilidade sua, e a administração e moderação não têm absolutamente nada a ver com isso.
d. Tópicos com mensagens em que sejam identificadas tendências suicidas serão excluídos.

2. Do uso de assinaturas

a. Segundo regra estipulada pela administração, a assinatura deve ter dimensões de no máximo 600x300 e 500kb de tamanho, com no máximo duas imagens. Com a implementação do webm, é possível usar até mesmo trechos de vídeos sem estourar a limitação anterior. De qualquer forma, ao escolher uma assinatura, avalie que muitos dos seus estimados coleguinhas acessam o fórum pelo 3G e que se um monte de gente usar assinaturas de 500KB, vai estourar a cota de internet do amiguinho no primeiro tópico. Quanto menor, melhor.
b. Podem ser combinados imagens e texto, desde que não ultrapassem as dimensões estipuladas.
c. Está proibido o uso de imagens eróticas ou NSFW, links para sites não permitidos ou conteúdo vetado de outras formas.
d. Não é permitido usar, na assinatura, citação de post de outro usuário sem a autorização dele. Caso seja feito sem autorização, será caracterizado como perseguição. Tampouco é permitido o uso de assinatura com o intuito de provocar um grupo qualquer de usuários.
e. Segue a regra anterior quanto ao erotismo: “a postagem de fotos de mulheres de biquíni é admitido, mas uma mulher de biquíni com pernas abertas não será adequado”. Usem do bom senso.
f. Dependendo do tipo de imagem ou assinatura utilizada – imagem erótica ou assinatura ofensiva, por exemplo - a moderação poderá editar a assinatura unilateralmente. Caso contrário, um moderador notificará o usuário para que a altere num prazo de 24h. Caso o usuário não faça a alteração, será advertido.

3. Do uso de avatares

a. Se aplicam as mesmas regras das assinaturas em relação ao tipo de imagem utilizada. A moderação poderá editar imediatamente ou conferir o prazo de 24 horas para que o próprio usuário faça isso, e em caso de não alteração, aplicar advertência.

4. Spoilers:

a. Para os spoilers de Cinema e TV, foi criado um conjunto de regras específico que será aplicado, por analogia, aos casos de Literatura e HQs. O tópico está fixo na seção.
b. Para os jogos, evitem os spoilers. Se, no contexto de uma discussão, for necessário lançar mão de algum dado do jogo, usem a tag spoiler. Caso um spoiler seja postado fora da tag, poderá haver edição do post sem prejuízo de aplicação de warn, travamento ou mesmo banimento, dependendo da importância do dado revelado.
c. Para evitar que um spoiler passe muito tempo na cara dos usuários, pedimos que marquem no tópico o moderador que estiver online. Ele resolverá o problema o mais rápido possível.
d. A moderação poderá consultar os usuários do tópico que receberam o spoiler para definir a punição – afinal, nem sempre temos condições de avaliar a gravidade da revelação no contexto.

5. “Piadas” regionalistas:

a. Evite, já que muitos usuários se ofendem com esse tipo de piada. Caso utilizadas, será aplicada advertência.

6. Racismo / Xenofobia / Homofobia e assemelhados / discriminação religiosa:

a. Esse tipo de conduta não será tolerada pela moderação. Você tem direito a ter opinião, entretanto. Uma coisa é falar de uma situação ou pessoa específica, outra coisa é generalizar um grupo. Você pode falar de um terrorista islâmico, mas não pode falar que todo muçulmano é terrorista. Você pode não querer ser amigo de homossexuais – assim como pode não gostar de qualquer pessoa - mas não pode não ter respeito por eles, como seres humanos que são. Se usar termos ofensivos para se referir ao grupo, será advertido. Em caso de reincidência, poderá ser travado ou até mesmo banido, de acordo com a análise da moderação.
b. A moderação irá analisar cada caso, de forma conjunta, e tem autonomia para aplicar advertência, o travamento - e a sua duração - ou mesmo banimento direto, dependendo do caso.

7. Da “Tolerância Zero” ou desvirtuamento de tópico com assuntos políticos:

a. Você pode discutir assuntos de política e religião SOMENTE na pasta específica, e se mantendo dentro do assunto do tópico. Isso quer dizer que se o tópico for sobre o governo atual, você pode falar do governo atual sem o menor problema. Já se você resolver, num tópico do cantinho, falar do governo malvado, você será advertido.
b. Provocações pessoais por conta de posicionamentos políticos também não serão admitidas. Evite o uso de frases como “onde estão os xxx agora” e não invoque outros usuários com o intuito de provoca-los.

8. Dos desvirtuamentos:

a. É normal que um tópico siga várias linhas de argumentação e a moderação reconhece isso, mas assim como sabe reconhecer, sabe avaliar. Se houver fuga intencional do assunto do tópico de forma a provocar outros usuários, você será advertido. Em caso de reincidência, travado por 10 dias.

9. Necromancia:

a. Você pode “coveirar” tópicos antigos, desde que exista um fato novo que dê ensejo ao update. Coveiragem sem justificativa, com fim único de provocação ou zoeira será punida com advertência, seja qual for o assunto e em qualquer pasta. Em caso de reincidência, poderá ser aplicado travamento pelo tempo que a moderação julgar necessário. Na reincidência após travamento, a pena será aumentada até o limite de sessenta dias. Além desse prazo, a pena é de banimento.

10. Da perseguição a outros usuários:

a. Você pode chamar outro usuário para uma discussão qualquer, desde que você tenha espaço ou intimidade com o usuário para isso. Entretanto, essa liberdade não pode ser usada para ridicularizar o outro. Além disso, ele tem o direito de não responder. Se houver insistência na convocação, poderá ser aplicada advertência por perseguição.
b. Se você discorda tão fortemente da opinião de alguém a ponto de ficar pessoalmente incomodado com a mera existência do outro usuário, temos uma solução: use a opção de ignorar. Não o invoque continuamente para discutir infinitamente um tema no qual vocês simplesmente nunca entrarão em acordo (não que precisem entrar). Convivam com posicionamentos diversos e, principalmente, respeitem as opiniões dos outros.
c. Movimentos coletivos para provocar usuários por qualquer motivo serão punidos de forma severa.

11. Pedidos de convites para trackers de torrent continuam proibidos. Caso um tópico seja criado com essa finalidade, será aplicada advertência.

12. Das postagens na melhor seção do fórum, o cantinho:


a. Estão proibidas as postagens de nu frontal, isso é, com a genitália à mostra;
b. Proibidas as postagens de imagens de sexo explícito. Existem centenas de milhares de sites de sacanagem gratuitos por aí, e se você quiser ver isso pode entrar em qualquer um deles.
c. Proibido postar imagens com direitos autorais;
d. Proibido postar links para imagens nas condições citadas;
e. Proibida a postagem de links diretos para vídeos. Você pode fazer indicações, mas não postar o link direto, já que isso pode nos causar problemas. Você pode ser banido por isso.
f. Se houver postagem de links para material erótico fora do cantinho, será aplicado banimento.
g. Proibida, até porque é crime, pedofilia e qualquer coisa que pareça com isso, pra qualquer tipo de conteúdo, seja imagem, vídeo, áudio, etc, não só no cantinho mas em QUALQUER pasta do fórum.
h. Proibido postar conteúdo erótico fora dessa seção, qualquer que seja.

13. Do What You Want Cause a Pirate is free:

a. If you are a pirate, o problema é seu. Você pode postar aqueles velhos [OUT] como de costume, mas sem postar links diretos ou torrents. Sejam discretos e evitem problemas para o fórum.

14. Ofensas a outros usuários:

a. É ridículo ter que fazer essa recomendação, mas não ofendam os coleguinhas. A velha máxima extraterrestre de que “respeito não é opcional” segue valendo. Respeite a opinião dos outros usuários, ainda que elas eventualmente pareçam [insiraumxingamentoaqui] pra você. Se você achar que a opinião é ofensiva, simplesmente reporte, não bata boca. Advertências serão aplicadas conforme a moderação entenda que é o caso, e caso entenda que o usuário está com a cabeça muito quente, vai colocar pra esfriar na geladeira. Ofensas indiretas também não serão toleradas.
b. Cuidado com a caracterização de grupos. Você não pode chegar e dizer "onde estão os filhos da put* que fizeram tal coisa", isso também é ofensa. Algum dos integrantes do grupo certamente vai te reportar, e a gente vai ter que punir.
c. MUITO cuidado com alguns rótulos: misógino, racista, nazista, fascista, assassino, estuprador, petralha, tucanalha, etc, que poderão ensejar punições mais severas.

15. Spam:

a. Spam de canais/sites será punido com banimento imediato, não interessa quanto tempo você tem de cadastro. Usuários antigos e participativos, entretanto, poderão postar os seus vídeos na pasta de análises.
b. Você pode, ainda, postar um link para o seu site ou canal do YouTube na sua assinatura, desde que respeitados os limites impostos no item 2.

16. Flood:

a. Gerador de lero-lero, “lorem ipsum”, “parabéns ae velho”, long cat, etc, serão punidos com advertência e/ou travamento.
b. Quem criar tópicos somente para flood será travado por dez dias e o travamento será maior a cada reincidência, até o banimento.
c. Gifs podem ser utilizadas, mas não será permitido o excesso no uso das mesmas. Uma coisa é responder com uma imagem, outra é postar a mesma imagem em todo tópico que se participa. Tenha um mínimo de bom senso. Importante observar que alguns gifs já são entendidos como mero flood, como os famosos "passei pelo tópico", "nemly e nemlerey", etc.
d. Não é permitido que se faça do espaço do fórum uma arena para zoar, de forma incontrolável, em línguas estrangeiras. Pouco importa se é espanhol, japonês, mandarim, tupi-guarani, etc. Se o intuito for meramente tirar sarro, haverá advertências e, em reincidência, travamentos. Obviamente, existem exceções:
  • A primeira é a comunicação com usuário nativo de outro país, que se comunique nativamente no idioma estrangeiro;
  • Para as notícias que, originariamente, são em outro idioma. Nesse caso, a intenção do tópico deve ser sempre o debate, e não a ridicularização de um grupo qualquer.
e. Existem gifs e expressões de uso comum que são admitidas e que fazem parte do cotidiano da internet, como WTF, LOL, o bom e velho "my body is ready", etc. Embora estejamos na OuterSpace, os moderadores não são alienígenas e usam tanto a internet quanto qualquer um de vocês. Sabemos muitíssimo bem o que é de uso comum e o que não é.
f. O primeiro travamento terá duração de 10 dias e em cada reincidência o travamento será dobrado, até o limite de sessenta dias. Alcançado o limite, banimento.

17. Postagem de conteúdo impróprio:

a. Conteúdos de violência explícita, gore e coisas do gênero não serão admitidos nesse fórum. Caso haja esse tipo de postagem, haverá punição. A extensão da punição será decidida, caso a caso, pela moderação.
b. Não são permitidas postagens eróticas que venham a denegrir pessoa usando rótulos raciais e/ou sociais.

18. Clones:

a. Clones são proibidos. Se você quer abandonar uma conta pra criar outra, avise a moderação antecipadamente, para que a sua primeira conta seja banida. Você não pode, de forma alguma, ter duas contas ativas ao mesmo tempo. Há duas exceções para essa regra:
  • Contas para criação de tópicos de assuntos pessoais, conhecidos como MBML, ou
  • Clones de defesa em tópicos de travamento/banimento.
Quem usar o clone de MBML fora do VT ou clone de defesa fora da pasta moderação será imediatamente banido, salvo melhor juízo.
b. Caso você crie uma segunda conta “just for the lulz”, terá a conta principal e o clone banidos sem direito a defesa. Não existem exceções para essa regra.

19. Flames:

a. Conforme bem explicado no manual da boa conduta anterior, o flame está na intenção de fazer o circo pegar fogo. Críticas não são flames. Não se afeiçoem a pedaços de plástico, circuitos integrados, políticos e seus partidos, empresas, etc, porque isso não faz o menor sentido. Quem tiver essa postura será advertido, em caso de reincidência travado e eventualmente banido. E novamente: não bata boca. Simplesmente reporte e espere a moderação resolver.
b. Usar um tema qualquer como mera provocação visando causar discussões intermináveis e atacando usuários com preferências diferentes das suas será punido com advertências ou travamento direto, dependendo do caso. Importante lembrar que o acúmulo de pontuação ainda pode levar ao banimento.

20. Da ferramenta de report:

a. Recebemos dezenas de reports por dia, e isso não é um problema, já que nos dispusemos a realizar esse trabalho. Entretanto, entendam: são dezenas de reports, e nem todos os dias temos tempo/disposição/paciência para resolvê-los. Então, faça o seu report e aguarde. Não crie um tópico na pasta de moderação cobrando punição pro coleguinha. Se você o fizer, o tópico será trancado sem resposta. Se você insistir em criar um tópico, vai ser punido.
b. Abusos da ferramenta de report serão punidos. Se você fizer um report sem sentido, vai receber uma advertência com sentido.
c. A ferramenta de report não é pra desabafo. Se você quer desabafar, procure um psicólogo. Se não pode pagar por isso, ligue pro CVV. Faça somente a indicação da infração e aguarde.

21. Da criação de tópicos na pasta da moderação:

a. Toda punição aplicada gera uma mensagem automática. Se você acha que não é o caso, responda a MP argumentando. O moderador vai reavaliar o caso, podendo retirar a punição ou não. Caso ele ache necessário, levará o caso aos outros moderadores. Entretanto, esteja consciente de que “não” é “não”.
b. Criar tópicos na área de moderação, ou fora dela, com o intuito de provocar, atacar, incentivar e colocar a comunidade contra o staff será punido. A natureza da punição dependerá do caso.
c. Existem zoeiras e zoeiras. O tópico da migração do fórum para o R7 foi maneiro e a moderação entrou na brincadeira também. Agora, tópicos padrão LOL Kids serão trancados e o autor será punido.

22. Da criação de tópicos de travamento/banimento na pasta de moderação:

a. Os moderadores criarão tópicos para travamentos e banimentos caso entendam necessário. Abertos na maioria das vezes, fechados nos casos descritos anteriormente.
b. Usuários que forem travados por acúmulo de pontos não terão tópicos de travamento. Portanto, se você se encontrar misteriosamente travado e não houver tópico na pasta, você foi travado por pontos e voltará em 15 dias.
c. Usuários travados pela regra da Tolerância Zero não terão tópico de travamento, mas serão informados da violação na mensagem de travamento, com indicação por link da postagem que ensejou o travamento.
d. Clone tem direito a nada e o dever de não abusar do direito. Se a gente quiser, cria tópico. Caso não queira, nem isso.

23. Da ofensa ao moderador no exercício da função:

a. Como sempre foi, no fórum OS há muito mais liberdade do que de costume. Vocês sabem quem são os moderadores, que anteriormente eram usuários comuns e ainda participam dos tópicos normalmente. Até mesmo a discussão de punições é possível, na maior parte dos casos. Entretanto, de novo, “respeito não é opcional”. Você pode questionar qualquer decisão da moderação, mas faça isso com respeito. A ofensa ao moderador – seja publicamente ou por MP - pode gerar banimento imediato. O ofendido decide.

24. Acusações SEM PROVAS contra os moderadores, alegação de informações vazadas e outras baboseiras do gênero ensejarão banimento sem direito a defesa e/ou anistia futura. Se vocês querem fofocar e criar teorias conspiratórias no facebook, problema de vocês. Só não tragam isso pra cá.

25. Travamentos:


a. Travamentos podem ser decididos isoladamente pelo moderador que estiver online no momento do problema. Podem ocorrer, ainda, por acúmulo de pontos ou reincidência em uma determinada infração, como flames ou ofensas.
b. Travamentos “diretos” serão informados na pasta da moderação, travamentos por acúmulo de pontos não. Então, já fique ciente: se você foi travado, não sabe o motivo e não há tópico, foi por pontos. Aguarde pacientemente os 15 dias e não crie clones para postar durante esse período, ou você será banido.

26. Banimentos:

a. As exclusões da OS podem ser decididas isoladamente por um moderador, se o caso for sério o suficiente pra isso. Fora os casos colocados nessa regra, existem os caras que, volta e meia, saem completamente do eixo e precisam ser banidos pelo bem da comunidade. Entretanto, o banimento poderá ser revisto posteriormente, pela anistia que será discutida no ponto 27.
b. Banimentos por acúmulo de pontos não serão decididos isoladamente por um moderador, mas sim pelo conjunto da moderação. Antes do banimento, será dado ultimato, preferencialmente por mensagem privada.
c. Via de regra, o banimento será informado na pasta da moderação, podendo o tópico ficar aberto para discussão ou fechado, dependendo do caso. Via de regra, estará aberto. Quando avaliarmos que o banido não merece nem esse tipo de consideração, nem isso será feito.
d. Se você sair na porrada com alguém, seja no metrô ou em qualquer outro lugar, por conta de assuntos do fórum, você será banido.
e. Criação de tópico sobre intenção de suicídio é proibida. Ele será apagado e o autor banido no ato. Se deseja conversar com alguém, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV, no número 141. Aqui não é lugar pra isso.
f. Completou 15 pontos de advertência na Tragédia & Destruição? Banido da pasta. Completou 25 pontos? Banido do fórum.

27. Anistias (AS ANISTIAS ESTÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO):

a. A anistia é a revogação do banimento de um usuário. Só entendam os seguintes pontos: não existe prazo pra isso, não existe fila pra isso e não é obrigatório. Alguns usuários, de acordo com a conduta anterior, poderão ter chance de anistia. Alguns demorarão meses ou anos para terem outra chance e outros nunca terão chance de retorno. Quem decide os parâmetros pra cada usuário é a moderação, internamente.

28. Casos não tratados nesse conjunto de regras serão tratados pela moderação e, eventualmente, inseridos nesse conjunto.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Um aviso: por causa dos ataques sem fim de bots chineses, precisamos colocar a aceitação de cadastros no manual.

E deu certo, o spam acabou. Mas não dá pra todo mundo ser feliz ao mesmo tempo.
Por conta disso, enquanto um moderador não aceitar o seu cadastro, você não vai conseguir postar, querida larva.

Vai ter que esperar, na melhor das hipóteses, alguns minutos. Na pior, algumas horas.

Se você achou isso aqui nas regras - e esperamos que ler as regras seja a primeira coisa que você faça ao se cadastrar - segure a sua ondinha que eventualmente você será aceito.
Se você não leu e resolveu tentar criar tópico reclamando - "tentar" porque, como eu escrevi ali em cima você não vai conseguir postar - você já vai começar muito mal nessa comunidade, de qualquer forma.

Então, é isso: aguarde e confie.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.490
Reações
179.079
Pontos
1.514
Importante!



Prezados,

A falta de respeito no fórum é algo assustador e impressiona a moderação ter que ficar em um ambiente de adultos buscando formas de controlar posturas inadequadas de usuários. Já faz tempo que alertamos sobre o uso de termos obviamente pejorativos a fim de provocar e ofender usuários do fórum. Palavras como "gado" não são proibidas e podem ser usadas em n contextos diferentes, porém aqui é um fórum majoritariamente de adultos e as pessoas não são idiotas e sabem a intenção e o endereçamento.

Em tópico anterior, a moderação deixou claro que não iria admitir ofensas diretas aos usuários usando termos ou imagens pejorativas lançadas diretamente a alguém do fórum e as pessoas começaram a achar que estava tudo bem então escrever coisas como "os gados do fórum..." alegando que não estava se referindo a ninguém e que se a carapuça serviu, logo que a culpa era da pessoa. Ou mesmo quando escreviam coisas como "só os esquerdões amantes de bandidos farão tal coisa" jurando que não se referiu a nenhum usuário ou grupo do fórum.

Ponha na cabeça que existe gente boa e gente escrota tanto na direita, quanto na esquerda, no centro, etc. e quando você generaliza de forma pejorativa você está colocando no balaio gente de fora do fórum, mas também de dentro, gente escrota mas também gente boa. A pessoa tem o direito de se sentir ofendida. Muitos aqui provocam e ofendem de forma indireta como descrita acima ou até direta e não tem o menor pudor em apertar o botão report se for chamado ou se chamaram o coleguinha do seu clube do bolinha de chato ou qualquer bobagem infantil do gênero.

O que tem acontecido aos montes é gente que está no fórum apenas para tumultuar. E isso vale para bolsonarista, lulista, direita, esquerda, centro ou o que for. A pessoa entra em tópicos com a finalidade de provocar, ou seja, o famoso flame e basicamente só faz isso. Não debate, não discute amistosamente, não troca ideias, não tenta mostrar seu ponto nem nada. Basicamente entra para fazer algum post destilando provocações e ofensas stealth querendo causar. Usuários já receberam toques, já foram advertidos, avisados, pediu-se com gentileza para evitar esse tipo de postura, eventualmente já foram até travados e simplesmente voltam da mesma forma ignorando tudo. Tem gente que não contribui com nada na pasta. Tem gente nem sequer posta fora da pasta. Se o intuito é infernizar, busque outro lugar para fazer isso.

Portanto, quer chamar de gado os caras que ficam batendo palma para político quando está no palanque? Não tem nada a ver com o fórum. Quer dizer que "só os gados apoiam tal político"? Existem pessoas que apoiam fora do fórum, porém também aqui dentro, logo não tem nem conversa de vir dar uma de joão-sem-braço: "ah, mas eu não coloquei nick de usuário ou disse que eram gados do fórum". Ninguém aqui é criança e todo mundo sabe a intenção e para quem foi dito, conforme mencionado anteriormente. É evidente que vale para qualquer termo pejorativo e o exemplo do gado foi citado por ser o maior causador de polêmicas.

Pedimos a colaboração de todos e comportem-se por favor,

Moderação
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Adicionando no rol, embora já estivesse claro:

Você pode solicitar a exclusão da sua conta, é só mandar uma MP pra administração. Seu nick some, bem como eventuais dados pessoais de cadastro.

Só que excluído é excluído. Você não pode voltar mais com outra conta em hipótese alguma. Se tentar recadastrar, vai ser recusado. Se eventualmente passar, vai ser banido assim que detectado.

A coisa toda é objetiva. Pediu pra estar fora? Está fora e é isso.

Dessa forma, não existe margem pra argumentação ou "defesa" - até porque, por si só, não houve "ofensa".
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo