O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Relação entre mente e cérebro, dualismo, fisicalismo, Pampsiquismo, etc.

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Com qual abordagem vocês mais se identificam?, como que matéria sem consciência pode gerar consciência?, como que se dá a relação entre algo material e imaterial?
Achei este TCC muito interessante também,o mesmo abordam a questão do Pampsiquismo, como se a natureza última das coisas fosse capaz de experienciar, uma visão semelhante a do Leibniz, Spinoza, etc.
Discutam mais a respeito do que acham sobre isto.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
@abcdario, dê uma analisada nessa questão da segunda fase da Unesp dessa semana!!
Eu ainda tinha umas 5 questões pra responder, fora a redação :kkk:kkk:kkk:kkk.....



99200

99201
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Se você olhar para um computador, existe dualidade? Não exatamente, toda manipulação de dados possui uma correspondência material.

Qual o argumento para tratar consciência de maneira diferente?
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu sou materialista.

Acho viável separar a mente do corpo por questões de precisão disciplinar mas eu acho que ela é "só" uma expressão extremamente complexa de processos materiais. Ou seja, ela ainda é subordinada a matéria e trata-la de maneira diferente é apenas por questões pedagógicas.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Se você olhar para um computador, existe dualidade? Não exatamente, toda manipulação de dados possui uma correspondência material.

Qual o argumento para tratar consciência de maneira diferente?
A experiência e subjetividade humana é muito diferente da maneira binária de funcionamento de um computador.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Sou idealista.

A mente não é um epifenômeno, mas sim um fenômeno. É necessário primeiro imaginar o cérebro e a mente para que o cérebro e a mente gerem a si próprios. Id est, a ideia precede a experiência.
 
Topo Fundo