O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Relatório Fiscal Sony: Playstation 4 segundo console mais vendido da história, vendas de hardware e software em queda...

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
não ta dando nó não eu entendi perfeitamente, tu ta colocando o switch como concorrente atualmente do ps4, mas o concorrente real dele será o futuro console da sony, pois bem, com base nisso, eu posso somar as vendas do ps4 nos ultimos 2 anos com as do ps5 durante o periodo em que o tablet continuar, e assim o switch perderá em vendas do mesmo jeito.

é o que eu to dizendo ps3 é uma coisa wii é outra. não podemos deturpar o que é uma 'nova geração'

O PS5 não é o concorrente "real". Ele é o próximo concorrente. O calendário da Nintendo é outro, ela não está seguindo a Sony e a Microsoft.

Mas sim, se vc está preocupado em definir quem vende mais consoles em um periodo X de tempo, vc pode pegar o periodo que o Switch competiu com o PS4 e com o PS5 pra ver se a Sony vendeu mais ou menos. Na prática não muda nada, mas vc pode fazer essa conta.
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Eu realmente não entendo esse ódio todo, tipo, eu claramente curto muito mais a Nintendo e a Sony do que os games da Microsoft mas dai a ter ódio da MS são outros quinhentos e muito mais ainda esse ódio mortal que ele tem da Sony, nunca vi isso aqui a não ser com outro user que foi banido chamado MISTER SEGA mas q já não se encontra entre nós.
É um caso curioso mesmo, mas vai entender
 

Origami Killer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.280
Reações
5.816
Pontos
339
Eu realmente não entendo esse ódio todo, tipo, eu claramente curto muito mais a Nintendo e a Sony do que os games da Microsoft mas dai a ter ódio da MS são outros quinhentos e muito mais ainda esse ódio mortal que ele tem da Sony, nunca vi isso aqui a não ser com outro user que foi banido chamado MISTER SEGA mas q já não se encontra entre nós.
Mr.Sega era um user TOP! Colocava vários sonystas nos seus cantinhos e argumentos o mesmo tinha de sobra!
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Dói tanto assim pra vc a Sony vencer da Microsoft a ponto de usar esse malabarismo maluco ai? e ainda gozar com o pau dos outros (Nintendo)

Cara de boa, nada contra curtir a Microsoft, mas deixa de lado esse ódio mortal da Sony q vc tem :klol

Gozar com o pau dos outros?

Amigo, eu não sou acionista da Microsoft pra considerar a Nintendo "os outros", Que argumento louco é esse? :lolwtf

Vc está bitolado demais nessa guerrinha de marcas
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Mr.Sega era um user TOP! Colocava vários sonystas nos seus cantinhos e argumentos o mesmo tinha de sobra!

Quando eu vim pro fórum esse cara ja não estava aqui mais, mas ouvi falar dele, parece que aloprava os sonystas mesmo.

Ponto pra ele pq sonysta é chato pra c***lho. Digo os fanáticos, ser fã da Sony normal, aliás o Playstation é uma baita plataforma.
 

DouglaSPFC

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.790
Reações
5.036
Pontos
714
Todo mundo fala que o Mr. Sega é o Gamer King, mas não acredito, se fosse já teriam descoberto.

Tenho uma teoria sobre o ódio de parte dos antigos fãs da Sega referente a Sonystas.
Eles ficaram por gerações tentando superar a Nintendo e isso nunca ocorreu, lembro que no inicio dos anos 90 eles pareciam satisfeito com a segunda colocação, mas sempre existia a possibilidade de reverterem na próxima geração.
Ai veio o Playstation e na primeira geração fez o que eles nunca conseguiram fazer, depois com o Playstation 2 além de repetirem o feito, ainda mataram* o setor de hardware da Sega.
*Na verdade quem matou mesmo foi a própria Sega com as disputas entre Japão e EUA e com todas as decisões equivocadas, a Sony no máximo deu um leve empurrão.

Por isso vejo muito seguista com rancor da Sony, muitos migraram para a Microsoft e continuam nesse ciclo eterno, mas isso é uma escolha do usuário, é o mesmo de optar torcer para a Portuguesa.

Em tempo, vejo muito seguista que migrou para a Sony, Nintendo e até mesmo a Microsoft e conseguem ser feliz.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Por isso vejo muito seguista com rancor da Sony, muitos migraram para a Microsoft e continuam nesse ciclo eterno, mas isso é uma escolha do usuário, é o mesmo de optar torcer para a Portuguesa.

Em tempo, vejo muito seguista que migrou para a Sony, Nintendo e até mesmo a Microsoft e conseguem ser feliz.

eu discordo que os seguistas tenham rancor da sony, a maioria de nós está lá.
mas na primeira oportunidade tomaremos o mercado :keehk
 

DouglaSPFC

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.790
Reações
5.036
Pontos
714
eu discordo que os seguistas tenham rancor da sony, a maioria de nós está lá.
mas na primeira oportunidade tomaremos o mercado :keehk
Por isso que digo parte, eu confesso que tinha um pé mais na Nintendo por ter tido o Nes (TopGame) e um Super Nintendo, mas me diverti horrores com os video games da Sega, em especial Master e Dreamcast na casa de amigos, e Saturn em locadoras. E a maioria desses meus amigos estão jogando os video games hoje na excelência, exceto um que ficou amargurado.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.725
Pontos
1.839
Fora da curva pq? O NES e o SNES foram vencedores de geração, o Wii foi a retomada da Nintendo a sua velha glória, a história dela nos consoles de mesa é maior e mais rica que a da Sony pq veio primeiro.

E o que você chama de esfregar na cara é simplesmente constatar um fato, coisa que alguns insistem em tentar negar, mas os dados são públicos, o Wii ganhou e pronto. Não tem asterisco, venceu pq foi o console que mais atraiu o público, o resto é desculpa de quem vendeu menos.

Então tá...fique aí com seu fato isolado...realmente um feito “notável”.

7 anos dentro de 25...é algo realmente digno de se gabar.

Agora aguente que nos outros 19 anos foi uma SURRA. Não tem outra palavra: SURRA.

A Sony nos outros 19 anos não venceu...ela violentou, massacrou, detonou a Nintendo.

Mas para Nintendista...a vitoriazinha xexelenta de 20% do Wii é que importa. Até falar de NES e SUPER NES que a Sony nem estava no mercado vale. Insanidade total.

Sorte da Nintendo que a Sony só entrou em 1994 no mercado. Caso contrário nem NES e Super Nes ela poderia se gabar. Aliás...quanto que essas gerações venderam mesmo? Uns numerozinhos bem mé...

Esse mercado só tomou essas proporções de hoje em dia por causa da Sony. Se dependêssemos da Nintendo, console ainda seria coisa de criança. O que a Sony fez por este mercado, para ele ser o que é hoje, nem o queridinho Wii o fez. Não aumentou em nada, não deu continuidade em nada e morreu como toda moda morre: ao cair da noite.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.216
Reações
17.183
Pontos
1.053
Então tá...fique aí com seu fato isolado...realmente um feito “notável”.

7 anos dentro de 25...é algo realmente digno de se gabar.

Agora aguente que nos outros 19 anos foi uma SURRA. Não tem outra palavra: SURRA.

A Sony nos outros 19 anos não venceu...ela violentou, massacrou, detonou a Nintendo.

Mas para Nintendista...a vitoriazinha xexelenta de 20% do Wii é que importa. Até falar de NES e SUPER NES que a Sony nem estava no mercado vale. Insanidade total.

Sorte da Nintendo que a Sony só entrou em 1994 no mercado. Caso contrário nem NES e Super Nes ela poderia se gabar. Aliás...quanto que essas gerações venderam mesmo? Uns numerozinhos bem mé...

Esse mercado só tomou essas proporções de hoje em dia por causa da Sony. Se dependêssemos da Nintendo, console ainda seria coisa de criança. O que a Sony fez por este mercado, para ele ser o que é hoje, nem o queridinho Wii o fez. Não aumentou em nada, não deu continuidade em nada e morreu como toda moda morre: ao cair da noite.

obrigado Deusa Sony pelo que tenho hoje
sem você nada seria possível
Obrigado pelas inovações
Pelos jogos cinematográficos e com história profunda
Obrigado pelo EyeTOY, copiado descaradamente pela nintendo
Obrigado pelo PSP, pela EVOLUÇÃO nos portáteis
Obrigado pelo segundo analógico
Obrigado por tanta coisa Sony
sem você acho que não seria GAMER
seria apenas mais um....
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Então tá...fique aí com seu fato isolado...realmente um feito “notável”.

7 anos dentro de 25...é algo realmente digno de se gabar.

Agora aguente que nos outros 19 anos foi uma SURRA. Não tem outra palavra: SURRA.

A Sony nos outros 19 anos não venceu...ela violentou, massacrou, detonou a Nintendo.

Mas para Nintendista...a vitoriazinha xexelenta de 20% do Wii é que importa. Até falar de NES e SUPER NES que a Sony nem estava no mercado vale. Insanidade total.

Sorte da Nintendo que a Sony só entrou em 1994 no mercado. Caso contrário nem NES e Super Nes ela poderia se gabar. Aliás...quanto que essas gerações venderam mesmo? Uns numerozinhos bem mé...

Esse mercado só tomou essas proporções de hoje em dia por causa da Sony. Se dependêssemos da Nintendo, console ainda seria coisa de criança. O que a Sony fez por este mercado, para ele ser o que é hoje, nem o queridinho Wii o fez. Não aumentou em nada, não deu continuidade em nada e morreu como toda moda morre: ao cair da noite.

Eu não vejo os nintendistas falarem que só a vitória do Wii importa. Além disso eles reconhecem as vitórias do PS1, PS2 e PS4, até pq são incontestáveis. Já na hora dos sonystas reconhecerem a vitória do Wii começa a sessão desmerecimento.

E feito do Wii foi sim notável, uma plataforma ridicularizada antes do lançamento, um patinho feio com hardware obsoleto contra o monstruoso Playstation 3 do processador CELL, dos gráficos incríveis, sucessor da plataforma mais bem sucedida do universo dos games que foi o PS2. Contra tudo isso a Nintendo chocou o mundo com um sucesso avassalador, o Wii atropelou o PS3 e o 360 de uma forma inimaginável por anos seguidos.

No mais desculpa mas o mundo dos jogos não começou em 1994, se a Sony não estava no mercado o problema é dela, a Nintendo estava e brilhou.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.216
Reações
17.183
Pontos
1.053
mwo,x1000,iphone_xs_soft-pad,750x1000,f8f8f8.u4.jpg
1-huppme-love-you-sony-bee-mine-forever-inner-black-mug-original-imaehvgfv3chhzsg.jpeg
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.725
Pontos
1.839
obrigado Deusa Sony pelo que tenho hoje
sem você nada seria possível
Obrigado pelas inovações
Pelos jogos cinematográficos e com história profunda
Obrigado pelo EyeTOY, copiado descaradamente pela nintendo
Obrigado pelo PSP, pela EVOLUÇÃO nos portáteis
Obrigado pelo segundo analógico
Obrigado por tanta coisa Sony
sem você acho que não seria GAMER
seria apenas mais um....

Amém.

Mas ser um “gamer” desculpa...é muito Várzea.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.725
Pontos
1.839
Eu não vejo os nintendistas falarem que só a vitória do Wii importa. Além disso eles reconhecem as vitórias do PS1, PS2 e PS4, até pq são incontestáveis. Já na hora dos sonystas reconhecerem a vitória do Wii começa a sessão desmerecimento.

E feito do Wii foi sim notável, uma plataforma ridicularizada antes do lançamento, um patinho feio com hardware obsoleto contra o monstruoso Playstation 3 do processador CELL, dos gráficos incríveis, sucessor da plataforma mais bem sucedida do universo dos games que foi o PS2. Contra tudo isso a Nintendo chocou o mundo com um sucesso avassalador, o Wii atropelou o PS3 e o 360 de uma forma inimaginável por anos seguidos.

No mais desculpa mas o mundo dos jogos não começou em 1994, se a Sony não estava no mercado o problema é dela, a Nintendo estava e brilhou.

7 anos contra 19. Durma com isso.

Quando a Nintendo “chegar lá” tu volta. Até lá...fique aí defendendo o ponto fora da curva.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.530
Pontos
1.399
Eu realmente não entendo esse ódio todo, tipo, eu claramente curto muito mais a Nintendo e a Sony do que os games da Microsoft mas dai a ter ódio da MS são outros quinhentos e muito mais ainda esse ódio mortal que ele tem da Sony, nunca vi isso aqui a não ser com outro user que foi banido chamado MISTER SEGA mas q já não se encontra entre nós.

Achei bonitinha essa sua certeza de que ele não se encontra entre nós...
 

osfelas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.549
Reações
10.736
Pontos
1.424
Playstation 3 e Xbox 360 venderam ainda 13 milhões e 10 milhões cada , já nessa geração(2014-2018), e o Wii ja tinha sido substituido pelo Wii U, se for considerar o tempo e ciclo do que é uma geração, pra min é quando lança novos consoles, ela terminou em 2013 com lançamento do Xbox One e Playstation 4

Wii chegou nos 100 milhões em 2013 se não em engano, mas deve ser um pouco menor 97 milhões, ou seja foram 97 milhões de Wii x 67 milhões de PS3 x 70 milhões de Xbox 360, no período de fato da sétima geração, onde o ciclo de desenvolvimento era focado no PS360Wii e não no PS4ONE
Mas mesmo assim, te dando essa colher de chá, ainda sim n foi esse atropelo que vcs dizem

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.288
Reações
14.340
Pontos
1.053
As marcas dos consoles de mesa da Sony são impressionantes porque elas sempre foram construídas juntas a concorrentes fortes e é um mercado de muito mais investimentos e riscos.Fora a pressão histórica no segmento por investidores e público.

Já não é tanto o caso em vários aspectos como foi no mercado de portáteis..acho que dá pra entender....
 
Ultima Edição:

LudwigVonMises

Bam-bam-bam
Mensagens
1.253
Reações
3.231
Pontos
303
Então tá...fique aí com seu fato isolado...realmente um feito “notável”.

7 anos dentro de 25...é algo realmente digno de se gabar.

Agora aguente que nos outros 19 anos foi uma SURRA. Não tem outra palavra: SURRA.

A Sony nos outros 19 anos não venceu...ela violentou, massacrou, detonou a Nintendo.

Mas para Nintendista...a vitoriazinha xexelenta de 20% do Wii é que importa. Até falar de NES e SUPER NES que a Sony nem estava no mercado vale. Insanidade total.

Sorte da Nintendo que a Sony só entrou em 1994 no mercado. Caso contrário nem NES e Super Nes ela poderia se gabar. Aliás...quanto que essas gerações venderam mesmo? Uns numerozinhos bem mé...

Esse mercado só tomou essas proporções de hoje em dia por causa da Sony. Se dependêssemos da Nintendo, console ainda seria coisa de criança. O que a Sony fez por este mercado, para ele ser o que é hoje, nem o queridinho Wii o fez. Não aumentou em nada, não deu continuidade em nada e morreu como toda moda morre: ao cair da noite.

Cara, se você se importa com uma empresa dando surra na outra, fique sabendo que a Nintendo apresentou um lucro bem maior neste trimestre que a divisão PlayStation.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.228
Reações
46.743
Pontos
1.934
Quando eu vim pro fórum esse cara ja não estava aqui mais, mas ouvi falar dele, parece que aloprava os sonystas mesmo.

Ponto pra ele pq sonysta é chato pra c***lho. Digo os fanáticos, ser fã da Sony normal, aliás o Playstation é uma baita plataforma.
cara eu lembro da época q falavam q tu era clone dele hahahaha
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.408
Reações
43.438
Pontos
1.384
o Playstation é uma baita plataforma.

Quotado para a eternidade.

Todo mundo fala que o Mr. Sega é o Gamer King, mas não acredito, se fosse já teriam descoberto.

Tenho uma teoria sobre o ódio de parte dos antigos fãs da Sega referente a Sonystas.
Eles ficaram por gerações tentando superar a Nintendo e isso nunca ocorreu, lembro que no inicio dos anos 90 eles pareciam satisfeito com a segunda colocação, mas sempre existia a possibilidade de reverterem na próxima geração.
Ai veio o Playstation e na primeira geração fez o que eles nunca conseguiram fazer, depois com o Playstation 2 além de repetirem o feito, ainda mataram* o setor de hardware da Sega.
*Na verdade quem matou mesmo foi a própria Sega com as disputas entre Japão e EUA e com todas as decisões equivocadas, a Sony no máximo deu um leve empurrão.

Por isso vejo muito seguista com rancor da Sony, muitos migraram para a Microsoft e continuam nesse ciclo eterno, mas isso é uma escolha do usuário, é o mesmo de optar torcer para a Portuguesa.

Em tempo, vejo muito seguista que migrou para a Sony, Nintendo e até mesmo a Microsoft e conseguem ser feliz.

Exatamente isso que venho dizendo há anos aqui na OS. Muito bom me deparar com alguém das antigas, que viveu essa guerra clássica, aqui no fórum.
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Quotado para a eternidade.



Exatamente isso que venho dizendo há anos aqui na OS. Muito bom me deparar com alguém das antigas, que viveu essa guerra clássica, aqui no fórum.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk bela assinatura huahuahauhauhauhauahuahuahuahua :klol

Enviado da Red Dimension, onde Red Hitler Baron comanda o Red Reich!!!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.725
Pontos
1.839
Cara, se você se importa com uma empresa dando surra na outra, fique sabendo que a Nintendo apresentou um lucro bem maior neste trimestre que a divisão PlayStation.

Eu me importo com market share. To nem aí se a empresa é saudável ou não. E me importo por uma questão prática de consumidor.

Maior Market share significa uma plataforma completa, que tem a atenção do mercado, logo,uma biblioteca de títulos rica. Se a Sony sangra ano a ano para se manter a quase 30 anos como a plataforma de videogame mais completa que já existiu, isso é problema dela.

Até acho louvável, se me permite uma análise mais profunda. Se ela fosse uma picareta igual a Nintendo, teria procurado o caminho fácil do hardware xexelento a preço de ouro só pra encher o cu de dinheiro. A mãe não...ela quer entregar tecnologia para o user. E quer ser a plataforma onde todos querem publicar seus títulos.

Este valor agregado que todos os Playstation possuem...só o Playstation tem. E se a Sony sangra para manter isso...tem o meu respeito ainda mais.
 

LudwigVonMises

Bam-bam-bam
Mensagens
1.253
Reações
3.231
Pontos
303
Eu me importo com market share. To nem aí se a empresa é saudável ou não. E me importo por uma questão prática de consumidor.

Maior Market share significa uma plataforma completa, que tem a atenção do mercado, logo,uma biblioteca de títulos rica. Se a Sony sangra ano a ano para se manter a quase 30 anos como a plataforma de videogame mais completa que já existiu, isso é problema dela.

Até acho louvável, se me permite uma análise mais profunda. Se ela fosse uma picareta igual a Nintendo, teria procurado o caminho fácil do hardware xexelento a preço de ouro só pra encher o cu de dinheiro. A mãe não...ela quer entregar tecnologia para o user. E quer ser a plataforma onde todos querem publicar seus títulos.

Este valor agregado que todos os Playstation possuem...só o Playstation tem. E se a Sony sangra para manter isso...tem o meu respeito ainda mais.

Como o PlayStation 4 pode ser o mais completo se ele não permite jogar como portátil?
 

Origami Killer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.280
Reações
5.816
Pontos
339
É engraçado a galera se enganando e falando b*sta.

"Como a toda poderosa Nintendo e a sua super mágica de jogos super incríveis pode ter perdido durante 19 anos para a Sony do mal?

Mais direto: durante 25 anos Sony e Nintendo atuam juntos no mercado. Durante 76% deste período, a Sony enraba a Nintendo, com gosto, sem vaselina, na violência mesmo. E o que importa são...os 24% do tempo que resta...24% de tempo que resta, onde a diferença da vitória é de míseros 20%. Em todo o resto do tempo...a diferença da vitória da Sony em relação á Nintendo é de números superiores á 300%. "


Nos ultimos 19 anos, 453 milhões de videogames vendidos do lado da Nintendo,da Sony 344 milhões de unidades vendidas , foi só mísero 20% né?

Será que coloco vendas de jogos First Party também ? melhor não
Coloque as vendas dos jogos sim , por favor! Quanto mais esfregar na cara dos sonystas, será melhor!
 

LudwigVonMises

Bam-bam-bam
Mensagens
1.253
Reações
3.231
Pontos
303
É engraçado a galera se enganando e falando b*sta.

"Como a toda poderosa Nintendo e a sua super mágica de jogos super incríveis pode ter perdido durante 19 anos para a Sony do mal?

Mais direto: durante 25 anos Sony e Nintendo atuam juntos no mercado. Durante 76% deste período, a Sony enraba a Nintendo, com gosto, sem vaselina, na violência mesmo. E o que importa são...os 24% do tempo que resta...24% de tempo que resta, onde a diferença da vitória é de míseros 20%. Em todo o resto do tempo...a diferença da vitória da Sony em relação á Nintendo é de números superiores á 300%. "


Nos ultimos 19 anos, 453 milhões de videogames vendidos do lado da Nintendo,da Sony 344 milhões de unidades vendidas , foi só mísero 20% né?

Será que coloco vendas de jogos First Party também ? melhor não

Por enquanto está 3 a 2 para a Nintendo.

A Sony venceu com o PS1 e o PS2. A Nintendo venceu com o Wii, o DS e o 3DS.

Switch vs PS4 está em aberto.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
cara eu lembro da época q falavam q tu era clone dele hahahaha

Sim, os sonyboys me acusaram na época, mas a moderação atestou que eu não era clone, só que ficou a lenda...

Eu dou risada demais, os caras vão morrer acreditando que eu sou clone do cara.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
7 anos contra 19. Durma com isso.

Quando a Nintendo “chegar lá” tu volta. Até lá...fique aí defendendo o ponto fora da curva.

Não entendo essa insistência em falar como se o mundo dos consoles tivesse começado com a Sony.

A Nintendo venceu três gerações e a Sony três, além dos portáteis onde a Nintendo venceu todas e a Sony apanhou em duas, então se vc está tão preocupado em contar vitórias de marcas, durma com esse barulho de que a maioral se chama Nintendo.
 
Topo Fundo