O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(RELIGIÃO) Respostas objetivas para experimentos impossíveis na prática

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Só pra deixar claro eu sou ateu, e tenho pensado nisso. Meu corpo como todo o universo é feito de átomo, se por acaso replicassem toda a minha forma, todo átomo, todo neurônio, todo impulso nervoso, com 100% de fidelidade. Essa cópia não seria eu, teria a própria consciência. Pois bem, esse clone sendo 100% funcional após a construção, derrubaria a hipótese de que existe uma alma ou algo além da consciência? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Obviamente ninguém vai conseguir fazer um clone perfeito, é uma impossibilidade pelo grau de dificuldade e detalhes minuciosos, mas não deixa de existir uma resposta objetiva, pois sendo o mundo feito de átomos a "configuração" exata do meu corpo pode ser feita no campo das ideias.

Tentando simplificar mais:

Se um cientista junta todos os átomos nas exatas posições que estavam no corpo do Ayrton Senna quando ele tinha 10 anos de idade, átomo por átomo no seu devido lugar. Se resultasse em um ser consciente, seria uma prova irrefutável de que não existe nada após a morte?
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.190
Reações
42.111
Pontos
1.003
Você pode até juntar as mesmas coisa, mas não irá ter a consciência de vida ''vivida''

Pode fazer um clone exato do seu, mas você tem uma experiência de vida de anos, e o outro vai ser algo criado na hora, ele não tem suas lembranças e nem suas experiências, isso é igual bioshock infinite que estavam a tentar criar o big daddy perfeito para proteger as little sisters, mas faltou uma coisa que eles nunca conseguiam fazer para 100% perfeito, que é o amor/afeição que não pode ser criado.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Esse é o “Paradoxo do Navio de Teseu”, proposto pelo filósofo Plutarco.

A diferença é que, caso os clones fossem feitos com os corpos originais em vida, de fato "haveria os dois barcos", o que seria bizarro.

Mas se formos analisar pelo lado cristão, Eva, foi gerada mediante a costela de Adão e ela possuía uma alma própria. Então...

NOTA: A concepção da vida de forma leiga ocorre pela mistura de DNAs. Você nada mais é do que um "Blend", não há um originalidade de fato... Então, um clone talvez, poderia ser entendido como um "novo processo" de concepção da vida, tendo sua relevância intrínseca, ou seja, portador de uma alma...
Viagem!

T+
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Partindo do pressuposto que o átomo, que é o limitador nessa analise, é a substancia fim do engendramento cósmico, sim!

Mas como não é o caso, não!
 


Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Você pode até juntar as mesmas coisa, mas não irá ter a consciência de vida ''vivida''

Pode fazer um clone exato do seu, mas você tem uma experiência de vida de anos, e o outro vai ser algo criado na hora, ele não tem suas lembranças e nem suas experiências, isso é igual bioshock infinite que estavam a tentar criar o big daddy perfeito para proteger as little sisters, mas faltou uma coisa que eles nunca conseguiam fazer para 100% perfeito, que é o amor/afeição que não pode ser criado.
Mas no meu exemplo vai ter, falei clonar todos átomos do corpo, isso inclui os impulsos nervosos e as memórias.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.050
Pontos
1.503
Se não acredita em espírito, a única diferença entre corpos biológicos e todas as suas funções bioquímicas idênticas será no campo da memória no momento em que forem replicados. Mesmo se suposermos que haja tecnologia para reproduzir cada segundo de memória de uma vida, logo depois as diferenças entre os corpos aumentarão porque cada ser interage de forma diferente com o ambiente.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Partindo do pressuposto que o átomo, que é o limitador nessa analise, é a substancia fim do engendramento cósmico, sim!

Mas como não é o caso, não!

Nem mesmo os átomos nossos são constantes ... eles são completamente substituídos em cerca de 2 anos... TODOS os átomos do seu corpo!
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Se seguirmos ainda nos preceitos cristãos, veremos que DEUS primeiramente fez o homem e somente depois soprou em suas narinas o "fôlego da vida", fazendo deste alma vivente.

Veja, é bem provável que momentos antes o homem era parecido como os outros animais, mas depois "do sopro" ele passou a ter alma.
Assim, levando em consideração que todos vieram de Adão e a alma foi algo dado, pode-se dizer que somente aqueles que possuem "a estrutura humana" poderá te-la.
Seja de embrião a clone...

T+
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Wtf, ninguem respondeu sobre o que falei.
Acho que você não entendeu as respostas.

Clones não provariam que não existe uma vida após a morte, pois a alma é uma condição dada a estrutura humana, independente da origem.

E como dito pelo @The Kong, não há em tese "estrutura idêntica" visto que células são substituídas, então mediante "paradoxo do navio de Teseu", não é possível dizer se TODAS AS CÉLULAS USADAS para clonar, de fato são as células originais do "doador".
Em suma, independência genética... Logo, alma própria.

T+
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Acho que você não entendeu as respostas.

Clones não provariam que não existe uma vida após a morte, pois a alma é uma condição dada a estrutura humana, independente da origem.

E como dito pelo @The Kong, não há em tese "estrutura idêntica" visto que células são substituídas, então mediante "paradoxo do navio de Teseu", não é possível dizer se TODAS AS CÉLULAS USADAS para clonar, de fato são as células originais do "doador".
Em suma, independência genética... Logo, alma própria.

T+
Um único átomo é idêntico em todos os aspectos a outro do mesmo tipo, logo, existe sim estrutura idêntica, acho que não entenderam isso.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Um único átomo é idêntico em todos os aspectos a outro do mesmo tipo, logo, existe sim estrutura idêntica, acho que não entenderam isso.

Mesmo seguindo esta linha, mesmo que de fato seja, alma é uma herança à condição humana e separada entre corpos...

Se pegarmos o exemplo de Eva ela foi feita mediante a costela de Adão, como você faz pra criar um coração através de uma costela?
É provável que o Criador tenha criado Eva utilizando células tronco, ou seja, basicamente um clone e com alma independente, por quê?

Por que ela foi um ser humano assim como Adão...

NOTA: Agora questionando seu argumento, se todas as células são iguais em sua concepção inicial (e sua estrutura unificante específica é a razão de algo ser ou não ser), em tese somos todos clones... E como há alma em mim e outra em você, não há pq. não ter em um clone meu...

NOTA 2: Meu objetivo aqui é mostrar a coisa sob a ótica cristã... Quero deixar isso bem claro.


T+
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Mesmo seguindo esta linha, mesmo que de fato seja, alma é uma herança à condição humana e separada entre corpos...

Se pegarmos o exemplo de Eva ela foi feita mediante a costela de Adão, como você faz pra criar um coração através de uma costela?
É provável que o Criador tenha criado Eva utilizando células tronco, ou seja, basicamente um clone e com alma independente, por quê?

Por que ela foi um ser humano assim como Adão...

NOTA: Agora questionando seu argumento, se todas as células são iguais em sua concepção inicial (e sua estrutura unificante específica é a razão de algo ser ou não ser), em tese somos todos clones... E como há alma em mim e outra em você, não há pq. não ter em um clone meu...

NOTA 2: Meu objetivo aqui é mostrar a coisa sob a ótica cristã... Quero deixar isso bem claro.


T+
Eu pensava que até vocês viam isso como parábolas.
 
Ultima Edição:

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Acho que dificultei o entendimento, simplificando, um humano cria

Eu pensava que até vocês viam isso como parábolas.
Não é criação, mas sim uma manipulação genética de um conjunto de células geradas por mitose. Você cria a situação ideal com base em um ambiente específico e "a coisa acontece". Isso é como qualquer juntamento atômico específico "pré determinado".
Se fosse diferente disso, poderíamos dizer que o ser humano ao nascer é uma criação da mãe.

Agora você achar ou não sobre questões da fé... e caso queira colocar isso como base de seguimento para o argumento (entendendo como parábola) faz deste tópico uma discussão com cartas marcadas.

T+
 
Ultima Edição:

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Não, não cria... Clone não é criação, pode se dizer vulgarmente que copia...
Nada mais...

Agora sobre achar ou não sobre parábolas... Ai você não quer discutir sobre a ótica da fé, somente quer "impor uma tese".
Não existe vida após a morte e fim...

T+
Você tá respondendo um post picotado que eu comecei e parei, não falei que cria nada.

E perguntar se não vê como parábola é impor? Por que?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
esse questão que você levantou tem mais a ver com a questão filosófica sobre o que faz um indivíduo ser um indivíduo de fato, do que com existência ou não de alma.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Você tá respondendo um post picotado que eu comecei e parei, não falei que cria nada.

E perguntar se não vê como parábola é impor? Por que?
vc TB copiou um poste meu incompleto, desencontro de informações...

T+
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Um único átomo é idêntico em todos os aspectos a outro do mesmo tipo, logo, existe sim estrutura idêntica, acho que não entenderam isso.

Não é.... as partícula subatômicas terão pequenas diferenças...
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Só pra deixar claro eu sou ateu, e tenho pensado nisso. Meu corpo como todo o universo é feito de átomo, se por acaso replicassem toda a minha forma, todo átomo, todo neurônio, todo impulso nervoso, com 100% de fidelidade. Essa cópia não seria eu, teria a própria consciência. Pois bem, esse clone sendo 100% funcional após a construção, derrubaria a hipótese de que existe uma alma ou algo além da consciência? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Obviamente ninguém vai conseguir fazer um clone perfeito, é uma impossibilidade pelo grau de dificuldade e detalhes minuciosos, mas não deixa de existir uma resposta objetiva, pois sendo o mundo feito de átomos a "configuração" exata do meu corpo pode ser feita no campo das ideias.

Tentando simplificar mais:

Se um cientista junta todos os átomos nas exatas posições que estavam no corpo do Ayrton Senna quando ele tinha 10 anos de idade, átomo por átomo no seu devido lugar. Se resultasse em um ser consciente, seria uma prova irrefutável de que não existe nada após a morte?
Basicamente, sim. Esse resultado resolveria a questão do dualismo mente-corpo (ou pelo menos convenceria muitos!).

Mas como tu bem disse, é uma impossibilidade. Sendo assim, resta pouco se não filosofar.

Uma introdução legal ao assunto são essas aulas: www.youtube.com/playlist?list=PLE0D425F951001F57
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Você tá respondendo um post picotado que eu comecei e parei, não falei que cria nada.

E perguntar se não vê como parábola é impor? Por que?

Se você se diz realmente ATEU... e quer responder essa questão aí, oriento FORTEMENTE esse livro:

czM6Ly9waG90b3MuZW5qb2VpLmNvbS5ici9wcm9kdWN0cy81MTMzNjk2L2MwY2E4MDA1NWQyYzA1ZGE1OWI3MDQ0MGU3YThmNjBiLmpwZw
 
Topo Fundo