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Remedy: O custo dos AAA singleplayer multiplicou por 10

Anthony Lima

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Desde que a Electronic Arts encerrou a Visceral Games e cancelou o seu Star Wars focado numa experiência singleplayer de grande orçamento que a validade e rentabilidade dos AAA singleplayer se tornou num dos temas mais discutidos na indústria.

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Tomas Puha, director de comunicações na Remedy Entertainment, falou recentemente sobre o actual estado da indústria e como um estúdio como o seu, conhecido pelo foco nas experiências AAA singleplayer, se teve de adaptar.

Puha diz que a "única constante nesta indústria é a mudança" e que os estúdios precisam adaptar-se às constantes alterações, o que no caso da sua companhia resultou num modo multi-jogador no seu próximo projecto e ajudar no desenvolvimento de jogos de outros estúdios.

No entanto, o mais importante a ter em conta é que estas experiências são demasiado caras e a expectativa ou exigência dos fãs é cada vez maior, especialmente em termos de longevidade.
"A verdade é que a tradicional experiência AAA singleplayer é simplesmente muito cara de desenvolver. O nível de expectativa dos jogadores é muito alto em termos da longevidade do jogo, o tipo de funcionalidades que tem, o quão bons são os valores de produção," disse Puha.

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"Todas essas coisas são muito caras. Se recuares 10 anos, podes dizer que o mercado de consolas é basicamente do mesmo tamanho. A audiência à qual estás a vendê-lo é relativamente do mesmo tamanho, mas o custo de desenvolver o jogo aumentou 10 vezes actualmente. Esse é um problema óbvio."

Actualmente, a Remedy trabalha num novo jogo para PC, Xbox One e PlayStation 4, chamado por enquanto de Project 7 e que contará com uma experiência multijogador, juntamente com uma campanha.
http://www.eurogamer.pt/articles/2018-01-16-remedy-o-custo-dos-aaa-singleplayer-multiplicou-por-10
 

Vegito

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Devs: Single não rola mais
Nintendo: Tó aqui Zelda e Mario.
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Nintendo: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
 

Gamer King

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Devs: Single não rola mais
Nintendo: Tó aqui Zelda e Mario.
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Exceções que confirmam a regra. Vender jogo single player hj em dia é dificil.
 

Detora

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Todo mundo que fracassa no SP diz que SP morreu.

Não vejo a Bethesda ou Sony falando disso... pq séra?
 

drdreh

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dificil quando o jogo não é tão bom, faça jus ao gasto de produção que vende muito e ganha goty!
 

Detora

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Exceções que confirmam a regra. Vender jogo single player hj em dia é dificil.

bethesda, naught dog, quantick dream, guerrilla games, cd project red, assassino cleber...

tudo flop falido, sucesso é Titafall 1 e Battlefront somente MP que até hoje vc joga com bots... se o jogo tiver bots, pq jogador não tem.

vai fazer jogo SP para xbox da nisso, geração passada os caras tinham orgulho de pagar on line, agora tem orgulho de jogar 500h do mesmo jogo no MP cheio de lootbox e microtransações.
 


The True

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É engraçado como as empresas tentam justificar o seu fracasso. O que os jogadores não querem são jogos mau feitos como Quantum Break, apenas isso.
 

lorenço

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jogo multi da retorno pq tem microtransações, uma montanha de expansões e etc, aí o custo de produção se sustenta.

ja single, hj tem texturas em 4k, modelagens bem mais complexas deixando o custo alto, aí se coloca algo pra pagar isso vai ser massacrado pela critica.

ja a nintendo corta muita coisa disso e foca onde não precisa gastar muito, dando um gameplay muito bom pra seus jogos.

como os bonecos mudos, texturas em baixa resolução, modelagens não tão complexas, mas foca no gameplay.
 

Monogo

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Se quer só fazer muito recheado de lootbox e paytowin, pra da menos trabalho e render mais, apenas fala logo de uma vez.

Ficar com desculpas, só deixa tudo mais feio.
 

Azeon

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Estão falando aí do Zelda mas esquecem do Horizon, até onde sei Horizon vendeu muito bem também, a galera da Guerrilla Games também está reclamando que SP não vende ?
 

Loflite

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"...e a expectativa ou exigência dos fãs é cada vez maior, especialmente em termos de longevidade."
put* que pariu, longevidade em single player não significa apenas campanha extensa, está faltando jogos mais diretos com boa jogabilidade que deixam um bom fator replay; a fórmula atual dos single player está saturada, antes de terminar o jogo já estou de saco cheio e depois de fechar não quero mais ve-lo.
 

Vegito

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Exceções que confirmam a regra. Vender jogo single player hj em dia é dificil.

Jogo bom vender bem nunca é exceção.
Pode até não vender bem, mas jogo bom sempre acaba tendo um cult following que com o tempo resulta em boas vendas, como é o caso do Alan Wake da própria Remedy. Não vendeu mal, só não cumpriu as expectativas de lucro.
Já Quantum Break eles nem podem reclamar se não vendeu bem, é beeeeem mediano.

O que dificulta muito a produção de SP são as expectativas surreais de lucro. SP não vende lootbox, SP dificilmente se transforma em serviço que o consumidor sempre retorna, etc. Vide EA, parece que lucra muito mais com isso do que com a venda de jogos.
Mas é isso.. não é que SP bom não tenha retorno, só não tem 10x retorno. Daí entra no que a dev realmente tem como prioridade.
Pega por exemplo um Kojima da vida, produtores indies ou a própria Nintendo. Eles fazem os jogos que querem fazer, lucro é secundário/consequência, se der apenas um break even, já tá bom.
 

MetroidPirate

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Jogo ruim com ou sem singleplayer vai continuar sendo jogo ruim. O problema é que esse pessoal não faz jogo, faz filme interativo.

Resident Evil 7 ta aí, vendeu muito e nem precisou de multi. E tem outros tantos que são single somente que venderam bastante.
 

lorenço

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"...e a expectativa ou exigência dos fãs é cada vez maior, especialmente em termos de longevidade."
put* que pariu, longevidade em single player não significa apenas campanha extensa, está faltando jogos mais diretos com boa jogabilidade que deixam um bom fator replay; a fórmula atual dos single player está saturada, antes de terminar o jogo já estou de saco cheio e depois de fechar não quero mais ve-lo.

sinto falta de coisas que haviam nos single player antigos, como por exemplo fechar sem usar itens de cura, fechar usando armas simples, para liberar personagens e itens.

hj em dia esse tipo de extra vem por dlc.

isso contribui pra que muitos jogos tenham o single dropado. pois não tem nada de interessante pra fazer depois que fecha, na grande maioria.

ficar 500hs jogando só pra ganhar uma m**** de conquista na live/psn, que não serve pra nada...
 

Nego_Brown___

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Jogos Single Player de hoje em dia tem conteúdo decepcionante. Embora bons, tecnicamente, poucos te empolgam a re-jogar a curto prazo. Você só rejoga um single-player por saudade de experiencia de inicio de geração. E os que são longos, normalmente são bem massantes.

Resident Evil1 e 2? Nunca mais.
Metal Gear Solid de 1 a 4? Nunca mais.

Jogos como Dark Souls, Nioh e Nier, são exceções, mas tem que fazer concessões estéticas, claramente por questões de custos.
 

Gamer King

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Jogo ruim com ou sem singleplayer vai continuar sendo jogo ruim. O problema é que esse pessoal não faz jogo, faz filme interativo.

Resident Evil 7 ta aí, vendeu muito e nem precisou de multi. E tem outros tantos que são single somente que venderam bastante.

Resident Evil 7 caiu bastante em relação as vendas do RE 6.
 

gamermaniacow

Togges
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É proporcional ao quanto se gasta. Gastam milhões na produção e depois precisa gastar bilhões no marketing para superar expectativas de vendas surreais.
Não tem jogo que consiga se sustentar mesmo...

E pergunto, precisamos mesmo de produções megalomaniacas, Open Worlds gigantescos e realistas, elenco de atores famosos (e a lista só aumenta)...?

Mas existe espaço para produções AAAs modestas, sem escopo megalomaniaco, sem marketing imbecil e irresponsável com expectativas surreais.
RE7 e BotW são exemplos disso, e coincidentemente são um dos melhores jogos do ano passado, e que venderam muito bem.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
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Então dez anos atrás se lucrava quanto?
 

danitokaawa

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Não reclamo da longevidade.É muito dificil eu terminar algum jogo, que não envolva scripts.
 

Gamer King

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Isso não exclui ele ter sido sucesso, vendeu quase 5 milhões. E RE6 é o pior jogo da série de longe! Vendeu mais pelo hype e nome.

O último número da Capcom é 4.1m, então não é quase 5m.

Acho que são boas vendas sim, embora abaixo do padrão da série, mas pelo estilo do jogo os custos de produção devem ter sido menores então deve ter sido um projeto relativamente satisfatório.

Mas uma coisa é analisar jogos individualmente, outra é o mercado como um todo. É evidente que jogos puramente single não possuem o mesmo apelo de antes e são projetos cada vez mais dificeis pois produzir um single AAA custa muito caro e não oferece as mesmas possibillidade de monetização de um título multiplayer.

Agora que um Mario da vida sempre vai vender é óbvio que vai.
 

Fidid0

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É aquilo, não vale mais a pena publicar jogo single player. Pra que gastar 50 milha num jogo single player e ficar rezando pra dar um break even quando vc pode fazer um jogo GAAS por um custo ridículo e ter um retorno 10 vezes maior?

E vcs ficam citando a Nintendo como exemplo de salvação da lavoura, só espera pra ver um pokémon com lootboxes num futuro próximo. "Compre esse pacote masterball por $29,90 com uma chance de 0,0125% de conseguir um Salamence Shiny"
 

Grose

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É evidente que o preço do desenvolvimento deve ter aumentado com o passar dos anos, mas entregarem jogos com single capenga e multis polêmicos não sei se é a melhor saída, a Capcom tomou na cabeça por acreditar nisso, acredito que o valor de determinada experiência tem de estar de acordo com a experiência dela, tirar o modo arcade de Street Fighter V por exemplo, é uma cagada óbvia, até se perguntasse para a minha mãe que não joga teria logo sacado isso, no entanto parece que as produtoras estão analisando isso sobre outra ótica, possivelmente pressão dos acionistas e dedo de quem não deveria estar se metendo pelo retorno esteja atrapalhando, mas poucos chegarão metendo o pé em quem supostamente sustenta o negócio, então o jeito é fazer a cabeça dos jogadores com frases de efeito do tipo "ninguém se importa com o single", o que admito e já vimos diversas vezes aqui no forum, para muitos a experiência single não importa mais, mas ainda deve importar para a maioria e isso é bastante relevante. O ideal ao meu ver seria trabalhar num jogo que ofereça ambos de forma satisfatória, por mais que não seja o supra sumo desse ou daquele estilo, assim que foram feitas muitas vezes no passado, não era uma coisa ruim, tanto que não lembro de desde que comecei a frequentar a internet tantas matérias destacando isso.
 

Bloodstained

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E a campanha da indústria dos games para matar os single players continua... Ninguém mais quer fazer jogo bem feito. O negócio é inventar desculpinhas fajutas para fazer multiplayers porcos entulhados com microtransações e loot boxes, né? :kpensa
 

WangTang

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Isso, continuem indo atrás de 4k e frescuras gráficas para deixar AINDA MAIS caro fazer os jogos.

Depois reclamam porque quebram.
 

relbr

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Já passou da hora de morrer jogo SP. Não sei como tem gente ainda que gosta de filminho e jogar contra o cpu.
No início desde o Atari até o Ps2 ok, não tinha outra opção.
Hoje em dia Multi é o principal de qualquer jogo sucesso.(90% dos jogos).

Futuramente a pasta de quem somente gosta de SP vai ser essa...
http://forum.outerspace.com.br/index.php?forums/retrospace.8/
 

Tião esqueletico

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É só todas as desenvolvedoras fazerem jogos indies coloridos , que possuem baixo custo

Tem uma ae que faz isso e ainda vende bastante por preço cheio

:klol
 

lorenço

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É evidente que o preço do desenvolvimento deve ter aumentado com o passar dos anos, mas entregarem jogos com single capenga e multis polêmicos não sei se é a melhor saída, a Capcom tomou na cabeça por acreditar nisso, acredito que o valor de determinada experiência tem de estar de acordo com a experiência dela, tirar o modo arcade de Street Fighter V por exemplo, é uma cagada óbvia, até se perguntasse para a minha mãe que não joga teria logo sacado isso, no entanto parece que as produtoras estão analisando isso sobre outra ótica, possivelmente pressão dos acionistas e dedo de quem não deveria estar se metendo pelo retorno esteja atrapalhando, mas poucos chegarão metendo o pé em quem supostamente sustenta o negócio, então o jeito é fazer a cabeça dos jogadores com frases de efeito do tipo "ninguém se importa com o single", o que admito e já vimos diversas vezes aqui no forum, para muitos a experiência single não importa mais, mas ainda deve importar para a maioria e isso é bastante relevante. O ideal ao meu ver seria trabalhar num jogo que ofereça ambos de forma satisfatória, por mais que não seja o supra sumo desse ou daquele estilo, assim que foram feitas muitas vezes no passado, não era uma coisa ruim, tanto que não lembro de desde que comecei a frequentar a internet tantas matérias destacando isso.

por coincidência, veio hoje a atualização com o modo arcade no street fighter V.
 

BlackRain

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Eu gosto de alguns jogos graficosos, o problema é o quanto se gasta pra produzir um. Infelizmente as produtoras que não conseguem acompanhar acabam quebrando...
Ainda bem que o mercado é grande, e temos excelentes indies saindo, jogos japoneses (nessa geração em alta IMO), e as franquias da Nintendo.
 

ptsousa

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Tudo tem a sua contrapartida

Querem jogos 4k com texturas mais reais que a realidade, voice-acting profissional e etc? Arquem com o custo disso. Tudo na vida tem o seu preço.

Ou aprendam a fazer um jogo equilibrado que sabe os sacrifícios que deve fazer ou façam algo tão bom que venda o que precisam para o jogo se pagar, o que é uma aposta.
 

JmB!

Lenda da internet
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Na minha opinião, por inferência de mercado, o principal problema não são os custos, mas não haver possibilidades para erros...
Um jogo que não der o lucro devido, pode significar o fechamento da empresa... Isso que fode.

Pois sabemos que muitos erram antes de acertar e determinar um padrão.
Na indústria atual, as empresas ficam esperando uma cobaia, é quando este acerta é copiado a exaustão...

Por isso o mercado está como está

T+
 

Grose

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por coincidência, veio hoje a atualização com o modo arcade no street fighter V.
Daí a Capcom e os outros jogadores que apoiavam o jogo ser praticamente MP only vem dizer que as vendas pós modo arcade estão abaixo do esperado, sendo que eles lançam o negócio milhões de anos depois, totalmente fora do ritmo. haha

Mas espero que seja um mal que veio para o bem, tem que ser cabeçuda demais para cometer o mesmo erro com Street Fighter VI.
 
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