O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Renda Passiva.. Ainda é possivel?

Arrakis

Supra-sumo
Reações
940
Pontos
178
Galera o titulo do topico ja diz tudo.

Ainda e possivel ganhar alguma grana com renda passiva? Tudo que gerava algum dinheiro na internet passivamente esta saturadao até o talo... Investimento sempre rola algum risco, e precisa de um montante grande para ver a cor do dinheiro de verdade.. Entao a pergunta é? Ainda existe algo que possa ser feito!! Como hoje vivo na Europa estava pensando em usar a conversao da moeda a meu favor e investir em algo no BR.. Logico que nao tenho muita margem para isso agora visto que estou criando minha vida aqui fora e isso tambem custa bastante..

E ai alguma ideia? Ou é aceitar a pobreza e trabalho clt ate a morte visto que ninguem mais se aposenta nos dias de hoje.

DILSON80

Bam-bam-bam
Reações
11.031
Pontos
453

Ainda e possivel ganhar alguma grana com renda passiva? Tudo que gerava algum dinheiro na internet passivamente esta saturadao até o talo... Investimento sempre rola algum risco, e precisa de um montante grande para ver a cor do dinheiro de verdade.. Entao a pergunta é? Ainda existe algo que possa ser feito!! Como hoje vivo na Europa estava pensando em usar a conversao da moeda a meu favor e investir em algo no BR.. Logico que nao tenho muita margem para isso agora visto que estou criando minha vida aqui fora e isso tambem custa bastante..

E ai alguma ideia? Ou é aceitar a pobreza e trabalho clt ate a morte visto que ninguem mais se aposenta nos dias de hoje.

Aluguel de kitnet em uma cidade média ou grande.

Além de receber o valor mensal, ainda mantém a propriedade do imóvel e sua valorização.

Arrakis

Supra-sumo
Reações
940
Pontos
178

Além de receber o valor mensal, ainda mantém a propriedade do imóvel e sua valorização.

Tava pensando em alguma investimento de 100 euros por mes! heheheh

Mas falando serio eu ja tenho meu apartamento que fica alugado. Porem o pai dos pobres morde metade praticamente do aluguel to

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
83.561
Pontos
1.779
Acho que pra internet não tem muita saída fora virar influenciador e vender curso

O resto você vai ganhar menos que em um trabalho normal (sendo generoso, normalmente é bem menos)

Arrakis

Supra-sumo
Reações
940
Pontos
178
Acho que pra internet não tem muita saída fora virar influenciador e vender curso

O resto você vai ganhar menos que em um trabalho normal (sendo generoso, normalmente é bem menos)
Entao acabou.. os cursinhos de coach eram tudo mentira...malditos miseraveis!!

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
105.959
Pontos
1.839

Eu tenho pontos a favor e contra esse modelo.

A favor: imóvel de aluguel valor baixo…mais fácil ter locatário. Então melhor ter 10 de 100.000 do que 1 de 1 milhão pensando em aluguel.

Contra: lidar com o perfil de locatários de aluguel de baixo valor.

Aluguel de baixo valor é mais comum ter que reformar o treco inteiro toda hora que um sai ou entra, sem contar os que desaperecem e não te pagam.

Soma-se isso ao Bostil ser o país da impunidade….ninguem se sente obrigado a honrar nada nesse lugar pitoresco.

DILSON80

Bam-bam-bam
Reações
11.031
Pontos
453

A favor: imóvel de aluguel valor baixo…mais fácil ter locatário. Então melhor ter 10 de 100.000 do que 1 de 1 milhão pensando em aluguel.

Aluguel de baixo valor é mais comum ter que reformar o treco inteiro toda hora que um sai ou entra, sem contar os que desaperecem e não te pagam.

Soma-se isso ao Bostil ser o país da impunidade….ninguem se sente obrigado a honrar nada nesse lugar pitoresco.

Nesse tipo de negócio para evitar dor de cabeça é interessante colocar numa imobiliária boa, mesmo que perca um pouco de dinheiro, e evitar certos perfis de locador.

geist

Lenda da internet
Reações
108.772
Pontos
1.753

O governo e inquilino nó cego vão comer a bunda do OP com farinha.
Tão mudando uma série de regras, virá a reforma tributária e os bens imóveis estão na mira do governo.

Vai ter um monte de chateação pra não receber nem 0,6% de rendimento líquido pelo valor do imóvel. Lembrando que kitnet tem que ter o apelo da localização, o que tornará ainda pior esse retorno no aluguel.

Esquece tratar diretamente com brasileirinho OP, piorou com o governo, que é a nata do mau-caratismo do macaquil.

Investir capital em nosso mercado pode ser atrativo pela taxa de juros, mas tenha cuidado. O governo já sinalizou a intenção de controlar capitais, tornando oneroso ou inviabilizando a retirada daqui, dessa moeda fraca. Talvez seja interessante, caso tenha interesse em voltar pra esse fim de mundo um dia e que não traga todos os ovos para o mesmo cesto.

Sugiro continuar guardando e tentando investir em moeda forte. Veja opções nos EUA, por exemplo.

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Reações
20.395
Pontos
703
Acho que a primeira coisa aqui que vale pontuar é se você tem planos de viver só de renda passiva algum dia ou se só quer um complemento.

Em relação á imóveis, eu acho loucura. Chance de pegar inquilino difícil de lidar é alta no BR, além dos golpistas, vítimas da sociedade, pessoas que vão cuidar mal do seu imóvel, etc. Se você quer renda passiva com imóvel, pegue um FII, que tem bombado nos últimos anos desde o fim da pandemia e gera dividendos mensais. E é de boa liquidez.

A única fonte razoável de renda passiva no Bostil é dividendo de investimento. Qualquer outra coisa fora disso envolve risco mais elevado (como alugar imóvel ou AirBNB) ou tentar a sorte no mercado de marketing digital lançando produtos que as pessoas queiram comprar, como cursos sobre como evitar ir pra prisão por não pagar a pensão e manter seus videogames.

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
186.602
Pontos
2.599
Imóvel é foda, pois pode dar muita dor de cabeça, seja com o próprio imóvel em si como com o inquilino. Sem contar que se ficar sem alugar é só custo.

Pensando nos juros que sempre são altos no Brasil, dá para ir investindo aproveitando essa conversão favorável de Euro para Real e ter uma boa grana rendendo frutos no futuro.

PhylteR

F1 King
Reações
47.155
Pontos
2.069
Imóvel é diversificação pra quem já tem um bom dinheiro investido em outras coisas. Não é o caso do tópico. Quem tá começando e não tem um belo de um colchão, não pode investir em algo que tem baixa liquidez.

Se você é jovem, começa a investir normalmente. Você parece querer buscar a galinha dos ovos de ouro, investindo pouco e ganhando muito, e isso não existe (salvo raras exceções que sempre ocorre só com os outros).

Só pode investir 100 euros por mês? Então investe aí na Europa, na renda fixa ou variável, e deixa o negócio criar volume. Leva tempo, é chato, mas é o caminho que melhor funciona.
Se quer investir no Brasil, 100 euros por mês é um valor legalzinho pra começar também. Com o tempo, a renda passiva vai gerar mais renda passiva... Demora, sim, mas enquanto isso ocorre, foque em ganhar mais dinheiro com o seu trabalho diário.

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.750
Pontos
1.254
Ah, investe no mercado financeiro.
Todo santo mês aporto em algo e vou indo.
Só agora recentemente com a "OPA" do Santander que optei por liquidar a posição e comprei Bradesco.

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Reações
42.959
Pontos
1.053

acrescento mais um item.

proprietário é o fornecedor do imóvel (assim como uma locadora é a fornecedora do carro para alugar).
inquilino é o cliente, é quem está contratando o serviço/produto.

se o fornecedor (proprietário de imóvel) tiver mais de um imóvel é praticamente impossível despejar um inquilino.
e todo o ônus de se preocupar com o patrimônio (imposto, segurança, estrutura do imóvel, etc) é do fornecedor, o cliente só aproveita o lado bom.

não subestime a aposentadoria.
vc vai ser obrigado a trabalhar de qualquer jeito, então é melhor trabalhar onde ganha o suficiente para garantir pelo menos 4 salários mínimo na aposentadoria.
e vão ser 30-40 anos trabalhando com plano de saúde e vale alimentação (que deveriam cobrir as suas necessidades), então despesa que vc vai economizando ao longo do tempo.
mas tem que ter pica pra ter um emprego razoável, senão é melhor viver como a cigarra.

quanto ao que investir no Brasil, uma sugestão é tesouro direto pré-fixado de 14% ao ano.
considerando que o câmbio Euro x Real andou de lado nos últimos 5 anos (na verdade até desvalorizou um pouquinho), é possível que o pré-fixado represente ganho real.

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
21.967
Pontos
753
O melhor investimento que fiz no valor de 100 Euros foi comprar um terreno aqui na capital de SP com entrada de 20.000 e 5 anos de 600 reais.
Ficou 56.000 mas quem pegou no começo pagou 32.000, como eu desisti de morar nele eu vendi por 90.000 porque foi para um amigo, na época valia entre 100 - 110.000.
Eu tenho um apartamento alugado no Quinto Andar, no momento sem dor de cabeça mas na antiga imobiliária foi uma porcaria, estava até querendo vender porque inquilino só quer te explorar e se a imobiliária ficar do lado dele é a mesma coisa que alugar sozinho.

Nário54

Bam-bam-bam
Reações
2.651
Pontos
353
Pela matemática, sim, juros em 14%, é só investir o dinheiro que sobra.
Eu tenho MXFR11 e rendem mais que 0,01% ao mês. Se vc tiver 100 mil vai receber um pouco mais de 1 mil reais pôr mês. Minha meta é chegar nos 300 mil e tirar o pé das machas.

Mas o que vc quer saber é sobre virar influenciador. Aí é vender a alma pro capeta.

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Reações
6.543
Pontos
1.049
Mexe com aluguel não. Risco de pegar inquilinos ruins é altíssimo e em caso de vacância no imóvel, você terá de pagar taxa de condomínio, dentre outras se for apartamento. Sem falar que patrimônio ficará engessado.

Procure ler sobre CDB's, tesouro direto, LCI/LCA que paguem próximo de 1% ao mês. Procure canais de profissionais qualificados par se inteirar do assunto.

Geo

Mil pontos, LOL!
Reações
13.708
Pontos
1.379
Fundos imobiliários estão pagando em torno de 1% de renda passiva todo mês (sem contar a valorização do próprio ativo). Isso dá, por exemplo, 2k para 200k investidos. Isso é bom ou ruim? Então, é difícil encontrar um imóvel de 200k que te renda 2k de aluguel limpos por mês, que o inquilino não estrague teu imóvel ou que pague em dia, etc. Faça uma mistura de fundos de lajes comerciais, galpões logísticos e de recebíveis (os chamados fundos de "papel"). Diversifique. Mas, lembre-se, fundos imobiliários são renda variável e têm risco semelhante a ações de empresas grandes.

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Reações
42.959
Pontos
1.053
Fundos imobiliários estão pagando em torno de 1% de renda passiva todo mês (sem contar a valorização do próprio ativo). Isso dá, por exemplo, 2k para 200k investidos. Isso é bom ou ruim? Então, é difícil encontrar um imóvel de 200k que te renda 2k de aluguel limpos por mês, que o inquilino não estrague teu imóvel ou que pague em dia, etc. Faça uma mistura de fundos de lajes comerciais, galpões logísticos e de recebíveis (os chamados fundos de "papel"). Diversifique. Mas, lembre-se, fundos imobiliários são renda variável e têm risco semelhante a ações de empresas grandes.

o que percebi nesses anos investindo em fundo imobiliário é que no geral a cota não valoriza mesmo com o valor das propriedades valorizando.

porque o gestor do fundo sempre vai encontrar maneiras de sacanear o cotista, seja emitindo mais cotas que vão diluir o valor, seja usando recursos para comprar outros imóveis que podem não ser tão bons e vai puxar o patrimônio pra baixo.

mas é como vc falou, o pulo do gato é a diversificação.

All_Might

Lenda da internet
Reações
56.803
Pontos
1.544
Eu colocaria em Bitcoin, comprando de P2P.

Se quiser indico um muito bom.

Vai te livrar de impostos e o retorno no longo prazo é bem maior que qualquer outro.

NEOMATRIX

Lenda da internet
GOLD
Reações
91.257
Pontos
2.409

Cara.
Minha esposa tem algumas casas de aluguel e tb terrenos comerciais (coisa herdada dos portugueses)
E vou te falar….
Dá mta dor de cabeça e parte do lucro vem o IR e leva embora. Vc praticamente precisa ter um administrador pra ficar cuidando de tudo :facepalm

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Reações
42.959
Pontos
1.053
Cara.
Minha esposa tem algumas casas de aluguel e tb terrenos comerciais (coisa herdada dos portugueses)
E vou te falar….
Dá mta dor de cabeça e parte do lucro vem o IR e leva embora. Vc praticamente precisa ter um administrador pra ficar cuidando de tudo :facepalm

é o cliente (locatário) que está contratando um serviço (aluguel), então proprietário vira fornecedor.

Geo

Mil pontos, LOL!
Reações
13.708
Pontos
1.379
o que percebi nesses anos investindo em fundo imobiliário é que no geral a cota não valoriza mesmo com o valor das propriedades valorizando.

porque o gestor do fundo sempre vai encontrar maneiras de sacanear o cotista, seja emitindo mais cotas que vão diluir o valor, seja usando recursos para comprar outros imóveis que podem não ser tão bons e vai puxar o patrimônio pra baixo.

mas é como vc falou, o pulo do gato é a diversificação.
Esse é um risco, mas não é o que tenho observado. Meus fundos são de boas gestoras.

Springshot

Mil pontos, LOL!
Reações
4.677
Pontos
1.059
Totalmente possivel, se voce consegue investir 100 euros por mês isso ja da uns 600 reais (tirando impostos acredito eu), investir em imovel seria dificil desse jeito, mas da pra acumular pra dar uma entrada. Ou da pra voce investir todo mês em ações, fiis, etfs.. ou se for mais conservador igual eu, investir em renda fixa, os juros no Brasil são muito bons para esse tipo de investimento, atualmente consigo 12-14% a.a.
Tente traçar metas e não desanimar, eu mesmo coloquei na cabeça que tinha que chegar nos 100k, demorei pra cacete pra conseguir e isso pagando financiamento de apt e contas de casa, foi nesse jeito ai de qualquer dinheiro que ia "sobrando" ia investindo, dos 100 mil para os 200 mil foi tão rapido que fiquei ate espantado, e assim vai indo, o segredo é não desanimar e ter constância de ir investindo todo mês sem retirar o dinheiro.

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.354
Pontos
884
Tudo depende de quanto tempo você consegue trabalhar com o investimento:

1787144101619.png

geist

Lenda da internet
Reações
108.772
Pontos
1.753
Tudo depende de quanto tempo você consegue trabalhar com o investimento:

Visualizar anexo 518780

A pergunta mais importante: quanto valerá 1 milhão de reais daqui 20 anos?

Entre 2006 e 2026, o poder de compra do Real acumulou uma desvalorização considerável devido à inflação oficial medida pelo IPCA. R$ 100 em 2006 equivalem a aproximadamente R$ 280 a R$ 290 atualmente, significando que a moeda perdeu cerca de 60% a 65% do seu valor ao longo desses 20 anos.

Seguindo essa toada (eu acho que vai ser pior do que os últimos 20 anos), 1 milhão daqui 20 anos será equivalente a 350 mil.
TALVEZ dê pra comprar uma kitnet.

no4mat

Supra-sumo
Reações
1.349
Pontos
183
Pessoal sempre fala em fundos imobiliários, diversificar em ações, renda fixa e várias coisas.
Na prática, se eu tenho 100k, realmente vale a pena inventar um monte de coisa que é variável (como FI) ao invés de simplesmente colocar numas caixinhas do Nubank ou similar que terá um rendimento seguro e sem burocracia?

Azeon

Lenda da internet
Reações
63.403
Pontos
1.704

Entre 2006 e 2026, o poder de compra do Real acumulou uma desvalorização considerável devido à inflação oficial medida pelo IPCA. R$ 100 em 2006 equivalem a aproximadamente R$ 280 a R$ 290 atualmente, significando que a moeda perdeu cerca de 60% a 65% do seu valor ao longo desses 20 anos.

Seguindo essa toada (eu acho que vai ser pior do que os últimos 20 anos), 1 milhão daqui 20 anos será equivalente a 350 mil.

Mas se você ficar com 1 milhão por 20 anos tem algo errado aí né ?

Hoje 1 milhão rende aí ~10mil mês, o que hoje sinceramente não é o suficiente para ter uma vida OK E reinvestir para manter esse poder de compra ao longo dos anos, se você é solteiro e mora com os pais talvez consiga, mas casado e/ou com filhos esquece.

O ideal de ter uma renda passiva e depender dela é deixar ela trabalhar e se valorizar com o tempo também, assim seu poder de compra nunca cai, em um cenário hipotético você com 1milhão vive com 5k e reinveste 5k, no mínimo, com o tempo vai ter uma renda aí de uns 12~13k e vai mantendo esse 50/50, com os anos vai reajustando conforme a necessidade, mas no geral se você pegar 10k e viver com 10k aí é ladeira abaixo mesmo.

no4mat

Supra-sumo
Reações
1.349
Pontos
183
Mas se você ficar com 1 milhão por 20 anos tem algo errado aí né ?

Hoje 1 milhão rende aí ~10mil mês, o que hoje sinceramente não é o suficiente para ter uma vida OK E reinvestir para manter esse poder de compra ao longo dos anos, se você é solteiro e mora com os pais talvez consiga, mas casado e/ou com filhos esquece.

O ideal de ter uma renda passiva e depender dela é deixar ela trabalhar e se valorizar com o tempo também, assim seu poder de compra nunca cai, em um cenário hipotético você com 1milhão vive com 5k e reinveste 5k, no mínimo, com o tempo vai ter uma renda aí de uns 12~13k e vai mantendo esse 50/50, com os anos vai reajustando conforme a necessidade, mas no geral se você pegar 10k e viver com 10k aí é ladeira abaixo mesmo.

50/50 dá uma boa valorização, certo?
Qual será a proporção mínima para, pelo menos, não perder dinheiro?
O que entra nesse cálculo? Inflação apenas ou mais fatores?

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.354
Pontos
884

Com certeza. A questão que eu quis dizer é que o dinheiro ganha forma e rende mais com o passar de muitos anos. Ele está considerando 10% ao ano, o que está até abaixo do que se consegue hoje em renda fixa. Mas, como existem altos e baixos, considerar uma média de 10% ao ano está de bom tamanho.

Se você descontar que 50% disso foi inflação, ainda teve um ganho real de 50%, em média. Com o passar dos anos, você acaba chegando a um valor alto, mesmo com um aporte mensal relativamente baixo.

Foi isso que eu quis dizer: usar uma projeção mais próxima da realidade do OP. Não estou dizendo que ele vai ficar rico.

Topo Fundo