O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Resident Evil - Todos*

Azeon

Lenda da internet
Reações
60.493
Pontos
1.704
Quando criança eu era bem medroso e cagão com monstros, zumbis e espíritos mas depois dos 30 parece que minha cabeça mudou e passei a apreciar filmes e jogos de terror, uma série que sempre quis jogar mas jogava de forma picada foi Resident Evil, um tempo atrás eu havia falado que iria jogar os jogos da série em sequência quebrando um paradigma de não repetir estilos de jogos logo em seguida mas dropei como sempre... Eis que pula para esse ano e consegui quebrar um paradigma de muito tempo atrás : Zerar um jogo longo, de 50+ horas e o fiz com Trails in The Sky, com isso em mente decidi retomar esse projeto de rejogar toda a série considerada canônica, eu devo pular alguns jogos por questões de emulação ou jogabilidade ruim mas jogarei todos os numerados E alguns que não são númerados mas são importantes para a saga, eis a lista :

TítuloPlataformaStatusNotaLink Review
Resident Evil : ZeroSwitchFinalizado7,6/10Post #2
Resident Evil RemakeSwitchFinalizado7,9/10Post #2
Resident Evil 2 Remake (Leon & Claire)PS5Jogando
Resident Evil 3 RemakePS5Aguardando
Resident Evil Outbreak File #2EmuladorAguardando
Resident Evil Outbreak File #1EmuladorAguardando
Resident Evil : Code Veronica XEmuladorAguardando
Resident Evil 4 RemakePS5Aguardando
Resident Evil RevelationsSwitchAguardando
Resident Evil 5SwitchAguardando
Resident Evil Revelations 2SwitchAguardando
Resident Evil 6SwitchAguardando
Resident Evil VIIPS5Aguardando
Resident Evil VillagePS5Aguardando
Resident Evil RequiemPS5Aguardando

Talvez eu faça algumas concessões, como jogar o Resident Evil 3 emulando a versão de PS1 (ou GC) mas prefiro evitar os jogos mais antigos e a jogabilidade de tanque pois não gosto nem um pouco, também vou evitar esses "Gun survivor" e jogos do Wii em primeira pessoa, primeiro porque não tenho nada que emule o Wii e segundo que não faço muita questão, outra coisa é que eu talvez assista os filmes que fazem parte da história, como o Degeneration e Damnation mas vai depender se será fácil de achar os jogos ou não.

Nessa semana eu já zerei o Resident Evil Zero e já iniciei o Remake, farei algumas análises curtas de cada jogo e vou tentar deixar tudo no post abaixo para organizar melhor.

Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Reações
60.493
Pontos
1.704
Método de avaliação : Notas de 0 a 1 para os quesitos objetivos e 0 a 5 para o subjetivo que é o quanto eu gostei do jogo.

Análises :

Resident Evil Zero
Gráficos:
É um jogo de GameCube que recebeu Remaster para as plataformas mais atuais mas apesar disso o jogo ainda consegue passar um clima escuro e de terror, o que fica bem abaixo para os dias de hoje e acaba quebrando um pouco a imersão são as animações e CGs bem datadas, mas em um geral é um jogo que ainda consegue sim cumprir seu objetivo de te deixar tenso, muito pelas câmeras fixas e pela jogabilidade.

Nota : 0.7/1

Jogabilidade:
Em uma palavra : Datada. Não tem como elogiar esse estilo de jogabilidade em 2026, seja pelos controles confusos a cada troca de cenário/câmera, seja pelo sistema de mirar (mirar no teto para acertar a cabeça) mas o pior desse jogo, de longe é a ausência de um sistema decente de gerenciamento de inventário, o cara que teve a ideia desses inventários com apenas 6 espaços sem baús merece um abraço de gorila infectado pelo T-Vírus. Todos os defeitos de jogabilidade do jogo são nítidos da época em que foi lançado e mesmo dando uma modernizada nos controles com a versão "Alternate" ainda é bem chato de jogar e mirar onde quer, sei que na época era parte da imersão dificultar os controles e ter esses ângulos de visão que você não consegue ver os inimigos vindo e eu aceito tudo isso, mas ter que ficar fazendo backtrack para organizar os espaços é muita sacanagem ainda mais que algumas armas ocupam mais de um espaço e por alguns momentos você precisa carregar de 2 a 3 itens chave, ou seja, se você tiver uma arma, munição e um item de cura você já tem 50% do seu inventário comprometido e precisa fazer isso com ambos personagens pois não sabe quando irá ficar sozinho.

Nota: 0.6/1

Som/áudio:
Joguei com fone para maior imersão e que isso é uma coisa que não muda, a Capcom sabe fazer o trabalho de áudio dela, os sons dos zumbis, os efeitos sonoros e as músicas fazem o papel de te deixar tenso, a única crítica fica para algumas faixas que parecem curtas demais e você percebe a repetição em loop, mas se eu jogar esse jogo em 2060 ainda sentirei a tensão causada pelos sons ambientes e pela música apavorante.

Nota: 0.9/1

História:
Eis aqui o motivo de eu querer jogar toda a saga, entender a história e entender a história não só desse jogo mas da saga como um geral foi o que me fez deixar de achar uma série "meh" e passar a ver o quão legal é Resident Evil, sempre achei RE meio cafona com os monstrões e coisas bem mentirosas... Até eu entender: Resident Evil tem a pegada desses filmes de terror de pouco orçamento, várias coisas são forçadas propositalmente pois o jogo não tem compromisso com a verdade, inventaram uma história megalomaníaca e cheia de coisas apelativas, como por exemplo a mansão do 0 e do 1 que chegam a ter 7 ou 8 andares subterrâneos, sempre tem um método de auto-destruição e criaturas como grilos podem se tornar gigantes, mas vamos falar agora somente de RE Zero.

A história de RE Zero conta o início da trajetória dos criadores da Umbrella, com traições, descobertas e agentes infiltrados... O que acho legal da série é que todo personagem tem tempo suficiente para escrever um diário e convenientemente deixá-lo em pontos chave para que nós jogadores possamos progredir e boa parte da história é contada justamente através desses diários e documentos, muitos daquela forma bem galhofa Dia 1 : "Injetei um super vírus em um rato, espero que nada aconteça", Dia 10 : "O rato está com 2 metros de altura, 5 braços e solta lazer pelos olhos, também vem demonstrando um comportamento mais agressivo", Dia 15 : "Deu ruim, salvem-se, eu já estou morto", apesar de tudo a história é bem redonda tendo seu início e meio bem definidos, já o fim vamos deixar pra frente pois temos muitos jogos ainda.

Replay:
Como sempre digo eu acho muito difícil eu rejogar algum jogo single player, porém RE tem alguns "perks" quando se rejoga, como munição infinita, armas e modos especiais, nessa run eu não rejogarei nenhum mas tenho certeza que devo rejogar algum dia.

Nota: 0.5/1

Consideração final:
Apesar da jogabilidade bem datada e o sistema de gerenciamento de inventário péssimo eu gostei muito de jogar, gostei do Billy e da Rebecca, apesar de nada muito profundo é uma história legal de se jogar e personagens interessantes, os puzzles são bem legais também pois são lógicos e o jogo te da as ferramentas para resolvê-los sem dar uma resposta óbvia mas sinceramente acho que o Zero merece um Remake nos moldes do RE2 Remake, atualizando a jogabilidade e quem sabe trazer um clima ainda mais dark ao jogo.

Nota: 4/5

Resident Evil HD Remaster

Gráficos:
Assim como o Zero este é um jogo de GameCube que recebeu Remaster para as plataformas mais atuais e mantém todo o clima do original mesmo décadas depois, apesar da jogabilidade ser bem parecida com o RE Zero algumas diferenças fazem esse jogo ser mais agradável.

Nota : 0.7/1

Jogabilidade:
Apesar de ainda ser uma jogabilidade datada algumas diferenças do Zero fazem esse jogo ser menos desagradável nesse quesito, todos os problemas de movimentação e câmeras seguem, mas agora seu personagem pode ter alguns itens defensivos que evitam um dano inicial, alguns itens como a Shotgun deixam de ocupar 2 espaços e os baús facilitam demais o backtrack necessário do jogo, gerenciando bem os recursos, salvando com uma certa frequência e evitando algumas lutas inúteis o jogo se torna tranquilo mas o fato do loading ser bem longo no Switch atrapalham um pouco, ainda mais quando você ainda está tentando se entender com os puzzles.

Nota: 0.8/1

Som/áudio:
Joguei com fone para maior imersão e que isso é uma coisa que não muda, a Capcom sabe fazer o trabalho de áudio dela, os sons dos zumbis, os efeitos sonoros e as músicas fazem o papel de te deixar tenso e diferente de RE Zero a música aqui também fica em loop mas é quase imperceptível, sabendo onde começar, terminar e reiniciar o loop.

Nota: 1/1

História:
Este jogo se passa imediatamente após RE Zero, onde o time Alpha vai resgatar o time Bravo que saiu em missão e algo deu errado, aqui é onde tudo começou no PS1 e por eu não ter jogado o original não sei se todas as referências existiam já na época, mas o que sei que foi adicionado no Remake foi a Lisa e a história dela, que acaba roubando a cena por ser uma história bem triste, mas é aqui que descobrimos que a Umbrella é uma empresa de fachada que vem testando seus experimentos há décadas com o objetivo de criar as "B.O.W" ou armas bio orgânicas, seres/monstros letais para serem usados em guerras e gerar muito lucro.

Replay:
Aqui repito o que falei no Zero, da pra ter alguns perks quando se zera o jogo mas não sei se rejogarei tão cedo e com certeza se rejogar será com um guia para não perder os detalhes, fazer o melhor final entre outras coisas.

Nota: 0.5/1

Consideração final:
Mesmo com a jogabilidade datada, inventário limitado e bastante backtrack eu gostei de jogar, o clima do jogo contribui muito para isso, sempre te mantendo tenso e com uma sensação de urgência, é um jogo que mesmo décadas depois ainda te prende e a história ainda é intrigante e interssante, acho que aqui o maior problema é técnico, assim como o Zero eu acho absurdo um jogo de 2002 que teve um pack de texturas (e nem são texturas tão avançadas assim) ter loadings tão demorados no Switch, um port bem preguiçoso nesse quesito, mas ainda sim é um defeito pequeno frente a esse clássico.

4/5

Ultima Edição:

Tech_Kraken

Bam-bam-bam
Reações
1.486
Pontos
218
Quando criança eu era bem medroso e cagão com monstros, zumbis e espíritos mas depois dos 30 parece que minha cabeça mudou e passei a apreciar filmes e jogos de terror, uma série que sempre quis jogar mas jogava de forma picada foi Resident Evil, um tempo atrás eu havia falado que iria jogar os jogos da série em sequência quebrando um paradigma de não repetir estilos de jogos logo em seguida mas dropei como sempre... Eis que pula para esse ano e consegui quebrar um paradigma de muito tempo atrás : Zerar um jogo longo, de 50+ horas e o fiz com Trails in The Sky, com isso em mente decidi retomar esse projeto de rejogar toda a série considerada canônica, eu devo pular alguns jogos por questões de emulação ou jogabilidade ruim mas jogarei todos os numerados E alguns que não são númerados mas são importantes para a saga, eis a lista :

TítuloPlataformaStatusNotaLink Review
Resident Evil : ZeroSwitchFinalizado7,6/10Post #2
Resident Evil RemakeSwitchFinalizado7,9/10Post #2
Resident Evil Outbreak File #1EmuladorJogando
Resident Evil Outbreak File #2EmuladorAguardando
Resident Evil 2 RemakePS5Aguardando
Resident Evil 3 RemakePS5Aguardando
Resident Evil 4 RemakePS5Aguardando
Resident Evil RevelationsSwitchAguardando
Resident Evil 5SwitchAguardando
Resident Evil Revelations 2SwitchAguardando
Resident Evil 6SwitchAguardando
Resident Evil VIIPS5Aguardando
Resident Evil VillagePS5Aguardando
Resident Evil RequiemPS5Aguardando

Talvez eu faça algumas concessões, como jogar o Resident Evil 3 emulando a versão de PS1 (ou GC) mas prefiro evitar os jogos mais antigos e a jogabilidade de tanque pois não gosto nem um pouco, também vou evitar esses "Gun survivor" e jogos do Wii em primeira pessoa, primeiro porque não tenho nada que emule o Wii e segundo que não faço muita questão, outra coisa é que eu talvez assista os filmes que fazem parte da história, como o Degeneration e Damnation mas vai depender se será fácil de achar os jogos ou não.

Nessa semana eu já zerei o Resident Evil Zero e já iniciei o Remake, farei algumas análises curtas de cada jogo e vou tentar deixar tudo no post abaixo para organizar melhor.
Eu recomendo você dar uma chance ao RE Code Veronica, mesmo que ele também utilize o controle tanque, ele é muito bom e a sua história é canônica.
O único erro desse jogo foi não recebido uma numeração pela Capcom.

Solid Dante

Lenda da internet
Reações
17.450
Pontos
1.639
Porque os Outbreaks e não Code Veronica?

Os 3 tem o mesmo estilo de camera, mas o CV é canônico, e os Outbreak são spin offs focados pra jogar online (em uma época que não tinha online legal que nem hoje).

Azeon

Lenda da internet
Reações
60.493
Pontos
1.704
Eu recomendo você dar uma chance ao RE Code Veronica, mesmo que ele também utilize o controle tanque, ele é muito bom e a sua história é canônica.
O único erro desse jogo foi não recebido uma numeração pela Capcom.

Porque os Outbreaks e não Code Veronica?

Os 3 tem o mesmo estilo de camera, mas o CV é canônico, e os Outbreak são spin offs focados pra jogar online (em uma época que não tinha online legal que nem hoje).
Eu esqueci de colocar o Code Veronica, talvez seja o único que eu jogue com o controle de tanque,Outbreak são cânon e não tem controle de tanque.

Azeon

Lenda da internet
Reações
60.493
Pontos
1.704
Fiz uma leve alteração na ordem, como descobri que irei viajar e ficar fora uns dias eu vou inverter a ordem dos Outbreak com RE2 e 3, porque jogo os Outbreak e Code Veronica enquanto estou no hotel, também jogarei o cenário do Leon e da Claire no RE2 Remake.

proximus-one

Mil pontos, LOL!
Reações
26.560
Pontos
1.249
Coincidência, há um tempo atrás estava querendo jogar os Outbreaks. Mas como já dito, o lance do foco online fez com que eu nem cogitasse jogar esses games lá na época do Play 2.

Mas ao que parece tem o modo single player nos dois jogos. No entanto, os outros personagens são controlados pela CPU e, ao que parece, são mais burros que a Sheva do RE 5 e depois que zera - ou faz algum requerimento, não lembro ao certo - dá para jogar solo sozinho solamente, sem precisar dos outros.​

Azeon

Lenda da internet
Reações
60.493
Pontos
1.704
Coincidência, há um tempo atrás estava querendo jogar os Outbreaks. Mas como já dito, o lance do foco online fez com que eu nem cogitasse jogar esses games lá na época do Play 2.

Mas ao que parece tem o modo single player nos dois jogos. No entanto, os outros personagens são controlados pela CPU e, ao que parece, são mais burros que a Sheva do RE 5 e depois que zera - ou faz algum requerimento, não lembro ao certo - dá para jogar solo sozinho solamente, sem precisar dos outros.​

Estou lendo sobre isso, é o modo Lone Wolf, vou dar uma lida antes de jogar e quem sabe pego um save file ou procuro algum cheat para ativar esse modo logo de início.

Solid Dante

Lenda da internet
Reações
17.450
Pontos
1.639

São bem burros sim, não ajudam e nada, eu joguei bastante no PS2 esses jogos.

Felippe_Oktane

Supra-sumo
Reações
544
Pontos
168
Igual falaram acima... vale a pena dar uma chance ao code veronica eu gostei muito de ter jogado e a história é muito boa!

Topo Fundo