O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Resolução 262 do Contran diz, Tá liberado, pode rebaixar! [carros]

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Li isso em um outro fórum.

Trechos da resolução:

"Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução."

"Art. 6º Na modificação da suspensão, não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura"

Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo."

"Art. 8º Ficam proibidas:

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados."

Link: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_262.rtf

Até que enfim, isso pelo menos ajuda o mercado de modificação de carros a aumentar e tirar algumas oficinas da marginalidade.

Até que o pessoal do Contran sabe se adequar a realidade.
 

axel

Veterano
Mensagens
1.491
Reações
77
Pontos
139
Show.
Pra quem gosta vai ser bacana.
Eu não curto muito não essa parada aí de rebaixar e talz !!!
Mas colocar uma roda, um Film e um ronquinho eu gosto.:kongpositivo:

Já é...
 

R!K!MARU

Bam-bam-bam
Mensagens
8.352
Reações
17
Pontos
259
O Corinthians já rebaixou antes da lei ser aprovada, vai acontecer algo de mal com ele? :lol
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.251
Reações
9.493
Pontos
1.229
Hitokiri-Ken;2584614 disse:
"Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução."

Vcs já viram alguém fazer isso? Sabiam que isso é pago? Se não for através de propina é possível passar na vistoria com um carro modificado?

Sou totalmente contra. Os carros passam por diversos testes antes de ir pra rua, aí chega um mané qualquer, coloca rodas aro 18, soca no chão, abre o escapamento e sai na rua cheio de manguaça achando que é o tal, fazendo m**** no trânsito.

Se quer correr vai pro autódromo, se quer mostrar o que fez vai pra exposição. [kong]
 


dancurtolo

Habitué da casa
Mensagens
341
Reações
1
Pontos
74
eh incrivel isso
o cara estuda a vida inteira pra ser um engenheiro competente, consegue um emprego bom em uma montadora de carro, desenvolve um projeto, faz diversos testes e calculos pra depois vir um ze mane e corta as molas do carro e acha q ta bombando...ridiculo isso
 

Aqualung

Supra-sumo
Mensagens
3.780
Reações
49
Pontos
179
...e ainda criam um quilômetro de congestionamento a cada lombada ou valeta de tanta manobra que tem que fazer.
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.539
Reações
601
Pontos
1.174
Também não curto rebaixar carro
Numa lombada nem passa direito, ainda mais se tiver cheio de gente, pode bater embaixo e furar o carter
cara encosta no meio fio e como o carro é muito baixo estraga a lataria
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
dancurtolo;2584933 disse:
eh incrivel isso
o cara estuda a vida inteira pra ser um engenheiro competente, consegue um emprego bom em uma montadora de carro, desenvolve um projeto, faz diversos testes e calculos pra depois vir um ze mane e corta as molas do carro e acha q ta bombando...ridiculo isso

Nossa malucos, como vcs são mente-fechada...

Abram mais a cabeça, quanto mais é legalizado (sempre com uma regulamentação, lógico) melhor.

Vc diz um mané qualquer, mas pense bem, temos a AMG, Brabus (mercedes), TRD (toyota), Mugen (honda), Mazda Speed, Rally Art (mitsubishi), entre várias outras preparadoras mundiais que oferecem peças de performance para os carros de linha das montadoras, sem contar várias outras empresas do ramo que não são tão conhecidas.

Se no mundo todo fosse proibido a modificação de qquer peça do carro nenhuma dessas empresas existiriam e por conseqüencia nenhum dos engenheiros (ou manés como vc diz) teria emprego, o que me diz?

E se você pensa que são peças de qualidade duvidosa, vou te mostrar o trecho de uma matéria sobre a AMG (mercedes):

"na Alemanha, as mudanças e as peças envolvidas têm de ser aprovadas pelo rigorosíssimo TÜV (Technischer Überwachungsverein, ou Associação de Supervisão Técnica, em português), para serem comercializadas. Inclusive no que diz respeito às emissões de poluentes."
(link:http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Tuning_Conteudo.vxlpub?hnid=36420)

Portanto com a regulamentação e consequente legalização, todas as montadoras poderiam oferecer tais kits de performance em suas concessionárias de maneira legal e com garantia de uso.

E só um leigo pra imaginar que susp. modificada = rebaixado. O nosso Honda Civic Si Preparado de fábrica possui uma suspensão retrabalhada com molas de maior rigidez, ele foi rebaixado em alguns centímetros, mas nada que comprometa o uso cotidiano, e o conjunto tornou-o mais confiável para rodar em estradas com curvas sinuosas.

E está bem claro na lei que a susp. terá de passar por avaliação em um posto regulamentado pelo INMETRO, o que barraria qquer tipo de susp. tabajara (mola cortada, presilha, etc).

Lógico que vileiro que é vileiro vai continuar andando com molas cortadas/presilha, e fazendo outras cagadas a mais. Mas pelo menos um cidadão que tem tudo legalizado não vai ser tratado da mesma maneira pelos cops só pq tem um carro ao seu gosto.

Vai umas fotinhas de carrinhos preparados por "manés".

viper-hennessey-1g.jpg


mb-s-brabus-1g.jpg
 

andrejacare

Habitué da casa
Mensagens
978
Reações
0
Pontos
66
Hitokiri-Ken,

O problema não são os preparadores profissionais, como esses que você citou, pois esses fazem uma suspensão que funciona, onde estudos foram feitos pra ter um melhor desempenho, pois as montadoras levam em consideração o desempenho, conforto e custo. O problema é os manés que simplesmente cortam as molas, colocam grampos ou usam aquelas suspensões reguláveis. Aquilo altera totalmente o carro, e pra pior, pois nenhum fator é levado em consideração a não ser a altura do carro em relação ao solo.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
andrejacare;2585262 disse:
Hitokiri-Ken,

O problema não são os preparadores profissionais, como esses que você citou, pois esses fazem uma suspensão que funciona, onde estudos foram feitos pra ter um melhor desempenho, pois as montadoras levam em consideração o desempenho, conforto e custo. O problema é os manés que simplesmente cortam as molas, colocam grampos ou usam aquelas suspensões reguláveis. Aquilo altera totalmente o carro, e pra pior, pois nenhum fator é levado em consideração a não ser a altura do carro em relação ao solo.

Bom, então, pra mim é por isso que a regulamentação pode melhorar a cituação, hoje em dia como de qualquer jeito cortar molas ou colocar uma susp. preparada são considerados ilegais, a pessoa logicamente opta pelo mais barato. Com a regulamentação várias empresas poderão se especializar em montar kits e produtos relacionados à suspensão, e poderão divulgar mais e com isso atrair mais clientes convencionais que antes teriam receio de pagar por algo ilegal.

Aliás, com o novo método de vistoria veicular periódica podemos vislumbrar o fim (ou pelo menos uma redução drástica) de carros com equipamentos de baixo nível e perigosos para o transito.
 

jcesar

Habitué da casa
Mensagens
1.986
Reações
3
Pontos
86
VinceVega;2584871 disse:
Vcs já viram alguém fazer isso? Sabiam que isso é pago? Se não for através de propina é possível passar na vistoria com um carro modificado?

Sou totalmente contra. Os carros passam por diversos testes antes de ir pra rua, aí chega um mané qualquer, coloca rodas aro 18, soca no chão, abre o escapamento e sai na rua cheio de manguaça achando que é o tal, fazendo m**** no trânsito.

Se quer correr vai pro autódromo, se quer mostrar o que fez vai pra exposição. [kong]

concordo.

carro antes de ir pra rua é calculada detalhamente... se nao fosse assim nao precisaria de engenheiro pra fazer um carro, era só um designer faze o desenho e um bando de metalurgico corta as peças no zóiometro olhando o papel

ai chega o malandro, pega um fiatzinho uno (quem tem as rodas menores e mais pra 'dentro' do carro) e bota uma put* calota desproporcional ao negócio e rebaixa o bixo... só aumenta as chances de se fude num acidente por ai...
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
jcesar;2585331 disse:
concordo.

carro antes de ir pra rua é calculada detalhamente... se nao fosse assim nao precisaria de engenheiro pra fazer um carro, era só um designer faze o desenho e um bando de metalurgico corta as peças no zóiometro olhando o papel

ai chega o malandro, pega um fiatzinho uno (quem tem as rodas menores e mais pra 'dentro' do carro) e bota uma put* calota desproporcional ao negócio e rebaixa o bixo... só aumenta as chances de se fude num acidente por ai...


Os bons serão punidos pelos erros dos maus?

Se houver fiscalização adequada, vc ainda continua sendo contra?

E outra, mexer na suspensão não é só abaixar não? se vc quiser pode muito bem aumentar. É o que os engenheiros brasileiros fazem quando um carro de fora vai ser comercializado aqui.

Seguinte, hoje em dia você já pode modificar o motor do teu carro, colocar turbo, aumentar potência, etc, etc. Desde que você regulamente ele por meio de uma inspeção em um órgão autorizado pelo INMETRO e passando pelo Detran pra modificar o documento. Mas até então você só pode fazer teu carro andar mais, correr mais ou ter mais torque, e como não era permitida a modificação de suspensão, era praticamente suicídio, uma susp. original nunca ia acompanhar um eventual aumento de potência. E é por isso que devem ter modificado as regras, agora só falta a regulamentação de modificação do sistema de freios.

Todo mundo pensa que modificar suspensão é uma questão meramente estética, mas ninguém parou pra pensar que existe o fator segurança. Só quem nunca pegou uma estrada de serra com curvas sinuosas (principalmente na descida) não sabe o quanto uma suspensão faz a diferença.
 

jcesar

Habitué da casa
Mensagens
1.986
Reações
3
Pontos
86
Hitokiri-Ken;2585367 disse:
Os bons serão punidos pelos erros dos maus?

Se houver fiscalização adequada, vc ainda continua sendo contra?

E outra, mexer na suspensão não é só abaixar não? se vc quiser pode muito bem aumentar. É o que os engenheiros brasileiros fazem quando um carro de fora vai ser comercializado aqui.

Seguinte, hoje em dia você já pode modificar o motor do teu carro, colocar turbo, aumentar potência, etc, etc. Desde que você regulamente ele por meio de uma inspeção em um órgão autorizado pelo INMETRO e passando pelo Detran pra modificar o documento. Mas até então você só pode fazer teu carro andar mais, correr mais ou ter mais torque, e como não era permitida a modificação de suspensão, era praticamente suicídio, uma susp. original nunca ia acompanhar um eventual aumento de potência. E é por isso que devem ter modificado as regras, agora só falta a regulamentação de modificação do sistema de freios.

Todo mundo pensa que modificar suspensão é uma questão meramente estética, mas ninguém parou pra pensar que existe o fator segurança. Só quem nunca pegou uma estrada de serra com curvas sinuosas (principalmente na descida) não sabe o quanto uma suspensão faz a diferença.

concordo totalmente, mas vc axa msm q aqui no brasil essa tal de "fiscalização" pega???

eu nem tenho esperança nisso
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
jcesar;2585379 disse:
concordo totalmente, mas vc axa msm q aqui no brasil essa tal de "fiscalização" pega???

eu nem tenho esperança nisso

Bom, realmente acreditar que um dia a fiscalização fique firme é difícil. Mas pelo menos eu poderia alterar o meu carro sem precisar me preocupar com os cops e suas respectivas propinas.

E eu ainda tenho esperanças de um dia poder ir em uma autorizada da Honda e comprar um Kit de performance da Mugen, sem ter de me preocupar com multas, etc, etc.
 

jcesar

Habitué da casa
Mensagens
1.986
Reações
3
Pontos
86
Hitokiri-Ken;2585398 disse:
Bom, realmente acreditar que um dia a fiscalização fique firme é difícil. Mas pelo menos eu poderia alterar o meu carro sem precisar me preocupar com os cops e suas respectivas propinas.

E eu ainda tenho esperanças de um dia poder ir em uma autorizada da Honda e comprar um Kit de performance da Mugen, sem ter de me preocupar com multas, etc, etc.

carro nao é uma prioridade pra mim, entao nao tenho nenhum desses problemas.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.469
Pontos
1.269
Palhano;2585022 disse:
:-D:-D:-D:-D:-D

Fechem o tópico!!

Ué?! Mas vc é o moderador!!!:lol :-D
[off-topic off]


Retirar as molas do carro é ridículo mesmo, agora rebaixar um pouco pra não ficar parecendo um trator, aí fica legal sim.

Tenho um amigo que tem um Clio e ele colocou suspensão a ar, ele rebaixa e levanta a hora que quiser, é bem legal.

E, com meu carro, rebaixarei um pouco, colocarei insul-film e rodas legais. O barulhinho legal eu dispenso.
 

detegolf

Larva
Mensagens
22
Reações
0
Pontos
1
se acha ridículo não faça no seu e problema de quem faz no próprio..

A do engenheiro eh fods.. o cara pensa em milhares de situações que o carro possa enfrentar tanto asfalto como estrada cheia de remendos com enormes buracos, pistas de barro, a velhinha dirigindo o cara que não pode escutar um chiado do acabamento se alguem só anda no asfalto rolé na cidade e quer rebaixar para alem de estética o carro fica mais esportivo q mal tem?

Tudo se ajusta de acordo com a necessidade.

o mal do brasileiro é não se contentar em ignorar algo q não mude nada sua vida e se sentir bem somente após atacar ou próximo.
 

Sanso o ilegal

Ser evoluído
Mensagens
563
Reações
0
Pontos
26
detegolf;2599768 disse:
se acha ridículo não faça no seu e problema de quem faz no próprio..

A do engenheiro eh fods.. o cara pensa em milhares de situações que o carro possa enfrentar tanto asfalto como estrada cheia de remendos com enormes buracos, pistas de barro, a velhinha dirigindo o cara que não pode escutar um chiado do acabamento se alguem só anda no asfalto rolé na cidade e quer rebaixar para alem de estética o carro fica mais esportivo q mal tem?

Tudo se ajusta de acordo com a necessidade.

o mal do brasileiro é não se contentar em ignorar algo q não mude nada sua vida e se sentir bem somente após atacar ou próximo.

Entenda uma coisa, a partir do momento que vc modificou seu carro A CONTA E RISCO, vc se torna o responsável pelo resultado daquilo. Por exemplo, vc rebaixou seu carro em 100 mm (10 cm para os pedreiros que "serram" as molas), seu carro terá uma suspensão mais rígida, centro de inercia mais baixo (bom para quem gosta de andar rápido) e sem sombra de dúvidas ele vai "pular", visto a situação das estradas do país.

Esse "pulo" gera vibração no conjunto de suspensão/Longarinas o que podem (e que com certeza vão) causar uma fratura em um desses conjuntos (ou ainda no conjunto de coxins do motor/transmissão), após um curto período de tempo, devido a qualidade dos materiais utilizados para construção de veículos no País, que deixam de ser robustos para privilegiar o baixo custo final do veículo (vide Logan). Ou seja, em uma das hipóteses vc terá esta fratura com o carro em movimento, colocando em risco quem está em volta, e em outra, devido ao "bounce" provocado pela modificação, vc perderá o controle do carro, o que não é incomum de ver por ai... Ainda mais com alguns carros nacionais que pecam na suspensão traseira (ex.: Peugeot 206 - o mesmo não possui molas na traseira, apenas feixe de mola que já é extremamente inseguro original, e que quando rebaixada se transforma num verdadeiro carro de boi).

Isso não dá para ignorar, dá?

PS.: Eu sou a favor da legalização do Tuning (já fiz até trabalhos no curso de engenharia para isso), mas para termos sistemas confiáveis, é preciso mais informações para as empresas dispostas a fazerem as modificações, como acontece com a AMG, Brabus (mercedes), TRD (toyota), Mugen (honda), Mazda Speed, Rally Art (mitsubishi), que POSSUEM OS PROJETOS COMPLETOS DOS VEÍCULOS. :ideia:
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.719
Pontos
1.474
Com a qualidade do asfalto em SP, tem que ser muito xarope pra rebaixar um carro...
 

Pious

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
1
Pontos
27
Eu sou a favor das rodas grandes e dos rebaixamentos, desde que nao seja nada muito abusivo como colocar rodas de Hummer num FIAT Uno.
Essas modificaçoes foram boas no meu ponto de vista, adaptando bem à procura de hoje em dia. Mas devemos considerar que praticamente ninguem irá fazer o teste do Inmetro , e certas mudanças poderão desestabilizar os carros podendo entao aumentar o indice de acidentes.

No mais , viva as rodas grandes. (Só falta o governo tomar vegonha na cara e arrumar as ruas direito....o que vai demorar.)
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
Quem bolou esse rebaixamento foi engenheiro automobilístico? Não. Pelo que sei foi pessoal que curte carro tunado. O amortecedor foi criado justamente para evitar danos ao carro quando passa por um obstáculo, agora o Contran dá uma dessa, sem antes avaliar se esta adaptação obedece a dinâmica do carro. SE readaptarem a engenharia do carro para algo assim, até que fica válido, mas sabemos que essas modificações no carro muitas das vezes são feitas mal e porcamente.
 

Aqualung

Supra-sumo
Mensagens
3.780
Reações
49
Pontos
179
Muitos dos que defendem "socamento" no chão não devem ter nem carteira ou nunca dirigiram um carro socado ou com rodão. É a mesma m**** que andar em um carrinho de rolimã; o carro fica parecendo um pedaço de pau. E ainda pagam uma fortuna para sofrer (exceto os vileiros que andam em Gol Caixa com mola serrada na faca de manteiga e com roda Orbital de 15" :lol).

Já tive carro com roda grande e sei do que falo.
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Colocar rodas maiores eu não vejo problemas, desde que não haja exageros, já rebaixar eu só vejo desvantagens.
 

Jango Fett

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
44.218
Reações
3.428
Pontos
879
Davidorff;3074719 disse:
Colocar rodas maiores eu não vejo problemas, desde que não haja exageros, já rebaixar eu só vejo desvantagens.

Roda maior =

Maior consumo

Erro de marcação do velocímetro

Comportamento dinâmico alterado

e mais e mais coisas.

É igual suspensão, não bastar só cortar as molas, tem que fazer algo bem feito.

Com roda é a mesma coisa, tem que se "retrabalhar" boa parte do carro para que ele se "adeque" às novas rodas.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
O pior de todos os problemas de se rabaixar um carro é lidar com as condições das vias.

Andar de 30 a 70k km/H em ruas e avenidas, além das manobras ninjas com o carro ao se deparar com valetas e quebra-molas. Das atitudes do que se fazer com o carro, com certeza não é a das mais inteligentes. Pelo menos do modo como é feito e de como é usufruido.
 
Topo Fundo