O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Restituição do Imposto de Renda

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
TD;DR Tive imposto retido e descobri que podia receber ele de volta.

Fala galera, queria comentar aqui um caso que aconteceu comigo as vezes é de mais utilidade pra alguém. Termina hoje o prazo pro envio do IRPF, sendo assim em conversa com meu colega comentei que em 2019 eu tive Imposto de Renda retido na fonte (Desconto direto na sua folha de pagamento do imposto). Perguntei ele se eu precisava declarar o imposto já que eu não passei do teto de isenção com meus rendimentos anuais (R$ 28.559,70). Ele disse que não, porém teria como eu solicitar a restituição do que me foi descontado.

Ou seja, você que como eu que recebe até na faixa dos 2k mas em algum mês fez alguma extra, recebeu férias, recebeu salário substituição e foi descontado na folha de pagamento o imposto, tem como você receber esse dinheiro de volta.

O procedimento é simples, você baixa o software da receita faz seu cadastro com todos seus rendimentos (Usei este video de base pra fazer o meu), e o no programa já fala o quanto você pode solicitar. No meu caso eu consegui restituir o valor total que me foi descontado.

btw Isso era uma coisa que teria que ser ensinada no ensino médio pra todo mundo, aposto que tem várias pessoas que nunca souberam disso
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Ou seja, você que como eu que recebe até na faixa dos 2k mas em algum mês fez alguma extra, recebeu férias, recebeu salário substituição e foi descontado na folha de pagamento o imposto, tem como você receber esse dinheiro de volta.
Na verdade qualquer assalariado pode declarar. Existe o mito de que só quem ganha acima de XXX deve declarar, quando na verdade é o contrario, todos devem e podem declarar.
Vai ser pouco, mais vai ser uma graninha.

E acabei de receber a restituiçaõ da minha desse ano.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Na verdade qualquer assalariado pode declarar. Existe o mito de que só quem ganha acima de XXX deve declarar, quando na verdade é o contrario, todos devem e podem declarar.
Vai ser pouco, mais vai ser uma graninha.

E acabei de receber a restituiçaõ da minha desse ano.

Sim, eu citei esse valor ai pois é certeza que pelo menos no mês de férias vai ter imposto retido na fonte.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.868
Reações
21.148
Pontos
1.434
Na verdade qualquer assalariado pode declarar. Existe o mito de que só quem ganha acima de XXX deve declarar, quando na verdade é o contrario, todos devem e podem declarar.
Na verdade todo mundo pode declarar, mas só quem recebe acima de X, tem patrimônio maior que Y ou opera na Bolsa deve declarar.

Eu sempre recomendo aprender o quanto antes... pq vc ainda consegue tirar uma graninha nessa época do ano!
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Recebi hoje também.
Tem um cara do meu serviço q recebe igual eu e nunca declara. Acho q lá na frente ele vai ter problema com a Receita
Vai se precisar fazer alguma coisa que precisa do imposto de renda, caso contrario ele pode levar com a barriga por anos, receita só corre atras de peixe grande.
 


AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739
minha caiu hoje tb :} delicia.

106116976_2801889553367999_4217277084981840278_n.jpg
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.434
Reações
3.595
Pontos
1.049
O programa da declaração atualmente tá facilitado demais, muito bom. Já há alguns anos na verdade.
Ele te mostra conforme vc vai preenchendo quanto tem a pagar ou a restituir tanto na completa quanto na simplificada.
Se no final vc ver que não compensa e NÃO tem renda pra ser obrigado a declarar é só não enviar a declaração
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
O programa da declaração atualmente tá facilitado demais, muito bom. Já há alguns anos na verdade.
Ele te mostra conforme vc vai preenchendo quanto tem a pagar ou a restituir tanto na completa quanto na simplificada.
Se no final vc ver que não compensa e NÃO tem renda pra ser obrigado a declarar é só não enviar a declaração
Hoje em dia está facil mesmo. O programa está bem completinho, já tem facilidades embutidas como essas que você falou. Ele também importa do ano passado os dados, te permite gravar cópia onde quiser, emite num só programa (no passado era outro a parte) e não dá muito erro pra entregar. Melhoraram muito a qualidade,

ALém disso, basta jogar no google qualquer dúvida que vem 4543243 resultados....no youtube tem videos ensinando tela por tela de todas as fichas como fazer pra declarar. E as empresas e bancos tambem emitem informes de rentimento com os tópicos separados exatamente conforme o programa.

Não tem mais desculpa pra não fazer ou usar contador.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Já declararam seus bitcoins para o governo galera?

Esse ano deu quase 300 conto de restituição
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Já declararam seus bitcoins para o governo galera?

Esse ano deu quase 300 conto de restituição
Esse negócio de declarar cripto está sendo um porre na minha declaração. As orientações que tenho lido é que até os lucros entre a conversão de criptos deve ser informada. Como vou declarar lucros em Reais de uma coisa que tem cotação aleatória em um único dia?
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Esse negócio de declarar cripto está sendo um porre na minha declaração. As orientações que tenho lido é que até os lucros entre a conversão de criptos deve ser informada. Como vou declarar lucros em Reais de uma coisa que tem cotação aleatória em um único dia?

Cara, se no que você teve lucro ainda não foi transformado em real nem tampouco tá em empresa em solo brasileiro, deixa quieto.

Agora, se mandar pra algum Mercado Bitcoin da vida que tenha sede no Brasil, ou se comprou a moeda diretamente sem minerar em alguma IF do tipo, você vai ter o informe de rendimentos deles e vai ter que declarar.

Nessas horas, sinceramente, eu prefiro ir atrás também de certificado digital. Eu peguei um e a RFB tinha a declaração pré-preenchida pra mim, colocando inclusive os rendimentos de aplicações que os bancos informaram de forma automática. Achei bem mais tranquilo dessa forma. Única coisa que fiz foi bater a informação e ver o que faltava em algum dos campos. Declaração feita em menos de 20 minutos e restituição na fila.
 

Bruno Fraga Benetti

Bam-bam-bam
Mensagens
497
Reações
402
Pontos
248
Para declaração de cripto, a empresa que eu trabalho lançou faz pouco uma ferramenta que calcula tudo e ajuda um monte.
Não sei quanto que tu tem para valer a pena, claro. Tb temos a melhor calculadora de imposto de renda para investidores da B3 no brasil, caso vc esteja nessa tb. Declarar cripto é uma b*sta, com taxas até sobre permuta de moedas.

Sent from my Mi 9 SE using Tapatalk
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Cara, se no que você teve lucro ainda não foi transformado em real nem tampouco tá em empresa em solo brasileiro, deixa quieto.

Agora, se mandar pra algum Mercado Bitcoin da vida que tenha sede no Brasil, ou se comprou a moeda diretamente sem minerar em alguma IF do tipo, você vai ter o informe de rendimentos deles e vai ter que declarar.

Nessas horas, sinceramente, eu prefiro ir atrás também de certificado digital. Eu peguei um e a RFB tinha a declaração pré-preenchida pra mim, colocando inclusive os rendimentos de aplicações que os bancos informaram de forma automática. Achei bem mais tranquilo dessa forma. Única coisa que fiz foi bater a informação e ver o que faltava em algum dos campos. Declaração feita em menos de 20 minutos e restituição na fila.
Porém tem algumas situações que surgem que geram dúvidas pela forma que as informações são inseridas na declaração. Exemplo:
- Na declaração, os bens de direito são associados à um cnpj da instituição em que o dinheiro está. Ano passado comprei cripto em uma exchange e no mesmo ano transferi toda a cripto que tinha para outra exchange. Na declaração devo informar o CNPJ da primeira ou segunda exchange? Qual a cotação que devo considerar para inserir o valor reais? Esses são um dos exemplo de questionamento.

Uma outra questão que há exchange que nem filial no Brasil tem. A Binance por exemplo não tem filial em nenhum país e aqui no Brasil só tem uma empresa gateway que recebe o dinheiro em reais, mas não é a representante.

Agora sobre os lucros que você comentou. As análises que tenho lido falam que você deve informar os lucros quando ocorre compra de crypto por outra (essa operação é tão custosa que, por exemplo, a Binance gasta 3h pra gerar o extrato de suas movimentações que não vem com a informação bonitinha.
 
Topo Fundo